terça-feira, 31 de dezembro de 2019

MINHA RETROSPECTIVA 2019: 2020 SERÁ AINDA MELHOR!

O primeiro -- e, esperamos, último -- ano do desgoverno Bolso foi uma tragédia pra lá de anunciada. Não vou fazer uma retrospectiva de 2019 aqui porque qualquer pessoa sensata sabe o horror que foi. 
Só pra dar um exemplo: no âmbito ambiental, foi o pior ano da história brasileira, com desastres sem precedentes: o rompimento da barragem de Brumadinho, queimadas na Amazônia (com direito a anoitecer à tarde em SP), e vazamento de óleo em todo o Nordeste. Em todos os casos, a total falta de preparo do pior governo da história, que continua caprichando (como fez na campanha eleitoral fraudulenta) na mentira e na manipulação da informação.
2019 foi horrível, e o Brasil não vai melhorar enquanto os milicianos não forem defenestrados do poder pra nunca mais voltar. Resta saber quando isso vai acontecer, se o país conseguirá sobreviver até lá, e se será possível reconstruir tudo que está sendo destruído sem a menor parcimônia. 
Ainda assim, o meu ano, pessoalmente falando, foi muito bom. Nenhuma surpresa -- todos os meus anos são bons. Tenho saúde, tenho amor, tenho um emprego bacana. Não falta nada.
Em 2019 me licenciei da UFC por um ano para fazer pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas. 
Eu e Ildney no ótimo restaurante Bodegas do Sertão, em Maceió, março 2019
Foi uma experiência maravilhosa, que me fez criar vínculos com muita gente incrível que eu não conhecia. Não produzi tudo o que eu queria, mas ainda vou, tenho fé. 
Protesto pela educação em Maceió
Minha supervisora, Ildney Cavalcanti, além de ser uma referência internacional em distopias e utopias, é uma das melhores pessoas que já conheci na vida, e espero que nossa amizade e nosso trabalho em conjunto seja pra sempre. Agora vou pra Maceió passar uma semana lá, e levarei o maridão, porque quero que ele também conheça a família formidável com quem tive o prazer de conviver. 
Palestra na ESPMU, Brasília, agosto
Ainda tenho que acabar de escrever um livro, que será publicado ano que vem pela Editora Planeta. Já tem título: Ingrata, Louca, mal amada -- o guia de uma guerreira contra o machismo. E todos os capítulos bem delineados. Só falta entregar! 
Com uma turma animada na Escola
Comum, em São Paulo, em novembro
Foram mais de 35 palestras em todo o Brasil em 2019, em Fortaleza, Maceió, São Luís, São Paulo, Quixadá, CE, Maracanaú, CE, Pau dos Ferros, RN, Caetité, BA, Brasília, Rio de Janeiro, São Cristóvão, SE, Blumenau, Florianópolis, Ponta Grossa, e Curitiba (espero não estar esquecendo nenhuma cidade).
Com guerreiras feministas em Curitiba, em agosto
Perdi as contas de quantas entrevistas dei para os mais variados veículos da mídia (perdi mesmo, porque o arquivo no Word em que anotava tudo deu tilt; felizmente a maior parte ainda está no meu currículo Lattes).
Meu trabalho teve bastante reconhecimento. Em abril recebi a Comenda Socorro Abreu, uma homenagem a mulheres de destaque no Ceará. O projeto para que me torne Cidadã Cearense foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará, agora só falta marcar a data de cerimônia. Também fui homenageada pela defesa dos direitos das mulheres numa sessão solene na Câmara dos Vereadores de Santana do Cariri, em setembro. 
E fui indicada a um prêmio internacional, o prêmio Coragem de Liberdade de Imprensa do Repórteres sem Fronteiras. Não ganhei, mas só ser indicada já é uma grande honra (foi só a terceira vez que uma brasileira foi indicada). E o fato de duas vencedoras (são quatro categorias) não terem conseguido permissão para ir a Berlim para a cerimônia de premiação já mostra que elas precisavam do prêmio mais do que eu. 
Meu bloguinho tá meio parado (faz anos que não meço mais número de visitas), e sinto falta de uma caixa de comentários vibrantes, mas persisto, e agora em janeiro o Escreva Lola Escreva completará doze anos de existência. Em compensação, meu Twitter está a todo vapor. Não faço a menor ideia de quantos seguidores tinha no começo do ano. Agora estou com 107,8 mil, uma multidão. Em março ou abril minha conta ganhou aquele selinho de "verificada", o que a tornou um pouco menos vulnerável a ataques. 
Por falar em ataques, 2019 foi um pouco mais tranquilo que os anos anteriores, já que vai fazer dois anos em maio que o líder da quadrilha criminosa que jurava destruir minha vida foi preso. Infelizmente, as ameaças quase que diárias continuam, mas, pra variar, não me afetar nem um pouco. 
Este ano comecei um canal no YouTube, o Fala Lola Fala
Não levo muito jeito pra coisa e tenho bastante preguiça, mas, graças à generosidade de vocês, o canal chegou rapidamente a 10 mil seguidores (algo que demora muito pra chegar, dizem). Vou continuar com ele. Tenho planos para entrevistas gente legal, especialistas em várias áreas. Só falta tempo e tecnologia. 
Com Silvo em Aracaju, início de 2019
Bom, pessoas queridas, tenho certeza que tinha muito mais pra contar, mas agora preciso começar a preparar a ceia do reveillon, com a ajuda do maridão (falando nele, façam da sua resolução de ano novo ter aulas de xadrez com ele. Pode ser pela internet! Interessadxs, escrevam pro email silviocunhapereira@gmail.com). O pavê eu fiz ontem e tá descansando na geladeira. 
Tudo de ótimo pra vocês! Tomara que, individualmente, 2019 não tenha sido tão terrível com vocês. E que 2020 (adoro esse número redondo) seja melhor. Se depender de nós e da nossa luta incansável, Bolsonaro vai cair em 2020, como promete a tag de hoje. Feliz ano novo, todxs vocês que fazem meus dias mais alegres e bem informados!

9 comentários:

Rafac disse...

Feliz 2020 Lola, leio seu blog sempre mais por falta de tempo nunca comento. Queria só deuxar um abraço para ti :)

Renato disse...

Que tenhamos um 2020 melhor, Lolinha!

Leio o blog desde 2011 e vida longa a vc e ao blog!

Felipe Roberto Martins disse...

Um lindo 2020 p/ Nós!!! Lola c/ muita vontade p/ ler seu livro :). Abraços e sucesso.

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo, nenos com a conspiração pra derrubar um governante eleito democraticamente, ainda que com mentiras, mas foi pelo voto. O mandato é de 4 anos. Nas próximas, o povo tem que eecolher novamente, que seja outro. Tivemos Lula / Lula, depois Dilma / Dilma. Não era perfeito, mas o povo teve que esperar o mandato. Democracia sempre, ainda que não concordemos com as escolhas. Feliz 2020!

Alan Alriga disse...

Feliz Ano Novo Lolinha, que tudo de bom te aconteça esse ano
    |
  / ̄ ̄ ̄\
 /  ∧  \
│  /川\  │
 \/┏┻┓\ /
。゛#┃喜┃゛。
゛,。┃福┃#。゛
。゜#┃迎┃゛。゛
,*。┃新┃゜。#
#゜。┃年┃゜*。
   ┃☆┃
   ┗┯┛
∧∧ │
(*゚▽゚)│
/  ⊃

♡ HAPPY ♡
NEW YEAR
   2020

  /\_ヘ/ヽ
  /   (_ (⌒厂ヽ
 |     \ノ
 土 ● o ● 土
  乂____ 乂
   / \y/ヽ
  | ̄|)(| ̄ |
  (_ノ_ヽ_)
   (Y)(Y)
     ̄  ̄

Anônimo disse...

Se Bolsonaro cair quem assume não e um general?
Generais não costumam deixar o poder fácil depois que sentam na cadeira, acho melhor deixar isso quieto....

Lara disse...

Eduardo Fauzi, um dos terroristas que fez o atentado de bombas no estúdio do Porta dos Fundos é filiado ao PSL, ex partido do Bolso, é já foi preso, entre aos vários crimes que responde está um de agressão a mulher. Incrível como todo macho escroto e agressor é eleitor desse cidadão.

Anônimo disse...

A melhor parte de ler seus posts de fim/início de ano é ler que você teve um bom ano, e que todos os anos são bons, e que não falta nada. Sem medo de ser feliz! Isso inspira.
Na torcida pela queda do Bozo!

Ivanilde disse...

Vai vicar para história.muto triste, mas necessário
Ivanide