segunda-feira, 16 de março de 2020

CORONA E BOLSO ARRUINANDO NOSSO 2020

Estou bastante nervosa com o corona. 
Dragão do Mar, 8/3
Antes eu não estava, não tanto. O que mais me impressiona é a velocidade com que a situação muda. Domingo retrasado, por exemplo, eu participava do 8 de março com uma certa tranquilidade, e me preparava pra marchar na manifestação do dia 18 de várias centrais sindicais pela educação, contra o governo. Mas se fosse ontem, eu não iria. A proximidade do corona já parecia bem mais real.
Na quarta passada eu fui e voltei de Sobral no mesmo dia. Quase oito horas de viagem, ida e volta, num carro com ar condicionado forte. Voltei resfriada. Na quinta eu estava péssima, espirrando e tossindo. Eu queria cancelar uma palestra em Maracanaú na sexta à noite, mas o pessoal insistiu e eu fui. O ato do dia 18 ainda não havia sido adiado. Os atos pró-Marielle, que seriam no dia seguinte, já.
Mas sabe qual ato não foi cancelado, não sabe? Aquele ato golpista convocado pelo próprio Bolso. Um que ele disse que não era golpista, depois que ele não convocou. Aí ele foi na TV na noite de sexta pedir pra galerinha fascista "repensar" comparecer (um dia depois de dizer que achava que o corona era "fantasia"), e na mesma hora seu gabinete do ódio já lançava a tag "Desculpa, seu Jair, mas eu vou". No fim de semana os robôs se encarregaram de manter a tag BolsonaroDay no topo do Twitter (como se fosse 1o de abril adiantado). 
E ontem o capetão foi ao puxadinho na Esplanada apertar as mãos de quem o chama de "mito", chutar boneco de Lula Presidiário, tirar selfie, festejar a manifestação nas suas redes sociais. 
Quer dizer, enquanto em outros países os líderes pensam em como brecar a pandemia, põem a população em quarentena, fecham escolas e universidades, arranjam dinheiro para pagar quem terá que parar de trabalhar, nosso estadista se comportava assim:
Só não sei ao certo se ele estava gritando "Corona! Corona!" enquanto tremulava a bandeira, ou se era "AI-5! AI-5!" 
Lembrando que já são 12 o número de pessoas que estiveram na comitiva de Bolso a Miami e testaram positivo. Faça os cálculos: até ontem, o Brasil já tinha 176 casos confirmados de corona. Os caras que estiveram grudados em Bolso na viagem a Miami representam quase 10% de todos os casos. E lá estava o presida, lépido e fagueiro, cumprimentando os cascos do gado. 
Já nos atos pró-Bolso, que reuniram pouquíssima gente (mas isso não importa; se apenas quatro pessoas tivessem ido, o governo já diria que "o povo" está com ele), 
os manifestantes discursavam barbaridades sobre o corona, do tipo: "O coronavírus nunca matou ninguém. Não tenham medo do corona". Não é muito surpreendente pra quem vive dizendo que a Terra é plana e que os nazistas eram de esquerda, mas, sei lá, a gente tá no meio de uma pandemia. Só ontem a Itália quebrou todos os recordes, com 368 pessoas mortas pelo corona em um só dia. Como negar isso e reduzir tudo a "é uma conspiração chinesa pra lucrar"?
Daí ontem à noite foi a vez do próprio excrementíssimo presidente da República dizer em entrevista na CNN: “Tivemos vírus muito mais graves que não provocaram essa histeria. Certamente tem um interesse econômico nisso. Em 2009 teve um vírus também e não chegou nem perto disso. Mas era o PT no governo aqui e os democratas nos Estados Unidos”.
É desse mentecapto que vamos esperar algum tipo de combate à pandemia? (Sugiro que todxs assistam a este vídeo, que é muito didático). 
Eu sou uma pessoa que detesta surpresas, que gosta de programar o máximo possível. Então o corona está mexendo com toda a minha vida. Eu tenho uma palestra marcada no Sesc Jundiaí para o final de março que quase certamente será cancelada (afinal, o pico do corona no Brasil está previsto para o fim do mês, ou abril, ou maio). Mesmo que eu insistisse em ir e o Sesc não cancelasse, talvez os aeroportos fechem. Talvez a minha universidade não permita que professores saiam do Estado (do país, nem pensar). 
Amanhã estava previsto pra começar o meu curso de extensão Discutindo gênero através de cinema e literatura. Já estava tudo pronto, auditório reservado não só pra aula desta terça, mas também a do dia 31. Na última hora, tive que cancelar as duas. A gente não sabe quando a UFC cancelará todas as atividades acadêmicas presenciais. Deve ser esta semana. Ontem a UFPE, a UFPR e a UnB cancelaram tudo entre os dias 16 e 31 de março. Mas não faz sentido manter um curso de extensão quando disciplinas obrigatórias estão sendo adiadas. Vamos remarcar e refazer o cronograma assim que tivermos uma definição melhor da amplitude do vírus. 
Em julho, tem um congresso internacional em Floripa que acontece a cada dois anos, o Fazendo o Gênero. Vou participar de um simpósio e de uma mesa. Mas não posso comprar as passagens ainda ou reservar um BnB porque não se sabe como vai estar o país. E isso com várias outras palestras. E com torneios de xadrez, no caso do Silvinho. Tá tudo parado. 
Em agosto eu e Silvio comemoramos trinta anos juntos. A gente queria celebrar com uma viagem em julho, talvez Belém, que não conhecemos. Mas sem chance. Não dá pra planejar nada. 
Eu coloquei essas minhas inquietações no Twitter e muitas leitoras empatizaram. Uma disse que vai se casar no meio do ano, que investiu todas as economias na cerimônia, e que agora não sabe se vai acontecer. Outra contou que vai ter um filho e que pensava em fazer uma laqueadura, mas agora tudo está no ar (se muitos casos de corona surgirem ao mesmo tempo, haverá um colapso do SUS que afetará todo mundo que precisar de atendimento hospitalar pra qualquer coisa). 
Comemorando o aniversário da minha
mãe em maio do ano passado
Tudo isso é superficial diante de uma pandemia mundial, mas, individualmente, pra cada uma de nós, são fatos marcantes em nossas vidas. O que me angustia mesmo é o risco que minha mãe corre. Ela mora conosco e em maio fará 85 anos. Há uns 4 anos, ela pegou chicungunha e nunca se recuperou totalmente. Se ela pegar corona, as chances de morrer são altas. Portanto, ver o mandatário-mór da nação chamar uma pandemia de "fantasia" me revolta. 
E ontem no final da noite foram confirmados os três primeiros casos no Ceará, todos os três em Fortaleza, de pessoas que voltaram do exterior. Agora é a hora de redobrar os cuidados. E de tentar não sair de casa o máximo possível. Mas é complicado. Até porque nossa casa está no meio de uma reforma (vem gente aqui). 
Mas e você? Como o corona vem afetando a sua vida e os seus planos?

19 comentários:

Anônimo disse...

Secretário do Min. da Saúde disse que vão contratar médicos com apenas 6 anos de idade!

...além de médicos cubanos! :-D

https://youtu.be/qyqiPMQLKXI

Luise Mior disse...

Lola, também estou assustada quanto ao corona. Duas semanas atrás eu estava tranquila, achando que era só uma gripe, mas desde semana passada estou bem mais alarmada. Estou na torcida para que em meados de maio possamos retomar nossas vidas, pois causaria danos mais drásticos se fosse para além disso. Não estou preocupada comigo, mas sim com pessoas dos grupos de risco. A UFSC suspendeu as aulas presenciais ontem. Estou fula com o egoísmo que vários conhecidos meus estão demonstrando, entendendo quarentena como se fosse férias 😡 Viajando ou indo para bares e baladas. Vão se ferrar!desculpe o linguajar. Se cuide e fique em isolamento mesmo. Abraços virtuais.

Felipe Roberto Martins disse...

O presidente perdeu a noção total e profunda do que é bom senso... francamente temo que a ação endosse o comportamento de inúmeros brasileiros que acabem por pensar que: nada está acontecendo e que não correm riscos. Lastimável e triste!

Anônimo disse...

Uma coisa que aprendi é não me importar com homem branco. Homem branco SEMPRE é reacionário. Nos EUA, o grupo etnico que determina quem vence as eleições é a mulher branca. O homem branco sempre vota na direita e a mulher as vezes na direita e as vezes no centro(democratas são centristas, não esquerdistas). Entre os "latinos", varia muito. Os argentinos nos EUA tendem a votar na direita, bem como os Cubanos, mas os Mexicanos tendem a votar nos democratas(centro). Já aqui no Brasil, o Bozo teve mais de 95% dos votos do homem branco catarinse.

E os países mais conservadores da Europa como Liechtenstein só legalizaram o sufrágio feminino na década de 90. Quem pode acabar com esta onda reaça são as mulheres.

Sempre votem em mulhers, salve quando não existe outra opção(ex - Haddad vs capetão Bolsonazi)

Anônimo disse...

Estou cada dia mais desesperançosa com essa geração, uma frase que vi nas Redes Sociais retrata bem isso:

"Aos seus avós lhe foi pedido que para irem à guerra, a vocês estão pedindo apenas para ficar no sofá. Tenham noção."

Anônimo disse...

E só ir nos stories das pessoas, e ver como estão preocupadas em festas e baladas.

Anônimo disse...

Precisamos de medidas econômicas emergenciais que protejam a população:

https://www.tijolaco.net/blog/desemprego-e-efeito-colateral-do-virus-que-precisa-ser-contido/

Anônimo disse...

Lola, eu te mandei um email, o título é Informações, por favor, leia.
É importante.

Alan Alriga disse...

▁ ▂ ▄ ▅ ▆ ▇ █ [ Urgente ] █ ▇ ▆ ▅ ▄ ▂ ▁
Gente na rede social do Tik Tok têm algumas pessoas fazendo o desafio do coronavirus, que é basicamente lamber uma privada de banheiro público.
Então quem tiver filho pequeno ou que sejá "especial" (eu sei que esse não é o termo correto, mas eu esqueci qual é o certo), dêem uma olhada no celular dele para ver se ele não está assistindo a esse lixo e não esqueçam de compartilhar.
link:
https://youtu.be/6lPTKRXBl0Q

Tinúviel disse...

Em isolamento preventivo a partir de amanhã, felizmente o Egrégio TJ/RS está agindo corretamente e permitindo aos servidores ficar em casa, não pretendo sair de lá mais do que o mínimo necessário.

Anônimo disse...

Parece que a esperança da esquerda está no traidor Frota. Como se sente sabendo disso?

Anônimo disse...

Frota, assim como Bebiano (vide a mórbida carta romântica), não passa de um idiota. Não é nenhuma esperança para seres humanos dignos. De onde menos se espera é que não vem nada mesmo.

O certo é que não existe bolsonarista honesto. São todos criminosos de alta periculosidade, ou têm graves danos mentais.

Anônimo disse...

Parece que o Moro resolveu agir para salvar o Bozo. Colocou reforços nas ruas:

https://mobile.twitter.com/kallilolv/status/1239688664051060736

No início da noite, a PM divulgou o seguinte cenário após as fugas e rebeliões: Mongaguá – fugiram 400 presos. Não há informações de reféns. Mirandópolis – fugiram 926 presos. Não há informações de reféns. Taubaté – fugiram 30 presos. Não há informações de reféns.

Anônimo disse...

Em relação à sua mãe, recomendo que só a permita sair de casa no caso de uma emergência médica, não receba visitas em sua casa e siga rigorosamente as práticas de higiene e proteção pessoal para a prevenção do vírus.

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Sr. Alan Alriga

Muito grato pelo alerta. Compartilhei com os meus parentes no grupo da minha família.

Anônimo disse...

No RS, 17 universidades já cancelaram as aulas, inclusive a UFRGS desde 16/03 até 5/04. Na rede escolar estadual, o governador tucano que está em guerra contra o magistério, cancelou as aulas a partir de 19/03 apenas para os estudantes. Os professores e funcionários terão que continuar indo diariamente às escolas que estarão sem alunos, e ainda terão que recuperar os dias que ficaram sem aulas. Será expediente dobrado e sem direito à remuneração. Portanto se temos que trabalhaR, É POR QUE DÁ para continuar circulando normalmente!!!!

Anônimo disse...

Oi, Lolinha, dá uma corrigida:

Agora é a hora de redobrar os cuidados. E de tentar sair de casa o MÍNIMO possível. Mas é complicado. Até porque nossa casa está no meio de uma reforma (vem gente aqui).

Beijos e tudo de melhor pra mãe, procê e Silvinho.

Lola Aronovich disse...

Obrigada pela correção, anon das 00:07!


Que droga, anon das 23:44! Vcs não podem se negar? Entrar em greve? Todo mundo faltar? O governador não pode descontar do salário. É uma pandemia!

Anônimo disse...

Olá Lola: Em greve já entramos no ano passado e já perdemos dois meses de salário! Agora a esperança é o poder judiciário para pagar o nosso salário, já que as aulas foram recuperadas durante o mês de janeiro e fevereiro. Outra greve é impossível, ninguém mais terá coragem de fazer!!Eu continuarei circulando normalmente, usando o RU(que continua funcionando por causa dos estudantes que moram na casas estudantis), à cabeleireira que não desmarcou o horário que agendei nesta sexta-feira. Embora cinemas, teatros,exposições e espetáculos não dê para ir pois todos encerraram suas atividades. Mas já notei hoje quando fui ao supermercado do bairro que as paradas de ônibus estão quase vazias e os coletivos estão circulando com poucos passageiros em pleno horário de pico da 8h da manhã!!!!!!!