sexta-feira, 20 de março de 2020

A VIDA EM BERLIM EM TEMPOS DE COVID-19

Pra quem quer saber como pode piorar, é só ver o que esta acontecendo nos outros países. Por exemplo, foram mil novos casos confirmados na Alemanha de domingo para segunda. É um novo pico para o país.
Ontem a Argentina, que tinha 130 casos confirmados, decretou quarentena total. Só pode sair de casa pra ir ao supermercado, à farmácia, ao hospital ou a um caixa automático perto de onde mora. Quem for pego na rua sem justificativa pode ser preso por um a quinze anos por atentado à saúde pública. Enquanto isso, no Brasil, que já tem 620 casos confirmados (22 só da comitiva que foi com Bolso a Miami), o miliciano segue dizendo que o corona "não é tudo isso" e não fecha nem os cultos religiosos, nem o comércio, porque isso poderia prejudicar a economia. 
Pior que uma pandemia é estar numa pandemia com um presidente tão obscurantista e incompetente como Bolsonaro. Comparem com o pronunciamento que Angela Merkel fez ontem.  
Publico hoje um ótimo texto da Vera Gomes, uma ítalo-brasileira que mora em Berlim desde 1997. Ela foi pra lá estudar e se apaixonou pela cidade.

Berlim em tempo de Coronavírus… Na segunda-feira pela manhã as últimas fronteiras da Alemanha foram fechadas. Ao norte e ao leste, os países vizinhos já haviam tomado essa medida nas semanas anteriores e agora seguimos com as fronteiras para a França, Áustria e Suíça. Somente bens de consumo e pessoas que realmente precisem cruzar as fronteiras terão essa permissão. 
Vôos estão parando e, aos poucos a Alemanha se isola para tentar conter a contaminação pelo novo coronavírus, o Covid-19. Teatros, salas de concerto, óperas, museus, todos já foram sendo fechados aos poucos nas últimas semanas (para o pânico desta que aqui escreve, que respira cultura e tinha uma lista de concertos e exposições marcadas no calendário, ingressos comprados etc, inclusive para a Gal Costa, que eu veria pela primeira vez ao vivo! Mas a vida continua e as medidas são necessárias). 
A maratona foi cancelada, a feira de turismo (ITB) também, e aos poucos fomos percebendo que a vida neste março não seria mais a mesma como a conhecemos. No último final de semana, bares e clubes foram proibidos. Uma ação acertada, sendo que 17 dos primeiros casos registrados em Berlim se deveram ao contato em uma única noite em um clube de jazz chamado “Trompete”. E já se sabe que a disseminação do vírus é exponencial. 
Tirei férias nesta segunda-feira para organizar a casa para a quarentena. Afinal, agora somos 4 pessoas vivendo em um apartamento de 80 m2 por pelo menos 5 semanas. Decidimos não utilizar mais o transporte público desde terça-feira (que em Berlim é extremamente eficiente, por esse motivo não temos carro) e se precisarmos fazer algo mais longe de casa o faremos de bicicleta, já que a cidade é plana e com muitas ciclovias.
Mas a ordem do governo é para sairmos somente para comprar comida ou medicamentos necessários. 
Meu marido trabalha para o Banco de Desenvolvimento da Alemanha (que terá muito trabalho quando essa crise do Covid-19 terminar, já que diversos pequenos empreendedores precisarão de ajuda financeira para superar as perdas durante o tempo em que não puderam trabalhar -- e o governo alemão já prometeu ajuda), e eu trabalho para uma escola de idiomas online. 
Por sorte, nós dois poderemos trabalhar de casa sem problemas por um maior período de tempo. Isso se a internet permitir, claro! Nos últimos dias já ouvimos reclamações de conhecidos sobre a qualidade da internet ter piorado. Em casa ainda está tudo bem. A minha empresa praticamente nos ordenou a trabalhar de casa a partir desta semana. 
Já tivemos um dia de teste, na sexta-feira, 6 de março, quando todos os mais de 600 funcionários tiveram que fazer home office para testar se o sistema funcionaria. Teremos ajuda financeira se precisarmos de uma internet mais veloz e cada funcionário recebeu um vale de 100 euros da Amazon para comprar material de escritório que possa ser necessário durante esse período (na base da confiança, nem precisaremos apresentar notas fiscais). 
Nos últimos dias já tivemos algumas reuniões bem-sucedidas pelo Google Hangouts. O divertido é ver o apartamento e bichinhos de estimação dos colegas. Isso até humaniza mais as pessoas. Sei que alguns grupos organizam cafés virtuais diários e até uma cervejinha virtual no final da tarde. É a criatividade na crise. A escola de meus filhos de 6 e 10 anos fechou as portas na terça-feira dia 17 de março, e agora teremos 5 semanas de “isolamento social”. Sem aula de música ou de capoeira, sem futebol, sem ioga, nadinha presencial. Sem piscina, nem cinema! 
Ouvi de conhecidos que alguns professores de música estariam oferecendo aulas pelo skype. Tem gente se reunindo pra fazer ioga pelo YouTube ao mesmo tempo. Cada um vai definindo o que é importante e se quer continuar fazendo em grupo, mesmo que seja por vídeo. 
Em Berlim deveríamos ter férias de Páscoa de 6 a 19 de abril. O que o governo decidiu foi definir um período até o dia 19 de abril para fechar as escolas e todos os outros serviços não essenciais. Isso não significa que as crianças não deverão aprender durante esse tempo. Os pais têm que apoiar o aprendizado em casa, um tipo de homeschool
Existe um plano semanal que recebemos por e-mail. E as viagens escolares previstas para maio já foram canceladas para recuperar um pouco do tempo perdido. Resta torcer para que a epidemia realmente seja contida até o dia 19 de abril e a vida volte a ser o que era antes. 
Eu particularmente não senti a falta de produtos no mercado até agora. Mas vejo diversos memes e postagens de amigos falando sobre a falta de produtos de higiene e de papel higiênico no supermercado. Por que papel higiênico? Boa pergunta, ainda não descobri… 
Os restaurantes e lojas de roupas e bens não essenciais fecharam ontem, quarta-feira. Alguns restaurantes ainda abrem até às 18 hs e têm que deixar o espaço de 1,5 m entre os clientes. 
Resta torcer para que possamos ao menos passear no parque perto da nossa casa para tomarmos um solzinho de primavera e para não enlouquecermos dentro de casa com duas crianças bastante animadas, já que ontem fecharam também parquinhos comunitários para crianças. 
Mas acredito que será um tempo de aprendizado, teremos que nos reinventar. Quem sabe finalmente montaremos aquele quebra-cabeça de mil peças com a imagem do Cristo Redentor que trouxe do Brasil há alguns anos e que permanece fechado na embalagem plástica na estante da sala? Veremos. 
Difícil é fazer home office e ter que ajudar as crianças a estudar, ter que cozinhar mais vezes no dia. Acaba sendo bastante cansativo. Caso Berlim comece a se comunicar pelas janelas e sacadas como vem ocorrendo na Itália, já nos preparamos! Coloquei meu menino para treinar ainda mais a “Sinfonia do novo mundo” no clarinete. E minha menina provavelmente cantará “Let it go”, do filme Frozen, a plenos pulmões. #FiquemEmCasa 

13 comentários:

Bruno disse...

Meu, a própria esquerda tem que parar de fazer tanto alarde. Explico: Há anos vivo preso em um quarto, caso sério mesmo de ansiedade e depressão, peguei pra sair, assim como na Itália é até permitido sair pra se exercitar. Mas como ficar na rua se o pessoal dos prédios nos filmam para perseguir na internet, ou xingam qualquer um que passe na rua, ou como disse uma arroba de esquerda no twitter "Tem que meter a polícia nesses filhos da puta" (provavelmente quebrando nossas pernas, né?). Detalhe, não sei se arrobas de direita fazem o mesmo, pois não as sigo, mas no twitter só se vê a vontade de perseguir os outros, agora até médicos na rua são perseguidos. Lembrando que as arrobas de esquerda reagem, mas não agem, cadê os twitaços, as campanhas por promoções nos grandes varejistas para a gente se entreter em casa? Brinquedos principalmente. vale dizer que aqui, na favela, o quintal é a rua, logo, se crianças saem para brincar, logo quem passa de carro ou moto também soltam aquelas palavras de ordem e xingamentos, porque ninguém pensou que fazer muito alarde ia ligar a faísca que tem na maioria da população: perseguir, julgar e tomar conta da vida alheia para se fazer de herói.

Bruno disse...

Ah, sim. Tem as pessoas que têm que sair de casa para pagar contas também, já que planos de saúde continuam cobrando mesmo que consultórios desmarquem e não aceitem consultas sabe-se lá até quando. Nem todo mundo paga contas pelo celular (quem já perdeu dinheiro com golpes na internet não usa: meu pai), nem todo mundo tem internet em casa, a maioria só pelo celular, em uma casa pobre e com muitas pessoas, limitações e pouca diversão, os dados móveis vão pro saco. Criança vai pra rua, na rua é hostilizada ou gravada e exposta na internet, Whats App para rico e classe média lacrar no twitter, tanto de direita quanto de esquerda. Aqui na baixada o porto continua funcionando, o irmão da vizinha, de 63 anos não sabe como vai trabalhar, já que o porto avisou que vai demitir sim, e o prefeito vai tirar os transportes públicos. Cadê a nossa esquerda? Vai continuar só reagindo? Não tem protesto pedindo pra parar cobranças, descontos? Vão ficar só aplaudindo? Só falando de como Bolsonaro é ruim? Tem que fazer protesto PEDINDO algo, e quando todo mundo concordar com essas pautas (e vão concordar, afinal, quem é do povo sabe o que o povo precisa), se o govenro não adotar essas medidas, aí o povo que o apoia já vai sacar que o presidente não presta, e se já saca isso, vai sacar que a esquerda É A SOLUÇÃO.

Bruno disse...

E outra coisa, acho que a maioria da esquerda não assiste programas "de pobre" como Cidade Alerta e Brasil Urgente, o que mostra como influenciadores estão por fora do mundo do povo... O Luiz Bacci quer internação à força para as pessoas da cracolândia e cobra uma postura do governo, mas uma postura que seja a que ele quer. Pessoas já divulgam coisas no Whats App como se essas pessoas da cracolândia vão ser as responsáveis por foder tudo, já que elas á estão em quarentena enquanto mendigos e drogados estão por aí "zoando e aproveitando". E aí você vê twittes de esquerda como esse:

O Pato c Álcool Gel nas Patinhas da Casa 58
@PatoCorporation
É PRA FICAR EM CASA CARALHO

E qualquer um que se move na rua, mesmo praticando exercícios ou seja lá o que for, mesmo sem ter contato com ninguém, será o responsável por matar o Brasil todo. Mais ação, menos reação. Nesse momento podemos criar pautas, pedir pelos menos favorecidos, não apenas ficar reagindo e gritando a mesma ladainha que a direita.

Anônimo disse...

Agora já são 991 casos e amanhã já teremos ultrapassdo os 1000!!! E as pessoas estão nas ruas normalmente como se nada estivesse acontecendo. Os ônibus e metrô estão circulando, os bares recebendo clientes e os parques com vários frequentadores!! Provavelmente teremos uma quantidade semelhante as de Itália e Espanha. Até as praias em Santa Catarina estavam lotadas!!! esse é o exemplo que o governo brasileiro está ao povo, ao declarar que a pandemia não é reaL!!! estamos TOTALMENTE ferrados!!!!!!

Anônimo disse...

O número de casos DOBRA aproximadamente a cada dois dias.
Os casos notificados são uma pequenina parcela dos casos reais.
Antes de precisar ir a um hospital, a pessoa infectada já estaria retransmitindo o vírus há NOVE dias.
Sem auto-isolamento radical, o Brasil pode facilmente ter dezenas de milhares de mortes.
O Bolsonavírus é o nosso maior inimigo.

Anônimo disse...

#DESOBEDIÊNCIAcivil

Bolsovírus deve ser ignorado e desobedecido. Enquanto não se encontra um meio de eliminá-lo.

Anônimo disse...

Governadores decidem largar Bozo falando sozinho e agir:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/video-governador-do-para-diz-que-vai-combater-o-coronavirus-sem-pedir-licenca-ao-presidente/

Anônimo disse...

Não dá pra comparar Berlin com o Brasil. A Alemanha e do tamanho do estado de minas.
E no Brasil devido a enorme burocracia e carga tributária, mais de 50% da população economicamente ativa está na informalidade, temos um estado que se consome em si mesmo recursos.
Num cenários destes de estados falidos, e onde o ambulante, prestador de serviço autônomo, Uber não trabalhares não comem, não moram, acham que dá pra pedir pra alguém ficar em casa?
Vão ter que ficar por força maior, mas e um remédio amargo demais, e como quimioterapia, vai salvar tua vida mas vai te ferrar todo.

Anônimo disse...

Aqui em Cascavel - Pr, o prefeito ja decretou fechamento do comércio em geral, só pode ficar aberto supermercado, farmácias, postos de gasolina...As vias de acesso à cidade estão bloqueadas, só passa quem tiver uma justificativa muito boa. Mas uma coisa que tem me deixado indignada é que as cooperativas da região, que tem centenas de funcionários, não vão fechar, pois como eu vi no comunicado de uma delas "não podem deixar de produzir alimentos".

No fim das contas só vai poder ficar em quarentena, estudantes, funcionários públicos e desempregados. Empresas particulares não vão dispensar funcionários, isto é fato.

Tenho lido na imprensa local, que a fronteira Foz do Iguaçu - Paraguai está fechada. Mas não contam que foi o Paraguai que teve a iniciativa de fechar. Fechou para que nenhum brasileiro vá pra lá. Estão alegando irresponsabilidade do governo brasileiro.

Acabei de ler no twitter, com foto e tudo, que os paraguaios fizeram uma valeta na fronteira com o Mato Grosso, pra nenhum brasileiro atravessar mesmo.

Aqui em Cascavel ainda não há nenhum caso de coronavírus confirmado, temos 273 suspeitos. Tenho parentes que trabalham na área de saúde, e já tem profissionais da área pegando atestado médico pra ficar em casa.

Povo brasileiro, pelo menos a maioria merece tudo isso. Não só elegeu o despreparado, mas idolatrou, defendeu com unhas e dentes, até hoje vejo carros aqui na cidade com adesivo com a cara de bunda desse asno. To muito puta hoje.


Alan Alriga disse...

O canal Coisa de Nerd explicou como a situação está séria a nível de primeira série, para ter certeza que todo mundo consiga entender o real estado de calamidade que estamos vivendo.
Link:
https://youtu.be/nr3LGSTbtUc

Anônimo disse...

Presídios do Brasil todo estão liberando seus detentos. Logo a liberdade vai cantar pro PSY. E você acha que se o PSY sair ele volta pra lá? Teus dias estão contados, porco.

José de Anchieta disse...

Prezada Dolores,

Aqui quem fala é um mascu. Venho por meio desta mensagem avisar que nós, os mascus, declaramos trégua unilateral a você e todas as outras feministas brasileiras. A trégua é unilateral. Vocês podem continuar a nos atacar, mas nós não vamos atacar vocês neste período, pois concentraremos nossas energias no combate ao coronavírus.

Atenciosamente,
Mascu

claudio disse...

Sobre papel higiênico e seu significado nesses dias de guerra hibrida.... usohttp://cinegnose.blogspot.com/2020/03/coronavirus-e-o-sonho-erotico.html