segunda-feira, 7 de outubro de 2019

QUEM ESTÁ POR TRÁS DOS ATAQUES A GRETA?

Tive o prazer de conhecer Alexandre Araújo Costa quando saí pra jantar com o Pirulla e uma turma muito bacana em Fortaleza, em outubro do ano passado. 
Alexandre no meio
De lá pra cá Alexandre e eu já nos esbarramos em outras ocasiões (como num dos protestos em defesa da educação). Ele é professor da UECE e cientista do clima
Quis saber se ele já havia escrito sobre os ataques à ativista sueca Greta Thunberg, e ele me mandou alguns links pro seu Facebook. Publico um dos seus textos aqui. 
"Quem está por trás da Greta?"
Somos todxs globalistas satânicos
"Quem financia a Greta?"
"Quais os interesses por trás da Greta?"
Antes de você embarcar na nova onda de teoria de conspiração disfarçada de pensamento crítico, deixa eu lembrar a vocês uma coisinha...
Isto não é satânico
Eu enfrento há muitos anos um inimigo -- a indústria de combustíveis fósseis -- que é o mais poderoso e ardiloso que vocês possam imaginar. Ela é o coração energético do capitalismo e sabia de todo o caos climático muito antes da maioria que está me lendo agora ter nascido. Aliás, antes inclusive de EU ter nascido. 
Em 1968 o relatório Stanford, produzido por encomenda do próprio Instituto Americano de Petróleo, já mostrava os elevados riscos de continuar queimando combustíveis fósseis para o clima ("estamos conduzindo um experimento de escala planetária").
Nordeste 2019 está lembrando
Exxon Valdez 1989
Em 1978, cientistas de dentro da Exxon alertaram a direção da empresa, com detalhes impressionantes (incluindo o aquecimento muito maior no Ártico e seu degelo acelerado). A Exxon engavetou tudo, deu cala-boca geral e passou a montar uma estratégia de negacionismo climático. Documentos internos vazados dessa corporação monstruosa mostram toda a sordidez. 
"A vitória só será proclamada quando os defensores do Protocolo de Kyoto forem vistos pela opinião pública como fora da realidade". Promoveram e promovem, Exxon, Shell, irmãos Koch e outros facínoras, uma campanha de ataque à ciência que perdura até hoje. Não subestimem esses caras. Eles são capazes de destruir o planeta em nome do lucro, sim.
Posso estar errado? Posso. Mas queria chamar todo mundo aqui para PARAR e PENSAR. Aliás, eu quero mesmo é dobrar a aposta que existe uma campanha orquestrada pela indústria fóssil para desconstruir a Greta Thunberg e o movimento que ela inspirou. 
Acusaram a nós, cientistas do clima, de estarmos envolvidos em uma conspiração para "acabar com a economia mundial" (a favor, sei lá, da indústria de painéis solares ou dos fabricantes de bicicletas?). Isso porque alertamos incansavelmente, há décadas, para os riscos. E em larga medida, a indústria fóssil conseguiu nos neutralizar. Semeando a dúvida, incentivando um "doisladismo" fraudulento, apoiando charlatões que passam a ideia de um "debate aberto". A INDÚSTRIA FÓSSIL FARÁ DE TUDO PARA NEUTRALIZAR GRETA THUNBERG. ACORDEM!

6 comentários:

Izabel disse...

Alguém já leu sobre espiral da verdade? Vale a pena ler.

Hugo disse...

Esse Pirulla é um isentão.

Patrícia Lourenço Marttins disse...

Lola, obrigada por me (nos) apresentar o Alexandre Araujo, adorei o texto dele. A questão do negacionismo do aquecimento global (na mesma esteira da terraplana e negação do acontecimento das atrocidades do holocausto) me preocupam demais. E agora essa hostilidade toda contra Greta e o fato de ela ser patrocinada pelo George Soros. Aliás sobre isso tem um excelente vídeo do Henry Bugalho falando exatamente sobre isso. Mas o que eu queria mesmo era registrar aqui que me deu uma alegria enorme ver você e o Pirulla (que eu AMO!) na mesma foto!! Sou inscrita no canal dele e sempre me encanto com o ser humano extraordinário que ele é, que ele me parece ser! Faço tudo ao meu alcance (inclusive me informar sobre) para não prejudicar o nosso já combalido planeta. No quesito energia limpa, me dá uma raiva imensa o alto custo no Brasil para se instalar um painel de captação de energia solar que cubra pelo menos 50% do uso de energia doméstica. Ando a pé, de bicicleta, de ônibus ou app de carro se o local só for acessível assim, não tenho carro e só terei quando puder adquirir um carro elétrico, de preferência um daqueles asiáticos (feios =D pra c@rlho, but I don't care!) que além de elétricos são compactos e com um painel solar no teto. Abraço carinhoso, você nem sabe o quanto gosto de você! Mesmo! Boa semana!!

Anônimo disse...

Pirulla é muito mais de direita do que de esquerda. É um sujeito sensato, correto, tem honestidade intelectual e não é hipócrita. É um cara legal. Mas é bem mais de direita. E isso não o torna um ser maléfico. Interessante não?

Anônimo disse...

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/04/cultura/1570201563_930103.html
Alemanha Oriental venceu a guerra dos orgasmos
As mulheres gozavam mais nos países socialistas? As diferenças entre a República Democrática Alemã (RDA) e a República Federal da Alemanha (RFA) são um exemplo de como o capitalismo afeta a sexualidade

Anônimo disse...

Oi.
Eu gostaria que você Lola, ou algum(a) comentarista do blog fizesse um artigo comentando sobre as atitudes cada vez mais insanas, machistas e amorais do sr Silvio Santos contra meninas e mulheres.
Sobre o assédio dele Cintra funcionárias (como ter chamado a Helen de gorda e colocado a mão no peito da Lívia), sobre o infame e inaceitável concurso de Miss Mirim, com meninas de no máximo 10 anos tendo o corpo avaliado por adultos! :/
E, sobre um vídeo postado pelo Felipe Neto em que o "Sr Abravanel" pergunta pra uma menina de 8 anos se ela prefere, "sexo, dinheiro ou poder". :(
Quem puder escrever uma opinião, um artigo sobre isso, seria muito importante pra refletirmos sobre as ações nocivas desse senhor tão influente na Tv brasileira.
E aqui fica meus parabéns para o Felipe, a Bárbara Gancia e o Pedro Cardoso por terem manifestado repúdio as atitudes dele.

Jax