segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

POR QUE SOLTAR FOGOS BARULHENTOS É VIOLÊNCIA E CRUELDADE CONTRA ANIMAIS E SERES HUMANOS

Hoje publico o guest post do escritor e ativista aspie Robson Fernando de Souza, colaborador frequente do blog. Este é seu primeiro guest post de 2020!

A cada ano que passa, cada vez mais pessoas estão se tornando conscientes de uma contundente verdade: soltar fogos de artifício barulhentos, como rojões, é promover uma cruel violência contra animais não humanos e seres humanos com audição e/ou coração sensíveis. Se você ainda não sabia disso, é hora de enfim saber por que milhões de pessoas consideram reveillons, copas do mundo e outras ocasiões verdadeiros momentos de tormenta e clamam pela proibição desse tipo de fogos.
São diversas as categorias de seres sencientes violentados por esses odiosos barulhos: animais domésticos, aves, seres humanos autistas ou com Síndrome de Down, crianças pequenas, idosos e enfermos. Todos esses sofrem, de alguma maneira, quando algum irresponsável estoura um rojão ou solta uma pirotecnia ruidosa para comemorar a chegada do ano novo ou o gol do Brasil na copa.
Comecemos pelas vítimas mais conhecidas: os cães e gatos, em sua imensa maioria, sofrem um terrível medo sempre que fogos barulhentos são soltados. É comum, inclusive, que muitos deles morram de ataque cardíaco ou fujam de casa em desespero.
Os pássaros também são vítimas muito comuns desse tipo de ato violento. Também sofrem de desespero e medo, e muitas vezes são vítimas fatais, ainda mais quando o disparo dos fogos os atinge fisicamente.
Ou seja, quando você solta um rojão, está sendo cruel e violento contra animais, e posso dizer que cometeu uma culposa tentativa de assassinato contra eles -- isso se não tiver de repente matado nenhum.
Essa agressão também é sentida por seres humanos, como especifiquei. 
Em primeiro lugar, autistas e pessoas com Síndrome de Down costumam ter uma sensibilidade auditiva muito maior do que os neurotípicos, e daí é muito comum que entrem em crise nervosa, o chamado meltdown, ou sofram um “desligamento” mental, conhecido como shutdown autístico, quando alguém solta fogos perto de onde estão.
Talvez você não saiba, mas no bairro onde mora, tudo indica que moram algumas dezenas ou centenas de crianças, adolescentes e adultos autistas, muitos dos quais podem “não parecer autistas” para quem não entende do espectro autista. Daí, quando você solta fogos barulhentos, está na prática torturando auditivamente todas essas pessoas, lhes causando uma agressão análoga à lesão corporal.
Pessoas idosas e outros enfermos com coração doente e/ou audição sensível também correm riscos terríveis nesse tipo de situação. Quando são soltados rojões altos, as chances de idosos e cardíacos sofrerem infarto ou alguma outra forma de colapso cardiovascular são muito elevadas.
Não é à toa que cada vez mais cidades estão sancionando leis que proíbem fogos ruidosos, além de estar tramitando um projeto de lei nacional que estabelece limites para o nível de barulho desse tipo de espetáculo.
Então, se você não tinha consciência, agora é hora de ter: soltar fogos barulhentos é uma agressão bastante cruel, e poderia muito bem se encaixar em vários crimes, como lesão corporal, tortura contra pessoas com deficiência e maus tratos contra animais.
É uma demanda cada vez mais comum que o uso de fogos ruidosos seja visto e tratado dessa maneira, como uma forma de violência. Uma violência que deve o quanto antes ser banida do Brasil e de qualquer outro país, pelo bem dos animais não humanos e de seres humanos com sensibilidade auditiva e/ou doença cardíaca.

2 comentários:

Ulisses de Carvalho disse...

Que assim seja, Lola! Infelizmente ainda há muitas cidades onde nada mudou nesse aspecto, inclusive a minha, que eu ainda espero que siga o exemplo das outras onde terminaram com os fogos barulhentos. Todo ano é a mesma coisa, meu cachorro se esconde embaixo do sofá, fica tremendo, etc., e já é um cachorro mais velho. Idosos se assustam, crianças, cachorros, gatos, além dos casos em que há mortes mesmo. E sobre o réveillon, penso sempre naquela conversa entre o Manolito e a Mafalda:

Manolito: "as pessoas esperam que o ano que está começando seja melhor..."

Mafalda: "aposto que o ano que está começando é que espera que as pessoas sejam melhores."

Um bom novo ano, abraço!

titia disse...

A graça dos fogos é aquele monte de cores e luzes, lindos. O barulho não serve pra nada, só pra estorvar mesmo, só babacas que gostam de incomodar os outros que gostam desses fogos barulhentos. Tem mesmo que banir esses rojões de merda que só fazem barulho para um punhado de babacas perturbarem os outros.

Agora minha cachorra detesta fogos mas não se esconde debaixo do sofá, não... ela vai pra janela e fica latindo de volta pros fogos, tentando espantá-los. Cardíaca, tomando vários remédios diferentes, 11 anos e a bichinha continua fazendo guerra de barulho com os fogos...