quarta-feira, 8 de maio de 2019

O SEGREDO DOS COLÉGIOS MILITARES

Recebi esta reflexão muito pertinente do Pedro, desmontando mais uma mentira do presidente dos ignorantes. Sabe por que os colégios militares são bons? 
Porque investe-se em cada aluno (que já vem de famílias mais abastadas, compostas por militares) três vezes mais do que é investido num aluno da escola pública comum. Assim até eu, né?
Fique com o texto do Pedro Henrique Ferreira, graduando em Direito pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), em Vitória da Conquista.

Observando as últimas decisões do Governo Federal, resolvi escrever um pouco sobre o desmonte da educação básica brasileira. Após o anúncio de cortes de verbas nas universidades, institutos e colégios federais, o porta-voz da Presidência da República anunciou anteontem (06/05) que os colégios militares não sofrerão cortes. Isso se deve ao fato de suas despesas serem vinculadas ao Ministério da Defesa.
O Brasil possui 13 colégios militares federais que atendem, em sua maioria (81% dos alunos), dependentes de militares. O restante dos alunos precisa passar por seleção para ter acesso a esses colégios. Jair Bolsonaro, durante a campanha à presidência, defendeu a implantação de um colégio militar em cada estado, pois estes serviriam de modelo ao país. 
Anteontem o presidente voltou a defender a construção de colégios militares, pois, segundo ele, respeito, disciplina e amor à pátria são fundamentos desses colégios, e destacou os excelentes resultados em avaliações e rankings dos estados.
Vamos aos fatos: segundo dados de 2018 do Relatório Econômico da OCDE, o gasto do Brasil com educação em porcentagem do PIB é superior à média dos países da OCDE (5,5%). A Secretaria do Tesouro Nacional afirma que o Brasil gasta 6% do seu PIB em educação.
No entanto, pela disparidade dos gastos durante os níveis educacionais, no ensino básico o gasto é inferior à média da OCDE, justificando os resultados fracos da educação brasileira nos padrões internacionais. 
Enquanto o investimento, por ano, num aluno do ensino básico da rede pública é, em média, R$ 6 mil, o investimento num aluno de colégios militares chega a R$ 19 mil. 
Ao contrário do que o presidente acredita, o bom desempenho dos colégios não se deve à disciplina ou patriotismo, e sim ao financiamento adequado, à valorização salarial dos professores e, também, ao fato de serem colégios elitizados, que ensinam a alunos de renda elevada.
Por serem colégios de excelente desempenho, as vagas destinadas aos civis, que dependem de seleção, têm concorrência superior às de cursos concorridos em universidades públicas. O projeto proposto pelo presidente, além de baseado em uma retórica falsa, reforça desigualdades e prejudica os mais pobres. Educação não deve ser privilégio, e sim direito.

25 comentários:

Anônimo disse...

Lola, acho que não é isso viu...
Várias países que investem menos que o Brasil tem níveis educacionais muito superiores aos nossos.

Por outro lado, vejo a rígida disciplina que temos nos colégios militares, enquanto uma rápida busca no YouTube podemos ver o relapso nas escolas públicas, inclusive com meninas dançando funk de minissaia na frente do quadro.

Anônimo disse...

Pôxa Lola, estou abismada com o fato de vc ser contra os colégios militares, uma das poucas ilhas de excelência na educação neste País complicado. Vc sendo uma educadora, pega mais mal pra vc. Só por conta de uma ideologia política, de uma raiva interna de tudo que é ligado aos militares, não é certo vc colocar os colégios militares como alvos de críticas. Deviam ser exemplos de como educar corretamente, e não de críticas. Vc está confundindo as coisas...

Lola Aronovich disse...

Não sou contra os colégios militares. Em que momento eu disse que era contra? Só estou dizendo que o governo diz que os colégios militares são melhores por causa da disciplina, e oculta que um aluno lá custa 19 mil por ano, enquanto numa escola pública normal, custa 6 mil. Além do mais, os colégios militares são elitistas, já que 81% dos alunos vêm de famílias abastadas (são dependentes de militares). E não parece hipócrita pra vcs que os reaças falem tanto contra as cotas sociais e raciais, mas jamais questionam as cotas nos colégios militares (tem que ser filho de militar pra entrar)? Não sou a favor de cortes na educação pra ninguém. Defendo que os colégios militares não tenham corte de orçamento. Mas por que só eles não têm?

Anônimo disse...

Colégios militares são como eram universidades públicas, restritas e elitistas. Não tem nada a ver com disciplina, ode à bandeira, e essa palhaçada toda. Tem a ver com a seleção dos melhores alunos, geralmente classe média alta, brancos, típicos, ou seja, nada inclusiva. Óbvio que esses alunos atingem parâmetros de excelência. Gostaria de ver colégios militares selecionando alunos com necessidades básicas de afeto, de alimentação adequada, estabilidade familiar, desenvolvimento atípico, situação de vulnerabilidade..seriam tão competentes para modificar essas situações? Tenho certeza que não. Fabi.

Anônimo disse...

O colégio militar é a tropa de elite do ensino do Brasil.

Felipe Roberto Martins disse...

Lola.
No Brasil, nem desenhando tá dando jeito!

Anônimo disse...

Deixe de ser hipocrita seu anormal e fingir que não entendeu o post . É só ler, tá muito difícil pra vc?

Anônimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/05/gestao-bolsonaro-faz-corte-generalizado-em-bolsas-de-pesquisa-pelo-pais.shtml

Esse desgoverno de merda quer arrasar este país mesmo, acabar com a pesquisa, com a educação e com o futuro do Brasil.

E a gentalha imunda que elegeu esses mentecaptos ficam aplaudindo.

Anônimo disse...

Esses mascustrolls pagando de bonzinho ofendidinhos são patéticos, pobres imbecis

titia disse...

22:02 ou seja, só servem pra enxugar gelo e não resolvem porra nenhuma dos problemas educacionais desse país.

Valéria Fernandes disse...

Vamos lá, poderia vir aqui para acrescentar mais problemas ao projeto dos colégios militares, afinal, leciono no CMB, que tem foto no post, desde 2002.

Primeira coisa, nosso alunos não são de alta renda e essa é a única crítica contundente que vou fazer. Muitos dos meninos e meninas dos CMs é amparada e filha de praças (sargentos), ou até mesmo cabos. Procurem saber quanto é o soldo de um sargento das forças armadas. Há órfãos que são adotados por tios e outros parentes para terem direito a estudar no sistema. Pelo menos no CMG, que é o maior colégio do sistema, temos salas de aulas mais plurais em termos étnicos e de renda do que qualquer escola privada talvez mesmo pública. Dito isso, os privilégios de nossos alunos, no caso o investimento triplicado, terem música, esporte e o fato de terem sempre professores disponíveis (*isso está mudando, faltam concursos*) são outros.

Ponto dois, os professores civis dos CMs são ligados ao MEC (EBTT) e equiparados aos professores dos IFES e das universidades federais. Foi uma longa luta sindical (*sim, temos sindicato e somos filiados ao SINASEFE) que durou vários governos. Se o governo arochar os salarios, algo mais que óbvio, os professores civis das escolas militares vão sofrer igualmente. Se pararmos, eles colocam militares em sala, mas o fato é que não é do Ministério da Defesa que vem as verbas para o meu salário, é do MEC.

É isso, estou corigindoprovas. 8 pacotes, cada uma das provas com 10 páginas, é a média nos CMs. Nunca tive tantas turmas. Meu concurso em 2002 foi o ultimo para professor civil de Historia em Brasilia, na rede, acredito que houve outro em 2004. Não engulam essa história de Maravilha das maravilhas, tampouco que nossos meninos e meninas,alguns muito pobres,negros indígenas, são nascidos em berço de ouro. Adotamos livros doPNLD para poupá-los de gastos maiores. Até hoje, pão menos em História, o MEC não mandou livros para várias turmas. Isso é faça de dois gumes, sentir-se elite é bom, mas é uma armadilha quando nos confrontados com a realidade.

Isso só serve para reforçar as falácias desse governo e acirrar uma guerra ridícula cuja vítima maior e a educação brasileira.

Valéria Fernandes disse...

É mais, esqueçam essa história de Ilha de excelência e peguem dados. Não encontrar vários IFES, CAPs e Unidades do PedroII em colocação tão boa ou melhor que a dos CMs.

Anônimo disse...

a) Tudo e desastroso neste governo um bando de malucos psicopatas que elegeram professores e universidades inimigos e uma classe media pao com ovo ressentida porque nao passa em provas aplaude.

b) Gostaria de sugerir Lola que vc comente sobre a decisao do ministerio da saude que retirou o termo violencia obstetrica este fato atinge nos mulheres

Anônimo disse...

Faculdade para todos só fez as profissões saturar.. tem advogado como frentista, administrador na Uber, engenheiro vendendo água no farol ..

Anônimo disse...

Só esse seu relato joga por terra a teoria da Lola de que "os colégios militares são elitistas e destinados à uma casta privilegiada da sociedade". O embate político cega a pessoa mesmo... uma EDUCADORA contra a educação que funciona!

Anônimo disse...

O sucesso dos CMs é aplicar o inverso do paulofreinianismo.



Dilbert disse...

Se os colégios militares são tão bons em dar uma educação melhor, maior valorização da família e da pátria, disciplina e valores éticos, respeito a hierarquia, dentre outras qualidades, me respondam o seguinte:
Pq temos um presidente analfabeto funcional que está aposentado desde os 33 pq não obedeceu a hierarquia e não se preocupou com ética ou QQ outra coisa, quando participou de um processo mal sucedido - pq será?, de terrorismo?

Valéria Fernandes disse...

Vejam bem, até para clarificar o que escrevi (*mal, porque não estou no meu computador*), os colégios militares (*de verdade, não as gambiarras absurdas que estão montando por aí *) são, sim, elitistas, mas, não, porque seus alunos são ricos, mas por não terem acesso universal.

1. Ninguém matricula filho no colégio militar, porque quer. Não basta querer.
2. O acesso privilegiado é para filhos de militares que atendam determinados pré-requisitos, ou por sorteio. Não basta ser filho de militar par entrar.
3. As vagas de concurso são cada vez mais restritas. Em Brasília, onde estou, representam menos de 20%. Por conta disso, boa parte dos concursados são, sim, alunos das classes médias para cima. Fazem cursinho, às vezes, desde o início do fundamental. Quem conhece Brasília sabe que as escolas e cursinhos são muito cara por aqui.

Estabelecido isso, não se trata de um sistema para todos, ainda que seja legítimo que as escolas militares existam, que tenham critérios de acesso, assim como os IFES e o PII. O problema é exaltar um sistema que nunca será universal e destruir outro, no caso, o público Federal. Ambos funcionam, cada um da sua maneira.

Agora, vamos lá, o presidente que exalta o ensino militar nunca estudou em uma escola militar de ensino básico, tampouco seus filhos lá estudaram. Eles não teriam acesso ao livre ingresso, afinal, Bolsonaro já tinha ido para a reserva, mas sequer foram aprovados (* se é que tentaram*) para o CMRJ. Ou seja, o presidente não tem a experiência nem como aluno, nem como pai de aluno. A experiência em uma escola de formação (*AMAN, por exempoo*) É diferente da experiência em um CM. Resumindo, ele fala de ouvir dizer, na hora de colocar os filhos na escola escolheu instituições particulares e verde em liberais, nem sequer buscou um colégio de elite rígido, o São Bento, por exemplo, oj que fosse academicamente exigente. No Rio há várias opções . Sendo muito malvada, vê-se o resultado.

Não se deve demonizar os Sms, repito, mas não se deve cair nessas falácias.

Mohana disse...

Você precisa aprender a ler. Eu nenhum momento a Lola se disse contra colégios militares. Em nenhum. Mas sua ideologia te cega e é assim que vc quer interpretar. Vou desenhar p vc: ela questionou pq os colégios regulares não recebem o mesmo investimento dos militares. É isso que está escrito no post. Aprenda a ler.

Mohana disse...

Paulo Freire nunca foi aplicado na educação brasileira. Quem dera tivesse sido.

Valéria Fernandes disse...

Com 41% de cortes do orçamento da Defesa, se tal se concretizar de fato, os colégios militares terão sua verba reduzida, ou seja, faz-se propaganda da "boa educação" nos CMs, mas corta-se custos. por exemplo, em Brasília, em várias disciplinas, estamos trabalhando com carga máxima. Um dos diferenciais dos nossos colégios, os grandes, pelo menos, era termos professores trabalhando em uma só série. Só no 1º ano, onde estou, são 16 turmas. Um colégio pequeno. quando um professor faltava, sempre havia alguém da disciplina para colocar no lugar, em caso extremo, pegava-se alguém de outra matéria e cobria-se depois. Já usei esse argumento para defender os CMs, dizendo que esse fator era uma das vantagens dos colégios militares. Hoje, isso se tornou impossível. Concursos são escassos, quando os governos do PT permitiram, ainda assim houve a opção de não fazer concurso para algumas disciplinas (*História, Literatura, Geografia, Filosofia, Sociologia*), mas não se buscou fazer concurso nem para professores militares, ou seja, problemas de gestão de pessoal do próprio Exército. Some-se a isso, gente que se aposentou e temos uma bomba relógio. Corre-se o risco de turmas sem aula.

Até quando a nossa "qualidade" será mantida, não sei. Só sei que estou com 9 turmas, mais outras atividades. Se eu adoecer, 9 turmas sem aula de História, porque o outro professor tem 7 turmas e duas coordenações. Se minha filha de 5 anos adoecer, mesma coisa. Enfim, o apreço pela educação não é máxima do governo nem para os CMs. Há questões que são problemas de gestão local, ou mesmo do Exército, outras que vão além de nós, afinal, somos instituições federais, também.

Rafael disse...

Isso foi uma das maiores vitórias de pirro da sociedade brasileira nos últimos tempos,de que adianta o filho do pedreiro ser engenheiro se vai continuar dependendo do pai?Além de transferir rios de dinheiro pra grupos privados.

Anônimo disse...

Bom Mohana, parece que você está precisando aprender a ler também. Porque sim, a Lola disse que os colégios militares são elitistas, e é exatamente isto que a Valéria está debatendo.

Parece que quem está cega por ideologia é você, que não aceita que alguém que do meio traga um argumento que não lhe agrade.

E ainda por cima se comporta como um mascu troll, sendo grosseira e desrespeitosa.

Kasturba disse...

Eu sou militar. Apesar de não vir de família militar, estudei 7 anos em Colégio Militar (entrei por esse concurso concorridissimo para filhos de civis, aos 11 anos de idade), depois me graduei e fiz mestrado em engenharia também em instituto do exército (considerada a melhor instituição de nível superior de engenharia do Brasil). Então acho que posso opinar um pouco sobre isso...
Minhas impressões pessoais (de forma alguma isso é o entendimento da instituição Exército, e menos ainda uma verdade absoluta):
- o ensino militar, de maneira geral, é de uma excelência ímpar. Todas as instituições de ensino militares sempre se destacam (isso dentro do exército, admito não conhecer muito sobre a marinha e aeronáutica, mas supoho seguirem o mesmo padrão, vide o ITA, sempre competindo com o IME pelo posto de melhor engenharia do Brasil). Um grande motivo é, sim, a seriedade com qur alunos e profissionais do ensino levam os cursos nessas instituições, de maneira geral. Especificamente sobre os colégios militares, pude notar que um grande diferencial destes em relação aos colégios particulares é o foco. Enquanto o foco dos colégios militares está no aluno e no seu aprendizado, o foco dos colégios particulares está em resultado (tradizundo: em fazer com que os alunos passem no vestibular). E isso faz muita diferença. Enquanto os alunos dos CMs são ensinados a pensar e analisar os problemas propostos para chegar a determinado resultado (ou seja, são estimulados a desenvolver um olhar crítico), os alunos de escolas particulares DE MANEIRA GERAL são ensinados a resolver provas, de maneira automática e maquinal.
Discordo do texto também no ponto qie diz que colégios militares sao colégios elitistas. Os filhos de civis que adentram nos CMs em geral pertencem à elite sim (eu mesma, estudava em escola particular até a quarta série, e também concomitantemente a essa, fazia cursinho preparatório para o colégio militar - praticamente um pré-vestibular infantil). Mas os filhos de militares, em sua maioria, são filhos de cabos e sargentos, que, embora não representem a parcela menos abastada da sociedade, certamente não fazem parte da elite também.

Kasturba disse...

De toda forma, minha opinião sobre colégios militares é a seguinte (sou leiga em direito, então se o que eu disser for errado, peço que me corrijam): embora sejam ÓTIMAS escolas, não concordo com sua existência, e me explico: como mencionado, os CMs são subordinados ao MD, e não ao MEC. Assim sendo, os recursos repassados a esses são na realidade recursos que deveriam ser aplicados na DEFESA do Brasil. Obviamente, existem os custos indiretos, como alimentação do pessoal, saúde, transporte, e inclusive ensino, para preparação e capacitação. Porém, entendo que deveria ser englobado no quesito "ensino" somente o ensino direto dos militares. Vejo gastos com ensino dos dependentes do militar como desvio de finalidade. O que um filho de militar ter um bom ensino vai influenciar na qualidade da defesa do Brasil? Nada.
Por isso, na minha opinião, e com muita dor no coração, acredito que os colégios militares deveriam ser fechados, ou que houvesse alguma mudança, e os recursos viessem via MEC, e não mais via MD.