quinta-feira, 9 de julho de 2020

UM EXEMPLO DE POR QUE O TRÁFICO DE ANIMAIS É DETESTÁVEL

Essa história da naja me causa revolta em nível altíssimo.
Que história?, você pode perguntar. Pois bem, aconteceu esta semana numa zona nobre de Brasília. Um estudante de 22 anos tinha uma cobra Naja de um metro e meio de comprimento, uma das espécies mais venenosas do mundo. Viviam juntos na sua casa. O nome do rapaz é Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul e ele cursa Medicina Veterinária. Mas como assim, ele tinha uma naja? Não é que essas cobras só existem na Ásia? E não é uma animal silvestre? Como pode ser tido como um bicho de estimação? Pois é.
Na terça, Pedro foi picado pela naja. Teve sintomas como palidez, tontura, visão turva e dormência nos membros, e foi levado ao hospital pelos pais. Por estar com insuficiência respiratória, foi entubado. Seu quadro é muito grave. Para tentar se recuperar, precisa de soro. Mas, como a naja não existe no Brasil, soro de naja também não existe. Para trazê-lo ao Brasil no meio de uma pandemia, fica difícil. Felizmente, o Instituto Butantan, em SP, tem -- uma única dose, que foi enviada a Brasília. 
Ontem o Ibama foi à casa de Pedro para apreender a serpente (que não tem registros oficiais de entrada no Brasil, ou seja, não chegou aqui legalmente). Só após negociações com o padrasto, que estava dentro da casa e não permitia a entrada, os oficiais puderam entrar, mas não encontraram a naja, apenas gaiolas vazias onde eram guardados camundongos para alimentar a serpente. Pânico no condomínio! Os vizinhos temiam que a cobra tivesse sido jogada no vaso sanitário e que poderia se locomover a outros apartamentos pela tubulação. 
Um amigo de Pedro finalmente contou à polícia militar ambiental onde o animal havia sido deixado: próximo a um shopping, no Setor de Clubes Sul. A naja foi capturada na noite de ontem e passa bem.
Espero que o estudante sobreviva. Mas veja o tamanho e os custos da irresponsabilidade! Quanto tempo, esforço e recursos foram gastos por servidores públicos (oficiais do Ibama, da PM ambiental, do Butantan etc) para lidar com o resultado decorrente da vaidade de um indivíduo de ter um animal silvestre em casa! A multa que ele terá de pagar será de no máximo R$ 5 mil! (veja tuíte abaixo: Pedro terá que pagar R$ 2 mil de multa, e Gabriel, seu amigo que soltou a cobra, mais 2 mil).
Essa história me revolta porque ela não é apenas sobre Pedro e a cobra que ele trouxe ilegalmente ao Brasil, e que depois descartou criminosamente, pondo em risco outras pessoas. Ela é sobre tráfico de animais silvestres, uma indústria bilionária que, só no Brasil, movimenta mais de 3 bilhões de reais por ano. Uma indústria que conta com o apoio da população, que acha lindo ter papagaio, arara, macaco, cobra, lagarto em casa. 
A população sabe que é ilegal, mas não se importa. Talvez, se soubesse que, de cada dez animais traficados, apenas um sobrevive, se importasse um pouco mais. Talvez, se desde crianças fossem ensinadas nas escolas que quem compra é cúmplice dessa matança que remove cerca de 38 milhões de espécimes a cada ano da natureza, parariam de achar bonito o tráfico.
Um dado repulsivo: existem mais tigres em cativeiro nos Estados Unidos do que soltos no resto do mundo. É o animal transformado em mercadoria, que vira troféu dos ricos para ser exibido pros amigos e pra mídia. 
Mais de 80% dos bichos vendidos no Brasil são aves, as maiores vítimas do tráfico. É preciso acabar com a cultura de que é fofo ter pássaro preso na gaiola. 
Nem animais de estimação devem ser comprados. Muito menos os que vivem na natureza. 
UPDATE: Mais 16 cobras foram encontradas hoje em cativeiro num sítio do Distrito Federal. O Batalhão da PM Ambiental (BPMA) vê ligação entre a naja capturada ontem. "Vemos que está tendo um contrabando não só dentro do Brasil, mas também internacional dessas cobras para cá". 
Vejam meu vídeo sobre o caso no #FalaLolaFala!

29 comentários:

tie pazos disse...

muito triste! por este e outros motivos estou tentando me tornar vegana.

Simone disse...

Perfeitas as suas considerações. Gostaria que o CFMV e a tal faculdade se manifestassem sobre isso. Se um estudante de medicina veterinária se envolve (financia) contrabando de animais, o que esperar dele como profissional? Será que não conseguem imaginar como os animais são maltratados nesse stress absurdo?

Márcia Helena disse...

Vc foi precisa Lola, concordo totalmente

Anônimo disse...

Sua casa vai cair logo logo, Dolores. Talvez essa cobra possa ter chegado no Brasil na frota de animais que você traficou pro Brasil entre 2011 e 2016. Logo te pegam.

titia disse...

Um absurdo. As pessoas tem que entender que lugar de animal silvestre e na selva, não ao lado de um zé ruela ou maria ruela com complexo de centro do mundo. Educação resolveria, mas... Quanto ao imbecil que traficou cobra venenosa, desculpa, mas eu não consigo ter pena. Que pague multa e vá preso, o ideal era que saísse do hospital só pra ir em cana.

*bocejo* Incrível como essa mascuzada nunca troca o disco. Parece que os pirralhos punheteiros de 14 anos gastaram todos os xingamentos infantis durante a quarentena e agora só resta repetir...

Comentarista disse...

revoltante, principalmente esses pássaros engaiolados

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 só dando gargalhada mesmo

Anônimo disse...

Aqui quem fala é Pele Alva, líder do comando 4C.
Um recadinho: não saia mais de casa. Extenda sua quarentena pelo resto de sua vida, sua e de seu marido. Pois a hora que botar o pé na rua, nós te pegaremos. Já estabelecemos cinco soldados em seu quarteirão, um em cada esquina e um bem em frente ao seu sobrado. Na hora que tiver a coragem, ou burrice, de sair pra fora do seu terreno, nós te pegamos e te levamos pro mato pra longa sessão se tortura. Tome cuidado, não estamos brincando.

Unknown disse...

Um futuro médico veterinário que não sabe a importância de um animal e seu habitat

Anônimo disse...

Nossa, tenho verdadeiro pavor de cobra. Sou bióloga e meu maior medo ao fazer trabalhos de campo é dar de cara com cobra, ser mordida por uma, sofrer acidente.Se eu ver ou se souber que tem alguma na área eu nem consigo ficar no mesmo local e nem durmo, passo o tempo toda acordada olhando para tudo que é lado. Sabe aquele filme Serpentes a Bordo? Pois é, não consigo assistir aquilo, junto dois medos que tenho, avião e cobra. Não dá. A Ilha de Queimada Grande em São Paulo? É o maior serpentário natural do mundo, uma a cinco cobras por metro quadrado, um lugar em que jamais poria meus pés, nem por milhões de dólares, se bem que é desabitada e o acesso a pesquisadores e analistas ambientais do ICMBio é muito restrito. Claro que tem gosto para tudo mas fico pensando o que leva alguem a querer criar cobra em casa? Na época da graduação tinha um colega que gostava de criar no quarto do alojamento tudo que é bicho que encontrava no mato, especialmente cobras. Ele me paquerava mas advinha por que eu nunca quis ficar com ele? Não dava...

Anônimo disse...

Sobre a Ilha da Queimada Grande: devido à demanda do mercado negro, por colecionadores e até mesmo "cientistas", muitos traficantes de animais silvestres se aventuram na Ilha para capturar cobras e uma jararaca poderia custar até 100 mil reais!!!!!
Dá para acreditar nisso?!?!

titia disse...

Lola, VITÓRIA! TSE deciidu pela cassação da chapa Bolsonaro-Mourão! O excrementíssimo levou um pé no traseiro! Vitória!

avasconsil disse...

Outro aspecto ruim (além do tráfico, que é crime, e do estresse ao animal no transporte, e da maldade de sua domesticação) é que muitos estão sendo enxertados em nossa fauna, bagunçando o equilíbrio da cadeia alimentar local. Uma naja deve ser uma predadora e tanto de outras cobras e outros bichos. Li agora que há várias espécies (as do meu trabalho ainda não foram estudadas, eu acho... ). Tem uma naja negra na África que uma gota do veneno dela é capaz de matar 40 camundongos. E ela é cuspideira; como produz muito veneno, é capaz de cuspir de 40 a 50 vezes, pra acertar olhos e boca, antes de dar a picada fatal no seu alvo. Imagina um casal de naja negra se reproduzindo aqui no Brasil? A árvore genealógica ia acabar com um monte de cobra nativa, além de matar muita gente e muitos bichos. Isso de bagunçar a Arca de Noé é um crime horrível mesmo. Todo mundo já deve ter visto aqueles caramujos enormes em algum jardim. Eles transmitem doenças e se adaptaram bem no Brasil. Vieram da África, me disseram ou eu li, não lembro mais. O Instituto Butantã não tem só uma dose do soro antiofídico da naja. Eles têm poucas doses, pra uso próprio. Eles fazem pesquisas com as cobras estrangeiras. Produzem pouco antídoto pro veneno da naja. Cederam 01 dose mas disseram à família que só poderiam ceder essa. Se o estudante precisar de mais, só importando. Imagina se fosse uma pessoa pobre, a dificuldade pra conseguir esse soro? Tem muita gente egoísta precisando aprender a pensar no coletivo. Tomara que esse rapaz sobreviva e apdrenda a lição. E que seja punido pelo que fez.

avasconsil disse...

O comentário lá de cima me lembrou "A Vegetariana", da Han Kang. É uma escritora sul-coreana. Os pratos descritos pela narradora, e que a vegetariana do título do livro passa a rejeitar, me fizeram salivar e meu estômago estremecer. Aqueles pratos maravilhosos da culinária oriental, com porco, peixe e frutos do mar, aqueles molhos, brotos de bambu e cogumelos... Aprendi com esse livro que só sou vegano se o prato com carne for sem graça. Se for bem preparado, meu onívoro ancestral toma de conta e me domina. "A Vegetariana" é um bom livro. Mostra que a cultura sul-coreana, acredito que a oriental em geral (na Coréia do Norte pior ainda) também é muito patriarcal e machista. As mulheres são culpadas por tudo, até pelo fim do casamento causado exclusivamente por deslizes do marido. As mulheres também são culturalmente responsáveis por cuidar da casa e do marido (fazer a comida dele...), com pouca ou nenhuma reciprocidade na obrigação. Enfim, lá ser mulher também é mais difícil do que ser homem. Ainda e por muito tempo. Pois essas mudanças nas coisas arraigadas podem ser muito demoradas. Como é o caso da domesticação do meu onívoro interior. Vai levar é tempo. Coisa pras próximas reencarnações.

Elaine Mascarenhas disse...

Revoltante os tráficos, revoltante a passividade dos governantes e também revoltante a população conivente com estes absurdos.

Anônimo disse...

E parece que essa história ainda não acabou. Encontraram mais 16 cobras guardadas ilegalmente num local no DF e há suspeitas de envolvimento desse cara da naja.

Anônimo disse...

"Um futuro médico veterinário que não sabe a importância de um animal e seu habitat"

Ah Unknown, eu sou med. vet, se tu soubesse as figuras que eu conheci na faculdade e o descaso com a vida animal... Se alguém que teoricamente tem conhecimento o suficiente para compreender bem estar animal e mesmo assim não dá a mínima, o que esperar do resto?

Sobre a Ilha da Queimada Grande (que deveria ser um patrimônio nacional e cuidado com todo o respeito que merece) - eu não lembro onde eu li e também isso já faz uma eternidade, mas já foram encontradas jararacas ilhoa (Bothrops insularis - que habitam a ilha) num mercado de animais NA ÍNDIA!!!!

Eu considero o tráfico de animais, assim como o tráfico de humanos, tortura, sequestro e estupro, um dos crimes mais graves que se pode cometer. O que os traficantes fazem com essas pobres criaturas é inimaginável. Os animais são mutilados, torturados, privados de luz, alimento, água, até ar. Qualquer tipo de cuidado com a saúde é obviamente negado. Cerca de apenas 1 em 10 animais chegam no seu "destino" final.

Tráfico de animais é, na minha opinião, um crime tão grave que deveria dar prisão perpétua. Se alguém tem sangue frio para esmagar o peito de um papagaio ou matar uma mãe orangotango e sequestrar seu bebê... eventualmente eles vão faze algo semelhante a um ser humano (aliás já existem estudos que mostram o paralelo entre abuso contra animais e violência domestica). É só questão de tempo e oportunidade...

Jane Doe

Anônimo disse...

Infelizmente não é verdade.

Anônimo disse...

Animais silvestres merecem viver livres. Animais domésticos merecem nosso amor e carinho. É por isso que eu me amo.

Meggasaber blog disse...

É lamentável tais coisas acontecer !!?!????!! Isto é realidade muito comum

Lola Aronovich disse...

Titia e Alan Ariga, por favor, vcs poderiam me mandar um email? Gostaria de falar com vcs. Muito obrigada!

Lola Aronovich disse...

Ah, esqueci de deixar meu email: lolaescreva@gmail.com

Anônimo disse...

Mimimimi mimimimi mimimimi

Naoko disse...

Hj li que esse playba de merda é a cabeça de uma rede de trafico de animais.
Por mim pode morrer. Cansei de empática com essa galera.

Débora disse...

Penso que a faculdade tem que se posicionar sobre o caso. Um estudante de medicina veterinária traficar um animal é algo gravíssimo. Eu realmente acreditava que esses profissionais amavam os animais. A irresponsabilidade do amigo em soltar o animal também precisa ser investigada.

Kasturba disse...

Não sou muito entendida em direito, mas não teria como esse cara que mantinha a naja em casa, e o colega que soltou a naja próximo a um shopping serem julgados por tentativa de homicídio???
Sério, a sorte foi que picou o próprio, mas poderia ter picado um familiar, amigo, alguém que trabalha na casa ou até mesmo os vizinhos, em caso de fuga dessa cobra...
E o colega que soltou uma p#$%6 de cobra venenosa no meio de uma cidade... sério, foi por sorte que essa cobra não chegou a fazer nenhuma outra vítima antes de ser capturada... Sem noção demais!!!

E por falar em sem noção, certamente esse não é o único caso... Já encontraram jacarés no Lago Paranoá, um lago artificial (que nunca teve jacarés naturalmente e nem teria como eles chegarem lá por conta própria) no meio de Brasília... Com certeza foi algum infeliz que também levou pra "criar" em casa, e o animal fugiu ou foi abandonado no lago, e agora estão se reproduzindo... Alguns de vez em quando visitam as casas desse bairro Lago... Pra acabar matando uma criança, não custa muito...

Esse tipo de atitude, ainda quando se trata de animais potencialmente perigosos, deveria ter penas muito maiores.

Anônimo disse...

Saudações. Gostaria de informar uma coisa trágica aos senhores: hoje, dia 11, será o último dia em que a senhora Lola Aronovich caminhará sobre a terra. Pois depois da data de hoje, ela jamais caminhará novamente e seu corpo imenso será usado como alimento para pitbulls amanhã. Gostaria de informar ao senhor Silvio Cunha Pereira que sua cabeça será poupada apenas na situação em que ele permita nossa entrada em vossa residência. Se houver reação por parte do senhor Silvio, ele também terá seu destino selado no dia de hoje. Obrigado, adeus.

Anônimo disse...

Depois da entrada desse pastor no MEC, me arrependi de ter participado do exposed do Decotelli. VOLTA DECOTELLI!

Lola Aronovich disse...

Alan, eu não tenho Pinterest, whatsapp, celular, FB. Só Twitter, email, este blog e meu canal no YouTube, o Fala Lola Fala. Então, se puder, me mande um email: lolaescreva@gmail.com Obrigada!