terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

CUIDADO COM OS GOLPES PARA ATRAIR BRASILEIRAS PARA O EXTERIOR

Já faz uns anos que li algumas matérias horripilantes sobre brasileiras que, pensando estar se comunicando com o "príncipe encantado" em algum outro país via internet, acabavam indo pra lá. E, chegando no lugar, viravam escravas sexuais.
Outras iam com promessas de emprego. Iriam ser cuidadoras ou bailarinas no exterior. Mas não: tinham que se prostituir. Recentemente, 7 brasileiras foram resgatadas na Coreia do Sul. Tinham prometido para elas uma carreira no K-pop. Assim que chegaram, viram que faziam parte da lucrativa indústria do tráfico sexual
Uma estudante que prefere não assinar com seu nome me escreveu para falar da Danny Boggione, do canal Sobrevivendo na Turquia, que trabalha sozinha resgatando mulheres brasileiras em cativeiro no Oriente Médio pelos próprios maridos. Danny entrevista as vítimas e expõe a máfia criminosa que já vitimizou inúmeras brasileiras. Leia a explicação:

O canal SobreVivendo na Turquia está há anos denunciando um submundo virtual que infelizmente está ao alcance das mãos. Alguns casos começam de forma bem inocente: um homem do Oriente Médio manda uma solicitação de amizade para uma mulher brasileira, ela aceita e ele a cativa com mensagens gentis. 
Logo ele começa a se declarar, e nisso a  brasileira vai se envolvendo e levando o romance adiante. Ela se apaixona. E ele pede algo inusitado: a pede em namoro (algo que não é comum na cultura dele,  pois lá são casamentos arranjados). A brasileira aceita, e nessa troca diária de mensagens ele pede para ela ir até ele no Oriente Médio, para se  casarem, ou, em alguns casos, para ela ser segunda esposa.
A mulher vende tudo, saca suas economias e a contragosto da família vai até ele. Chegando lá tudo vira um pesadelo. No canal SobreVivendo na Turquia há casos de brasileiras que sofreram violência doméstica e abuso sexual, eram escravas domésticas em cárcere privado. É horrível. E muitas estão presas lá, porque nesses países as mulheres só podem sair com a autorização dos maridos. É uma máfia online.
Há casos também em que as mulheres são vítimas de scammers da Nigéria: um homem (ou mulher) nigeriano pega uma foto de um homem bem apessoado, inventa um nome e uma profissão  (geralmente Scott, engenheiro militar americano e viúvo), e  manda solicitação de amizade para brasileiras. A mulher aceita e eles começam a conversar. Ele se diz um homem com boas condições, americano, e que está apaixonado por ela. 
E assim começa o estelionato: ele pede dinheiro. Seja porque ele "precisa de ajuda" ou porque quer enviar um presente para ela mas não tem dinheiro, porque está muito longe, e nisso brasileiras perdem mil reais, quinze mil reais, trinta mil, perdem euros... 
Enviam o dinheiro para uma conta falsa criada por eles -- para ele "sacar e poder enviar o presente para elas". O homem some assim que consegue o dinheiro.
Há casos de brasileiras que morrem, Lola... É muito tenso.
Há um fluxo de brasileiras se envolvendo com esses homens de países árabes.
Eles não "recrutam" brasileiras só por  redes sociais não: também estão em aplicativos de aprender idiomas. E há casos de grupos (sim, grupos do Facebook) que "fazem uma ponte" entre brasileiras e esses homens. E infelizmente nada disso é noticiado.
Sugiro que as mulheres vejam os vídeos do canal para saberem quais são os golpes mais comuns, e não caírem neles.

23 comentários:

Anônimo disse...

O oriente médio é um lugar bestial.

Valéria Fernandes disse...

Acompanho o sobrevivendo na Turquia e assisto praticamente todos os vídeos. É um trabalho excepcional o que a Danny Borgione faz e é assustador como as mulheres são vulneráveis a ideia do "príncipe encantado". Claro, essa ideia de que um sujeito maravilhoso vai regatar você de sua vida de pobreza e/ou de chatice é reforçada o tempo inteiro em várias mídias e, agora, pela ministra Damares. E, o pior, ela comentou no último vídeo do canal é que a verba de repatriação das mulheres na Turquia foi cortada, não porque o governo é mau (*e ele é*), mas, simplesmente, porque a maioria volta, mesmo tendo sido espancada, humilhada e tudo mais. Enfim, acho que vale a pena assistir aos vídeos da Danny, ainda que, com o passar do tempo, a gente acabe acreditando que são um tanto repetitivos, porque as mulheres continuam caindo nos mesmos golpes, infelizmente. Agora, a Danny Borgione tem uma ideia péssima das feministas, aquele senso comum mais raso. Na prática, nas atitudes, ela é super feminista, mas não consegue, ou quer, repensar suas ideias sobre as bandeiras que defendemos.

Lola Aronovich disse...

Ao mascutroll que deixou o link pra esta matéria https://www.midiamax.com.br/policia/2020/preso-em-ms-acusado-de-defender-terrorismo-e-estupro-passara-por-avaliacao e acha que Marcelo sairá logo:

Só porque Marcelo será avaliado não quer dizer que será considerado insano. E, mesmo que seja, não sei como isso melhora a situação dele. Veja o Guerra. Foi considerado inimputável e continua preso em manicômio. Falei com uma advogada esses dias e ela acha que o Marcelo será que nem o Champinha, no sentido de que nunca deixarão que ele saia. A cada avaliação psiquiátrica, será considerado inapto para o convívio em sociedade (o que de fato ele é). Vcs mascus são muito ridículos. Não fizeram um carnaval quando Lula foi solto, dizendo que Marcelo seria solto no mesmo dia?
Sobre o Emerson ter "descoberto" quem é o Goec, faz pelo menos uns 3 anos e meio que eu digo que Goec é o Fernando. Já passei endereço, fotos, fotos da tatuagem, RG, enfim, tudo que apareceu no Dogolachan na época que eu lurkava lá (até que o fórum foi pra Deep Web) pra polícia. Quero tanto o Goec quanto o Emerson presos (e vários outros da quadrilha também). E o Technomage ainda não se matou? Ele me mandou um email se despedindo e prometendo que iria se suicidar.

titia disse...

Esse post mostra o quanto o romantismo patriarcal é nocivo para as mulheres, transformando-as em presas fáceis para o pior do lixo humano, e como isse ideal romântico e falso do "felizes para sempre" tem que ser combatido e repudiado. Pela vida das mulheres.

O troll defensor do Marmelo esqueceu que ser criminoso insano e inimputável é a única maneira de se conseguir uma sentença de prisão perpétua quando a pena máxima permitida pela lei é de tritna anos. Se Marmelinho for considerado inimputável por insanidade, troll burro, ele nunca mais sai da prisão. Já era. Vá pensando aí em como você vai se virar sem as visitas íntimas e suma daqui, entulho.

Anônimo disse...

No caso do Nigerian Prince, há uma suspeita forte que são pessoas brancas da Inglaterra: https://www.mirror.co.uk/news/world-news/mastermind-who-claimed-nigerian-prince-11774323
Só pra ficar claro, ja que ha muitas suposições meio preconceituosas por aí hehehe

Anônimo disse...

Em resposta a Valéria Fernandes
Acompanhei o canal da Dani, assisti muuuitos vídeos depois parei de seguir e de assistir simplesmente porque realmente ficou repetitivo e para MIM já não fazia mais sentido, embora eu ache que todas deveriam ver ao menos uma vez para verem como esse mundo funciona.
Sim, ela tem alguns muuuuuuitos clichês sobre femininistas, uma pena sem dúvida, de todo modo não vejo mais os vídeos mesmo.

Sandra

Anônimo disse...

Prova número 24356 de que a prostituição não é "empoderadora" como as Libfems dizem. Vocês realmente acham que os homens que frequentam esses lugares estão interessados em saber se a mulher/menina em questão é traficada ou menor de idade? Óbvio que não. Vamos ser bem honestas aqui, o problema começa e termina com os homens. Enquanto houver homens dispostos a pagar por sexo o tráfico sexual continuará acontecendo.

Alan Alriga disse...

Também têm os aliciadorxs que criam toda uma fantasia sobre como o homem gringo é superior ao homem brasileiro, sem falar de certas famosas que falam que homens brasileiros são vagabundos e bandidos. E agora some a isso mulheres que não foram ensinadas a se bastarem por si mesmas, mas são ensinadas que devem ter alguém a todo custo para não morrerem na solidão; nisso elas se tornam um prato cheio para os aliciadorxs que vão fazendo a cabeça da vítima andes e durante o processo de conhecer o homem gringo prefeito.

Ps.: Têm homens comprando tornozeleira eletrônica falsas para com isso se passarem por bandidos, para com isso se aproveitarem de meninas menores de idade, pois segundo um cara que comprou uma "as novinhas de 15 ficam loucas pra 'dar' para bandidos", e pelo visto isso vai se tornar muito popular logo logo.

Anônimo disse...

Já morei na Europa em duas ocasiões por motivos acadêmicos e é lamentável a situação de algumas brasileiras lá talvez por miséria e falta de opção aqui se aventuram neste golpe.

Pior que os gringos muitas vezes extrapolam essa percepção para todas as mulheres. Não conto as vezes que em balada amigas minhas e ex foram constrangidas sem motivo algum.

Pardal disse...

Lola, uma observação, o link que você colocou "Sobrevivendo na Turquia" (https://www.youtube.com/channel/UCRaQ3iuIOc7fS17b5jMoNpw) remete ao canal "Danny Boggione". O canal "Sobrevivendo na Turquia" havia sido haqueado e a Danny teve que abrir um novo, o "Danny Boggione". Assim que o YouTube liberou o mais antigo ela voltou a atualizá-lo, este é mais completo.

Anônimo disse...

A Danny Boggione sem dúvidas está de parabéns pelo trabalho dela, porque é um vespeiro que nem todo mundo tem coragem de meter os dedos.
Recentemente ela resgatou uma moça e o filhinho literalmente da morte. A mulher é corajosa pra caramba.
Mas além das ideias rasas a respeito do feminismo, ela me parece bem classista.
Tive a impressão de que ela pega muito leve com vítimas “padrãozinhas” de “boa família” (boa formação, profissão). Com as pobre diabas, ela detona mesmo, começando pelos erros gramaticais (porque essa gentalha devia estudar antes de procurar “macho” na net, não?). Gente, quem deveria ter mais bom senso aí é justamente quem teve melhor acesso à educação, certo?!?
Por último, mesmo que more na região há 20 anos, ela parece não conhecer a fundo certas particularidades da cultura local. Embora não surpreenda, se nem as vertentes feministas em português e inglês ela se deu ao trabalho de conhecer mais a fundo...

Bruxinha disse...

O canal é bom, o assunto é importante mas a dona não assume o feminismo e diz que a Turquia não é ditadura. Não sei nem se votaria no Bozo se ainda morasse aqui, então deixei de acompanhar pq eu preciso ter admiração pelos youtubers que assisto.

Anônimo disse...

O Oriente Médio não é bestial! Eles têm uma cultura completamente diferente da nossa. Assim como no Ocidente onde temos muitos homens aproveitadores, que enganam, estupram, roubam, etc.
Homens "bons" do Oriente Médio não estão na internet recrutando ninguém. Assim como aqui, os homens "bons" não traem a mulher, não batem nela, vivem com respeito e dignidade. Esse homem "bom" não está na internet pedindo nudes e arrumando amantes.

Mais bestial que o Ocidente, que faz guerra e mata por petróleo? Por favor né... No mais, tem diferença de cultura e religião. Não são piores em nada, apenas diferentes.

Anônimo disse...

E sem assumir o feminismo, ela já ajudou e ainda ajuda muito mais que as feministas de internet e sofá. Ela não tem que assumir nada, ela é mais feminista que eu e vc e mais 1000 mulheres juntas só por fazer o que ela faz.

Anônimo disse...

A Danny faz um trabalho incrível, não apenas aconselhando, mas muitas vezes envolvendo-se para tirar as vítimas de situações de risco.
Uma mulher admirável, infinitas vezes mais do que as feministas de instagram...

Anônimo disse...

O canal é ótimo sim,ela salva vidas,aconselha,dá bronca e mesmo assim mulheres não aprendem. Não acho que ela tem q assumir feminismo nenhum não,até mesmo pq onde ela mora(sim,pq ela é Brasileira,mas mora na Turquia) e lá não tem isso de femininamk não,lá o buraco é mais embaixo

BrilhodoSol disse...

A Dani Bogione faz o trabalho que ela acha que pode e deve fazer, mas assisto a outras mulheres casadas com turcos que têm canal e elas passam que recebem um enorme número de pedidos de ajuda, pra elas procurarem saber se os turcos com o qual se comunicam estão falando a verdade. É incrível como a carência afetiva dessas nossas irmãs brasileiras colocam suas vidas em perigo. E muitas ficam com raiva por não gostarem da forma que são desestimuladas pelas Youtubers casadas com turcos.

Morgause disse...

O sobrevivendo na turquia é um serviço de utilidade pública ,excelente canal,recomendo muito! Sim, a Boggione não é feminista (inclusive a ideia do aborto parece lhe incomodar), mas ela é uma mulher que fez do exemplo da sua própria vida (caiu no conto do amor turco) uma causa, alertando mulheres, denunciando golpes, mostrando a cara e isso pq ela vive lá e não pode falar tudo o que vê/sabe. Importante ter isso em mente povo: ela não pode falar tão abertamente sobre costumes,governo,etc, até pq ela precisa ter contatos importantes, polícia, embaixada para fazer os resgates/denúncias. Não dá pra sair lacrando em tudo e todos, não é assim q as coisas funcionam na sociedade, ainda mais em um país conservador. Muitas das críticas que vejo sobre ela são feitas com nossa cabeça de ocidental em um terreno muçulmano.
Quando comecei a ver o canal me incomodei com o jeito duro dela falar, mas depois de um tempo passei a compreendê-la. Conselhos, alertas nem sempre precisam ser açucarados, as vezes a pessoa precisa ouvir verdades duras pra vê se acorda. E considerando a realidade onde as histórias dão merda, é uma questão de vida ou morte. Pena q muitas meninas deslumbradas insistem em ignorar isso e achar q é exagero dela. A popularidade de séries/novelas turcas só faz aumentar essa idealização, q é bem perigosa.
Danny Boggione não é feminista, e sinceramente não me incomoda, nem todas as pessoas q admiro precisam assumir os mesmos rótulos que eu. O trabalho dela com mulheres pra mim já basta. E ela tampouco é antifeminista, o q sim seria um problema.
Ps: Lola ela te agradeceu nos stories do Instagram♡

titia disse...

18:07 existem sim feministas na Turquia e no mundo islâmico; elas apenas tem pautas diferentes das feministas ocidentais. Desculpa acabar com seus sonhos, mas não existe esse paraíso do macho escroto na Terra onde as feministas não existem com o qual você tanto sonha. Em todos os cantos do mundo há mulheres lutando contra a opressão masculina, aconselho que sente e chore.

Anônimo disse...

Mas ela tem razão, imagina uma mulher que nem sabe português direito ficar buscando macho estrangeiro na internet sem saber inglês, a cultura local, idioma, história, sem ter qualuqer profundidade emocional e intelectual ? Sinto muito,mas essas aí devem ter o dobro de cuidado que as mulheres que tiveram boa formação na hora de escolher homem. Elas deveriam melhorar a si mesmas antes, estudarem e melhorarem de vida ao invés de ficar atrás de homem,não é isso que o feminismo deveria pregar ?

Unknown disse...

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Anônimo disse...

Acompanhava e amava o canal da Danny. Começou a me incomodar os repetitivos comentários sobre o português das moças obviamente de classes baixas. Além disso, ela não dá o mesmo puxão de orelha nas moças ricas e estudadas que dá nas pobres. Em um certo vídeo, achou lindo um homem gay que transava com um turco enquanto a esposa desse rapaz dormia. Não teve puxão de orelha, não teve bronca.
Pra mim, o fim da picada foi ela falando que nós brasileiras preferimos usar auxílio e benefícios, enquanto as europeias preferem trabalhar e não usar esses benefícios. AS EUROPEIAS!! Acho que ela não sabe do que fala, só é afundada no desprezo aos pobres e acha que é melhor que as brasileiras. Responde os inscritos com arrogância, como se fosse uma rainha e nós os súditos dela. Mas deveria se lembrar que quem foi morar Turquia por causa de homem foi ela, e não nós :)

Anônimo disse...

A Danny faz um trabalho incrível e ajuda milhares de mulheres. Ela não demoniza o Oriente, é turca, tem orgulho, mas não é besta. A região tem sim um problema endêmico de golpes de casamento por visto ou tráfico humano, existe nota emitida pelas baixadas brasileiras e pela ONU falando isso, ela não tirou da cabeça dela. Há programas matinais na própria Turquia que passam na TV aberta exatamente o conteúdo do canal dela.

Existe uma diferença abissal entre machismo no ocidente e oriente. Aqui por pior que seja, temos leis (falhas, mas temos) de proteção à mulher. Lá, a mulher pode ser morta por ir à padaria sozinha sem autorização de um homem, para comprar leite pro filho que o marido deixou passando fome. Não podem entrar em templos menstruadas por estarem "sujas". Não podem escolher os maridos e têm que aguentar espancamentos porque não há nada nem ninguém que as defenda, nem de modo falho. A partir do momento que vai por conta e casa, você é propriedade do marido.
Baixada não ampara nem paga passagem de volta.

Comparar o machismo ocidental e oriental é falácia ou falta de estudo. Não sejamos ignorantes nem sonsas.