quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MARADONA, GIGANTE

Ah, hoje não dá pra falar de mais nada. Estou arrasada com a morte de Diego Maradona, de apenas 60 anos.

Foi o maior jogador que eu já vi jogar. Eu estava bem viva nas Copas do Mundo de 1982, 1986, 1990 e 1994. Só aqueles dois gols contra a Inglaterra na Copa de 86 já seriam suficientes pra imortalizar um atleta. A "mão de deus" e o gol que começou antes do meio do campo, no que pra muitos é o mais belo gol de todas as Copas. 

Eu não entro nessas de comparações. Não tem por que escolher um grande jogador e desprezar os outros. Mas, pra mim, Maradona foi o maior que eu vi jogar, durante a minha vida. Faz parte da minha memória afetiva.

Aqui, os dez maiores gols de Maradona, ao som de outro ícone, Piazzolla. Aqui, os cinco maiores gols (que são diferentes dos outros dez). 

Aqui, o desabafo de Casagrande, um dependente químico, sobre a morte de Maradona, outro dependente. 

Maradona morreu no mesmo dia, 25 de novembro, que um de seus ídolos: Fidel Castro, quatro anos atrás. Tinha uma tatuagem de Fidel (e outra do Che) tatuadas em seu corpo.

Como diz o jornal argentino Clarín num belo texto (em espanhol), sua morte tem impacto mundial. Sua vida foi uma montanha russa. "Gracias a la pelota" (obrigada à bola), ele disse que gostaria de ver em sua lápide. 

Foi sem dúvida um gigante. Inesquecível.

17 comentários:

Anônimo disse...

Muito triste! Ele tinha uma personalidade tão carismática...

Sara disse...

AMEI,AMEI, AMEI! Que texto lindo! Adoro o Maradona, uma figura pra lá de intensa e interessante, que ultrapassou e muito a barreira dos campos. Obrigada pelo texto, Lola.

Anônimo disse...

Deixando de lado o saudosismo, o Messi já passou Maradona como maior da Argentina faz tempo.

Lola Aronovich disse...

Praticamente todos os grandes, inclusive Messi, estão dizendo que Maradona foi o melhor de todos os tempos https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/messi-presta-homenagem-a-maradona-nao-vai-pois-diego-e-eterno.ghtml Uma das diferenças entre ele e os outros é q ele ganhou uma Copa pra Argentina praticamente sozinho. Creio que foi o Zidane que disse isso.

Waylle disse...

Poxa...morreu tão novo...fiquei triste também.

Anônimo disse...

Maradona, Che Guevara, esse tal de Quino, Papa Francisco, Lola Aronovich... A Argentina tem o dom de dar a luz esquerdistas malditos.

Anônimo disse...

Pública isso também. Vamos ver:

Lola Aronovich, a porca-mãe fundadora do feminazismo no Brasil e responsável pela disseminação desse vírus pelo continente sul-americano. Nascida na Argentina, migrou para o Brasil pois foi condenada por estelionato e lavagem de dinheiro lá. Conheceu e casou-se com aquele que viria a ser seu parceiro de crime, Sílvio Cunha. Não casou na igreja, pois é atéia (tem sangue judeu) e repudia o Cristianismo. Casou apenas no cartório. Cometeu milhões de crimes e ataques a desafetos em 30 anos no Brasil. Essa criatura é perigosa e uma ameaça suprema. Por isso pedimos, através deste documento, a deportação dessa criminosa de volta ao seu país, ou então a prisão imediata dela, e de forma perpétua. Somente assim o país terá uma chance de conseguir algo com o Presidente Bolsonaro governando. Lola comanda toda a política cearense e nordestina, Ciro Gomes é mais um lacaio dela. Comanda as polícias, juízes, advogados. Tem uma verdadeira legião espalhada pelos quatro cantos do país, de pessoas, principalmente jovens, lobotomizadas e dispostas a matar e morrer por ela. Essa mulher (isso se for mulher, suspeita-se que seja trans) precisa ser parada urgentemente.

Anônimo disse...

Isso você não publica, né? Só publica o que lhe convém. Grande elogio estar incluída ao lado de um assassino sanguinário, de um drogado e de um papa herege, né?
Se preocupa, não. Logo sai seu dossiê. E todos saberão quem é DOLORES ARONOVICH AGÜERO.

Anônimo disse...

Publica esses textos também, Lola. Vai. Mostra que é corajosa mesmo. Vamos ver. Mostra que você não tem medo de nós. Mas você tem medo de seu passado sujo, né? Aos poucos nós vamos o catalogando. Em breve o mundo saberá quem é você. Sua porca imunda desgraçada. Em breve você estará na história como a maior criminosa de todos os tempos. Anti Cristo. Veio pra tentar derrubar a família e os bons valores do povo brasileiro, mas não vai conseguir nada além de ser condenada ao fogo do inferno.

Anônimo disse...

Seu dossiê está sendo feito, e já tem quase 10 mil páginas. Será o maior documento de denuncia da história da humanidade. Vai parar o planeta. Vai estar em todos os lares brasileiros. É melhor você ir embora daqui, logo você será escrachada pelo mundo. Faça igual o Cupertino fez. Porque logo o dossiê será lançado, e então... Seu nome vai entrar pra história, mas não de uma forma que você irá gostar.

Anônimo disse...

Pelo visto lhe restou uma gota de coragem. Mas eu te desafiei a postar em seu twitter, mostrar para seus seguidores tais denúncias. Mas aqui já está de bom tamanho, quem vir aqui e ler os comentários já terão uma noção.

Alan Alriga disse...

Cara tu fumou quantas pedras de crack antes de escrever tanta merda?

avasconsil disse...

Impressionei-me com o poder de Lola. Deus benza.

Whatever Lola wants
Lola gets
And little man, little Lola wants you
Amke up your mind to have no regrets
Recline yourself, resign yourself, you're through
I always get what I aim for
And your heart'n soul is what I came for

Whatever Lola wants
Lola gets,
Take off your coat
Don't you know you can't win?
You're no exception to the rule,
I'm irresistible, you fool, give in!... Give in!... Give in!

Hello, Joe
It's me
He hits so far
-Hold on-that's you
Aaah-haaaaaa

https://youtu.be/BvprI1ShL1M

Anônimo disse...

Garrincha também ganhou uma copa sozinho, pois Pelé ficou machucado logo no início daquela copa de 1962, no Chile.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caramba Lola, não sabia que você era tão poderosa assim! Então é você que não deixa o Inominável governar? Patroa do Ciro Gomes? Cometeu MILHÕES de crimes em 30 anos no Brasil? Caramba isso dá uma média de um crime a cada 10 minutos, no mínimo! A Lola tem até um exército particular disposto a matar e morrer por ela kkkkkkkkkk

Essa foi boa! Fala pro maluco aí que eu conheço um psiquiatra muito bom, provavelmente ele pode ajudar a controlar esses delirios aí kkkkkk.

Ah, e Lola, cuidado senão daqui a pouco vão dizer que você controla até a ONU hein!

Lola Aronovich disse...

Pois é, eu gostaria de ter 1% do poder que os mascus me dão! Minha narrativa fake favorita sobre mim é que eu fui expulsa da Argentina ou fugi da Argentina por sei lá qual crime q eu cometi (isso varia), sendo que eu, quer dizer, eu e minha família chegamos ao Brasil em abril de 1971, e eu nasci em junho de 1967, logo, eu ainda não tinha 4 anos. Eu sou tão poderosa que sou precoce! Com menos de 4 anos eu já era uma criminosa condenada!
Também gosto quando dizem que me casei com o Silvio pra conseguir cidadania brasileira! Eu tenho carteira permanente de estrangeira desde que me conheço por gente, e isso me permitia fazer tudo que qualquer brasileiro faz... exceto votar! Foi por isso que me naturalizei em 1997, bem atrasada, mas é que o processo é um tanto burocrático (contratei um despachante pra reunir a documentação). E pra se naturalizar não precisa casar com brasileiro, ué! Tanto que, embora eu e Silvinho já estivéssemos juntos em 1997 (desde 1990), eu e ele só nos casamos legalmente dez anos depois, em 2007, e isso porque, pra que ele fosse comigo pra Detroit pro doutorado-sanduíche, teríamos ou que provar que morávamos juntos ou casar. E casar é mais rápido e fácil.
Gosto também quando acusam meus avós por parte de pai de serem nazistas que fugiram pra Argentina depois da Segunda Guerra. Essa é bem estranha, pq meus avós eram judeus, mas pelo jeito eles eram nazistas também, segundo essa galera neonazista. Na realidade, meus avós migraram de Odessa, Ucrânia, pra Buenos Aires em 1904. Foi um pouquinho antes da 2a Guerra. Até antes da primeira guerra! Mas quem liga pra realidade, já que a ficção é tão mais divertida?

Guidi disse...

“Fidel não descobriu nada. Lambemos as botas dos ianques há muito tempo.” Diego Maradona, maravilhoso, em apoio à declaração de seu amigo Fidel, sobre a subserviência da Argentina aos EUA.