sábado, 2 de janeiro de 2021

2020: BOM PARA BOLSO, PÉSSIMO PARA O PAÍS

Reproduzo este artigo muito lúcido de Marcos Coimbra, do instituto de pesquisa Vox Populi, publicado na Carta Capital

Um dia, no futuro longínquo, talvez percebamos que algo de bom aconteceu no Brasil em 2020. Hoje, não dá para ver nada. Foi um ano que começou mal, piorou dramaticamente e termina horroroso. Fizemos uma eleição municipal, mas nem ela trouxe alento. Feita às pressas, acochambrada, com recordes de não participação, sem debates e sem contraditório, só podia dar no que deu, a vitória da Arena e do PFL.  

Bolsonaro festeja, enquanto o país lamenta 200 mil mortes e 7 milhões de doentes, a economia real afunda e nada anda. Não foi derrubado, manteve azeitados os negócios da família, aproveitou-se dos luxos do poder, o que mais alguém como ele poderia querer?  

A pandemia foi-lhe favorável. De um lado, adiou as cobranças, se não de resultados, ao menos de projetos e planos minimamente consistentes. Ao término do primeiro ano do governo (por assim dizer), as pesquisas mostraram que a paciência dos eleitores com sua incompetência e verborragia estava perto de se esgotar, e parecia que chegaríamos à metade de 2020 com crise aguda de popularidade. 

Com a pandemia, a pauta da opinião pública mudou e sua responsabilidade se diluiu, pois não há nada melhor que uma tragédia mundial para minimizar as falhas de um governante. Continuamos a ter uma economia parada, o desemprego em alta, a renda em queda, sem política de educação, saúde, meio ambiente e tudo o mais. Só que a culpa de Bolsonaro ficou menor. 

De outro lado, a epidemia obrigou-o a fazer o que nunca quis e que seus economistas abominavam: destinar recursos aos mais necessitados, dando-lhes condições de sobrevivência. O trocado que pretendiam dar foi aumentado pelo Congresso e o medo da reação popular fez com que a cobertura do programa crescesse. Assim, surgiu um auxílio emergencial substancialmente maior e mais duradouro, que fez bem à sua avaliação.   

Se olharmos a mais recente pesquisa do Datafolha, realizada agora em dezembro, vemos o saldo de popularidade que o auxílio propiciou: no Nordeste, onde o fenômeno foi mais visível, a reprovação diminuiu de 52%, em junho, para 34%. Como estava em 35% em agosto, parece que o ganho de popularidade foi mesmo de 17 a 18 pontos porcentuais e não subiu nos últimos meses. No total, portanto, considerando o peso do Nordeste na população brasileira, o auxílio teria dado ao capitão entre 4 e 5 pontos porcentuais de melhora na taxa nacional. Ou seja, o auxílio reverteu a tendência de queda que vinha de 2019 e ainda o fez crescer uns pontinhos.      

O que acontecerá com seus números de agora em diante? A epidemia, à medida que o tempo passar, ainda poderá ser usada como desculpa? E o que vai acontecer quando o auxílio for interrompido, pois é insustentável em seu patamar atual de custos, da ordem de 50 bilhões de reais ao mês? 

Mas houve outro ganho para o ex-capitão em 2020: ao longo do ano, em parte em razão de suas reações à pandemia, surgiu um novo tipo de bolsonarismo. Mais irracional, mais xucro, mais ignorante. Menor do que aquele que chegou a existir na eleição de 2018, quando ainda havia quem acreditasse que Bolsonaro era “novo”, “diferente” e “merecia uma chance”, mesmo que fosse “grosseirão”. O ano sepultou essas fantasias, à medida que o governo se revelou um amontoado de generais ridículos, políticos picaretas e burocratas terraplanistas. O que fizeram no enfrentamento do coronavirus, do gasto de milhões em remédios inúteis ao incentivo a comportamentos idiotas, é evidência de sua falta de qualificação. 

Não há mais ilusões a respeito de Bolsonaro. Há quem esteja com ele por pequenos interesses e não precisam disfarçar, como os militares que apenas querem uma boquinha. Há os muito ricos que só esperam lucrar com as jogadas do governo, toleram-lhe a breguice e partem em seus jatos para o conforto de Miami. Há os bilionários da mídia e seus leais funcionários, que se horrorizam com ele, mas não o descartam, pois podem ter de usá-lo para derrotar a esquerda.      

O bolsonarismo renovou-se: quem acompanha e admira o ex-capitão, com tudo que é e representa, é um tipo de gente peculiar. São autoritários, supremacistas, misóginos, detestam pobres, negros, indígenas, homossexuais, mulheres que não aceitam “seu lugar”, artistas. Andam com pistolas na cintura e enfiam o dedo na cara dos fracos. Não usam máscaras e não se vacinam.  

É um equívoco supor que o modesto crescimento da avaliação positiva de Bolsonaro entre os mais pobres seja uma “popularização”. Há gente pobre que pode se parecer com os bolsonaristas de hoje, mas são minoria. Quem o aprovou quando veio o auxílio vai desaprovar quando acabar. 

Tomara que 2021 seja o inverso de 2020: bom para o Brasil e péssimo para Bolsonaro. Feliz Ano-Novo. 

32 comentários:

Anônimo disse...

um equívoco supor que o modesto crescimento da avaliação positiva de Bolsonaro entre os mais pobres seja uma “popularização”. Há gente pobre que pode se parecer com os bolsonaristas de hoje, mas são minoria.

Queria ter esse otimismo, mas pelo que vejo até entre parentes e amigos, não são poucos os que aplaudem todas as merdas que esse merda faz e acreditam que tudo de ruim é mentira pra derrubar ele.

Anônimo disse...

Mais uma vez o aborto é descriminalizado hoje: agora na Coreia do Sul. Mais uma vitória para as mulheres! Quem sabe um dia alcançamos por aqui também a conquista desse direito essencial para a autonomia dos corpos das mulheres.

avasconsil disse...

Acho que 2021 não vai ser bom pro Brasil. Na linha de raciocínio "dos males o menor", torço pra que vença a eleição pra a presidência da câmara o candidato do grupo do rodrigo maia. Mesmo sabendo que pra nós, simples mortais, talvez seja melhor o candidato do bozoasco vencer. Maia e os que estão com ele sabem que arrochar no neoliberalismo vai tirar votos do bozo. Muita gente da elite do país não quer que bozo vença em 2022. Então pra eles é interessante pesar a mão no ultraliberalismo da escola de chicago e de guedes; ele empobrece muito a população e, como consequência, gera mais votos contra o governo. Já se o candidato do bozo ganhar, de olho na reeleição, acho que o neoliberalismo vai ser menos pesado ou mais leve. Já li que há tempos os militares que bozo tá comprando com cargos comissionados vêm defendendo uma flexibilização do teto de gastos e afagos aos mais pobres. Eles sabem que essa é a receita correta pro bozo ter chance de ser reeleito em 2022. As pessoas mais pobres são a maioria dos votantes. Político que é mãe pros ricos e não é nem mesmo um pai pros pobres não dura muito tempo no executivo. A não ser numa ditadura do tipo escancarado. Então nós, a grande maioria da população, estamos meio que num mato sem cachorro. Se o candidato do grupo do maia ganhar, a investida nos nossos direitos e na nossa renda vai ser mais intensa. Vão aprovar muita medida impopular pra tentar desitratar politicamente bozo. Nesse cenário acho que não vão melhorar a transferência de renda aos mais pobres. Isso renderia muitos votos ao imbecil. E a maioria dos ricos não quer a reeleição dele. Principalmente se realmente houver sanções econômicas ao brasil por causa da péssima gestão ambiental. Por outro lado, se o grupo do bozo sair vencedor nessa disputa, não seremos tão intensamente castigados; devem aprovar uma melhoria na transferência de renda, a perda de direitos e de renda deve ser menor, e guedes deve cair fora do governo. A escola de chicago vai ser escanteada. Mas a consequência será uma melhoria na popularidade do bozo e um aumento na chance de ele ser reeleito nas próximas eleições. Acho que maioria da população está numa situação de perde-perde em 2021. Depende do que queremos perder. A ideia da reeleição do bozo me causa tanto asco que acho que é melhor pagar pra ele ter o mínimo de chance possível de ser reeleito em 2022. Mas tenho consciência de que isso terá um custo em direitos e em dinheiro (renda). Como acontece com o Brasil desde 1500, pra os ricos tá tudo ótimo. Já nós a maioria teremos perdas de qualquer jeito. É a vida. Meditemos pra nos tornar zens.

Anônimo disse...

Bolsoshower e sua prole asquerosa são preocupantes, mas complicado fica quando pessoas com uma visão progressista ou de esquerda menciona Youtubers antes favoráveis ao urutu e sua ninhada, mas agora estão a espumar de raiva do coiso e seus filhos por algum tipo de ressentimento, privilégio não concedido. Falam mal incansavelmente da familícia, mas em 2018 eram virulentos nas redes e seus seguidores iguais ou piores, agora são favoráveis à quem? Marreco de Maringá, eles tem milhões de seguidores nas redes sociais e enquanto muita gente dorme, esses caras já estão em campanha e o Boca de CD e sua gananciosa conja tem sede de poder, Bozoasco é perigoso e sua corja também, mas o Marreco é muito pior.

avasconsil disse...

Eu acho que Moro nem candidato vai ser. Ele e aquela mulher dele optaram por usufruir nos states do dinheiro que ganharam com a Lava-Jato. Estão lavando o dinheiro que ganharam nos últimos anos e ganhando mais dinheiro naquela companhia que o empregou. Ou o tornou sócio, nem me lembro mais. Estão fazendo como boa parte das pessoas que enriquecem no Brasil, tendo uma melhor qualidade de vida fora e deixando o inferno pra nós. Caso aconteça de o STF anular a sentença do caso do triplex, a reputação dele vai ser ainda mais arranhada. Os apoiadores ainda são muitos. Afinal, até os da família bozo continuam muitos. Mas a anulação, ocorrendo, vai chamuscar um pouco mais. Aqui no Brasil a atenção sobre eles e o padrão de vidas deles seria muito maior. Tenho pra mim que ele não volta pro Brasil nem tão cedo. Se é que vai voltar um dia. Vão tentar emplacar é uma chapa Luciano Huck com ACM Neto, pois a Bahia é um colégio eleitoral grande e seria um candidato do nordeste. Doria com algum outro, talvez até Bruno Covas. Os candidatos da esquerda não vão ter grande chance. Ciro Gomes, se é que ainda pode ser considerado de esquerda, não é mais do agrado nem da esquerda nem da direita. Não vai ser surpresa se tiver menos votos que em 2018. Lula mesmo que possa talvez nem seja candidato. Desistindo da candidatura fica mais fácil de voltar a ser preso. Boulos também não vai pra um segundo turno. O medo do comunismo continua vivo no brasil. Vão tentar emplacar o Huck como o Macron ou Justin Trudeau brasileiro ou o Doria como Biden. Com o discurso da redução da desigualdade e da pobreza, que daqui a 2 anos estarão bem piores que agora. Subir a ladeira é bem difícil. Descer ladeira abaixo é num instante.

Unknown disse...

Aí Lolla acho q esse merda vai ser reeleito... Só por populismo barato dele ainda vejo muita gente inclusive pobre de direita louko por esse velho babaca populista incluindo meus pais q acham q as coisas estão cara por que a população não quer trabalha olha a dor de cabeça q eu passo com o analfabetismo politico da minha família .. tá difícil mas seremos resistência sempre ..✊✊

Anônimo disse...

A esquerda ñ tem candidato pra 2022, essa é a vdd. Com isso, os brasileiros vão ter que escolher entre Bolsonaro e outro candidato qquer de centro, tipo Moro, Doria, etc. Lula ñ quer saber de nada disso mais, está preocupado em "namorar" com a Janja 24hs por dia, saboreando uma mulher 30 anos mais nova que ele. Os pobres do BR estão sem saída.

titia disse...

O brasileiro médio é ignorante e alienado, apegado aos valores da burguesia mesmo que estes não o beneficiem em nada, e sua principal motivação pra fazer qualquer coisa é ver o mal dos outros. Enquanto se propuser a fazer mal, Bolsonazi vai ter o apoio dessa população sádica e mesquinha que, mais do que estar bem, quer ver o outro mal - principalmente se esse "outro" for alguém que o brasileiro médio considera inferior. Brasileiro só adquire consciência de classe quando olha pros lados e vê que não tem ninguém pior que ele. Até esse momento chegar, não esperemos absolutamente nenhum tipo de bom senso ou consciência política vindo do brasileiro médio.

Anônimo disse...

Avasconsil

Mencionei esses youtubers no comentário, pois os mesmos alavancaram e ajudaram muito o Bolsoshower e a prole asquerosa deles nas eleições e agora falam mal tanto dele como dos filhos, porém caso venha a ter candidaturas como mencionadas por você, vão apoiar e ajudar muito com certeza, embora tentaram isso com o mamãe defequei e não deu certo. YouTube ajuda, mas até certo ponto.

Anônimo disse...

EU TE ODEIO, LOLA. EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO EU TE ODEIO

Anônimo disse...

A classe média está em franca extinção no BR. Estão nivelando por baixo, empurrando a classe média para a pobreza, e os poucos classe média alta, ou viram ricos de vez, ou caem para a pobreza. Essa é a realidade atual/próxima: existirão os ricos ( 3% da população), e os pobres ( 97% da população). Sou assalariado, servidor público: meu salario bruto é "X". Tirando INSS, IRPF + contribuições obrigatórias, sobra líquido "1/2X". 50 % fica, de cara, com o governo. E tenho que pagar plano de saúde familiar, educação privada, o guarda particular do bairro. TUDO pago 2x. Uma vez público (que ñ funciona) e outra vez os serviços particulares. Sou uma classe em extinção. Daqui a pouco estarei apto a receber as bolsas governamentais, os filhos na escola pública e a usar o SUS. Estamos em extinção. Em 2 anos, seremos POBRES. É o fim do BRASIL, inevitavelmente, com esse monstro chamado Paulo Guedes Tchuchuca, mandando no país e exterminando a renda dos trabalhadores. Triste.

Anônimo disse...

Cê ainda não morreu, Lola? Me avise quando pra eu ir no seu tumulo e dar uma mijada!

Agora eu to sóbrio.

Anônimo disse...

O brasileiro médio, da tal "classe média", que trabalha em banco, como servidor público, como professor, com serviços, informática, motorista de táxi, de Uber, dono de birosca e etc, não se considera "trabalhador", porque ele entende "pobre". Ele acha que trabalhador é só quem faz trabalho braçal, mais bruto ou pouco qualificado.

Anônimo disse...

Coitado do fulano; a bexiga vai explodir de tanto tempo sem migar.

Anônimo disse...

Como você se sente sabendo que não mete medo nem numa barata, incel Robson? Ninguém liga pra você. Continua explorando seu pai cego que você ganha mais, covarde!

Anônimo disse...

Porcotto, paga meus deizão que você tá me devendo, leitão safado. E você, Gordolores, fique sabendo que não vai ter páscoa pra vc esse ano. Até abril sua cabeça estará enfeitando a minha estante, a sua cabeça e a do Silvinho. Isso é um pacto de sangue que fiz com outro camarada, vou te matar sem piedade.

Anônimo disse...

Migar?

Anônimo disse...

A PF deve estar na cola dos mascus, deve ser por isso que estão tão desesperados por atenção ultimamente.

avasconsil disse...

Não consigo assistir a vídeos do bozo ou dos bozominios. Me dá uma repulsa. Ou, como é mais comum dizer no nordeste, me dá um abuso... Só consigo ler notícias sobre eles. Imagens me dão um asco tão grande que paro no meio do caminho. E ultimamente estou meio cansado dos vídeos de esquerda também. Sei que é PSDB friendly demais da conta. Discordo de um monde de coisa. Mas os vídeos que ultimamente têm descido melhor são os do Reinaldo Azevedo. Ele não me parece uma pessoa ruim. E sempre aprendo uma coisa nova com ele. Uma palavra. Uma música. Um livro. Um escritor. Talvez nem devesse. Mas vou com a cara dele e mais recentemente os vídeos são os que tenho conseguido ver até o final.

avasconsil disse...

Uma coisa boa em ser baitola é não ter filhos. Demorei muito tempo dos meus 44 anos de vida pra internalizar que não tem nada de errado comigo por ser gay. Errada é a homofobia, que é uma questão externa a mim. No passado recente até pensei com simpatia em adotar 01 criança ou 02. Mas minha hesitação se transformou em certeza quanto a não adotar de 2016 pra cá. Com a vitória de Temer, o impeachment de Dilma, a ascensão da direita e do fortalecimento do neoliberalismo mais radical, basta uma leitura superficial das propostas que estão tramitando no congresso nacional pra chegar à conclusão de que vai ficar ainda mais difícil pra uma pessoa comum conseguir levar uma vida decente no brasil (pessoal comum é alguém sem grande talento pra ganhar muito dinheiro no futebol, como infuencer digital ou cantor de funck, sertanejo universitário, axé ou outro estilo que renda uma boa grana). No serviço público as carreiras com remuneração razoável, de pelo menos os 5 mil reais que o Dieese concluiu há poucos meses que deveria ser o salário mínimo, ficarão pouquíssimas opções, disputadas a foice pelos filhinhos e filhinhas da classe média que têm como bancar a dedicação exclusiva ao estudo pra concursos até que finalmente passem na competição pra as carreiras do topo do serviço público. A iniciativa privada vai continuar pagando pouco e exigindo semiescravidão. Prefiro me preocupar apenas comigo mesmo. Economizar o que der pra, se acontecer de ficar velho (posso morrer antes. Não pretendo me suicidar, o que torna o dia da minha morte uma incógnita), não me faltar o dinheiro do plano de saúde, da comida e dos remédios. Nem faço questão de viajar. Quero pelo menos não contar tostões pra custear o mínimo do mínimo. Um teto, médicos, remédios e comida. A ficha de muita gente ainda não caiu. Mas daqui a uns 30 anos, se não acontecer nenhum imprevisto do bem daqui pra lá, até esse básico será luxo no Brasil. Basta a gente olhar as pensões das famílias que estão perdendo seus arrimos pela covid 19. São os primeiros afetados em massa pela reforma da previdência aprovada recentemente. E as pensões são péssimas. Além das perdas afetivas, a perda de renda tem sido abissal.

Anônimo disse...

Exatamente. Ótima descrição da realidade atual. Tenho a mesma faixa etária que você, tenho 46, meu salário de funcionária terceirizada numa instituição federal de pesquisa (não sou servidora pública) com os descontos todos fica em 4 mil reais. Desses, tiro 520 reais para pagar meu plano de saúde porque o que o plano que a empresa oferece desconta 20 reais mas não cobre quase nenhum médico e nenhum exame que preciso fazer(tive tumor gástrico, já extraído e curado mas tenho que acompanhar com vários exames para o resto da vida). Daqui a um ano já caio numa faixa mais cara. Tenho procurado um plano mais em conta mas está difícil. O resto é aluguel, contas, comida, separar algum para imprevistos,tentar guardar outro tanto para o futuro. Não é fácil, é apertado, mas não tenho dívidas porque não faço muitos gastos extra e porque vivo sozinha, sem filhos, não preciso sustentar parentes, e vivo de acordo com minha realidade salarial. E ainda posso me considerar privilegiada se for comparar com o restante da população. Compartilho das mesmas preocupações que você, quanto ao meu futuro, tenho pensado muito e tenho muita apreensão, pois 15 anos passam voando e as coisas tendem a piorar quando ficarmos velhos. Com todo esse cenário social desanimador se desenhando pela frente, pior ainda.

Anônimo disse...

Arruma uma cadeira e espera sentado.

Anônimo disse...

Já sei que eh Incel só pelo comentário.

Anônimo disse...

Deixa eu adivinhar. Mais um Incel que odeia a Lola? Sua mamãe sabe oq vc anda falando na internet??

Anônimo disse...

Eu assisti alguns vídeos de ex apoiadores virulentos do presibesta, antes eram elogios para o mesmo e a familícia e agora estão a meter a madeira no mesmo, porém são iguais ou piores, alguns foram para o exterior com o dinheiro ganho por fazer campanha, outros estão no Brasil, pois tem patrocinadores do canal, cursos piramideiros, mas a maioria não tem profissão, estudo e são ou foram seguidores do Olasno boca de peido. Quanto a canais de esquerda assisto apenas dois, Portal do José e do Ghiraldelli, este último seleciono o que assistir, pois discordo de muita coisa. O Reinaldo Azevedo eu desconfio, antes o cara bajulava o aquele câncer proctológico do Olasno e agora quer posar de crítico.

Anônimo disse...

Titia

Classe mérdia e o que você descreveu e acrescento: é a pessoa que financiou o imóvel onde mora em 20 anos pela Caixa Econômica, comprou o carro zero para ostentar e parcelou em 48x, ganha um salário líquido de 3 mil reais, vive na pindura, faz pacotes de viagem de perder de vista, mas pensa fazer parte da elite, só resta rir de seres assim. Eu trabalhei em uma loja de artigos de luxo, também papelaria com itens importados numa travessa da avenida Paulista e sabe quem fazia as compras, encomendas? Motorista particular, governanta, secretária, às vezes o mordomo, muito raro os patrões aparecerem e quando faziam eram uma raridade, mas sempre com aquele olhar de desprezo para quem trabalhava na loja. Esses esnobes metidos a rico são massa de manobra útil para os poderosos, mas são igualmente desprezíveis.

Anônimo disse...

Existe sim a figura do pobre de direita. Temos pessoas burras tanto na esquerda como na direita.

No meu caso, sou de centro-levemente de direita, nada de extremos, mas não sou pobre. Minha moto eu comprei à vista, no dinheiro mesmo. Meu imóvel é financiado sim, mas as prestações estão em dia e próximas de acabar. Imóvel próprio.

Mas eu sou centro-direita por lógica, por raciocínio. A massa ( o gado ) que é de centro ou extrema direita o é porque a direita promete riqueza e status para eles. Assim como o gado de esquerda assim o é por que a esquerda lhe promete benefícios sociais e oportunidades. Nessa conversinha eu não caio.

Sou de centro-direita porque eu acredito na meritocracia e algumas pessoas mais talentosas devem se diferenciar sim. E concordo com Marx também, a pessoa precisa ter consciência de classe para apoiar aquele candidato que será melhor para a sua classe, consequentemente para você. A democracia funcionaria muito bem assim: cada cidadão votaria naquele que apoiaria sua classe... Assim, tendo que vista que o capitalismo gera tambem pobreza, a esquerda normalmente ganharia as eleições, pois o número de pobres votantes é maior que o de ricos votantes.

No meu caso, também quero defender a minha classe, voto na direita e torço para sua vitória, embora eu admita que a esquerda ajudaria um número maior de pobres. Mas não teria lógica alguem de classe média alta, votar em candidatos de esquerda. Assim como não teria lógica os pobres votando na direita. Isso tem um nome, é democracia.

Anônimo disse...

Existe sim a figura do pobre de direita. Temos pessoas burras tanto na esquerda como na direita.

No meu caso, sou de centro-levemente de direita, nada de extremos, mas não sou pobre. Minha moto eu comprei à vista, no dinheiro mesmo. Meu imóvel é financiado sim, mas as prestações estão em dia e próximas de acabar. Imóvel próprio.

Mas eu sou centro-direita por lógica, por raciocínio. A massa ( o gado ) que é de centro ou extrema direita o é porque a direita promete riqueza e status para eles. Assim como o gado de esquerda assim o é por que a esquerda lhe promete benefícios sociais e oportunidades. Nessa conversinha eu não caio.

Sou de centro-direita porque eu acredito na meritocracia e algumas pessoas mais talentosas devem se diferenciar sim. E concordo com Marx também, a pessoa precisa ter consciência de classe para apoiar aquele candidato que será melhor para a sua classe, consequentemente para você. A democracia funcionaria muito bem assim: cada cidadão votaria naquele que apoiaria sua classe... Assim, tendo que vista que o capitalismo gera pobreza, a esquerda normalmente ganharia as eleições, pois o número de pobres votantes é maior que o de ricos votantes.

No meu caso, também quero defender a minha classe, voto na direita e torço para sua vitória, embora eu admita que a esquerda beneficiaria um número maior de pobres. Mas não teria lógica alguem de classe média alta ou mesmo uma classe média média que esteja em ascenção, votar em candidatos de esquerda. Assim como não teria lógica os pobres votando na direita.

avasconsil disse...

Parabéns, você é da elite. Já pode fazer faxina na cobertura de 4 mil m2 que tá à venda por 65 milhões de reais no Flamengo, no Rio, e foi da família guinle. Pode também se candidatar a babá dos filhos dos ricos. Acho que foi em 2012 que eu li que ronaldo ex-fenômeno pagava 8 mil reais por mês pra a babá dos filhos dele. E ela viajava pra tudo quanto é canto com a família, mundo afora. Ah, compre um carro. E blindado. Pois nos restaurantes chiques os manobristas diferenciam rico de pobre pelo carro. Moto tem que ser de BMW pra cima. Pra moto da Honda eles torcem o bico, mesmo sendo das melhorzinhas. Como moto expõe muito o motorista, a conclusão vai ser: ih, esse aí é pobre... A não ser que haja um batalhão de seguranças. E não basta ser caro, tipo uns 300 mil reais pelo menos. Tem que ser blindado, pois o carro blindado é mais pesado e os pneus deles ficam mais baixos. É assim que os manobristas dos lugares ditos finos escolhem os clientes que vão bajular, prestando atenção no peso que os pneus estão aguentando. Mais peso é porque o carro é blindado, levando à conclusão de que quem o ostenta tem dinheiro. Tudo isso é uma grande babaquice, eu sei. Mas mostra a insignificância do seu patrimônio. Há muito tempo passado li que a Xuxa tem 1 bilhão de reais. Na época o dólar tava bem mais barato. Imagina agora quanto não tá o patrimônio dela em real. Por isso essa coisa de ser rico ou ser pobre depende muito de com quem você se compara. Outra coisa: o governo de Lula foi considerado neoliberal. Lembra da carta ao povo brasileiro? Pois é. Nessa carta ele garantiu aos "mercados" que ia continuar a política neoliberal de FHC. E realmente fez isso. Lula foi bom pros pobres e melhor ainda pros ricos. Os "mercados" ganharam muito dinheiro na época dele. Eu torço pela esquerda porque quero um país com menos desigualdade e melhor distribuição de renda. Menos violento e mais seguro (sem a excludente de ilicitude...). Além de ser uma visão mais solidária e humanitária, é a que pode produzir uma melhoria na qualidade de vida geral. Quem é inteligente sabe que não adianta alguns viverem bem. Uma das coisas que mais invejei em Lisboa, em Fátima, no Porto e noutras cidades portuguesas foi entrar em algumas lojas e ver que elas são administradas por pessoas idosas. Como em Portugal as aposentadorias e as pensões são com frequência baixas, muito idoso abre sua lojinha ao se aposentar. São lojas que aqui no brasil com certeza seriam assaltadas. Pois eu quero viver num país com mais justiça social e mais segurança. A direita não vai fazer esforço nenhum nesse sentido. São os partidos dos verdadeiramente ricos, dos que ganham dinheiro no brasil e vão gastá-lo fora. Eles não sofrem os efeitos negativos do seu egoísmo e da sua visão estreita de mundo e de sociedade. Por isso não consigo compartilhar com eles do mesmo ideal de país. Quero viver num país com menos bilionários e milionários e com mais pessoas de classe média.

titia disse...

"No meu caso, também quero defender a minha classe, voto na direita e torço para sua vitória". HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!

Isso é o que eu estava discutindo com uns felas outro dia. O cara parcela um apê em 72050505 prestações, um carro (ou moto) em outras 59595 vezes ou depois de economizar 20 anos ou fazer um empréstimo. Come uma vez por mês no McDonald's, viaja pra Guarapari no fim do ano nas promoções da classe econômica mais fuleira que tem, se enforca pra comprar umas roupinhas de marca, parcela o iPhone da moda em mais 464786 vezes e já se acha burguesia. Aí vota na direita achando que é a direita que defende os interesses dele. Termina como?

https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/sem-renda-classe-media-corta-plano-de-saude-e-escola,f7f9914bea80cd832815db063e4f41f986cpw7r9.html

https://economia.uol.com.br/colunas/jose-paulo-kupfer/2020/10/05/eliminar-desconto-do-ir-simplificado-prejudica-classe-media-mais-baixa.htm

Mal sabem esses pobres de direita que estão tão perto de ser burgueses quanto o Bill Gates está de passar fome. A realidade é essa aqui, proletário gourmet:


IIIIIIIII - Elite/Burguesia (você não está aqui 21:58).





IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII - Classe média (você está aqui 21:58).

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII - Pobres (Aqui é onde você vai estar até o fim do desgoverno de direita 21:58).

avasconsil disse...

Eu era inscrito e assistia a muitos vídeos do Ghiraldelli. Mas ele é homofóbico e misógino. Com frequência usa a suposta ou real homossexualidade de homens de que ele não gosta pra achincalhá-los ou desmerecê-los. Isso é homofobia. E pra ele mulher só tem valor se for jovem e bonitinha. Ele só se relaciona com mulher jovem e gosta de expô-las como se fossem um troféu, do tipo "passei dos 60 mas essa gostosa aí tá dando pra mim". Com o tempo fui achando o cara muito asqueroso. Metido. A formação dele é em filosofia e em educação, mas ele é tão pretensioso que o nome do canal dele é "Filósofo Paulo Ghiraldelli", como se ele fosse de um tal nível que fundou uma escola de pensamento. E ele acha que dá as melhores opiniões sobre tudo quanto é ciência humana. Cansei. No Canal do José ainda sou inscrito. De vez em quando assisto. Mas o tom de o mundo tá se acabando com que ele fala acabou me cansando. Quando meu abuso passar volto a assistir.

titia disse...

20:44 descrição perfeita, e o 21:58 aqui é o maior exemplar do pobre iludido que se acha elite porque pode parcelar o básico do básico. Vá entender o que se passa nessas cabecinhas.

avasconsil nossa, o Ghiradelli é realmente muito problemático na sua vida pessoal. Mas, de todas as análises políticas que temos disponíveis, as dele são aas que tenho visto de mais acuradas, então eu tento ignorar toda a merda que ele fala e só ouvir as análises. Mas que é difícil aturar tuda aquela palhaçada, é.

Mascu Robson, não esqueça de comprar um penico. Vai servir tanto pra urina quanto pras lágrimas que você vai chorar esperando sentado a Lola morrer. Se brincar, você vai é antes...

Mascu surtado das 16:44