terça-feira, 10 de março de 2020

SUZY, DRÁUZIO VARELLA, E O ÓDIO DA EXTREMA DIREITA

Gente querida, estou muito sem tempo. Participei de uma banca, tenho que dar aula daqui a pouco e, claro, preciso preparar a aula. Mas bastante gente pediu pra que eu falasse sobre Dráuzio Varella e sua reportagem no Fantástico do penúltimo domingo.
Nem sei mais se é o assunto do momento, já que seu Jair acabou de lançar uma nova cortina de fumaça para encobrir uma enorme crise econômica mundial que, devido ao projeto neoliberal de Guedes, tem tudo pra ser pior aqui (e o pibinho de 1,1% prova isso). A última de Bolso (como diz o Silvinho, infelizmente não é a última) é que ele ganhou no primeiro turno e que as eleições foram fraudadas. Nisso concordamos! 
Claro que houve fraude. Disparos de fake news no Whatsapp pagos por empresários com Caixa 2, laranjas mil, candidatos de extrema-direita que apareciam em quarto lugar em todas as pesquisas sendo eleitos... E talvez a maior fraude de todas: não permitir que o candidato em primeiro lugar nas pesquisas concorresse. Fazer conchavo com um juiz para que esse candidato fosse condenado a toque de caixa, e depois premiar o tal juiz com um ministério e uma vaga no STF. 
Diante de todas essas fraudes, só resta uma alternativa ao TSE: anular as eleições de 2018 e convocar diretas já! Que bom que estamos falando a mesma língua, miliciano! 
Mas voltando a tratar do Dráuzio. Como estou sem tempo, vou falar sem pesquisar mesmo, bem por cima. Perdão, é o que posso fazer no momento. Eu nem vi a reportagem do Fantástico, mas sei que ela foi sobre mulheres trans presas e que ela foi cheia de empatia. Sei que o foco da matéria não estava nos crimes que elas cometeram, mas na solidão e nas dificuldades que elas enfrentam na cadeia. Sei que a parte mais comovente foi quando Dráuzio abraça uma das detentas, Suzy, que disse não receber visita há 8 anos. Sei que a reportagem teve enorme repercussão, tanto que Dráuzio foi cogitado para ser presidente do Brasil (ele não quer, e disse que temos que parar de acreditar em salvadores da pátria), e que fizeram uma campanha para que Suzy recebesse cartas. Foram mais de 230 em pouco tempo.
Nos últimos dias, e mais de uma semana depois do programa ir ao ar, a extrema-direita na internet, comandada pelo Gabinete do Ódio do seu Jair, se prontificou para atacar Dráuzio, Suzy, o Fantástico, a Globo, as pessoas trans, a "ideologia de gênero", e toda a "esquerda lacradora". Descobriram o crime que Suzy cometeu: ela estuprou e matou um menino de 9 anos em 2010, e por isso está presa há quase dez anos. Um crime hediondo, horrível, eu ia dizer indefensável (mas todos têm direito à defesa). Se eu fizesse parte da família de Suzy, também romperia contato. Se eu fosse a mãe do menino que Suzy matou, odiaria ver a assassina sendo abraçada. 
Diante dos ataques orquestrados contra Dráuzio, ele respondeu que é médico, não juiz. Ou seja, que não cabe a ele julgar, que um médico deve atender a todos, e que no segmento semanal que ele comanda, no Fantástico, segue a mesma linha de não julgar. Esta é uma atitude louvável e difícil. Eu, por exemplo, não sou capaz de não julgar. Muito menos de perdoar quem comete crimes hediondos.
Acho que a reportagem errou, sim. Qualquer pessoa que já foi entrevistada sabe o quanto de trabalho tem por trás. Existe a produção, que seleciona quem, onde, quando acontecerá a entrevista, quais perguntas serão feitas. Tem a gravação, que normalmente leva horas, dias até. E tem a edição, que transforma horas e horas de gravação em 13 minutos de reportagem (o que já é um tempão em matéria de televisão). 
Certamente a produção sabia do crime hediondo que Suzy cometeu. Dráuzio provavelmente sabia também (ele disse que não, e pediu desculpas à família da vítima). É bem possível que, durante as gravações, ele tenha abraçado outras detentas. Por que escolheram dar tanto destaque a Suzy? Certamente entre as outras havia muitas que não cometeram crimes graves. A própria reportagem mostrou que apenas 7,7% das mulheres trans presas estão lá por homicídio. A maior parte é por roubo, furto, ou tráfico de drogas. 
Então houve manipulação, sim (sempre há. E é risível ver bolsominion, o gado mais manipulável e manipulado de todos, acusar alguém de manipulação!). É quase certo que Suzy não receba visitas na cadeia por ter cometido um crime hediondo, não por ser trans (se bem que muitos homens que cometem crimes hediondos mantêm a família e recebem visitas. São as mulheres, tanto as cis quanto as trans, que são abandonadas). É bem provável que muitas das pessoas que escreveram pra Suzy ou fizeram vaquinha não teriam feito isso se soubessem o crime que ela cometeu. 
Uma das artes da direita
Eu disse alguns parágrafos acima que a direita está usando o caso pra atacar um monte de coisas. E, sinceramente, Dráuzio Varella não precisa de defesa. Ele é um grande ser humano, um modelo de médico, conhecido e amado em todo o Brasil. Seria interessante perguntar por que ele está sendo tão atacado pela turba -- foi porque foi cotado pra presidente? É por ser um ativista dos direitos humanos? Lógico que a galera do "bandido bom é bandido morto" (a menos que esses bandidos sejam amigos do presidente ou de seus filhos) odeia um médico que vai voluntariamente a prisões tratar dos presos. 
O Fantástico, a Globo, a "ideologia de gênero", a esquerda (incrível estarmos todos no mesmo barco!) -- todos conseguem se defender, estão acostumados a ataques, e vão sobreviver.
Mas e Suzy? Ela foi colocada no olho do furacão. Será que ela não corre risco de vida agora? E, pra quem diz "dane-se", não é assim. O Brasil não tem pena de morte, pelo menos não oficialmente. Suzy está presa, continuará presa, e está sendo punida pelo seu crime terrível. O que mais as pessoas que atacam Suzy querem? Bom, que pergunta ingênua! Sabemos o que querem. Querem que ela seja estuprada, torturada, morta, esquartejada, seu corpo exposto em praça pública. Isso é barbárie. 
Mais preocupante ainda do que pode acontecer a Suzy, é o ódio que o ataque à reportagem (feita, imagino, para alertar sobre a transfobia) desperta contra as pessoas trans. E essas sim precisam de defesa, porque é um dos grupos mais abandonados, marginalizados, e odiados no Brasil. A enorme maioria de pessoas trans não são bandidas, são vítimas. A expectativa de vida de uma pessoa trans no país é de 35 anos. Somos o país que mais mata pessoas trans no mundo -- o que expõe a nossa hipocrisia, já que o Brasil também é campeão em pornografia com pessoas trans. Os "cidadãos de bem" têm fetiche pelo que querem matar!
Ontem vi rapidinho um vídeo divulgado por algum político fascista. Era de um desses apresentadores de programas sensacionalistas, esses que torcem por quanto mais sangue, melhor, porque é disso que esses abutres vivem. Num momento do vídeo, o apresentador histérico grita, recusando-se a tratar Suzy como mulher trans: "Mulher trans é o cacete, esse traveco, travesti do cacete, do Satanás, do Satanás!". E emenda com um "É isso que vocês queriam fazer com a família brasileira!"
Fake news: arte da direita atribuída a
famoso cartunista de esquerda
Isso o quê, não fica claro. Mas a fala asquerosa do apresentador resume o que os fascistas vêm berrando sobre o caso. Eles querem continuar odiando pessoas trans abertamente. Se pudessem, sairiam às ruas matando essas pessoas. Eles torcem para que Bolso dê um golpe de Estado mais aparente e libere geral. Sonham com isso.
Já pra gente, resta se posicionar contra a barbárie desde já. 

24 comentários:

Anônimo disse...

A Globo devia mandar alguém para abraçar a família do menino morto.

Anônimo disse...

Nessa estou com a extrema direita, chega de passar pano pra estuprador e pedófilos.

José de Anchieta disse...

O povo brasileiro está acordando, Bolores.
Em breve, nós vamos te pegar.

Anônimo disse...

Anon das 13:35, a Globo não precisa fazer isso. O Sikera, que a Lola criticou em seu post por pura implicância ideológica, já fez isso.

Izabel disse...


A globo sabia do crime com certeza e porque escolheu logo a Suzy, logo aquela edição para comover? Não fica claro, mas parece uma brincadeira de muito mal gosto.
De todo modo Lola fico com muita raiva, raiva da HIPOCRISIA do povo.
Quantos homossexuais morando na rua porque foram expulsos de casa, quantos trans que muitas vezes são jogados na prostituição porque não conseguem nenhuma oportunidade de trabalho e NINGUÉM FAZ NADA fica todo mundo se fingindo de morto, ai aparece um trans na globo sendo abraçada ninguém sabia qual era o crime, porque estava lá e logo começa a comoção.
A globo foi criminosa e deve ser culpada por toda enxurrada de ataques que pessoas trans começaram a sofrer agora, a causa retrocedendo 1000 anos.

titia disse...

Engraçado que os "cidadãos de bem" que estão fazendo escândalo e vomitando ódio dizendo que é devido ao crime de Suzy JÁ ESTAVAM VOMITANDO ESSE MESMO ÓDIO ANTES MESMO DE SABER QUAL FOI O CRIME DELA! Entenderam qual é o problema, pessoas? Entenderam que o crime é só mais uma cortina de fumaça pra disfarçar a transfobia? Porque os habitantes do armário já estavam espumando de ódio e querendo matar o Dráuzio Varella mesmo antes de souberem qual era o crime da Suzy. Por favor não sejam ingênuos. O gado pode cair nas cortinas de fumaça o quanto quiserem, mas nós não temos cérebro de formiga, não façamos o mesmo. E olhe que até uma formiga tem mais cérebro do que o gado bozonazista.

Pra quem tem cérebro de azeitona, mastigadinho: o ódio dos "cidadãos de bem" presos no armário era transfobia pura. Eles começaram a vomitar ódio assim que a reportagem saiu, sem nem saberem qual era o crime de Suzy. Mas como não pega mais bem ser transfóbico, foram atrás de algo que pudessem usar como desculpa pro ídio. Acharam. Mas só um idiota com uma pilha de bosta no lugar do cérebro acredita que o ódio é por causa do crime dela, e não por ela ser trans.

Anônimo disse...

Anon das 13:35, esse não era o propósito da matéria, simplesmente.
...


Agora, é fato que a repercussão distorcida do abraço somente ajuda a estigmatizar as pessoas trans como aberrações/criminosas/violentas/estupradoras.

Anônimo disse...

a Globo armou uma arapuca do caramba

agora eu só consigo rir de nervoso kkkkk

era cilada, bino

Anônimo disse...

14:48 a fake news

aquele bosta não abraçou ng, seu lixo mentiroso

Anônimo disse...

Lola, eu não sei. Longe de mim defender a Globo (até pq não precisa e nem merece). Mas o que me parece é que foi mais obra do acaso do que qualquer outra coisa. Até porque sabemos muito bem que a Globo jamais se importaria em cortar qualquer um que fosse em nome de ficar bem.
E, realmente, transformar horas de gravação em 13 minutos de reportagem requer muito trabalho de edição. Eai, não me parece que os editores estariam com as fichas criminais de cada uma delas pra avaliar e escolher (e pra quê escolheriam justamente ela? Não faz sentido!). Faz mais sentido que a cena tenha sido escolhida por ser comovente mesmo! Porque ela cometeu crimes hediondos, mas naquele momento era só um ser humano carente com alguém extremamente humano do outro lado que conseguiu lhe transmitir empatia!
A repercussão do caso me incomoda em alguns sentidos e, por isso vou tentar pontuar de maneira didática: o primeiro deles é o punitivismo! Pessoas estão apelando (e desenterrando o caso da criança) pra justificar barbáries como que gente como ela deveria morrer, não deveria ser solta nunca mais, alguns defendendo inclusive que o médico seja "parcial" ao atender "gente desse tipo" entre outros absurdos que estamos acostumados da turma do bandido bom é bandido morto! Ou a gente acredita em ressocialização ou defende esse tipo de coisa. Os dois não dá!
Outro caso complicado pra mim é o de criar a segregação dentro da segregação: vamos falar de um grupo segregado mas vamos escolher as que podem ser vendáveis. O foco da matéria não era o crime cometido por cada uma delas, mas sim o sistema penitenciário e a situação das mulheres trans. Ponto! Ela se qualifica nesses termos, não acho que ela deveria ser excluída da reportagem. Como já foi dito acima, os ataques começaram antes de saberem o crime cometido por ela, tudo que veio depois foi só pra inflar o ódio.
Inclusive muito me entristece de ver feministas (leia-se radfem) postando que grande parte das trans são envolvidas com crimes de estupro e pedofilia e que essa "ideologia de gênero" contribui pra pedofilia. É irresponsável com um grupo já tão marginalizado.
Outro ataque muito prejudicial que eu vi foi ao Drauzio em relação a muitos trabalhos e reportagens dele importantes: tudo que ele já disse sobre gênero, sobre trans,etc foi usado pra justificar que ele "defende o estupro e a pedofilia".
Eu sou mãe, eu não sei se eu seria capaz de sentir empatia com ela se eu soubesse o que ela cometeu. Mas sou plenamente capaz de entender porquê quem entra em um presídio pra prestar serviços (ou estudar, conheço vários acadêmicos que estudam população carcerária) escolhem não saber os crimes cometidos. Não é tão preto no branco. Eu vejo a Suzi como um ser humano e eu realmente fico feliz que existam pessoas como o Drauzio, que conseguem abster de seus preconceitos e oferecer um abraço. Veja bem: ele não ofereceu perdão, ele não defendeu que ela não pague pelo que fez, ele só enxergou ali um ser humano. A gente precisa parar de achar que quem comete crime é monstro: antes fosse! Criminosos são gente como a gente e estão aqui no meio de nós! Os pedófilos estão em todo lugar: nas casas, na igreja, escolas. Ninguém dessa gente foi atacar o Bento XVI pq ele defendeu pedófilo, ou foi?
Por fim, eu imagino que deva ser realmente difícil pra família da criança ter tido a história desenterrada! É a única parte que me entristece de verdade.

Anônimo disse...

Concordo com tudo!

Anônimo disse...

A produção fez cagada. Assim de simples. Não digo que foi de propósito, mas que fez, fez.

Anônimo disse...

Hoje seria o dia de sua execução, senhora Dolores, mas como já avisei, sua execução foi adiada para sexta-feira para bater com o aniversário de 1 ano do massacre de Suzano. Nos vemos daqui 2 dias.

Rad com Orgulho disse...

Essa passação de pano que desacredita a esquerda. Povo parece gado, se a postagem fosse do ponto de vista de uma vítima de estupro, falando que o agressor matou o filho ou algo assim tava todo mundo pedindo a morte dele com crueldade e aí de quem defendesse, ia ser taxado de estuprador também.

Agora só porque fizeram uma maetéia mostrando que o pobre do monstrinho da sozinho, não recebe carta e nem abraço, tá tudo bem, é um ser humano coitado, já está pagando. Ah, vá se catar.

E, titia e An. de 19:28, não é verdade que começaram a persguir O tal de Suzy antes de saber o crime, ele até recebeu centenas de cartas depois da reportagem. O povo só acordou depois que a verdade foi mostrada, e ainda teve gente que tentou mentir falando que ele tinha sido preso por furto.

titia disse...

08:24 desculpe mas eu vi os cidadãos do armário fazerem escândalo bem antes do crime de Suzy ter chegado ao conhecimento público.

Anônimo disse...

Eu não assisto canais abertos há muitos anos devido a falta de um bom conteúdo na programação, embora muitos canais pagos e no próprio YouTube a superficialidade, futilidade e sensacionalismo são muitos e é preciso uma busca minuciosa, cuidadosa para ter qualidade. Eu acompanho o blog há muito tempo e não vejo surpresa na hipocrisia, falso moralismo de quem está no poder atualmente e seus asseclas, sua turba virulenta, raivosa. A origem do gabinete do ódio do Bolsoshower filho e o eleitorado do pai e filhos estão em páginas de conteúdo violento ou misógino, quando não ambos, são pessoas a comemorar as mortes de Eloá, Elisa Samudio(para esta disseram que lugar de vadia era sete palmos abaixo da terra,vibraram com o massacre do Realengo, instigaram o André Garcia em fóruns anônimos, chans (o sinistro da falta de educação tem confradespor estas bandas) a matar se suicidar e levar a escória junto (mulher) e este email Penápolis matou Luciana e cometeu suicídio. São tantos exemplos dos "cidadãos de bem " eleitores do Mijair Merdias Bolsoshower que haja deep web, mas se sentem amparados e até incentivados pelo seu presidente misógino, preconceituoso para agirem livremente, junto dos pastores usurários, o cambalacheiro metidoa filósofo boca de putrefação. A mulher trans cometeu um crime hediondo, está presa e continue por lá, mas o pessoal da deep web, chans, fóruns anônimos, redes sociais, gabinete do ódio, cometem crimes todos os dias, se valem do anonimato e proteção do governo atual para agirem sem nenhum tipo de punição, mas quando mortes são causadas vem a transferência de responsabilidade(como aconteceu em Penápolis) quem instiga, incentiva é cúmplice.

Rad com Orgulho disse...

"Além das 234 cartas, Suzy recebeu 16 livros, duas bíblias, maquiagens, chocolate, envelopes e canetas. De acordo com a Secretaria, alguns envelopes continham várias cartas, algumas delas de grupos religiosos."

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/07/detenta-trans-suzy-ja-recebeu-234-cartas-apos-reportagem-do-fantastico-diz-secretaria-de-sp.ghtml

Pois é, titia, muito escandâlo, mandaram maquiagens, bombons, canetas que povo malvado!

Rad com Orgulho disse...

A Camila Pitanga escreveu: "“Meu abraço e meu carinho a cada uma e cada um que se sente só, em especial a Suzy, que ela consiga sentir todo o carinho e acolhimento para seguir sua jornada com mais leveza e menos sozinha”. É muito escandâlo, gente.

titia disse...

11:12 eu falei "cidadãos de bem habitantes do armário". Se você se identifica com eles, o problema é seu, a carapuça é sua, você se vira aí se te serviu.

Anônimo disse...

a) Sinceramente eu tenho pena do Drauzio ele ja fez series lindas e agora esta sendo execrado.

b) Eu nao aguento a cara de pau da direita no Brasil o mito dele elogiou um torturador e tem como idolo um ditador pedofilo e muito mais homofobia esta onda do Drauzio

Anônimo disse...

Titia

Os coprofagos da familícia Bolsoshower, do Olasno boca de putrefação do Caralho e ad catrefa aparecem por aqui para tumultuar, nada mais, engolem a merda dessa cambada e vêm cagar pelos dedos depois.

Denise disse...

Sério, Lola, seu blog é praticamente serviço essencial pra mim! Ando bem por for a das noticias do Brasil, por absoluta falta de tempo e por acabar só acompanhando as noticias aqui da Austrália e o tal do coronavirus. Hoje quando consegui um tempinho, fiz aqui colocar os posts em dia e acho fantástico poder me atualizar de uma só vez em tantos assuntos pertinentes ao Brasil, com a vantagem de poder ler a sua sempre sensata opinião. Obrigada! De coracao!

Não acompanhei essas notícias sobre o Drauzio, mas tendo a concordar com seu post. Gostei muito também da análise do Anonimo acima (10 de março de 2020 19:28). Também me parece que não era esse o foco da reportagem, mas eu acho que foi no mínimo ingenuidade da Globo não ter se atentado a isso. Concordo que pro tema da matéria não importava o crime que aquelas mulheres trans cometeram, mas num país misógino como o Brasil, que mergulhou em imenso retrocesso no que tange aos direitos humanos e das minorias, tem que ser muito ingenuo pra achar que se poderia divulgar uma reportagem assim sem que ela se tornasse esse circo de horrores por causa do crime q a tal da Suzi cometeu. No fim, era pra ser uma reportagem em favor das pessoas trans, mas se tornou um desserviço a elas, por só aumentar o estigma e o ódio da “família tradicional brasileira”.

titia disse...

19:10 e eles ainda acham que se assinarem como rads ou mulheres vão enganar a gente... é tão patético que nem raiva consigo ter mais, só consigo rir da cara desses imbecis.

titia disse...

Ah, e só porque eu quero ser má com os bozominions: gente como os Nardoni, o Abdelmassih, o Champinha ou o João de Deus recebem visitas na cadeia, apesar de seus crimes horrendos, e sem nennhum desses "cidadãos de bem" sociopatas fazerem escândalo por isso. Ninguém se importa com o goleiro Bruno estar dando autógrafo, Nardoni sorrindo, Suzane richtofen vivendo como estrela, Guilherme d ePádua ser pastor, mas Suzy ter ganhando um pouco de apoio do dr Dráuzio enquanto ainda cumpre a pena é um absudo e os dois merecem a morte.

De boa, mascus? Quem merece a morte são vocês. Vocês são uns fracassados, inúteis, incapazes de fazer qualquer coisa boa, baixos, falsos, sujos, abusadores, pervertidos, pedófilos, sádicos. Vocês são tudo que não prestam, tudo que acusam os outros de serem. São a mais baixa escória, a corja, não merecem nem mesmo o respeito que se devota a um ser humano. Vocês não valem NADA. A única coisa que vocês merecem é a morte.