quarta-feira, 17 de junho de 2015

GUEST POST: A DIREITA BRASILEIRA DEFENDE SUTILMENTE A CORRUPÇÃO

Fico feliz que o Robson, colaborador habitual aqui do blog, e autor do Consciência e do Veganagente, voltou à ativa:

Desde o governo Lula, a direita liberal-conservadora brasileira posa de “denunciadora” e “lutadora” “contra a corrupção”, acusa o PT de ser “a raiz de todo o mal” e defende que os brasileiros vão à rua para gritar “Fora Dilma/PT” em prol do “fim da corrupção”. Mas esconde da população algo bastante inconveniente: em suas ações, ela consente e sutilmente defende a corrupção, sendo hipócrita, seletiva, interesseira e incoerente em todos os seus argumentos “anticorrupcionistas”.
Várias são as atitudes da direita brasileira que fazem dela, necessariamente, uma cúmplice, quando não comparsa, da cultura política da corrupção, e também uma impositora de obstáculos para o autêntico e profundo combate a esse tipo de tradição criminosa. Essas posturas e ações fazem essa parcela da classe política do país não ter qualquer moral para falar de corrupção e, longe de ser ou apresentar a solução, ser parte essencial, se não principal, do problema.
São as seguintes razões que fazem este texto expor a polêmica afirmação de seu título:
1. Muitos dos suspeitos e denunciados por corrupção são pertencentes a bancadas conservadoras e defensores figadais de bandeiras antipopulares e reacionárias.
Nem a mídia “mainstream” se priva de denunciar, de vez em quando, o possível –- e às vezes comprovado -– envolvimento de parlamentares ruralistas, evangélicos teocratas, militaristas e aliados do grande empresariado em escândalos de corrupção.
Como exemplo, os pentecostais fundamentalistas, costumeiros ameaçadores da laicidade do Estado brasileiro e dos Direitos Humanos de diversas minorias políticas, costumam ter seus nomes atrelados a processos por crimes muito diversos, como essa notícia exemplifica. Situação similar envolve ruralistas, corriqueiros defensores da opressão no campo e da irresponsabilidade ambiental.
Olavão, Padre Paulo Ricardo, e não
sei quem posam com rifles
(não é montagem)
2. Quando parte dos seus companheiros de espectro ideológico são denunciados ou indiciados por corrupção (e/ou outros crimes), os direitistas que posam de “caça-corruptos” se calam.
Tem sido comum o uso de “dois pesos, duas medidas” quando parlamentares de direita “denunciam” escândalos de corrupção. Quando é o PT que tem membros seus envolvidos, promovem um amplificado estardalhaço. Mas quando há envolvimento de membros de partidos como PMDB, PSDB, PSB, PSD, PP, PTB etc, o silêncio é sepulcral, e a indignação tende a zero.
Exemplo clássico disso é Jair Bolsonaro, do PP, que costuma ser aclamado como um “anticorrupcionista” capaz de “enfrentar os corruptos do PT” mas se silencia perante o histórico sujo de colegas de partido, como Paulo Maluf.
3. A direita não luta contra a corrupção entre os seus, nem defende medidas que a combatam estruturalmente.
Essa falta de intenção de moralizar a política é evidente quando, além do mencionado silêncio perante crimes cometidos por colegas de ideologia, os direitistas se omitem e demonstram falta de interesse em defender medidas que combatam estruturalmente a possibilidade de membros dos três poderes serem corrompidos.
Alguns parlamentares, aliás, têm feito o contrário: reforçar vícios da estrutura política brasileira que favorecem a falta de transparência e as oportunidades de promover mandatos abusivos. Um exemplo notório disso é a contrarreforma política que gente como o conservador Eduardo Cunha, atual presidente da Câmara Federal, tem se esforçado em aprovar e sancionar. Essa contrarreforma pretende, entre outras medidas, legitimar pela lei as doações empresariais para campanhas eleitorais.
A "nova" cara da direita
4. A direita insiste que votemos em veteranos suspeitos de corrupção ou em fortes candidatos ao desvio de ética.
Em todos os anos eleitorais, a história se repete. Candidatos mal-intencionados são acolhidos por partidos conservadores e neoliberais, deles recebem suporte, defendem bandeiras genéricas ou claramente reacionárias e, no final das contas, são eleitos. E não tarda para que muitos deles sejam denunciados como suspeitos de corrupção.
Diante disso, a direita que os acolheu não mexe nem um palito para coibir esse tão recorrente acontecimento. Pelo contrário, a cada ano eleitoral ela nos apresenta novos ou veteranos candidatos suspeitos, esperando que uma população acrítica e despolitizada vote neles.
Mesmo slogan, épocas diferentes
5. A direita militante, incluindo a mídia, protege suspeitos e acusados de corrupção que não são do PT.
Tem sido recorrente, com força maior hoje do que em outros anos, ver páginas e grupos militantes de direita e a mídia atacando o PT por ser um partido “cúmplice da corrupção”. Enquanto isso, dedicam um silêncio amigo para políticos não petistas acusados do mesmo envolvimento com mau uso do poder e do dinheiro público.
Graças a seu ativismo que distrai as pessoas para que fiquem de olho apenas nos membros do PT, políticos de outros partidos ficam livres da pressão pública e, assim, sentem-se “liberados” para cometer abusos e crimes diversos às escondidas, protegidos pelas espalhafatosas cortinas do “Fora PT”.
6. Diversos valores defendidos e/ou compartilhados pela direita liberal-conservadora têm afinidade com a atitude de corruptos.
Individualismo exacerbado, autoritarismo sociopolítico, defesa e proteção de privilégios, governo em prol exclusivamente dos mais poderosos, privatização e desleixo dedicados àquilo que é público, simpatia por sistemas político-econômicos pouco ou nada democráticos, hierarquias sociais e morais... São diversificados os valores caros à direita liberal-conservadora brasileira que favorecem uma atitude de abusividade e até criminalidade perante a coisa pública.
7. A direita consente ou mesmo defende diversas formas de desvio de ética e caráter, e a corrupção acaba sendo uma delas.
A corrupção se soma a diversas outras faltas éticas relacionadas ao desrespeito ao que é público. Revogação de direitos e liberdades, violações à Constituição (a pontos como o Estado Laico e a função social da propriedade), quebras de decoro parlamentar, discursos de ódio, degradação das condições de vida da maioria da população governada... Não faltam posturas que mostram como a direita governa e legisla contra a maior parte da sociedade, busca reforçar e restaurar privilégios e impede a prevalência da transparência.
Quando se percebe essa governança "vilã" exercida pela direita liberal-conservadora brasileira, não é de se estranhar que, dentre os interesses por ela defendidos, descubramos o de se apropriar de dinheiro e patrimônio públicos. Fica evidente por que ela tanto tenta desviar a atenção dos brasileiros perante quem está promovendo “roubalheira”: se houvesse uma campanha verdadeiramente combatente contra corrupção, a direita legislativa e executiva sofreria gigantescos desfalques, perderia uma parcela enorme de seu poder e sairia desmoralizada e desacreditada perante o povo.

82 comentários:

  1. Há, tipico, defende o governo, mesmo diante de fatos indefensaveis.
    Distorcendo a realidade, para um "os fins justificam os meios"
    Eles criam imbecilidades retoricas para tudo.

    Quando roubam, estão na verdade “re-distribuindo renda”

    Quando corrompem, estão na verdade “financiando a revolução”

    Quando matam, estão na verdade “eliminando a burguesia”

    Quando censuram estão na verdade “regulamentando a mídia’

    e assim por diante.

    ResponderExcluir
  2. "a bancadas conservadoras e defensores figadais de bandeiras antipopulares e reacionárias"
    -
    Mentira, 90% do povo brasileiro,segundo pesquisas, e a favor da redução da maioridade penal, e mais de 80% e contra o aborto, portanto impopulares são vocês de esquerda, que acham que 10% de 'iluminados" podem decidir pelos outros 90%

    ResponderExcluir
  3. A esquerda e a direita são sujas. Uma não tem moral pra falar da outra. O sistema partidário como um todo está extremamente corrupto e apontar o dedo pro outro é pura hipocrisia.

    A esquerda brasileira dobrou a carga tributária em cerca de uma década e faliu o país economicamente. Só pra começar. Ainda instituiu políticas populistas que só prejudicam o país a longo prazo.

    Somente atenção e politização podem mudar o país. Tudo mais é balela, vinda de qualquer lado que seja.


    BLH

    ResponderExcluir
  4. Os eleitores brasileiros sao tolos de marca maior, ficam nessa estoria de capitalismo x socialismo e direita x esquerda... o brasil sempre viveu um feudalismo implicito / indireto, maior prova disso que descendentes de quem ja exerceu cargo eletivo é eleito!

    ResponderExcluir
  5. Não li o texto inteiro pq morro de sono de gente que usa analfabetos políticos e a direita cristã conservadora pra defender o PT, com esse critério até a Marina parece uma progressista perto dessas antas que pedem golpe militar e acham que nosso governo é comunista. Como anarquista, sou apartidária, só votei no PT pq estava com o cu na mão de medo daquele misógino desgraçado espancador de namorada ganhar. O PT já foi o meu preferido, hoje em dia é só o menos pior por ser o menos pós-moderno, pq na prática tanto o PT quanto o PSDB é neoliberal e reformista.

    ResponderExcluir
  6. hoje o debate vai ser quente.

    Eu nem li o post porque vi que tinha muita besteira escrita nele.

    Eu apesar de ser de direita, reconheço que a direita no Brasil tem um defeito que escolher mal os seus interlocutores, e o Bolsonaro, esta ai para provar isso.

    Também os partidos de direita por aqui, erram ao preservar alguns corruptos nos seus quadros para não perderem lideranças politicas com forte popularidade, e o maluff e a prova disto, mas preço disso e alto pois traz sérios problemas de credibilidade, mas não trás nas urnas, curioso isso!!!!

    Agora essa do "figadais" foi divertida KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Ainda insistem que quem é contra o governo é só "a direita" coxinha?

    Quem mais está lucrando com os juros altos e a volta da inflação são os banqueiros, eles estão ficando cada dia mais rico com o governo e não se preocupam com a corrupção.

    Agora quem está perdendo o poder de compra, pagando cada vez mais caro por serviços essenciais como a energia elétrica e cesta básica, quem está com medo de ser demitido porque o desemprego está subindo é o trabalhador brasileiro. O pobre coitado que tem que acorda muito cedo todo dia e, muitas vezes, precisa pegar 2 ônibus pra chegar no trabalho e ainda corre o risco de ser assaltado. Esse cidadão comum não quer nem saber quem é esquerda e quem é direita, ele quer é que o governo cuide de seus direitos e não seja corrupto e por este motivo está desiludido com o governo do PT.

    Gostaria de ver os apoiadores da presidenta defenderem ela sem atacar ninguém, até hoje só vejo ataques à mídia, ao Fernando Henrique, ao Aécio, à "direita", ao debatedor etc. Será que não é possível focar no que ela está fazendo e esquecer quem não é do governo?

    ResponderExcluir
  8. Defender partido é a maior besteira. Não existem santos. São todos ladrões: direita e esquerda.

    ResponderExcluir
  9. O Maluf e base de apoio do governo petista, desde o governo do bêbado.
    Alias o "intocavel de nove dedos, recebeu milhões de empreiteiras, via sua fundação, cade seus deuses socialistas agora petistas?

    Corrupção na Republica bananeira e endêmica, vai desde de o vendedor de pastel que passa a perna no troca, passa pela merendeira da escola, que leva os lanches bons para casa, e parentes, e distrubui bolacha de agua e sal para os alunos, ate o funcionario publico de alto escalão, que frauda licitações de todo tipo.
    A unica solução para o Brasil, a medio e longo prazo, e o parlamentarismo, deixa toda governabilidade ns mãos de um unico "iluminado" em uma cultura fragmentada como a nossa, e de uma baboseira populista sem tamanho, devemos matar esta cultura populista de 'pai dos pobres" que o lixo do Getulio vargas, enfiou enfiou na cabeça dos incautos da esquerda brasileria, aqueles que cham os direitistas de fascistas, mas veneram a carta de lavoro de Mussolini
    -

    "O Brasileiro, e um eterno feriado"
    Nelson Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. A direita é bem treinada.

    [Tanto que esse é o maior problema da esquerda: ao contrário da direita, são tão desconfiados e paranóicos, presos a teorias, que sempre acontece o chamado "racha". Claro, são treinados e pouco críticos? Sim, mas são tão desconfiados dentro do próprio movimento que não conseguem se unir por um ideal comum nem a pau. Já a direita não tá nem aí - é neoliberal com neoconservador autoritário, anarcocapitalista junto com saudosistas da ditadura... O que importa é Fora PT. O resto que se arranje.]

    Lembro até de uma colega de trabalho da minha mãe, que tem um filho fofinho de uns onze anos, e o menino foi até o escritório buscar a mãe... E ele declarou, bem alto, e decidido: "Por causa dessa VACA da Dilma eu vou ficar sem o meu iPhone!!!!!"

    Porque a mãe, diante de certa paranóia eleitoral, disse ao menino que, se a "vaca da Dilma" ganhasse a eleição, ela não ia comprar o iPhone pra ele. Acho que deve ter sido a primeira lição política do menino. Bem efetiva, e pouco explicativa. Deve até ter parecido um "castigo", pra ele. Parece até que o menino, desesperado, tentou fazer propaganda pró-Aécio porque... O iPhone! Meu iPhone! E agora??? Não sei se a grande perseguição à classe média já começou, preciso dar uma olhada, mas... Foi divertido. Até hoje minha mãe usa "a vaca da Dilma" como meme.

    ResponderExcluir
  11. Não é pq a direita rouba q está certo a eaquerda roubar tb. Um erro não justifica o outro

    ResponderExcluir
  12. As pessoas só ficam indignadas com a corrupção porque não foram convidadas para participar dela.

    ResponderExcluir
  13. Pela primeira vez discordo, Lola. A corrupção não é "privilégio" da direita, como estamos vendo no governo atual. Sinto muito que política virou torcida organizada, idealistas defendendo seus partidos até o fim, mesmo indo contra todo bom senso.

    ResponderExcluir
  14. Pessimo post. Defender corrupto acusando outros de tb serem corruptos é a pior das justificativas. Temos de por o dedo na ferrtida, denunciar corruptos independente do partido. Defender corrupção só pq o partido é de esquerda é ignorância

    ResponderExcluir
  15. Meu caralho de asa!

    Ja eh a terceira oubquarta vez que esses dois porras da radscum e do jonas dizem: nem li o post mas meu comentario eh bla bla bla. Foda-se o comentario de voces. Se nem se deram ao trabalho de ler a merda querem comentar o que? Uma se diz "feminista" e o outro de direita mas podiam ser irmaos siameses pela quantidade de bosta que falam!

    ResponderExcluir
  16. Não tem reforma política que resolva a corrupção.
    Não tem reforma política que resolva a corrupção.
    Não tem reforma política que resolva a corrupção.
    Não tem reforma política que resolva a corrupção.
    Não tem reforma política que resolva a corrupção.
    Não tem reforma política que resolva a corrupção.
    Não tem reforma política que resolva a corrupção.

    Todo país, de qualquer sistema, tem corrupção. Aliás, os partidos que estão manipulando a favor de reforma de método eleitoral e etc vêem vantagem nisso. É muito fácil mexer em tamanho de distrito e o escambau. Não acreditem que reforma política é pela corrupção. Procurem saber quem leva vantagem nessa história. Pesquisem antes de votar. Vejam os partidos mais acusados de corrupção. Veja a ficha do seu candidato. Se um cara tentar comprar seu voto, embolse o dinheiro ou aproveite o churrasco, e vote em outra pessoa só pra foder ele (é uma boa idéia? me pareceu boa.)

    Não tem sistema político que acabe com maracutaia. Quem tá roubando dinheiro público arranja outro meio se precisar. O corrupto vai corromper em outro lugar, de outra forma, mas vai continuar.

    E não decidam com base numa opinião só. Eu já trabalhei pra uma Federação das Indústrias que queria se aproveitar de estagiários bobos pra "dar aula sobre política" em determinadas escolas, mas eles davam o programa e, obrigatoriamente, tinha que ter uma aula só sobre voto distrital misto. Sem comparar. E, caso os estagiários tentassem burlar (difícil com supervisor que entendia tudo de marketing e nada de ensino), eles eram obrigados a entregar uma cartilha sobre esse projeto. Fico imaginando o pai da criança pensando "isso é diferente, logo, é bom. tem que ter mudança na política, eu não sei qual, mas isso é mudança e mudança é legal então... ótimo. concordo."

    ResponderExcluir
  17. O panorama todo é desolador. Não tenho dúvidas que os reacionários e fundamentalistas estão ganhando terreno e voz nos últimos 6-7 anos. Enfrentei isso de perto aqui no interior do Paraná na última segunda-feira, quando da câmara abriu audiência pública para discutir o PME, polêmico por causa da paranóia religiosa que fala em "ideologia de gênero". Foi tão bizarro e desolador, que nem sei o que pensar: rosários gigantes, crucifixos em mãos e muita reza. Católicos, evangélicos e a maçonaria foram convocados à exaustão; tribuna cheia e muitos absurdos. Fiquei assustada, pois nunca tinha os encontrado tão de perto. Do nosso lado, argumentos e esclarecimento; do deles, reza e gritaria. Mas marcamos posição: não nos calarão, jamais! Conclusão: por unanimidade, tiraram os termos educação sexual e de gênero do plano. A foto do padre Paulo, o divulgador de absurdos sobre a tal "ideologia de gênero" ao lado de Olavão e armado, explica muita coisa. "Os cães ladram, mas a caravana não pára!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora ideologia de gênero! graças a Deus que as pessoas estão acordando e exigindo seus direitos minha filha nasceu menina tem hormônios femininos,querer ir contra a biologia é perversão e distorção da realidade.

      Excluir
  18. É o sujo falando do mal lavado, cadê os comentários dos petistas agora q eles mostraram mais uma vez q querem fuder o Brasil? Defendiam esse bando de ladrões e agora ficam quietinhos.
    Só tem corrupto nesse país e a esquerda também n tem moral pra falar nada.

    ResponderExcluir
  19. Ah, eu não gosto muito quando o assunto é política. ..
    Todo mundo anda tão intolerante e maniqueísta!
    Parece que um lado é todo certo, sem corrupção ou corruptos e o outro todo errado, responsável por todas as mazelas da sociedade. ..
    Assim não dá pra discutir!

    ResponderExcluir
  20. Concordo BLH. Vivemos uma era de Fla-Flu em que todos se proclamam os paladinos da justiça e da honestidade. Na prática, é o sujo falando do mal lavado. Apenas observo essa galera indo protestar contra a corrupção ostentando no peito a camisa de uma das instituições mais corruptas do Brasil.
    Engana-se quem acha que o PT é a esquerda no poder. Muda governo e as estruturas são mantidas.

    ResponderExcluir
  21. Galera pedindo o fim da democracia é pacabá.
    O pessoal não tem memória, né?
    E acho muuuuito fácil marchar contra a corrupção e comprar DVD pirata...
    "Ainnnn, mas é o político que tem que dar o exemplo"...
    Eles saem de onde? De marte?
    Mas daí a pessoa tem NET pirata, compra DVD pirata, tem carteira de estudante falsa, fica com o troco que dão a mais, joga lixo no chão, fura a fila...
    E marcha contra a corrupção. E a favor da ditadura militar.
    É muita incoerência.

    ResponderExcluir
  22. "E acho muuuuito fácil marchar contra a corrupção e comprar DVD pirata...
    "Ainnnn, mas é o político que tem que dar o exemplo"...
    Eles saem de onde? De marte?
    Mas daí a pessoa tem NET pirata, compra DVD pirata, tem carteira de estudante falsa, fica com o troco que dão a mais, joga lixo no chão, fura a fila...
    E marcha contra a corrupção. E a favor da ditadura militar."

    E as pessoas que não fazem nada disso mas pedem o fim da corrupção, desse jeito fica parecendo que só protesta contra o governo quem é desonesto também.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de ver os apoiadores da presidenta defenderem ela sem atacar ninguém, até hoje só vejo ataques à mídia, ao Fernando Henrique, ao Aécio, à "direita", ao debatedor etc. Será que não é possível focar no que ela está fazendo e esquecer quem não é do governo?

    Mandou bem, também queria ver alguém defender os petralhas sem atacar ninguém, o único argumento de vocês e esse? Aeeh, efeagácê tnbein robava.

    ResponderExcluir
  24. Quem é de esquerda é bonzinho quem é de direita é malvado...
    A tá!?

    ResponderExcluir
  25. A propósito, o post de quarta/hoje não ia ser sobre o piroco Bruce Jenner?
    Ei Lola, falando nisso, dê uma olhada no Mario Claro, não basta usar a frase da Beauvoir fora de contexto, tem que parafrasear também. hahahaha:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=896389810403820&set=a.144587582250717.17268.100000984277476&type=1&source=11

    ResponderExcluir
  26. O nome desse texto deveria ser "tu quoque":

    http://falaciasonline.wikidot.com/tu-quoque

    ResponderExcluir
  27. Lola, sério. Não sei como vc aguenta. Sorte a dessa guria que vc não me chama pra moderar esses comentários (me escolhe hua hua), pq não ia ter UM dela. Chama mulheres que discordam de loucas, deficientes de defeituosos, mulheres trans de pirocos, ofende todo e qualquer comentarista, se refere a outras pessoas usando aspas. Vai procurar tratamento, guria, na boa.


    Vc não tem vergonha nessa cara de acusar a Rê? Vc não me esquece e diz que ELA tá perseguindo vc? Te cria, bicha.

    ResponderExcluir
  28. "deficientes de defeituosos" ?????????????? na moral nao gosto nem um pouco de radfens mas a re bordosa e a raven realmente estão destorcendo e exagerando tudo que ela fala. nao foi nada disso eu vi. gosto dos seus comentáriops raven mas voce e a rebordosa gostam de chsmar atencao mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Radscum Escreveu às 12:49:
      "Na minha opinião, trans e intersexuais não precisam deixar de jogar não, mas sei lá, teriam que competir só entre elxs mesmo. [b] Assim como deficientes não são proibidos de praticarem esportes. Uma coisa é fato, intersexual não é mulher. Todos os biólogos sabem que independente da socialização que o intersexual recebeu, intersexuais biologicamente são homens defeituosos."

      Alguma pergunta?

      Excluir
  29. Ela disse que intersex são homens defeituosos não que deficientes são defeituosos.

    L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L, ela colocou tudo no mesmo balaio e na mesma frase.

      Ninguém é obrigado a fazer malabarismo interpretativo pra adivinhar.

      E continua sendo muito ruim, anyway...

      Excluir
  30. ela falou nao sei o que la da diferença entre libfem e radfem usando a marcha das vadias como exemplo e a re bordosa ja falou que ela tava chamando ela de vadia. eu concordo com algumas coisas que a radscum fala. a maioria na verdade. o q acho vergonhoso nela é que ela eh realmente uma transfobica virulenta tipo chamando a trans pelo nome masculino ali em cima mas no resto eh ate tranquila perto de outras radfems. ******

    ResponderExcluir
  31. Eu (ainda) defendo o governo federal, o partido que ajudei a eleger para implantar um projeto político que diminuísse as desigualdades no país, mas não sou cega e burra, não. Até porque conheço História, li Privataria Tucana e me formei profissionalmente com auxílios do governo federal, que, aliás, ainda não era petista. Então não me coloco em um dos lados da fla-flu, não. Tenho muitas críticas ao executivo federal, que ajudei a eleger: governabilidade com Kátia Abreu, Levy e etc., não me desceu bem. Mas eu vejo a diminuição da pobreza, apesar da inflação; a porteira do meu prédio vem trabalhar de carro e a filha da diarista se formou na universidade, ao mesmo tempo que os banqueiros nadam em lucros, o banco público empresta para micro empresários; enquanto isso a Fifa, por muitos anos dominada por brasileiros mafiosos, é desmascarada. É tempo de desmascarar esse capitalismo de mercado corrupto, que manobram governos como fantoches (e o PT não se salva, mas banca lindamente a agricultura familiar e o microcréito) Eu vejo bons e novos ares, mas me recuso a apoiar essa oposição ao executivo federal (aqui no Paraná a máfia na receita do estado, governado por tucanos, é notícia diária de escândalos. Alguém duvida do jeito mafioso do psdb governar?. Sempre crítica e informada, vou levando porque a oposição, no caso federal, representa o que há de mais antigo e viciado da política nacional: vale falar em coronelismo, ou alguém é incapaz de entender? Os cartazes pedindo intervenão militar constitucional foi de rir. O brasileiro não conhece a constituição. Como professora de História, faço mea culpa: que tipo de professores estamos formando para as escolas? Criticiadade e consciência política, pessoas emancipadas e lúcidas? Quando vejo movimentos como o "Escola sem partido" me arrepio de medo: onde vamos parar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei!!!!!! Concordo plenamente! !!!
      Já fui no seu perfil, Bela, e adorei o blog! Vou seguir;)

      Excluir
  32. Anon disse:

    "E as pessoas que não fazem nada disso mas pedem o fim da corrupção, desse jeito fica parecendo que só protesta contra o governo quem é desonesto também".

    Uai. Eu não estava falando deles. Achei que fosse óbvio, não?

    Vamos lá, já que a interpretação de texto parece não ser o seu forte:

    O que a titia quer dizer é que as pessoas que são honestas podem protestar contra a corrupção. As pessoas que não são honestas, tinham que aprender a ser honestas ANTES de cobrar isso dos outros.

    Antes de você cobrar ética dos outros, você tem que SER ético.

    Entendeu?

    Quer que eu desenhe mais?

    ResponderExcluir
  33. Bela Campoi,

    "Tenho muitas críticas ao executivo federal, que ajudei a eleger: governabilidade com Kátia Abreu, Levy e etc., não me desceu bem. Mas eu vejo a diminuição da pobreza, apesar da inflação;"

    Diminuição da pobreza, se informe melhor, de acordo com o IPEA o número de miseráveis no Brasil aumentou em 2014, pela primeira em 10 anos. E o governo segurou essa informação pra não prejudicar a eleição. O caso de sua diarista é uma evidência anedota, não é um dado estatístico confiável.

    "vou levando porque a oposição, no caso federal, representa o que há de mais antigo e viciado da política nacional: vale falar em coronelismo, ou alguém é incapaz de entender? Os cartazes pedindo intervenão militar constitucional foi de rir."

    Como eu já disse, será que não dá pra defender esse governo sem atacar ninguém? Você acredita mesmo que só quem é a favor de um golpe ou pro psdb é contra a Dilma? E os professores federais em greve? E o PSOL? Os políticos da Rede? è difícil ver que muita gente é contar ela e politizado?

    ResponderExcluir
  34. hahaha, bom texto a melhor parte é que se vc mudar esquerda por direita e direita por esquerta fica igualzinho ! desculpe mas tentar pintar que a esquerda é superior eticamente é uma bela farça. obvio que individualmente vc tem alguns politicos da esquerda e também da direita que são bons e potencialmente idoneos, mas a grande maioria de qq partido vale menos do que bosta, esta é a verdade.

    ResponderExcluir
  35. Bela Campoi


    "governabilidade com Kátia Abreu, Levy e etc., não me desceu bem. Mas eu vejo a diminuição da pobreza, apesar da inflação"

    Sim o governo federal passou considerar quem ganha pouco mais de 1,500 reais classe média, ai sim fácil falar em redução da pobreza.

    ResponderExcluir
  36. Qualquer pessoa com meio cérebro em estado funcional já percebeu que toda a retórica anti-capitalista e socialista não passa de propaganda barata para caudilhos pilantras da América Latina como Evo Morales, Lula e Hugo Chávez. Todos eles com o rabo, vivo ou morto, cheio de dinheiro dos outros. Além, é claro, de seus apaniguados sugadores de dinheiro público acomodados na máquina estatal ou sendo sustentados por ela. Milhares e milhares deles. Aí é fácil até virar "comunista", "esquerdista" ou o caralho a quatro. Tenho é nojo dessa gente que, no fim das contas, não teria moral nem para servir cafezinho na iniciativa privada e está aí tomando Romanée-Conti, fazendo enxoval de bebê nos EUA e rindo da cara de quem trabalha e produz de verdade. Que piada. Os "esquerdistas" levaram todo mundo no bico e arrombaram a porra do continente inteiro, financeira e moralmente. Transformaram a democracia e a Lei em relativismo moral, sempre usando os tais "oprimidos" como moeda de troca. E ainda tem quem compre esse patacoada populista que no fim das contas não passa de farra de crédito enlouquecida. Como se nunca ninguém fosse precisar pagar a conta. Bom, não é de se esperar muita coisa do povo latino-americano ou desses militantes esquerdistas nível massinha de modelar fabricados no sistema de ensino. E com o meu dinheiro, ainda por cima. No fim das contas, estão é cagando e andando. Farinha pouca, meu pirão primeiro. Querem mesmo é usar essa ideologia porca para se encostar na máquina pública, apenas isso. Bom, pelo menos o lado positivo desse lixo todo é que depois de infecção ser eliminada, NUNCA MAIS haverá um governo federal "bolivariano" no Brasil. E, talvez, em 20 anos, ou um pouco mais, conseguiremos nos recuperar do dano que essa gente pilantra causou, principalmente aos mais pobres.

    Pietra Araújo Lima

    ResponderExcluir
  37. Caro Alessandro, falo da diminuição da miséria e da pobreza na era PT (2003-2015): siga a linha da História e verá que os índices mostram uma melhora geral da situação material do brasileiro, já sobre os níveis educacionais, é outra pauta, talvez adequada pra outro post no Lolaescrevalova.
    Sim, acho ótimo que tenha mais de uma oposição: aliás, votei na Luciana Genro no primeiro turno (fiz como protesto dedicado ao PT, pois sabia da impossibilidade de elegê-la, apesar de gostar das ideias dela). Joguei a oposição numa vala única, porque assim assimilei da propaganda política tucana na tv: vc viu? No entanto, não engulo mesmo os tucanos: sofri na pele no fatídico 29 de abril curitibano. Pensando aqui com minhas teclas, sou mais anti-psdb do que pró-pt...rss... Depois de ler o Privataria, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, a segunda resposta entrou no lugar errado, pelo celular fica difícil. ...desculpe!

      Excluir
  38. "E as pessoas que não fazem nada disso mas pedem o fim da corrupção"

    Elas são, me parece, de dois tipos:

    Um, as que pedem o fim do sistema capitalista, para que a corrupção acabe.

    Dois, as que pedem o fim da corrupção sem que o sistema capitalista acabe.

    O tipo dois é de uma ingenuidade esfuziante, e acaba por ser massa de manobra para os tipos políticos denunciados no post.

    ResponderExcluir
  39. Comunismo não teve corrupção... tudo (auto)meritocracia política.

    E, Jonas, classe média no brasil é entre R$291,0 e R$1.019,00 percapta. R$1.400,00 é marajá.

    ResponderExcluir
  40. Se o governo não cumpriu com o que vendeu na campanha, tem que protestar mesmo e mostrar indignação. Eu, que ajudei a eleger a Dilma, me sinto decepcionada com o que virou esse governo. Porém, mesmo hoje, não votaria no PSDB.
    A minha crítica aos batedores de panela vestidos de CBF não é ao teor da manifestação. Se sentir insatisfeito e enganado é um direito. O problema é a falta de proposições. Vão marchar nas ruas, vestem camisa de uma instituição corrupta (CBF), cantam Xainiron com a Wanessa, tiram selfies com os policiais, pedem a cabeça (às vezes até literalmente da Dilma). Ok. Mas e aí? Quais são as proposições? Passar por cima da Constituição e das nossas instituições políticas e pedir um tira-teima entre Dilma e Aécio? A volta dos militares? (alguém aí já perguntou se eles querem tomar o poder?); tirar um governante democraticamente eleito sem provas? Até o empresariado brasileiro sabe que um revés desse implica em instabilidade política. E todos sabemos que a instabilidade política impacta nos investimentos no país.
    Eu não vi nenhuma alternativa viável até agora. Os partidos políticos parecem todos a cópia uns dos outros, cada um esperando a oportunidade de participar da corrupção também. O povo tb não é inocente. Já tem um sistema político que favorece a perpetuação de políticos (Maluf, Sarney) e suas famílias e ainda continuam votando nos mesmos? Como queremos mudanças estruturais plenas se continuamos a votar nos mesmos?

    ResponderExcluir
  41. Uai. Eu não estava falando deles. Achei que fosse óbvio, não?

    Não, não estava. Aprenda a explicar direito antes de dizer que são os outros que não conseguem entender.

    ResponderExcluir
  42. radscum

    Vc é lesbica ou só mandou os homens se fuderem de vez? N pergunto de sacanagem, só curiosidade, n foi vc que disse que vive bem sem homem?
    Vc ouve piadinhas por isso? Pq para as pessoas mulher tem que estar desesperada por homem e se n estiver é lésbica, eu ouço indiretas por n ter namorado até hj com 28 anos.

    ResponderExcluir
  43. Que o PT esta tão corrupto quanto o PSDB, é fato. Que o governo é corrupto porque o povo brasileiro é corrupto e os governantes vieram do povo, é fato. Já disse e repito, não creio que essa situação se resolva com uma simples troca de direita por esquerda, mas me pergunto por que o povo ainda vive nesse Fla-Flu só votando em PSDB ou PT como se não existissem outras opções, outros partidos, outros candidatos com fichas menos sujas; por que votamos como se ainda estivéssemos na república do café com leite? Por que a mente do brasileiro é tão limitada a ponto de não ver nenhuma opção além das que sempre estiveram aí e são comprovadamente insatisfatórias? Por que não dar nem uma espiadinha pra fora da caixa ideológica?

    Taty, anon das 17:48, gente como vocês, essa bancada evangélica e até mesmo meu pai (religioso conservador que acha que homossexualidade é disfunção hormonal) me deixam felizes porque em 50 anos a humanidade vai se acabar; de fome, sede e na luta violentíssima pelos poucos recursos que restarem. Pode ser que só as peças mais ruins que vocês sobrevivam, mas gente como vocês vai estar mais que extinta e isso me deixa tão feeeeeliz...

    ResponderExcluir
  44. Ah, hoje fui apresentada ao mais novo argumento da reaçada religiosa pra não permitir o esclarecimento sobre ideologia de gênero na escola: que as pobres criancinhas são 'influenciáveis' e podem "virar gays" se forem ensinados a respeitar homossexuais e transgêneros. Ué, mas não eram eles dizendo que meninos e meninas nascem naturalmente encaixadinhos nos estereótipos de gênero deles? Que as "diferenças" entre meninos e meninas são todas naturais, que não há nenhuma influência social no comportamento da menininha (que apanha pra aprender a fechar as pernas quando se senta) nem no do menininho que não chora quando está mal (que apanhou e sempre que tentou se expressar dessa forma ouviu um "Cala a boca senão te dou motivo de verdade pra chorar")? Cadê essa "natureza" toda agora, hein? O pior foi ter que ouvir essa pororoca de merda fermentada do meu próprio pai... mas eu já devia esperar. Conservadores religiosos, há mais de 2000 anos cagando o mundo pra geral...

    ResponderExcluir
  45. Que comédia, os ratos não saem do navio nem quando ele está afundando, e nem admitem que ele está afundando.

    ResponderExcluir
  46. Sara,
    Se sou lésbica? Ainda não. ha ha

    Ah, e não fui eu quem disse viver bem sem homem, não. ;)

    ResponderExcluir
  47. Ah, deve ter sido outra haha acho que ela era feminista radical tb.

    ResponderExcluir
  48. Meio besta o post... se não é pra combater corrupção como o autor acha bom, então é melhor nem combater?? Galera da esquerda também fica quietinho e zero revoltado quando é seu lado que rouba... minha mãe, de esquerda, é tipicamente assim. Meu marido, de direita, é tipicamente assim.

    Fico feliz que as pessoas manifestam seu indignação, mesmo que seja de forma imperfeita.

    ResponderExcluir
  49. E sobre alguém que postou que as políticas sociais do governo afundaram a economia, são populistas sem sentido e blá, blá, blá... queria recomendar leitura da revista Conjuntura Econômica, da FGV, de Abril/2015. Em especial a matéria com chamada na capa: 'Responsabilidade social e fiscal devem andar juntas'

    http://portalibre.fgv.br/main.jsp?lumPageId=4028818B37A00A200137A35B4306233C&IdContentRevistaConjuntura=8A7C82C54ADE6252014C76AF985B3F2A&contentId=8A7C82C54ADE6252014C76AF985B3F2A

    Essa revista é ótima. Senso crítico na medida.

    ResponderExcluir
  50. A corrupção que sempre houve no Brasil, antes do PT, agora parece coisa de trombadinha.

    Os números vistos agora, elevaram a corrupção a um patamar de "nunca antes nestepaiz".

    Mas, é claro, tudo por uma causa muito nobre.

    Bando de otários.

    ResponderExcluir
  51. Anon das 19:40 sua subespécie também vai estar extinta daqui a 50 anos. Legal, né? Tomara que acabe logo.

    ResponderExcluir
  52. "em 50 anos a humanidade vai se acabar; de fome, sede e na luta violentíssima pelos poucos recursos que restarem."

    Malthus já fez essa profecia no século XVIII, tá parecendo aquele pessoal evangélico que vive mudando a data pro Apocalipse e não chega nunca. kkkkk

    ResponderExcluir
  53. Bolsomito XDDDDD hue hue hue

    Voltem pro UOL Jogos por favor.

    ResponderExcluir
  54. Não li os comentários, vou falar apenas do texto. Acho que a direita brasileira não defende a corrupção, ela simplesmente está pouco se lixando para ela. Desde que seus privilégios não sejam tocados, desde que o povo não "ouse" ter ganhos e, de repente, julgar que também é gente, pra ela está tudo bem. A direita sempre roubou descaradamente, com o aval de toda imprensa. Todos que se interessam minimamente pelo assunto, sabem que o país foi espoliado sucessivamente por todos os governos de direita que tivemos. Na ditadura, então, foi um toma lá dá cá generalizado, entre governo e empreiteiras. A Camargo Mariano suborna historicamente todos os governos, seja da união, seja de estados. Conheço de perto muitos desses casos.
    Então, eu apenas sugiro que a direita pare de se dar ao trabalho de fazer de conta que está se importando com a corrupção. Elas vivem uma da outra há SÉCULOS.

    ResponderExcluir
  55. As panelas batem quando é conveniente, o ódio é seletivo; e não espero algo de diferente que venha de certa parte da população.

    ResponderExcluir
  56. Qualquer pessoa com um quarto de cérebro em estado funcional consegue é deixar o ódio ensandecido de lado e ver como políticos como Evo Morales e Hugo Chaves fizeram grandiosas revoluções sociais em seus países. Qualquer pessoa com um quarto de cérebro em estado funcional procura investigar à fundo as informações que recebem antes que sair por aí dizendo que sai lá quem tá com dinheiro atochado no rabo. Qualquer pessoa com um quarto do cérebro em estado funcional não deixa é de criticar esse sistema excludente, insensível e mesquinho por que algum louco fez algum genocídio em algum país que têm por coincidência um sistema econômico alternativo à esse em que nos atolaram. Conformismo é doença. Achar que não existe alternativa pra toda essa desgraça é doença. E criticar quem luta por um mundo JUSTO,
    porque a ideia de mudar ofende seu comodismo medíocre, é ainda mais uma gravíssima doença.

    ResponderExcluir
  57. Recomendação de leitura do dia:

    Série Ordem e História. Autor: Eric Voegelin


    Opsss .... blog errado .... se o pessoal daqui gostasse de estudar e ler livros difíceis, não seria esquerdista....

    My bad !

    ResponderExcluir
  58. Enqto a população fica esse debate inutil de direitaxesquerda, pt x psdb, a gente vai se ferrando pagando cada vez mais impostos e tendo cada vez menos direitos. Entra pt, entra psdb, e fica td na mesma.

    ResponderExcluir
  59. Nossa, o lindo nome do meu avatar ta circulando por aqui nessa caixa de comentários e eu nem to sabendo? Que babado!
    Depois quando eu apareço para responder vem uns caras de pau de dizer que sou eu que to querendo aparecer, né anônimo das 14:13?


    Anônimo das 15:12,
    Eu não estou distorcendo nada. Faça um curso de interpretação de texto e seja feliz.
    O link do comentário da radscum para mim é esse aqui, já que estão tentando relativizar e tirar do contexto: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2015/06/os-maiores-consumidores-da-pornografia.html

    Radscum disse,
    "agora basta farrear e afirmar sua vadia interior"

    Qualquer feminista que ouvir essa frase de um homem vai dizer que é machismo. Eu não aceito calada ninguém falar comigo dessa forma, seja homem ou mulher. Feminismo não é carta branca pra mulher fazer merda e tratar mal as outras.

    Raven, sua linda!
    Além da radscum tem uma anônima ou anônimo apaixonado aí falando de nós pelo blog afora. Esses anônimos... Nunca da pra saber se são um, dois ou dez; se é a mesma pessoa que comentou no outro post... Nunca sei quem é quem. Se eles vão nos stalkear podiam pelo menos adotar pseudônimo, rsrsrs.
    Tava lendo um comentário em outro tópico, é muito ódio no coraçãozinho... Esse povo não entende que quando eu discordo do ponto de vista deles eu apenas estou discordando de uma ideia, não to matando um bebê foca a pauladas.
    Fico imaginando a reação em casa "essa Rê Bordosa malvada, argumentando contra mim, quem ela pensa que é? Magoa meus sentimentos, poxa! Vou ali chorar em posição fetal e daqui a pouco eu volto pra dizer anonimamente que ela é tosca, ridícula, feia e boba".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que falar que "afirmar a vadia interior" não é chamar de vadia não. ....mas tudo bem, não sou o ou os anom perseguidores não. Sou da paz e gosto dos seus comentários e dos da Raven (são poucas as pessoas que comentam com frequência e que tem foto, acho que isso atrai os fãs! )
      Bom dia

      Excluir
  60. Bom dia anônimo 05:38,

    O lance de "afirmar sua vadia anterior" veio precedido de um monte de outras "gentilezas".
    Daí fica um comentário dúbio onde se chama alguém de "vadia" nas entrelinhas pra depois dizer "eu nunca disse isso", tipo "joga a pedra e esconde a mão".

    ResponderExcluir
  61. Não adianta, gente. Hoje o vilão do Brasil não é a direita, e sim PT e seus comparsas.

    Aceitem que doi menos ;)

    ResponderExcluir
  62. Mas anônimo 05:38, ta tudo ok. Agora não me faz muita diferença se ela me chamou de vadia ou não. Já to quase me acostumando com esse "doce de carinho" que é a Radscum.
    Me caiu a ficha e me pergunto: o que faz com que haja tanto ódio no coraçãozinho?
    Ela vive dizendo que eu sou uma perseguidora malvada, que a Raven e a Lola não são feministas de verdade, aliás diz que quase ninguém aqui é, mas não larga o osso. Porque sera?
    A transexual ta la, vivendo a vida dela, não ta ofendendo ninguém, ta lutando suas batalhas contra o preconceito, nem sabe que existe uma guria auto-intitulada Radscum... E ela ta aqui postando foto da mina e chamando de "piroco". Só porque nasceu com pênis? Quanto ódio, quanto medo!

    Radscum, to com vontade de te dar leite com nescau, te abraçar e dizer que vai ficar tudo bem.

    ResponderExcluir
  63. Desde o governo Lula, a direita liberal-conservadora brasileira posa de “denunciadora” e “lutadora” “contra a corrupção”, acusa o PT de ser “a raiz de todo o mal” e defende que os brasileiros vão à rua para gritar “Fora Dilma/PT” em prol do “fim da corrupção”.

    @ Não, Robinho, o que vc chama de "posar" é, na verdade, exercer o mais nobre poder-dever que uma democracia impõe: o de se opor ao governo de turno. Quando o povo elege um governo, de certa forma também "elege" a oposição, que tem o dever de fiscalizar o poder. Pode até ser injusta eventualmente? Com certeza, mas é melhor que uma oposição inerte, pelo menos pra quem acredita na democracia. Sei que pra vc e pras lolas da vida, se opor a um governo tão bom é coisa de gente ruim...
    Essas posturas e ações fazem essa parcela da classe política do país não ter qualquer moral para falar de corrupção e, longe de ser ou apresentar a solução, ser parte essencial, se não principal, do problema.

    @ Acho que entendi a tese: o PT é corrupto, mas a tal direita é ainda mais corrupta e não tem moral para criticar o governo. Ainda que fosse verdade, Robinho, quem está no comando do Estado brasileiro é o PT, e não a "direita"; além disso, há milhões de brasileiros indignados com os desmandos do governo, e eu te garanto que a maioria passa bem longe dessa caricatura de "direita" que vc descreve.

    Muitos dos suspeitos e denunciados por corrupção são pertencentes a bancadas conservadoras e defensores figadais de bandeiras antipopulares e reacionárias.

    @ Não entendi o que o suposto conservadorismo tem a ver com a corrupção. É possível ser conservador e honesto, Robinho. Acho até que a maioria do povo brasileiro se enquadra aqui. É possível ser conservador e desonesto? Com certeza! Há esquerdistas honestos também. Querer estabelecer ligação entre conservadorismo e banditismo é vigarice intelectual.

    Nem a mídia “mainstream” se priva de denunciar, de vez em quando, o possível –- e às vezes comprovado -– envolvimento de parlamentares ruralistas, evangélicos teocratas, militaristas e aliados do grande empresariado em escândalos de corrupção.

    @ Sim, há ladrões evangélicos, ateus, pretos, amarelos, anões. Então por isso não se pode protestar contra o roubo da Petrobras, por exemplo?

    Quando é o PT que tem membros seus envolvidos, promovem um amplificado estardalhaço. Mas quando há envolvimento de membros de partidos como PMDB, PSDB, PSB, PSD, PP, PTB etc, o silêncio é sepulcral, e a indignação tende a zero.

    @ Todos esses partidos que vc citou tem corruptos, Robinho, não duvido disso... mas eu repito: quem comanda o Estado é o PT (não é pouca coisa: estatais, ministerios, fundos de pensão etc): a corrupçaõ praticada por um Vaccari vai ter sempre mais destaque que o prefeito de Cudumundópolis do PSDB.

    Exemplo clássico disso é Jair Bolsonaro, do PP, que costuma ser aclamado como um “anticorrupcionista” capaz de “enfrentar os corruptos do PT” mas se silencia perante o histórico sujo de colegas de partido, como Paulo Maluf.

    @ O Maluf é aquele cuja mão Lula foi beijar? Que tem cargo na prefeitura de São Paulo? Que andou sendo elogiado pela Marilena Chauí? E eu achava que ele era de esquerda...

    A direita não luta contra a corrupção entre os seus, nem defende medidas que a combatam estruturalmente.

    @ Sim, claro... quem se esforça é o governo, não é Robinho... Vide aí a Petrobrás...

    ResponderExcluir
  64. Um exemplo notório disso é a contrarreforma política que gente como o conservador Eduardo Cunha, atual presidente da Câmara Federal, tem se esforçado em aprovar e sancionar. Essa contrarreforma pretende, entre outras medidas, legitimar pela lei as doações empresariais para campanhas eleitorais.

    @ Então o conservador e mau Cunha promove uma "contrarreforma" a qual reforma mesmo, Robinho? O presidente da Câmara tem muito poder, mas a decisão é sempre do Plenário, Robinho, que foi eleito pelo povo. Portanto, compreendo que vc não goste de algumas medidas, mas como bom esquerdista vc ama o povo, não é? Então aprenda a conviver com uma coisa chamada democracia. Quanto as doações das empresas, vc sabe qual foi o partido mais aquinhoado nos últimos treze anos, Robinho? Será que foi algum partido da direita perversa?

    A direita insiste que votemos em veteranos suspeitos de corrupção ou em fortes candidatos ao desvio de ética.

    @ Quando li isso lembrei do atual líder do governo, uma figura soturna chamada Guimarães. O inesquecível homem da cueca... Se a direita quer votos em suspeitos, o PT vai acabar pedindo votos para presidiários. Vai formar a bancada da Papuda.

    Pelo contrário, a cada ano eleitoral ela nos apresenta novos ou veteranos candidatos suspeitos, esperando que uma população acrítica e despolitizada vote neles.

    @ Gente politizada, cabeça, fina e elegante e sincera vota em André Vargas, João Paulo Cunha, Guimarães, não é Robinho...

    Tem sido recorrente, com força maior hoje do que em outros anos, ver páginas e grupos militantes de direita e a mídia atacando o PT por ser um partido “cúmplice da corrupção”

    @ Que injustiça contra o PT, não é Robinho... Quase fico com dó... O maior partido, o mais rico, que comanda o Executivo Federal, as estatais, os fundos de pensão, as maiores centrais sindicais, que tem boa parte do empresariado a seus pés, que tem a simpatia da maior parte da imprensa... morre de medo dos "kim katiguri" (tá certo o nome?) da vida não é... Olha Robinho, esse vitimismo barato já enganou muita gente, mas acho bom virar o disco.

    Diversos valores defendidos e/ou compartilhados pela direita liberal-conservadora têm afinidade com a atitude de corruptos.

    @ Esses não são valores de direita, Robinho, e sim uma caricatura tosca. Autoritarismo? Simpatia por ditaduras? Então a direita que defende Cuba e Coréia do Norte, Robinho?

    A direita consente ou mesmo defende diversas formas de desvio de ética e caráter, e a corrupção acaba sendo uma delas.

    @ Aéticos, mau-caráter, cheios de ódio, que querem levar a população à miséria... ô gente ruim essa da direita, não é Robinho... Só falta dizer que comem criancinhas...

    @ Confundir conservadores com bandidos não é tática nova, mas talvez seja a mais contumaz. Alguns fazem isso por pura ignorância, outros por pura má fé mesmo. Leia mais, Robinho, se informe. Churchill foi um conservador que ajudou a livrar o mundo do fascismo. O pastor luterano Luther King era, essencialmente, um homem conservador, nos aspectos morais. Hoje talvez ele integrasse a famigerada bancada evangélica... Cá entre nós, o advogado Sobral Pinto foi um conservador que ajudava presos políticos na ditadura. Sim, o mundo é bem complexo, mas não doi fazer um esforço intelectual pra entendê-lo. Quem não quer encarar, pode ficar só com os bloguinhos das lolas da vida.

    ResponderExcluir
  65. Anon das 20:30 quem fez essa estimativa foi a NASA, com tecnologia de ponta e dados sobre o aumento da população e o consumo de recursos naturais no mundo inteiro, bem mais do que Malthus tinha naquela época. Mas se não acontecer, tudo bem. A subespécie será extinta do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  66. O sistema partidário como um todo está extremamente corrupto e apontar o dedo pro outro é pura hipocrisia.

    Até que enfim achei alguém que pensa parecido comigo. Hoje os partidos políticos são a fonte envenenada de toda essa ladroera, independente de lado de governo.

    Virou jogatina aquilo lá, uma mesa de poker onde os partidos disputam o direito de abocanhar uma parcela maior da receita do Estado, para poder desviar uma parte maior.

    Se vc é um cidadão correto e deseja se candidatar, já sai numa ruim porque para se candidatar precisa ser filiado. E para ser lançado como candidato, vai ficar devendo favor aos lideres do partido. Vai chegar no seu cargo eletivo devendo favor a gente corrupta.

    ResponderExcluir
  67. Triplicamos a conta de luz, dobramos o ´preço da gasolina,aumentamos impostos, cortamos creditos imobiliarios e da casa propria, aumentamos o juros, nos somos o PT

    ResponderExcluir
  68. Cara Bela Campoi,

    "falo da diminuição da miséria e da pobreza na era PT (2003-2015): siga a linha da História e verá que os índices mostram uma melhora geral da situação material do brasileiro, já sobre os níveis educacionais, é outra pauta, talvez adequada pra outro post no Lolaescrevalova."

    Por isso faço oposição ao governo da Dilma, desde aquela fatídica Copa que só serviu pra construir elefantes brancos e dá dinheiro ora corrupta FIFA, e não ao governo do PT em geral. A Dilma só conseguiu acabar com as conquistas dos governos anteriores.

    "Joguei a oposição numa vala única, porque assim assimilei da propaganda política tucana na tv: vc viu? "

    Não faço minhas análises políticas com base em propagandas de partido, de nenhum deles. E repito, a privataria e nenhuma ação do PSDB dão carta branca pro PT fazer merda.

    ResponderExcluir
  69. Ué, será que deu problema no agendamento de posts da Lola?

    ResponderExcluir
  70. Esse sujeito que escreveu a post e a Lola ou são tontos ou sonsos.

    Que os outros partido são compostos de canalhas nós já sabíamos, o que achávamos é que o PT devido a raízes humildes do seu patrono que era um homem do povo sofrido, o Lula, viesse justamente para não fazer igual aos canalhas antigos. E realmente não fizeram igual, fizeram pior. Adeus esperança!

    ResponderExcluir
  71. Anon das 13:38, não deu problema de agendamento não (não desta vez, pelo menos!). É que o post que tinha prometido pra ontem (sobre as comparações entre Rachel Dolezal e Caitlyn Jenner) eu não consegui acabar de escrever pra ontem. Só consegui agora. Agora ele está no ar, meio gigantesco, pra variar.

    ResponderExcluir
  72. a esquerda também coleguinhas, a esquerda também...

    em geral, dos dois lados, aqui no Brasil, há a sutil defesa de interesses egoístas... :/

    uma pena.

    ResponderExcluir
  73. É necessário patrulhar os reaças e suas idéias disseminadoras de ódio. Mas também é importante considerar que muitas das polêmica levantadas por essa gente (como o caso do "piti" do Malafaia com o comercial do Boticário), acabam servindo, intencionalmente ou não, como distração para coisas ainda mais nefastas, como a aprovação da isenção de impostos sobre a renda de pastores (que curiosamente ocorreu na semana em que os evangélicos se manifestaram contra o comercial)...

    ResponderExcluir
  74. "Comunismo não teve corrupção... tudo (auto)meritocracia política."

    Olha, tem um problema sério com a sua linha de raciocínio. Se o que você chama de "comunismo" (sistemas baseados no mercado, com pagamento de salário e compra e venda de mercadorias, portanto um tipo bem esquisito de "comunismo", mas vá lá) é a única alternativa ao capitalismo, e ambos os sistemas são intrinsecamente corruptos, então a "luta contra a corrupção" é na pior das hipóteses uma ilusão, e na melhor uma simples questão de redução de danos - tentar dar uma diminuída aqui e outra acolá, sem a expectativa de realmente acabar com o problema.

    Mas num caso como noutro, dificilmente se justifica um clima de cruzada, e muito menos patacoadas do tipo "acabar com o PT pra acabar com a corrupção".

    Não dá pra ser cínico e idealista ao mesmo tempo, meu.

    "E, Jonas, classe média no brasil é entre R$291,0 e R$1.019,00 percapta. R$1.400,00 é marajá.

    Sei. Uma recepcionista que mora sozinha é marajá, um metalúrgico casado com uma secretária com dois filhos fazem uma família de marajás.

    Da mesma classe social que o Luiz Estevão, que tem um patrimônio de 20 bilhões de reais e pode pagar R$ 450 milhões ao fisco só para parar de se incomodar. Quem acredita nisso, acredita em qualquer coisa.

    ResponderExcluir