domingo, 8 de setembro de 2019

EXEMPLOS DE RESISTÊNCIA NA BIENAL CENSURADA

Como sabemos, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, mandou recolher livros com temática LGBT como "impróprios para menores". 
Incrivelmente, um desembargador do Tribunal da Justiça deu aval a esta medida inconstitucional. 
O youtuber Felipe Neto tomou uma atitude louvável: comprou 14 mil exemplares de livros com esta temática e conseguiu distribui-los gratuitamente antes que a censura imperasse. Os livros foram entregues num saco preto com o aviso "Este livro é impróprio -- para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas". 
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu para que o Supremo proíba apreensão de livros na Bienal. 2019 e uma procuradora precisa pedir para o Supremo (que pode recusar o pedido!) proibir censura de livros!
Ontem houve uma marcha dentro da bienal de pessoas com os livros doados nas mãos gritando "Abaixo a censura". 
Desta marcha participou Pedro, 8 anos, que disse "É só um beijo!". Ele levou um cartaz exigindo que o prefeito cuide de coisas mais importantes, como a escola onde estuda, que está sem merenda. Pra quem acha que crianças não pensam por si próprias, a iniciativa partiu totalmente dele. 
Ontem também Mauro, filho de Maurício de Sousa publicou uma foto beijando seu namorado, com a legenda: "Eu e o Rafa, sem censura e com a classificação etária livre, porque beijo não é impróprio e pode estar em qualquer HQ. Qualquer uma". 
Bem-vindos ao Brasil de Bolsonaro. E da resistência a ele, que é gigantesca e só aumenta. 

13 comentários:

Anônimo disse...

Eu particularmente nunca gostei do Felipe Neto como youtuber, mas a atitude dele merece os PARABÉNS!

Jaime chargista disse...

Lola, todos os atos de resistência a esse (des)governo autoritário e protofascista são bem-vindos. O Felipe Neto está de parabéns e vem amadurecendo bastante.

Miguel disse...

Em breve vou ser obrigado a sair desse país homofóbico, rascista e totalmente contrário aos interesses do povo trabalhador, não vale a pena viver aqui, Brasil não está com nada.

Felipe Roberto Martins disse...

Lola fiquei muito feliz com o desenrolar no dia de hoje, século 21 não combina com censura. Amém.

Anônimo disse...

Eu já venho dizendo isso aqui há dias atrás, mesmo sendo criticada por algumas manas daqui: vamos sumir do Brasil e ir para um País de 1° mundo, mesmo que sem visto inicial. Deixemos o Brasil para os ogros e Neandertais. Não adianta perder tempo com isso aqui, nem remar contra a maré. Se o povo Brasileiro não nos aceita, vamos virar as costas e fazer como o Jean Willys, que de bobo não tem nada, foi embora para a Europa. Aquela historinha de "ninguém solta a mão de ninguém" é um marketing bonitinho, mas na prática é sumir daqui o maus rápido possível. Vamos dar as mãos lá na Europa. Aqui não compensa. Jean Willys está certo.

Anônimo disse...

Honestamente sempre achei o Felipe Neto bem burrificante, pelo menos tomou uma boa atitude, mesmo que só para aparecer.

Alan Alriga disse...

O Felipe Neto mudou muito para melhor nesses últimos anos e subiu muito no meu conceito com esse ato louvável.

Ps: Lola faz uma matéria sobre as polêmicas do jogo Cyberpunk 2077, pois parece que todas as críticas sobre ele são somente pelo fato do criador original do jogo (que é baseado em um livro de RPG) ser um homem negro.

Anônimo disse...

Enquanto a extrema-direita fascista está aí censurando, tirando os direitos do trabalhador, falando em golpe militar, em proibir comunismo ou em matar comunistas, mas a suposta "resistência" ou "oposição" está chorando de medo e falando que essa democracia burguesa que permite esse tipo de discurso deve ser preservada. É isso que acontece quando você instaura uma democracia, incita o pluripartidarismo e defende uma constituição que abre todo o espaço do mundo para dialogar com fascistas, extremistas religiosos e burgueses capitalistas, censura e repressão não é algo novo da parte deles e quem permite que essa gente tenha algum espaço na política e na sociedade é cúmplice.

Anônimo disse...

O excrementissímo Mijair tem sua milícia virtual junto da prole asquerosa, porém os evanjegues por serem base do desgoverno também fazem parte, quando não são versículos bíblicos que são verdadeiras ameaças vem ofensas, ameaças de morte, intolerância religiosa principalmente com candomblecistas, umbamdistas. O deus dos evangélicos é tirano, perverso cruel, vingativo, usurário, contraditório como a maioria de seus seguidores, principalmente os fanáticos.

Anônimo disse...

Eu acredito que o prefeito não está nem um pouco preocupado se crianças e adolescente terão acesso a obras de temática LGBT ou alertar os pais. O que ele visa é fazer média com o eleitorado evangélico. E nesse caso, quanto mais barulho, melhor. Não acho que seja ingênuo o bastante para acreditar que sua decisão seria ratificada pela justiça, muito menos que a imprensa iria ignorar a ação ou fazer uma cobertura chapa branca.

O que ele queria, conseguiu. Estardalhaço, que o assunto fosse abordado pelas emissoras de TV e comentado na internet. Independentemente do resultado, ele saiu vitorioso: posou de defensor da moral e bons costumes para aqueles que o elegeram.

Anônimo disse...

@miguel
( Em breve vou ser obrigado a sair desse país homofóbico, rascista e totalmente contrário aos interesses do povo trabalhador, não vale a pena viver aqui, Brasil não está com nada.)

voçê vai embora é??? e pra que pais voçê vai embora???
cuidado até por que existem paises bem mais homofóbicos que o brasil aonde ser gay é crime
em alguns paises a homossexualidade é punida com a morte entâo eu ao invés de reclamar de viver no brasil homofóbico voçê deveria dar graças a deus
o brasil é tão homofóbico que eu não vejo nenhum lgbt ser jogado vivos de prédios ou morrer queimados na fogueira ou ser apedrejados então menos por favor
sem mais..

Felipe disse...

Beijaço, bundaço ou grande acordo nacional com PSDB, vão dar certo sim amiguinho, pode confiar! Cid e Brown já avisaram que o caminho é o trabalho de BASE, para convencer o POVO, e não esses protestos com meia-dúzia da bolha canhota!

Anônimo disse...

Ninguem solta a mão de ninguém...