sábado, 15 de dezembro de 2018

KÉFERA ENSINA RAPAZ SOBRE FEMINISMO

Romário (não o ex-jogador e senador) me enviou um email anteontem:

Olá, Lola, há algum tempo acompanho seu blog com certa frequência e gostaria que você se puder elucidasse uma dúvida que tenho referente a um fato acontecido no programa Encontro com Fátima. A atriz e youtuber Kéfera estava debatendo a respeito do feminismo, quanto a apresentadora resolveu levar o assunto a plateia. Um rapaz se levantou e disse que concordava em parte com o discurso feminista (a cena está aqui).
"Ganhar salário igual, tudo bem. Eu concordo, mas eu encostei em uma feminista e perguntei onde ficava o banheiro, ela olhou pra mim, me encarou e parecia que seria uma cena de novela O Beijo do Vampiro. Não podia falar nada com ela".
Kefera se incomodou com as falas do rapaz e disse que ele estava fazendo mansplaining, ou seja, tentando explicar sobre feminismo para as mulheres. “Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo. A gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário", disse a atriz.
Continuando sua explicação, Kefera foi interrompida pelo rapaz: 
“Agora você tá manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando o feminismo". Ela continuou: “Entenda, não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, você não tem que ensinar pra gente", finalizou.
Gostaria de saber sua opinião se a maneira que a Kefera utilizou pra explicar seu ponto de vista foi a mais assertiva, por que pra mim não sei se por eu ser psicólogo, que busca ao máximo não causar danos através da fala, me pareceu no mínimo rude da parte dela não deixar o rapaz terminar o raciocínio dele, e vir com termos apenas pra demonstrar que sabe mais do que ele sobre o assunto, e dizer que todas as mulheres sabem sobre o feminismo, sendo isso infelizmente uma verdade não absoluta. 
Tentar afirmar que só por ser homem estamos fadados a não saber a importância desse assunto a mim parece generalização, eu enquanto profissional esperaria o rapaz explicar o porquê dele não concordar, e de forma educativa diria a ele que o feminismo não espera ser melhor que os homens, apenas espera direitos iguais e respeito, empatia acima de tudo.
Gostaria de saber sua opinião a respeito do assunto. 
Meus comentários: Romário, só de ver como a Kéfera vem sendo atacada nas redes sociais por causa do que ela falou, dá pra ver que ela mandou muito bem. Ou no mínimo incomodou um monte de machista (veja um trecho maior do programa).
É muito bom ver que um programa popular na TV aberta esteja discutindo feminismo. Esta parte do "Encontro com Fátima Bernardes" foi muito didático e contou também com a participação da respeitada professora Heloísa Buarque de Hollanda. 
O tal rapaz, o Wallace, começou reclamando de um rapaz que disse apenas sua opinião (machista) e foi "atacado" por um colmeia de feministas a ponto de ter que excluir suas redes sociais (tadinho). Em seguida Wallace contou que tocou numa feminista e perguntou pra ela onde ficava o banheiro, e ela olhou feio pra ele. Talvez porque ele tenha tocado nela, de acordo com suas próprias palavras? Daí ele generalizou ao sugerir que todas as feministas seriam assim, de um cara não poder lhe dirigir a palavra. Ele nem notou que possivelmente o mal estar não foi por ter falado com ela, mas por ter tocado nela. 
Foi interessante Kéfera trazer termos que são bastante conhecidos na internet, como mansplaining (eu gosto da tradução homexplicanismo) e manterrupting (hominterrompendo?), para a TV. E ainda apresentou o termo lugar de fala. Pelos aplausos do público, as pessoas no estúdio conheciam todas essas expressões. 
"Só um minutinho, Wallace"
Na minha opinião, Kéfera foi muito bem educada. Pelo jeito, Wallace iria longe na sua "explicação" sobre o que ele não gosta no feminismo (ou de como ele discorda que feminismo seja luta por direitos), tanto que Fátima teve que cortá-lo. 
Kéfera não "veio com termos para demonstrar que sabe mais do que ele sobre o assunto". Ela sabe mais do que ele, não precisou demonstrar. E ela não usou as expressões pra se exibir, mas pra se comunicar. São termos que existem, que foram inventados recentemente por feministas para tratar de velhos problemas, como muitos homens quererem explicar tudo pras mulheres, ou muitos homens interromperem a fala de mulheres (em qualquer tema). 
Wallace (à direita) ficou pistola
Eu não ouvi a Kéfera dizer que todas as mulheres sabem mais do que homens sobre feminismo. Isso foi a sua interpretação. Ela tampouco disse que homens não sabem a importância do "assunto" (você quer dizer do feminismo?). A gente adoraria que homens reconhecessem a importância do feminismo pra sociedade. Eu conheço vários rapazes que veem essa importância. 
Você está tentando dizer como a Kéfera, uma moça que se declara feminista, deveria agir e falar. Você tem todo um roteiro pronto pra ela. Já eu penso que ela se saiu bem usando suas próprias palavras, sem precisar usar as suas, Romário. 

93 comentários:

  1. Caro Romário, quantas vezes você já viu uma mulher ser interrompida por um homem como Wallace fez com Kéfera e achou ok? Quantas vezes você já viu um homem atropelar a fala de uma mulher e não achou falta de educação? Quantas vezes você já viu um homem dizer a uma mulher que ela não sabe do assunto, que não é lugar dela falar, e não achou que era uma forma de exclusão? Quantas vezes você já viu um homem agir e falar com uma mulher do modo que a Kéfera falou com o Wallace e não achou nada rude? Vê, rapaz, é por isso que quando se trata do feminismo vocês homens tem que se calar e ouvir. O Wallace e o seu texto são provas do quanto o feminismo é necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma. Todas as vezes que um homem fez isso sempre foi falta de educação.

      Excluir
    2. O radicalismo em qualquer esfera e/ou segmento da sociedade é um erro e está fadado ao fracasso. Não é concebível que alguém que possui certo poder de influencia, que luta por reconhecimento e igualdade, empodere-se de prestigio e privilégios para censura ou distorcer e perverter a opião de alguém simplesmente por ser de gênero oposto. Não ha duvidas de que a nossa sociedade é machista,sobretudo não há duvidas que durante anos a mulher vem lutando por seu espaço, por respeito e reconhecimento na sociedade, mas com certeza não é esse o caminho, definitivamente não é. Vivemos em um Estado democrático e de direitos, a liberdade de expressão é a cereja sobre o bolo democrático, sendo assim assim a expressão " NÃO É SEU LUGAR DE FALA", em um debate está fora de contexto, sobretudo quando quem está falando foi induzido pela anfitriã do programa e brutalmente interrompido por palavras arrogantes, sendo lamentavelmente aplaudida sob risos por uma platéia de ignorantes. #KeferaNÃOlacrou.

      Excluir
    3. Ela foi idiota o suficiente...basta!ser feminista não é,deixar o sovaco cabeludo fazer discurso sem conteúdo...ser feminista e lutar por direitos civis ,nao andar com menstruação escorrendo,ou usar como Baton isso é nojento e anti higiênico... não me representa

      Excluir
  2. Eu gostaria de saber, o feminismo foi patenteado? Agora só pessoas devidamente autorizadas podem falar ou dissertar sobre ele?
    O rapaz foi chamado na conversa para dar a sua opinião que pode ou não concordar com as grandiosas pautas feminista. Ele não pegou o microfone da Fátima e começou a falar do nada.

    Essa Kéfera já veio com a sua agendinha feminista/comunistas para lacrar e marcar uns pontos com a turma da esquerda, mostra como ela e moderna e sofisticada.
    A única coisa que ela demostram uma grande falta de educação já que nem se quer deixou o rapaz concluir o seu raciocínio.

    Mas se fosse um homem fazendo o mesmo que , a meu deus o mundo iria desabar

    ResponderExcluir
  3. As ações da kefera só provaram o que o cara tentou dizer. Ele nem disse que era contra o feminismo, só queria falar sobre o exagero de algumas feministas ( e como podem afirmar que ele generalizou o feminismo, se nem terminou de falar o que queria?).
    Desde quando tocar no ombro de alguém para perguntar algo, pode ser visto com algum tipo de abuso? Que pelo que ele falou, foi o que a feminista a quem ele pediu informação deve ter pensado.
    E rude foi ela. Ele não foi lá do nada e interrompeu o que ela dizia, a apresentadora que pediu a opinião dele. Deveria no minimo esperar o cara terminar de falar.
    É o de sempre, hipocrisia. Ela estava lá , reclamando de algo, que ela mesma estava fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd ó. Sou mulher e concordo que o debate lá sobre o assunto poderia ter sido diferente, sem interrupções

      Excluir
  4. Assisti esse trecho do programa pelo YouTube e pude ver o seguinte:

    1 - A convidada, Kéfera no caso, não aceitou o contraditório;

    2 - A convidada também interrompeu a apresentadora do programa, mas reclamou quando o rapaz fez o mesmo;

    3 - Se a afirmação que"um homem não tem autoridade de falar sobre o feminismo" for verdadeira, logo as mulheres também não terão autoridade para falarem sobre o masculinismo.

    Conclusão: Aprendi muito sobre o feminismo com a Kéfera.

    ResponderExcluir
  5. "menos armas!"
    Quero ver tu dizer isso quando um marginal invadir a sua casa, te render e os policiais armados chegarem pra tentar apaziguar a situation.

    ResponderExcluir
  6. Kefera agiu de maneira rude sim

    ResponderExcluir
  7. "Kefera se incomodou com as falas do rapaz e disse que ele estava fazendo mansplaining, ou seja, tentando explicar sobre feminismo para as mulheres. “Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo. A gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário", disse a atriz."

    Continuando sua explicação, Kefera foi interrompida pelo rapaz:

    “Agora você tá manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando o feminismo". Ela continuou: “Entenda, não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, você não tem que ensinar pra gente"

    Em nenhum momento ele tentou explicar o que é feminismo. Ele só a interrompeu buscando se explicar, já que ela insistia em dizer que ele estava tentando explicar para as feministas o que é feminismo.

    Provavelmente ela tinha um discurso pronto pra qualquer homem que criticasse as feministas. Qualquer coisa que ele dissesse ela diria: "Isso que você está fazendo é mansplaining", e quando ele dissesse:"Não, eu não estou fazendo mansplaining, eu só estou dizendo que..."

    “Agora você tá manterrupting, que é quando..."

    E depois daria um sorrisinho simulando superioridade, para que as feministas dissessem o quanto ela sambou na cara de um machista.

    Praticamente um resumo do que é o movimento feminista atual.

    ResponderExcluir
  8. "KÉFERA ENSINA RAPAZ SOBRE FEMINISMO"

    Não foi só o rapaz que aprendeu o que é o feminismo.

    Eu também aprendi.

    ResponderExcluir
  9. "Em seguida Wallace contou que tocou numa feminista e perguntou pra ela onde ficava o banheiro, e ela olhou feio pra ele. Talvez porque ele tenha tocado nela, de acordo com suas próprias palavras? Daí ele generalizou ao sugerir que todas as feministas seriam assim, de um cara não poder lhe dirigir a palavra. Ele nem notou que possivelmente o mal estar não foi por ter falado com ela, mas por ter tocado nela."

    Ou pode ser que as feministas estivessem fazendo um protesto na faculdade, nesse protesto, assim como em qualquer protesto, havia muito barulho, muita aglomeração, muita muvuca, e a única maneira dele chamar a atenção da pessoa seria tocar nela.

    E eu não vi ele generalizar nada, apenas citou um fato pessoal.

    ResponderExcluir
  10. 12:40 aí você já tá delirando, coleguita. A moça fez cara feia não porque considera um toque um abuso, mas porque não gosta de ser tocada. Eu sou do mesmo jeito, ODEIO ser tocada por estranhos na rua, seja homem ou mulher, ainda mais se não estou com fone no ouvido e você só precisa falar pra chamar minha atenção. O problema é que quando tem feminismo no meio os machos já começam o mimimi acusando as feministas de acharem que tudo é abuso. Ou a frescura masculina é grande ou a carapuça tá servindo bem demais.

    Aliás, vocês que acham normal meter a mão num estranho (ou melhor, numa estranha, já que quase nunca vejo as pessoas meterem a mão em macho sem necessidade) no meio da rua, POR QUÊ vocês fazem isso? O que se passa nas cabeças de vocês pra acharem que é ok meterem suas mãozinhas suadas e grudentas em alguém que vocês nem sabem o nome, ainda mais se não precisa? Juro, quero entender, porque a única coisa que me faria tocar num estranho na rua era se a única pessoa ao meu alcance estivesse com fone de ouvido, olhos fechados e eu não tivesse literalmente nenhuma outra maneira de chamar a atenção dela.

    Ou é frescura de macho mesmo, que acha que corpo de mulher é propriedade pública e portanto ele não precisa agir como um ser humano civilizado? E que a mulher não tem direito de achar ruim ser tocada, nem se manifestar contra o toque desnecessário e indesejado dele, mesmo que seja só com uma cara feia?

    Pelos comentários dos hominhos chorões aqui, é frescura masculina mesmo. Daqui a pouco macho e frescura viram sinônimo no dicionário...

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse argumento da titia, "se eu nunca vi algo é pq n acontece ".

    Eu já cutuquei pessoas pra perguntar algo, já fizeram o mesmo comigo. Homens e mulheres fazem isso.
    Tem gente n deve gostar e ok.
    Mas certas feministas exageram as coisas sin. Já vi uma dizendo q era assedio falar q a mulher é bonita.

    Mas o tiro dela saiu pela culatra. Ela mesma mostrou mais um dos melhores exageros. Se a pessoa discordar de uma vírgula vem a feminista alegando diversas fantasias q vem da mente.
    Só ela viu o cara interrompendo ela e tentando explicar o feminismo.
    Foi até engraçado.

    ResponderExcluir
  12. Cara, aí eu vou ter que discordar, ela foi péssima. O cara iniciou mal, mas o mínimo é deixar a pessoa concluir um raciocínio, e ela não só interrompeu como veio com uns termos que pareciam mais um jeito de mostrar que sabe do que realmente situar o cara e, consequentemente, o público. Mansplaining, gaslighting... isso tudo precisa de uma contextualizada antes de simplesmente ser jogado em uma discussão. E olha que eu sou super contra botar homem no colo e educar, mas dava pra ser assertiva e argumentar com clareza ao mesmo tempo.

    Dan

    ResponderExcluir
  13. Fico muito assustado em ver a Lola, uma mulher madura (aparentemente), defender um vexame desses e ainda querer "lacrar" na postagem, tomando o exemplo
    da moça do vídeo.

    Sobre o vídeo: eu não consigo assisti-lo sem ser tomado por uma profunda vergonha alheia.

    Primeiramente, como é que uma pessoa se propõe a um debate e não permite que a outra parte se ponha a falar? Só há possibilidade de debate enquanto há divergências de ideias. Se não agrada ideias contrárias, ainda que controversas, cabe mais fazer um chá de amigos, não um "debate".

    Segundamente... Sobre esses termos em inglês, parece que a militância da moça não foi reflexiva o suficiente para ela refletir sobre o viralatismo de vomitar palavras em língua estrangeira na tentativa (ridícula) de legitimar o discurso dela. Buscar no estrangeiro uma tentativa de legitimar a si mesmo é algo que faz parte de nossa memória discursiva, não é uma questão de "concordar" ou de "achismo". Os sentidos estão aí materializados.

    Obs.: você diz que as pessoas batem palma porque certamente conhecem os termos, o que eu duvido. Olha, existe uma coisa chamada "efeito manada", talvez isso lhe explique algo, você acredite ou não...

    Terceiramente, sobre esse conceito de "local de fala" que algumas pessoas usam de boca cheia, por que tão frágil? Eu poderia passar horas falando acerca de como esse conceito é extremamente falho e problemático, mas serei breve.

    É razoável que uma mulher tem mais propriedade para falar sobre feminismo porque, supostamente, tem mais conhecimento de causa e, na condição de mulher, sofre as consequências do machismo.

    Entretanto, o fato de uma pessoa não ser mulher não deveria, de maneira alguma, impedir que ela fale sobre o assunto, por dois motivos:

    1 - Todos temos a liberdade de expressão. Isso é tão óbvio que soa desnecessário, mas, comos vivemos em tempos de mudança, cabe sempre frisar.

    2 - O fato de uma pessoa ser mulher não a coloca como especialista em nenhum assunto. Assim como eu, na condição de homem, não me faço, por isso, especialista em nada.

    Do contrário, devo eu me calar sobre o feminismo, tendo lido vasta literatura sobre o tema e desenvolvido trabalhos, porque uma mulher, apenas por ser mulher, assim decidiu?

    E disso o mesmo se pode dizer sobre culturas indígenas, sobre povos diversos, elementos outros que não fazem parte de mim e da minha relação direta?

    Ora, o conhecimento não é propriedade privada de nenhuma raça, grupo ou gênero, ele é livre (ou ao menos deveria ser) e dele deveria se apoderar todos que verdadeiramente querem ser livres.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, faço das tuas minhas palavras

      Excluir
    2. Homem não suporta ver mulher se organizando em torno do próprio eu, sem querer que ou ter que contar com eles para se auto organizar.

      Excluir
  14. Incrível como a maioria não se dá conta, que esse tipo de coisa afasta muita gente do feminismo.
    Foi um tiro no pé. O cara não interrompeu ela, muito menos estava tentando explicar o feminismo. Sério, de onde tiraram isso? Fiquei pensado se ela n sofreu alguma alucinação lá, pq foi foda hein. Ela foi muito mal educada e hipocrita. Tava lá reclamando de mulher ser cortada quando fala, quando ela mesma cortou o cara e a própria apresentadora.
    N tem a ver com dizer como mulher tem agir, mas se trata de ter coerência. Muito mulher n sabe o que é feminismo e depois dessa podem crer q n vão querer saber.
    Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que afasta as pessoas do feminismo é o machismo, é o fato das pessoas acharem inútil discutir e lutar contra algo que elas juram que não é existe. Só isso. Parem de por a culpa de tudo nas mulheres e no feminismo. Não e a Kéfera que afasta a galera. E a galera que finge que isso não existe.

      Excluir
  15. A titia às 19:12 está redondamente enganada ao dizer que os homens não são tocados por estranhos, quem está fantasiando é ela. Um toque no ombro é uma coisa normal, o que seria estranho é tocar nas partes íntimas.
    Quanto à Kéfera, foi ela quem interrompeu o rapaz e não deixou ele falar, então não houve manterrupting, o que houve foi WOmanterrupting. O que ela fez basicamente foi usar expressões prontas e fora de contexto para dizer "cale-se porque eu sou mulher e sei mais do que você". Se queriam um monólogo ao invés de um debate por que pediram a opinião do rapaz?
    Debate sem ideias discordantes não é debate.

    ResponderExcluir
  16. Tbm achei super incoerente a forma que ela agiu. O cara começou a contar aquela historinha furada pra passar uma imagem ruim das feministas, e seria uma ótima chance dela mostrar o contrário ao público, mas não...ela foi e acusou o cara igualzinho a história que ele contou!

    Se ela fosse um pouco mais esperta teria deixado ele falar tudo, e pra começar perguntaria como ele sabia que a tal moça era feminista, pq até onde sei ngm anda com crachá. Podia ser qualquer mulher que não gosta de ser cutucada por estranhos e está no seu devido direito...já jogava na cara que ele estava usando o termo feminista como um rótulo negativo.

    Mas jogar um "mainsplaining" na cara do povão assim, fora de hora e sem explicação, pelamor.
    As vezes eu tenho impressão que algumas mulheres não tão nem aí de verdade pro movimento e só querem causar pra matar o tempo mesmo, pq não é possível achar que vamos conseguir alguma coisa agindo dessa forma.

    ResponderExcluir
  17. Não sei o que foi pior, a Kefera não ter deixado o cara falar e depois acusar ele de interromper ela, quando na verdade foi o contrário.

    A Lola afirmar: "Daí ele generalizou ao sugerir que todas as feministas seriam assim, de um cara não poder lhe dirigir a palavra." Quando o cara nem conseguiu terminar a história e nem chegou a falar sobre as feministas, apenas estava tentando chegar a um exemplo concreto pra ilustrar uma ideia que nunca saberemos se era isso ou não.

    Ou a titia dizer: "Vê, rapaz, é por isso que quando se trata do feminismo vocês homens tem que se calar e ouvir."

    Esse tipo de feminismo excludente é tão maléfico quanto o machismo! Devemos buscar diálogos, ser ouvidas mas também ouvir para podermos entender se estamos colhendo os frutos certos ou nos distanciando do nosso objetivo.

    Em tempo, não sou nenhum macho chorão e se visse algum homem sendo rude assim tb ficaria revoltada com ele.

    ResponderExcluir
  18. "É muito bom ver que um programa popular na TV aberta esteja discutindo feminismo" (sic)

    Não! Não foi bom ver.

    Kéfera foi falaciosa (deve ter lido Schopenhauer) e autoritária.

    Mas fica a dica para a Fátima Bernardes: Na próxima vez que convidar Kéfera para falar sobre feminismo, escolha melhor outros convidados e selecione o auditório.

    A feminista Kéfera ensinou que não gosta de confrontada em suas convicções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mi mi mi quando uma mulher fala de modo assertivo

      Excluir
    2. De que adianta assertividade recheada de incoerência?

      Excluir
  19. Eu achei que o programa foi um gol contra pro feminismo, além dessa atitude problemática da tal Kéfera, também achei uma fala da professora Heloísa Buarque de Hollanda que não pegou bem, ela disse que precisa IMPOR às crianças que brinquem com brinquedos que não são o esperado para o gênero, isso mesmo se uma menina quer brincar de boneca a mãe não pode deixar, segundo essa senhora.

    Outro dia aqui mesmo no blog da Lola a gente tava falando de respeitar as crianças, de educar com conversa e todo mundo acha normal uma coisa dessas?? Se algum dos pais fizer isso é capaz a menina aprender que o feminismo é uma coisa chata que caga regras até nas brincadeiras dela.

    ResponderExcluir
  20. O feminismo já tá com uma fama boa, e vem mais essa...

    ResponderExcluir
  21. "Pelos comentários dos hominhos chorões aqui, é frescura masculina mesmo. Daqui a pouco macho e frescura viram sinônimo no dicionário..." (sic)

    Diante disso só posso dizer uma coisa: É uma Kéfera da vida.

    ResponderExcluir
  22. As vezes eu tenho impressão que algumas mulheres não tão nem aí de verdade pro movimento e só querem causar pra matar o tempo mesmo, pq não é possível achar que vamos conseguir alguma coisa agindo dessa forma.

    É isso aí. Tá na moda lacrar, humilhar os outros. Aí vale falar ou fazer qualquer coisa, como a atitude da Kefera. O movimento que se dane. Ela conseguiu gerar mais ódio contra o feminismo. Se tivesse agido como vc falou, aí sim. Com certeza faria várias pessoas repensarem o que acham sobre o feminismo.

    ResponderExcluir
  23. Mais uma seção de comentários, mais homens chorando por não serem tratados com luvas de veludo. Mais uma seção de comentários, mais homens chorando por receberem das mulheres o tratamento que eles dão a elas. Mais uma seção de comentários, mais manés chorando por frescura e mais babacas querendo justificar a própria babaquice. Mais uma seção de comentários e mais homens querendo moldar o feminismo e as mulheres pra que o movimento e as feministas não sejam uma ameaça aos seus privilégios, aos seus egos infantis e aos seus bagos de vidro.

    Morrendo de peninha dos caras horrorizados por serem tratados pelas mulheres do mesmo modo que eles tratam as mulheres, depois chorando que temos que ser educadas, gentis e respeitosas com eles enquanto nem cogitam retribuir o favor. Só que nem um pouco. "Ai, a Kéfera tá estragando a imagem do feminismo agindo assim!", "Ai, mas não é porque o cara matou um monte de gente que podemos generalizar, o masculinismo não é assim, é só um indivíduo, ele não pode representar o movimento inteiro!". Quer saber? Vão à merda seu bando de escrotos. Se ainda tem gente que ainda engole esse papinho furado de vocês, eu não sou uma delas. Comigo macho escroto é tratado no foda-se mesmo. Não gostou, morre.

    ResponderExcluir
  24. a) Engraçado um homem pode humilhar uma mulher maltratar fisica e emocionalmente uma mulher mas se uma mulher fala de modo assertivo e taxada de rude? Para o mi mi mi.

    b) Kefera mandou bem porque mulheres tem que falar sempre mansinha ser maternal? Reaça e bicho mimizento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) Chegamos ao ponto quando a Manuela foi interrompida ela foi burra e etc mas quando uma mulher faz a mesma coisa e rude? Nos nao somos obrigadas a sermos maternais

      Excluir
    2. Amo a titia bota macho escroto em seu lugar como fez a Kefera

      Excluir
  25. Titia,

    Acompanho algumas de suas postagens, e uma coisa que vejo em comum a todas elas é que você tem um ódio doentio ao masculino entranhado em suas vísceras.

    Tente melhorar isso para você se tornar uma pessoa mais feliz. Tempos melhores estão vindo por aí, com o governo Bolsonaro a casa vai ser arrumada, o Brasil vai estar em dia com seus compromissos financeiros e toda a população terá um ganho em qualidade de vida.

    Fique bem, e pare de alimentar esse ódio. Acredite, isso não leva ninguém a lugar algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho pena desses bolsominions o que vcs pensam? Que o Bolsonaro e uma fada que vai resolver os problemas do Brasil? Ele somente mete os pes pelas maos mas o seu gado aplaude as bobagens dele

      Excluir
  26. Educação é pra qualquer um que seja mulher, né, caro Jorge? Porque sobre as interrupções e faltas de educação do Wallace você não dá um pio...

    Ficam nesse chororô por causa de um passa fora de mulher e ainda se dizem "os fortes". Não sei como esses caras não morrem de vergonha de si mesmos.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada, 18:25.

    "Kefera se incomodou com as falas do rapaz e disse que ele estava fazendo mansplaining, ou seja, tentando explicar sobre feminismo para as mulheres. “Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo. A gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário", disse a atriz.
    Continuando sua explicação, Kefera foi interrompida pelo rapaz"

    Claro, Jorge, porque ele interromper a Kéfera quando ela fala é ok, mas ela cortar o papo dele não pode. Com certeza o seu problema é com a educação geral da população, e não com o fato de que uma mulher não foi condescendente nem se calou para um macho falar. Tenta botar um gelinho nos bagos e superar; as mulheres estão cagando cada vez mais pros egos dos homens e vamos cagar pros seus sentimentos mesquinhos cada vez mais.

    Desistam de tentar nos calar ou nos fazer ter peninha de vocês. Não temos e não vamos ter. Apenas desistam e cresçam.

    ResponderExcluir
  28. Titia, vc viu o vídeo? Ele não interrompe ela, está contando uma história ela interrompe pra falar que é mansplanning e quando ela termina de falar, ele tenta se justificar que não estava explicando o que é feminismo e ela interrompe de novo pra falar que ele a interrompeu.

    E ninguém quer calar ou que vc tenha pena de macho escroto, só estanos2 apontando um caso em que ela foi rude e que ninguém conhece esse Wesley pra afirmar que ele é machista ou não. Ser educada e esperar a sua vez de falar é o que se espera de qualquer pessoa em uma discussão, não apenas de uma mulher.

    ResponderExcluir
  29. 22:45 deixa eu te dar uma colherzinha de chá, ok?

    "Ai, o masculinista Marcelo ameaçou explodir bombas na universidade, esse cara é louco!".

    "Ai, a youtuber feminista Kéfera cortou o carinha, essas feministas são todas umas babacas mal educadas!".

    Agora use o cérebro e some dois mais dois. Nem pra macho chorão é tão difícil assim.

    Que tédio. Nem pra justificar escrotice ou xingar esse povo tem inteligência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ai, o masculinista Marcelo ameaçou explodir bombas na universidade, esse cara é louco!".

      E o que isso tem a ver com a discussão? O texto é sobre a forma como a Kéfera falou sobre o feminismo, não sobre o masculinista Marcelo, esse cara é um escroto mas isso não significa que o Wallace seja.

      E mesmo se fosse, esperar ele terminar de falar pra responder não é debater com pétalas de rosa e nem ser submissa.

      Excluir
  30. Não vi o vídeo, só li o texto da Lola e os comentários, mas concordo com a titia. Agora toda feminista tem que ser boazinha, comportada, e debater com petalas de rosas quando estiver falando com homens????? Esse pensamento é justo o motivo todo da NECESSIDADE do feminismo. Já basta! Chega de se exigir que as mulheres sejam educadas, delicadas, conciliadoras, enquanto os homens só vão tomando espaço no mundo, ganhando salários maiores, empurrando as mulheres para ficarem em casa com os filhos, se esquivando da mental load da vida em família.

    E o tal do convidado vem reclamar que uma mulher olhou pra ele de cara feia porque ele a tocou??? Sério isso?? Mulheres são abusadas, estupradas, violentadas diariamente das mais diversas formas, e o cara tá reclamando de um olhar feio? Eu recebo olhar feio direto por vários motivos, será que ele cogitou que a tal mulher podia estar simplesmente tendo um dia ruim? E que o olhar feio nem foi pela abordagem em si? Mas não, o mundo gira em torno dos homens, né, ai deles receberem um olhar q seja atravessado. Ah, vá, tenha paciência. Os homens tem que aprender de uma vez por todas que se querem apoiar o feminismo eles tem que se calar! Dar voz as mulheres, pararem de criticar mulheres, terem empatia. Meu marido é super feminista, e quando eu esbravejo contra o machismo (que ele nem faz), sabe o que ele faz? Cala a boca e escuta! E não fica retrucando “ah, mas eu não faco isso”, “ah, mas eu sou feminista”. Se vc homem não é machista e não pratica nenhum ato machista (o que eu sinceramente acho impossível, até o mais feministas dos homens tem ainda uma imensa dificuldade de dividir o mental load com as mulheres), ótimo! Já é um ser evoluído e vai reencarnar como borboleta. Mas tenha consciência de que a imensa maioria dos homens não é assim e as mulheres simplesmente já se cansaram do “sistema” atual.

    ResponderExcluir
  31. Titia disse: "O masculinista Marcelo ameaçou explodir bombas na universidade". E quem disse que o Marcelo é masculinista? O discurso dele nunca teve nada de masculinista, nada do que ele fala é sobre direito dos homens. Além do mais, o que Wallace (que só queria se expressar) tem a ver com o Marcelo? Vocês querem colocar todos os homens no mesmo pacote ruim e fazem isso de forma leviana.

    ResponderExcluir
  32. Denisa, super aplausos!
    Na minha casa é assim mesmo. Marido faz as coisas tanto das criancas quanto da casa, mas parece que ele e o mundo tem certeza que eu que sou a gerente desse projeto chamado família. Exemplo, se eu nao comprar um pacote de fralda, colocar na mochila do homem e avisar mil vezes para ele lembrar de entregar para a cuidadora, o bebê fica sem fralda na creche.
    E a cerejinha do bolo é que parece que eu tenho que ficar super feliz, afinal ele leva as crias na escola (enquanto eu já estou trabalhando), sabe cuidar dos próprios filhos e faz mais ou menos a parte dele na casa. O machismo também morar nos detalhes. Meu consolo é que as criancas crescem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem que achar bom e agradecer cada dia mesmo!

      Excluir
  33. É, Wallace... Faltam ainda algumas décadas pra poder falar em pé de igualdade com a sinhá...

    ResponderExcluir
  34. A Kéfera foi ótima, muito corajosa em se colocar assim na TV, falou lindamente e ainda lacrou. Não acompanhava mto, agora virei fã!
    Lola sua reposta tbm foi maravilhosa. E aliás já é tbm resposta pra mtos mascus aqui nos comentários que ainda não se conformaram que já era!Rapazes, vcs estão em extinção, graças as deusas!!Cooorre que o mascu ta puto!Hahahahahaha


    ResponderExcluir
  35. 16:06 e Denise, concordo 100%!!!
    A gente tem q viver nesse mundo desviando de machismo 100% do tempo e quando a gente fala de forma assertiva, somos tachadas de grossas, rudes, sem educação. É aquele tweet que viralizou, que todos falam que querem mulheres seguras, sexualmente confiantes e etc e na prática nos acham afrontosas e arrogantes. Vai a merda esse pessoal!

    ResponderExcluir

  36. KKKKKKKKKKKKKKKK
    O cara manda um texto para a Lola FAZENDA exatamente a mesma coisa que o outro carinha fez.
    Ohhhh meu Deus, não aprendem mesmo.

    Sandra

    ResponderExcluir
  37. Mais um dia de comentários e mais um monte de macho frouxo choramingando... e o super herói de Taubaté ainda vem tentar jogar uma pitadinha de racismo pra tentar justificar a escrotice dos outros escrotos e a própria...

    Vê, aí depois esses idiotas juram que não sabem porque as mulheres estão mandando os homens se lascarem. Lugar de lixo é no aterro, não dentro de casa.

    ResponderExcluir
  38. Anon. de 16/12 01:06h, perfeito.
    Lola, eu admiro muito vc e seu blog, o jeito que trata dos assuntos aqui. Raríssimas vezes discordo de alguma forma de suas posições e textos. Mas esse post me pareceu meio estranho o jeito que vc escreveu, tratou do assunto e se dirigiu ao leitor que havia te escrito. É claro que pode ser só impressão minha, mas me pareceu que fugiu um pouco em alguns momentos do seu estilo de escrita que é sempre tão didático e claro. Dessa vez teve momentos que parecem simples alfinetadas desnecessárias (não que vc não possa, só não achei de seu feitio). E eu tenho que concordar quando dizem que sim, a Kéfera poderia ter uma fala melhorzinha.

    ResponderExcluir
  39. A Kéfera lacrou!
    kkkkkk
    Parabéns, irmã! Com você somos sempre mais fortes!

    ResponderExcluir
  40. Interessante como um assunto tão importante como o feminismo tenha se resumido ao jeito que a Kéfera tratou um cara que estava falando groselha sobre o movimento. É triste observar como ser feminista e falar sobre isso só é aceitável se tivermos um comportamento submisso, mesmo quando o que o outro está falando nos agride de alguma maneira.
    A Kéfera poderia ter sido mais "legal" com o cara? Sei lá, poderia se quisesse, mas acho que esse julgamento todo sobre ela diz respeito também ao modo como esperam que as mulheres falem, ao papel que nos é atribuído socialmente.
    Imagino que se fosse outro assunto que não incomodasse tanto, talvez as pessoas até achassem que ela poderia ter falado de outro jeito, mas o foco ainda seria o assunto discutido. Tirar o foco da importância imensa de discutirmos o machismo (de uma forma até talvez inconscientemente machista) não deixa de ser uma estratégia para enfraquecer a discussão.
    Ficamos falando apenas de como a mulher tratou o cara, ou das palavras que ela escolheu, e esquecemos de toda a problemática que o machismo estrutural em que vivemos nos faz sofrer. Isso é culpa da Kéfera? Claro que não, inclusive na minha opinião ela mandou bem. É culpa da nossa sociedade cagada mesmo, que tem um olhar tão pequeno, machista e quadrado sobre nós.
    Outra coisa que me chama a atenção é que, quando falamos que "os homens fazem tal coisa" sempre vem um pra dizer "mas nem todo homem" -- sem entender que existe toda uma estrutura que nos oprime, que embora não seja todo homem, a maioria das mulheres sofre com aquilo. Daí a mesma pessoa depois vem generalizar o feminismo porque não gostou da forma como a Kéfera falou. Primeiro, não tem como comparar as duas coisas porque os homens não sofrem a opressão que nós sofremos todos os dias, em praticamente todos os espaços. Segundo, revejam a maneira com que criticam uma mulher que tá tentando se colocar num dos poucos espaços abertos de alto alcance pra falar do assunto, pra não caírem em contradição. E mais empatia, por favor.

    ResponderExcluir
  41. Olha, nesse ponto eu acho sim que o homem pode generalizar o feminismo, pois as expressões utilizadas por ela "mansplanning" e "manterrupting",são palavras que não existem em lugar algum, apenas no vocabulário das feministas. Ela estava utilizando o jargão feminista, logo é normal dizer que o feminismo é como ela.

    E não, ele não falou groselha alguma, ele apenas citou um exemplo que aconteceu com ele. Nesse momento ele não generalizou, ele citou um exemplo... agora, depois que ela disse aquelas palavras, interrompendo o homem, aí sim pode-se generalizar tranquilamente o que ela falou às feministas, pois elas usam realmente essas expressões, entendem?

    ResponderExcluir
  42. Gente, qualquer uma que pensa diferente vcs já acham que é um homem falando!
    Eu não concordei mesmo com a Kefera e não foi por peninha do machista da platéia. Entendam, esse cara é só mais um, o problema é todo o público que ouviu aquilo, e esse público em sua maioria é feminino.

    O cara começou a contar a história e seria uma ótima oportunidade dela falar o porquê uma mulher se incomoda tanto em ser tocada, falar da violência contra mulher etc. Só que ela simplesmente corta o cara de forma arrogante e fala que ele tá fazendo mansplaining. Gente fora do feminismo ngm sabe que porra é mansplaining, acordem! Agora toda mulher sabe o que é assédio e violência, mas muitas ainda não se ligaram que a raiz de tudo é o machismo, acredito eu que um dos papéis do feminismo é abrir os olhos dessas pessoas. É questão de usar a inteligência e ser assertiva pelo público que está ouvindo, nada a ver com submissão. O que adianta toda essa frescurada de lugar de fala, se na hora que temos espaço pra falar não se aproveite o momento pra passar uma mensagem boa?

    Depois vcs fingem que não entendem como um cara como o Bolsonaro ganhou tanto espaço, inclusive com apoio de muitas mulheres. Quase tudo o que a militância faz acaba sendo distorcido de forma negativa e tem gente que ainda faz questão de dar mais brecha pra essa gente, não entendo.

    ResponderExcluir
  43. Assédio? encostar agora virou assédio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mulheres passam por tantas situações de assédio, que pode acontecer de uma mulher se incomodar de ser tocada mesmo que não seja o caso de assédio, como na história do tal cara da platéia.
      Dá uma pesquisada sobre o que acontece em transporte público pra vc ter uma noção.

      Excluir
    2. *tocada por um estranho

      Excluir
  44. Blz, a gente pode até não concordar com o jeito que a Kefera falou, mas pra q ficar atacando ela, quando estamos do mesmo lado? Faz uma observaçãozinha de que talvez ela pudesse ter se expressado diferente, mas apoia a mana, poxa. A gente se divide, fica brigando por coisas pequenas quando sabemos que todas no fundo estamos putas com o machismo estrutural e perdemos o foco. Dentro do movimento, podemos discutir sobre melhores formas de nos expressarmos estrategicamente. Fora dele, temos que apoiar umas às outras (mesmo deixando claro que não concordamos sempre) e demonstrar empatia. É o que eu penso.

    ResponderExcluir
  45. "Depois vcs fingem que não entendem como um cara como o Bolsonaro ganhou tanto espaço, inclusive com apoio de muitas mulheres. Quase tudo o que a militância faz acaba sendo distorcido de forma negativa e tem gente que ainda faz questão de dar mais brecha pra essa gente, não entendo."

    Ou seja: mulheres, calem as suas boquinhas, não interrompam, fiquem caladinhas, deixem os machos falarem a groselha que quiserem, atropelarem vocês, calarem-nas, depois falem com ele muuuuito mansinhas e maternais pra ver se eles se dispõem a nos ouvir. Ajam do jeitinho que o machismo quer que a gente faça, pois assim os homens serão legais com a gente, vão nos ouvir e dessa vez sim vão nos dar direitos.

    Legal, mana, vamos vencer o machismo seguindo direitinho a cartilha machista. Tá sertíssima, os homens só estão esperando que voltemos a ser mansinhas pra nos dar mais direitos e mais liberdades. As sufragistas não precisaram ser escarnecidas, agredidas, presas nem mortas pra que a gente tivesse os direitos que tem hoje. Elas só precisaram seguir a cartilha machista que os homens foram bonzinhos e nos deram direitos.

    Chapéu de otário é marreta, viu mana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Titia nenhum homem vai dar nada pra gente, nem sendo mansinha ou escandalosa! O feminismo só vai vencer quando todas as mulheres acordarem e se unirem, e pra isso o discurso deve atingir o maior numero de mulheres possível. Interprete o que eu escrevi, a minha preocupação não é com o cara da platéia ou qualquer outro machista, mas com o público.
      O povo que é contra o feminismo vive batendo na tecla que somos intolerantes e ficam só esperando uma oportunidade pra falar "olha lá, tá vendo?".
      Eu não estou falando que tem que ser "mansinha" o tempo todo, tem homem que faz comentários tão escrotos que realmente merecem uma lacrada. Mas ali ela estava num programa popular, numa grande emissora de TV, num horário que provavelmente estava sendo assistida por milhares de donas de casa e a mina vem me falar de mansplaining daquela forma?
      O cara realmente estava tentando desmerecer o feminismo, mas ele tinha acabado de começar a falar, ela devia sim ter deixado ele terminar pra depois expor o problema da fala dele. É questão de aproveitar o momento pra falar em prol de todo um movimento, deixando de lado qualquer questão pessoal. Não pra abaixar a cabeça, mas pra levantar uma causa.
      Eu não falei nada que temos que ficar caladinhas nem ser maternais, vc deu uma boa viajada aí. Enfim, cada uma com sua opinião.

      Excluir
  46. NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM! NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM! NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM!

    ResponderExcluir
  47. 15:23 ele falou. Kéfera respondeu. Ela continuou falando, o Wallace a interrompeu, ela devolveu o favor. Se fossem dois homens ou duas mulheres nesse cenário, ou um homem interrompendo uma mulher, ninguém ligaria. A prova é que o sujeito fez com a Kéfera exatamente o mesmo que ela fez com ele e ninguém tá nem aí. E você, ao invés de chamar atenção para isso, tá fazendo tempestade em copo d'água junto com os machistas.

    Um bozominion mimado reclamou do feminismo porque, um dia, uma mulher fez cara feia pra ele sabe-se lá por qual motivo. Quer dizer, na opinião desse babaca nem cara feia nós podemos fazer para os homens. E ninguém pensou no absurdo que é isso, que na opinião desse lixo as mulheres não devem ter direito nem a manifestar seu estado de humor. Em vez disso tá todo mundo reclamando que "Ain, a Kéfera podia ter sido mais educada, mais condescendente, mais isso, mais aquilo pra agradar o macho boçal e conquistar as mulheres machistas!". Inversão de valores é como chama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não interrompeu ela, reveja o vídeo completo. Depois, quem disse que ele é Bolsominio? Ou pelo menos eleitor do Bolsonaro??

      Excluir
  48. O tema do Post é a atitude dela, não vejo problema em ser contra e apontar o erro. Ninguém aqui está falando pra ela ser submissa e nem fazendo meme pra ridicularizar-la. Será que pra vocês só existe 8 ou 80? Ou concorda com tudo que uma mulher faz ou se é a favor dos "mascus" ?

    ResponderExcluir
  49. Um resumo pra quem não viu o vídeo:

    Não. Salários diferentes na mesma função eu não concordo. É isso que eu estou falando”, argumentou o rapaz.

    “A gente também não!”, concordou Fátima.


    “Elas brigando por isso tudo bem mas, por exemplo, eu estava fazendo uma peça em uma faculdade. O que aconteceu? Eu simplesmente toquei uma feminista e disse ‘onde fica o banheiro?’. Ela olhou para mim, me encarou assim, parecia que seria uma cena da novela Beijo do Vampiro… Eu automaticamente enfiei o pé na jaca e disse ‘opa’. Não podia falar nada com ela, entendeu?”, continuou o rapaz.

    Neste momento entrou em ação a Youtuber Kefera Buchmann:

    “Como é seu nome? Wallace? Wallace, o que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”, disparou a atriz de Espelho da Vida.

    Wallace tentou se explicar:

    “Não, em nenhum momento eu tô tentando explicar o feminismo…”, disse Wallace, tentando se explicar.

    “Agora você tá manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando o feminismo para vocês. Wallace, entenda. Não é o seu lugar de falar. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar. Você não tem que ensinar para gente, a gente sabe”, disse Kéfera. A platéia reagiu com aplausos.

    ResponderExcluir
  50. A Kéfera não ensina nada... ela só repete feito papagaio o que acabou de saber sobre o feminismo... quem não a conhece, cai nesse feminismo de fachada dela.

    ResponderExcluir
  51. A foto fazendo propaganda pro nazipalhaço no perfil dele prova que ele é, sim, um bozominion. Devidamente printada e conservada para o Mural da Vergonha da posteridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff. Estão stalkeando o garoto e divulgando foto? Depois não querem admitir que estão agindo igual os machistas.

      Excluir
  52. Stalkeando? Acorda pra vida mané, o cara passou dois meses com essa foto estampada na capa do perfil dele. Stalkear é você fazendo perfil falso e se fingindo de mulher pra xeretar a vida e as fotos de biquíni da sua colega de escola que nem liga pra sua existência. Sinceramente, se esse é o nível de inteligência com que vocês conseguem argumentar, já pode desistir de estudar pro ENEM e ir procurar um chão de cozinha industrial pra lavar. E ainda vai levar pau de todos os outros lavadores, por ser incapaz de fazer o serviço direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nem conhece o cara, como sabe que ele tem una foto fazendo propaganda pro nazipalhaço há 2 meses? Alguém oi lá fuçar o perfil dele, e não se preocupe comigo, eu já tenho Curso Superior, sou bem empregado e não tenho conta fake pra vê ninguém de biquine.

      Excluir
  53. Vivemos em uma democracia, todo cidadão pode dar sua opinião sobre QUALQUER assunto, gostem dela ou não.

    ResponderExcluir
  54. Para todos que defenderam a Kéfera:
    Como vc quer convencer outras mulheres que o feminismo é certo sendo ignorante?
    No fim ela nao conveceu nem o garoto nem as mulheres que estão em casa assistindo.

    ResponderExcluir
  55. Sinceramente, dane-se esse cara escroto que estava no programa e dane-se todos os que pensam como ele. As mulheres tão começando a ser mais como a Kefera, por isso estão incomodando tanto : É isso aí, tamos nos lixando pro que acham, quem interrompe agora somos nós, quando nós terminamos de falar vc fala e NÃO, vcs NÃO podem tocar, pegar em mulheres desconhecidas na rua. Nem em lugar nenhum.

    O tempo da intimidação acabou , ninguém mais aceita isso. Por isso que está aumentando ( ainda mais) a violência contra a mulher. Só que o mundo não volta atrás, nem mulheres , nem gays, nem pessoas negras, nem trans , ninguém perde direitos legais. Pra infelicidade dos idiotas de plantão

    ResponderExcluir
  56. 11:44 quer dizer que agora corrigir alguém que estava dizendo besteira é ser ignorante? Ou MULHER corrigir macho dizendo besteira é ser ignorante?

    Aí quando a gente manda colocar gelo nos bagos e aceitar somos monstras mal educadas e ignorantes.

    ResponderExcluir
  57. Ai amiga, LACREI!!!
    HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  58. Pois é, aceite que o tratamento recebido é merecido, por mais moças como a Kefera, intimidação acabou.


    E esses mascus sem vida própria totalmente imbecis que ficam trollando em blogs feministas são mesmo a escória da humanidade, o clássico eleitor do Bozoanta, eles acham que se ficarem aqui mandando seus comentários imbecis vão afastar as mulheres do site ou "provar" as teorias sem pé nem cabeça deles, seria cômico se não fosse trágico.

    ResponderExcluir
  59. O cara acha que só ele pode interromper e encher o saco das mulheres, tocar nas mulheres desconhecidas na rua e ficar tudo por isso mesmo como acontecia antigamente. Esses cara tem que se adaptar aos novos tempos, mas eles não querem, óbvio, não é do interesse deles.

    Azar do babaca que pensa assim

    ResponderExcluir
  60. Eu não vi o tal do Wallace interrompendo a Kéfera, eu vi o contrário acontecer. E eu não estou defendendo ele, só estou querendo dizer que acho que a Kéfera se aproveitou do momento pra, como se diz nas gírias jovens hoje em dia, "lacrar". E a lacração nesse caso não teve razão de existir. Acho que ela tem tentado se posicionar como feminista agora, nesses útlimos tempos, e aproveitou a situação pra se posicionar mais fortemente. Mas usou Wallace, que por sua vez não deixou seus argumentos claros em nenhum momento (na verdade não entendi nada do que ele falou, mas não vi ele maninterrupting nem manexplaning). Acho que estão fazendo sensacionalismo disso e elevando a imagem da Kéfera colocando ela como vítima atacada, sendo que ela que atacou, ao meu ver.

    ResponderExcluir
  61. Como feminista há tantos anos, eu não concordei com o jeito que Kéfera explanou as suas ideias... Achei bem bobinho sabe, ela usou os 2 termos de forma muito descontextualizada, parecendo que tinha acabado de aprender, e tentou achar uma brechinha para utilizá-los. Acreditem em mim, sou acadêmica na área de gênero, já escrevi em meu blog sobre esses termos, ele foram mal utilizados e isso pode até gerar uma repugnância para quem não conhece o feminismo ou quem o conhece de maneira distorcida. Eu entendo a atriz, que pode estar inciando seus conhecimentos agora, ou pelo que sei do canal dela, do qual nunca gostei, mas tenho uma amiga que é fã, que ela adora "lacrar", vencer uma discussão ou uma argumentação, enfim... Como é TV é querem audiência, vão chamar alguém que tenha tal popularidade, mas há tantas feministas maduras que poderiam ter convidado, já que o tema era esse né, feminismo! Para finalizar, quando a gente se torna plenamente feminista, a gente não precisa provar o tempo todo que o somos: nossos argumentos, naturalmente, desconstroem a desigualdade de gênero e, além de tudo, como enfrentamos o patriarcado todos os dias, de todas as formas, sabemos o quanto é ruim interpretar o outro de forma equivocada... Nós sabemos escutar, nós sabemos opinar com muita base sólida, sem nem mesmo usar termos... Nós somos inclusivas, antes de tudo. É isso... Não precisamos de feminismo lacração, porque ele só serve mesmo para promover quem dele fala!

    ResponderExcluir
  62. Vcs ficam passando pano pra macho escroto isso sim !, Olha... seria correto um cara branco chegar no programa da fatima bernades e dizer : Acho correto negros ganharem menos que brancos.Ou falar chamar um negro para falar mal da militância negra ?? NUNCA VI
    E pq com mulheres tem que relevar a situação e saber como "falar" ?
    Talvez pq não seja considerado um crime dizer frases misóginas e machistas, mas frases racistas é crime e todos sabemos que a misoginia mata e foi naturalizada

    ResponderExcluir
  63. 13:56, você está totalmente por fora, o rapaz disse que é A FAVOR DOS SALÁRIOS IGUAIS, não contra, então seu exemplo do branco dizendo que é favor dos salários desiguais não corresponde ao que aconteceu. Se ele tivesse defendido a diferença salarial aí sim eu concordaria que ele está errado, mas não foi isso que ele fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já viu essa Fátima perguntar a algum branco se ele concorda com alguma coisa da militância negra?? Ela não devia nem perguntar nada a este homem. Nunca vi um negro ficar se explicando pra um branco pq ele quer os direitos dele em rede nacional e o branco dizendo que o negro olhou pra ele torto. Me poupe !

      Excluir
  64. Vcs homens são filhos dos demonios

    ResponderExcluir
  65. Guerras podem ser saudáveis, quando fomentam o avanço da tecnologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou o monstro. Deveria ter sido abortado ridículo

      Excluir
  66. Não quero ensinar feminismo pra ninguém, até porque tem muita feminista que tem muito a me ensinar sobre o assunto. Mas não é o caso da Kefera, e digo que o movimento tem que cuidar de si mesmo. Como acreditar que a Rede Globo (!) vai promover o feminismo? A Kefera é extremamente contraditória, diz que um homem não pode ensinar sobre feminismo e em seguida no twitter foi querer ensinar ativismo lgbt para um gay. Brigou com a mãe por ter votado no Bolsonaro, mas tava batendo panela pra tirar a Dilma ( uma vítima de machismo ).

    Eu parto do principio que quem cobra algo dos outros deve dar o exemplo. Quero respeito tem que respeitar. Quero democracia devo ser democrático. Quero ser ouvido, devo ouvir. Será que não tá faltando
    isso? E isso vale pra qualquer movimento, negro, lgbt. Se as pessoas não puderem falar do que elas entendem como vão ter uma percepção melhor, desfazer os mal entendidos? Ah, quem fala não quer ouvir, e a plateia, e os espectadores?

    ResponderExcluir
  67. Essa kefera é apenas uma oportunista.
    Foi contratada pela globo para fazer parte do seu time de "artistas ativistas" de programa de auditorio, que só servem para fabricar espantalhos que direita usa para reforçar seu discurso.

    ResponderExcluir