sexta-feira, 27 de abril de 2018

UTOPIAS E DISTOPIAS FEMINISTAS, DISCIPLINA COMPLETA DE PRESENTE PRA VOCÊ

Este semestre eu finalmente comecei a dar aula na pós-graduação! 
Eu não tinha tanto interesse porque no meu departamento a gente já trabalha demais (temos em média 16 horas em sala de aula por semana), e também porque atuo fortemente na extensão. Mas os queridos coordenadores me fizeram uma oferta que eu não podia recusar: me deram carta branca pra bolar a disciplina que eu quisesse.
Como tenho lido algumas obras de ficção científica nos últimos dois anos, pensei em utopias e distopias feministas. Mas meu conhecimento sobre o tema ainda era muito superficial. Então sondei especialistas com quem tenho contato na internet, como Valéria Fernandes e Antônio Luiz M. C. Costa; perguntei pra Amanda Pavani, doutoranda na UFMG, e ela falou com sua amiga Melissa de Sá, que me passou excelentes recomendações. Também falei com a Aline Valek, que me lembrou que a tese de doutorado da Ana Rusche é sobre distopias feministas. Tirei mil e uma ideias desse trabalho incrível. 
O resultado é que comecei a dar o curso em fevereiro e tem sido ótimo. A turma está cheia e tem mestrandos e doutorandos de várias áreas diferentes (letras, lógico, mas também estudos da tradução, sociologia, pedagogia, jornalismo). São todxs brilhantes, super participativxs! O único porém é que a maior parte dos textos são em inglês e não é todo mundo que domina a língua. 
Mas estou adorando, apesar do trabalhão que é. E está tudo dando tão certo que já acertei para oferecer uma segunda parte do curso no semestre que vem. E como recebi muita ajuda para montar todo o cronograma do curso, quero compartilhar isso com vocês. Então lá vai, com muita generosidade, toda a minha disciplina (com bibliografia, com links!) sobre utopias e distopias feministas. Pra quem está na academia, pode adotar! Pra quem não está, fica o convite pra ler todas essas obras maravilhosas.

DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS   2018.1    
Teoria dos Gêneros Literários I: Utopias e distopias feministas
Professora responsável: Lola Aronovich 
Carga horária: 64h. No. de créditos: 4

Ementa: Distopias e utopias são gêneros literários que foram apropriados pelas feministas já no início do século XX. Nada mais adequado: este tipo de ficção científica conectada à crítica socio-econômica permite que mulheres imaginem universos alternativos bastante radicais no futuro. É uma chance de revisar o passado e de especular sobre o futuro próximo, pensando em corpos alienígenas e identidades de gênero menos binárias, alternativas para políticas reprodutivas, e saídas para cenários apocalípticos. A disciplina tem como objetivo estudar algumas obras de ficção representativas deste gênero híbrido e analisar não apenas gêneros (genres) literários (e um filme), como também gênero (gender), entendido como uma construção social, cultural e histórica do que é feminino e masculino.

Forma de avaliação: Cada alunx deverá apresentar individualmente um seminário de 20 a 30 minutos relacionado a um dos textos teóricos, fazendo a ligação entre a teoria e a obra literária em questão (50% da nota). Além disso, o aluno deverá trazer por escrito reflexões acerca dos textos e duas ou três perguntas bem elaboradas para cada aula (40% da nota). 10% da nota será pela participação em sala de aula. 

Corpus
O Sonho de Sultana (conto de 1905 da indiana Rokheya Shekhawat Hossein)
A Mão Esquerda da Escuridão (romance de 1969 da americana Ursula K. Le Guin)
When It Changed (conto de 1972 da americana Joanna Russ)
The Women Men Don't See (conto de 1974 da americana James Tiptree Jr, ou Alice Bradley Sheldon)
Woman on the edge of time (romance de 1976 da americana Marge Piercy)
Kindred (romance de 1979 da afro-americana Octavia Butler)
O Conto da Aia (romance de 1985 da canadense Margaret Atwood)
Duas Palavras (conto de 1988 da chilena Isabel Allende)
Mad Max: A Estrada da Fúria (filme de 2015 do australiano George Miller)
As Filhas de Eva (Only Ever Yours, romance de 2015 da irlandesa Louise O'Neill)

Cronograma
- Introdução à disciplina

- “O Sonho de Sultana”
Texto: Em busca das utopias da/na América Latina: identidades, literatura e cultura, de Cavalcanti e Cordiviola.
Texto: Contando estórias feministas, de Hemmings

- A Mão Esquerda da Escuridão
Texto: Is gender necessary, de Le Guin.  
Texto: Gender & Genre, de Harrow

- A Mão Esquerda da Escuridão
Texto: World reduction in Le Guin, de Jameson.
Texto: Capítulo  2 - The Left Hand of Darkness: utopia e imaginação, pgs. 26 a 42, da tese Utopia, feminismo e resignação em The Left Hand of Darkness e Handmaid's Tale, de Rusche

- “When It Changed” e “The Women Men Don't See”
Texto: Towards an Aesthetic of Science Fiction, de Russ.
Texto: Reprodução, Ciência e Tecnologia em Herland, de Charlotte Perkins Gilman e When It Changed, de Joanna Russ, de Sawada, Sousa e Rocque.

- Woman on the Edge of Time
Texto: Utopia in dark times: Optimism/Pessimism and Utopia/Dystopia, de Levitas e Sargisson

- Woman on the Edge of Time
Texto: Utopia Now, de Jameson.
Texto: Varieties of the Utopian, de Jameson. 

- Kindred, de Octavia Butler.
Texto: Critical essay, de Crossley.

- Kindred
Texto: Concrete Dystopia: Slavery and Its Others, de Varsam.

- O Conto da Aia, de Margaret Atwood.
Texto: Utopias of/f Language in Contemporary Feminist Literary Dystopias, de Cavalcanti. 
Texto: Capítulo 4 - Feminismos e teorias de gênero nos dois romances, pgs. 63 a 95, da tese Utopia, feminismo e resignação em The Left Hand of Darkness e Handmaid's Tale, de Rusche

- O Conto da Aia 
Texto: Chapter 3: The Handmaid's Tale in dialog with speculative fiction, pgs. 26-47. Chapter 4: Women disunited: the matriarchy of Gilead, pgs. 48-62 da tese de Callaway.
Texto: “Just a backlash”: Margaret Atwood, Feminism and The Handmaid's Tale, de Neuman.

- O Conto da Aia e “Duas Palavras”, de Isabel Allende
Texto: A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema, de Campello
Texto: What Can a Heroine Do? Or Why Women Can't Write, de Russ.

- Mad Max
Texto: Film bodies: Gender, genre and excess, de Williams

- As Filhas de Eva
Texto: A Cyborg Manifesto, de Haraway.
Texto: Genre Blending and the Critical Dystopia, de Donawerth.

- As Filhas de Eva
Texto: Como os Corpos se Tornam Matéria: Entrevista com Judith Butler, de Prins e Meijer


Bibliografia

ALLENDE, Isabel. Duas Palavras (conto). Contos de Eva Luna. Trad. Rosemary Moraes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001 (1988). Acesso em: 13 nov 2017.

ATWOOD, Margaret. O conto da aia. Trad. Ana Deiró. São Paulo: Rocco, 2005. 

BUTLER, Octavia. Kindred: Laços de Sangue. Trad. Carolina Caires Coelho. São Paulo: Morro Branco, 2017 (1979). 

CALLAWAY, Alanna. Women disunited: Margaret Atwood's The Handmaid's Tale as a critique of feminism. Master theses, San Jose State University, 2008. Acesso em: 13 nov 2017.  

CAMPELLO, Eliane. A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema. Interfaces Brasil/Canadá, Belo Horizonte, v. 1, n. 3, 2003. Pg. 197-210. Acesso em: 13 nov 2017.

CAVALCANTI, Ildney. Utopias of/f Language in Contemporary Feminist Literary Dystopias. Utopian Studies, 11.2 (Spring 2000), Pennsylvania State University Press.

CAVALCANTI,  Ildney, CORDIVIOLA, Alfredo. Em busca das utopias da/na América Latina: identidades, literatura e cultura. Morus Utopia e Renascimento, vo.l. 6 (2009). p. 1-10. Acesso em: 13 nov 2017.

CROSSLEY, Robert. Critical Essay (sobre Kindred). University of Massachusetts. 2003. Acesso em: 13 nov 2017.

DONAWERTH, Jane. Genre Blending and the Critical Dystopia. Dark Horizons: Science Fiction and  the Dystopian Imagination. New York and London: Routledge, 2003. p. 29-46. 

HARAWAY, Donna. A Cyborg Manifesto: Science, Technology and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century.  The Cybercultures Reader. Ed. David Bell, Barbara Kennedy. London and New York:  Routledge, 2000. p. 291-324. Acesso em: 13 nov 2017. 

HARROW, Sharon. Gender & Genre. ABO: Interactive Journal for Women in the Arts, 1640-1830. Scholar Commons. Volume 2.1 (March 2012). Acesso em: 13 nov 2017.

HEMMINGS, Clare. Telling feminist stories: contando estórias feministas. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, vol. 17, no. 1, jan-abr 2009. Acesso em: 13 nov 2017.

HOSSEIN, Rokheya Shekhawat. Sultana's dream. Sultana's dream; and Padmarag: two feminist utopias. Trad. Barnit Bagchi. New Delhi: Penguin, 2005 (1905). Em português: https://archive.org/details/OSonhoDaSultana Acesso em: 13 nov 2017.


JAMESON, Fredric. Introduction: Utopia Now e Variaties of the Utopian. Archaeologies of the future: the desire called utopia and other science fictions. London: Verso, 2005. Acesso em: 13 nov 2017. P. xi-9.

_____. World Reduction in Le Guin. Archaeologies of the future: the desire called utopia and other science fictions. London: Verso, 2005. Acesso em: 13 nov 2017. P. 267-280.

LE GUIN, Ursula K. Is Gender Necessary? Redux. Dancing at the Edge of the World: Thoughts on Words, Women, Places. New York: Grove Press, 1989. P. 7-16. Acesso em: 13 nov 2017.

_____. A Mão Esquerda da Escuridão. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2005. Acesso em: 18 fev 2018.

LEVITAS, Ruth, SARGISSON, Lucy. Utopia in Dark Times: Optimism/Pessimism and Utopia/Dystopia. Dark Horizons: Science Fiction and the Dystopian Imagination. Nova York e Londres: Routledge, 2003. p. 13-27. 

MILLER, George, dir. Mad Max: Estrada da Fúria. Kennedy Miller Productions, Village Roadshow Pictures. Austrália/EUA, 2015. 120 min.

NEUMAN, Shirley. “Just a backlash”: Margaret Atwood, Feminism and The Handmaid's Tale. University of Toronto Quarterly 75.3, p. 857-868, 2006. Acesso em: 13 nov 2017. 

O'NEILL, Louise. As Filhas de Eva. Lisboa: Civilização, 2015. (Em inglês, Only Ever Yours). 

PIERCY, Marge. Woman on the edge of time. Nova York: Knopf, 1976.

PRINS, Baukje, MEIJER, Irene Costera. Como os Corpos se Tornam Matéria: Entrevista com Judith Butler. Revista Estudos Feministas, vol. 10, no. 1. Florianópolis, jan 2002. Acesso em: 13 nov 2017. 

RUSCHE, Ana. Utopia, feminismo e resignação em The Left Hand of Darkness e The Handmaid's Tale. Tese de doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015. Acesso em: 13 abr 2018. 

_____. Margaret Atwood: de quanto o real supera a ficção. Pernambuco: Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado. Dezembro 2017. Acesso em: 21 jan 2018.

RUSS, Joanna. Towards an Aesthetic of Science Fiction. Science Fiction Studies, no. 6, vol. 2, part 2, July 1975. Acesso em: 13 nov 2017. 

_____. What Can a Heroine Do? Or Why Women Can't Write. Images of Women in Fiction: Feminist Perspectives. 1972. p. 80-93. Acesso em: 13 nov 2017. 

_____. When It Changed (conto). Again, Dangerous Visions, ed. Harlan Ellison, 1972. p. 1-7. Acesso em: 13 nov 2017. 

SAWADA, Anunciata, SOUSA, Isabela Cabral Félix, ROCQUE, Lucia. Reprodução, Ciência e Tecnologia em Herland, de Charlotte Perkins Gilman e When It Changed, de Joanna Russ. Anais VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero. Abril 2010. Acesso em: 13 nov 2017. 

TIPTREE, James Jr. (Alice Bradley Sheldon). The Women Men Don't See. 1974. Acesso em: 13 nov 2017.

VARSAM, Maria. Concrete Dystopia: Slavery and Its Others. Dark Horizons: Science Fiction and  the Dystopian Imagination. New York and London: Routledge, 2003. p. 203-224. 

WILLIAMS, Linda. Film Bodies: Gender, genre and excess. Film Quarterly vol. 44, no. 4 (Summer 1991), p. 2-13. Acesso em: 13 nov 2017.

110 comentários:

  1. Parabéns, Lola!!!
    Sucesso sempre!!

    ResponderExcluir
  2. UM COMENTÁRIO! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Bem feito blogueira dos quintos dos infernos! Kkkkkkkkkkkkk! Se fode aí desgraçada!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lola! Eu moro na Grande SP como você sabe, queria ir pelo menos para assistir uma aula. Maravilhoso. Parabéns!!! Continuemos na Luta.

    ResponderExcluir
  4. Troll insuportável fiscalizador de comentários, tá todo mundo comentando no Twitter. Dê uma olhada lá. É claro que eu preferia que comentassem aqui (porque fica registrado e é muito mais fácil de encontrar que no Twitter), mas entre ter ZERO comentários e 300 comentários de trolls, prefiro mil vezes zero comentários. Se aposenta da sua vida miserável de troll, rapaz! (Mas eu sei pq os mascutrolls estão caprichando nos comentários por aqui. É que o chan deles tá às moscas, quase fechando. Espero que seja uma debandada geral antes d'eles todos serem presos).

    ResponderExcluir
  5. Já viu a nova modinha dos fascistas? O "anarco" capitalismo, é 'tão' anarquista como o nacional socialismo é socialista(ou seja : nada). Tirei prints em grupos libertários, mas censurei porque eram muito menores de idade postando. Eles só querem o fim do estado pra poder praticar discriminação https://imgur.com/a/wvMbtky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anarcocapitalismo é a maior falácia da atualidade. Não é anarquismo de forma alguma, pois só tira o poder do Estado para colocar nas mãos das grandes corporações.

      Excluir
  6. Que programa, Lola!! Fico deslumbrada! Vou começar a ir! Esse tipo de curso só você. Por isso seu curso de Extensão atrai multidões. Parabéns, minha filha. Orgulho de você.
    La Mamacita

    ResponderExcluir
  7. Então é assim, Dolores?
    Você pode literalmente 'inventar' uma ciência?
    É por isto que estes cursos de humanas tem que acabar.
    Chega destas inutilidades.

    ResponderExcluir
  8. Será que é possível assistir... acho que se fala... como ouvinte? :)

    ResponderExcluir
  9. A Lola não está simplesmente "inventando uma ciência", mascutroll demente (redundância).

    Construir e transformar a disciplina que ministra é algo que professores fazem constantemente ou deveriam fazer, se não o fazem.

    Para de vomitar merda sobre o que você não faz a mínima ideia, como se tivesse alguma propriedade sobre o assunto, seu imbecil!

    ResponderExcluir
  10. Sobre o texto, estivesse pensando...

    Deixa para lá, Lola vai deletar mesmo

    ResponderExcluir
  11. Lola, você viu o que anda acontecendo no facebook?
    Aquela bosta de página sobre o rio de janeiro administrada por estes trolls que te perseguem anda tendo bastante compartilhamento de posts em páginas ateias. Ate a própria página "ateísmo da depressão" caiu na deles, compartilharam um vídeo de uma palestra de um homofóbico e um outro post com diversas mensagens de " jesus voltará em 2070"
    Eu queria seu parecer sobre isso e o que você acha que eles estão tramando pra cima dessas páginas ateias.
    Me desculpe ter fugido totalmente do tema do seu post.

    ResponderExcluir
  12. Está além de magnífica essa ementa (e todo o resto) <3

    ResponderExcluir
  13. Sugestão de doutrin...ops, pesquisa Lola para sua pós; Como uma aluna evangélica e tratada por alunos e docentes em uma universidade federal brasileira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha são tratadas como todas as outras pessoas. Por sinal há muitas evangélicas. Há maior parte delas são boas pessoas. E olha que a ideologia da universidade é predominantemente de esquerda.

      Excluir
    2. Ah, Lola, na minha universidade houve eventos sobre intolerância religiosa. Um dos professores falou do trabalho de seu aluno o qual tratava do fanatismo religioso de uma parte dos evangélicos levando a serem hostis com gays e pessoas de outras religiões, inclusive católica, e a se recusar a escutar qualquer explicação não biblica para para as coisas incluindo aí a homossexualidade. Pode-se pensar que o aluno era um esquerdista ateu, mas não era. Era um evangélico. E ele reconheceu que o problema existe. O professor falou sobre ele também para alertar a respeito da criação de esteriótipos dos evangélicos. Grande parte deles não são fanáticos anticientíficos hostis a quaisquer outros. Essa foi a "doutrinação" que recebi na universidade.
      Mas também é verdade que a maior parte deles em seu íntimo acha a homossexualidade errada pois supostamente Deus destruiu Sodoma por causa dos homossexuais e o livro de Apocalipse diz que os gays vão queimar no inferno juntamente com os cachorros pois ambos são imundos. Eles também acreditam que é correto a mulher ser submissa ao homem porque de acordo com Gênesis a mulher foi criada a partir da costela de Adão não como um ser independente, mas como um complemento de Adão e o apóstolo Paulo (tenho certeza que esse cara era misógino, só pode) falou que a mulher deve se sujeitar ao homem em tudo, ou seja o homem deve ter a palavra final. Porque ele nasceu do sexo masculino tem o direito natural e é da vontade divina que ele lidere a mulher. Os cristãos buscam viver conforme esses princípios sim! Óbvio que não se incentiva a violencia contra mulher, mas elas não são vistas como iguais aos homens em direitos já que não podem ser líderes dos homens. E é claro que também não se incentiva a violência contra homossexuais.

      Excluir
    3. Paulo dizia ainda que as viúvas (as mulheres em geral) deveriam estar casadas cuidando dos afazeres domésticos, dos filhos e dos maridos (apenas isso. Está era a única coisa que ela deveria querer na vida) para não ficarem por aí desocupadas e fofoqueiras ( desde o tempo do apóstolo Paulo que se acredita nessa história de que mulher é fofoqueira. Homens não ficam entre si...Imagina...). Essa tese de que mulheres são fofoqueiras e homens não é mesmo muuuuito científica!
      Se pudéssemos voltar no tempo estas primeiras cristãs corresponderiam as evangélicas e católicas de hoje deveríamos então perguntar como o apóstolo via e tratava as mulheres. O que era uma mulher para ele? Por que ele doutrinav... ops! Ensinava tais coisas?

      Excluir
    4. Alias a submissão continua sendo ensinada nas igrejas. Mas isso ninguém chama de doutrinação, ne!

      Excluir
  14. Uma obra interessante se chama Y O Ultimo homem, a historia se passa em uma realidade onde todos os homens morrem do nada, e dai as mulheres tem que se reorganizar como sociedade, o que e difícil por exemplo em coisas banais como por exemplo pilotar uma avião, descobre-se que mulheres nunca foram estimuladas a serem pilotas. Tudo se organiza ate que descobrem que resta um ultimo homem vivo. As moderadas querem mante-lo vivo para experimentos pois consideram a ultima chance de continuar a humanidade, e as radicais querem mata-lo pois não querem qua as coisas voltem a serem como eram antes.

    Há rumores que Y O ultimo Homem se torne filme, com Shea Lebolf no elenco.

    ResponderExcluir
  15. http://www.geekblast.com.br/2015/12/hq-y-o-ultimo-homem-repensa-o-lugar-das.html

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, sei que serei redundante mas lá vai: não alimentem os trolls.

    Não interajam com eles, não respondam, não xinguem, não façam nada. Eles se alimentam de interação, de qualquer tipo de interação, QUALQUER MESMO, o prazer deles é saber que foram notados e que a existência deles afetou alguém de alguma forma, mesmo que por poucos segundos, então não dêem esse prazer a eles.

    Eles não valem a pena.

    ResponderExcluir
  17. http://novonerd.xpg.com.br/y-o-ultimo-homem-uma-critica-ao-radicalismo/

    “Na ficção, todas as sociedades formadas apenas por mulheres são geralmente retratadas tanto como reinos perfeitos onde a guerra e a intolerância foram completamente eliminadas, ou como impérios fascistas governado por lésbicas que odeiam homens. Estes mundos sem homens quase nunca refletem a complexidade e diversidade das mulheres reais”.

    ResponderExcluir
  18. "como por exemplo pilotar uma avião"

    seria uma pena se as melhores pilotas de avião fossem mulheres, né, se energúmeno

    e não apenas de avião, mas de cruzeiro, de carro, de tanque de guerra

    não há melhor condutor de veículo q a mulher e isso é fato neutro comprovadíssimo, vá a merda mascu

    pq tem três comentários seus iguais uns aos outros sobre essa mesma bosta? desespero?

    ng quer saber disso, sua anta, essa fanfic mascuzenta ruim e fracassada nunca vai virar filme, apedeuta

    não fez sucesso há 20 anos atrás quando foi lançado, não vai ser agora, né, ô mascu

    não há nenhuma dúvida mesmo de q as sociedades formadas apenas por mulheres seriam reinos perfeitos onde a guerra e a intolerância seriam completamente eliminadas

    É só olhar pra criminalidade nos dias de hj, ô imbecil, cairia drasticamente pra menos de 1%, no mínimo

    Entendeu? mascu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo recente pesquisa da Universidade de Michigan, 86,4% das 20.000 das pesquisadas não se interessam por pilotar aviões porque não tem buzina.

      Excluir
  19. Nossa, deve ter dado um trabalhão montar tudo isso!

    ResponderExcluir
  20. Respondendo alguns dos comentários: obrigada, Michele, Felipe Martins, Guidi, Felipe Paes, e mãe! Espero que vc venha assistir alguma aula como ouvinte, mãe! Todo mundo tá te esperando lá.


    Brandão, pode vir como ouvinte. Sõó me manda um email antes: lolaescreva@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Mascutroll das 17:14, se vc está numa universidade, deve estar numa bem fraquinha. Ou ser um fracasso como aluno (tipo certos mascus que cursam Direito e não sabem sequer redigir uma ação). Eu não inventei uma ciência. Eu criei uma disciplina. Professores fazem isso de vez em quando. Quando a disciplina já existe, já tem uma ementa, professores podem mesmo assim "moldá-la" de acordo com seus interesses e os da turma. É isso que faço nas 4 disciplinas de literatura que costumo dar na graduação. Tento incluir uma grande diversidade.
    Nesta disciplina da pós, foi assim: os coordenadores me deram carta branca para criar uma disciplina. Mas tudo foi negociado, claro. A gente tinha que encaixar essa disciplina em outra já existente. O coordenador, depois que eu disse que estava pensando em utopias e distopias feministas, pediu que eu falasse de vários gêneros para incluí-la em Teoria de Gêneros Literários. Por isso tem contos, romances, ensaios, um filme (que não é um gênero literário, mas é um gênero textual). Por isso há diversidade de gêneros: tem histórias utópicas, distópicas, afroculturistas (Kindred), e um romance para o público juvenil (As Filhas de Eva), além de alguma teoria sobre gêneros literários.
    Sobre acabar com os cursos de humanas, veja a proposta do seu candidato de extrema-direita. Talvez ele já tenha um projeto pra isso, porque deve considerar cursos de humanas perigosos. Afinal, ensinam a pensar! E só gente muito ruim da cabeça pode considerar que Letras e Literatura são "inutilidades". Formar professores, pra vc, é "inutilidade".



    Anon das 20:37, por que páginas ateístas estão compartilhando site de ódio? Não faz sentido. A menos que alguma dessas páginas seja administrada por um mascu.

    ResponderExcluir
  22. Anon das 00:15, doutrinamento? Alunos da pós têm mais de 25 anos, em sua maioria. São bem crescidos, sabem pensar por si só. E se vc soubesse como funciona o pensamento de esquerda, saberia que o que fazemos constantemente é problematizar, questionar, criticar. É justamento o oposto de doutrinação. Sobre a sua outra pergunta, "como uma aluna evangélica é tratada por alunos e docentes em uma universidade federal brasileira?", ué, é tratada normalmente, como qualquer outro aluno. As universidades estão cheias de alunos evangélicos (e católicos, e ateus, e espíritas, e adeptos do candomblé, etc etc). E deve ter professores evangélicos tb (eu não sei, porque não costumamos conversar muito sobre religião). Nesta disciplina da pós há alunas evangélicas, e elas participam e debatem e expõem seus pontos de vista como qualquer outro aluno.


    Anon das 00:26, faz anos que ouço falar nesse Y: O Último Homem, mas ainda não li. Um aluno ficou de me emprestar alguns exemplares. Eu até pensei em adotar o graphic novel para o próximo curso (queria incluir um outro gênero literário, como graphic novel ou mangá), mas como Y não é bem um graphic novel, e sim uma série, desisti. Mas se alguém souber de um graphic novel ou mangá que seja uma utopia ou distopia feminista, avise, por favor.

    ResponderExcluir
  23. Llort, obrigada pela dica, mas como estou enrolando pra trabalhar agora de manhã, decidi responder os comentários.



    Aninha, é, deu um trabalhão montar toda a disciplina, levou mais de uma semana em novembro. Mas quando a Ana Rusche me passou a tese dela, tudo ficou mais fácil, porque lá tem uma ampla bibliografia, e uma coisa sempre leva à outra... Agora pra segunda parte da disciplina, que será já no semestre que vem, já tenho várias ideias. Eu preciso de mais textos teóricos em português, porque tem vários alunos que não dominam o inglês. Espero poder montar a disciplina junto com elxs.

    ResponderExcluir
  24. Pois é, Cristiane. Numa das minhas disciplinas eu pedia pra cada aluno fazer duas apresentações orais (em inglês, já que tds minhas disciplinas na graduação são em inglês) no semestre. Uma era um tema específico e outra era livre, o aluno podia falar sobre o que quisesse (e eles adoram isso). Um aluno evangélico veio falar comigo pq queria falar sobre como os gays são pedófilos. Eu disse que ele podia falar sobre o que quisesse, mas que não podia inventar coisas assim, tão preconceituosas, tão sem a menor comprovação. E ele citou umas fakes news sobre um grupinho minúsculo de gays nos EUA que defendem se relacionar com menores de idade. Eu disse que se ele quisesse falar sobre aquele grupo específico tudo bem, mas que não devia generalizar. Mas também questionei sobre o que ele queria provar/passar com aquela apresentação. Que pedofilia é horrível? Acho que toda a turma já concorda com isso, eu falei. Que gays são pedófilos? Acho que toda a turma discorda. Ele acabou fazendo uma apresentação sobre como evangélicos são discriminados nas universidades. Quer dizer, parte da apresentação era sobre isso, se não me engano. Outra parte era sobre como alguns evangélicos eram farsantes e não representavam os evangélicos. Mas enfim... foi uma boa apresentação. Também já tive alunos debatendo (em inglês) temas polêmicos como a legalização do aborto. Uma ou outra aluna evangélica trouxe um daqueles vídeos ridículos e mentirosos pra mostrar um trechinho. Acontece! E nem por isso o aluno vai ser discriminado. E concordo contigo: uma boa parte dos evangélicos está muito distante dos estereótipos que fazem(os) deles. São seres pensantes. Não têm nada a ver com energúmenos como Marco Feliciano e outros da bancada da bíblia.

    ResponderExcluir
  25. "E olha que a ideologia da universidade é predominantemente de esquerda"

    Seu raciocínio parte do senso comum que pessoas de esquerda não podem serem cristãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a conclusão a que você chegou lendo o meu comentário é que se trata de senso comum. Em que parte eu falei que cristão não podem ser de esquerda? A pessoa da qual o professor falou não não foi classificada como de esquerda ou de direita. Ele apenas escreveu um trabalho a respeito da intolerância religiosa, do fanatismo de alguns evangélicos e não é preciso ser de esquerda para isso.

      Excluir
  26. Sua universidade deveria ensinar também sobre o significado de anacronismo. As escrituras bíblicas não são somente religiosas mas históricas, e estão inseridas no contexto histórico da época em que foram escritas. Talvez sua universidade também tenha um curso de teologia, onde se explica que certas passagens com vies proféticos ou de origem de livros religiosos devem serem interpretados em nível de parabolas e simbologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho deveria porque não se trata de cursos de teologia. Que bom que o curso de teologia anda ensinando que certas passagens devem ser interpretadas como parábolas e simbologias. Espero que os líderes religiosos ensinem isso aos seus fiéis. Por que será que tantos fiéis não entendem dessa forma?

      Excluir
  27. Crsitiane na igreja vai quem quer, ninguém e doutrinado cristão la a força, as portas estão abertas as pessoas são convidadas e entram la.
    Uma escola e universidade publica deve ser isenta de religião,doutrinas e ideologias, pelo simples fato de ser mantida por todos os cidadão que pagam impostos. A não ser escolas de vies confessional, onde os pais assinam termos para que seus filhos estejam sujeitos aquele tipo de ensino (Colégios adventistas e presbiterianos por exemplo) uma escola publica ensinar religião A ou B, fere o direito de ateus que pagam impostos para mante-la. De mesma não se pode fazer doutrinação nem a esquerda nem a direita em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu ponto e também acho que não se deve ensinar esquerda ou direita na sala de aula. O que quis deixar aqui é que não vi nenhuma doutrinação na universidade onde estudei. E nem alguém incentivasse o ódio aos religiosos. Não vi sequer ódio aos religiosos ou ódio dos religiosos pelo ateus e esquerdistas. Muito mais grave do que essa suposta doutrinação que existe nas universidades é que criar um estado religioso como alguns grupos politicos estão tentando fazer. Não acho que é doutrinação um professor simplesmente ter uma opinião à esquerda ou à direita e falar sobre isso. Além disso, qualquer aluno que tenha um mínimo de senso crítico sabe que não tem que aceitar passivamente as verdades de ninguém, nem dos professores, nem dos pais. Os jovens estão se tornando adultos que não conseguem fazer isso?

      Excluir
    2. Na universidade federal na qual estudo quase não há nenhum dia seque que o DCE milite a favor de paltas esquerdistas e com jsso abace pichando partes da universidade....

      Excluir
  28. Oi Lola! Sou feminista e adoro seu site. Eu raramente comento, mas vou te falar, viu...
    Nesses tempos sombrios.... não vejo nenhuma boa solução para nosso país.

    Por incrível que pareça, após muita reflexão, infelizmente eu hoje vejo que a única saída não tão ruim é votarmos naquela figura nojenta do bolsonaro. O nível dos candidatos está tão ruim, com o Lula preso ainda por cima.. os demais candidatos de esquerda são inexpressivos ou tem defeitos sérios, como o Ciro Gomes, que é muito machista.

    O fato de o bolsonaro ser um dos únicos honestos me faz ver que, votando nele, apesar de podermos ter alguns retrocessos ( ele não vai poder fazer tudo o que quer, temos um congresso ali ), teremos pelo menos mais responsabilidade para com o dinheiro público. Além disso, o Bolsonaro não é tão privatizador quanto outros que vi por aí...

    O que acha, Lola? Alguma solução para o país? Vc acha que ainda há alguma possibilidade de Lula participar das eleições, se a gente pressionar muito o STF?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. mas não há "doutrinação" de esquerda nenhuma nas salas de aula

    há a de direita, isso sim



    ResponderExcluir
  30. achei q os direitopatas fossem contra a ~doutrinação~, independente de ser à força ou não

    só pq tocou na ferida da doutrinação cristã goela abaixo vão rever os conceitos?

    meu cu

    cristiane, Deus não destruiu sodoma e gomorra por causa de homossexual(is) e nem em apocalipse se diz q homossexual(is) "queimarão no inferno", não espalhe desinformação

    E q evangélico cretino (e mentiroso maníaco), esse Lola, o q ele ia achar se eu fizesse uma apresentação sobre como os pastores são todos ladrões, ou sobre como os evanjegues são todos alienados ou sobre como, aí sim, os (homens) héteros é quem são pedófilos?

    Depois um patife desse ainda tem a cara de pau de dizer q os evanJélicos (com J de... já sabem) "são perseguidos", pfff

    outra vez meu cu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz sim. Nao diz claramente homossexuais, mas homens que se deitam com homens. Ficarão de fora do reino de Deus. Todos os que não obedecerem ao criador receberão a danação eterna, literal ou simbólica.

      Excluir
    2. 15 Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
      Apocalipse 22:15

      Excluir
  31. 15:45, tadinho

    os crentes na bíblia não são nenhum pouco ~anacrônicos~

    quando eles querem; pastor, obreiro, padre, ovelha, fiel, membro, o caralho a 4; interpretam qualquer texto do novo ou do velho, antigo ou recente, como eles quiserem, de forma literal ou não

    não venha com falácia pra cima de mim não

    ResponderExcluir
  32. Vou ser sincera, em um ambiente onde se busca construir uma narrativa progressista como cursos de ciências humanas por exemplo, uma pessoa evangélica conservadora pode ate ter um convívio de ambiente bom no começo, porem com a rotina o desgaste e natural e inevitável, as diferenças de posicionamentos e pensamentos e muito grande e disparate. Já vi acontecer próximo a mim e realmente e muito difícil sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi algo assim acontecer. É sério. Mas acho alguns evangélicos muito fechados entre eles mesmos. Perguntei uma vez a um desses porque eles eram assim e ele disse que era pra evitar fazer as coisas do mundo, algo desse tipo. E eles também aprendem na igreja que as trevas não devem se unir com a luz. No geral, vejo-os interagirem normalmente com os outros nas universidades.
      Acho que há muitas restrições no modo de vida evangélico e isso a dificulta que eles formem amizades mais profundas com outros que não sejam da igreja.

      Excluir

  33. Anon das 16:07, não acredito em vc. Não acredito que uma feminista diria o q vc disse. Vc é um bolsominion achando que a gente é otária, achando que ninguém vai saber que esse discurso de "ele não é ladrão" (desculpe te desapontar, mas é sim), "ah, se não posso votar no Lula, vou votar no Bolso" (wtf? Como se houvesse qualquer semelhança entre os dois), "Ciro é machista" (como se Bolso não fosse muito mais), "ele não pôde fazer nada nos trocentos anos em que foi deputado porque o Congresso não deixa", "ele não é tão privatizador" (ele não é tão nada, além de machista, racista, LGBTfóbico, já que ele não tem projeto algum de governo). Vcs mascutrolls veem as feministas como suas inimigas e alvos número um. E todos vcs votam no Bolso, que tem um problemão para conseguir votos das mulheres (não só das feministas). Imagino que na campanha veremos vários fake sites de "Feministas com Bolsonaro" e "Mulher vota em Bolso". Todos feitos por reaças homens e brancos.


    "Radfem dos palavrões que todo mundo acha que é um mascu fingindo ser feminista", dá pra parar de falar em c*? A Cristiane veio aqui educadamente e olha como vc responde. Já te falei que vc é um outro troll insuportável?

    ResponderExcluir
  34. O deus judaico-cristão é uma farsa nojenta, cínica, criminosa, enganosa, terrorista, egocêntrica, sádica e ao mesmo tempo masoquista, altamente misógina, homofóbica, racista e muitas outras imundícies mais. Quem segue esse lixo desprezível tem no mínimo um pouco da nojeira, do cinismo e das outras desgraças desse deus patético de pura mentira p/ chegar ao ponto de adorar/venerar essa podridão que chamam de deus.

    ResponderExcluir
  35. minha flor, nenhuma passagem de apocalipse diz: "homens que se deitam com homens. Ficarão de fora do reino de Deus" (sic)

    se tiver me mostre

    isso não tá em lugar nenhum de apocalipse e nem na bíblia, meu anjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii verdade, confundi os textos, mas dá no mesmo. Homens que se deitam com homens atualmente são conhecidos como homossexuais. E aparece na bíblia sim como outra moça já explicou. Eu esqueci o local e você nem sequer leu pois se tivesse lido saberia. Como você bem sabe há dois caminhos na Bíblia: herdar o reino de Deus ou a danação eterna. E sim, todos os desobedientes, incluindo aí os homens que se deitam com homens ficarão fora do reino de Deus e queimarão juntamente com os cães. Não adianta tentar defender a biblia neste quesito, fofa. Os padres e pastores apenas interpretam o que esta nela.

      Excluir
  36. Não, Lola. Eu sou sim feminista e sim, adoro seu blog.

    Minha ideia era apenas de votar no bolsonaro uma única vez, asssim ele moralizaria a política e em 2022 votaríamos num candidato progressista para o brasil voltar aos trilhos.

    Não vejo a situação atual com bons olhos. Acho que só temos más opções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que concordo com vc, amiga! Será impossível ser simpática ao movimento feminista e ser de direita? Ou só pq a grande maioria das feministas aqui são de esquerda, como a Lola, vão nos calar agora?

      Excluir
    2. O pior erro do feminismo foi ter se ligado cegamente aos movimentos de esquerda, onde as pautas se bagunçam com as de outras minorias e no final aceitar o uso de burca ou dançar funk até o chão vira "feminismo" nessa salada maluca da esquerda.

      Excluir
    3. Fenômeno Anita É bom ou ruim pro feminismo?

      Excluir
    4. A questão não é que feminista não pode ser de direita. A questão é que é completamente contraditório alguém que defende os direitos das mulheres defender também um misógino! Contraditório, insensato, insano!

      Excluir
  37. 22:51 e foda-se se tiver... esse livro de faz-de-contas não tem nenhum valor de realidade, não é a verdade do mundo que dirá do universo... é só papo furado de religião vindo de um povinho lá do meio do deserto do outro lado do planeta, que não tem absolutamente nenhuma relevância para o tempo-espaço onde estamos, Brasil, século XXI, ano 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi determinante em todas as guerras que houveram desde então e conta a historia deste povinho que originou as religiões e que, a julgar pelo que vem acontecendo desde então e acontece até hoje, provavelmente a história humana vai acabar por acontecimentos de lá também. Não há como negar isso.É história

      Excluir
  38. Oi Lola. Vi hoje este seu post e tenho uma tese de doutorado que escrevi analisando o Woman on the edge of time e o he, she and it da Marge Piercy. Basta procurar no teses usp por Elton Furlanetto. Se puder indicar pra quem tem interesse no romance. É aproveito pra indicar o evento que vai acontecer em maceio, o minuto: movencias interdisciplinares da utopia.

    ResponderExcluir
  39. "A religião masculina sepulta as mulheres em sepulcros de silêncio, a fim de entoar o seu próprio canto fúnebre eterno e triste para um passado que nunca existiu."

    - Male religion entombs women in sepulchres of silence in order to chant its own eternal and dreary dirge to a past that never was.

    -- Mary Daly, Beyond God The Father, p 150.

    ResponderExcluir
  40. Ninguém vai cair nessa conversa mole sem sentido e votar no boçal bozonaro.

    Bostonaro não tem moral nem para ele mesmo, ele não vai "moralizar" nada.

    Aliás, boçalnaro nunca será eleito presidente, acorda pra realidade.

    Volta pra debaixo da pedra da qual jamais deveria ter saído, mascu.

    ResponderExcluir
  41. " ...Minha ideia era apenas de votar no bolsonaro uma única vez, asssim ele moralizaria a política e em 2022 votaríamos num candidato progressista para o brasil voltar aos trilhos..." Pelo amor da deusa. Pelo amor da deusa, não li isso vindo de uma mulher que diz ser feminista. Bolsonaro um lixomen, racista, homofobico, que vai contra os movimentos LGBT, é contra os direitos humanos, ler isso partindo de uma mulher é o fim da picada, vão me desculpar!!!

    ResponderExcluir
  42. Terminei O Conto da Aia recentemente... Distopias feministas servem pra mostrar para as mesmas como a vida delas hoje é boa.

    Eu fiquei com a impressão que a Atwood é uma conservadora disfarçada que quis pregar uma peça no "muvimento".

    ResponderExcluir
  43. alguém compreendeu o q o energúmeno das 00:05 (em processo de alfabetização, pelo visto) escreveu?

    Q isso mascu? é uma nova língua lá do seu covil?

    não entendi nada, seu semianalfabeto fanfiqueiro de merda

    ResponderExcluir
  44. Foi só falar da bíblia que caiu a mascara do troll do Chan.

    Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,

    1 Coríntios 6:9


    Pq alguem que diz ter tanto desprezo por religião se importaria que se falasse mentira sobre a bíblia, nao é mesmo?

    Aliás, a bíblia tem passagens bem piores que esta viu?

    ResponderExcluir
  45. "DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS"

    "O único porém é que a maior parte dos textos são em inglês e não é todo mundo que domina a língua."

    Ué????

    ResponderExcluir
  46. "Uma obra interessante se chama Y O Ultimo homem, a historia se passa em uma realidade onde todos os homens morrem do nada, e dai as mulheres tem que se reorganizar como sociedade,"

    Tem um filme assim, antigo até, não sei se é da mesma obra. Os homens ficam relegados às casas de prostituição.

    Esse tipo de "distopia" com mera inversão de papéis (mulher oprimindo, homem sendo oprimido) eu acho bem bosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não , em Y O Último homem, só resta um homem vivo, a obra mostra que sem a limitadores sociais machistas dos homens as mulheres conseguem desenvolver seu potencial e reorgsnireo a sociedade muito bem. Apesar de criticar o feminismo radical em sua narrativa, a crítica ao machismo estrutural e muito mais evidente.

      Excluir
  47. ", "ah, se não posso votar no Lula, vou votar no Bolso""

    E olha a tristeza, conheço um monte de gente que tá falando exatamente isso. Brasileiro não tem cultura política e sim cultura de idolização, chega um cara falando bem e o que você quer ouvir, pronto, ganha voto.

    Manu, Boulos, Barbosa (na hora que ele começar a abrir a boca vai se enforcar, tal qual é com o Ciro Gomes), esse povo não emplaca de jeito nenhum, falta força, maturidade e arroz com feijão.

    Eu tinha alguma esperança no Haddad mas pelo visto o partido não quer dar protagonismo a ele, o que na minha opinião é um erro, aguardemos. Em Março, o papo era diferente. No Lula já não votaria mas o ex-prefeito de SP seria um voto útil legítimo e acredito que ele fez uma boa gestão na cidade. Agora, pra evitar Bolsonaro presidente, eu votaria até no Alckmin já que experiência administrativa pelo menos ele tem de sobra.

    Deixar de votar em alguém em 2018, em vista do que pode acontecer com Bolsonaro eleito, não é mais uma opção para o brasileiro. E também não dá pra votar em qualquer um, tem que ser em alguém com chance real de ganhar o segundo turno. Acho a Manu uma fofa mas gastar voto nela, agora, deixaria o militar cada vez mais próximo da presidência.

    ResponderExcluir
  48. "Na universidade federal na qual estudo quase não há nenhum dia seque que o DCE milite a favor de paltas esquerdistas e com jsso abace pichando partes da universidade....

    29 de abril de 2018 00:05"

    Pelo visto sua universidade é bastante inclusiva, aceitando inclusive analfabetos funcionais como alunos.

    ResponderExcluir
  49. Lola Y o último homem é uma série em hq que já está completa, em si não tem diferença entre uma série em formato HQ para uma em formato Mangá.
    Ele tem uma boa história que pode ser usado de forma limitada, para mostrar as diferenças entre Utopia e Distopia no mesmo cenário de atuação das personagens, mas infelizmente o único foco central é o último homem. Sim poderia fazer uma grafic novel somente com as personagens femininas, de forma ilimitada mas a Vertigo não o fez.
    Mas mesmo assim eu te recomendo nem que sejá como uma simples distração.

    Ps: Acabei de me lembrar que tem um livro de RPG chamado Cyberpunk 2020, no 4shared tem o livro em PDF. Bem ele mostra os dois casos de forma distintas, A Utopia dos mais abastados formado principalmente por presidentes de grandes corporações e artistas, e A Distopia dos miseráveis formada em quase 100% pela classe trabalhadora.
    Mesmo não sendo um romance mas sim um sistema de regras de jogo, ele vale a pena por mostrar quase todos os clichés desse tipo gênero literário.

    ResponderExcluir
  50. 10:13

    ô minha queria (dai-me paciência jesus)

    por acaso esse trecho é de apocalipse como a amiga ali disse? não, né, é de coríntios, como vc mesma mostrou

    não sei se vc entendeu, mas eu tava corrigindo a nossa amiga desinformada q disse q em apocalipse havia algo contra os homossexuais, q bom q vc me ajudou a acabar com esse equívoco, obrigada

    e esse trecho de coríntios tb não diz nada sobre os homossexuais, ok, linda, favor procurar direto no original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade você falou que não havia em parte alguma da Bíblia. Faça como eu que assumi que confundi os textos. Agora você já sabe que há coisas contra os homossexuais. Não e mera interpretação da biblia. Nas tá que você relacione os textos uns com os outros para perceber que homens que se deitam com homens, afeminados, sodomitas, não herdarão o reino de Deus. O que significa receber a danação eterna com os feiticeiros, os mentirosos e os cachorros. Que tal você publicar usando o seu nome, caro troll.

      Excluir
    2. O texto em 1 Timóteo 9, 10 fala que lei é para os sodomitas, palavra usada em referência a pessoas que realizam práticas sexuais "erradas" incluindo aí a homossexualidade. Romanos 1:27 mostra que a ira de Deus estaria sobre vários homens desobedientes incluindo aqueles que abandonaram o uso natural da mulher e se inflamaram de sensualidade uns pelos outros. 1 Coríntios 6:9,10 diz que sodomitas não herdarão o reino de Deus e no verso 11 afirma que muitos cristãos haviam sido praticantes desses pecados mais foram lavados e santificados, ou seja, teriam abandonado tais práticas.
      Ezequiel 16:50 mostra que Deus destruiu Sodoma por suas práticas repugnantes sendo que a palavra traduzida como "práticas repugnantes" é a mesma traduzida como "abominação" em Levítico 18:22 onde Deus chama de abominação homens que se deitam com homens. Em Gênesis 19:5 os homens de Sodoma se reuniram e foram até a casa de Ló exigindo que ele trouxesse para fora os seus hóspedes para os "conhecerem", ou seja terem relações sexuais com eles. E Ló pede que não façam tal coisa. Então a interpretação de que a bíblia condena as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexual faz sentido. Não é mero fruto da cabeça dos lideres religiosos. A noção de que a homossexualidade é pecado na religião judaico/cristã é antiga.

      Excluir
  51. "na hora que ele começar a abrir a boca vai se enforcar"

    se o barbosa vai se enforcar ao abrir a boca, o boçalnaro vai se desintegrar ao vivo

    ResponderExcluir
  52. Felizmente sou EX-COMUNISTA e ex militante marxista.
    Quem nunca foi doutrinado por professor marxista???
    E o pior: o lugar onde eu MAIS fui doutrinado foi num pequeno COLÉGIO PARTICULAR EVANGÉLICO
    O professor de História era um esquizo marxista, eu tirava total nas provas todas dele sempre kkkk ele me elogiava bastante
    Hoje pensando eu fico passado como as pessoas são burras e não percebem a doutrinação nas escolas
    Olavo de Carvalho e o Padre Paulo Ricardo me ajudaram muito, apesar de o primeiro ser um ocultista fracassado e o segundo uma bicha velha fundamentalista, eles denunciaram o Marxismo Cultural e eu fui atrás dos livros que eles indicam pra ver se era verdade, e é mesmo, Gramsci filho do inferno está destruindo o Ocidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estudei em colégio provado e também teve doutrinação dos professores de história,geografia (na parte de geopolitica) e filosofia. Milagrosamente o professor de sociologia não ficava doutrinando o socialismo e aprendemos sobre Weber,Conte, Durkhein e não apenas Marx.

      Excluir
  53. Hoje em dia governos de direita adotam medidas de esquerda, e governos de esquerda adotam medidas de direita
    Está tudo muito confuso, acho essa separação já muito defasada, ultrapassada
    Felizmente sou nacional-desenvolvimentista, nem de direita nem de esquerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nacional-desemvolvimentista gastador de dinheiro público e gerador de inflação e com isso juros altos. Basicamente o que ocorreu em toda a história brasileira e estamos até hoje vivendo no terceiro mundo cheio de intervencionistas e varguistas.

      Excluir
  54. 15:34 - q fanfic mais ordinária e ruim, hein mascu

    ResponderExcluir
  55. Felizmente sou EX-CÂNCERvador e ex militante liberOtário.
    Quem nunca foi doutrinado por professor direitista???
    E o pior: o lugar onde eu MAIS fui doutrinado foi num pequeno COLÉGIO PARTICULAR EVANJEGUE (tinha q ser)
    O professor de matemática era um esquizo câncerva, eu tirava total nas provas todas dele sempre kkkk ele me elogiava bastante
    Hoje pensando eu fico passado como as pessoas são burras e não percebem a doutrinação neoliberaleca nas escolas
    Olasno de Caralho e o Padre Paulo Retardo ajudaram muito na necrose cerebral de inúmeros coitados, o primeiro é um astrólogo fracassado e o segundo um anencétero babaca (pleonasmo) fundamentalista, eles lutam pelo CÂNCERvadorismo Cultural e eu fui atrás dos livros que eles indicam pra ver se era verdade, e é mesmo, Ain Randoida filha do capeta está destruindo o MUNDO

    ResponderExcluir
  56. "e varguistas"

    vargas era direitista câncervador

    e antes desenvolvimentismo q >>>>>>>>>>>neoliberalixo

    países de 1º mundo todos aplicam (algum grau) de social-democracia

    engula essa, liberotário trouxa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vargas foi um dos maiores interventores na economia e é o único político brasileiro que pode ser realmente chamado de facista (sem mimimi de militancia esquerdista). Mandou muitos comunistas à morte mas era intervencionista estatal e todo seu governo girou em torno de um estado centralizado. Os esquerdistas o amam exatamente por isso. Todos os paises de primeiro mundo tiveram economias de livre mercado no passado, tanto que os melhores países do mundo possuem também o maior indice de liberdade econômica. A social democracia que ocorreu depois da europa enriquecer (pobre é de direita e rico vira esquerdista, não esqueçam) colocaram a social democracia em prática e agora estão em crise e desemprego alto, principalmente os países do sul da europa que tiveram um estado muito maior do que a sua acumulação de capitais anterior poderia suportar. Para quem duvida, coreia do sul e cingapura são de primeiro mundo e nunca tiveram social democracia, e sim ditaduras capitalistas que iberaram a economia e colocaram comunistas no caixão.

      Excluir
  57. Que disciplina incrível! Queria muito ter a oportunidade de fazê-la. Parabéns!

    ResponderExcluir
  58. As religiões abraâmicas - judaísmo, cristianismo e islamismo - são produtos da louvação e idolatria a um falso deus, um deus demoníaco, inferior, cruel, aprisionador, que se veste como deus real e que tem infligido horrores à humanidade.

    ResponderExcluir
  59. Você já leu a Bíblia? Se sim, encontrou um deus demiurgo que é elitista, elegendo "seu povo" em detrimento de outros, chamando-os de "o povo escolhido" e ordenando a matança em grande escala, um verdadeiro holocausto de outros povos com uma ligação ancestral comum aos mesmos hebreus? Por incrível que pareça, em comandos de ódio, raiva, ciúmes, capricho e vaidade é esse o deus que se encontra nessas escrituras cristãs e escrituras hebraicas/judaicas. Por que esse deus prometeu a eles uma terra (Canaã) que pertencia a outros? Por que esse deus participou ativamente no genocídio dos Cananeus entre outros povos assassinados por eles? Você não acha o comportamento desse deus muito estranho? Lembre-se que em seu nome ele mandou Abraão sacrificar seu filho Isaac para que a ele fosse provado seu servilismo. Que tipo de pai ordenaria uma coisa dessa a seu filho?

    ResponderExcluir
  60. O deus dos hebreus ou do antigo testamento cristão é o inversor, o satã, o demônio.

    ResponderExcluir
  61. não faz diferença onde está na bíblia que os gays não vão pro céu. os evangélicos usam essas partes para não aceitar gays e foi por isso que a Cristina citou.

    segundo entendimento dos cristãos sodomita e efeminado se refere aos gays. as palavras homossexual e gay sequer existiam naquela época.

    além disso em levídicos está

    "Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação.

    Levítico 18:22"

    vai dizer que não se refere aos gays tbm?

    e tua bíblia tem passagens muito piores, troll que se passa por feminista.

    segundo a bíblia se uma mulher virgem for estuprada no campo ela é obrigada a se casar com o estuprador. se ela for estuprada na cidade tem que ser apedrejada até a morte pq "não gritou".

    "Se uma virgem se tiver casado, e um homem, encontrando-a na cidade, dormir com ela,
    conduzireis um e outro à porta da cidade e os apedrejareis até que morram: a donzela, porque, estando na cidade, não gritou, e o homem por ter violado a mulher do seu próximo. Assim, tirarás o mal do meio de ti.
    Mas se foi no campo que o homem encontrou a jovem e lhe fez violência para dormir com ela, nesse caso só ele deverá morrer,
    e nada fareis à jovem, que não cometeu uma falta digna de morte, porque é um caso similar ao do homem que se atira sobre o seu próximo e o mata:
    foi no campo que o homem a encontrou; a jovem gritou, mas não havia ninguém que a socorresse.
    Se um homem encontrar uma jovem virgem, que não seja casada, e, tomando-a, dormir com ela, e forem apanhados,
    esse homem dará ao pai da jovem cinqüenta siclos de prata, e ela tornar-se-á sua mulher. Como a deflorou, não poderá repudiá-la em todos os dias de sua vida.

    Deuteronômio 22:23-29"

    ResponderExcluir
  62. Acima de tudo MISOGINIA, HETEROSSEXISMO, IMPOSIÇÃO COMPULSÓRIA DA HETEROSSEXUALIDADE tudo isso e muitas outras bostas mais tá tendo na "Bíblia Sagrada" sim. Esse livreco imundo de faz-de-contas escrotos não serve nem de banheiro pra cachorro, não presta nem pra limpar rabo sujo de diarreia. O monte de mentiras machistas anti-científicas que é a bíblia não tem nenhum valor de verdade, é completamente irrelevante para a realidade da humanidade.

    ResponderExcluir
  63. ô minha lindaaaa (paciência deus)

    a cristina espalhou uma desinformação, a de q em apocalipse havia algo contra os homossexuais, o q não é verdade e o q eu desmenti

    PONTO

    não interessa a forma errada com q os cristãos interpretam a bíblia, menos ainda a forma errada com q joão ERREira de almeida traduziu a bíblia

    Não há em apocalipse, em coríntios e em nenhum lugar do novo testamento algo contra os gays

    Tb não há em qualquer lugar da bíblia algo contra os homossexuais vindo de Deus

    essa passagem aí foi escrita por moisés e o q aquele estrume adorador do diabo achava pouco importa

    e pra finalizar: a lei mosaica não vale p*rra nenhuma pra época da graça q estamos vivendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é mesmo? Não é engraçado que a bíblia não faça nenhuma referência a qualquer casal de homossexuais. Não é curioso que as orientações do apóstolo Paulo para familia se refiram a união de um homem e uma mulher e nunca de um casal gay, mesmo num mundo em que a prática homossexual era normal como no mundo romano? Na época dos apóstolos os não judeus já estavam se convertendo ao cristianismo e é mesmo assim nada se falava sobre casais homossexuais. Nenhuma orientação para estas famílias. Então é bem evidente o porquê do preconceito dos religiosos com a homossexualidade. Não se trata de mera interpretação errônea. A biblia chamou de abominação e condenou os "sodomitas" e "afeminados". Não faz menção a existencia de homossexuais entre os cristãos. Se você não percebeu nada estranho quem não está conseguindo ler e interpretar a bíblia e você. Minha opinião é a de que os evangélicos deveriam contextualizar o texto, perceber que é um livro antigo escrito por um povo ainda muito primitivo. Então não cabe mais levar a sério a homofobia biblica. Só isso.

      Excluir
  64. "Não, em Y O Último homem, só resta um homem vivo, a obra mostra que sem a limitadores sociais machistas dos homens as mulheres conseguem desenvolver seu potencial e reorganizando a sociedade muito bem. Apesar de criticar o feminismo radical em sua narrativa, a crítica ao machismo estrutural e muito mais evidente."

    Y O Último Homem não é uma obra feminista, pelo contrário. Em um mundo cheio de mulheres interessantes e finalmente livres, sem as limitações masculinas dos homens as restringindo, e somente um homem restante, você pensa que a história se concentra nas mulheres? Nada disso! O foco da revistinha é no homem - mais uma vez - (lembrando: o único homem que sobrou em um mundo inteiro de mulheres) tudo girando em torno dele. Isso não tem nada de feminista, é muito masculinista isso sim!

    A HQ é quase a realização do sonho erótico de um punheteiro patético que deseja todas as vaginas para si mesmo. Considerando a maneira machista que as mulheres são representadas, totalmente de acordo com a perspectiva masculina, não com a realidade das mulheres. Tipo as próprias feministas radicais que foram citadas, elas são "vilanizadas" e mostradas como odiadoras de homens loucas irracionais completamente sem sentido, essa é uma visão totalmente masculina, egocêntrica, forçada, desesperada, misógina, mentirosa e sem noção. Até parece que elas gastariam todo seu tempo e energia odiando seres que nem existem mais, se focando totalmente em homem, em vez de fazer inúmeras outras coisas mais importantes e interessantes, por exemplo: interagindo entre si e com as outras mulheres, realizando seus próprios projetos, reconstruindo uma verdadeira sociedade feminina com as outras mulheres, estudando os efeitos do machismo causados nas mulheres pelos homens e pela sociedade masculina e assim descobrindo e colocando em prática formas de resolver esses problemas, curando o mundo do masculinismo/machismo e misoginia (internaliza), celebrando e curtindo a vida e a liberdade, etc. etc. etc.

    ResponderExcluir
  65. "DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS"

    "O único porém é que a maior parte dos textos são em inglês e não é todo mundo que domina a língua."

    Ué????

    29 de abril de 2018 10:13"




    Eis o nível do ensino público brasileiro.

    ResponderExcluir
  66. Ô imbecil das 13:42, o que isso tem a ver?! É pós-graduação em Letras, não Letras Inglês. Não temos (ainda) pós-grad em Letras Inglês na UFC. Na UFSC, por exemplo, tinha, era a PGI (Pós-Graduação em Inglês), e todos tinham que saber inglês. Mas essa não é uma prerrogativa na pós-grad em Letras de nenhum lugar. Menos de 10% da população brasileira fala inglês, e o fato de alguém estar na pós não coloca a pessoa automaticamente em outro patamar. Várias alunas e alunos desta minha turma falam inglês, e vários outros não falam. Por isso tento encontrar traduções e textos em português (ou em espanhol).
    E vc sabe que o "nível do ensino público brasileiro", pelo menos no nível superior, é muito mais alto que o nível do ensino privado. Ou nem isso vc sabe?

    ResponderExcluir
  67. 23:53 - o mesmo mascu fanfiqueiro comentando pra concordar consigo mesmo, qua qua qua

    00:02 - nossa liberotário, vc é um otário mesmo

    q o vargas era um direiteba câncerva e babaca isso ng tem dúvidas

    mas isso aí de "Todos os paises de primeiro mundo tiveram economias de livre mercado no passado" É HISTÓRIA PRA BOI DORMIR

    vc acha q engana quem? seu liberotário de bosta

    "indice de liberdade econômica" é uma FRAUDE, ng a não ser os neoliberalecos punheteiros levam isso a sério

    Sabe um lugar onde tem bastante livre mercado e nenhum estado? Somália

    A somália deve ser o melhor país do mundo, né, seu liberotário de merda

    Social democracia ocorreu na europa DESDE O INÍCIO DO SEC 20

    "pobre é de direita" (fonte: sua uretra) "rico vira esquerdista" (gente rica é inteligente então, né? q bom q já q vc odeia tanto a esquerda assim vc vai preferir ser um liberotário mais otário do q de costume e ser pobre só pra não "virar" esquerdista)

    "e agora estão em crise e desemprego alto" (fonte: já sabe)

    Não é o q os países nórdicos dizem, aliás, portugal está resgatando sua social-democracia e saindo do limbo q os neoliberalecos a deixaram

    coreia do sul e Singapura (com S, seu analfabeto) não são exemplos de PORRA nenhuma, um é um cúmulo de pobreza e desigualdade social, vamos ver o q o atual presidente ESQUERDISTA faz pra resolver, pq a presidente babaca e neoliberaleca já foi chutada, felizmente

    e o outro é um quintal da malásia menor q a cidade de jaú em SP, qua qua qua

    "ditaduras capitalistas" - como aquela do pinochê e da odiadíssima tatcher? quero não, obrigado, pega a ditadura e enfia no seu ...

    "colocaram comunistas no caixão" - e ditadoras fascistas, portanto direitistas, NO QUINTO DOS INFERNOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia argumentar com o comentário de modo mais adulto e menos infantil, porque a relaidade mostra a venezuela se empobrecendo cada vez mais e o chile ascendendo e são dois tipos de economias diferentes, uma é esquerdista e a outra de direita.

      Excluir
  68. Quero ler todos! Ideia ótima.

    ResponderExcluir
  69. * misoginia (internalizada)

    ResponderExcluir
  70. Ai, Lola, sua maravilhosa!
    Uma pena (pra minha pessoa) que vc leciona na UFC. Se voltar pra UFSC - agora como docente - serei a primeira inscrita em qualquer matéria :)

    Mia

    ResponderExcluir
  71. 18:03 - babaca

    a venezuela não é o único país esquerdista no mundo e muito menos o chile o único país direiteba no globo

    quem não consegue transpassar de uma argumentação nível pré-escolar é vc, otário

    "Anarcocapitalismo é a maior falácia da atualidade. Não é anarquismo de forma alguma, pois só tira o poder do Estado para colocar nas mãos das grandes corporações"

    OLD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é o único país esquerdista do mundo mais foi um dos que chegou ao extremo, sendo que o brasil e a argentina estavam indo para o mesmo buraco com a dilma querendo criar comissões de "grupos sociais" e a cristina mandando embora os investimentos estrangeiros e estatizando companhias (além do calote). Todos os governos esquerdistas tem a tendencia de gastar mais do que devem e deixar o país em crise, enquanto que os de direita tiram buracracias,impostos e facilitam a criação de novos empregos. E se não tivernos um presidente desse ano e que coloque a reforma da previdência em pauta o país vai falir.

      Excluir
  72. Obrigada pela sua generosidade, Lola, sua linda! Você merece tudo de bom. Espalhar conhecimento é para poucos professores. Parabéns!
    Beijo grande.
    Iza

    ResponderExcluir
  73. "e deixar o país em crise"

    fonte: seu cu

    "facilitam a criação de novos empregos"

    não é o q o governo temerda e macri (lixo) dizem

    é exatamente o contrário, quem joga governos na latrina da crise financeira, política e social são os governos direitebas

    Enquanto q governos de esquerdas ASCENDEM os países q administram, como é o caso de Portugal

    ng aqui vai cair na tua lábia podre não, ô liberotário trouxa

    ResponderExcluir
  74. Um filme novo que tem tudo a ver com seu curso é o "Eu Não Sou um Homem Fácil" na Netflix
    www.netflix.com/title/80175421. A diretora Eleonore Pourriat já tinha feito um curta com a mesma temática, "Maioria opressora", que teve bastante sucesso em 2014. Vale a pena assistir e discutir!

    ResponderExcluir
  75. A disciplina é simplesmente maravilhosa. Foi uma feliz jogada do destino ter a satisfação de participar dela. Confesso que dá um trabalhão ler tudo o que a disciplina propõe, porque tenho pouquíssimo tempo, mas é tão gratificante e interessante que não canso de agradecer por tê-la escolhido.

    Voe, Lola.

    ResponderExcluir
  76. Finalmente baixei toda a bibliografia e vou me organizar para escrever meu projeto com base nessa ementa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  77. Eu estou iniciando o meu projeto de TCC sobre Handmaid's Tale.
    E eu estou simplesmente apaixonada por essa disciplina. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir