Ontem eu li três reportagens muito boas que eu tenho que compartilhar. E acho que estão interligadas.
A
primeira foi esta, sobre uma professora de uma escola particular para alunos ricos em Porto Alegre. Ela estava lecionando sobre iluminismo e a exclusão histórica das mulheres pra sua turma da oitava série quando um aluno a interrompeu gritando: "Onde tem mulher, só acontece m*rda!" Depois de mais confusão, ele acabou sendo convidado a sair da sala. Os pais do aluno misógino, provavelmente frequentador de chans incels, entraram com queixa contra a professora, e ela foi demitida. Ou seja, não pode falar sobre invisibilidade feminina das mulheres na política, que alunos bolsonarentos (e seus pais) não gostam!
A segunda foi a
excelente reportagem da repórter Ana Clara Costa na
Piauí sobre a Jovem Klan. Há muitos detalhes saborosos sobre como o dono da emissora, Tutinha, faz tudo por dinheiro. E ainda nega que sua empresa seja bolsonarista!
Na matéria fica evidente a importância que Reinaldo Azevedo (hoje admirado por bastante gente de esquerda, o que não consigo entender) teve para promover o antipetismo e a extrema-direita no Brasil. Em 2014, por exemplo, vinte dias depois da eleição de Dilma, tio Rei entrevistou Aécio Neves, encampando a tese que as eleições foram fraudadas. Saiu da emissora em 2017, mas o estrago já estava feito.
A matéria revela que o laboratório para a Jovem Klan virar TV foi o YouTube. Sabendo que tinha tratamento especial, e que seus canais no YT jamais seriam derrubados ou desmonetizados, a Klan passou a incluir cada vez mais fake news e discurso de ódio na sua programação.
A TV (a cabo, não aberta) da Jovem Klan tem baixo custo de produção. Paga mal os seus apenas 500 funcionários (quase todos terceirizados). O assistente de produção do seu programa mais importante ganha apenas R$ 2,5 mil, e não vai à redação porque não há vale-transporte.
Não preciso nem dizer que os reaças em geral e a Jovem Klan em particular (nome melhor pra definir a linha ideológica da emissora não tem) ficaram furiosos com a matéria. Aí a
Piauí fez
um vídeo apontando a mudança de opinião dos comentaristas.
Mas a
reportagem mais impactante que li ontem foi um furo do jornalista Guilherme Amado pro
Metrópoles (haverá outras,
é uma série). Ele teve acesso a mensagens trocadas num grupo de WhatsApp chamado Empresários & Política. Lá, bolsonarentos como o véio de Havan, o dono do Coco Bambu, do Mormaii, da Multiplan, da W3Engenharia, entre outros, defendem golpe de Estado caso Bolso não ganhe.
O dono do shopping Barra World, José Koury, escreveu no grupo: "Prefiro golpe do que a volta do PT. Um milhão de vezes. E com certeza ninguém vai deixar de fazer negócios com o Brasil. Como fazem com várias ditaduras pelo mundo”.
O dono do Grupo Sierra (empresa gaúcha especializada em móveis de luxo), André Tissot, respondeu: “O golpe teria que ter acontecido nos primeiros dias de governo. Em 2019 teríamos ganhado outros dez anos a mais”. Ao ser questionado sobre a matéria, Bolso teve
mais um chilique (o outro de hoje
foi este, em que tentou roubar o celular de um youtuber que o chamou de "Tchucatchuca do Centrão).
E claro que a opinião desses ricaços não é apenas um desejo. Eles têm dinheiro, o que compra influência e poder. É chocante quando um deles fala em dar bônus e prêmios a funcionários que votarem em Bolso. Outro empresário lembra que, apesar da ideia ser fantástica, isso poderia, sei lá, de repente ser visto como compra de votos. Como é difícil ser empresário no Brasil, pô!
Mas é isso: de um lado, existem 33 milhões de brasileiros passando fome. Do outro, meia dúzia de bilionários crentes de que podem continuar mandando no país. E eles se consideram patriotas! Sonegar imposto e tramar contra a democracia do seu próprio país é patriotismo agora!
Nunca foi tão fácil escolher um lado.
Reinaldo Azevedo realmente contribuiu muito pra o antipetismo. Um dos artigos que ele publicou anos atrás tem por título "PT desviou 241 bilhões da saúde". Na época foi publicado na Veja (on-line). Não tenho a menor dúvida de que ele sabe que foi capcioso com o título. Ele quis, sim, dizer que o PT roubou 241 bilhões de reais da saúde. Mas no artigo ele diz que esses 241 bilhões foram contigenciados pelo PT. Ou seja, era verba prevista no orçamento pra a saúde, mas que não chegou a ser gasta nos exercícios financeiros dos governos do PT, com essa finalidade. Parte desse dinheiro, apesar de ter destinação prevista pra a saúde, foi gasta em outras áreas. Acho que foi alguém do Meteoro que mostrou que parte desse dinheiro foi empregada na contratação dos médicos cubanos do "Mais Médicos" (ou seja, não foi gasta diretamente com a saúde, mas foi indiretamente, com a contratação temporária dos médicos cubanos). Não sou daqueles pra quem o "Mais Médicos" é isento de críticas. O governo cubano embolsar boa parte do salário dos médicos cubanos, dá licença, não era correto. Era, sim, uma exploração dos médicos cubanos. Mas, no frigir dos ovos, o PT não embolsou os 241 bilhões de reais da saúde. Reinaldo Azevedo foi muito maldoso e escroto na escolha do título do artigo dele. Apesar disso, anos depois, ele fez sim um bom trabalho ao demonstrar as fragilidades das sentenças de Sérgio Moro. Os artigos dele sobre esse assunto são muito bons. Hoje em dia ele é muito elogioso a Lula e ao PT. Muita gente diz que, se ele está assim, foi porque se vendeu ao PT. Eu não sei. Acho que ele pode ter se arrependido mesmo. Se eu fosse ele, não ia ter minha consciência em paz por saber que ajudei o inominável a capturar a presidência da república. Por ser branco, de SP e ex -odiador do PT, muita gente o escuta. Gente que não escutaria uma mulher. Ou alguém do nordeste. Uma pessoa preta... Ele é ouvido por muitos quê, por preconceito, não ouviria outros e outras. Por isso acho o trabalho dele valoroso. Acho-o vaidoso e pedante. Apesar disso tudo, porém, de vez em quando o escuto. Não enjoei da cara dele, como enjoei da do Paulo Ghiraldelli, que é de "esquerda". E, como não posso ter certeza de que ele realmente se vendeu ao PT, encaro que ele mudou de opinião de boa-fé. Por arrependimento de, sem intenção, ter ajudado o fâmulo do tinhoso, realmente o pior presidente que o Brasil já teve, a chegar aonde está. E que vai perder as eleições agora em 2022. Oxalá amém!! Vai sim.
ResponderExcluira) Lola sou sua fã amo seu blog
ResponderExcluirb) Lola estou usando meu ódio a estes reacas como combustível para trabalhar na campanha política e eleger Lula e deputados e senadores progressistas
c) Para a Alerj temos Elika Takimoto Coletivo das periferias Marina do MST Zaidan Dani Monteiro Renata Souza Mônica Francisco. Para a Alesp temos a bancada feminista e Mônica Seixas organizou o coletivo Pretas Chirley Pankara Ediane Maria Carina Vitral o coletivo mulheres por + direitos e o coletivo mulheres de todas as lutas Ediane Maria.
c) Para o Congresso Nacional temos boas candidatas Samia Bomfim Erika Hilton Juliana Drummond Andrea Cassa e Jandira Feghali Carol Dartora Thais Ferreira
a) Lola vc viu o vereador reaca Gabriel Monteiro foi cassado. E muita hipocrisia ele se dizia conservador mas tem relações sexuais com menores de idade.
ResponderExcluirc) Foi lindo o discurso do vereador Tarcísio Motta sobre o caso.
d) Este ano vou votar em mulheres porque quero aumentar a bancada progressista feminina no congresso mas torço que Tarcísio Motta Edson Santos Eduardo Suplicy pastor Henrique Vieira sejam eleitos
Bom dia Lola, como vai? Pois então, Reinaldo Azevedo tem um pouco do meu respeito por defesa das instituições, críticas à Lava Jato desde 2014, e que fez em alguma medida autocrítica - tem defendido Lula, não defendendo Terceira via. Não espero perfeição de ninguém, e acredito que as pessoas podem mudar. MBL, os empresários e os militares devem ser presos pelos crimes que cometem. Abraços.
ResponderExcluirLola vai votar na D. Lourdes para governadora do Piauí também? Ótima candidata... é a única candidata de esquerda do Estado.
ResponderExcluirMas a Lola não mora no Ceará?
ResponderExcluir