segunda-feira, 7 de março de 2016

NÃO SER TÃO GOSTOSA: A DIFICULDADE DA MAIOR SURFISTA BRASILEIRA

"Praias não são passarelas e atletas não são modelos", diz Silvana Lima

Recebi esta ideia para post da Mariana Corrêa, uma fã amadora de surfe que "não entende muita coisa não, só acha o esporte lindo e admira quem pratica". 
Tive que fazer várias adaptações no texto, então não sei se é exatamente um guest post. Mas mantive a voz em primeira pessoa da Mariana sempre que possível. De toda forma, fica aqui minha gratidão por me informar sobre Silvana Lima. E alguém me explica como essa moça linda não é vista como linda?

Eu sempre vejo matérias sobre esse suposto padrão de beleza que querem que nós engulamos. No entanto, nunca pensei muito sobre o assunto. Acho revoltante, mas nunca tinha realmente parado para refletir. Aí vi uma matéria na BBC Brasil. 
Sabe, eu acompanho o surfe há anos. Quando li essa matéria, me deu um nó na garganta. Como os patrocinadores desse esporte podem ignorar o talento e dedicação de uma atleta por simplesmente ela não se encaixar em um padrão imposto por sei lá quem?
Infância sofrida: Silvana e seus irmãos
Silvana Lima é a melhor surfista do Brasil e um modelo de superação. Ela é de Paracuru, Ceará, e morava na beira da praia em uma barraca. Ela vendia adesivos para poder comer. O pai era pescador, mulherengo (Silvana tem outros vinte irmãos da parte de pai, além dos cinco com quem cresceu junto), e batia na mãe. Não sei sobre a profissão da mãe, mas tinha problema com álcool. 
A primeira prancha de Silvana foi um pedaço de madeira que ela mesma furou e colocou uma quilha. Prancha de verdade mesmo ela só teve aos 15 anos, presente de um dos irmãos. Ela não conseguia patrocínio e, para bancar as despesas das viagens para competir (imagina o preço das passagens para Austrália e Nova Zelândia, onde ocorrem as principais competições!), ela chegou a vender o apartamento, o carro, e as crias dos cachorros buldogues que ela tem. Com a vendas dos filhotes, conseguiu ir competir na Europa. 
Silvana mostra as cicatrizes decor-
rentes das cirurgias nos joelhos
Foi vice mundial duas vezes, em 2008 e 2009. Mas, em 2011, rompeu o ligamento do joelho esquerdo. Passou por várias lesões e cirurgias. Disse ela numa entrevista: "Sou muito guerreira. Depois de toda dificuldade que tive na minha vida, não eram três cirurgias que iam me derrubar".
Hoje com 31 anos e vivendo em Itabuna, Bahia, e treinando em Itacaré, Silvana foi capaz de tirar a família da cabana de praia e comprar uma "casa de verdade" para a mãe.
Mas ainda é muito difícil, porque os patrocinadores a ajudam apenas com material, e até recentemente, não com dinheiro. Enquanto surfistas brasileiros homens recebem o apelido de "Brazilian Storm" (Gabriel Medina, Filipinho Toledo, Miguel Pupo, Raoni Monteiro, Adriano de Souza e Alejo Muniz) por se destacarem no cenário do surfe mundial, Silvana, principal surfista feminina e talvez a melhor de todos os tempos no Brasil, fica de fora dessa descrição por ser mulher.
Ano passado os "meninos" foram falar no programa de Ana Maria Braga. Silvana não foi chamada: "Se a Brazilian Storm fosse formada por sete brasileiras e tivesse um homem ali por perto, é claro que iríamos incluir esse cara. Eles só pensam na mulher que eles vão pegar e não na mulher que está ali na batalha pelo mesmo objetivo. [...] Me sinto excluída. Sinto preconceito pelo fato de ser mulher".
Outras ótimas respostas de Silvana em entrevista
(clique para ampliar)
Agora para 2016 Silvana tem um bom patrocínio, que lhe garantirá disputar todas as etapas seis estrelas e duas viagens para treinamento, algo que não fazia há cinco anos. 
Hoje ela tem o patrocínio de uma marca grande, mas espero que seja reconhecida tanto por admiradores do surfe, quanto por jornalistas e pelos próprios surfistas, pela atleta exemplar e talentosa que ela é.
Confesso que acho surfistas como Alana Blanchard, Claudia Gonçalves, Maya Gabeira muito mais bonitas que Silvana Lima, talvez também por eu estar engessada nesse padrão imposto. Mas isso não me impede de ver o quão grande e maravilhosa essa mulher é no surf feminino. Surfista homem não tem que ser modelo para conquistar patrocínio.
Silvana com Fernanda Lima

Não estou querendo desmerecer as atletas que Silvana chama de modelinhos, todas essas que citei que acho bonitas são ótimas atletas também. Só me indigno com o fato de Silvana ser ignorada por não seguir esse padrão de beleza das outras. Como diz Silvana, ela é "surfista profissional, não modelo". 
É absurda a dificuldade de uma mulher como ela, "fora do padrão", num esporte dominado por homens. As mulheres já ficam em segundo plano no surfe e, por Silvana não ser a "loirinha surfista", fica mais fora ainda. Num lindo vídeo, Silvana disse que até poderia colocar silicone nos seios, pintar o cabelo, usar lentes azuis para os olhos, mas não seria ela. 

153 comentários:

  1. O machismo no esporte é muito evidente, não imaginava esse grau no surf, alias o protagonismo esportivo é sempre nos homens, quando a mulher entra na mídia pelo esporte é sempre pelo jornalismo punheteiro, ganha o título de musa, tem que falar sobre sexo e seus relacionamentos, nunca é sobre sua visão do esporto.

    Entre os dirigente acho que é exatamente a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Beleza sendo levada em conta. Qual a novidade nisso?

    ResponderExcluir
  3. Teve uma menina de 13 anos que fez uma carta pra uma revista de surf, pedindo que colocassem mulheres no surf, a única parte que tinha mulheres eram as modelos.

    ResponderExcluir
  4. http://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/28/ciencia/1432828182_745841.html?id_externo_rsoc=FB_CM

    machismo e racismo podem ser apagados da memória.

    ResponderExcluir
  5. Eles preferem falar da musas ou da namorada do jogador reserva de time de quarta divisão, que colocar mulheres no esporte e tem sim, pq toda semana pode sair uma reportagem com Neymar o Cr7 e não pode sair com a martha ou daiane dos santos, serena willians etc...

    ResponderExcluir
  6. Toda semana no yahoo a gente fica sabendo quem neymar pegou, quem cristiano ronaldo pegou. Pouco me importa se fosse uma mídia de fofoca mas em página de esporte é até vergonhoso. Dps fala que mulher que gosta duma fofoca, mas em página de esporte usando de fofoca pra objetificar mulher é foda.

    ResponderExcluir
  7. Fora aquele esporte bizarro chamado lingerie futebol sei lá o que, um monte de mulher de lingerie jogando rugby. Mas Homem de cueca jogando nada, homem pode ser levado a sério. Um monte de atleta por aí querendo ser reconhecida, daí eles pegam um monte de modelo pra jogar de lingerie.

    ResponderExcluir
  8. Ser esportista não é fácil, ser uma esportista mulher é esforço em dobro. Infelizmente, a meritocracia não existe para nós em várias situações e setores. Não é incomum mulheres serem favorecidas por seus superiores em função do grau de beleza em vez de sua competência e qualificação.
    Como entusiasta do futebol feminino, há tempos acompanho a saga por valorização que as atletas almejam. Com um patamar de investimento semelhante ao de várzea, as meninas tentam competir de igual para igual com países um pouco mais igualitários e ainda sofrendo com o egoísmo e recalque de seus colegas homens (me refiro ao mimimi de um famoso e milionário jogador sueco com o reconhecimento de uma colega de profissão). Mesmo nos Eua, o esporte que é considerado feminino e tem muita audiência, tem jogadora top com salário considerado abaixo da linha da pobreza de lá.
    Aqui no Brasil, então... Já ouvi milhares de desculpas. A clássica é que se o esporte tivesse atletas mais gostosas e trajadas com uniformes mais sexies, os homens poderiam assistir e talvez o investimento fosse viável.

    ResponderExcluir
  9. Lola, eu também me irrito com esses machistas no esporte.
    E basta uma mulher se destacar, o que eles fazem? Comentam sobre a Beleza dela, sobre a gostosura, como se o esforço que ela fez pra chegar não valesse de nada.

    Esses machistas são piores que o esquerdista Hitler!

    ResponderExcluir
  10. Com as olimpíadas chegando, é uma boa hora de criticar e mostrar o tanto de machismo e objetificação que está incrustado no meio esportivo.
    OBS: No ano passado foi a primeira olimpíada em que todos os países tinham pelo menos uma atleta,e isso foi porque a Grã-Bretanha exigiu,quase deu briga com vários países(principalmente os árabes). Isso vai se repetir no Brasil?

    ResponderExcluir
  11. Aqui outra notícia de cair o queixo: "Taekwondo pode apostar em uniforme mais sensual em busca de popularização" http://saltoalto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/21/taekwondo-pode-apostar-em-uniforme-mais-sensual-em-busca-de-popularizacao/
    Olhem a foto do meio aqui, machos sentados em suas mesas avaliando a modelo com novo uniforme http://en.mastkd.com/2013/08/female-taekwondo-uniform-could-be-redesigned/ Coincidência não ter uma única mulher nessa reunião????

    E no que deu isso? Em nada, mas agora em 2015 a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) lançou o primeiro concurso "musa do taekwondo", com o mesmo objetivo, "popularizar o esporte". Olhem que ridículo http://globoesporte.globo.com/taekwondo/noticia/2015/07/brasiliense-de-23-anos-vence-eleicao-de-musa-do-taekwondo-2015-fotos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sad but true, 13:15. Na época em que eu lutava tkd vez em qnd tinha concurso de Miss Tkd anexo às competições

      Excluir
  12. No Brasil não seria diferente né, usam de um tudo pra tentar vender a mulher.

    ResponderExcluir
  13. Gente eu to assustada com o estado islamico, eles executaram uma pessoa pq ela faltou as orações.

    as pessoas deixam que as leis contra o direitos humanos imperem e tem acara de pau de falar que é pra não causar uma guerra sei lá o que, mas se fosse dinheiro ou poder eles fariam quantas precisassem né, eles se meteriam em qualquer buraco que tivesse grana não foi assim em qualquer país aqui no Brasil os portugueses brigaram morreram e mataram pra explorar nosso país, mas pra conter esse povo não podem fazer nada com tanta tecnologia, é de dar nojo a inércia diante da crueldade humana.

    Desculpe falar do islã de novo eu sei que é chato mas eu não poderia deixar de compartilhar com vocês minha indignação.

    ResponderExcluir
  14. Imagina, nem existe machismo no Brasil e feminismo é mimimi

    ResponderExcluir
  15. vai ter manifestação pró impeachment? mas aí quem fica é o vice , ou seja vão trocar só o gênero pq é tudo do mesmo saco, eu acho...

    ResponderExcluir
  16. Estranho mesmo, quando se tratou de dinheiro o Bush pediu pra invadir o Iraq.

    Mas voltando ao tópico, além de no Brasil o atleta não ser valorizado só m pouquíssimos esportes, as mulheres são reduzidas a meros objetos, quando tem mulher como protagonista ou quando não tem eles arrumam uma desculpa pra colocar mulher nua.

    ResponderExcluir
  17. 13:35 nossa que bom saber da sua indignação! Estado Islâmico executa pessoas por motivos banais TODOS OS DIAS mas que bom que hoje vc ficou indignada com essa morte em específico, né? Porque quase ninguém fica indignado com isso, mudou nossos dias!

    Ah e corrigindo tua última linha, vc quis dizer "desculpa falar do Estado Islâmico", pq Islã é outra coisa :)

    ResponderExcluir
  18. Sei bem o que é machismo no esporte. Voltei a nadar ano passado,e na minha turma só tem homens. No começo, esperavam que eu fosse mal, e a surpresa deles em me ver nadando bem e com velocidade me ofende de verdade.

    ResponderExcluir
  19. 13:41 claro meu amor, porque quem tá na presidência dos EUA hoje em dia é o Bush 2, do mesmo partido e corrente política que ele, inclusive com o mesmo dinheiro em cofre sobrando pra gastar. Porque será que não invadiram o Estado Islâmico, né?

    ResponderExcluir
  20. 13:35 só eu achei genial a comparação desse ser entre portugueses invadindo Brasil com invasão ao Estado Islâmico? Tipo, contexto político, econômico, histórico, tudo a ver!

    ResponderExcluir
  21. O patrocínio vai para quem dá visibilidade para marca, simples assim.

    O resto é choro, que aliás é livre!

    ResponderExcluir
  22. Nossa é mesmo, 13:59? Obrigada por compartilhar a sabedoria, ninguém sabia disso =o

    Questionar porque só homens dão visibilidade e mulheres não (só se forem objetificadas), isso pode? Acho que vc não percebeu mas é o que estamos tentando fazer aqui rs

    Se ficou incomodado o resto é choro, que aliás é livre ;)

    ResponderExcluir
  23. Faz sentido sim os portugas não tiveram medo dos índios, pq agora o povo tá com medo desses islamicos.

    ResponderExcluir
  24. Essa é a política do olho gordo onde tiver grana é meter a mão, se tivesse uma fonte de ouro tavam plantados lá cheios de tropas de tudo quanto é país, igual aqui no Brasil, parece que só o poder importa.

    Vai ter manifestação parece que é dia 13 agora, vai dar em nada...

    ResponderExcluir
  25. Teve uma pessoa que falou no post anterior...

    que site papo de homem falava de machismo, não se iluda esses sites tipo papo de homem é tudo machista na sua essência, a maioria só fala de sexo toda hora, mostra as mulheres nua etc..., eu ia falar isso que existe matérias nesses sites tipo oba oba e papo de homem, mas o site em si é machista, não há qualquer preocupação em desconstruir o machismo e estereótipos de gêneros por parte homens héteros aqui no Brasil.



    ResponderExcluir
  26. Agora a empresa tem q ser obrigada a patrocinar a mulher só não q eh surfista?
    Obvio que uma surfista bonita chama mais atençao e é melhor pro patrocinador. Não tem machismo nenhum aí, só tem patrocinadores visando o que faz mais sucesso e gera mais lucro.

    ResponderExcluir
  27. Até uns tempos esporte era só pra homem como qualquer espaço público, o que eles fizeram querem participar certo mas vão ter que ser postas como objetos, querem fazer sexo certo mas vai ter que ser nos moldes de filmes porno, querem trabalhar certo mas vai ter que ganhar menos e fazer o jantar e ainda cuidar dos filhos sozinhas.

    É como disseram tudo vai ser pela ótica masculina, quando digo tudo é tudo mesmo, quem lê revista feminina sabe do que eu to falando.

    Só um Adendo :ao anom
    Acho dificílimo ter esse tipo de site/blog. Pra o homem desconstruir o machismo ele vai ter que abrir mão dos privilégios, pra ele desconstruir estereotipos de gênero vai ter que ser contra homofobia.

    ResponderExcluir
  28. Gente off topic
    Eu vou fazer um partido do homem brasileiro mas só com mulheres, vamos aprovar qualquer coisa que cerceie a liberdade masculina. Vai ser engraçado, pq vamos logo ser chamadas de misandricas mas o contrário ngm se manifesta né.

    ResponderExcluir
  29. 14:40 se o patrocinador deixa a qualificação da mulher no esporte em último plano e vende apenas uma imagem da atleta como material de punheta (loira, boazuda, maquiada até debaixo d'água, de biquíni fio dental e foto da bunda) pra tirar grana de babaca punheteiro enquanto os homens não precisam servir de material de punheta pra terem patrocínio, tão lá com cabelo bagunçado, sem maquiagem, usando o macacão adequado e com fotos do rosto ao invés de da bunda então é machismo sim. Aceita e chora que dói mais.

    ResponderExcluir
  30. Ô anon das 14:40, vc não tem coragem de fazer esse comentário sem ser anônimo, né? Porque sabe que seria ridicularizado sem dó. Ó a pergunta totalmente estúpida que vc faz: "Uma marca de surfe tem q ser obrigada a patrocinar a melhor surfista?" Primeiro, ninguém é obrigado a nada. Se uma marca de surfe quiser ME contratar, eu que mal sei o que é uma prancha, ou quiser contratar uma modelo que não surfa, ou quiser contratar uma surfista que não está entre as melhores do mundo, mas está dentro do padrão de beleza, o problema é da marca. Segundo, geralmente as marcas esportivas costumam patrocinar os melhores esportistas de cada modalidade. Por que será? Porque as marcas querem se associar a quem vence competições, a qualidades como superação, esforço e talento. Com os esportistas homens isso acontece direto, e ninguém dá a mínima se o atleta não é lindo. Mas, quando a esportista é mulher, o que será avaliado em primeiro lugar será sua aparência; depois, seu talento. E isso é ridículo. A esportista não está num desfile de moda. Mascutroll, vc deve ter ouvido falar que feminismo luta por direitos iguais: se pros atletas homens a aparência não importa, por que deveria importar pras atletas mulheres? Se o feminismo não problematizar questões como essas, certamente não será você, um machista ignorante, que pensará nisso sozinho.
    E ninguém até agora veio tentar explicar por que Silvana não está dentro do padrão de beleza. É a cor dela? Ela não é branca o suficiente? Continuo no aguardo de alguma justificativa que não seja racista. Porque, na minha opinião, Silvana, além de super talentosa, que é o que importa, também é lindíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce não ve nada de errado com ela, então porque não oferece um patrocínio?

      A justificativa é simples e já foi apontada, ela não recebe patrocínio porque acham que a visibilidade que ela dará a marca não é suficiente.

      E outra, a respeito dos direitos iguais, isso já acontece tanto faz se for homem ou mulher, o que trazer mais dinheiro pra empresa será contratado.

      O que você quer é obrigar as pessoas a não querer ver mulher gostosa, e isso não vai acontecer nunca. As pessoas (homens e mulheres) gostam de ver mulher bonita e é isso que da dinheiro.

      PS: Sobre a Silvana, não acho q ela seja feia, e que se conseguir aparecer mais no cenário mundial do surfe conseguirá sim patrocínio sem ter que apelar pra sexualidade.

      Excluir
  31. Tem gente que é muito burro ou se faz, só pode...

    "surfista bonita chama mais atençao e é melhor pro patrocinador. Não tem machismo nenhum aí"

    Porque surfista bonita chama mais atenção pro patrocinador? Porque surfista mulher com beleza "normal" não dá o mesmo lucro que homem surfista "normal"? Porque surfista mulher pra dar lucro pro patrocinador precisa ser bonita?

    Aí vc vai responder "porque a maioria do público é masculino", sim isso é óbvio. Mas porque a maioria do público é masculino? Porque não fazem esforço nenhum pra popularizar o surfe entre as mulheres e assim ganhar mais dinheiro com mais público?

    Agora em um contexto mais amplo, porque diabos esporte feminino não é incentivado entre as mulheres?? Porque a sociedade pensa que mulher só dá lucro em coisas como roupas, cosméticos, produtos de limpeza, etc? Porque essa divisão de mercado entre gêneros na sociedade???

    Só tem uma explicação: machismo. Vem dizer agora que "não tem machismo nenhum aí".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Viviane)
      "Agora em um contexto mais amplo, porque diabos esporte feminino não é incentivado entre as mulheres??"

      Anon de 15h36, isso já começa nas aulas de Educação Física dos colégios, em que meninos são bem mais incentivados a competir e participar de esportes coletivos. Afinal, "menina prática esporte para se manter em forma", ou seja, se adequar ao padrão de beleza...

      Excluir
  32. Resumindo, é machismo puro desde a raiz. Começa na divisão do mercado por gêneros, que faz com a maior parte do público de surfe seja masculino. Como consequência isso leva a objetificação das atletas na área, afinal já que o público é masculino se objetificar vão "vender mais" pro patrocinador. Ou seja, é machismo a partir do momento em que mulheres e homens com o mesmo talento, mesma capacidade, são tratados de forma diferente por patrocinadores, mídia e público.

    ResponderExcluir
  33. Na verdade 15:40 amanhã é dia do choro dos otários que nem vc KKKKKK

    ResponderExcluir
  34. Agora se tu virar pra mim e dizer "mas isso não é machismo" parabéns, já pode receber teu certificado de QI negativo!

    ResponderExcluir
  35. Mesmo que haja falta de incentivo, será que precisa por uma musa em tudo quanto é lugar, já basta no carnaval, porque uma coisa masculina precisa necessariamente objetificar as mulheres, e pq até um comercial de cerveja que é consumido por ambos é voltado para um sexo só.

    ResponderExcluir
  36. mimi falou os caras que criam página pra chorar por conta da friendzone, ô raça chata essa de machista.

    ResponderExcluir
  37. 15:42 é verdade. Lembrei de um comentário do Ryan Reynolds sobre um assunto parecido, quando estavam gravando Deadpool os produtores diziam "Precisamos dar um jeito de focar no romance sem ficar chato ou as mulheres não vão vir ao cinema". Falaram pro Ryan Reynolds sobre isso e ele respondeu "Não, cara, não faça isso. Mulheres gostam de filmes de super heróis, elas vão vir assistir. Elas gostam". E eu, mulher cis, portadora de duplo X, peitos, clitóris e vagina já assisti Deadpool duas vezes. Assisti duas vezes porque gostei do filme, nem sabia que ele tinha dito isso, mas se ajudou a confirmar o que Reynolds disse e fazer os produtores pararem com essa palhaçada de enfiar romance em todo canto (e que um monte de vezes termina malfeito pra porra) eu assisto mais dez vezes. A verdade é que esses imbecis se apegam a essas lorotas estúpidas que mulher só gosta de romance e maquiagem e nem se dão ao trabalho de tentar apresentar algo fora desse universo limitado pra elas.


    15:40 só amanhã, jura? Achei que pra vocês mascus todo dia fosse dia de mimimi. Ah, é mesmo, amanhã o mimimi mascu vai ser especialmente transbordante. Beleza, vou lá buscar o caminhão pipa de male tears. Volto já.

    ResponderExcluir
  38. Será que patrocinar uma surfista menos bonita e mais talentosa dá menos dinheiro para o patrocinador? Tenho minhas dúvidas se alguém realmente fez essa medição ou se trata apenas de mais uma explicação convenientemente inventada para justificar o que eles saber ser errado.

    ResponderExcluir
  39. Claro, 15:56, a igualdade já existe. Tanto existe que atleta homem agora precisa ser loiro, se encaixar nos padrões de beleza, viver maquiado e bem penteado até debaixo d'água, tem que usar fio dental e ficar tirando foto da bunda pra ser patrocinado. Eu poderia dar mais exemplos, mas hoje tô ocupada. Preciso manobrar o caminhão pipa pra recolher male tears dos mascus amanhã. Tchau.

    ResponderExcluir
  40. Titia
    é como dizem Palavras para os aliados, espadas para os inimigos.

    ResponderExcluir
  41. É impossível argumentar com alguém tão ignorante como vc, mascutroll das 15:56. Eu não ofereço patrocínio porque não sou uma marca de surfe, não sou empresa, não tenho nada a ver com surfe. A "justificativa" não é nada disso, ô bestalhão! Ela é uma das melhores surfistas do mundo e a melhor surfista mulher da história do Brasil. Fora isso tem um passado que é pura superação. Ou seja, ela TEM visibilidade nao só nacional mas internacional. Ela precisa é de patrocínio. Pra vc problematizar sobre porque um padrão que vale pra mulher não vale pra homem é "direitos iguais já acontecem". Pela enésima vez: ninguém quer obrigar ninguém a nada. Como a sua lógica faz o salto de "não contratam a moça por ela estar fora do padrão" para "vc quer obrigar as pessoas a não querer ver mulher gostosa"? Vc não tem linha de raciocínio, é ignorância do começo ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve salto.

      Empresa quer dinheiro. Mulher bonita da dinheiro. Empresa quer mulher bonita.

      Pra mudar isso ou a empresa para de contratar quem da dinheiro. Ou o povo tem que parar de gostar de mulher bonita.

      Direitos iguais é: vc traz X de popularidade e ganha contrato;
      E não: aiiinn mas ele feio e ganhou contrato pq eu não ganho tb?

      Se surfista homem traz mais popularidade que mulher é pq o povo da mais atencao.

      Aceita ou chora, a escolha é sua

      Excluir
    2. Lola, dói no peito dizer isso, mas acho que neste caso o mascu está certo.

      Excluir
    3. Não anonimx, o mascu não tá certo. Ele é só mais um ignorante que usa o velho argumento do senso comum. O simples fato dele dizer que direitos iguais já existe mostra a ignorância.
      Sabe o que seria exatamente igual? Se os requisitos pra dar lucros fossem iguais tanto pra homem quanto pra mulher.
      Ou os dois são patrocinados pela aparência ou os dois são patrocinados pelo talento.
      E ele ainda usou o argumento de quinta série pra falar "ain então patrocina você"
      Se duvidar, você e ele devem ser até a mesma pessoa.

      Excluir
    4. Acontece 21:21, que homens e mulheres não são iguais e nunca serão. Não tem como os requisitos pra dar lucros serem iguais porque o povo espera coisas diferentes de surfistas homens e mulheres, é isso que determina a popularidade. Você não pode forçar o público a dar mais valor ao surfe feminino ou a não querer ver mulher bonita.

      Enfim, dito isso, eu boto muita fé na Silvana. Adimiro ela por não ter apelado pra sexualidade (a maioria das mulheres não teria feito o mesmo) e por todas suas conquistas. Tenho certeza que se batalhar um pouco mais as coisas vão dar certo pra ela sim, e torço para que consiga seu patrocínio

      Excluir
  42. 16:23
    Pois é nem sempre diálogo funciona. E dialogar com esse povo é perca de tempo.

    ResponderExcluir
  43. "perca"... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  44. Lola ou alguém

    vcs leram isso?! http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/sexo-oral-por-biscoitos-as-denuncias-de-abuso-sexual-contra-soldados-e-funcionarios-da-onu.html

    Eu estou morta, chocada.

    ResponderExcluir
  45. Li ontem, pior é que falaram nos comentários que as meninas do Brasil tão engravidando com 13 anoszzzz e bolsomito para presidente.

    ResponderExcluir
  46. Tudo se resume ao grande messias jair bolsotário
    que veio para salvar os héteros oprimidos
    os brancos do racismo reverso
    as mulheres de estupro pois ele vai castrar os omi
    kkkkkkkkkkkkk isso sim é piada

    ResponderExcluir
  47. Ele vai castrar a si mesmo , já que maria do rosário não merece, alguém pra ele deve merecer.

    ResponderExcluir
  48. Ainda sobre visibilidade, porque ela não poderia contar sua história de superação no Esquenta ou no Mais Você? Isso daria visibilidade para os patrocinadores. Note que ele e ela são talentosos, "feinhos", pobres e não-brancos. A única diferença é que ela é mulher.
    http://gshow.globo.com/programas/esquenta/O-Programa/noticia/2014/07/mineirinho-idolo-do-surfe-mundial-faz-pedido-de-casamento-no-esquenta.html
    http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/v2011/MaisVoce/0,,MUL1663421-18173,00.html

    ResponderExcluir
  49. A recíproca é em parte, verdadeira. Beckham sempre ganhou patrocínios BEM acima do futebol apresentado. Ele é jogador top, mas não é o melhor, longe disso. E por uns bons anos foi o mais patrocinado do futebol.

    Gente bonita vende mais. Sad, but true.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Viviane)
      Rafael, o caso do Beckham é tão exceção que podemos lembrar dele pelo nome. Tente citar o contrário: uma mulher atleta que NÃO é bonita e ganha bem.
      Concordo com você que gente bonita vende mais, mas não dá para esconder que essa exigência é muito maior para as mulheres. Para entender os motivos, leia o comentário de 15h36.

      Excluir
  50. Tem a Bruna surfistinha... Ela é super famosa!

    ResponderExcluir
  51. Isso ocorre porque a sociedade (homens e mulheres) caga e anda pra mulheres úteis.

    ResponderExcluir
  52. Só colocaram a mulher no esporte a muito custo e agora elas vão ser reduzidas a um rostinho bonito, e não adianta inventar que não é machismo, em todo meio é assim até no artístico que tem mais mulher.

    Passam o dia sendo machistas e vem falar que sempre foi assim e não tem nada a ver com machismo, tentando culpar as mulheres pela desgraça que o homem causou.

    ResponderExcluir
  53. essa da Bruna surfistinha, foi a piada mais em graça do século.

    ResponderExcluir
  54. Mas não é novidade nenhuma q as mulheres são melhores q os homens, homem só esperneia, eternas criançonas q não sabem se virar sem uma mãe, e quando não as tem mais, obrigam as esposas a se tornarem uma, inconscientemente ou não.

    Somos mais inteligentes, emocionalmente mais fortes, fazemos tudo o q um homem faz e além.

    Homens são apenas escórias, até eu tenho pena desses trambolhos, coitados, nem eles mesmos se suportam, vivem se matando, e quando não tem mais homem pra matar, esses covardes partem pra cima das mulheres, vivem forçando uma postura q nem tem, correm atrás de uma "masculinidade" doentia e inexistente.

    Vou adorar quando a partenogênese chegar e a natureza decretar (finalmente) a plena inutilidade masculina, pq quase inúteis eles já são

    Até os zangões da eussociedade das abelhas vão sambar nos machos escrotos humanos, kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  55. por isso que homem adora mulher burra , pra ela ri das idiotices deles. o cara peida ela já da risada.

    ResponderExcluir
  56. 17:05
    homem se acha pq não lava um copo kkkkk.

    ResponderExcluir
  57. opa adoro um tanquinho!

    ResponderExcluir
  58. Nossa gente quanto ódio, deixa esses escrotinhos pra lá, não vamos igualar a eles.

    ResponderExcluir
  59. Morta q o zika vírus humano do machinho se doeu todo, kkkkkk

    A prova q corrobora com tudo o q a 17:05 disse. Q pisada nos machos, erros evolutivos definem, e vé trocar a lâmpada seu ébola humano, é a única coisa pra qual vc presta ainda seu chicungunya-man

    ResponderExcluir
  60. "Somos mais inteligentes, emocionalmente mais fortes, fazemos tudo o q um homem faz e além."
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Conta outra agora, pq essa quase me matou de tanto rir! Muito boa!

    Depois volta pros seus afazeres domésticos e vai dar para o seu dono (macho), sua vaca!

    Chola mais que tá gostoso!

    ResponderExcluir
  61. Lola, também acho. Quanto mais reclamamos, pior fica a nossa situação. Eles riem da nossa cara. Não podemos ser tão reclamonas assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce não é nulher, muito menos feminista. Tenta de novo troll

      Excluir
  62. Calma q o poço de fimose 17:22 voltou, pisem menos nesse ebola humano

    Primeiro q a anon 17:05 está certa, homens são penas escórias da natureza, em breve plenamente inúteis, mais um pisão nos fudidos dos machos humanos

    Segundo, ninguém vai voltar pra lugar nenhum antes de vc ir tratar a sua fimose e o câncer na sua próstata, e vá vc voltar pro colo da mamãe, já q é ela quem lava a sua cueca freada de bosta, um poço de zika vírus feito vc só pode ser assim mesmo, o q esperar de uma acidente da evolução q é esse ser de cromossoma XY, burro q dá dó

    ResponderExcluir
  63. A 17:05 só esqueceu de dizer q além de tudo isso, ainda vivemos mais, a pisada nos homens q são apenas penduricalhos semi-inúteis da natureza não para.

    E o poço de fimose se corroendo de raiva só pelos fatos jogados na cara, tô adorando

    ResponderExcluir
  64. "poço de fimose"

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Gente? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk tô tendo um surto aqui com isso, kkkkkkkkkkkkkkkkk. Mandou bem anon

    ResponderExcluir
  65. 17:40,
    Mulheres vivem mais pq os homens trabalham mais e elas ficam vagabundando a vida toda. Aposentam com 5 anos a menos, pra começar.

    Cromossoma XY é "acidente da evolução"? É? Sério isso?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    KKKKKKKKKK!

    Vcs realmente acreditam nisso ou é só uma tática para conquistar mais adeptas anencéfalas para a causa, e vcs na verdade sabem que iso é uma grande mentira? Como a cientologia (nem eles acreditam naquela merda mas falam que é verdade para ganhar mais adeptos).

    PQP! Vcs não podem ser tão retardadas assim. Será que feiúra atrofia o cérebro?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Por favor, parem, pq tá muito engraçado e eu não tô conseguindo ficar sem rir... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!


    Dá até dó de vcs.

    Quem vai trocar o pneu do carro??? Vcs????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Quem vai abir o pote de compota? Vcs? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Quem vai meter a mão na massa e fazer lo alicerce e o telhado de uma casa?c Vcs? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Vcs são TOTALMENTE dependentes de nós.

    Caiam na real e admitam pq tá ficando feio pra vcs... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Depois de pedirem desculpas pelas burradas podem voltar para usas obrigações, pq a pia de louça de vcs deve estar cheia e a casa mal arrumada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai moço, vc e suas risadas infinitas pra desfarçar fazem meu dia. Seu comentário te entrega.

      Não sei se é comprovado, mas existem sim teorias que falam que os homens são mulheres incompletas, biologicamente falando (sem essa de costela de Adão) e que os humanos vieram da África, logo os negros seriam sim a etnia inicial e depois vieram os brancos que perderam a pigmentação pra se adaptar em ambientes mais frios.

      Posso afirmar que isso é verdade? Não. E que é mentira? Também não.

      Mas caso isso realmente seja verdadeiro, uma unica palavra resume e faz sentido por que o machismo e o racismo existem: FRUSTRAÇÃO
      E antes de vir com suas risadas pra disfarçar, repito que não to dizendo que essa é a verdade, mas as teorias e pesquisas sobre existem. E fazem sentido se parar pra ver de um lado lógico (coisa que eu sei que voce por ser um homem machista e frustrado com seus kkkkkkks é incapaz)

      Excluir
  66. 17:57,
    Homens vivem menos pq as mulheres são mais inteligentes e espertas, poços de fimose se sujeitam a qualquer merda, se sujeitam a guerras, nem vcs mesmos se suportam e vivem se matando uns aos outros pra começar.

    "Cromossoma XY é "acidente da evolução"? É? Sério isso?"

    Sim, ou quase isso, felizmente XX dona da porra toda, Eva mitoconcridal RAINHA milenar de 50 mil anos, adão-cromossomial lixo pisado e flopado, foi só dar as caras séculos vezes mil anos depois KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    KKKKKKKKKK!

    "Vcs realmente acreditam nisso ou é só uma tática para conquistar mais adeptas anencéfalas para a causa, e vcs na verdade sabem que iso é uma grande mentira? Como a cientologia (nem eles acreditam naquela merda mas falam que é verdade para ganhar mais adeptos)."

    Cala boca animal, não aguenta nem um minuto de trolladinha, seu mascu bostético, poço de zika vírus

    Dá até dó de vcs.

    Quem vai lavar a merda da cueca freada??? Vcs????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Quem vai fingir orgasmo pra elevar o ego de macho flopado e fudido? Vcs? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Quem vai gestar por nove meses e cuidar durante a vida inteira de um filho, já q vcs vagabundos q só, são eternas criançonas q fazem até a esposa de mãe?c Vcs? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Vcs são TOTALMENTE dependentes de nós mulheres. Vcs homens apenas penduricalhos semi-inúteis da natureza

    Caiam na real e admitam pq tá ficando feio pra vcs... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! POÇOS DE FIMOSE

    Depois de pedirem desculpas pelas burradas podem voltar para suas únicas serventias nesse século, pq a lâmpada da sala não vai se trocar sozinha, nem a guerra vai ter macho se fudendo sozinho, podem ir pra lá.

    ResponderExcluir
  67. Ai, morrendo com o poço de fimose tentando defender a "classe masculina", aaaaaaaaaaaaaaaaaaa kkk

    ResponderExcluir
  68. 17:57 deixa eu fazer jus ao meu nick uma vez na vida. Tipo assim:

    Mulheres vivem mais porque os homens não cuidam da saúde como elas - e biologicamente, o coração feminino é mais resistente que o masculino, veja quanto homem morre de doença do coração e compare com as mulheres.

    Mulheres trabalham mais que homens, na verdade, porque saem do trabalho e chegam em casa elas tem que limpar, cozinhar, arrumar, cuidar das crianças enquanto o macho provedor senta a bunda murcha no sofá e não faz mais nada. Isso se chama tripla jornada, que causa maior desgaste físico, e por isso as mulheres se aposentam mais cedo, já que os homens não fazem o serviço doméstico nem cuidam das crianças.

    O cromossomo Y foi um acidente de evolução; mas foi um acidente que a natureza considerou vantajoso pra variedade genética da espécie e, portanto, se tornou a regra, digamos assim.

    Você realmente acredita na mitologia mascu de que vocês homens brancos héteros são os verdadeiros oprimidos numa sociedade matriarcal?

    PQP! Vocês não podem ser tão retardados assim. Será que burrice atrofia o... opa!

    Mal aí. Pergunta retórica.

    Por favor, pare porque tá muito patético esse seu chilique birrento por atenção.

    Eu não consigo nem ter pena. Vocês merecem viver e morrer na solidão, sem ninguém querer vocês.

    Eu vou trocar o pneu do meu carro. Uma chave de fenda mais longa que o normal e o princípio da alavanca; pronto, você é completamente dispensável. E se não sabe o que é o princípio da alavanca, vá googlear seu burro inculto galopante.

    De novo, o princípio da alavanca também serve pra potes e compotas. Vá googlear, mula relinchante.

    Provavelmente não vai ser você que vai fazer o alicerce, mas sim um pedreiro ou pedreira (existe, viu, apesar de vocês quererem afastar as mulheres das profissões ditas masculinas)que é profissional e tem mais pra fazer da vida do que ficar implorando atenção de feminista na internet porque ser constantemente bombardeado pelo desprezo delas é sua única maneira de manter contato com um ser humano do sexo feminino na vida.

    Nós não dependemos de homens. Dependemos de TODA uma sociedade composta por HOMENS E MULHERES que fazem muitas coisas úteis, ao contrário de vocês mascus. Vocês não prestam pra nada, e sinceramente, não dependemos de vocês nem pra dar risada - a única coisa pra que vocês servem.

    Caia na real e dê o fora porque daqui você só leva porrada e desprezo... tá ficando feio tudo isso viu mascuzinho chorão? É patético demais até pra vocês.

    Depois de chorar e espernear porque a feminazi malvada não quer te dar atenção trate de calar a boca e voltar para usas obrigações, porque sua mãe não tem obrigação de botar sua pilha de cuecas freadas na máquina, nem de abrir o seu toddyinho, nem de aturar seus chiliques porque não tem Danoninho e menos ainda de fazer o seu mingau de cogumelo. Vaza, praga.

    A colheita já começou hoje, hein? Amanhã vai ser boa! *posicionando o caminhão pipa de male tears*.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Viviane)
      Titia, para abrir potes e compotas eu sou mais o princípio de dilatação térmica (corre-se menos risco de se machucar as mãos) ;-)

      Excluir
  69. "7 de março de 2016 18:33"

    AAAAAAAAAAAAAA

    Pisa mais nesse fudido poço de fimose, aaaa, toma essa seu cueca freada do caralho kkkk,

    mas não é novidade nenhuma q não se pode esperar nada inteligente ou q preste de um ebola humano feito os mascus, acidentes evolutivos são assim mesmo

    ResponderExcluir
  70. Razão pelo qual as mulheres são melhores q os homens:

    Nosso genital suporta ejetar até um ser humano de 2kg, enquanto os pobres culhões sensíveis de vcs nem um chute, e ainda tentam nos fazer engolir q ~bolas~ são sinônimos de "força e coragem", kkkkkkk maior piada mal-feita da história

    Vivemos mais, e nem preciso explicar a razão, pq até biologicamente somos mais avançadas, como bem a 18:33 explanou. E não adianta dar a desculpa de ~emprego~, kkk, pq vcs além de serem folgados, não se suportam e vivem se matando, depois não sabem pq são as escórias não apenas da natureza, como tb da sociedade

    Se um dia vcs forem extintos na natureza (para vossa/nossa sorte ou azar), e cada vez mais esse dia se aproxima, nós mulheres desenvolveremos a partenogênese por seleção natural, e a espécia humana dará continuidade, já um homem sem uma mulher, kkkkkkk coitado, não segura a própria existência nem por uma geração. Vcs homens é quem precisam da gente, até as esposinhas q vcs arranjam, vcs transformam na mamãe, pq não vivem sem uma. Nós só precisamos de vcs ainda, pq ainda, não nos reproduzimos sozinhas, mas não demorará muito pra q esse poder feminino surja, e quando surgir, eu vu rir horrores da cara de vcs machos humanos FUDIDOS, completamente inúteis pela natureza e a beira da extinção, kkkkkkk. Até os zangões vão ter mais utilidade q vcs, aaaaaaaaaaa (What a lovely day)

    E é por isso, além de vários outros motivos (listem aqui), q nós mulheres pisamos nos homens

    Women>>>>>>>>>>>>>>>>>poços de fimose

    ResponderExcluir
  71. "Não tem machismo nenhum aí, só tem patrocinadores visando o que faz mais sucesso e gera mais lucro."

    Cara, nem vcs acreditam nisso. Só sejam sinceros e admitam que vcs só admitem uma mulher no esporte se ela for gostosa, se vcs puderem ver uns peitos, umas bundas. É assim que o mundo gira.
    Vcs tanto se importam com isso que tem muito hater de jogador bonitinho, porém não necessariamente talentoso, morrendo de recalque pela mídia que o cara recebe mais pela beleza q pelo talento. Prova disso foi a homarada se doendo e dando piti naquela campanha da Dolce e Gabbana com os jogadores da Azzurra.

    ResponderExcluir
  72. Se tem uma coisa q eu adoro é acabar com moral de maxo, vivem se achando em tudo quanto é canto da internet, e depois ficam chorando quando os fatos são jogados na cara

    A bucetuda aqui sou eu amore, a vagina q pari 2kg de gente, quem tem sou eu, já as bolinhas de vidro q não suportam um tapa, quem tem são vcs, sente a diferença

    ResponderExcluir
  73. Mano, se vc justifica a importância da sua existência em trocar pneu, abrir vidro e assentar tijolos (duvido q vc faça, não deve construir casa nem no The Sims), em breve, vc será um inútil no mundo. Já existem máquinas para fazer isso, mulheres entrando com tudo no mercado de construção civil.

    Aí depois vcs reclamam que as "muié só quer usar uzomi". Como faz se vcs próprios estão se resumindo a funções tão levianas quanto essas? Sério, véi, vc só tá queimando o filme dos homens, vem com um argumento melhorzinho da próxima vez, tá?

    ResponderExcluir
  74. Nessas horas, o Alexandre, aquele que quer que as mulheres misândricas criem uma sociedade só delas, convenientemente some, sacomé... são os mascus idiotas aqui que começaram a guerrinha de Clube do Bolinha men >>>>>> women (e algumas lamentavelmente embarcaram na onda).

    ResponderExcluir
  75. "Mano, se vc justifica a importância da sua existência em trocar pneu, abrir vidro e assentar tijolos (duvido q vc faça, não deve construir casa nem no The Sims)"

    Foi o que pensei, anon da 19:14. Se todo homem soubesse construir casa, eles não contratariam pedreiros e pedreiras para fazer o trabalho. Nesta lógica, tem muito homem que não sabe trocar pneu também. Na lógica do mascu, esses homens perderam sua função. Agora magina se fosse mulher falando isso?

    ResponderExcluir
  76. expansão espacial: http://www.nodeoito.com/mulheres-na-nasa/

    de nada

    ResponderExcluir
  77. Ķkkkkkkkk tá hilario, "ebola humano", "cueca freada" kkkkkk
    Aceitem logo q vocês são uns bostas, ñ servem nem pra sexo, a mulher só precisa de alguns brinquedos sexuais, orgasmo garantido, sem doenças e sem futum de pinto mal lavado, o pinto murcho de vocês n presta pra nada..
    O homem é dispensável e obsoleto, tomem no cu!

    Vocês morrem mais pq n se cuidam, por machismo n fazem exame de próstata, preferem morrer do q fazer o exame pq são machos demais, se matam mais, a guerra é culpa de vocês, desigualdade e todas as merdas devemos aos omis no comando . Parabéns por ser um bosta.

    ResponderExcluir
  78. Ragnar, infelizmente eu como mulher tenho que concordar mesmo que parcialmente com vc. Não é possível wue algumas mulheres acreditem que é possível um mundo onde homens são totalmente dispensáveis. Isso é ser muito simplusta e inocente, no mínimo.
    E algumas irmãs aí comentaram que "homem não aguenta nem eles mesmos por isso fazem guerra..."
    Novamente discordo. Confinem em uma casa 10 mulheres e em outra 10 homens. Depois de 10 dias as mulheres já se dividiram em grupos e brigaram muito umas com as outras, até fisicamente. Os homens provavelmente não, talvez algum desentendimento bobo e todos estarão bebendo juntos, jogando, sei lá.
    Isso pq nós mulheres temos biologicamente que a outra é concorrente e deve ser eliminada. A amizade feminina verdadeira é algo raro. Homem já se misturam com qualquer traste, sem problemas.
    Eu vivo em pensionato feminino e vivo isso todo dia. Na República masculina todos lá são amigos entre eles. De fato.

    ResponderExcluir
  79. Ragnar, cala boca seu fudido, kkkkk, nem sabe o q tá falando, vcs são acidentes, e isso já foi explicado, mas blz, a gente atura vcs ainda, fiquem tranquilos, a hora da natureza extinguir vcs vai chegar, vcs já são quase inúteis por ela.

    E todas essas conquistas históricas masculinas q vc citou, as mulheres tb poderiam ter conquistado, isso só não aconteceu pq vcs nos odiavam (e ainda nos odeiam) de uma maneira tão gritante (só pq nós somos melhores), q isso não foi possível, vcs nos impediram a força, mas não tem problema não, eu não culpo aquelas mulheres vítimas do passado, a hora de vcs nessa questão tb vai chegar. E se eu fosse vc, não me orgulharia muito disso não, pq todas essas conquistas vieram a preço de barbárie: descobertas, exércitos, etc. Tudo regado a banho de sangue.

    Nós desenvolvemos a agricultura, lá quando a sociedade era matriarcal, algo q contribui pro planeta até os dias de hj, já o q vcs fizeram o favor de criar... estados e guerras, só contribuem pra q vcs maxos se fodam cada vez mais, kkkkkkkk. E ainda querem se orgulhar disso, o q esperar de um acidentes evolutivos desse?

    Enfim, nós mulheres somos superioras, viemos primeiro e sairemos por últimas, poços de fimose OUT, extintos em questão de décadas

    ResponderExcluir
  80. "sequer aceitavam que mulheres tivessem qualquer VOZ POLÍTICA em suas sociedades. Homem sempre dependeu da mulher para povoar sua espécie e, a mulher, ao contrário, sempre dependia do homem para comer, beber e, se bobear, claramente viver, caso não quisesse puta de comerciantes e soldados."

    Não canta vantagem em cima disso não seu vagabundo, pq um dia isso pode se reverter tb, quem não vai aceitar voz política de maxo fudido, é a gente, e quem vai depender de mulher, não só pra continuidade da espécie, como pra existência, serão vcs. Deixem nós mulheres desenvolvermos a partenogênese e o numero de homens no mundo diminuir drasticamente (como vem acontecendo)

    Rezem para q as mulheres do futuro sejam boazinhas com vcs e os perdoem por tudo, seus animais nojentos.

    ResponderExcluir
  81. O que é esses mascus chorando aqui?
    Eles dizem que fazem tanta coisa: morrem na guerra, trocam o pneu do carro, carregam cimento, trocam lâmpada. Mas eu não vejo nada disso, pra vocês ficarem chorando aqui é porque são uns vagabundos, fracassados e por isso vem descontar nos outros a sua infelicidade por ser rejeitado pelas mulheres. Vocês não adoram dizer que morrem na guerra? Por estão vivos? Nem pra cumprir seus deveres como homens vocês servem? Não percebem que a opinião de mascu fracassado não importa para nós? Não cansam de mendigar atenção?

    ResponderExcluir
  82. 19:28 - Para de fingir q vc é mulher seu mascu fudido, ninguém engole isso não seu ebola humano

    "Confinem em uma casa 10 mulheres e em outra 10 homens." - Ô poço de fimose, isso já acontece, e não é com 10 pessoas de cada sexo não sua anta, compara uma prisão masculina com uma feminina pra vc ver. Já leu/assistiu "Ensaio sobre a Cegueira", serve de parâmetro tb.

    "Os homens provavelmente não" - KKKKKKK q piada, "provavelmente não", provavelmente eles estarão se estuprando, afinal, maxo não fica sem sexo, depois enfinando a faca um no pescoço do outro. Esse mascueaca frada pensa q engana quem?

    Vai tratar do câncer q vc tem na próstata seu animal

    ResponderExcluir
  83. "Isso pq nós mulheres temos biologicamente que a outra é concorrente e deve ser eliminada."

    Vou fazer o donadio. Source please. Se for baseado em preservação da espécie e coisa do gênero, na natureza machos são mais competitivos entre si (matam os filhotes do macho dominante), fêmeas tendem a cooperar entre si.

    ResponderExcluir
  84. 19:44
    Então pq um grupo de mulheres confinadas brigam entre elas depois de alguns dias até fisicamente e um grupo de homens não? Vai numa República masculina e em outra feminina e veja onde tem mais briga e discussão. Vcs vão negar esse FATO COMPROVADO também? Parem de mentir, please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como vc explica homens serem a maioria esmagadora que cometem crimes NO MUNDO TODO? Eles morrem muito? Sim, mas adivinha a maioria esmagadora que os mata? Sim outros HOMENS.
      Eu não vejo essa parcela tão enorme do lado das mulheres. Isso é um FATO COMPROVADO. Como vc explica?

      Parem de mentir, please.

      Excluir
  85. Concordo Viviane. Meninas são pouco incentivadas à prática desportiva e quando ocorre, são para esportes mais femininos tipo volley e handebol. Futebol, artes marciais, atletismo, nem pensar!
    Tive uma professora que não incentivava de nenhum modo as meninas a participarem da educação física, já dava a bola direto para os meninos. Fazia a rodinha e ficava fofocando com as alunas, afinal "pra que se descabelar, ficar suada, fedida". Quando ela saiu e veio a substituta que era loirinha e dentro dos padrões, a gente achou que não ia mudar nada. Felizmente, ela era feminista, jogadora de futebol e nos deu bastante incentivo. Uma das nossas até entrou para uma equipe de futsal feminino. Fico pensando em quantos talentos a gente perde por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Viviane)
      19h57, quando eu estava no Ensino Médio, na década de 1990 (#entregandoaidade), as meninas da minha turma jogavam futebol após a aula porque não podíamos jogar esse esporte nas aulas de Educação Física...

      Excluir
  86. 19:50
    Errado seu poço de fimose, vcs diminuirão até deixarem de existir, até a natureza fazer o favor de extinguir vcs, seus fudidos, canta vitória não seu poço de zika de vírus.

    Experimenta viver numa sub-população masculina pra ver o jeito q vcs serão tratados, feito lixos, igual vcs fizeram com as mulheres ao longo da história. Mas reze pra q não seja assim no futuro.

    Mas fica tranquilo, q a natureza está do nosso lado, o matriarcado vai voltar, e homem nenhum nunca mais vai mandar em mulher, nem na capacidade reprodutiva dela, e vcs maxinhos serão apenas uns ambulantes naturais da espécie humana, q não servirão pra nada, a não ser se foderem em guerras

    ResponderExcluir
  87. 19:55, vc não tá enganando ninguém. Fato comprovado? Onde, quando e por quem, com quais métodos? As pessoas brigam, independente do gênero, pelos motivos mais diversos - diferenças de personalidade, fofoca, diferença de valores, time de futebol. Hoje eu vi uma notícia do cara que matou o amigo na Índia por causa do Cristiano Ronaldo.
    Essa sua teoria aí de que homem vai ser sempre amiguinho do outro apenas baseado em gênero é furadíssima.

    Tô esperando as pesquisas que comprovem sua argumentação, já que vc disse que tá comprovado.

    ResponderExcluir
  88. 19:55, q fato comprovado seu mascu bostético? Já cansou de fingir q era mulher seu ebola vírus?

    Vai pra uma prisão masculina seu poço de zika, vai ver lá como os homens são "parças" uns dos outros.

    "Grupo de mulheres confinadas", "repúblicas"? Vc não cansa de cagar na cueca não, seu bosta? Não tem dó da sua mãe q vai ter q lavar isso não, seu chinkungunya-man?

    ResponderExcluir
  89. 19:28

    kkkkkkkkkkkk essa foi boa, homens n brigam muito entre si... de onde que veio a guerra mesmo? quem que se mata mais mesmo? ah é, os omis.

    19:50
    sempre exagerando na própria importância kkkkkkk nos vivemos muito bem sem homens, o que uma mulher ganha com um traste? chifre, opressão, estupro, omi acha que ganhou uma empregada... como viver sem tanta coisa boa vindo de um omi??? n dá...

    ResponderExcluir
  90. Mulheres>>>>>>>abelhas rainhas>operárias>>>>>>>>zangões>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>poços de fimose (vulgo maxos lascados)

    ResponderExcluir
  91. Anônimo das 18:56,

    Mais radfem de 15 anos que se acha a Imperatriz Furiosa? Ah gente, vê se cresce. esse discursozinho é triste de aguentar.

    E ah, sim, chamar os outros de "poço de fimose" e coisas do genero tb ajuda muito, pq né? vamos usar características do corpo pra ofender alguém, vai dar super certo... (sarcasmo)

    ResponderExcluir
  92. 20:06
    Não calo e não obedeço poço de fimose nenhum, primeiro vá cuidar do sebo no seu pinto, faça um favor a sua mãe e vá lavar sua cueca freada, e depois vá logo tratar do seu câncer de próstata antes q vc morra, ou melhor, não cuida não, morra mesmo





    ResponderExcluir
  93. 20:17,
    Amada, não precisa defender mascu e nem maxo, toda essa trollação, fatos sendo distribuídos de graça e piadas maldosas q ferem o orgulho podre masculino não é nada perto do q eles fazem, do q eles pregam, só dar uma olhada nos chans podres deles pra vc na hora não ter empatia nenhuma por essa raça: "poço de fimose", "defeito evolutivo", "inúteis pela natureza", não é nada comparado ao q esses ebolas humanos e poços de zika vírus, fazem

    ResponderExcluir
  94. Misandria aqui nessa caixa de comentários tá rolando solta kkkkkkkk (amando, mas só por dentro)

    ResponderExcluir
  95. 20:24
    Xiu poço de fimose, xiu

    ResponderExcluir
  96. Mulheres rainhas, donas da natureza

    homens nadinha, apenas restos de aborto da evolução humana, inúteis, criancinhas, ignorantes, nojentos, babacas, acidentes evolutivos são assim mesmo

    ResponderExcluir
  97. Pronto, esculhambaram a caixa de comentários, essas feministas de facebook e twitter com ensino fundamental e os mascotários se passando por radfem/mascu sanctos com ofensas de quinta série.

    Gente, sério, pára, olha o nível disso. Vamos parar que tá feio. Deixa os retardados falando sozinho que a Lola apaga depois, pra que se rebaixar assim meu povo? Só posso pensar que é proposital, porque não é possível...

    ResponderExcluir
  98. Lola, não duvido nada ser um ataque coordenado por mascus pra estragar os comentários do seu blog. Muito fácil ficar se passando por radfem aqui pregando misandria, e depois chamar os amiguinhos pra botar lenha na fogueira. Aliás, não dúvido nada que todos esses comentários de baixaria aí em cima sejam de 2 pessoas no máximo.

    ResponderExcluir
  99. 20:59, um pouco de misandria num fim de noite não faz mal a ng, deixa a gente curtir a esculhambada nos maxos escrotos, "poços de fimose" kkkkkkkk, ai eu to morrendo

    ResponderExcluir
  100. Não sei se vc percebe mas são comentários como o teu, junto com os dos mascus, que representam a "baixaria" a qual eu me referi. Vc tem quantos anos, 13?

    ResponderExcluir
  101. 21:14 o que isso tem a ver com meus comentários? Quer partir pro ad hominem? Não resiste né, ad hominem, generalização, senso comum, afirmação sem fontes, são os únicos "argumentos" que tu sabe usar.

    Mas sorry, sou mulher, feminista e de esquerda. E o que vcs estão fazendo nessa caixa de comentários é baixaria SIM, desviaram totalmente o assunto do post, super importante, pra ficar falando "poço de fimose kkk", "pia de louça tá cheia kkk". Isso lá é debate? É proposital né, pra prejudicar o blog da Lola, só pode.

    ResponderExcluir
  102. 21:21 tá se referindo a quem?

    ResponderExcluir
  103. 21:23 calma amore, não tem mais nenhum poço de fimose aqui pra aloprar, pode voltar a debater sobre o tema proposto, não é mesmo

    O momento de descontração com a cara dos maxus acabou.

    ResponderExcluir
  104. 21:30 hahaha não sou mulher e não sou feminista, nossa vou chorar aqui :'( To falando, já comentei em posts passados, acho linda essa mania de certas comentaristas de acusar de mascu todo mundo que discorda delas. Tipo, o feminismo e a esquerda são todos homogêneo, aham. Se bobear ainda sou mais mulher que tu, duvido nada que seja mascutroll se passando de feminista só pra causar aqui.

    ResponderExcluir
  105. Tem feminista mais fundamentalista que evangélico aqui. Se alguém discorda delas SÓ PODE ser mascu. Porque só a opinião delas, só o comportamento delas, só o FEMINISMO DELAS que é o certo. Críticas? Se existem são trollagem de mascu, ÓBVIO! Vcs só podem ter 13 anos mesmo

    ResponderExcluir
  106. (isso se não forem mascus se passando por feministas né, o que dentro do atual contexto é bem provável, até página no facebook falando merda esses doentes criaram se passando por feministas. Depois tiram print das "feminazis" aqui pra espalhar e dizer "tá vendo, isso é feminismo!")

    ResponderExcluir
  107. Vcs já perceberam que os comentários dos mascus não ficam nem 3 minutos aqui? Porque continuam respondendo? Vcs sabem que não vai mudar poha nenhuma na mentalidade deles, são doentes, vcs só estão contribuindo pra floodar o blog da Lola!

    ResponderExcluir
  108. Mais um post mostrando como n passamos de lixo pro patriarcado e mesmo assim tem feminista com dó dos pobres homens, q n podem nem ser xingados um pouquinho. Afinal tem os homens exceção... é tanta feminista jurando q conhece vários caras incríveis, que ñ sei como tanto lixo machista no mundo.
    A domesticação feminina firme e forte.

    ResponderExcluir
  109. Onde tem feminista com dó dos homens nesse post? Não achei. Só vi feminista criticando a baixaria sem necessidade dos dois lados aqui.

    ResponderExcluir
  110. Um espaço que era pra ser de debate sobre mulheres e machismo no esporte acabou sendo silenciado por pessoas que se apropriaram dele pra pregar "poço de fimose" e "merdalher", foi isso que eu vi aqui.

    ResponderExcluir
  111. 22:44 | 22:50

    Seu ebola vírus, para de ficar respondendo vc mesmo, tentando dar a entender q vc é duas pessoas diferentes, q isso não cola, ninguém aqui engole a sua esquizofrenia seu poço de zika vírus

    A Lola só por não ser uma mascu, já é melhor q tu, q não passa de um poço de fimose, um ebola humano, o zika vírus em pessoa, o chicungunya-man.

    Parabéns por ser maxo, fudido e frustrado, tinha q ser um acidente evolutivo. Vá arranjar algo melhor pra fazer, tipo tratar o seu câncer na próstata, q tal?

    ResponderExcluir
  112. /\ na verdade acima temos 3 comentarios de uma pessoa so kkkkkk e eles ainda acham que enganam

    ResponderExcluir
  113. Olhem esse comentário das 18:17. Eu to rindo demais.

    "chicungunya-man" acabou comigo.

    Por favor, continue, sua linda <3




    ResponderExcluir
  114. Viviane, o conceito de belo é subjetivo, mas seguindo sua sugestão, me vem à cabeça a Venus Williams, que além de eu não achar bonita como a Serena (e eu acho a Serena um espetáculo), ainda por cima é negra. E não lhe falta patrocínio.

    No Brasil, se formos falar no nosso "padrão de beleza vigente", a Hortência passa longe também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Viviane)
      Rafael, eu iria responder, mas acho que o comentário do Donadio respondeu melhor o que eu pensei. Recomendo a leitura.
      Mas só queria perguntar: se o conceito de belo é subjetivo, como se explica o uso comercial deste "belo"? Para se lucrar com isso, algum padrão tem de existir, ainda que seja ensinado à sociedade através da mídia. Empresário nenhum vai perder dinheiro tentando atender a vários conceitos diferentes de " belo" - mais fácil homogeneizar para vender mais.

      Excluir
  115. Amigxs,
    Como nós exigiremos respeito deles se nós mesmas ofendemos ( e muito ) os homens que comentam aqui? Vcs objetificam, diminuem, ridicularizam, ofendem, praticam bullying e até mesmo difamação e injúria nos xingamentos proferidos. Depois reclamam quando ELES fazem isso conosco. Mas nós não estamos nem um pouco dando o exemplo correto, não é mesmo?

    Como exigir que uma pessoa pare de ofender? Dirigindo ofensas à ele? Não me parece muito efetiva essa "tática".

    Não vou nem mencionar que não devemos generalizar e que nem todos os homens são escrotos como os que comentam aqui.

    Gente, uma luta se ganha com a inteligência também e não somente com a força.

    Pensem nisso, amigxs!


    ResponderExcluir
  116. "Empresa quer dinheiro. Mulher bonita da dinheiro. Empresa quer mulher bonita."

    Sei. Por isso é que o departamento de contabilidade de todas as empresas que conheço é chefiado por mulheres lindas. o.O

    Empresas cometem erros, e, às vezes, erros crassos.

    Para ficarmos no assunto, mulheres no esporte, a revista Placar há alguns anos atrás resolveu tentar popularizar o futebol feminino.

    Foi um fracasso.

    Por quê?

    Por que investiram pesado em modelos-que-também-jogam-futebol. A garota-propaganda da campanha era a Susana Werner. Que é uma mulher linda, e que provavelmente joga futebol muito melhor do que eu ou você, mas que, para os padrões profissionais do esporte, provavelmente se compara ao zagueiro central reserva do Olaria no futebol masculino.

    Ora, qualquer um pode ver a Susana Werner modelo nas revistas de moda, na internet, etc. Não precisa pagar ingresso para uma partida de futebol (e depois nem conseguir ver direito a moça, por que a distância da arquibancada ao campo é grande demais).

    Por outro lado, as pessoas pagam ingresso para ver jogadores do sexo masculino jogar futebol. Jogadores que são em sua maioria feios, alguns até grotescamente feios, como o antigo centro-avante do Flamengo, Fio "Maravilha" (fotos do Fio Maravilha, para não acharem que estou exagerando: https://www.google.com.br/search?q=fio+maravilha&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiPh9OwjLHLAhXEkpAKHcGDBK8Q_AUICSgD&biw=1600&bih=775 ). Por que, espantosamente, as pessoas pagam ingresso em partidas de futebol para ver... jogo de futebol, e não para se excitarem sexualmente.

    E aí, se eu quiser ver futebol de qualidade, eu vou ver um jogo que tem a Marta ou a Formiga ou a Tamires, não um que tem a Susana Werner.

    ResponderExcluir
  117. A Cyborgue é melhor lutatora. A Ronda pega melhores contratos. A coisa fala por si só, né non?

    ResponderExcluir
  118. "Ué, 09h59, o jogo é de vôlei ou de boxe? O jogador tomar uma bolada que o faz desmaiar contribui em que para o vôlei?" Deixe de falsa simetria, garota...

    ResponderExcluir
  119. Ah, é melhor ver futebol masculino onde raramente marcam gol ou vencem a partida, do q ver mulheres marcando gol e jogando muito melhor...

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk inveja é foda!


    Como se funcionasse pedir amigavelmente pra n nos tratarem como lixo, ñ sei em q mundo vive.

    ResponderExcluir
  120. O BELO NÃO É SUBJETIVO! Aprendam isso de uma vez por todas! O chamado "padrão" é o tipo que a grande maioria acha belo, independente de "imposição da sociedade". Ninguém consegue impor um gosto, assim como ninguém consegue impor a heterossexulidade, por exemplo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10:32
      Claro que conseguem impor. Impõem o modelo IDEAL de beleza, aquele que precisa ser alcançado pra ser verdadeiramente linda.
      E é justamente isso. Se eu e você não achamos o mesmo biotipo bonito, isso prova aue ela é subjetiva sim. Senão a gente TERIA POR OBRIGAÇÃO. Que achar a mesma pessoa bonita.

      Excluir
  121. O belo é belo o feio é feio e ponto; não tem nada de subjetivo. Azar de quem não é belo. Terá uma vida menos facilidade, porém menos cobrada, ou seja, será mais livre.

    ResponderExcluir
  122. Detalhe: a Lagarde assumiu o FMI ganhando mais do que seu antecessor, Straus Khan...

    ResponderExcluir
  123. "Padrão de beleza não é construção social"

    Depois tira 0 no ENEM e reclama da Beauvoir.
    Ser recruta no exército e capinar uns lotes, os portadores de fimose não querem.

    ResponderExcluir
  124. Adoro futebol, mas é sacanagem de vcs falar q qualquer futebol masculino é bom. Acho q não andam vendo mts partidas. Futebol brasileiro tá um porre com um monte de treinador retranqueiro segurando empate. A seleção brasileira leva sufoco de times inexpressivos, virou uma vitrine de jogadores empresariados. Dá sono.

    ResponderExcluir
  125. "Padrão de beleza não é construção social", não Vick, não é.

    O diamante é lindo e um monte de fezes é feio; o Brad Pitt é lindo e o corcunda de Notre Dame é feio; todo mundo sabe isso.

    ResponderExcluir
  126. ""Padrão de beleza não é construção social", não Vick, não é.

    O diamante é lindo e um monte de fezes é feio; o Brad Pitt é lindo e o corcunda de Notre Dame é feio; todo mundo sabe isso.
    "

    E?

    "É uma construção social" não é o mesmo que "não existe".

    ResponderExcluir
  127. Donadio, beleza é sensorial, a gente sente a beleza de uma pássaro, de um entardecer, de uma pessoa, é isso. Essa conversa de padrão é so gente feia que fala isso. Tenha coragem meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser uma incrível coincidência que num país de mulheres morenas (de cabelo) e pardas, grande parte dos brasileiros ache que bonitas mesmo são as loiras suecas.

      Excluir
  128. Esses amebas são demais , se n é nada imposto, o padrão deveria ser igual em qualquer lugar do mundo, independente da cultura, já q é tudo natural do ser humano... mas n é imbecis.
    Tem países q o bonito é uma mulher gorda, os indianos geralmente tem a pele morena mas o padrão lá é q é mais bonito ser branco e isso é só pra mulher, claro. Basta ver os filmes, mulher sempre branca e o homem pode ser moreno.
    Troquem de cérebro pq o de vocês já apodreceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natasha, nem eles acreditam nisso. Basta dar uma googlada pra gente notar que o padrão de beleza costuma ser completamenge diferente da média das mulheres locais. Aqui, por exemplo, povo gosta de loira. Na Ásia, tem gente fazendo plástica nos olhos para parecer ocidental. Em alguns lugares do mundo, valoriza-se mulheres um pouco menos magras. Mas pra eles vai ser só questão de gosto pessoal antes de descambar pro piti de Ain vcs não podem me obrigar a gostar de gorda/negra/de cabelo cacheado/ sem peito/ sem bunda/ tatuada/ do mamilo preto.

      Excluir
  129. Vou finalizar essa conversa parafraseando um amigo meu que é artista, se apresentava em vários programas de sucesso (Faustão, Eliana, Claudete Troiano, etc.) e faz relativo sucesso mesmo sendo gordão.
    A frase dele que não é bonito: "é muito bom ser lindo na televisão".

    ResponderExcluir
  130. "Donadio, beleza é sensorial, a gente sente a beleza de uma pássaro, de um entardecer, de uma pessoa, é isso. Essa conversa de padrão é so gente feia que fala isso. Tenha coragem meu caro."

    Sei, sei. É por isso que todo mundo gosta de sertanejo, e ninguém gosta de música clássica, jazz, ou funk. Ou que todo mundo acha Picasso um grande pintor, e ninguém dá bola pra Renoir. Ou é o contrário?

    Tem uma coisa que se chama "educação do gosto"; ela seria impossível se a beleza estivesse simplesmente nas coisas, e não, pelo menos em parte, no olhar do observador.

    ResponderExcluir
  131. Donadio: sobre quem gosta de sertanejo eu nem sei o que dizer!

    ResponderExcluir
  132. Infelizmente Lola isso não acontece no surf basta ver que na maioria dos outros esportes a mulher sempre é elogiada mais pela a sua beleza física do que a sua competência...os Estados Unidos tem a Serena William mas olham o que eles fazem por lá investem nela massivamente mas mesmo assim quando temos esportes como UFC e a Ronda como maior estrela feminina entendemos o quanto a mulher ainda é vista como objeto sexual não estou negando que ela não seja competente mas de uns tempos pra cá notei que a sexualização em torno dela ficou muita execessiva...fico imaginando as atletas que não se encaixam nesse perfil loira, alta e sensual...espero que um dia o esporte possa ser menos machista...

    ResponderExcluir
  133. A Quiksilver, a Rip Curl e as outras marcas de surfe tão marcando muito bobeira, meu Deus! Além de tudo o que já foi comentado, aposto que nem toda menina que gosta de surfe tem o fenótipo "modelete" e elas iriam adorar uma atleta com que elas podem se identificar numa propaganda. É muita estreiteza

    ResponderExcluir
  134. Como a Lola disse, no final do comentário das 16:23, a atleta é lindíssima. Fiquei encantada ao assistir o vídeo: corpo em ótima forma física, músculos desenhados, pele saudável, movimentos bonitos e fortes... Além de tudo, parece fazer parte da onda em cima da prancha. Dá até vontade de pegar uma prancha e correr pra praia aprender a surfar também, oh se não. Só o preconceito e a vigência de um determinado padrão de beleza explicam o dilema que essa moça, Silvana Lima, enfrenta. Fico indignada.

    ResponderExcluir
  135. "Donadio: sobre quem gosta de sertanejo eu nem sei o que dizer!"

    Pois eu sei: é gente que acha bonito algo que eu acho horrendamente feio.

    O que demonstra que fraseologia senso-comum do tipo "beleza é sensorial, a gente sente a beleza de uma pássaro, de um entardecer, de uma pessoa" é completamente vazia. É, na verdade, ideologia: o coletivo alienado pensando através do indivíduo, não o indivíduo pensando por si mesmo. Que é como funcionam as construções sociais. Que, por sua vez são tão fortes (ao contrário da ideia ingênua de que "se é construção social então não existe") que o cidadão está cansado de ver pessoas acharem feias o que ele mesmo acha bonito, e vice-versa, talvez até cansado de dizer, em outros contextos, que "gosto não se discute", mas mesmo assim se sente compelido a vir a público dizer que gosto é objetivo, sensorial, e que "conversa de padrão" é "coisa de gente feia".

    ResponderExcluir