quarta-feira, 30 de setembro de 2020

RIP QUINO, GIGANTE CRIADOR DE MAFALDA


Hoje é aniversário do Silvinho, vulgo maridão! Ele faz 63 anos, trinta dos quais ao meu lado. Daqui a alguns meses ele comemora seu meio século de xadrez (começou aos 13. Nos conhecemos num torneio. Xadrez é a sua vida). 


Mas, pra deixar o dia triste, hoje morreu, aos 88 anos, um gênio: o cartunista argentino Quino! Com sua maior criação (mas não a única: ele era também um ilustrador brilhante), Mafalda, a menina revolucionária, ele inspirou várias gerações. 


Mafalda é sempre atual e hoje, com a extrema-direita no poder em várias partes do mundo, mais necessária do que nunca!

Eu li toda a coleção da Mafalda no original, em espanhol, e também em português (inclusive português de Portugal -- aprendi muitas gírias portuguesas graças a isso). Minha geladeira tá cheia de ímãs da Mafalda. O mundo certamente perdeu um gigante, mas sua obra é eterna.

8 comentários:

Anônimo disse...

Sou por um Brasil liberal, democrático e republicano. Governo Lula e Governo Bolsonaro se igualam na pretensão de serem super heróis ou salvadores da pátria . Ambos usam a estratégia de personificação do cargo. Ambos descredenciam alguns cidadãos que tem pensamentos diferentes. Ambos governam para alguns. Enquanto isto nossa economia segue debilitada por entraves burocráticos, excesso de centralização de decisões e proteção de mercado que na verdade impede sua evolução. Ver nos jornais Brigas entre nossas liderancas como se fôssemos grupo de adolescentes é constrangedor. Eu estou indignada ! #nemlulanembolsonaro
#souBrasil

Anônimo disse...

Se você já leu toda a coleção, deve conhecer a tirinha onde Mafalda, ao ser confrontada por sua mãe que diz que a pessoa que não toma sopa não cresce, afirma com todas as letras que o mundo seria um lugar melhor se Marx não tivesse tomado sopa.
E aí?
Me diga o que acha, blogueira.

Anônimo disse...

Querida Lola, faz uma postagem falando do viral que foi a música "MICHEQUE." da banda detonautas, cobrando explicações do dinheiro que o Queiroz depositou na conta dela, querem censurar a música, vamos lembrar os eleitores do Bozo, que o Brasil é uma democracia e não voltaremos ao ano de 1964.

Alan Alriga disse...

Meus pêsames

Paulo Cunha disse...

Meus pêsames a todos. Mesmo aos anônimos, talvez, um dia eles escutem. E aí, anônimo?

Anônimo disse...

Não vai falar sobre as ameaças do Biden de internacionalizar a nossa Amazônia, Lola?

Kasturba disse...

Tenho uma cachorrinha chamada Mafalda em uma dupla homenagem: à Mafalda dos quadrinhos e à Vovó Mafalda, que muito alegrou minha infância.

Anônimo disse...

Que triste! Ah, como lembro da Mafalda! Adorava ❤️❤️❤️