quarta-feira, 5 de agosto de 2020

A TRÁGICA HISTÓRIA DO ROBÔ MACHISTA

É pra chorar, mas eu só consigo rir. É uma história que eu não conhecia, e talvez muitas e muitos de vocês não conheçam também. Ela mostra o estado de calamidade pública do nosso mundo.
É sobre Tay, um programa de inteligência artificial da Microsoft designado para aprender das pessoas. As primeiras letras correspondiam a "thinking about you", ou "pensando em você". O programa foi lançado em 23 de março de 2016. 
E foi tirado do ar menos de um dia depois. 
Um jornalista definiu Tay como "um papagaio com conexão à internet". Ou seja, ele imitava o comportamento humano nas redes sociais. Em outras palavras, "o Twitter ensinou o robô de inteligência artificial da Microsoft a ser um babaca racista em menos de um dia".
Pra ser mais específico: "16 horas depois de seu lançamento, Tay estava proferindo sua admiração por Hitler, seu ódio por judeus e mexicanos, e solicitando sexo explicitamente. Ele também culpou o presidente Bush pelo ataque terrorista de 11 de setembro. Em um tuíte, Tay expressou seus pensamentos sobre feminismo, dizendo 'Odeio feministas pra c*ralho e elas deveriam morrer todas e queimar no inferno'."
Foi um ataque orquestrado, claro. A Microsoft pediu desculpas e deletou 96 mil tuítes escritos por Tay. Só que o sentimento de fracasso ficou, até porque a Microsoft havia divulgado Tay dizendo: "Quanto mais você conversa com Tay, mais esperto ele fica". 
Em 30 de março de 2016 Tay voltou, falou um pouco de drogas ("Estou fumando maconha na frente da polícia"), e acabou tuitando a mesma coisa repetidamente ("Você é rápido demais, descanse, por favor"). 
Foi substituído por Zo.
Pelo jeito, de nada adianta adotar inteligência artificial se a inteligência real de boa parte da humanidade está seriamente comprometida...

9 comentários:

Anônimo disse...

…daí, resolveram usar nas eleições brasileiras…

Unknown disse...

Malditas inclusão digital aparece cada aberração nessa internet q e pra rir disso tudo.as pessoas estão cada vezas sem escrupulos agora até robô preconceituoso...

Anônimo disse...

Fui eu quem programou o robô kkkkkkk.

titia disse...

Agora sabemos porque a Skynet decidiu eliminar a humanidade...

Anônimo disse...

Isso me lembra a controvérsia com uma inteligência artificial do Google que confundia os rostos de pessoas negras com macacos: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/14/tecnologia/1515955554_803955.html

Anônimo disse...

Isso é o que acontece quando algo tem a capacidade de aprender.

Anônimo disse...

Lol, e a solução que o Google achou foi fazer o programa esquecer que existem macacos? Não me surpreende nem um pouco.

Hilda Digiscrapmania disse...

Será que ele foi "instalado" nas mentes dos bolsonaristas? Todos eles fazem comentários iguais, estilo telemarketing para os assuntos. Se vc argumenta vem o próximo e assim por diante. Ou está em uso pelo GDO. Num é IMPUÇÍVI!

Anônimo disse...

Anon das 20:55, provando que as máquinas realmente superaram os humanos.