quinta-feira, 21 de maio de 2020

"ELES USAM ROBÔS, A GENTE USA PESSOAS"

Tudo começou no domingo, quando o jornal El País publicou uma matéria com o sugestivo título "O homem que arruinou a extrema direita nos EUA", e uma foto do guru fascista Steve Bannon zangado. Era sobre um case de sucesso que pouca gente por aqui conhecia: um perfil americano no Twitter chamado Sleeping Giants (gigantes adormecidos), criado em novembro de 2016. 
O perfil até hoje alerta empresas que sua publicidade está sendo feita em sites de extrema direita, sites que muitas vezes divulgam ódio contra mulheres, negros, LGBTs, imigrantes, muçulmanos etc, e que criam e espalham notícias falsas. A conta no Twitter conseguiu a proeza de fazer que o site Breitbart News (que já foi dirigido por Bannon) perdesse 8 milhões de euros em publicidade. É um baque para um site deixar de arrecadar tanto dinheiro.
Revoltados por terem seus recursos cortados, vários neonazis partiram para descobrir quem estava por trás do Sleeping Giants. É o publicitário Matt Rivitz, que imediatamente passou a ser difamado e ameaçado. Seu filho de 14 anos e a sinagoga que frequentavam, também. Mas ele não desistiu, e inspirou dez outros países a copiar seu movimento.
No dia seguinte à reportagem no El País, a surpresa: alguém já tinha começado um perfil no Brasil. Claro que dei RT e passei a segui-lo, pois é uma iniciativa importante (tentar reduzir a extrema direita reduzindo o financiamento a ela, mas não se preocupem: ainda tem o cartão corporativo!). O autor me mandou uma DM, contando que viu uma palestra minha ano passado: "Todas as suas falas me fizeram crescer muito. Obrigado por me indicar e principalmente por não se calar!"
Conversamos um pouco. Eu perguntei quem era ele ou ela, e ele respondeu que, por recomendação do grupo americano, que sofreu demais com os ataques, era melhor manter o anonimato. Eu perguntei então quantos eram, e ele disse: um! E me contou como teve a ideia: 
"Eu estava com insônia e acabei descobrindo a matéria do jornal por acaso, vagando pelo Twitter. Sou estudante universitário e acabei de começar a fazer meu TCC sobre fake news, então venho estudando muito o tema e sempre pensei em formas de combatê-las, mas nunca achei uma forma válida. Vi que o Matt teve uma ideia genial e tão fácil de aplicá-la, usando simplesmente a desmonetização. Eu tive que buscar mais sobre o tema e procurei a célula brasileira, que foi criada no mesmo ano, mas teve poucas postagens. Mesmo com poucos seguidores conseguiu reverter uma publicidade de uma marca grande".
Ele criou o perfil sem falar com a Sleeping Giants original. Quando chegou no meio dia de segunda, o perfil brasileiro já tinha 1.500 seguidores, e o perfil original entrou em contato com ele. Então ele pediu autorização e o original concedeu um pouco depois. 
Perguntei a ele como podemos ajudá-lo, e ele disse: "podem principalmente cobrar as empresas que estão fazendo o financiamento dos sites, podem me mandar os sites sensacionalistas ou racistas que elas encontram pela internet, podem chamar mais pessoas pro movimento".
Ontem ele fez uma thread sobre o assunto: "Muitas pessoas têm perguntado como nos ajudar, e acredito ser de suma importância reforçar isso agora que os robôs nos acharam. O movimento vai sempre manter o foco em um site por tempo determinado, até realmente desmonetizá-lo -- pois de início ao retirar um anúncio o Adsense apenas vai substituí-lo por outro. Contamos com ajuda de vocês para que tuítem prints marcando o @slpng_giants_pt em anúncios de empresas que encontrarem nos sites. 
"Os envios de vocês serão verificados, e após essa etapa publicaremos o tweet buscando uma resposta da empresa (que geralmente não sabe da vinculação dos seus  anúncios nesses sites). Lembrando que buscamos a conscientização, e não o boicote! Essa resposta depende de vocês, é a hora de vocês retuitarem e favoritarem o tweet, além de cobrar constantemente a empresa através da marcação do seu @, mandando mensagens por dm, etc. Todas essas ações são fundamentalmente feitas com a nossa hashtag #SleepingGiantsBrasil. Não esqueçam de mencioná-la para nos unirmos em uma única frente. E aí, podemos contar com a ajuda de todos vocês para derrubar esses sites antidemocráticos?"
Agora o perfil já ultrapassa os 100 mil seguidores. Isso em meia semana de criação! O sucesso levou o El País a publicar outra matéria ontem, esta sobre a criação da conta no Brasil. O artigo lembra que o perfil americano diz ser "um movimento para tornar o fanatismo e o sexismo menos lucrativos". Já o brasileiro recém-criado quer "impedir que sites preconceituosos ou de fake news monetizem através da publicidade".  
O primeiro alvo do perfil brasileiro foi o site de extrema-direita Jornal da Cidade Online que, apesar de se vender como um "jornal", é conhecido por criar e espalhar mentiras. Um exemplo foi dizer, durante a campanha de 2018, que Ciro apoiava Bolso. Na pandemia, o site se esmera em distribuir notícias negacionistas, atacar o isolamento social, e promover a cloroquina. Além do mais, o site já foi condenado na Justiça a pagar R$ 150 mil de indenização ao presidente da OAB Felipe Santa Cruz por publicar notícias caluniosas sobre ele. Recentemente o site estava fazendo campanha contra Felipe Neto. 
Em poucos dias, pelo menos seis marcas já removeram seus anúncios do site. Empresas como Dell, Philips, Samsung, Submarino, Americanas, e Banco do Brasil pediram desculpas e afirmaram não compactuar com fake news. 
Não preciso nem dizer que a direita está apavorada, preciso? Ontem o Gabinete do Ódio pôs seus robôs para trabalhar. Lançaram a tag #NaoCompreDell, em represália à remoção da marca do site. Depois foi a vez do Jornal da Cidade produzir uma fakezinha em causa própria: "Empresas que estão apoiando 'censura' ao Jornal da Cidade Online perdem clientes de maneira avassaladora". Fonte, pelo jeito: As Vozes Me Disseram.
Quando o Sleeping Giants Br alertou o Banco do Brasil de que sua propaganda financiava sites que promovem mentiras, o banco rapidamente acatou a sugestão e disse que tiraria sua publicidade do Jornal da Cidade. Carluxo ficou irado e tuitou contra a decisão. 
À noite, o secretário de Comunicação da Presidência avisou que a decisão seria revertida, pois o "jornalismo independente" (alguém acredita que um site tão importante pro Gabinete do Ódio não recebe verbas governamentais?) "faz um trabalho seríssimo. A censura ideológica usa vários disfarces, e os mais comuns hoje são as agências de checagem e o jornalismo dito progressista". Malditas agências de checagem que desmentem nossas fake news! 
(Quero lembrar que, já em 2017, o MBL -- hoje inimigo do governo -- já chamava agências de checagem de notícias de "censura" e promovia ataques a jornalistas responsáveis pela checagem. "Querem estrangular a direita brasileira", reclamava um dos líderes do MBL antes das eleições de 2018 em que a direita ganhou). 
Porém, se você quer medir o grau de desespero da direita com a iniciativa do Sleeping Giants, leia o chorume que está circulando entre ela:
"Alertamos as empresas que aceitarem censura: vocês têm 24 horas a partir de agora para voltarem com os anúncios e pedirem desculpas publicamente. Do contrário, todos os artigos que nós e outros sites postarmos daqui em diante virão com o pedido de boicote a seus produtos. [...] Todas as empresas que apóiam [sic] censura serão lembradas pelo povo brasileiro como censoras. Será que a Samsung quer ser lembrada assim no WhatsApp? [...] Censura é muito pior do que fake news". 
Traduzindo pra vocês a mais pura linha da chantagem: ou vocês, empresas, voltam a anunciar com a gente, ou vamos fazer campanha de boicote contra vocês no WhatsApp. Vamos usar as fake news que usamos contra adversários políticos do nosso presidente contra vocês. Funciona com eles, vai funcionar com vocês também.
Vai ser interessante acompanhar esse embate. Empresas que são comandadas pelo pior governo de todos os tempos, como o BB, farão o que Bolso e seus filhos mandarem. Mas e as multinacionais? Vão querer continuar sendo atreladas a sites de extrema direita? Vamos ver. E vamos apoiar o perfil da Sleeping Giants no Brasil. Seu criador explicou por que esse ativismo tem tudo para dar certo: "Eles usam robôs, a gente usa pessoas". 

21 comentários:

Anônimo disse...

Lola, não vai se pronunciar sobre a lamentável frase "Ainda bem..." do Lula sobre coronavírus? Ora, se repudiamos o "e daí", temos que repudiar o "ainda bem" também. Gosto de você, mas ver seu silêncio sobre essa frase hedionda é revoltante.

Anônimo disse...

a) Lola quando eu vejo este irresponsavel do Bolsonaro incentivando o fim da quarentena ignorando mortes e fazendo brincadeiras bizarras somente me orgulho de ter cortado relacoes com bolsominions

b) Na verdade Lola a maioria dos minions sabe que estao espalhando mentiras fazem por falta de carater

Lola Aronovich disse...

Falei sobre o que o Lula disse no Twitter.

Alan Alriga disse...

Chega a ser meio hipocrisia por parte da Samsung, afinal, uma empresa que também fabrica armas se importar com fake news e não com as mortes causadas pelo seu material bélico.

Anônimo disse...

É como diz o professor Wilson Ferrereira do Cinegnose: 'Siga o dinheiro." O dinheiro é o Deus que comanda tudo na vida humana e a ele tudo se subordina!!!! E esses extremistas são tão alienados, ao acharem que Zuckerberg possa ser de esquerda!!! E chamar de independente portais de internet atrelados ao governo federal e ao poder econômico [e muita hipocrisia!!!
E outro fato muito interessante a ressaltar é que o poder Judiciário é totalmente conivente com notícias falsas, tanto que permite a existência desses portais sem nenhum problema!!!!

Anônimo disse...

Boas notícias em meio a tantas coisas ruins.

Anônimo disse...

Ítalo Marsili, o “ministro” dos bolsomínions, fala sobre mulheres, papa “negão” e pedofilia

https://www.youtube.com/watch?v=8y0l1MOtXbY

Sérgio Amorim disse...

O ser humano Lula já admitiu o erro e pediu desculpas publicamente. Tá na página dele.

Anônimo disse...

Esse vídeo foi divulgado com qual intenção? Porque pelo que parece, foi pra reeleger o Bolsonaro. Duvido que alguém que o apoie ache ruim o que eles estão dizendo, sobre armamento, sobre Brasília, sobre prender ministro do STF... Acabaram de fazer propaganda gratuita pra ele divulgando o vídeo.

Anônimo disse...

Um apoiador fiel do Bolsonaro já se desvinculou dele: Datena disse que não quer nunca mais entrevistar o presidente.

Anônimo disse...

Vídeo da reunião causando clamor popular, Heleno avisando que vai ter golpe caso a coisa engrosse, Bolsonaro ficando cada vez mais radical e voltando a ser o que era na década de 90, Marcelo sendo solto... Gostaria de saber como você dorme a noite, Lola. Se é que consegue dormir.

Lola Aronovich disse...

Muita mentira num só comentário, anon das 20:05. Vídeo causa clamor popular? Só entre os 30% q ainda chamam o pior presidente da história de "mito". Heleno ameaça com golpe -- isso é verdade. Não temos medo de general caquético. "Marcelo sendo solto" -- ué, vcs mudaram a versão? Ele já não está solto desde 11 de abril? Agora ele está "sendo solto"? Decidam-se.
Ah, eu durmo muito bem. Nunca perdi uma noite de sono nesses quase 10 anos q sou atacada por fascistas. Obrigada por se preocupar com o meu sono enquanto o país está acabando.

Anônimo disse...

Que lindo ver isso acontecendo. Em meio ao esgoto aberto que estamos, uma iniciativa como a Sleeping Giants nos dá um pouquinho mais de vontade de viver pra ver o desenrolar da história.

Anônimo disse...

Conheci hoje seu blog. Minha impressão sobre este post... várias ideias erradas, não só neste mas nos demais,todos partilhando da mesma narrativa mitológica autolisonjeira da esquerda. A princípio esses textos me deixam incomodado (claro, é da natureza humana se revoltar diante dos equívocos e injustiças, você mesma faz jus a isso se revoltando contra coisas que julga serem erradas), mas no final das contas é um blog destinado a um público pequeno e que não tem peso no itinerário político e ideológico. Não conheço você pessoalmente então sobre você em específico nada tenho a declarar.

Anônimo disse...

Muuuuuuuu

titia disse...

Ninguém liga, gado. Chora na cama que é quentinho e o bicho papão comunista não te pega.

titia disse...

Acertou esses canalhas exatamente onde doi mais-o bolso. Perfeito.

Anônimo disse...

Pôxa, mas aquela "reunião ministerial" tem mais crimes em poucas horas do que o shopping da Lola em toda sua história de 500 páginas!

Anônimo disse...

Tá, mas porque uma empresa privada se alinharia a movimentos de esquerda?

Marcus Vinicius disse...

Ele reconheceu o erro. Pediu desculpas. Vida que segue.

titia disse...

19:34 vai nadar na piscina de fukushima que você ganha mais.