quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

INSCREVA-SE NO CURSO DE EXTENSÃO DISCUTINDO GÊNERO ATRAVÉS DE CINEMA E LITERATURA

Pessoas queridas, daqui a um mês daremos início ao curso de extensão Discutindo Gênero através de Cinema e Literatura. Comecei este curso em 2014 e tem sido um sucesso, sempre atraindo gente de todos os cantos. 
Anna Karina e eu
Estou chamando especialistas já para este semestre. 
Para Democracia em Vertigem, por exemplo, que será no dia 31 de março, 
Larissa Gaspar e eu
véspera do golpe de 1964, já está confirmada a participação da Anna Karina (que foi candidata à senadora pelo Psol e teve 300 mil votos, e agora se candidatará à vereadora), da Augusta Brito (deputada estadual pelo PCdoB), e Larissa Gaspar (vereadora pelo PT e candidata à reeleição), e estou esperando resposta de uma das moças da chapa coletiva Nossa Cara, do Psol. Esse time fantástico falará de misoginia da política, do golpe de 2016, e, claro, do filme. Imperdível!
Todo mundo de Fortaleza e região está convidado a fazer o curso. É quinzenal, sempre às terças-feiras no horário de almoço, das 11:30 às 13:30, no CH1 (campus Benfica). É grátis e vale certificado. 
Vejam aqui o cronograma pro primeiro semestre, com todos os links pros textos, pra que vocês se inspirem e organizem o curso na instituição de vocês.

17 de março. Introdução ao curso, boas vindas, apresentações, expectativas.

31 de março. Discutindo misoginia e o golpe de 2016 através de Democracia em Vertigem, documentário de Petra Costa. Participação de Anna Karina (Psol), Augusta Brito (PcdoB), Larissa Gaspar (PT), e da chapa Nossa Cara - Psol.
Textos de referência: Aronovich, Lola. Os muitos preconceitos do golpe. Golpe 16. Org. Renato Rovai. São Paulo: Fórum, 2016. 
Menezes, Cynara. A caça à bruxa: o fator machismo. Golpe 16. Org. Renato Rovai. São Paulo: Fórum, 2016. 

14 de abril. Discutindo o cinema como ato de resistência através de Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Conversa com o cineasta Jairlos Marques
Texto: Magalhães, Marcelo. Bacurau é um filme de ataque, mesmo que "involuntariamente". Carta Capital. 26 de setembro de 2019. 

28 de abril. 
Discutindo o papel social materno através de História de um casamento, de Noah Baumbach. Conversa com mães solo. 
Texto: Reis, Ana Regina Gomes. Capítulo 1: Introdução. Do segundo sexo à segunda onda: Discursos Feministas sobre a Maternidade. Dissertação Mestrado PPGNEIM/UFBA, Salvador, 2008. Pg. 11-24.

12 de maio. Discutindo feminismo lésbico/homoafetivo através de Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma. Debate com Fanchonas. 
Texto: Fernandes, Marisa. Feminismo das lésbicas. Feminismos plurais. Coleção Gênero, Cultura e Mudança. Fortaleza: Expressão, 2016. Pg. 83-104.
26 de maio. Discutindo saúde mental e masculinidade através de Coringa, de Todd Philips. Conversa com dois psicólogos.
Texto: Connell, Robert, Messerschmidt, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, vol. 21, no. 1. Florianópolis, jan/abr 2013. 

9 de junho. Discutindo escravidão, abolicionismo e resistência através de Harriet, de Kasi Lemmons. Conversa com historiadora.
Texto: Sampaio, Maria Clara Carneiro, Ariza, Marília. Narrativas de mulheres escravizadas nos Estados Unidos do século XIX. Estudos Avançados, vol. 33, no. 96. São Paulo, maio/agosto 2019. 

16 de junho. Discutindo distopia, memória, raça e gênero através de Kindred, romance de Octavia Butler. Conversa com a assistente social Jessica Sousa. 
Texto: Butler, Octavia. Obsessão Positiva (1989). Trad. Tuanny Medeiros. Letras Pretas. 
Inscreva-se no curso! Mande um email com seu nome (e curso e instituição, mas o curso é aberto a todxs, não precisa ser universitário).

8 comentários:

  1. Lola que lindo! Parabéns pelo brilhante trabalho, se eu tivesse perto participava. Abraços e bom curso :).

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lola, pelo cronograma parece ótimo.

    Gostaria de dar uma sugestão: verifica se é possível gravar as aulas ou disponibilizar em alguma plataforma on-line, assim as pessoas que não estão próximas geograficamente (como no meu caso) podem ter a oportunidade também, sei que não é o ideal mas já daria um gostinho de participarmos =)

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, gente! Algum dia queremos oferecer o curso online, mas isso depende de bastante infraestrutura. Mas com a Jana na jogada, quem sabe?


    Mascutroll analfa cujo comentário não foi publicado, qual parte de "curso grátis" vc não entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que parece uma sugestão boba, mas é interessante para quem é dinossaurinho tipo nós da vida prenet. Porque vocês simplesmente não gravam as aulas com uma câmera estática e o áudio por um microfone simples. E depois, junta tudo em um 'tipo dvd' e distribuem por aqui.

      Cada aula, um arquivo de filme de duas horas. Relativamente simples. Exemplo de aulâo de cursinho. E como, todo ano, mudam-se os filmes, fica tudo registrado e o material se acumula. Até porque, sabemos que 'aovivo' é ilusão.

      Não precisa ser online e ao mesmo tempo em que acontece, mas acessível a mais pessoas. Na pior das hipótese, posta no you tube no final de ano como chamariz pro próximo curso.

      Deve dar menos trabalho que gravar vídeo para o canal. E tirando você é alguns minimalistas, todo mundo tem um celular que dá conta do recado. (me permiti a piada, viu? Afinal, te conheço há mais de dez anos já.)

      Juro que funciona. E que Jana tira de letra.

      Excluir
  4. Cid Gomes tentou entrar numa área militar e avançou contra civis usando uma RETROESCAVADEIRA e levou dois balaços no peito. O Brasil não é para amadores mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Lola, parabéns pela iniciativa. Vi que sugeriram a oferta do curso na modalidade Ead... Quem sabe no futuro poderia rolar uma parceria com Fundação Demócrito Rocha? Mera sugestão mesmo, pois não sei como são os processos. No mais, ratifico meus parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lola. Gostaria de fazer duas perguntinhas:

    1. Com tudo o que está acontecendo, o curso vai ser cancelado? Ele ainda vai acontecer?

    2. O diretor deste filme que saiu agora é o mesmo que vai falar sobre Bacurau no dia 14 de abril?

    https://poenaroda.com.br/pop/trio-em-transe-atores-liberam-curta-gay-no-youtube/

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bianca! Não dá pra saber se o curso vai sair! Está tudo parado. Quando as aulas voltarem e tds estiverem em segurança, vamos fazer o curso sim. Vamos ver como. Sim, o diretor desse curta é o Jairlos Marques! Queremos muito que ele fala sobre Bacurau. Mas não será dia 14 de abril. Abril o Brasil estará pior que está agora...

    ResponderExcluir