sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A MENTIRA DE QUE BOLSO E WEINTROLL CRIARAM 5 NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Esta semana, ao ser convocado para explicar as absurdas declarações que deu sobre universidades públicas plantarem maconha nos campi 
e produzirem drogas sintéticas em laboratórios, o sinistro do MEC Abraham Weintroll mentiu que a educação na sua gestão vive uma revolução
Sua maior realização? Acabar com o kit gay (algo que jamais existiu). Fiquei perplexa que ele não elencou entre seus feitos o fim da ideologia de gênero também.
Aí no mesmo dia foram encontradas plantação e distribuição de maconha onde? Numa faculdade pública? Não, numa igreja evangélica! Mas foram só 15 quilos, menos da metade da cocaína encontrada no avião presidencial!
Na audiência na Câmara, um deputado federal disse ser contra as drogas e, portanto, contra Weintraub no ministério. Idilvan disse que o sinistro deveria aproveitar o Natal e "pegar o beco. Lá no Ceará, isso significa ir embora". 
Mas ontem de fato saiu uma notícia de que Weintroll, que entrou de férias de novo (ele foi empossado em abril deste ano, tirou férias em julho, e agora novamente -- este trabalha!), não voltaria para o ministério. Os indícios são que houve várias exonerações de nomes ligados a ele nos últimos dias. Fora que o forte candidato a Rei dos Ressentidos é um dos ministros mais criticados, um incompetente total que só foi escolhido para polemizar. 
Se ele não voltar, maravilha! Mas não podemos subestimar a capacidade do desgoverno para sempre encontrar um substituto pior. Saudades, Vélez! Mesmo assim, Dudu Bolso desmentiu o boato, acrescentando sua dose de fake news, ao declaram que Weintroll faz uma ótima gestão. 
Mas nada comparado a enorme, gigantesca mentira que a Jovem Klan estampou numa manchete ontem: que o desgoverno Bolso e o sinistro Weintroll criaram cinco novas universidades federais!
A manchete é mais asquerosa ainda porque tenta justificar as férias do sinistro. É como se ele estivesse exausto, tadinho, depois de trabalhar tanto e, num passe de mágica, cortando o orçamento de toda a educação federal, ter criado cinco novas universidades! 
É muita cara de pau. A matéria diz: "Para Weintraub a criação de tantas novas universidades em um ano é um marco que só é possível porque o Brasil está saindo da crise". 
Quer dizer, o cara cria e embarca na fake news sem nem piscar. E lógico que essas mentiras estão sendo espalhadas pelas milícias virtuais, como o bombado que conseguiu ser eleito deputado federal quebrando placa de Marielle e que hoje cospe em ativistas.
Eu fui ver que milagre é esse das cinco universidades novas, e encontrei toda a informação necessária numa busca rápida na Wikipedia. Vejam a realidade de cada uma das cinco "universidades novas":
Que maravilha, 5 novas univer-
sidades federais! Parabéns,
Weintroll! Só que... a notícia
é de 2018. O senhor já era
ministro e a gente não
reparou?
Universidade Federal de Jataí (UFJ) - foi criada em março de 2018 por desmembramento da Universidade Federal de Goiás.
Universidade Federal de Catalão (UFCat) - ao lado da UFJ, foi criada em março de 2018 por desmembramento da UFG.
Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) - foi criada em março de 2018 por desmembramento da Federal de Mato Grosso.
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) - ainda em fase de implantação, foi criada em abril de 2018 através do desmembramento da Unidade Acadêmica de Garanhuns e da Universidade Federal Rural de PE. 
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - O projeto de criação foi enviado por Dilma em maio de 2016 e aprovada em dezembro de 2017 pela Câmara. A nova universidade foi criada em abril de 2018 a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí. 
Há ainda um detalhe perverso que a notícia da Jovem Klan não menciona, mas que está em cada verbete sobre essas universidades na Wikipedia: "Foi uma das cinco universidades federais a ter todos os seus cargos e funções gratificadas eliminados em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro". Ou seja, não só essas cinco universidades não foram criadas em 2019, como Bolso decretou que todas as funções gratificadas nessas cinco universidades fossem extintas. 
Sim, um decreto de março deste ano do miliciano cortou 13,7 mil cargos em universidades públicas. Das 21 mil vagas eliminadas pelo governo, quase 14 mil vieram das instituições de ensino (65% do total do corte). Isso sucateia totalmente as universidades! Por exemplo, quando um professor faz o sacrifício de ser chefe de departamento (e é um sacrifício mesmo, até porque ele pode sofrer processos por tudo que acontece durante sua gestão), ele ganha a merreca de gratificação de R$ 500 mensais líquidos. Ninguém faz isso pelo dinheiro! 
A grande maioria dos professores não é gestor e quer mais é dar aula, fazer pesquisa e extensão. Mas a gente precisa assumir por que não quer que gestores externos entrem pra mandar. O fim das gratificações é um ataque à autonomia universitária.
Cortar gratificações faz com que professores tenham ainda menos vontade de ter outros cargos nas suas universidades. E vários núcleos de línguas que ajudam diretamente os estudantes deixam de existir. 
Quantas mentiras e omissões passadas em apenas uma única notícia da Jovem Pan! 
Estou assistindo à ótima série The Loudest Voice, que fala de Roger Ailes, o criador da emissora ulta-reaça Fox News (financiada pelo bilionário Rupert Murdoch), de suas conexões com os governos da direita dos EUA, e de como manipula as notícias.
A Jovem Klan definitivamente é uma de nossas mais fiéis Fox News.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se você soubesse o tanto de ódio, nojo, desprezo que sinto por você, Lola... vc apagaria o blog e seu twitter hoje mesmo.
Se isso não te "intimida", eu te recomendaria apagar mesmo assim, pois o dossiê que estamos preparando já tem material suficiente pra virar uma trilogia de livros. Vai testando a sorte, aí, porcona, vai...

Débora disse...

Você é tão importante assim? Seu ódio é tão valioso assim? Aff, vcs são patéticos... Sinto tanto que o fracasso de vocês tenham feito esses estragos mas vcs são responsáveis por tudo isso. Deveriam procurar ajuda clínica e tornar suas vidas melhores.

Felipe Roberto Martins disse...

Lola eu ri muito da notícia envolvendo a igreja e as "plantinhas" ... kkk... como podem... :)... kkk...

Alan Alriga disse...

Só faltou a desculpa que eles estavam ajudando a replantar a Amazônia, ou que as plantinhas são a comida favorita dos ornitorrinco e girafas da amazônia TaOK!