Tirar o genocida é essencial pra que a gente possa reconstruir o país. Mas obviamente tudo vai ser difícil, e seria ótimo se tivéssemos um Congresso progressista, disposto a ajudar Lula a melhorar o Brasil. E ter representantes de esquerda em cada assembleia legislativa de cada estado também é muito importante. Por isso, vote com consciência. Saiba em que você está votando. Se você é de esquerda, não vote em partidos de direita jamais. Uma regrinha básica é: não vote em ninguém que apoiou ou apoia Bolsonaro.
Se você está pensando em reeleger alguém, saiba como ele ou ela se posicionou em pautas que você julga importantes. Uma sugestão é procurar o seu candidato aqui e ver se ele votou a favor ou contra trabalhadores em temas como reforma da previdência, valorização do salário mínimo, pagamento de horas extras pra quem trabalha nos domingos e feriados, privatizações, congelamento do salário dos servidores públicos, teto de gastos, liberação de agrotóxicos etc.
Tente ao máximo eleger mulheres. Há inúmeros candidatos excelentes de esquerda em todo o país, mas precisamos ampliar o número de deputadas mulheres, que no momento é só de 15% na Câmara de Deputados. Tampouco adianta eleger mulheres de direita, que farão e aprovarão projetos conservadores contra o país, muitas vezes contra as próprias mulheres. Pra não errar, vote em deputadas estaduais e federais do PT (13), do Psol (50), do PCdoB (65), ou, com mais cuidado, do PSB (40), da Rede (18), da Unidade Popular (80).
Ontem eu fiz uma live muito bacana com a Mandata Feminista Bem Viver, que concorre à deputada estadual por Santa Catarina. São nove mulheres feministas que integram o coletivo. Acho incrível essa ideia de mandatos coletivos, e nesta eleição há várias alternativas em cada estado. É um fenômeno recente que vem dando muito certo.
Durante a semana eu vou dar sugestões em quem votar pra deputada em cada estado. Na verdade as sugestões nem são minhas, são das minhas leitoras e leitores. Em vários tuítes eu perguntei em quem cada uma iria votar, e coletei as respostas. Se a sua candidata não estiver aqui, por favor, inclua nos comentários. E coloque o número e o estado também.
As eleições são no domingo, mas ainda tem um montão de gente que não tem a menor ideia em quem votar pra deputado estadual e federal. Informe-se, convença amigos e membros da sua família a votar nas melhores candidatas. E pode levar colinha pra urna sem problema. Respeite a ordem da urna:
1o Deputad federal (4 números)
2o Deputad estadual (5 números)
3o Senador (3 números)
4o Governador (2 números)
5o Presidente (2 números)
Aqui tem uma lista muito boa só com mulheres de esquerda pra deputada federal. Aqui, pra estadual (mas não tem todas). A Thais também fez uma lista.
Aqui tem uma lista com todas as candidaturas do PT. Mais do PT.
Aqui uma lista de quilombolas. Aqui, uma lista com mulheres negras. Aqui, as candidaturas indígenas. E aqui você encontra santinhos de candidaturas negras, indígenas e LGBT.
Vamos substituir a bancada BBB (bala, boi, bíblia) por bancadas feministas, negras, LGBT, indígenas, contra os preconceitos em geral! Vamos ter maioria no Congresso pra que o Lula possa governar!
Vou começar indicando quem vocês indicaram pra mim no Sudeste. Clique no Twitter delas, conheça-as, veja suas propostas.
Minas Gerais, pra deputada federal:
Indico aqui no Rio de Janeiro a Marina do MST, PT, 13713.
ResponderExcluirA Marina é feminista, coordenadora nacional do MST e tem uma história de décadas como militante da luta pela terra.
Conheçam a sua história no Instagram @marinadomst
Lola para a região Sul indico para deputadas federais Daiana dos Santos Carol Dartora Maria do Rosário Fernanda Melchiona. Para deputada estadual Vivi Reis em Belém do Pará
ResponderExcluirTem também a Paula Aparecida, candidata a deputada federal por SP pelo PSOL:
ResponderExcluirhttps://www.instagram.com/profpaulaaparecida/
Anti agronegócio, pró-educação, ótima candidata!
Pro RS, Tamyres do PSOL pra eleger a primeira preta deputada federal pelo estado: 5001
ResponderExcluira) Para o Rio Coletivo das periferias 50.800 E Rafaela Albegaria 13.474. Para a Alerj. Deputada federal Lucélia Santos 4004
ResponderExcluirhttps://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://revistaforum.com.br/politica/2022/9/28/video-bolsonarista-ameaa-atirar-contra-equipe-de-candidata-do-pt-124000.html&ved=2ahUKEwiAtMnG_Lf6AhWxkZUCHaKeCFwQFnoECAwQAQ&usg=AOvVaw3fPvz5jipRvbYyP-gb0JGq
ResponderExcluirEm Salvador temos a candidata a deputada estadual Cleide Davis 50.113
ResponderExcluirIndico para quem reside em Salvador o Coletivo Pretas pela Bahia. 50.111
ResponderExcluirFaltou a Heloisa Helena no Rio. 1818
ResponderExcluirEm PE tem a professora Karla do PT, a Vitória Pinheiro do PCB, Robeyoncé Lima e Rapha Carvalho do PSOL. Candidata de esquerda não falta, vamos pesquisar e chutar esses BBBs do Congresso.
ResponderExcluirhttps://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/09/28/jogadores-sao-investigados-por-estupro-e-agressao-no-rio.ghtml&ved=2ahUKEwi8s4u0tbj6AhV8r5UCHa5TAdIQr_oDKAB6BAgMEAE&usg=AOvVaw0fYI0nd3yjD_ssprE8Gm8E
ResponderExcluirEm Minas Gerais tem também a Moara Saboia (PT - 13600).
ResponderExcluir