quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

COMO DIMINUIR O DESEMPREGO

Clique para ampliar

Dizem que o desemprego diminuiu. Ou diminuiu o número de pessoas procurando emprego? Pessoas que estão tão desesperadas que simplesmente pararam de procurar, e agora estão trabalhando na informalidade ou sem qualquer direito trabalhista? 
Eu ainda não vi, mas recomendaram que eu visse o documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar, de Marcelo Gomes, sobre Toritama, PE (veja o trailer). Lá os moradores locais produzem anualmente 20 milhões de jeans. Trabalham das 7 da manhã às 10 da noite, sem qualquer direito. Não irão ter aposentadoria no futuro -- trabalharão até morrer. Mas se acham empreendedores, não explorados pelo capitalismo. E curtem muito o carnaval. 
Um outro documentário que me foi recomendado, este um curta-metragem, é Vidas Entregues, sobre os entregadores de aplicativos de comida (veja aqui). A precarização do trabalho, também conhecida como uberização, não implica só em ter piores empregos, sem direitos, sem descanso, com muitas horas de trabalho. Implica também em achar que este é um ótimo negócio pro trabalhador.

3 comentários:

Alan Alriga disse...

Quando o Estado é grande um empreendedor têm muito mais chances de conseguir ficar rico, ou pelo menos ser o dono algum tipo de comércio de médio porte, como normalmente é visto em documentários sobre a vida de pessoas ricas, que conseguiram formar fortuna mesmo com um início pobre e idéia simples. Porém quando o estado é mínimo, isso só irá acontecer de forma muito mais lenta e até de certa forma quase entrando dentro de aspectos ilegais, como ter o mínimo de funcionários possível para se manter o local de trabalho, logo para aumentar o lucro do dono também irá aumentar o desemprego, ou aumentar o número de pessoas trabalhando de forma muito semelhante a escravidão.

E antes que venham defender um e atacar o outro, ambos os tipos de Estados são bons e geram muitas vagas de emprego, mas somente se não houver muita corrupção tanto por parte dos políticos, tanto por parte dos geradores de empregos e de serviços, mas mesmo que não houver corrupção tudo poderá ser arruinado se for criado leis idiotas, para simplesmente agradar pessoas que pertencem a um lado político ou classe social.
Mas se ambos os dois tipos de Estado que eu citei forem implementados juntos de forma correta, e sim isso é possível, e forem criadas leis que garanta tanto todos os direitos básicos dos trabalhadores, quanto que não prejudique os geradores de empregos e o seu crescimento, todos ganham.

Ps: A menor minoria que existe é a individual, ninguém irá se prejudicar porque existem pessoas de outras cores, gêneros, sexos, etc...
Sempre se lembrem que em tempos de desespero cães e gatos viram alimentos, e em tempos de total desespero o mesmo acontece com pessoas.

Anônimo disse...

Como bem explica Postone em "Tempo, trabalho e dominação social", o valor da produção de mercadorias está caindo progressivamente e assim também o lucro! Portanto a desregulamentação das leis trabalhistas, a redução de benefícios sociais, a ampliação de isenções de impostos a grandes corporações e o perdão de dívidas bilionárias destas são meios de fazer frente a esta queda do valor. E à medida que a renda da população se reduz em prol da concentração de renda dessas corporações milionárias e bilionárias, maior se torna a queda do valor da produção em virtude da redução do consumo. Atualmente apenas 0,9% da população mundial(46,8 milhões de milionários) possui metade da riqueza mundial!!!! As demais 99,1% de pessoas do mundo ficam com a outra metade!!! Há países em que mais de 90% da população vive abaixo da linha de pobreza.Uma gravíssima crise econômica está a caminho! É APENAS UMA QUESTÃO DE TEMPO!

Felipe Roberto Martins disse...

Oi Lola! =)

Eu já tinha assistindo o doc sobre "...carnaval...". Realmente excelente e triste por ver que a situação exposta no doc é vivida por tantas pessoas do Brasil e do mundo.

Adorei cada cartum.

No Brasil Lola, especificamente, na minha opinião há um glamour com o empreendedorismo.

Aqui é empreendedor quem se vira... com cuspi e cola... o pior, é toda uma parcela grande da sociedade que sofre no corpo este "glamour" apoiar e achar bonito, rir e bater palma...!!! Isto que me assusta +++++

Sugestão filme: "Já não me sinto em casa nesse mundo" (I don't feel at home in this World) 2017 de Macon Blair (nada a ver c/ o post, mas é muito bom)...