terça-feira, 20 de agosto de 2019

VOCÊS SABIAM E SÃO CULPADOS

Reproduzo aqui o texto que a professora e socióloga Esther Solano publicou no seu FB

Primeiro foi Padilha, coitado, que se sentiu enganado porque pensava que Moro era a Mãe Teresa de Calcutá da anticorrupção.
Agora o Miguel Reale Jr. se diz estarrecido 
com Bolsonaro, porque, claro, como o impeachment não teve nadinha de golpe, foi tão ético, tão virtuoso, só procurando o bem do país, jamais nunca ninguém iria imaginar que provocaria uma enorme ruptura institucional e a chegada de um monstro ao poder.
Todos os colunistas e editoriais da Folha e do Estadão gritam, surpresos, apavorados contra Bolsonaro. Alguém que não conheça Brasil pensaria que os dois jornais fizeram campanha por Haddad ou até por Boulos.
Tampouco nunca ninguém imaginou que a naturalização na imprensa de Bolsonaro e a mentira dos dois extremos acabaria em merda.
Desonestos, cúmplices. Vocês sabiam muito bem o horror que estavam apoiando. Ninguém pode dizer que Bolsonaro mentiu. Há 30 anos que fala o mesmo lixo. Vocês sabiam, sim, e são culpados. A quem pretendem enganar hoje? Vão se fuder todos.

16 comentários:

J Cícero Costa disse...

Diz uma profecia bíblica que Nabucodonosor, rei da Babilônia, certa vez sonhou com uma grande estátua feita de ouro, prata, bronze, ferro e com pés de barro. Uma pedra atingiu os pés de barro da imponente estátua e esta desmoronou, caiu por terra. Embora aquela estátua ostentasse força, poder e glória, ela tinha os pés de barro, e bastou uma pedra acertar a base que tudo que estava em cima desmoronou. Desde então a história tem sido usada para simbolizar aquilo que, parecendo sólido e resistente, se esfacela e rebenta ao primeiro impacto.

Na seara política, de vez em quando surge um mito de “pés de barro”, geralmente um oportunista que se apresenta como salvador da pátria, defensor da família e dos bons costumes, “faz bravatas, ameaça os opositores que não se curvam, impressiona os incautos, mas não resiste ao mínimo choque”.

Jair Bolsonaro é um desses “mitos de pés de barro”, forjado nas redes sociais como salvador da pátria, que seria capaz de tudo resolver, mas bastaram apenas alguns meses de governo para mostrar que, na prática, Bolsonaro não passa de um político despreparado, fraco, inconsequente, inseguro e vacilão, tão fraco e incapaz que vários dos seus aliados na Câmara e no Senado estão abandonando o barco.

A verdade é que a atuação de Bolsonaro na presidência da República tem sido até aqui uma demonstração gratuita de ignorância profunda; para muitos, uma grande decepção.

Desde que assumiu o mandato não fez outra coisa senão expor ao ridículo a sua própria hipocrisia e estupidez que parecem ingênitas.

Após um período de mais de 30 anos de democracia, é lamentável ver o país mergulhar outra vez na escuridão de um regime obscurantista que se pretende despótico.

Não há dúvidas de que, com Bolsonaro no poder, caminha o Brasil inevitavelmente para dias difíceis e sombrios, marcados que poderão ser por um grave retrocesso civilizacional, um período de completa escuridão !!

Às vezes, porém, é preciso “mergulhar na escuridão para aprender a valorizar a luz”.

Anônimo disse...

Q isso? Essa foi educada na Sorbonne.

Anônimo disse...

votei nele. Estou arrependido em muitas coisas mas em outras eu acho que ele é a melhor opção.. comparando os prós e os contras dele, eu creio que sou 52% a favor do governo dele e 48% contra. Ainda estou apoiando...por enquanto.

mandem mais notícias mostrando as mazelas do governo dele, eu já estou quase mudando de idéia.

titia disse...

Ninguém votou no nazipalhaço enganado. Ninguém. Os eleitores dele apenas são tão perversos quanto ou então são completos idiotas que ostentavam máscaras de gente boa pra não serem rejeitados e rechaçados - máscaras que felizmente caíram agora. Por isso que choro de cagaminion não me comove nem faz eu me mexer, tá só pagando a conta da escolha que fez.

14:51 creio que concordo com você. Brasileiro infelizmente é bicho que só aprende quando dói no próprio lombo, e só vai aprender o quanto a extrema-direita é desprezível e violenta quando sofrer os efeitos de um desgoverno do capitão cagão e de sua corja de ladrões e assassinos.

17:54 cagaminion defende tortura e quer reclamar da "falta de educação" alheia... morrer que é bom eles não querem, né?


21:39 Rondônia em chamas há dias, São Paulo na escuridão às 16:00 horas e todos os animais morrendo queimados não são o suficiente ainda, seu bosta?!

Anônimo disse...

Mais de 300 agrotóxicos liberados
Corte de distribuição grátis de remédios
Biju de nióbio no G20
Nepotismo
PIB encolheu 0,2%
39kg de cocaína em avião presidencial
Brasil volta ao mapa da fome da ONU
Censura de dados
Homenagem a nazista feita pelo próprio exército brasileiro
Enquanto isso Bozo posta vídeo jogando videogame e perguntando o que é golden shower no twitter

Anônimo disse...

Estes aqui são só alguns poucos dos crimes dos recentes do Bozo:

https://samiabomfim.com.br/2019/07/os-crimes-de-bolsonaro-que-podem-derruba-lo/

Fora apologia a tortura (crime), exaltação de estupradores, combate a democracia (vide reitores biônicos), aparelhamento de todos os setores do Estado, nepotismo, funcionários-fantasma, apologia e apoio a organizações criminosas (grupos de extermínio e milícias), crime ambiental (pesca em local proibido), perseguição a fiscais da lei (demitiu fiscal do IBAMA que o multou, e agora desmonta o Coaf para salvar o filho, senador Flávio Queiroz), caixa 2,3,4… , divulgação de mentiras (fake news, fraude eleitoral), nomeação de criminosos (como, por exemplo: o miniministro do meio ambiente condenado por crime ambiental, o juiz ladrão, ou a miniministra do sequestro e tráfico de crianças indígenas). Alguém consegue citar algum ministro que não seja notório vigarista ou criminoso condenado? Talvez nem o astronauta!

Anônimo disse...

12:22 AHÃ! Ele vai ser "derrubado" por conta desses crimes sim... Vai na fé irmão!

Anônimo disse...

Quase todas as notícias que vcs me mandaram eu já tinha conhecimento. Por isso que meu apoio ao governo Bolsonaro despencou de 80% a favor para apenas 52% a favor.

Mas corte na distribuição gratuita de remédios eu não sabia! Nem sabia que o PIB havia encolhido... Isso e sério mesmo?

Neste caso, meu apoio ao governo caiu mais um pouquinho, de 52% a favor para 51% a favor e 49% contra. Tem mais desastres desse governo? Essa do remédio foi brava...

Anônimo disse...

É bem isso, não me venha com surpresa dando uma de Frota, ele mudou depois que tomou posse, aham, sei...

Anônimo disse...

Padilha apoiava Moro, mas nunca, NUNCA foi bolsominion. Ele inclusive numa entrevista sobre Tropa de Elite 2 fez uma crítica a "certos deputados que apoiam grupos paramilitares".
Me parece que a decepção com Moro veio após este aceitar ser ministro do coisa-ruim.
Sabe, acho super compreensível, de verdade, o deslumbramento inicial com Sérgio Moro, pois nunca tínhamos visto tantos peixes-grandes serem presos.O problema é quem ainda está hipnotizado por ele mesmo depois de tudo que veio à tona. Aí não dá pra perdoar.

Anônimo disse...

“Quase todas as notícias que vcs me mandaram eu já tinha conhecimento.”

Então parece falta de caráter sua, mesmo. Sabe que o cara sempre foi criminoso da barra pesada (quadrilhas assassinas), e ainda o apóia.

Até o Frota já está perguntando onde enterraram o Queiroz.

Anônimo disse...

É, acabaram com a Farmácia Popular.
É, acabaram com a aposentadoria.
É, acabaram com o repouso aos domingos.
É, acabaram com os representantes eleitos (agora, só biônicos).
É, acabaram com o pré-sal.
É, acabaram com os investimentos em educação e saúde.
Sobrou só o circo fecal.

Anônimo disse...

“Sabe, acho super compreensível, de verdade, o deslumbramento inicial com Sérgio Moro, pois nunca tínhamos visto tantos peixes-grandes serem presos.”

Compreensível no caso de pessoas desinformadas.

Pra mim, desde 2014, está muito claro que Moro é agente gringo. Só não estava mais claro antes porque eu nem sabia da existência dele.

O problema é que pouca gente ficou sabendo que Moro sempre propõs copiar as Mãos Limpas, especialmente o julgamento por condenação pública prévia através de vazamentos da investigação para a imprensa. Nenhuma pessoa honesta defenderia isso.

Luise Mior disse...

Anon das 16:25, Moro só prendeu quem não fez delação que ele queria. Desculpe, mas eu não engulo gente que queria posar de intelectual no apoio ao Moro já antes da Vaza Jato. Obrigada Lola por reproduzir, assim quem não têm FB dica sabendo. E titia, também estou chegando à conclusão que realmente aqui no Brasil é na dor que se aprende que com extrema direita não se brinca.

titia disse...

Luise Mior não tenho a menor dúvida. É só ver os bolsominions arrependidos, quando eram os pobres que deixavam de ganhar bolsa-família e levavam tiro sem motivo na favela eles estavam felizes e aclamando o asno, quando o mico ameaçou seus empreguinhos estáveis e concursos públicos, se desesperaram e reclamaram que quem dizia "Eu avisei!" pra eles era gente "sem Deus no coração". Agora que a água tá batendo na bunda é que a tal classe merdia resolveu admitir que o presidente deles é um jumento corrupto e idiota. Só vão aprender sofrendo mesmo.

Anônimo disse...

Sou o 21:39.
Prezado 20:31, não .. o Bolsonaro não acabou com o pré-sal, na minha opinião.
Mas farmácia popular, pelo que eu pesquisei aqui até agora, ele destruiu mesmo.

Meu apoio ao governo Bolsonaro acabou de cair mais um pouco, -0,3%...
Ou seja, eu estava apoiando 51%, agora estou 50,7%.