sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O DESTINO DAS ESTRÉIAS DESTA SEXTA NOS EUA

As estréias deste final de semana aqui nos EUA provam o que todo mundo sabe: que Hollywood trata os primeiros meses do ano como depósito de lixo. Os filmes que concorrem ao Oscar chegaram em dezembro e continuam ocupando salas. E só em maio, início do verão americano, aparecem os arrasa-quarteirões. Enquanto isso, só produções de terceira, com raríssimas exceções. Lógico, eles podem fazer os filmes que quiserem. Só não entendo por que o resto do mundo, Brasil incluso, tem que passá-los. Sinceramente, por que, nessa época de seca total (no Brasil entre março e maio, e entre setembro a dezembro, no mínimo), não encher as telas brasileiras de filmes nacionais, latino-americanos, europeus, e asiáticos? Por que reservar mais de 90% do nosso mercado a um mercado que só oferece algo de qualidade durante quatro ou cinco meses do ano?

É triste encarar as estréias da semana por aqui: “Fool's Gold”, com a Kate Hudson e o Matthew McConaughey, pra quem não se aguentava de saudades de “Como Perder um Homem em Dez Dias”; “Welcome Home Roscoe Jenkins”, uma comédia com o Martin Lawrence; “Pathology”, que dizem ser drama mas parece mais um terrorzinho (nome mais conhecido do elenco: Alyssa Milano); e “The Poughkeepsie Tapes” que, a julgar pelo trailer que já vi umas cinco vezes, trata de um serial-killer que filmou seus assassinatos (pra quem não pode viver sem câmera tremida à la “Cloverfield”). Na realidade, esses dois últimos ainda nem chegaram em Michigan. Mas vão chegar. E pode ter certeza que praticamente todos passarão no Brasil, tirando o lugar de algum filme nacional.

E se você acha essa seleção ruim, espere só pra ver como será o começo de 2009, devidamente afetado pela greve dos roteiristas...

4 comentários:

  1. Não passam nada fora do circuito hollywoodiano porque não dá dinheiro, infelizmente.

    Lembre-se que por traz de uma rede de cinemas sempre tem alguem pra colher os lucros!

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  2. Será? Claro que filme americano, por pior que seja, tem público garantido no resto do mundo. Mas é questão de educar o público pra gostar de outras coisas. Aposto que tem muita gente que gostaria de ver filmes latino-americanos. Mas o que elas podem fazer, se esses filmes não passam de jeito nenhum?

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  3. O público pra esse tipo de filme é muito restrito e os multiplexs têm como seus melhores freqüentadores o público jovem (porpagarem meia, na maioria das vezes). É claro que uma parte quer ver outros tipos de filmes e recorrem aos centros culturais da Av. Paulista (que acabam sendo mais caros que os cinemas dos shoppings e não têm horários tçao flexíveis), mas a maioria preferem a diversão 'mastigada' dos blockbuster.

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  4. Tem toda uma geração (aliás, mais de uma) que só cresceu com blockbuster. Nao conhece nada diferente. Compara com o que os jovens iam ver no final dos anos 60 até meados de 70. "Easy Rider" foi um sucesso! "O Poderoso Chefão" foi o campeão de bilheteria do ano...Tinha "Tubarao", mas também tinha publico pra "Laranja Mecanica". Hoje qualquer filme mais alternativo nao passa. Sequer é feito! Olha os filmes "alternativos" de hoje: "Juno"!

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