quarta-feira, 28 de agosto de 2019

GUEST POST: EU ACUSO

Não é só a professora Esther Solano que não quer perdoar quem elegeu o Coisa Ruim. O jornalista Leandro Fortes escreveu no seu FB no final de julho que nunca se esquecerá dos seus colegas jornalistas que apoiaram este desgoverno (e apoiar, no caso, é também cair na ladainha de que "Lula e Bolso são iguais, só estão de lados opostos, ambos são extremos). 

Todos vocês, coleguinhas jornalistas, que embarcaram no antipetismo feroz que serviu para derrubar Dilma e gestar Bolsonaro, todos e todas, repito, são responsáveis pela merda em que estamos vivendo.
Para puxar o saco do patrão, para fazer média com as fontes, para ser aceito como protagonista em uma sociedade apodrecida pelo preconceito ou para garantir um salário de merda, no fim do mês, não importa. Vocês são culpados e culpadas.
Em maior ou menor grau, vocês emprestaram a credibilidade de vocês e destruíram o jornalismo brasileiro por ação ou omissão, naturalizando absurdos, incensando idiotas, amenizando arbitrariedades, fingindo indignação, dando asas a juízes e procuradores corruptos em nome do combate a uma corrupção que nunca, em tempo algum, lhes causou qualquer reação, antes.
Agora, eu vejo muitos de vocês nas redes em um esforço comovente de se mostrarem democratas genuinamente horrorizados com o fruto podre da árvore que vocês regaram com tanto prazer. Sinto um misto de pena, nojo e vontade de rir.
Eu poderia nomear, sem medo de errar, pelo menos uma dezena de vocês, mas os não citados poderiam sentir um alívio injusto. Cada uma e cada um de vocês sabe o papel abjeto que cumpriu nessa jornada. Essa carapuça irá pairar, eternamente, no ar.
Portanto, não adianta posar de democrata, agora que o circo está pegando fogo. Porque quando só uns poucos tinham coragem de dizer a verdade, vítimas de toda violência que vem junto, vocês estavam disseminando mentiras, cúmplices bem remunerados dessa gente que agora também quer lhes devorar.
Sinto informar, mas, se depender de mim, vocês nunca vão conseguir se esconder.

9 comentários:

Auxi disse...

Lola, vá assistir Bacurau, filme de Kleber Mendonça que estreou no Cine São Luis, Fortaleza. Grande filme. De uma brasilidade inquestionável. Consegue fugir do clichê "Terra Arrasada" e mostra a riqueza cultural, o simbolismo cultural, sincretismo religioso, sertão high tech. Em fim, grande filme.

Anônimo disse...

Eu sou jornalista e apoiei o Bolsonaro na campanha de 2018. Hoje estou profundamente arrependido de ter votado no bozo e feito propaganda para ele.

Mas acontece que, naquela época, ninguém sabia que seria assim.

Peço desculpas de joelhos a todas as feministas: Vocês tinham razão.

Fábio Matos disse...

Olá, parabéns pelo blog. Cai aqui por conta do post sobre o filme "Ligações Perigosas". Seus textos proporcionam uma leitura muito boa.

ci disse...

Lola, se me permite fazer uma observação:
o antipetismo está forte no Brasil não é de hoje, já pudemos sentir isso nas eleições de 2016.
Entendo e acho legítima a manifestação para um novo julgamento de Lula (aliás, novo julgamento é o mínimo pra se fazer alguma justiça no caso), porém o modo como a militância levou a campanha após o impedimento de Lula como candidato só aumentou ainda mais o sentimento antipetista. A gente que é politizado entende os problemas que envolveram a condenação do ex-presidente, porém perceba que a maioria absoluta da população não tem essa consciência, e achou absurdo alguém preso querer ser candidato. Então teve um erro de estratégia do PT aí que ajudou a impulsionar o coisa-ruim.
E digo mais: precisamos nos unir em torno de um nome de centro-esquerda e principalmente não-petista pra próxima eleição. Em 2018, apostei no Ciro, que vcs podem alegar que ele não passa de 12% etc, mas numa eleição com bozo surfando na onda, tínhamos que nos ater a quem tinha menor rejeição (e era o único que as pesquisas apontavam que podia vencer o bozo). Pra próxima eleição, não sei quem poderia ser, o Dino talvez, ou o próprio Ciro (não amo o Ciro de paixão, é pensamento estratégico), ou sei lá. Mas PT não. Tô dizendo isso não por mim, mas pelo pensamento do brasileiro médio. Milhões de votos nulos ou no bozo no segundo turno vieram de pessoas que apenas não queriam o PT. Na minha família, meus pais que antes votaram em outros candidatos anularam no 2º turno pq não gostam do bozo mas não queriam o PT de jeito nenhum (e minha mãe, Lola, era petista desde 89, minha tia hasteava bandeira do PT na rua...foi tanta expectativa que o resultado as frustou). Primos meus nem gostam do bozo mas alegaram votar nele no 2T "pra dar alguma chance de mudança". Vc consegue entender, Lola, que quem ganhou não foi o bozo, mas o antipetismo?
Gente, empatia. Muita gente (eu inclusive, embora tenha votado no Haddad no 2T), acho que a maioria, pensou que como presidente ele pudesse ser mais moderado (não por ele, mas com o apoio das "eminências pardas"), e não foi o que aconteceu. Agora vamos seguir até derruba-lo.
Não culpem as pessoas arrependidas, acolham-nas. Pq jogar a culpa na cara vai continuar a dar margem pro pensamento "viu só? esquerdista não quer dialogar".

Fernanda disse...

Sherazade, Villa, Reinaldo Azevedo. Tudo arrependidinho

titia disse...

O problema desses arrependidos é que eles só se arrependeram porque a água bateu na bunda deles. Enquanto era só o preto pobre da favela levando tiro, perdendo emprego, ficando sem água e luz porque não tem como pagar a conta, sendo explorado pra ganhar uma miséria, eles não estavam nem aí. Gostavam, até. Quando a corda começou a apertar no pescoço do classe merdia que se acha elite, aí é que eles se "arrependeram", aí é que começaram a protestar - mas se em algum momento o governo do nazipalhaço começar a ferrar de novo só o preto e o pobre, pode apostar que voltam a aplaudir o asno. É o mesmo pessoal que vai gritar "Fora, Bolsonaro" hoje e em 2022 eleger o Dória pra ferrar com o pobre.

Digo isso porque todos os bolsominions da minha família são assim - infelizmente, tenho muitos parentes que mesmo com todos os avisos, votaram nele por ódio ao PT (motivado apenas por ódio de classe, mais nada) e agora exigem que não se discuta política em família pra não causar climão. Não tenho a menor pena de quem só se arrependeu quando começou a se ferrar mas estava de boa quando era o negro pobre quem se ferrava.

Anônimo disse...

Agradeça aos seus parentes, Titia. Eles são mais sábios.

Anônimo disse...

Eu entendo completamente a repulsa contra eleitores do Bolsonaro, particularmente aos bem informados.

Mas nesse tempo de ódio, em que a polarização anda extrema e que a ala dos eleitores fiéis do Bolsonaro parece que vai ficando maior e maior, eu queria te fazer uma humilde sugestão.

Eu queria te sugerir fazer um post sobre Sobral Pinto. Ele foi favorável ao golpe da ditadura militar, mas logo percebeu que esse não era o lado certo e foi um advogado importante para combater o regime, atuou muito nos direitos humanos e tal.

Digo isso porque o discurso do Bolsonaro no período das eleições era de que ele era contra a corrupção e que ia colocar pessoas nos cargos do tipo ministério e tudo com base em competência técnica na área. Ele falou aquela de que o combate à ideologia (contrária à dele) é mais importante do que o combate contra a corrupção depois que já tinham saído os resultados nas urnas. Teve muita, mas muita gente que ficou indignada quando o cara, no finzinho de 2018, ainda falou que iria colocar um monte de gente envolvida com corrupção nos ministérios.

E teve gente que votou nele com base em fake news, tipo a do "kit gay". Eu SEI que é absurdo. Mas teve gente que achou que estava defendendo as crianças e coisas assim. Como disse a Manu em uma palestra, o Temer passou um decreto, lei, sei lá, possibilitando que as operadoras de telefone pudessem oferecer pacotes só com facebook e whatsapp. Aí se recebessem uma notícia fake, teriam que ou pagar internet à parte no celular, ir numa lan house, etc, etc. Isso com uma ou outra notícia é compreensível, mas com várias e várias? A Manu tb perguntou no auditório lotado quantos de nós tinhamos recebido mensagens de gente falando sério sobre mamadeiras de piroca e coisas assim. Ninguém levantou a mão. Ela falou que esse tipo de notícia chega com base em quem tem mais probabilidade de acreditar, e que eles sabem disso por conta de dados que postamos na internet, compras que a gente passa o cpf, esse tipo de coisa. Essas grandes lojas muitas vezes podem vender os nossos dados, e empresas interessadas podem usar pra fake news. Foi uma coisa muito organizada. E a nossa justiça não apenas não teve uma resposta a altura como parece que tb colocou uma investigação relacionada ao uso de fake news pela campanha de Bolsonaro em segredo de justiça até 2023. Enfim.

Colocar todos os eleitores do Bolsonaro no mesmo balaio de gato (o que não é o que este guest post está fazendo, mas existe sim gente que faz) é um erro muito grande na minha opinião.

Eu sei que é compreensível o ódio, faz parte de um luto tb. A gente realmente achava que o Brasil não tava num nível tão mal assim.... Mas foi justamente as fake news somadas com a ausência nos debates do Bolsonaro que foram fundamentais pra ele ganhar. Foi a desinformação que imperou, enfim. (Muito justa a culpalização dos jornalistas no post, diga-se de passagem).

Enfim. Sobral Pinto. Não é que eu ache que ele seja um santo nem que eu concorde com cada vírgula dele mesmo depois que ele ficou contra o golpe. Mas acho que ele é um bom exemplo de que pessoas podem defender coisas terríveis e depois mudar de opinião, inclusive lutando ativamente contra o que é errado depois. Talvez possa fazer parte da penitência delas kkkk. Mas não abandonemos todos, sabe? Muitas dessas pessoas, mesmo que a gente não vá concordar em todos os pontos, ainda tem algo de muito positivo a acrescentar no país. Eles não são todos iguais...

Anônimo disse...

Ci, o Ciro é um político de direita que se faz de esquerda pra ganhar voto. De família tradicionalista, ele age como coronel e manda a PM bater em professor, até mesmo mulheres!, grevista, disse que a função da esposa no seu governo era dormir com o governador, e junto com o irmão que é outro político sujo, ajudou a popularizar a frase criada por ele: "o Lula tá preso, babaca."