quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

"ARMAI-VOS UNS AOS OUTROS"? NUNCA!

Pedi a um querido leitor meu, Marcio Ruzon, colunista do jornal A Pátria e do Canal Ciências Criminais, a escrever este texto. Ver marc arm

Desde criança, nunca gostei de armas. Raramente ganhava um simulacro de presente, e quando ganhava, quebrava na hora. Lembro de uma metralhadora que ganhei aos seis anos, daquelas que simulam o som das rajadas. Quebrei no mesmo dia e joguei as duas partes num poço. Não sei as razões, simplesmente não me apeteciam.
Você pode dizer que cresci numa comunidade pacífica, mas mão. Periferia de Taubaté nos anos 1980. Tanto que não poucas vezes a rua acordava ao som de tiros. Uma vez meu pai teve que voltar para casa, estava esperando o ônibus da empresa, senão sobraria pra ele. 
Pois bem. A gente cresce e começa a ter mais ainda contato com a realidade. Servi ao Exército em 1997/1998. Odiei aquilo. Do primeiro ao último dia, dei todo tipo de trabalho que você possa imaginar. Você pode pensar: “não gosta é de ordem, não é? Não gosta de hierarquia!”. Até gosto. Só não gosto de nada que rouba o senso crítico, a capacidade de reflexão. Flexão sem reflexão para mim não fazia sentido. Outro trocadilho: eu só fazia posição de sentido, sem sentido. 
Lá tive meu primeiro contato com armas. E das pesadas. Para-Fal 762, 556, tidas como armas de guerra. Há um ritual dentro da caserna em que você é obrigado a “casar” com seu fuzil. Levá-lo para onde for. Cansei de dormir com ele, dentro do saco de dormir (desmuniciado, é claro), para não ser “roubado” por cabos e sargentos. Se eu ficasse sem, detenção era o melhor que aconteceria. 
Desmontava e montava fuzil no escuro. A mola do obturador de cilindro de gases saltava no meio do mato, e você tinha que procurar aos berros de "Você é louco? Quer morrer na missão, guerreiro?"
Não eram poucos os relatos de soldados que se feriam pelo mau manuseio das armas. Tiros nos pés, tijolos quentes (quando a munição não deflagra, mas fica na arma). Havia também os tristes relatos dos suicídios pela pressão psicológica exercida ali dentro. No meu ano teve o caso de um soldado que se matou com um tiro de fuzil no queixo, enquanto tirava plantão. Motivo: sua noiva havia terminado o relacionamento. Somatizou. 
Depois que saí daquele inferno, não me restou muita alternativa senão o quase previsível caminho da segurança privada. Precisava ganhar dinheiro e quem sai do Exército já chega em vantagem nesse mercado. Fiz então o curso de Vigilante, e lá estava eu de novo com armas. Dentro desse curso havia outros mais específicos, como manuseio de tonfa e manutenção de armas. Fiz os dois, e foi onde entendi minha aversão por armas que vinha desde a infância: o perigo que qualquer pessoa corre por culpa (negligência, imprudência ou imperícia) no manuseio e manutenção de armas. 
Fiz manutenção na Taurus, Imbel e Pump Action (a calibre 12, como é conhecida). 
Os números são alarmantes: para profissionais e amadores, varia um pouco. Mas os acidentes são mais comuns do que pensamos. Veja o recorte abaixo:
Embora eu não queira entrar em aspectos técnicos do manuseio de armas, quero aqui alertar que eu não tenho 0,000015 de gabarito para defender profundamente aquela ou essa posição, mas já vi o suficiente para trazer à reflexão que uma arma dentro de casa nunca foi sinônimo de segurança. Explico as razões: 
Bandidos vivem numa situação de pronto-emprego, tal qual policiais. Agem sob estresse, alertas. O “cidadão de bem” que adquire uma arma para sua defesa, por mais treinamento que tenha, nunca agirá com a mesma destreza que o ladrão porque o crime é o "meio de vida dele”. Ele manuseia armas correndo, saltando muros, dirigindo em alta velocidade. Você, no máximo, vai saber como municiar e carregar uma arma para atirar numa silhueta imóvel de papelão. 
Sobre manutenção de armas, o ladrão sabe manusear, tem tempo de sobra para isso. Os recrutados para o tráfico são até treinados. Você só vai passar um desengripante e um grafite a cada mês e olhe lá. 
Vou exemplificar com um excerto tirado do site Reclame Aqui, sobre uma das peças que mais dá defeito na Taurus. E estamos falando de um caso de alguém com certa familiaridade com armas!).
Clique para ampliar
O que quero provocar em você com tudo isso? Que qualquer que seja seu preparo, você nunca chegará ao desempenho de um bandido. Não fosse assim, policial não morria em ação. 
Você dificilmente terá a destreza atirando ocasionalmente contra quem faz do tiro sua sobrevivência. 
“Ah, mas o bandido pensará duas vezes em atirar contra alguém por imaginar que esse alguém está armado!”. Sério? E por que atiram em policiais? Quer mesmo colocar você e sua família nessa roleta-russa? 
A vida não é a saga de Charles Bronson, meu caro e minha cara! 
E não se discute nem se propõe soluções para a segurança pública enxugando gelo. Ou tratamos as causas com seriedade e desapaixonado ideologicamente, ou vamos eternamente dar esse tiro no pé. 
E o Brasil justo e fraterno que queremos sairá pela culatra. 

14 comentários:

Anônimo disse...

a) Lola sou sua admiradora amo seu blog.

b) Sinceramente estes panacas que querem armas vao morrer no primeiro tiroteio a maioria nao tem preparo emociobal para portar uma arma.

c) Faz um post sobre o BBB parece que as menunas confrontaram um babaca

Anônimo disse...

Sou conservador, por falta de opção votei Bolsonaro no segundo turno, mas não entendo essa sanha armamentista. Pior, diversas pessoas do meu convívio, mulheres inclusive, já estão com posse e alguns querem o porte de armas.

Não que ter arma seja algo complicado, mas não entra na minha cabeça por quê um cidadão comum quer ter.

Alan Alriga disse...

Concordo e discordo ao mesmo tempo então vamos por partes.

1) O fato de você nunca ter gostado de armas, mesmo os simulacros de brinquedo é algo totalmente pessoal seu, e isso já transforma esse texto em algo completamente tendencioso.

2) Compreendo plenamente a pressão psicológica que você passou no exército (meus avós por parte de pai foram soldados na Segunda Guera, e também tenho muitos amigos que são soldados, incluindo três ex forças especiais; e também perdi alguns bons amigos que morreram em combate a pouco mais de 2 anos atrás), e sei como essa pressão molda alguém.

3) "o perigo que qualquer pessoa corre por culpa (negligência, imprudência ou imperícia) no manuseio e manutenção de armas". Isso é completamente verdadeiro, mas você esqueceu de dizer sobre o risco de munições defeituosas.
"Fiz manutenção na Taurus, Imbel e Pump Action (a calibre 12, como é conhecida)", aqui você generalizou pra caramba principalmente as "Pump Action" que existem em vários modelos e calibres, incluindo rifles e não somente espingardas e escopetas, coisa que coloca em dúvida o seu conhecimento ao ponto de criar dúvidas se esse conhecimento realmente existe, digo isso porque alguém que já trabalhou ou trabalha na profissão de armeiro não generaliza desse jeito pois causa confusão em leigos no assunto; ou pior que quer demonstrar um falso conhecimento para deixar o texto tendencioso,

4) Realmente entra em aspectos técnicos de manuseio de armas em um texto que gera dúvidas sem falar que é tendencioso, não é boa idéia né? ¯\_(ツ)_/¯

5) Por mais que o bandido saiba atirar pulando muros, dirigindo em alta velocidade, etc... A pessoa não vai sair perseguindo o bandido pelas ruas, mas sim tendo um chance de se defender DENTRO DE CASA E NÃO EM UMA PERSEGUIÇÃO EM ALTA VELOCIDADE ESTILO HOLLYWOOD.

6) Sobre a manutenção além de existir lojas com armeiros que fazem toda uma gama de manutenção e substituição de peças, também existe cursos como você diz que fez. E sobre o defeito de fábrica desse modelo de pistola da marca Taurus, só digo que não existe somente essa marca de armas e esse modelo de pistola, sem falar dos revólveres que são muito mais simples de operar...

7) Sobre segurança pública o que realmente está diminuindo os índices de violência é mandar bandido pro cemitério, isso diminuiu os índices em 20% no estado do Rio de Janeiro, e devia ser adotado em todo território nacional.
"Que qualquer que seja seu preparo, você nunca chegará ao desempenho de um bandido. Não fosse assim, policial não morria em ação". Isso deu até asco de ser lido, isso foi uma tremenda passada de pano pra bandidos, algo bem típico de quem vota em políticos que criam leis que defendem bandidos em vez da população inocente.

8) Então caso vocês não saibam bandidos matam pessoas desarmadas e que não reagiram simplesmente por matar, porque isso gera status entre eles.
E se lembrem do caso da menina de 12 anos que só se defendeu de um estuprador porque ela tinha uma arma, e adivinha a rede esgoto de TV defendeu o estuprador pedófilo e não a vítima que era uma menininha de 12 anos, o que realmente defendeu ela foi uma arma e não uma placa escrito "eu não mereço ser estuprada".

Anônimo disse...

Por que você publicou o comentário do camarada acima e não o meu, sendo que dizemos praticamente a mesma coisa?

titia disse...

O problema é que os "cidadãos de bem" não querem arma pra se defender. Ninguém mais engole esse mimimi babaca, só os próprios ainda acham que enganam alguém. Esses merdas querem arma pra ameaçar o professor que reprovou o filhote de fascista, a mulher que quer se separar, o namorado da filha ou a própria filha (porque todo "cidadão de bem" tem essa fixação incestuosa na vida sexual das filhas), o vizinho gay, a conhecida do trabalho ou a moça da balada que não quer transar, etc. Nunca foi pra se defender, não, tanto que se um bandido armado entrar na casa deles os 'cidadãos de bem' deixam roubarem até as cuecas, se cagando todos de medo. Eles querem arma é pra compensar o pinto pequeno broxa e manterem todos que eles consideram inferiores no seu "devido lugar".

20:52 porque uma passada de pano só para esses sociopatas broxas que vivem dando uma de joão-sem-braço sobre o verdadeiro motivo pelo qual eles querem porte de arma já é o suficiente. Essas pororocas de chorume já encheram o saco.

Anônimo disse...

Países com muitas armas, mas sem a cultura violenta, como a Suiça e o Canadá tem os indíces de violência menores que países com poucas armas. Armas podem ser bem usadas e garantir a tranquilidade sim.

Anônimo disse...

O desgoverno atual prega não apenas o armai-vos uns aos outros, mas também o odiai-vos uns aos outros, então imagina o povo armado e odiento? O resultado é o pior possível. Na China sofrem com o Coronavírus, aqui no Brasil é o Bolsoshowervírus(também conhecido como Olasnovírus, Morovírus, Doidamaresvírus, etc), pessoas infectadas acham que a terra é plana, que todo suspeito merece ser morto a bala, linchamento, tortura, acham que a Pepsi é adoçada com fetos abortados, espumam de raiva por qualquer um que discorde uma vírgula, querem seus pensamentos nos escritos e palavras dos outros, também são sociopatas, dementes com tendência a psicopatia, as mulheres infectadas com este vírus são biscoiteiras subservientes de misóginos. Têm fixação pela cor verde e amarela, mas ficam raivosas ao verem a cor vermelha, exceto quando é o sangue de quem odeiam ou discordam deles.

Omar Talih disse...

Seu blogue não está aparecendo as páginas mais recentes. Vem uma mensagem de "essa página não existe" e é desviado para outra mais antiga. Verifique, por gentileza.

Anônimo disse...

Alguém na Guerrilha do Araguaia concordaria com proibição de armas?

Vai vc se defender contra algum estado abusivo sem armas, nem chega a abrir a boca e já leva borracha.

Colocam a faca e o queijo na mão de governantes na esperança ingênua que eles vão ser pessoas 120% idôneas. Governantes só querem que vc não tenha como reagir a nada.

Tem que ser muito alienado pra cair nessa.

Anônimo disse...

Eu sou mulher, feminista, mãe e sempre idôneo armas mas se estivesse morando no Brasil nesse momento estaria matriculada num clube de tiro. Não teria arma em casa pq meus filhos são pequenos e o risco não compensa, mas estaria me preparando para o futuro que os bolsominions querem pra nós. Gostaria muito de ver coletivos feministas, LGBT etc Abraçando a causa armamentista. Gostaria de ver como os bolsominions reagiriam.

Anônimo disse...

E vc vai fazer o quê com uma arma, dar um tiro na cara do governante?

Anônimo disse...

"Anônimo disse...
E vc vai fazer o quê com uma arma, dar um tiro na cara do governante?"

Não, não faz nada, só senta e chora. Deixa eles botarem a mão em poder ditatorial, sem resistência nenhuma, pra "requisitar" o que quiserem, entrar na sua casa, pegar a sua comida, sua água, te agredir dentro dela, te expulsar da sua residência, te obrigar a trabalhar numa mina de urânio, sem EPI, 22 horas por dia... quem liga? Vc não vai poder fazer nada mesmo.

Ah, é. Eles já tem 80% desse poder, se chama pólvora. :)

Anônimo disse...

Tá tentando confirmar o mito do esquerdopata com síndrome de Che, bolsominion? Ninguém acreditou...

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Tá tentando confirmar o mito do esquerdopata com síndrome de Che, bolsominion? Ninguém acreditou..."

Espantalho, apelo ao ridículo e ad hominem, tudo na mesma frase. Faltou argumento?