segunda-feira, 27 de abril de 2020

DINOSSAUROS NÃO ESTÃO EXTINTOS. AS AVES SÃO OS DINOS QUE SOBREVIVERAM

Outro dia estava enrolando no Twitter quando vi esta linda foto
Imediatamente pensei: putz, como pode ter gente que não acredita em evolução? Partes desta ave são parecidíssimas com dinossauros bem assustadores!
E aí me lembrei de uma das minhas experiências mais bacanas do ano passado, que foi ter conhecido o museu de paleontologia de Santana do Cariri, no sul do Ceará, perto de Juazeiro do Norte. Uma guia esperta me apresentou ao Santanaraptor Placidus, um dinossauro que viveu no Ceará há 110 milhões de anos. 
O nome é uma homenagem ao local (Santana do Cariri) em que o fóssil desse dino foi descoberto, e também ao fundador do museu, o professor e então vice-reitor da Universidade Regional do Cariri, Plácido Cidade Nuvens (que nome pra um paleontólogo, gente!). 
Fiquei muito impressionada com esse dino do grupo dos Tiranossauros Rex. Ele não era tão grandão (cerca de 1m60 de comprimento e 70 cm de altura) e era coberto por penas. Parecia uma galinha perigosa! 
Bom, um leitor me recomendou esta thread (do final de fevereiro, que reproduzo aqui) do Biodiversidade Brasileira. Recomendo também este vídeo (As penas através dos tempos) de alunos da UFPE. Super didático! Imaginem quantos dinossauros fracassaram antes que algum conseguisse voar?
Dinossauros não estão extintos.
Resolvi fazer isso pra mostrar por que os dinossauros ainda existem e mostrar que as aves de hoje são dinossauros.
Primeiro precisamos entender o que é um grupo monofilético (veja ao lado):
Um grupo monofilético é aquele que inclui o ancestral comum mais recente do grupo e todos os descendentes desse ancestral. Na imagem, A e B são monofiléticos, pois cumprem esses pré-requisitos.
Exemplo: essa letra D não é um grupo monofilético pois aquela ramo ali da ponta não está incluso, então ele se torna parafilético. Agora, se esse quadrado laranja estivesse também incluindo aquele ramo, todo esse grupo seria monofilético.
Por isso falamos que Reptilia (réptil) não é um grupo monofilético, pois aves estão dentro desse grupo. Pra você considerar répteis monofilético, teria que chamar as aves de répteis também, e sabemos que isso não acontece.
Agora explicando o por quê das aves serem dinossauros (répteis). Todos sabem do grande meteoro que dizimou QUASE todos os dinossauros há 65 milhões de anos. Exatamente, quase todos. Os dinossauros que sobreviveram deram origem às aves atuais.
As aves são os dinossauros que sobreviveram. Como falar isso na árvore da vida, evolutivamente? Repare nessa ''árvore'' (clado) dos dinossauros. Vou usar essa imagem mais vezes daqui pra frente. Tudo que está marcado é um dinossauro.
Reparem que bem na ponta tem ''BIRDS'' (aves). Ou seja, para ''Dinosaurs'' ser monofilético, que significa ser um grupo natural, ave tem que obrigatoriamente estar inclusivo.
Agora se eu retirar ''birds'', fica exatamente como um dos exemplos que eu dei lá em cima, repare na imagem:
Agora tanto como ''dinosaurs', quanto esse exemplo da letra D não são mais monofiléticos, ou seja, não são grupos naturais.
Por isso é errado falar que os dinossauros foram extintos. Eles estão super vivos e muito bem. Só no Brasil são cerca de 2 mil espécies.
Do pinguim ao pombo, da arara ao beija-flor, todos, TODOS são literalmente dinossauros!

2 comentários:

Anônimo disse...

Também tem o Flávio, governador do Maranhão!

Anônimo disse...

Adoro o seu senso de humor, Lolinha! Aprendo sempre com você.