segunda-feira, 19 de outubro de 2020

VIVA O POVO BOLIVIANO!

Ontem a Bolívia foi às urnas depois de quase um ano de um golpe de Estado (patrocinado pelos EUA, como todos os golpes na América Latina) e devolveu a democracia e a esquerda ao poder. 

Pouca gente imaginava que Luis Arce, o candidato do Movimento para o Socialismo (MAS), ganharia já no primeiro turno, como as pesquisas de boca de urna indicam (lá as urnas não são eletrônicas, portanto, leva dias até sair o resultado oficial). Mas foi o que aconteceu. Parece que Arce deve ficar com 53% dos votos, a mesma porcentagem de Evo Morales ao ser eleito pela primeira vez, em 2005. E o MAS também ganhou a maioria nas duas câmaras da Assembleia Legislativa. A direita chegou dividida às urnas, entre o ex-presidente Carlos Mesa e Camacho, um Bolsonaro local. 

É, sem dúvida, uma vitória acachapante. Pra Bolívia e pra esquerda de todo o mundo, principalmente da América Latina. Pouco tempo atrás, a direita ganhou o poder (muitas vezes através de fraudes, como no caso do Brasil) em todo o nosso continente sul-americano. Ano passado a esquerda voltou à Argentina. E agora volta ao nosso vizinho-irmão, ao país com quem dividimos a maior fronteira terrestre. 

Nos 14 anos em que esteve democraticamente no poder, o líder indígena Evo Morales e seu partido socialista nacionalizaram o petróleo e o gás natural, diminuíram a pobreza e as desigualdades sociais, e fizeram a Bolívia virar o país que mais cresceu na América Latina (cerca de 5% ao ano em média na última década), o que ficou conhecido como o milagre boliviano. Assim que a direita retornou, fez o que sempre faz, em qualquer lugar -- destruiu tudo. Agora cabe à esquerda reconstruir, consertar o estrago, e voltar a fazer da Bolívia uma nação menos pobre e mais justa.

O neoliberalismo 2.0, de acordo com o vice de Evo Morales (que está morando na Argentina), Garcia Linera, diz que, ao contrário do neoliberalismo dos anos 80 e 90, que "continham uma promessa de desenvolvimento possível", este "é vazio e vem como uma resposta. Surge com a ideia de que é preciso acabar com os esquerdistas que teriam roubado muito dinheiro etc. Só que você não constrói um horizonte apenas com um desejo de vingança". É verdade. E por isso também tenho a esperança de que este pesadelo da direita no continente vai desaparecer.

Bolso, capacho dos EUA que é, comemorou o golpe na Bolívia no ano passado. O que ele vai dizer agora?

Agora está nos trending topics a tag #ChoraElonMusk. O bilionário (algo que sequer deveria existir) depende do lítio da Bolívia para seus projetos. Em junho, ele escreveu no Twitter "Vamos dar golpe em quem quisermos! Lide com isso!", reconhecendo sua participação no golpe que derrubou Evo. Depois ele viu que pegou mal um super rico tratar um país como seu quintal particular e apagou o tuíte. Mas obviamente seu interesse pelo lítio continua intacto.

Outra notícia maravilhosa é sobre Maria Patricia Arce Guzmán que, como prefeita de Vinto e militante do MAS, ano passado foi covardemente atacada por fascistas. Eles incendiaram a prefeitura local, cortaram o cabelo de Maria, a pintaram de vermelho, e a obrigaram a andar descalça por vários quarteirões, enquanto era xingada, cuspida e humilhada. Ontem Maria foi eleita senadora. A Bolívia toda se pintou de vermelho. Aliás, de sete cores -- as cores da bandeira Wiphala.

Uma alegria enorme nesses tempos sombrios de pandemia e do vírus da extrema direita! Viva a Bolívia!

6 comentários:

Anônimo disse...

Viva!!!!!! Uhuuuuu!!!!!!!

Anônimo disse...

Boa noite, Lola. Tudo bem? Qual sua opinião sobre os ataques as igrejas no Chile?

Anônimo disse...

Maravilha!!!

Anônimo disse...

a) Lola sou sua admiradora adiro seus textos.

b) Feliz pela Bolívia sonho em 2022 o Brasil chutando o Bozo.

Lola Aronovich disse...

Oi, anon das 21:55. Não estou acompanhando muito bem a situação da igreja queimada no Chile, mas vi agora a thread da @sabrinanaquino, feminista brasileira que mora no Chile, sobre isso. Diz ela:

Galera, correria doida aquí. Faltam 5 dias pro plebiscito. Mas tem gente me perguntando sobre "igrejas queimadas no Chile nos protestos" pq aparentemente o meio evangélico no Br está propagando a história. Bem, de fato houve uma igreja incendiada, mas não por manifestantes.
Dia 18 se cumpriu 1 ano que se iniciou a efervescência dos protestos no Chile, a convocatória nas ruas (apesar do covid19) foi enorme. Do nada começa um incêndio em uma igreja católica, que pertence aos Carabineros de Chile.
Ontem mesmo já ficamos sabendo que quem iniciou o incêndio criminoso foi um funcionário da Armada chilena, ou seja, um marino: https://www.elmostrador.cl/dia/2020/10/19/miembro-de-la-armada-fue-detenido-por-participar-en-desordenes-que-terminaron-con-incendio-a-iglesia-de-carabineros/
Armada chilena (Marinha) correu pra informar que esse maluco aí não seguia ordens de ninguém das forças armadas e agiu por sua conta e risco. Com nota oficial e tudo: https://www.soychile.cl/Santiago/Sociedad/2020/10/19/678091/Defensa-dijo-que-marino-detenido-por-quema-de-iglesia-no-estaba-infiltrado-ni-cumplia-labores-de-inteligencia.aspx
"Ele não estava a serviço da marinha", porém ao ser detido por queimar a igreja dos Carabineros, será penalizado com obrigatoriedade de ir assinar 2 vezes por mês na delegacia. E quando pegam um civil chutando uma catraca, mofa na cadeia. Pra vcs verem...
Faço esse fio pra ressaltar, mais uma vez (pq já falei isso muitas vezes aqui ano passado) q quando vos ficarem sabendo de incendio em edifício do governo, empresas ou igrejas no Chile, lembrem-se que vira e mexe a gente descobre P2 (e até político de direita) infiltrado na ação.
E enquanto eles choram por igreja e sei lá mais o quê depredado, a polícia aqui segue matando manifestantes e fica por isso mesmo.
Com isso quero dizer q os protestos aqui no Chile são todos ordeiros e só quem ~vandaliza~ é paco infiltrado? Não. Mas afirmo categoricamente q os incêndios do metrô, da torre da ENEL, do banco BCI, da Igreja San Borja e até de pequenos comércios en Valpo são montagens da Polícia.
Aqui a thread dela: https://threadreaderapp.com/thread/1318396415970770944.html




Anônimo disse...

Parabéns povo boliviano pela sua consciência e senso crítico aguçado, tenho amigos oriundos da Bolívia e trocamos material literário, cd's, tratamos sobre música por email. É um povo sofrido, mas batalhador e orgulhoso de suas origens. A vitória de Arce é um tapa na cara de brasileiros preconceituosos, pois tem mais interessante em saber de "criar laços de amizade " com estado unidenses e europeus em busca de privilégios, status, mas desprezam pessoas com conhecimento, cultura igual ou superior a muito europeu ou estado unidense na América Latina, Arce inclusive lecionou, estudou no Reino Unido também. Fiquei muito feliz com a vitória de Maria Patrícia, humilhada e isso viralizou nas redes sociais, mas deu a volta por cima, mas e aqueles a participarem daquela cena lamentável? Pessoas assim em outros países latino americanos voltam ao ostracismo, são desprezíveis, enquanto no Brasil seres assim se elegem deputados, senadores, etc. O pior do ser humano é ovacionado por seus semelhantes no Brasil.