segunda-feira, 30 de setembro de 2019

CONSELHOS TUTELARES CORREM PERIGO DE FICAR NAS MÃOS DOS GRUPOS EVANGÉLICOS BOLSONARISTAS

Se já tem muita gente que não vê a importância das eleições para prefeitos e vereadores no ano que vem, o que dizer do desprezo ou ignorância pelos Conselhos Tutelares?
Uma mulher que entende do assunto e que pede para ser identificada como Dona Dirce alerta que, "juntos, neopentecostais formam mais de 80% dos candidatos a Conselheiro Tutelar. É preciso reagir e lutar para que candidatos qualificados e comprometidos se elejam ou teremos outra grande derrota na defesa dos direitos humanos". Vamos ao seu texto:

Primeiramente, vamos esclarecer o exato papel do Conselho Tutelar: a função do Conselho é a proteção e garantia dos direitos dos menores segundo o seu Estatuto. Sendo assim, ele age sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta. Para citar como exemplo de situações em que o Conselho deve interferir em favor da criança/ adolescente, cito os abusos sexuais e as agressões físicas e verbais. Tais situações podem acontecer (e muito frequentemente acontecem) em casa, na escola, na casa de algum parente ou mesmo na rua.
Campanha das igrejas pedindo que
fiéis votem em candidatos evangé-
licos para o Conselho Tutelar
Esclarecido o papel dessa instituição, vamos aos fatos: no dia 06 de outubro, próximo domingo, acontece, em todas as cidades do Brasil, a eleição dos Conselhos Tutelares. Cada município elege seu próprio Conselho. Todas as pessoas com título de eleitor estão aptas a votar, mas ninguém é obrigado. Entretanto, esse ano as igrejas evangélicas neopentecostais se organizaram e se dividiram regionalmente e estão representando mais de 80% das candidaturas.
Ao aparelharem o Conselho, estas instituições pretendem fazer o que chamam de “higienização social”, utilizando um espaço social importantíssimo para pregar valores religiosos deturpados pela política do ódio e do preconceito.
Aqui, vale citar mais exemplos, dessa vez sobre possíveis situações a serem enfrentadas, bem como imaginar quais possíveis interpretações dos fatos será capaz de fazer um soldado bolsonarista no cargo de Conselheiro Tutelar, numa situação, por exemplo, de abuso sexual: ele vai agir partindo do princípio de que a culpa é da/do adolescente caso tenha sido estuprado pelo pai/ avô/ padrasto/ tio ou quem quer que seja? Esse conselheiro julgará a vítima por causa da roupa que ela usava? 
Qual providência esse conselheiro tomaria? Ele vai defender direitos humanos da criança e do adolescente ou vai se preocupar em converter essas pessoas e arrebanhá-las para sua igreja/ negócio? Infelizmente não acho possibilidade de haver boas respostas para nenhum desses questionamentos.
Considerando, portanto, a gravidade desse cenário, precisamos urgentemente de mobilização, e ela começa convencendo as pessoas a exercerem seu direito, indo ao local de votação com identidade e título de eleitor.
É fundamental que grupos de esquerda e de defesa dos direitos humanos ocupem esse espaço. Para tanto, vamos à luta pela eleição de um candidato que esteja no nosso campo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Se essas igrejas realmente estão fazendo isso, não há tempo pra fazer alguma coisa, mesmo se toda igreja se juntasse nessa causa até domingo (o que é impossível), era preciso saber quem são esses 80% e quem concorre com eles, não adianta falar pra ie votar se a maioria da população não conhece os candidatos e os que conhecem são os que vão orientados pelo pastor.

Prevejo outra derrota pra esquerda, e teremos qu3 aceitar o resultado pq dessa vez não teve fake news, as Igrejas tem p direito de se mobilizar e defender quem pensa igual elas.

titia disse...

Até esse ano nem sabia que tinha eleições pro conselho tutelar, mas agora com certeza irei votar.

Anônimo disse...

ERRATA:

No comentpario de 14:14, onde está escrito "Se essas igrejas realmente estão fazendo isso, não há tempo pra fazer alguma coisa, mesmo se toda igreja se juntasse nessa causa até domingo (o que é impossível)..." leia-se "mesmo se toda ESQUERDA se juntasse nesse causa até domingo"

Anônimo disse...

https://gustavohorta.wordpress.com/2019/09/19/estamos-de-volta-em-marcha-acelerada-a-idade-das-trevas-e-nem-estamos-percebendo/

Anônimo disse...

Pois é, infelizmente a maioria da população nem sabe que tem direito a votar para conselhos tutelares.

Unknown disse...

Onde será a votação? Quem são os candidatos progressista?

Kasturba disse...

Eu tb não sabia, soube esse ano ouvindo rádio.
Meu título de eleitor ainda é de outra cidade, não sei se ainda há tempo suficiente para eu trocar meu título pra onde moro agora... vou tentar.

Outra idéia absurda que vejo ser defendida pelos "homens de bem" é que criança tem que apanhar pra ser "educada". Com certeza se esses "cristãos" conseguirem inundar os conselhos tutelares, a violência física contra crianças e adolescentes vai aumentar ainda mais... :(