Nossa quarentena no Brasil como tentativa de achatar a curva de infectados pelo corona começou mais ou menos na semana do dia 17 de março.
E, antes disso, tivemos que ouvir do energúmeno com a faixa presidencial que é só um resfriadinho, que só velhinhos vão morrer, e eles iam morrer de qualquer jeito, então tudo bem. Ele convocou até carreatas para mandar as pessoas voltarem a trabalhar. Vídeos assustadores de pessoas rezando ajoelhadas na rua começaram a pipocar.
Chapecó, SC, hoje: estado afrouxou a quarentena |
E o resultado é: o coronavírus já matou mais no Brasil em 23 dias que a dengue matou em 2019. No Ceará, as mortes pelo vírus em 13 dias já são 4 vezes os óbitos registrados por dengue em todo o ano passado. E isso que há inúmeras subnotificações. Na realidade, não sabemos o número de mortos.
Nos EUA, o corona já matou mais pessoas (13 mil até anteontem) que a epidemia de H1N1 em um ano.
No Brasil, os cinco estados que mais respeitam o isolamento social são, pela ordem: o Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro. Ainda assim, não chega nem a 57% a população que está ficando em casa em Brasília.
E isso que a pandemia aqui chegou semanas mais tarde que na Europa. Tivemos tempo para nos preparar, para aprender com os erros e acertos de outros países. Mas, óbvio, demos o azar incrível de pegarmos a pior pandemia dos últimos cem anos tendo o pior presidente da nossa história.
Como disse a revista The Economist hoje, há apenas quatro líderes no mundo que negam a gravidade do vírus. Bolso é um deles.
Eu fiquei muito impressionada com esta thread que foi traduzida no Twitter pelo Estevão no dia 12 de março, quase um mês atrás. É de um cidadão da Itália, que até então era o país mais afetado pelo coronavírus (agora é os EUA). Leiam o alerta dele.
Acho que todos sabem que a Itália está em quarentena por causa do surto de coronavírus.
Essa situação é ruim, mas o pior é ver o resto do mundo se comportando como se nada fosse acontecer com eles.
Vamos ver como as coisas aconteceram:
- ESTÁGIO 1:
Você sabe que o coronavírus existe, e os primeiros casos começam a aparecer no seu país.
Nada para se preocupar, é só uma gripe um pouco pior!
Estou seguro, todo mundo está exagerando, qual a necessidade de usar máscaras ou estocar papel higiênico?
Vou continuar vivendo minha vida normalmente, não é preciso entrar em pânico.
- ESTÁGIO 2. O número de casos começa a aumentar.
Eles declaram uma ou duas pequenas cidades como "zonas vermelhas", onde foram encontrados os primeiros casos e muitas pessoas foram infectadas (22 de fevereiro).
Bom, isso é triste e um pouco preocupante, mas estão cuidando disso, então nada que seja motivo de pânico.
Algumas mortes, mas todas de pessoas mais velhas, então a mídia só está criando pânico por audiência… que absurdo.
As pessoas continuam levando a vida normalmente… não vou deixar de sair e encontrar meus amigos, não é?
O vírus não vai chegar em mim. Todo mundo está bem aqui.
- ESTÁGIO 3
O número de casos está rapidamente crescendo.
Acontecem mais mortes.
Eles declaram 4 regiões inteiras, onde estão a maioria dos casos, como zonas vermelhas e as colocam em quarentena.
25% da Itália encontra-se em quarentena.
Escolas e universidades estão fechadas por decreto nessas áreas, mas bares, empresas, restaurantes, etc ainda funcionam normalmente.
O decreto é liberado por alguns jornais antes da hora, então cerca de 10 mil pessoas das zonas vermelhas escapam da região para retornar às suas casas em outras partes da Itália (isso será importante mais tarde).
A maior parte da população da Itália continua vivendo normalmente.
Eles ainda não entendem a seriedade da situação. Em todas as partes dizem para lavar as mãos e sair menos de casa, grandes grupos de pessoas são proibidos, e a televisão te lembra dessas regras a cada 5 minutos.
Mas isso ainda não entrou na cabeça das pessoas.
- ESTÁGIO 4:
O número de casos cresce rapidamente.
É uma emergência de saúde nacional.
Os hospitais estão lotados, e unidades inteiras são esvaziadas para abrir espaço para pacientes com coronavírus.
Não há médicos ou enfermeiros suficientes.
Profissionais aposentados ou em formação (nos últimos 2 anos da faculdade) começam a ser chamados.
Não existem mais turnos, apenas trabalhar o máximo que conseguir.
Existem muitos casos de pneumonia, muitas pessoas que precisam ser internadas na UTI e não há lugares suficientes para todos.
Nesse momento é como estar em uma guerra: os médicos têm de escolher quem tratar baseado na chance de sobrevivência. Isso significa que os idosos e pacientes com traumas/ derrames não podem ser tratados por que o casos do corona têm prioridade.
Não há recursos suficientes para todos e eles tem que ser distribuídos da maneira mais eficiente.
Pessoas morreram por que não havia mais lugares disponíveis.
Tenho um amigo médico que me ligou devastado por que naquele dia teve que deixar 3 pessoas morrerem.
Um parente de um amigo morreu ontem do corona por que não pôde ser tratado.
É caótico, o sistema está em colapso.
O coronavírus e a crise sendo provocada por ele é só o que se vê e ouve em todos os lugares.
- ESTÁGIO 5:
Bom, o país inteiro agora precisa ser declarado em quarentena.
O objetivo é diminuir a proliferação do vírus o máximo possível.
As pessoas podem ir ao trabalho, fazer compras, ir à farmácia e todo o comércio continua aberto, senão a economia entraria em colapso (e já está), mas você não pode sair da sua região sem uma razão válida.
Agora há medo, você vê muitas pessoas com máscaras e luvas, mas algumas pessoas ainda pensam ser invencíveis e vão a restaurantes em grandes grupos, saem para beber com amigos etc.
Próximo passo.
- ESTÁGIO 6:
2 dias depois, é anunciado que a maioria dos comércios está fechada: bares, restaurantes, shoppings, lojas, etc.
Tudo menos supermercados e farmácias.
Você pode sair de casa apenas se possuir uma certificação com você. Essa certificação é um documento oficial em que você declara seu nome, de onde vem e para onde vai e por que.
Se você é encontrado fora de casa sem uma boa razão, você pode receber uma multa de até 206 euros.
Um paciente sabidamente positivo para o coronavírus, se sair de casa sem autorização, pode ser preso por 1 a 12 anos, por tentativa de homicídio.
CONCLUSÃO:
Essa é a situação hoje, no dia 12 de março.
Saiba que tudo isso aconteceu em cerca de 2 semanas.
O resto do mundo além da Itália, China e Coréia está só agora começando a atingir outros estágios, então te digo:
Você não sabe o que está por vir.
Eu sei disso por que há 2 semanas era eu quem não fazia ideia e achava que não era tão ruim.
Mas é.
E não por que o vírus em si é particularmente perigoso ou letal, mas por todas as consequências que ele traz.
É difícil ver todos esses países agindo como se o vírus não estivesse vindo e não tomando providências ou precauções, que são necessárias para o bem estar de seus cidadãos, enquanto ainda podem.
Por favor, se você está lendo isso, tente agir da melhor maneira possível.
Só pensar quantos casos não descobertos podem existir só na América é assustador, e estão em grande problema pela maneira como o governo aí funciona.
As ações tomadas foram drásticas mas necessárias, e talvez a única forma de limitar a contaminação.
Brasil, 9 de abril 2020 |
Está funcionando na China então esperamos que funcione aqui também (já está funcionando em algumas das primeiras zonas vermelhas que entraram em quarentena antes de todas as outras).
Que bom Lola, que tal falar mais sobre o Brasil.
ResponderExcluirItália, Espanha e EUA já esta um assunto muito batido.
Um beijo.
Estamos condenados.
ResponderExcluirPois é, a gente nao tem ideia, quem sabe o que está por vir é vc, né Lola
ResponderExcluirGente, esse Bolsonaro tinha que responder por crime contra a humanidade! A psicopatia dele não tem limites! O pior é o Brasil provavelmente não vai ser a próxima Itália ou EUA simplesmente porque não vai haver notificação. As pessoas vão seguir morrendo aos montes e sendo computado como “insuficiência respiratória”. Surreal o fundo do poço ao qual o Brasil está sendo conduzido. Eu juro que não sei como tem gente que ainda defende esse bosta de presidente.
ResponderExcluirDenise
ExcluirNão apenas o Bolsoshower deveria enfrentar o tribunal de Haia e sim alguns empresários brasileiros, gabinete do ódio dos Bolsoshower filhos, YouTubers, Olasno boca de putrefação do Caralho, pois são cúmplices do genocídio tão próximo dos brasileiros, porém a maioria dos mortos serão pobres, negros, mulheres, ou seja, os de sempre.
A realidade lá é bem diferente da nossa. Deixa de fazer terrorismo barato!
ResponderExcluirAnônimo das 05:24
Excluir"A realidade lá é bem diferente da nossa."
Concordo, pois na Itália a saúde pública existe, funciona e tem investimentos em pesquisa científica, enquanto no Bozil do Bolsoshower e seus ministros dementes ou oportunistas retiraram estes recursos. Bolsoshower, os misóginos, milicianos, racistas, preconceituosos, religiosistas que os apoiam querem o caos e se possível milhões de mortes para realizar o sonho do Olasno boca de putrefação do Caralho de um Texas Rangers brasileiro, quanto mais pobres, negros, mulheres, favelados, miseráveis mortos, mais fica perto algo muito parecido com a série da década de 60 Bonanza será uma realidade palpável. O incentivo para as pessoas se aglomerarem, abrirem mão de ficarem em casa para correrem para o consumo predatório e alienante, melhor para o Bozil do Bolsoshower, pois ele quer o colapso, o caos na saúde. O que será colocado no atestado de óbito? Parada respiratória, cardíaca, complicações em pneumonia, bronquite para não serem números alarmantes quanto ao coronavírus.
pqp! posso ser um machista e fascista, mas sinto falta da Dilma como nossa presidenta. esse bolsonaro é um completo debilóide energúmeno! como é possível q levem esse cara a sério??? pior ainda q ele é o demente do Olavo de Carvalho! Meu Deus do céu!!! o cara nem no Brasil mora, e ainda há quem pense que ele seja um patriota. aquele cara é o pior de todos! o pior é ver o efeito q é essa dupla faz nas pessoas... povo fica enviando porcaria no whatsapp o dia inteiro p fazer propaganda e defender o inútil do bolsonaro
ResponderExcluirCoisas do Bozil do Bolsoshower. O Olasno boca de putrefação do Caralho começou tudo isso, porém houve êxito de uma figura execrável, desprezível como ele devido a ignorância da maioria do povo brasileiro a cair em armadilhas como estas; pois a falta de perspectivas deixam as pessoas mais vulneráveis, mas temos também muitos burrões com bacharelado, doutorado, mestrado a seguir pessoas como o cambalacheiro porque? Alguns por mau caratismo outros por serem especialistas sem inteligência (excelentes médicos, enfermeiros, dentistas, engenheiros, mas só na área deles ) são hedonistas sem empatia.
ExcluirEntendo perfeitamente quando se fala em Itália, lá a doença avançou a níveis alarmante e por isso serve de parâmetro para decisões que precisam ser tomada para evitar o pior. Me assusta mais ainda a situação de países como o Equador, não é rico como a Espanha, nem além mar como a Itália e outros países Europeus. Eu estou morrendo de medo, nunca achei que pudesse dizer isso de forma tão sincera e realista, mas é o que estou sentido. Medo.
ResponderExcluirEsse presidente já ultrapassou todos os limites possíveis do aceitável. Não consigo mais. Não há mais defesa possível. Que Deus tenha misericórdia desses cristãos egoístas que estão no topo das pirâmides sociais pedidndo para que tudo volte ao normal como se isso fosse possível, como se fosse seguro.