quinta-feira, 18 de julho de 2019

SUSAN SONTAG ESCREVEU A PRINCIPAL OBRA DO EX-MARIDO

Mais uma pra uma longa lista de mulheres eclipsadas (eufemismo para roubadas) pelos maridos.
No filme A Esposa (2017), acompanhamos a trajetória de um escritor ao ganhar o prêmio Nobel de Literatura -- e descobrimos que foi a mulher dele, interpretada pro Glenn Close, que escreveu toda a sua obra.
Embora A Esposa seja ficcional (e pra mim soa inverossímil que o escritor não saiba os nomes de suas personagens; mesmo não sendo o autor, ele ainda tinha que divulgar seus livros e dar entrevistas), Grandes Olhos (2014) não é. O filme de Tim Burton conta a história real da artista Margaret Keane, que teve suas pinturas "apropriadas" pelo seu marido, que as vendia com seu nome. Ela teve que processá-lo para provar que era a verdadeira pintora.
E tem a polêmica sobre o quanto o gênio Albert Einstein deve a sua primeira esposa, Mileva Maric, que também era física. 
Agora ficamos sabendo que a famosa escritora, cineasta e ativista política 
Susan Sontag foi a autora real do livro mais importante creditado a seu marido, o sociólogo Philip Rieff. Durante décadas, Rieff foi saudado como autor de uma das principais biografias sobre Freud. Mas quem de fato escreveu o livro foi Susan. Ela teve que renunciar à autoria para poder ficar com a guarda do filho depois de pedir o divórcio. 
Sontag com o filho David
No acordo do divórcio, ficou estabelecido que Susan cuidaria do filho sem receber nenhuma pensão do ex-marido. Ainda assim, ele entrou com uma ação judicial para obter a guarda do menino. Alegou que Susan, por ter relações lésbicas, não podia ser boa mãe. Não é revoltante?
Pequeno guia de incríveis
artistas mulheres q sempre
foram consideradas menos
importantes q seus maridos
Mas fica pior. No prefácio da primeira edição do livro, o ex-marido usurpador escreveu: "Agradecimento especial a Susan Rieff". Foi um cutucão machista, já que Susan Sontag nunca foi Rieff -- ela se recusou a adotar o sobrenome do marido.
Lembre-se disso da próxima vez que ouvir de misóginos (e racistas) que foi o homem branco que criou tudo de importante na civilização.

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso me lembrou aquela frase da Virgínia Woolf "Por muito tempo na história "anônimo" era uma mulher.

salene leite disse...

Quanto mais vejo coisas do tipo mais com nojo fico dessa escrotidão chamada "homem" pqp

Anônimo disse...

a) E revoltante mas ja vi em uma novela da Globo um marido machista publicitario que explorava a criatividade da esposa mas a personagem se rebela

Anônimo disse...

Como deve ser bom viver nesse mundo em que as descobertas científicas foram descobertas pelas esposas dos gênios! :-)