domingo, 1 de setembro de 2019

ALGUMAS PESSOAS INCRÍVEIS QUE CONHECI NA MINHA JORNADA PELO SUL

Com guerreiras em Curitiba

Foi cansativa minha turnê pelo Sul do Brasil, como não podia deixar de ser (cinco eventos em quatro cidades diferentes, em três dias!). Teria sido melhor se eu não estivesse tão resfriada. Mas também foi ótimo conhecer pessoas que eu admirava a distância e reencontrar amigxs! 
A primeira atividade foi na UFSC de Blumenau, que tem apenas cinco anos de idade e, obviamente, está temerosa quanto ao seu futuro. A III Semana Integrada de Química pediu para eu desse uma palestra sobre a resistência das universidades. Foi uma palestra bem panfletária para um público receptivo num auditório cheio, mas infelizmente não tenho fotos. Agradeço o estudante Vantuir e a professora Keyzy pelo acolhimento! 
Segunda à noite em Blumenau pude reencontrar meu amigo de infância -- ok, a infância dele -- Ricardo. A gente se conheceu em Joinville ainda na década de 90, quando ele era adolescente e trabalhava numa locadora de vídeo. Foram muitas visitas pra minha casa pra falar sobre cinema e comer batata assada. Lembro que o Ricardinho foi a primeira pessoa que me avisou da morte do Tom Jobim (em 94, antes da internet, por telefone!). Nos reencontramos depois em Floripa e Blumenau. Desta vez, ele me levou pra comer batata recheada na Vila Germânica. Da próxima vez espero que a gente se reencontre aqui em Fortaleza!
Nada a ver com o Sul, mas a Jessika deixou um lindo relato de quando nos conhecemos em Sergipe, duas semanas atrás. 
A viagem de carro de Blumenau para Floripa foi tranquila, com um pouco de trânsito. 
Já em Florianópolis, a professora Eliane me levou pra comer comida vegana em seu apartamento (sua filha Bia e seu marido Felipe são igualmente super simpáticos) e depois fomos pro Instituto Federal de Santa Catarina pra banca de qualificação da Juliana. 
Antes mesmo da banca começar, quem esbarra comigo no corredor do IFSC? A Adrieli, que além de ser professora lá é uma tuiteira de mão cheia. Uma feliz coincidência!
Banca no IFSC: Eliane, Juliana, eu e Marlene
A banca foi ótima, aprendi muito, e ainda tive a oportunidade de conhecer Marlene de Fáveri. Além de ser uma historiadora e pesquisadora de gênero muito respeitada, Marlene merece toda a nossa solidariedade por ter sido processada por uma piolha reaça que, graças ao caso, se elegeu deputada estadual. Agora é Marlene que processa a olavete. 
O mundo é muito pequeno! Fiquei sabendo que Marlene foi orientadora da minha amiga Adelaide, da UFC. E Marlene, por sua vez, foi orientanda da consagrada Joana Maria Pedro, da UFSC (na foto abaixo). 
As três (Marlene, Adelaide e Joana) se aposentaram este ano, mas continuam super ativas, sempre na luta. São modelos!
Esta é Jessica Michels, que foi a minha palestra na UFSC de Floripa! Me falaram dela no ano passado, que ela é a nova sensação da política catarinense. Não conseguiu se eleger deputada, apesar de ter tido mais de 7 mil votos já na sua primeira candidatura. Ano que vem concorrerá à vereadora em Joinville, pelo Psol. Desde já é minha candidata!
A palestra na UFSC foi muito boa. Dava pra sentir o carinho do público. Mas foi corrido. Comi um hambúrguer com a Joana e, ainda na terça à noite, um carro me levou pra Ponta Grossa. 
Conheci na UFSC uma leitora antiga e fiel, a Luise, que me deu um brownie
Até que foi rápido e deu pra dormir um pouco. Cheguei lá às 3 da manhã. 
Agradeço muito a Béllé, presidente do Centro Acadêmico na UEPG, futura advogada, e a principal responsável por me levar a Ponta Grossa. E também sua mãe, a Márcia, que é advogada e me levou para conhecer um pouquinho da quarta cidade mais populosa do Paraná.

De lá fui correndo pra Curitiba, para uma roda de conversa num sindicato. Todas foram muito receptivas, uns amores. E aguerridas também. Não é fácil viver no maior antro neonazista do país. 
Ana Cardoso fez o meu check-in, me levou pro aeroporto em Curitiba, e me deu dois livros dela, A Mamãe é Rock e A Mamãe é Punk, e um do marido, Eu Te Amo.
Esta é Léo Ribas, articuladora estadual da Liga Brasileira de Lésbicas PR, e fundadora da Rede LésBI Brasil.
E, de bônus, quem eu encontro no aeroporto de Brasília, onde fiz escala? A Manu
Ela estava num canto com sua advogada, um canto que nunca vou. Como não havia tempo de ir pro Viena (onde sempre que posso compro uma fatia de torta de chocolate), comprei um sundae no McDonald's. E aí fui comer discretamente num canto (sabendo que iria me lambuzar toda). A Manu estava lá! Ela tinha deposto na Polícia Federal sobre seu breve contato com um hacker. Ao contrário de Moro e Deltan, ela entregou seu celular à polícia. É sempre uma alegria rever essa guerreira. 
Eu já sabia que ela vai lançar seu próximo livro, ainda este ano, pela editora Planeta, a mesma que publicará meu livro Ingrata, Louca, Mal-Amada, no ano que vem (só falta escrever). Ontem descobri que duas outras figuras muito especiais -- a professora Rosana Pinheiro-Machado e o Meteoro -- também lançarão seus livros em breve pela Planeta. Estou em grande companhia!

14 comentários:

Anônimo disse...

a) Que inveja Lola meu sonho e ver uma palestra sua porque adoro o seu trabalho

Anônimo disse...

O meu amigo gaúcho prometeu q ia dar cabo de vc. Frouxo do caralho.
Vou ter q esperar vc vir pra BH mesmo

Unknown disse...

Machao é quem faz ameaça anônima né seu lixo?

Unknown disse...

Faltou sair meu nome, não sou anônimo.
Carlos Veiga

Anônimo disse...

Toma vergonha na cara, seu sem vergonha, capado do caralho, comuna de bosta.
Defendendo essa Jabba imunda? Esse suíno te odeia pelo simples fato de ser homem. Se for branco, o monstro te odeia mais ainda.
Verme mangina. Subhumano. Escória, aberração.

nelsonalvespinto disse...

Eita, Lola. Ponta Grossa é a cidade mais conservadora que conheço. Feliz por saber que tem gente na luta por lá.

Unknown disse...

Vamos poupar os leitores desses comentários desagradáveis, faz assim, me procura no twitter, quem sabe nós não estamos mais pertos do que você pensa e podemos resolver isso como homens e não como bolsominion que só fica latindo.
Carlos Veiga, homem, branco e fã da Lola.

Luise Mior disse...

Querida Lola, fico feliz de ver esse post e confirmar que aproveitasse o Sul. Parabéns por seguir na luta 💙

Anônimo disse...

Esse incelzao da pica minúscula e flácida deve ter ido se refugiar na saia da mamãe. Lixos!!Escoria! hahahahaha
Rasguem as poucas pregas que tem pq graças a vcs mais pessoas estao do lado da Lola.

Anônimo disse...

Só é um merda mesmo

Paulo Oliveira disse...

Virgem involuntário revoltado detectado kkkkk

Alan Alriga disse...

Imbecil virgem de merda detectado, gente como tenho ódio desses vermes imundos e depois não sabem do porque sou a favor da pena de morte para lixos dessa laia.

Anônimo disse...

@alan alriga ora ora eu achava que esquerdolixos como voçê fosse contra a pena de morte por essa eu não esperava...

Take Direto disse...

E Portugal quando?