quarta-feira, 18 de novembro de 2020

SOMOS TODAS ANA LUCIA MARTINS

Ainda estamos comemorando a eleição da primeira vereadora negra da história de Joinville quando ficamos sabendo que ela vem recebendo ameaças de morte e ofensas racistas antes mesmo de sair o resultado oficial.

Ana Lúcia Martins, professora e servidora pública aposentada, conquistou a façanha de receber 3.126 votos numa cidade (e num Estado) em que negros são invisíveis (tanto que Floripa foi a única capital do país que só elegeu vereadores brancos em 2020), embora 12% da população catarinense seja negra. Ana Lúcia será a única vereadora do PT na Câmara, que havia ficado sem nenhum representante da esquerda em 2016. Será também uma das duas únicas mulheres (a outra é do PSL).

Infelizmente, a violência não é novidade na vida de Ana Lúcia. Em dezembro de 2018, seu marido Maurício Rosskamp, advogado e servidor concursado na Câmara de Vereadores, foi vítima de latrocínio, num caso que chocou a cidade. Na noite de domingo, as redes sociais de Ana Lúcia foram invadidas, mas felizmente sua equipe foi capaz de resolver o problema rapidamente. Um radialista local criticou a eleição da vereadora e disse que o PT deveria acabar. Ela recebeu através de um perfil falso duas ameaças de morte, uma delas da "Juventude Hitlerista". Anteontem ela fez um boletim de ocorrência e afirmou

"Sabia que não seria fácil. Estava ciente que enfrentaria uma certa resistência em uma cidade que elegeu apenas na segunda década do século XXI a primeira mulher negra. Só não esperava ataques tão violentos e com aval de parte de pessoas que se declaram 'profissionais da imprensa'. No mais, conto com o apoio de todas, todos e todes que são contra o discurso de ódio e a violência, que se levantam contra o racismo, o machismo, LGBTfobia e toda forma de opressão. Não vão nos calar. Não vamos recuar. Seguimos firmes, com coragem e disposição para defender os direitos da população negra, das mulheres, da juventude, da população periférica, Imigrantes e refugiados e da classe trabalhadora".

Marcio Cruz, do Instituto de Direitos Humanos, Econômicos e Sociais (IDHES), Coletivo Joinville, enviou nota pedindo para que todas as organizações sociais denunciem essas ameaças contra a vereadora: 

"Bom dia, pessoal. Já esperávamos por reações negativas após o resultados das eleições, mas não esperávamos uma reação violenta e desproporcional, como uma ameaça de morte. Lembramos do que aconteceu com Marielle Franco e não vamos deixar que isso se repita nunca mais. Esse sujeito do print diz estar organizado com uma Juventude Hitlerista. Precisamos dar a resposta nas redes e nas ruas, precisamos cobrar justiça e investigações sobre esse caso. Precisamos exigir uma mega operação contra grupos neonazistas da cidade e do estado. Vamos à luta!"

Ana Lúcia, você não está só. Esses ataques são criminosos e devem ser investigados e punidos com urgência. A tag é #SomosTodasAnaLuciaMartins

UPDATE: O rapaz de 22 anos que ameaçou a vereadora já foi descoberto. Hoje (domingo, 22/11), houve busca e apreensão em sua casa, em Joinville. Aliás, na casa da mãe, já que -- óbvio -- ele mora com a mãe. Também óbvio, o covarde negou ter sido o autor das ameaças. A polícia investiga se ele, que sofre de esquizofrenia, foi instigado a fazer as ameaças. Na quarta, muito nervoso, engoliu o chip do celular. Pode pegar entre 2 a 5 anos de prisão. Vai se ferrar bonito. Que sirva de exemplo.

15 comentários:

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

Maravilha! Só espero que o protagonismo negro não seja roubado pela otica mercantil do capital que destroi todas as instituições pautando do se no lucro! Entretanto gostaria de ressaltar pessoas cometem todo tipo de injustiça baseando sr em um nome! Francamente essa "juventude hitlerista" é só mais um meio pelo qual se fará o assasinato de reputaçoes e não a representação da ideologia em si!

Anônimo disse...

Uma mulher está sendo ameaçada de morte e é nisso que você pensa?

Guidi disse...

PARABÉNS a ela pela força.

Alan Alriga disse...

Exato, e só lembrando mais uma vez que eles não passam de nazipardos com delírios de "superioridade étnica", baseados novamente em delírios "históricos" fantasiosos de como era a Alemanha nazista e seu exército que não era "puro", afinal tinha representantes de quase todas as etnias denominadas "puras" existentes. Além de que seguirem o negacionismo do holocausto, uma enorme maioria também nega a ciência, enquanto acredita que a Terra é plana igual uma pizza de 12 queijos com borda recheada, enquanto o Sol e a Lua seriam rodelas de salame coladas na tampa da caixa. Ou seja todo o seu ódio e racismo vem de factóides e pura ignorância histórica.

E só lembrando que o Josef Mengele classificava os brasileiros "brancos" como meio-macacos.

Alan Alriga disse...

Força para Ana Lucia.

Eu não dúvido de que o ocorrido com o marido dela, tenha sido na verdade para ela, como ocorreu com mais de 190 políticos e ativistas.

Anônimo disse...

É algo a se comemorar, mas tarde demais. Ter vereadores negros no país com mais negros no mundo fora da África só em 2020, é algo a se espantar.

Fico feliz pela conquista, em Curitiba, cidade que 4/5 da população votou no coiso em 2018 e que antes da segunda guerra, teve milhares de Curitibanos se naturalizando alemão pra lutar pelo nazi/fascismo(um deles inclusive ganhou a cruz de ferro, Egon Albrecht). É dia de comemorar a conquista e lamentar a demora da conquista.

Anônimo disse...

Eu seria capaz de apostar que esses ataques a ela são coisa de channers. Estive espionando esse submundo e esses desvairados tem se tornado cada vez mais insanos. Alguém precisa tomar uma providência contra essa corja criminosa ou teremos outros Suzanos pela frente.

Anônimo disse...

Santa Catareich...

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

Eu falei maravilha pois ela foi eleita e está aguentando todas as ameaças!

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

Opa camarada só toma cuidado que o negacionismo e o anticientificismo são só um dos sintomas perniciosos de uma doença muito maior! E não a origem do problema! Eu acredito que a descredibilização da midia burguesa que se preucupa muito mais com visualizaçoes e ganho de dinheiro que com a verdade seja uma boa fonte da disseminação desses absurdos! Sem falar do distanciamento dos ramos da ciência com a população comum

Anônimo disse...

Estou vendo aqui na tv que o sujeito foi identificado e parece que engoliu o chip do celular :O

Anônimo disse...

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sc/santa-catarina/noticia/2020/11/22/policia-localiza-suspeito-de-ameacar-de-morte-primeira-vereadora-negra-de-joinville.ghtml

Lola Aronovich disse...

Ha ha, divertido isso do racista nazistão engolir o chip. Mas é bem possível q ele tenha sido instigado. Tomara q peguem toda a gangue.

Lais Stell Rizzato disse...

Ah, o bonito, o "tesouro da mamãe" engoliu o chip, é??
Não seja por isso... Com um bom purgante enfiado goela abaixo no ananá, a gente recupera esse chip em três tempos! O único problema é que encontrar o chip no meio de tanto excremento vai ser uma bosta (com o perdão do trocadilho)!

Anônimo disse...

Hahahahah!! Boa...