sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

FACADA FEST, UM ATO QUE PERTURBA BOLSO E SEUS LACAIOS

Ontem de manhã o pessoal do Facada Fest entrou em contato comigo, e pouco depois saiu uma matéria extensa na Folha de SP sobre o coletivo de punk rock de Belém. Hoje o #FacadaFest chegou ao topo dos Trending Topics do Twitter. 
O festival acontece na capital do Pará desde 2017, ou seja, bem antes da "fakeada do mito". Em junho do ano passado, Carluxo se incomodou com uma das imagens de divulgação do festival, que mostrava um palhaço com faixa presidencial sendo empalado por um lápis. Um ex-delegado e agora deputado federal do Pará pela extrema-direita compartilhou o cartaz na sua rede social. 
O autor da imagem do palhaço, o artista Paulo Victor Mauro, explicou que, quando fez a arte, o país estava no meio das manifestações em defesa da educação. "Por isso me deram a ideia de fazer o lápis, que representa a educação, derrotando essa palhaçada. [...] Não tem incitação de matar ninguém. Não passamos a ideia de fuzilar oposição", alfineta ele. 
Mas Carluxo não viu desse jeito, e tuitou: 
"Tá valendo tudo nesse país da p*taria da esquerda. Está na hora de agir antes que seja tarde". Os organizadores então adiaram o festival, já que ele aconteceria em lugar aberto (em frente ao Mercado de São Brás) e poderia atrair reaças para brigar. O Facada Fest 3 foi remarcado em julho para um lugar fechado. Porém, meia hora antes do início, quase vinte viaturas policiais chegaram para impedir o evento. Inventaram que um dos alvarás estava vencido.
Finalmente, após a mobilização da esquerda contra a censura, o Facada Fest ocorreu dois meses depois, com grande sucesso. E ainda gerou outras edições em cidades como Belo Horizonte, Campinas, Curitiba e Marabá (com cartazes que também incomodam muito). 
Mas a censura não dorme em serviço. 
Graças ao presidente do Instituto Conservador, que fez representação criminal contra os organizadores por crimes contra a honra de Bolsonaro, o assunto acabou na Procuradoria-Geral da República e no Ministério da Justiça, comandado por Sérgio Moro, que ordenou a abertura de um inquérito por apologia ao crime. Depois Moro negou que a investigação foi sua, mas que "poderia ter sido" (mentira!). Ontem quatro integrantes do coletivo foram chamados para depor na Polícia Federal.
Uma das fundadoras do Facada, Josy Lobato, aponta que o Facada Fest não é um festival de rock, mas um ato político e cultural. E ela compra a briga: "Ficamos surpresos, mas não vamos parar por conta disso [do inquérito, da perseguição policial]. O Facada nasceu na periferia, já sofremos violência todos os dias. Se incomoda é porque estamos fazendo barulho".
Segue o manifesto que o Facada me enviou ontem:
SERGIO MORO PERSEGUE FESTIVAL DE ROCK PARAENSE
Cartaz de Marabá, PA
Os integrantes do festival de rock Facada Fest foram intimados a comparecer a Polícia Federal para prestar depoimento. Em despacho assinado pelo Ministro da Justiça, Sergio Moro, e pelo Procurador Geral da República, Augusto Aras, a organização do festival é acusada de "apologia de crime" e "crimes contra a honra" do presidente da república, Jair Bolsonaro. O motivo, alega o Ministro da Justiça, é a ilustração do cartaz do evento. Em tom satírico, ela mostra o triunfo da educação sobre o obscurantismo ao retratar um palhaço empalado por um lápis. Realizado em junho do ano passado, o Facada Fest foi um sucesso de público e não registrou nenhuma ocorrência policial, além de ter arrecadado brinquedos para o instituto infantil Bianca e Adriele. Os depoimentos acontecem hoje [ontem] às 14:00 horas, na sede da Polícia Federal em Belém do Pará. 
A perseguição ao Facada Fest começou em junho do ano passado. Na ocasião foram mobilizadas quase duas dezenas de viaturas -- entre PM, Polícia Civil, Choque, Secom e Bombeiros -- para reprimir o evento, que acabou sendo cancelado e realizado um mês depois. Com um público estimado em três mil pessoas, o Facada Fest contou ainda com shows de rock, punk rock, hardcore, rap, oficinas de reciclagem e compostagem de lixo, exposição de artes plásticas, leitura de poesia e arrecadação de brinquedos para o instituto Bianca e Adriele, que cuida de crianças carentes no bairro da Pratinha, região metropolitana da capital paraense.
Com tantos problemas ocorrendo neste momento no Brasil -- motim das polícias militares, degradação ambiental na Amazônia e os indícios cada vez mais fortes de ligações entre políticos e milicianos -- causa-nos espanto o uso do aparato judicial e policial de nosso país na repressão de um festival de música. Criminalizando a atividade artística e a liberdade de expressão, garantidas pela Constituição de 1988, a Constituição Cidadã.
Seguiremos em frente. Certos de que o bom senso e a justiça prevalecerão. E que, em respeito a nossa Constituição, o direito à atividade artística e à liberdade de expressão será assegurado.
NÃO NOS CALARÃO.

11 comentários:

Anônimo disse...

É incrível como os viúvos da ditadura seguem se comportando como se já estivéssemos em uma ditadura!!Estão desperdiçando dinheiro público que tanto faz falta para o povo brasileiro, com algo que sabidamente eles sabem que não vai dar em nada nos tribunais!!! Não existe crime de apologia. Um desenho de assassinato não é um assassinato.Fosse assim, os atores e artistas plásticos teriam que ser processados e presos. É um desastre total que estamos vivendo neste país. É a primeira vez que um presidente convoca manifestações em prol de um golpe de estado!!
A economia está em caos total, as pessoas estão tão desesperadas que o número dos que estão fazendo todo tipo de comidas em casa para venda por tele-entrega não para de crescer.todos os dias recebo um folheto novo na caixa de correios. vendedores de frutas e verduras, ovos ou produtos de limpeza em automóveis com megafones muito barulhentos passam várias vezes ao dia, e raramente tem alguém comprando deles.O mega excesso de ofertas está muitíssimo além da capacidade de consumo da população. A política de austeridade resultará em uma gigantesca recessão nunca vista na história do país!!!
Enquanto isso, os membros do governo ficam desviando a atenção da mídia e da população com
moralismos e palhaçadas.

Anônimo disse...

Um recadinho, cara porca estelionatária e golpista: dia 15 uma caravana de apoiadores do Bolsonaro passarão em frente a sua casa e depredaremos o ninho de rato onde vc vive. Nem adianta encaminhar essa mensagem pra polícia, afinal até mesmo o a polícia não te suporta mais. Ninguém gosta de vc. Também arrombaremos a casa e roubaremos o que tiver pela frente. Recomendo que ninguém esteja na casa, pois espancaremos quem vermos. Só um recadinho pra vc.

Jaime Guimarães disse...

"Se incomoda é porque estamos fazendo barulho". E que continuem assim, afinal os reaças e censores gostam de intimidar através de perseguições e ameaças, mas todas as tentativas de calar a arte, a música, a literatura, enfim, todos os segmentos artísticos e culturais deram com os burros n'água.

Anônimo disse...

Mais uma penca de demonstrações de que apoiadores de BozoNazi se orgulham de ser delinquentes.

Anônimo disse...

Aqui quem está falando com vc, senhora Dolores, é um dos maiores assassinos de aluguel do Brasil. Já matei mais de 400, entre eles desde mendigos e garis até policiais, advogados, juízes e políticos. Cobro muito caro por cabeça dependendo da dificuldade da pessoa. Vc como uma pessoa pública, professora universitária e com mais de 100 mil seguidores na internet, o preço foi bem grandinho: 500k. Quem me pagou foram membros de um fórum cujo não mencionarei. O método de morte escolhido foi estripar. Querem que eu faça isso e depois te sirva para um tal de Silvinho como se fosse um porco assado. Bem... isso é com eles. Eu sou pago pra fazer isso e farei. Esteja avisada, senhora Dolores. O dia agendado para sua morte será no dia 11 do mês que vem.

Lola Aronovich disse...

Sr. Matador de Aluguel, muita consideração sua avisar com antecedência. É costume dos matadores de aluguel avisar? O fórum que te contratou já pagou? Cobre antes, porque a maior parte dos frequentadores desses chans são incels de 30 anos que não trabalham nem estudam e são sustentados pela mãe. Acho difícil eles conseguirem juntar meio milhão. Mas qualquer coisa vc pode cobrar do Emerson, um mascu muito honesto que mora em Madrid. Ele nunca deu golpe em ninguém. Boa sorte.

Anônimo disse...

Sou pago através de moedas virtuais. Já me pagaram 25% do valor cobrado. E desconheço o que seja um chan.

Lola Aronovich disse...

Informe aos seus clientes, Sr. Matador de Aluguel, que eu não estou nem desesperada nem agoniada. Pelo contrário, estou rindo de vcs. Então se a intenção era me apavorar, vcs falharam, mais uma vez. Suponho que, depois de 9 ou 10 anos, vcs devem estar acostumados. Agora vão tomar naquele lugar que um dos ídolos de vcs, o Olavão, gosta tanto.

Anônimo disse...

¡¡¡KKKKKK!!! :-D

Que "meda" desse Matador de Aula, hein?

Ele quer é nos matar de rir?

titia disse...

Defender a honra do excrementíssimo, pffff, como se aquele merda tivesse o mínimo da dignidade...

Ah, alguém avisa ao goec ali em cima que matadores de aluguel não trabalham do jeito que os filmes de Hollywood mostram. Eu até conheço uns lugares onde ele poderia procurar saber sobre o assunto para aperfeiçoar a performance, mas não vou dar essa colher de chá... o viúvo do Marmelo que se vire sozinho. Bitcoins, pfffff...

Anônimo disse...

Facada Fest muda de nome. Agora é Chifrada Fest:

mobile.twitter.com/QuinhoCartum/status/1235006987987021825/photo/1