sexta-feira, 31 de agosto de 2018

JOVEM EM RELACIONAMENTO ABUSIVO E PAIS QUE SABEM DAS COISAS

A L., de 15 anos, me mandou este email:

Só queria desabafar um pouco...
Cansei de tanto ouvir que: "Mulher só gosta de cafajeste" e "Mulher não sabe escolher homem que presta e depois reclama".
O problema é: 
e quando o seu namorado parece ser alguém moderno, que respeita as mulheres, que te chama de linda todos os dias, é carinhoso e fofo e te faz se sentir amada? E depois de algum tempo você descobre que na frente de você e dos seus pais ele é tímido, maduro e romântico, e com os amigos se torna um bêbado, exibido e que "tira liberdade" com as garotas? E o pior:
1- Ele tem 14 anos.
2- Ele é ciumento.
Ele já reclamou das minhas roupas (e olha que eu não gosto de roupas curtas), teve crise de raiva porque eu simplesmente disse que um menino era bonitinho...
Até meus pais notaram o ciúme excessivo dele e tiveram uma conversa séria comigo sobre relacionamento abusivo.
No começo eu achava que era um ciúme normal, que meus pais só estavam sendo protetores demais.
Mas se não fosse a conversa franca que eles tiveram comigo, talvez eu ainda estaria achando aquilo tudo de ciúmes fofo, a forma dele se preocupar comigo.
Eu sabia que ele bebia, gostava de festas e essas coisas, mas eu pensava que o amor ia mudar ele (e no começo pareceu que mudou mesmo).
Eu sempre fui uma menina quieta, era a cdf da sala e achava que nunca ia encontrar minha alma gêmea. Até que conheci ele no 9° ano, parecia alguém perfeito e que me amava de verdade...
Mas parece que agora tudo isso é uma realidade distante.
Agora são 01:51 da madrugada e eu ainda não consigo dormir.
Sinto uma mistura de tristeza, angústia e raiva.
O que eu faço? Converso francamente com ele e perdoo ou dou um tempo no relacionamento?

Meus comentários: Seus pais estão certos. Que bom que eles te alertaram sobre relacionamento abusivo!
Vc é quase tão jovem quanto seu namorado, então saiba que vc ainda vai encontrar sua "alma gêmea" (ou como vc quiser chamar alguém por quem vc vai se apaixonar) muitas vezes na sua vida. 
E algumas serão pessoas bacanas, outras nem tanto, outras serão bizarras como seu atual namorado. E vc também pode ter lapsos e não tratar bem um cara de vez em quando.
Não tem isso de "o amor mudar ele". Talvez ele até mude no futuro -- eu acredito que as pessoas podem mudar --, mas dificilmente será por causa do amor. Não será por sua causa, será porque ele quis. E, até que ele mude, se é que ele vai mudar, você quer aguentar alguém que reclama das suas roupas, tem crises de raiva, ciúme excessivo e bebe demais?
Ciúme não é demonstração de amor. É demonstração de insegurança, possessividade, ignorância, desconfiança, de quem te vê como propriedade dele. É o tipo de sentimento que leva a feminicídio.
Vc me perguntou o que fazer -- conversar com ele francamente e perdoar ou dar um tempo no relacionamento? Nenhuma das duas alternativas. Há outra: terminar o relacionamento com ele. 
Vc pode e até deve ter uma conversa franca com ele ao fazer isso, mas acredite, terminar é a melhor opção. E, quando vc for terminar com ele, marque um lugar público para vcs se encontrarem. Tá cheio de cara que não aceita o final de uma relação e mata quem ele vê como sua posse.
E vá decidida. Ele tentará te convencer que te ama, que vc o ama, que ele vai mudar. Não aceite. Se vc aceitar, isso pode levá-lo ao próximo nível do relacionamento abusivo, que é a violência física. Afinal, ele viu que pode fazer o que quiser e que vc irá sempre perdoá-lo.
Bom, querida, essas são as minhas sugestões. Mas fale também com seus pais, que podem te aconselhar melhor.
Boa sorte! Saia dessa arapuca!
Só mais uma coisinha: 
ontem, pouco tempo depois de eu responder o email da L., numa aula da pós, uma aluna minha contou que, conversando com os pais numa escola pública em Fortaleza onde ela dá aula, vários pais disseram saber que os filhos adolescentes eram gays ou lésbicas, mas esses filhos não falavam com eles, não se assumiam. 
Os pais queriam saber como conversar sem preconceitos com seus filhos. A escola fez o que é seu dever: educou. Minha aluna e outras professoras ofertaram uma oficina sobre gênero e sexualidade para os pais. Eles gostaram muito. Estavam cansados de ser ignorantes. Queriam aprender.
Só pra registrar meu otimismo. Em menos de 12 horas, ouvi duas histórias de pais antenados, atenciosos, que realmente desejam o melhor para seus filhos. Há luz no fim.

64 comentários:

  1. Sorte dessa garota ter bons pais.

    Falando em abuso, Gérard Depardieu é acusado de estupro. Quem diria...

    ResponderExcluir
  2. Que bom Lola! Também fiquei otimista em saber que já há exemplos assim. Principalmente no caso relatado pela sua aluna.

    ResponderExcluir
  3. Mônica Gonzaga Bentavinne, de 22 anos, foi baleada na cabeça após se recusar a mostrar as mensagens em seu celular ao namorado, identificado como João Carlos dos Reis Arantes. Os dois cultivavam um relacionamento há seis meses.

    “Ele disse que era ciumento, pediu para ver o celular dela porque não queria que ela conversasse com mais ninguém. Ela se recusou, ele pegou a arma e deu um tiro para o alto, mas a arma falhou. Ele disse que achou que não tinha mais balas e disparou contra o rosto dela”, disse o delegado responsável pelo caso, Bruno Costa e Silva, à TV Anhanguera. 31/08/2018

    ResponderExcluir
  4. Esse ator francês fez um filme sobre um político francês que estuprou uma camareira num hotel em NY. Que coisa.

    ResponderExcluir
  5. "Ciúme não é demonstração de amor. É demonstração de insegurança, possessividade, ignorância, desconfiança, de quem te vê como propriedade dele."

    E quando a mulher é ciumenta? Também é demonstração de insegurança, possessividade, ignorância, desconfiança, de quem te vê como propriedade dela?

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo (15:18). Sim! O ciúme por parte da mulher é demonstração de insegurança, possessividade, ignorância, desconfiança, de quem te vê como propriedade dela. Minha primeira esposa tinha este perfil. Mas, convenhamos, é raríssimo uma mulher matar um homem por ciúme. (José Carlos)

    ResponderExcluir
  7. L. se tem uma coisa nessa vida que é tão certa quanto a morte e os impostos é que ninguém muda por vontade alheia. Só o que faz uma pessoa mudar é ela querer, uma pessoa só muda se ela mesma quiser, por vontade própria e mais nada. Você pode amar esse babaca a ponto de morrer e matar por ele que ele não vai mudar. Sério. Como bem disse a Lola, ele só vai mudar se ELE MESMO quiser - é algo que eu falo por experiência própria.

    E outra: sinto muito mas esse carinha não te ama. Esse tipo de coisa eu conheço, embora tenha sido com meu pai e não com um namorado, e isso não é amor. É apenas o apego que alguém tem a uma posse (no sentido de objeto mesmo) que considera mais valiosa que as outras. Como foi com o meu pai quando ele era jovem, quando eu e meus irmãos éramos crianças; ele dizia que amava os filhos, que entrava numa jaula de leão ou tomava tiro pela gente e todas essas pieguices. Mas esse 'amor' todo convenientemente sumia quando fazíamos qualquer coisa que o desagradasse; fosse não querer sair com ele, não querer comer todo o almoço, não gostar da roupa com que ele queria nos vestir, enfim, qualquer besteira mesmo e aí valia tudo: surra, humilhação, violência psicológica, terrorismo emocional (por causa de uma birra comum de criança ele teve o desplante de ameaçar me abandonar no meio de uma rua quando eu tinha 5, 6 anos de idade), ameaças e tudo isso que quem teve uma família 'tradicional e de bem' conhece bem até demais.

    E ele continua sendo meio babaca, não aceita ser contestado, não aceitam que lhe digam que está cometendo um erro ou agindo de forma estúpida (acreditando em fake News desde que fale mal do PT ou dos gays, por exemplo) sempre que não tem argumento ainda tenta apelar pra tal 'autoridade de pai' pra calar os filhos (ainda mais as filhas), e olha que teve mais de 30 anos pra aprender. Imagina esse seu namorado que ainda é moleque, naquela fase em que a pessoa acha que sabe de tudo, provavelmente mimado pelos pais por ser o 'hominho' e com toda uma sociedade dizendo que o mundo gira ao redor do umbigo dele. Pule fora, L.

    Vai doer, você vai pensar se não podia ter feito alguma coisa, você vai sentir falta do namoro em algum momento, mas tudo isso vai passar. O luto é normal mas você vai superar e seguir em frente, e talvez encontrar alguém bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da maneira como eu vejo você muitas vezes surtando aqui nos comentários e escrevendo impropérios e xingamentos para todo mundo que tem uma opinião diferente da sua, você me parece ser bem parecida com o seu pai.

      Excluir
  8. 15:18 sim, é. A diferença é que mulher com ciúme é considerada doente e possessiva, e todos dizem pros caras manterem distância do tipo. Quando é o homem que é ciumento aí é normal, é lindo, é romântico, é porque ele gosta mesmo e ai da mulher que disser que ele é doente, e dizer pra mulher manter distância.

    Sem contar que quando a gente vai ver quem mata por causa de ciúme 99% é homem. Então, por favor, pulemos a falsa simetria e vamos direto à conversa de adulto, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão. Convivi e me relaciono com homens e de fato quando aparece alguma mulher que pareça ser ciumenta, eles mesmos dizem que é chave de cadeia. Eles falam para o rapaz se afastar.

      Excluir
    2. Sabe, andei pensando sobre este assunto. Ciúme feminino x masculino. Cheguei a conclusão que a diferença está na origem do que motiva ambos. Mulher tende a ser ciumenta pela insegurança, pq crescemos aprendendo que o que realmente importa e nossa aparência, mas que o padrão é inalcançável, a não confiar em outras mulheres, que um homem para chamar de seu e o melhor que pode nos acontecer. Já homens, crescem aprendendo, bem, a ser homens! Que mulher são suas propriedades e ser corno é a pior vergonha que podem passar!E essa explica muita coisa!

      Excluir
  9. Acho de extrema importância a participação dos pais no processo educacional, principalmente quando da criação de pessoas do sexo feminino. As mulheres precisam ser educadas, desde cedo, de forma a entenderem que homens não são sua propriedade. Mulheres são tão ou mais ciumentas que homens e são mais agressivas, conforme mostra uma pesquisa realizada pela SENAD. O que nós homens precisamos entender, é que NUNCA DEVEMOS REVIDAR AS AGRESSÕES PERPETRADAS POR UMA MULHER, mesmo que ela lhe arremesse objetos, tente te espetar com uma faca ou lhe dê tapas na cara. Quando isso ocorrer, o mais conveniente é esperar a saraivada de pancadas cessar e recorrer a pelo menos 03 das seguintes opções:

    1) Ir para um canto e chorar;
    2)Sair de casa(opção arriscada, uma vez que a porrada pode aumentar);
    3) Registrar um Boletim de Ocorrência( atitude talvez inócua, já que as pessoas não vão acreditar que homem possa ser agredido por mulher).

    ResponderExcluir
  10. larga antes q ele te mate

    ResponderExcluir
  11. Querida, converse novamente com seus pais, ouça o que eles têm a te dizer. Siga o conselho da Lola de marcar um encontro num lugar público para encerrar o relacionamento. Se possível, peça para sua mãe ficar te esperando em algum lugar bem próximo.

    Um rapaz com 14 anos que já fica se embriagando, provavelmente para agradar os amigos e forjar uma autoconfiança que não tem, certamente não será um bom parceiro para ti.

    O namorado da minha irmã durante a adolescência era um cara tímido, mas ciumento e controlador. Uma vez eles estavam passeando na rua, e uns caras dentro de um carro ficaram olhando para minha irmã, que tinha 14 anos, era bem magrinha, corpo de menina ainda. E o namorado dela xingou ela, ficou bravo com ela porque uns homens babacas tinham ficado olhando pra ela e assobiando. Só que ela estava de tênis, calça jeans que nem era justa e uma camiseta. Minha irmã ficou 7 anos com esse cara empacando a vida dela, a adolescência e a faculdade dela. Por ele, minha irmã tinha que se vestir só com calça de moleton larga e tênis para nenhum homem mexer com ela. Ele age do mesmo modo que o seu namorado: joga na namorada a culpa e responsabilidade da própria insegurança.
    Querida, lembre-se de uma coisa: você não é mão dele, não é seu dever ficar 'cuidando' dele. Não estou dizendo que temos de ser insensíveis, mas é que não temos que bancar as 'salvadoras' dos homens. Aqui no blog da Lola li um guest post há um tempo de uma moça contando que o namorado era depressivo, que ela queria acabar, ele ameaçava se matar, e ela se sentia responsável/cuidadora/salvadora dele. Só que isso acabou com a saúde emocional dela, o rapaz sugou as energias dela, depois ficou bom, acabou com a namorada e passou a namorar outra.
    Não deixa esse moleque empatar a tua vida! Te envolve no grêmio estudantil, num coletivo feminista, num curso de línguas, de teatro, escreva poemas, faça um jornalzinho da escola ou do bairro, sei lá, mas invista em você, cultive as suas habilidades, seus talentos, suas amizades.
    Querida L, receba um abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  12. Só por abusar de bebidas alcoólicas aos 14 anos de idade já deveria ser mais do que suficiente para ser descartado!

    ResponderExcluir
  13. Você está em perigo sério. Mude-se logo de cidade e se possível troque de nome.

    Ele achou ruim você dizer que outro menino era bonito?
    Sinal inconfundível de que ele é um assassino e vai te matar.

    É só abrir a página da globo e comprovar, todo dia tem uma morrendo por que algum assassino ciumento não aceita que ela seja mulher. Matam só porque é mulher, nenhum outro motivo possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macho escroto demente desesperado por qualquer atenção querendo dar uma de palhaço engraxadinho com assunto sério.

      Excluir
    2. Comentário q nunca deveria ser publicado. Lola, por que aceita??

      Excluir
  14. O Lola tem que mudar isso daí taokay?!

    ResponderExcluir
  15. Por que macho só faz desgraça e só fala merda?

    ResponderExcluir
  16. A voz ficou quase perfeita, mas estava com a linguagem fluida demais e achei que faltou ódio, faltou nervosismo, faltou algumas gaguejadas e travadas, faltou mais loucura, principalmente faltou o olhar de maníaco psicopata delirante, na paródia-imitação que o Adnet fez do bostão nazi.

    ResponderExcluir
  17. A.L. de 15 anos sinto lhe dizer, mas seus pais são cãosenvardores. É assim que chamamos uma família tradicional baseado no patriarcado.

    Seus pais não querem lhe proteger, eles querem é interferir nas suas escolhas. Como se você não fosse capaz de discernir o certo do errado. Querem escolher para você que tipo de namorado você deve ter.

    Não ache "fofo" ele te chamar de linda todos os dias. ele só quer fazer sexo contigo. Conheço todas a estrategia masculina e masculinistas.

    Esse ciume exagerado é só uma mensagem subliminar que: Você é minha posse" ou "minha propriedade" e não permitirei que você seja de outro. Empodere-se e quebre esse poder opressor, relaciona-se com quatro ou cinco rapazes ao mesmo tempo. Mostre que você não é nenhuma propriedade de nenhum desses monte de lixo.

    Não deixe passar em branco isso dele "tirar liberdade com outras meninas". O feminismo vai te ensinar que mulheres tem os mesmo direitos que os homens. Faço o mesmo com outros meninos, mas de preferência pelas costas dele. Vai que ele do crise de masculinismo e resolva lhe agredir.

    Não espere que sua "alma gêmea" apareça para você; vá atrás e busque. Experimente um garoto da escola e um do condomínio e outro do Face. Melhor é que sejam concomitantemente.

    Conselho de uma amiga mais experiente que já passou por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um macho apenas já é bastante ruim, vários ao mesmo tempo é uma desgraça completa, é tragédia anunciada, praticamente uma sentença de morte.

      Você quer que a menina tenha uma verdadeira overdose de macho? Isso pode acelerar muito a conscientização dela sobre a realidade do sexo masculino e faze-la ficar farta bem rápido, é verdade. Mas isso também é muito perigoso e tem uma imensa probabilidade de ser fatal mais rapidamente do que se imagina. Droga pesadíssima.

      Excluir
    2. Como pode escrever tanta babaquice junta!

      Excluir
  18. 14 anos? Afaste-se imediatamente dele.

    Ele pode tirar sua vida e o pior: Ele esta protegido pelo ECA.

    No máximo, pelo crime cometido, serão medidas sócio-educativas em alguma instituição por no máximo três anos. Que eles chamam acertadamente de "engorda".

    Lembra do caso do Champinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que VC está por fora do caso do Champinha sua imbecil.

      Excluir
  19. 1) L., vejo no seu relato muito do que eu já passei.

    Já namorei um menino que no início era um encanto. Era estudioso (estudávamos juntos pro vestibular, e depois passamos juntos pra faculdade), religioso, escrevia poesias, levava buquês de flores pra mim na escola. Éramos bem novinhos, eu com 16 e ele com 14 quando começamos o namoro (até isso se parece com sua história). Eu também era "nerd", e ele era mais "popular", viramos melhores amigos e depois começamos a namorar.
    Aos poucos ele foi se mostrando ciumento. Começou pedindo pra eu usar maiô ao invés de biquíni, porque os outros homens ficavam me olhando. Depois começou a reclamar das blusinhas baby look, que minha barriga ficava à mostra. Depois começou a reclamar quando eu usava blusa branca, porque marcava meu sutiã... A cada nova exigência, eu ficava chateada, discutíamos, ele me pedia desculpas, dizia que é porque me amava demais e por isso tinha ciúmes, dizia que ia tentar mudar, e eu desculpava. Aí achava que não tinha nada demais em atender só mais àquele pedido dele, afinal, ele me amava tanto, não custava nada deixar de usar biquíni, ou blusa curta, ou blusa branca... Eu sempre achava que se fizesse aquela coisinha pequena por ele, ele não teria mais motivos pra ter ciumes, ficaria feliz, e tudo ficaria bem.
    Mas isso nunca acontece. Não existe um fim na lista de exigências. Porque na verdade o problema não é o biquíni, a blusa curta ou branca... A questão é que ele quer provar pra você e pra ele mesmo que quem manda é ele, que você pertence a ele. Então sempre vai ter uma coisa a mais pra ele te exigir, e isso não vai terminar até que o relacionamento acabe. E quanto mais demora pro relacionamento acabar, mais difícil fica. Porque ele vai achar cada vez mais que tem direito sobre você, e porque você vai ceder cada vez mais coisas por ele, e vai cada vez mais se afastar de quem você é de verdade...

    ResponderExcluir
  20. 2) No meu caso, namorei com esse menino por 3 anos. As coisas iam acontecendo de maneira tão lenta, que eu não ia percebendo quão longe estava indo... Quando me dei por mim, eu não me reconhecia mais. Eu tinha me afastado de todas as minhas amigas, não cumprimentava nenhum outro homem (se eu falasse "oi" pra qualquer outro garoto da faculdade era um crime), não podia andar de mãos dadas com meu próprio pai, usava somente calças de gestante e camiseta masculina larga (pra não marcar meu corpo), não podia usar brinco, não podia fazer a sobrancelha ou depilar minhas pernas (segundo ele, se eu fizesse isso seria pra chamar a atenção de outros homens). E mesmo com isso tudo, se eu estivesse andando na rua e algum homem me desse alguma cantada, ou mesmo me olhasse, ele brigava comigo, dizia que a culpa era minha, que eu não deveria estar na rua (!!), e me xingava... Aí eu ficava triste, chorava, nós brigávamos, eu terminava o namoro, ele chorava, me pedia desculpas, dizia que estava errado, que iria mudar, que fazia isso porque me amava demais e por isso não conseguia evitar o ciúmes, porque me queria só pra ele... Eu acabava perdoando, as coisas ficavam boas por um tempo, mas depois de um tempo de "calmaria" sempre acontecia um novo episódio de ciúmes. E sempre a próxima "crise" era mais intensa e com xingamentos piores que a anterior... Era uma espiral, que afundava cada vez mais... Até que chegou ao ponto em que ele começou a cuspir em mim. Quando não gostava de algo, me xingava e cuspia na minha cara! E foi nesse ponto que eu finalmente percebi que não dava mais!
    Terminei definitivamente o namoro.
    Foi muito difícil (mesmo!). Como eu falei, eu havia me afastado das minhas amigas, e até mesmo da minha família. Ele era minha referência pra tudo. E o namoro não era só momentos ruins: Tínhamos muitos momentos bons juntos, entre uma crise e outra. E eu sentia falta daqueles momentos. Acreditava que ele me amava muito mesmo, que eu nunca mais amaria e seria amada por ninguém como era com ele. Sentia até mesmo que eu tinha algum tipo de "responsabilidade" de ajudá-lo a se "curar" daquele ciúme doentio. E ele me dizia que ia se matar se não voltássemos, que a vida não tinha mais sentido sem mim...

    E sabe o que aconteceu? Pouco tempo depois, quando ele percebeu que eu não iria voltar atrás, ele já estava com uma nova namorada. Eu ainda chorava de saudades dele, e ele já estava com outra menina. E ele repetiu a mesma história com ela. Hoje eu sei que eles estão casados, e que ele bate nela :(

    Não era amor o que ele sentia, e não era porque era eu... Ele gostava (e gosta) do sentimento de posse. De ter uma mulher pra dominar e subjugar. E, embora eu também acredite que as pessoas em geral possam mudar, acredito que esse tipo de pessoa, com esse tipo de desvio de comportamento, não muda. Vão sempre se comportar como predadores à procura de uma presa...

    Meu conselho pra você é: Se afaste desse menino. Você é muito nova, tem a vida pela frente. Vai conhecer outros garotos, e embora talvez pense que não, com certeza vai se apaixonar outras vezes. Tem muita gente bacana no mundo pra você ficar perdendo tempo com um garoto que não é legal com você.

    ResponderExcluir
  21. Meu conselho para a mulher da carta:

    Ninguém muda Nínguém.

    É a pessoa que escolhe mudar por iniciativa própria.

    "alma gêmea"? Tire esse peso da sua vida. Se você ficar com esse pensamento, vai acabar aceitando qualquer um para enquadrar nessa categoria tão especial e única. Portanto, tire isso da sua cabeça.

    Diferentemente do que disseram nos comentários, não saia pegando geral. Vai ser como uma pessoa que bebe para fugir dos problemas. Não vai ser legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes.

      Eu particularmente nunca fui de sair "pegando geral". Pra falar a verdade, sempre tive nojo de sair dando beijo na boca de pessoas que não conheço (e não conheço os hábitos higiênicos), e das poucas vezes que "fiquei" com desconhecidos em boate, não vi a menor graça. Pra mim um beijo (ou sexo) sem sentimento é insípido.
      Mas conheço pessoas que gostam, que curtem, que ficam com 2, 3, ou até mais em uma.noite, e estão felizes assim. E não tem nada de errado nisso. Se a pessoa se sente bem e não está fazendo mal a ninguém, ótimo.

      Acredito que cada um tenha que fazer o que lhe traga mais prazer.
      Se privar de diversão por um conceito falso de moralidade, ou se violentar por um conceito igualmente falso de liberdade, não é legal.
      O ideal é se conhecer, se respeitar, e ser você mesmo.

      Excluir
    2. Fococristão, vc tem muito vontade comer uma novinha de 12 anos, né? Essa tua defesa de adolescente de 12 anos ser comida por homem de 80 revela o real interesse que você e outros da sua laia tem pelas mulheres. Que elas sejam um mero corpo jovem para a satisfação dos seus desejos. Nunca uma pessoa a ser admirada e amada integralmente. Falta nos seus exemplos mulheres de 80 anos transando com homens de 12. Claro que isso não pode. Sou favorável ao casamento de adolescentes puberes. Porém entre si. Dois jovens conhecendo os prazeres sexuais juntos e não o casamento de um velho decrépito, babão com uma mocinha de 12 anos.

      Excluir
    3. Você está em 2018, fococristão babaca. Embora não seja pedofilia um homem de 80 anos transar com uma adolescente de 12 não deixa de ser patético e nojento. Isso aconteceu no passado porque mulheres eram meros objetos indesejáveis, pois os filhos homens eram o que se queria, dos quais a família de origem tinha que se livrar ou usar para selar alianças vantajosas com outra família. Deveriam casar jovens porque a única coisa para que serviam era a reprodução e além disso morriam jovens. Só serviam para engravidar e, com muita sorte, não morrer em um dos partos, seu asno. Isto é condenável pelos costumes ocidentais de hoje por ser patético, nojento e desnecessário. As jovens podem viver os prazeres sexuais com rapazes de suas idades sem ter que serem mães precoces pois podem ter filhos com certa segurança até os 40 anos ou até mais, estúpido. Elas podem se deliciar com os prazeres do sexo sem ter que transar com um velhote babão que nem sequer tem energia para satisfaze-la sexualmente sem usar viagra, sem ter que enfrentar estupro marital e um marido velho e machista querendo controlar a vida dela. Os tempos são outros, seu asno. E é um tempo muito mais vantajoso para as mulheres. No entanto, não condeno que moças de 14 anos posem nuas, ganhem muita grana e comprem imóveis. Elas só estariam ganhando muito dinheiro às custas de velhos babões e homens que não pegam ninguém que gostam de olhar revista de mulher nua, mas não teriam que passar pela situação asquerosa de de casar com um velho brocha, chato e machista. Ficariam muito bem na vida tendo até casa propria e daí se relacionariam com um homem jovem, bonito, cheio de vitalidade sexual, teriam filhos numa idade legal, normalmente por volta dos 20 ou 30 anos e se realizariam profissionalmente. Ah eu também não sou contra as novinhas transarem com os funkeiros. Só é preciso ter cuidado para não contrariar uma gravidez precoce ou DST com a diversão. Porque isso elas não querem. Acabam fazendo aborto.
      As moças quando transam com velhos asquerosos só querem ganhar dinheiro. Algumas casam com homens bem mais velhos porque sabem que logo logo eles morrem e o dinheiro fica para elas. Ficam com o dinheiro do velho e botam uns chifres com alguns rapazes. Também não condeno as que escolhem isso. Acho que são bem espertas.

      Excluir
  22. São uma minoria, mas ainda há país participativos e preocupados em conhecer melhor seus filhos, aconselhando e não impondo ideias e seus próprios desejos. Fico feliz que a moça tenha enviado esse e-mail para você. Imagino que no fundo ela já sabia a decisão a tomar. Que nossos adolescentes sejam mais conscientes de suas decisões e dos seus relacionamentos.

    ResponderExcluir
  23. Homem e "roleta russa" fique longe deles e foque nos seus estudos.

    ResponderExcluir
  24. Que isso, garota! Seu namo não é desses malvadinhos não, ele é um amor, bonzinho, que te encantou e depois mostrou a verdadeira face.

    Dá o pé na bunda e curta sua liberdade, seu empoderamento. Trepe com geraaaal. Divirta-se com os errados enquanto não encontra o certo. Abrace o feminismo e distrua a ppk pra geral!

    Homem não presta e vc jamais se relacionaria com um malvadinho senao fosse enganada. Então, trepe com mulheres.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. 3) Ah, e só pra complementar meus comentários anteriores:
    Depois que acabei com esse namorado, fiquei uns meses bem triste. Sentia falta dos bons momentos, sentia falta das nossas conversas e cumplicidade. Mas depois desse período de "luto", senti uma sensação de liberdade como eu nunca havia sentido. Parecia que eu havia me livrado de um peso gigantesco das minhas costas. Me reaproximei das minhas amigas, e fiz novas e ótimas amizades na faculdade. Conheci outro carinha (esse sim, um amor, que era meu amigo de verdade, me respeitava e não queria me controlar - terminamos o namoro depois de uns anos, mas somos amigos até hoje) e fui (e sou) muito feliz. E nunca mais admiti que homem algum tentasse me controlar. Em todos os outros relacionamentos que tive (poucos, na verdade; sempre fui de ter relacionamentos longos) eu sempre fazia questão de logo no inicio dizer que odeio ciúmes, e que da minha vida cuido eu.
    A melhor coisa que existe para um relacionamento é você estar com alguém em quem você confia, e que confia em você. Que ambos se respeitem, e queiram o bem de verdade um do outro. Que tipo de amor é esse em que o cara (ou a mulher) prefere que seu parceiro esteja entediado dentro de casa do que feliz passeando com seus amigos? Isso não é amor, é posse.

    Então, novamente, meu conselho é que você termine logo esse relacionamento, porque i felizmente o futuro previsível dele é só te trazer sofrimento. Relacionamentos amorosos (e namoro, principalmente) serve pra te acrescentar e te fazer feliz. Se está te deixando angustiada, confusa, triste, culpada, então não está certo. Continue se dedicando aos seus estudos, às suas amizades, e alguma hora vai aparecer uma pessoa com a qual vale a pena se relacionar.

    ResponderExcluir
  26. O Mito do Romance Heterossexual é uma desgraça total: bagunça e destroça a psique das mulheres e prepara todo o terreno que proporciona os abusos masculinos contra as mulheres ocorram desenfreadamente, o que muitas vezes acaba levando literalmente à destruição física da mulher pelo seu macho amado. Mas é tudo "em nome do amor". Bleh!

    ResponderExcluir
  27. Acontece muito aqui e em outros blogs e sites, um mascu idiota finge ser uma mulher e faz um monte de comentários babacas com a pior das intenções, como o desequilibrado anon das 19:24.
    Só que ninguém mais cai nessas armadilhazinhas imbecis , daí vem o ódio mortal deles pelas mulheres.

    ResponderExcluir
  28. Esse comentário 19:24 parece mais um troll mal intencionado posando de ''feminista'' e deu uns conselhos muito estranhos, vis e irresponsáveis para uma menina menor de idade.

    ResponderExcluir
  29. "um homem de 80 anos transar com uma adolescente de 12" é pedofilia SIM

    e "moças de 14 anos (que) posAm nuas" é pornografia infantil

    valha-me

    ResponderExcluir
  30. Anon 19:18:

    "um homem de 80 anos transar com uma adolescente de 12" não é pedofilia, porque pedofilia é antes da puberdade.

    "moças de 14 anos (que) posAm nuas" também não é pornografia infantil, porque criança é quem não atingiu a puberdade, em geral, menores de 9-10 anos.

    Anon 14:43:
    Seu comentário foi puro preconceito etário. Patético e nojento é esse seu preconceito etário.

    "As jovens podem viver os prazeres sexuais com rapazes de suas idades sem ter que serem mães precoces"
    A quase totalidade das gravidezes é de amantes jovens. É mais fácil a moça engravidar de um jovem do que de um velho. Mas o seu preconceito inverte a ordem das coisas e ainda tacha velhos de loucos engravidadores. Eles querem prazer também, não sair engravidando geral. E não são babões. Eles também têm sexualidade.

    "marido velho e machista querendo controlar a vida dela"

    Jovens podem ser machistas também! E velhos podem ser feministas. Tá cheio de jovens machistas por aí, como esse da postagem.

    "No entanto, não condeno que moças de 14 anos posem nuas, ganhem muita grana e comprem imóveis."

    Isso já aconteceu. Mas, atualmente não deve dar muita grana assim. Com a Internet e as câmeras digitais, as vendas das revistas caíram muito.

    "Elas só estariam ganhando muito dinheiro às custas de velhos babões e homens que não pegam ninguém que gostam de olhar revista de mulher nua"

    Preconceito puro. Grande parte do público era de adolescentes. A maioria do público é de jovens. Não de velhos, que não são babões, eles também têm sexualidade.

    "mas não teriam que passar pela situação asquerosa de de casar com um velho"

    Asqueroso é o seu preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asqueroso é você ser um babão que quando virar um velhote asqueroso vai querer transar com uma novinha de 12 anos. Se você tem sexualidade que vá transar com uma velha da sua idade. Velhas também tem sexualidade seu escroto. Deixa de ser um velho babão querendo transar com as novinhas. Homens mais velhos não engravidam mulheres jovens porque a maioria tem nojo de transar com eles. E não eles não são feministas. A maioria é patriarcal e escroto e as mulheres jovens perceberam isso. Eu não disse em nenhuma parte que não existia homem jovem machista. Mais pelo menos é mais fácil que esses mudem e é uma relação de igual para igual de dois jovens aprendendo sobre os prazeres do sexo e ambos com muita potência sexual e não com um velhote babão usando viagra querendo comer uma mocinha. Moças jovens podem engravidar de homens jovens por falta de conhecimento sobre anticoncepcional e não porque o cara é jovem. Homem velho tem tanta aversão a camisinha quanto homem jovem. Se não estão engravidando de homens velhos é porque não querem transar com velhos brochas e babões com toda a razão. Se os velhos tem sexualidade que transem com as velhas. Ela também tem sexualidade. E parem de ser esses babões, escrotos asquerosos, brochas correndo atrás de menininhas que só tem nojo deles. Eca!
      Asqueroso é essa sua visão de mulher como objeto para seu consumo. Vai transar com uma velha de 80 anos! Esse seu preconceito com velha é asqueroso. Elas têm sexualidade.

      Excluir
  31. 02:00 - ô seu escroto, com 12 anos menina nenhuma atingiu a puberdade, seu nojento

    e pornografia infantil é o termo q se refere à pornografia realizada por menores de idade, seu lixo, mascu asqueroso

    ResponderExcluir
  32. "Eu sabia que ele bebia, gostava de festas e essas coisas, mas eu pensava que o amor ia mudar ele".
    O maior erro da mulher é querer mudar o homem, além dela não conseguir ela não tem esse direito.

    ResponderExcluir
  33. 11:06 e 11:23, eu não tenho certeza se 19:24 é realmente um "troll" porque eu tenho uma amiga que diz que mulher tem que pegar geral mesmo kkkkkk. Ela diz que todo homem trai e por isso a mulher já tem que começar o relacionamento traindo primeiro kkkkk.
    Os verdadeiros "trolls" são esses babacas que ficam insistindo na ideia de "homem velho" com
    adolescente. Esses vermes pedófilos devem ter vindo do brchan, só pode.
    Pedófilos são as criaturas mais asquerosas da face da terra, eu não tenho um pingo de pena quando um é linchado.

    ResponderExcluir
  34. Existem dois sentimentos que a gente vive confundindo; não necessariamente, estou ligando com o caso relatado, e sim de uma forma geral:
    AMOR não é DOR.
    JUSTIÇA não é VINGANÇA.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Anon 17:30 você é puro preconceito. O Anon 02:00 não disse que velha não tem sexualidade.
    Quem está hostilizando pessoas velhas é você, Anon 17:30, no caso, hostilizando o homem velho por ter sexualidade. Você elabora todo um discurso etarista, preconceituoso contra pessoas velhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errou feio, anon 19:34 que não engana ninguém. Todo mundo sabe que você é o fococristão. Tem vergonha na cara. Eu não hostilizo, tenho preconceito ou disse que velho não tem sexualidade. Eu disse que fococristão em sua defesa de velho DECRÉPITO transar com garotinhas de 12 anos. Porque velho de 80 anos quer quer transar com mocinha de de 12 decrépito, babão, nojento, ridículo, escroto, asqueroso e eu tenho nojo deles. Que vá transar com uma velha de 80 anos. Ela também tem sexualidade. Que o velho de 80 anos transe com a velha de 80 anos e pare de ser um babão asqueroso querendo pegar ninfetas.

      Excluir
  36. Fico imaginando o que ia acontecer comigo se, com 15 anos, falasse para meus pais que o amor da minha vida, meu príncipe, a pessoa que fazia eu me sentir amada era uma criança abusiva de 14 anos. Realmente as coisas mudaram bastante. E detalhe que ela é tão preparada para um relacionamento que está na dúvida se termina ou não. Ai, ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela poderia ter 20, 30, 40, 50, ou 60 anos e ter dúvidas se deveria terminar um relacionamento ou não. Isso é comum.

      Excluir
  37. 04:41 isso se chama "aprendizado", amore. A L. está justamente na fase em que se experimenta e se aprende a construir um relacionamento. Sim, se aprende, as únicas coisas que nós nascemos sabendo fazer são comer, chorar e cagar, todo o resto a gente tem que aprender; desde falar até limpar a bunda e como se relacionar com as outras pessoas. Você, inclusive. Então baixa o nariz e a bola, ok?

    Ai, ai, o mascu do mimimi etarismo suas feminazis feias, velhas, bobas e caras de mamão voltou? Cara, desista. Ninguém aqui vai começar a achar normal e lindo marmanjos com 30, 40, 50 anos na cara perseguiram meninas de 12 só porque você quer. Se tem realmente essa vontade toda de abusar de adolescentes vá logo procurar um tratamento e pare de tentar encontrar apoio pras suas nojeiras aqui.

    14:03 em primeiro lugar, seu frouxo (e isso não é xingamento, é constatação) escreva a porra do meu nick no seu comentário pra eu saber que você está falando comigo e lhe responder. Quem comenta sem endereçar é covarde que não tem o que dizer e quer tentar passar despercebido pra mentir que 'venceu a feminazi no debate'. E sim, em muitas coisas eu sou parecida com meu pai, como eu poderia não ser? É inevitável, ele é meu pai.

    Mas, e aí passamos ao segundo ponto, eu não sou ele. Eu ouço os argumentos dos outros, debato de verdade e não dou pití quando sou corrigida - mas só se for corrigida de verdade, quando eu estava errada em algo e o meu interlocutor me explica qual é o meu erro. Inclusive um comentarista daqui chamado donadio me corrigiu várias vezes, em relação ao sistema prisional, à tipificação penal do aborto e a mulheres bem sucedidas na política. Em todas eu prestei atenção, pesquisei e quando meu erro ficou comprovado, agradeci ao donadio e segui o baile mais bem informada. Mas isso porque ele estava certo no que dizia.

    Se, como fazem os mascus, vc vier pro meu lado com mimimi, com teorias malucas do Instituto DataCu, com 'não pode ser assim pq eu não quero' ou 'tem q ser assim pq eu quero e pronto', com papo de 'ai, na natureza é assim', 'eu posso pq sou ómi' ou com qqer variação disfarçada do velho 'eu tenho um pinto, portanto eu q mando' aí você vai ouvir. E muito. Nesse aspecto, eu sou sim muito parecida com meu pai: quem vem com merda pro meu lado toma na tarraqueta sem dó nem piedade. E não, eu não tenho bons modos - o que significa q eu não uso cabresto. Suas escolhas são parar de falar comigo ou crescer o suficiente pra debater c mulher q não usa cabresto. Não tem uma terceira opção. A escolha é sua. Babaca.

    ResponderExcluir
  38. Pois é, Manoela, nunca ouvi discurso masculino dizendo que a mulher é ciumenta porque ama o cara, e que isso é lindo, romântico e prova de amor. Nem nas comédias românticas mais imbecis ou novelas da globo mais sem noção. Mulher ciumenta é tratada como praga até, feito um leproso em tempos bíblicos. Mas homem trancar a mulher dentro de casa, impedir que ela tenha amigos ou querer mandar nas roupas dela é tratado como coisa normal, amorosa e linda de morrer. E todo mundo empurra a mulher pra esse doente ciumento. Não sei se minha vontade é de morrer ou de matar um.

    19:44 Champinha ainda está preso e vai ficar preso pro resto da vida porque é psicopata e essa condição não tem cura. Ele é exceção em tantos fatores que juro que não sei como você conseguiu enfiá-lo no assunto desse post; devo lembra-lo, colega, que a moça que ele torturou, estuprou e matou não era mulher, namorada, amiga, nem mesmo conhecida dele? E que medidas socioeducativas nunca couberam no caso dele porque de qualquer jeito não seriam efetivas devido à psicopatia? Que porra o Champinha tem a ver com o caso desse moleque narcisista e asqueroso além da misoginia - algo que, aliás, acomete pelo menos 90% dos machos brasileiros ditos normais, hum? Povo obsessivo, só fala em Champinha, toda hora metem a mão na cartola e tiram o Champinha de lá, parece que querem ir no manicômio judiciário dar pra ele.

    ResponderExcluir
  39. 04:41 e pelo visto, maturidade ainda não é uma característica sua. Faça o favor de julgar a sua vidinha medíocre, a adolescente do e-mail precisa de empatia e opinião sincera, já que é madura o suficiente para pedir ajudar e perceber que não sabe de tudo, e tudo bem aprender. Já você, vixe...

    Querida L, há muitos comentários mascus aqui, ignore o que lhe parecer ofensivo, pense em questões. Por quê você precisa perdoar o comportamento ciumento dele? Por quê um relacionamento que te causa dor, angústia e medo deveria ser mantido? Por quê você acha que dar um tempo é uma opção viável? Você sente medo nesse relacionamento? Do que você sente medo? Responda essas perguntas para você mesma, e já que tem pais super bacanas, também converse com eles sobre essas questões. Se optar pela sugestão da Lola (a melhor, na minha opinião), lembre-se que términos são parte da vida romântica da maioria das pessoas (as mais saudáveis, eu diria). Permanecer em relacionamentos ruins, aqueles que nos trazem dor, é uma das constantes escolhas de muitas mulheres agredidas.

    Confie em você. Tá na cara que você já tem a resposta, acredite nos seus instintos, cuide-se e vá ser feliz, acredite: você merece muito.

    Um abraço,
    M.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo Anônimo disse...

    Fico imaginando o que ia acontecer comigo se, com 15 anos, falasse para meus pais que o amor da minha vida, meu príncipe, a pessoa que fazia eu me sentir amada era uma criança abusiva de 14 anos. Realmente as coisas mudaram bastante. E detalhe que ela é tão preparada para um relacionamento que está na dúvida se termina ou não. Ai, ai.

    3 de setembro de 2018 04:41


    é preciso ter um senso de desvalor muito profundo para ficar na dúvida entre terminar um relacionamento com uma criança de quatorze anos ou não porque qual a desculpa? ela não tem filhos dele, ela não depende economicamente dele, não é sustentada por ele, ela não é ameaçada de morte por ele, não vive com ele sob o mesmo teto, não foi abandonada pela família e todos os outros motivos que mulheres que vivem em relacionamentos abusivos alegam ter, então se você aceita ser capacho de uma criança de quatorze anos e ainda fica na dúvida, ela é propensa a ser capacho com 16, 20, 30, 40, 60 porque tem uma coisa que é verdade no mundo é que aceitamos o amor que achamos merecer então ou essa menina e a família dela trabalham bem direitinho a auto-estima, o valor de si mesma e tudo mais ou uma hora ela vai entrar na estatística das vítimas dos inconformados com o fim do relacionamento, a realidade é essa porque nada, nada mesmo muda o fato de ela está deixando uma criança dobrá-la e se sujeitando a ela, esse papo de "meu amor vai curá-lo", isso é coisa aprendida em casa e nunca, nunca mesmo deveria ser aplicada a alguém que sequer saiu do ensino fundamental ainda e nem pra homem algum, quem precisa de cura é ela e uma cura que só vem com uma dose avassaladora de amor-próprio

    ResponderExcluir
  41. - 02:00 - ô seu escroto, com 12 anos menina nenhuma atingiu a puberdade, seu nojento

    Oi?

    Como tem gente sem experiência de vida e sem leitura por aqui.

    ResponderExcluir