quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

BOLSO COMEÇA A TECER SEU GOLPE DE ESTADO

Até ontem à noite, eu estava achando o Carnaval morninho comparado ao golden shower do ano passado. E de repente tudo mudou. 
A jornalista Vera Magalhães foi quem deu a notícia em primeira mão de que Bolsonaro havia divulgado um vídeo nos seus grupos ontem à noite. No vídeo com o hino nacional tocado ao fundo, o capetão é apresentado como um salvador da pátria, que "quase morreu" pelo seu país, enquanto imagens da fakeada aparecem.
Prontamente, quase todas as pessoas públicas do país (tirando o sinistro da justiça particular do governo, Sérgio Moro), manifestaram seu escândalo (até FHC, cujo partido participou ativamente do golpe de 2016!). Como assim, o presidente convocava a população a sair às ruas para pedir o fechamento do Congresso e do STF? 
Porque é isso que o protesto do dia 15 de março está prometendo para o "Dia do Foda-se". Começou semana passada, quando o general Heleno disse que parlamentares chantageiam o governo. Um dos textos golpistas diz "Os generais aguardam as ordens do povo". "O povo" será aquele que for às ruas para dar as ordens. Parecidíssimo com o discurso de 1964. 
O pavor de mais um golpe tomou conta das redes. Fiz uma enquete rápida sobre o que faz ter mais medo, a chegada do coronavírus no Brasil ou a caminhada do golpe de Bolsonaro. Ganhou de lavada o "coronévírus". 
Hoje Bolsonaro não negou nem desmentiu a informação da jornalista. Apenas alegou que divulgar a manifestação foi algo de "cunho pessoal": "Tenho 35Mi de seguidores em minhas mídias sociais, c/ notícias não divulgadas por parte da imprensa tradicional. No Whatsapp, algumas dezenas de amigos onde trocamos mensagens de cunho pessoal. Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República". Quem está tumultuando a República, ô golpista filhote da ditadura?
Obviamente seu Jair incorreu em crime de responsabilidade (mais um!). É o que diz o artigo 85 da Constituição, que o presidente não pode atentar contra a Constituição e "o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos poderes constitucionais das unidades da Federação". A Lei 1.079 deixa claro que não se pode "tentar dissolver o Congresso Nacional". 
Uma das maiores avalistas do Golpe de 2016, a deputada estadual Janaina Paschoal disse que Bolso se envolver com ato que pede um novo AI-5 "não dá impeachment, apesar de brega". Claro, o que dá impeachment é pedalada fiscal... que seu Jair também promoveu! Tentar golpe, envolver-se com o crime organizado, fazer rachadinhas há 30 anos -- isso é só brega!
Para o ministro do STF Celso de Mello, Bolso divulgar protesto mostra "a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!!”. Os três pontos de exclamação revelam que ele está exaltado, mas e daí? Vai ficar só nisso mesmo?
Tanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ambos do mesmo partido de direita (DEM), ambos viajando fora do país, puseram o rabinho entre as pernas mais uma vez. Não mostraram qualquer firmeza. Tá mesmo tudo liberado pra Bolsonaro se tornar um ditador militar.
E a nossa oposição se consterna no Twitter, mas, na vida real, parece que quem vai entrar com um pedido de impeachment é o... Alexandre Frota! O líder da Oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), acha que ainda não é  o momento para falar de impeachment. O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), alertou que "é preciso cautela, frieza e objetividade. [...] Pacientemente, vamos fazer o degelo das relações que andavam interditadas". Como tem paciência esses políticos que estão sendo ameaçados!
Já o jornalista Renato Rovai, da Fórum, pede o fim do "bundamolismo"
"O ministro general mandou o Congresso se foder e não fizeram nada. Com base nisso centenas de memes atacando políticos e instituições explodiram nas redes convocando atos no dia 15 de março. Continuaram quietos, como se nada tivesse acontecido. Aí veio o presidente e convocou o tal ato pedindo o AI-5, ou seja, o fechamento do Congresso e do STF com cassação de parlamentares e ministros. E os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo continuaram calados por toda uma noite. O que fazer numa situação dessas?" 
Rovai acha que não tem nada que marcar manifestação em outro dia para evitar brigas. Tem que partir pra cima: "É preciso impedir nas ruas com os nossos corpos e ao mesmo tempo buscar impedir pela lei que as pessoas saiam com bandeiras do Brasil pedindo o fim das instituições".
É muito, muito grave o que está acontecendo. 
Pra quem duvida, pra quem acha que é só mimimi nosso, basta ver que a movimentação de mensagens pró-Bolso para a manifestação que pede o golpe é a maior em grupos bolsonaristas desde as eleições (tanto que os bolsobots emplacaram não uma, mas duas hashtags de apoio a Bolso entre os primeiros cinco trending topics, tudo com a conivência do Twitter, que permite que robôs controlem a narrativa). Ou seja, eles estão investindo pesado. Não é brincadeira, é golpe!

7 comentários:

Anônimo disse...

Fakeada? Sou de esquerda, mas isso é repugnante e nojento. A esquerda não deveria abaixar o nível assim. Eles que inventam teorias da conspiração e negacionismos, nós não deveríamos agir como eles.

Anônimo disse...

O "Dóris" do José Serra alcançou R$ 4,44; economia parada, sem empregos nem investimentos produtivos; desmanche da indústria nacional; desmanche da educação, da saúde, da segurança; milicianos à solta fazendo terrorismo; destruição do meio-ambiente; desastres climáticos;...

...e, —com amplo apoio do Senado, da Câmara Federal e do STF (autores e fiadores do Golpe de 2016)—, Bozo aproveitando para desviar o foco e azeitar sua torcida de criminosos e imbecis.

(Quem matou Marielle Franco?)

Anônimo disse...

PSOL propõe manifestação anti-fascistas:

www.viomundo.com.br/politica/psol-estranha-silencio-de-maia-e-alcolumbre-e-define-tres-datas-para-repudiar-bolsonaro-nas-ruas.html

Felipe Roberto Martins disse...

Lola, a pergunta que fica até quando a população vai aceitar este desequilibrado na Presidência da República!?!?

Anônimo disse...

Felipe, se ele alcançou 55% de votos válidos, quer dizer que a maioria dos votantes preferiu ele aos demais candidatos, da mesma forma quando 52% de votos válidos foram para Dilma Rousseff, que foi eleita com margem apertadissima de votos. Unanimidade ninguém consegue. Faz parte do jogo.

Anônimo disse...

É que o eleitorado dele se orgulha de eleger um criminoso convicto, condenado até última instância, e reincidente.

Como não se "inspirar" em alguém que, nas horas vagas, passeia de moto sem capacete e de carteira vencida, e que, quando é multado, simplesmente manda demitir o fiscal?

Dilma foi retirada sem ter cometido crime. Bozo comete vários crimes, regularmente. Mas ele é o escolhido do "grande acordo nacional, com STF, com tudo", para destruir a democracia no Brasil, para, finalmente, destruir o Brasil.

Anônimo disse...

Não importa se o criminoso foi eleito com 55% de votos, se não se comporta como presidente, mas apenas como um chefe de quadrilha.