sábado, 11 de maio de 2019

LIQUIDIFICADORES SÃO TÃO PERIGOSOS QUANTO ARMAS DE FOGO

Publico aqui uma crônica de uns meses atrás, quando o sinistro mais poderoso do desgoverno Bolso, Onyx Lorenzoni, disse que liquidificadores são tão perigosos pra crianças quanto armas de fogo. 
Hoje foi a vez de um dirigente de tiro esportivo declarar que skate e kart são modalidades esportivas que causam mais acidentes nas crianças e adolescentes que as praticam que o tiro esportivo. É que o decreto presidencial do fascista, desrespeitando o ECA, diz que menores de idade podem usar armas para tiros esportivos, desde que tenham a autorização de um dos pais. 
Sim, é isso que você leu: crianças e adolescentes poderão ter acesso a armas de fogo. Nos próximos massacres em escolas, lembre-se do decreto (os senhores do crime que governam o país vão lembrar: pedirão para que a maioridade penal seja reduzida se algum atirador menor de idade sobreviver e tiver que ser punido. Desta forma o decreto, além de agradar o lobby das armas, também será usado pra criminalizar menores pobres). 
Pra defender o decreto, Onyx disse ontem que as mulheres preferem ter um revólver na bolsa que a lei Maria da Penha. Esta fala do sinistro, sugerindo que armas de fogo protegem mulheres, contraria todos os estudos sobre o tema, que provam que ter uma arma em casa aumenta as chances de uma mulher ser morta, já que, em casos de violência doméstica, o marido agressor já tem um instrumento prontinho para matá-la. 
Eis a crônica da escritora, mestre em Linguística e ex-aluna de Letras da UFC Barbie Furtado:
Relógio Parado
Ontem mesmo, conversa vai, conversa vem, uma colega trouxe à tona aquele ditado de que mesmo um relógio parado está certo duas vezes ao dia. Literalmente, talvez ela esteja até correta, mas tem algumas imbecilidades que escutamos nessa vida real que somos incapazes de aceitar que passam ter qualquer fundo de verdade.  
Como nação passamos as últimas duas semanas frescando com a afirmação inacreditável de um certo imbecil de que ter uma arma em casa era tão perigoso quanto ter um liquidificador. Afinal, disse ele, claramente resultado de uma complexa rede de sinapses entre seus dois neurônios, em caso de acidente qualquer um dos dois poderia ferir uma criança desavisada, sem as devidas instruções de como utilizar o objeto.  
Realmente. Iguaizinhos.  
Eu tenho orgulho de ter vindo de uma família de professores universitários, acadêmicos, ou pessoas, no geral, cheias de noção e preocupação com segurança e bem estar das crianças. Sempre nos ensinaram que com arma não se brinca. Mas menino é bicho cão. 
Meu avô, dono de sítio, possuía uma espingarda e por muitas vezes lembro-me de tê-la pego e apontado diretamente na direção do meu primo — repito, mesmo tendo sido bem ensinada que com arma não se brinca — que fazia exatamente a mesma coisa com meu irmão. Por sorte e devido ao fato dos adultos terem mais noção que as crianças abestalhadas, ninguém nunca deixou arma carregada em casa e ao nosso alcance ou essa crônica não estaria sendo escrita.  
Quem nunca teve bom senso fui eu (ver parágrafo acima). Acho que ninguém nunca me avisou dos perigos de um liquidificador (porque, claro, devem ter presumido que qualquer ser humano sacaria essa sozinho). Eu devia ter uns doze anos — sim, eu disse DOZE — e estava entediada pra caralho. Fui à cozinha e poderia ter parado em frente à geladeira, onde esperaria aparecer comidas que sabia não existir ali. Mas não. Parei em frente ao liquidificador. Olhei. Pensei. Pensei? “Será que eu consigo segurar a lâmina enquanto ela gira?” Então, coloquei minha mão dentro do aparelho. E liguei.  
Spoiler: não consigo. Foi sangue pra todo lado. Me tremendo toda, puxei a mão, coberta de sangue, sem coragem de ver se eu ainda tinha todos os dedos e fui correndo para a minha mãe. “MÃÃÃÃEEEEEEE”! Apavorada, ficando branca, com pulo, ela indagou: “Menina pelo amor de deus, que foi que aconteceu?” Eu, chorosa. “Eu... botei... a mão... no... liquidificador....” Soluço. “E ligueeeeeiiiiiiii”.
O olhar de completo choque que ela me deu foi indescritível. Os gritos também. Aos doze anos, eu deveria saber que uma doidice dessas não se faz, mas, acho demorei um pouquinho para aprender e essa lição teve que ser na marra. 
Porque é isso que crianças fazem. Desobedecem. Curiam. Mexem. Não escutam. Descobrem o mundo de sua própria forma, muitas vezes alheias aos perigos que a vida lhes traz. Talvez devido a sua inocência ou ingenuidade, talvez devido à falta de informação ou simplesmente ao não desenvolvimento completo do lobo frontal. Quem sabe o que se passa na cabeça dessas criaturinhas teimosas.  
Nesse caso, no entanto, minha colega que me desculpe. Esse relógio está errado, mesmo naquelas duas vezes. Às 12h, marca 11h55min. Está sempre atrasado. Afinal, na pior das hipóteses, das tragédias, no acidente mais sangrento, melhor quatro dedos do que sete palmos.

9 comentários:

titia disse...

Esse foi o motivo de eu ter assinado 'não' pra doação de órgãos. E é pelo mesmo motivo que se bolsominion perder o filho em massacre na escola só vou dizer "Ué, não votou? Agora aguenta". Quem sabe se as pessoas devolverem aos bolsominions o favor de cagar e andar pro sofrimento alheio eles não aprendem alguma coisa.

Lola Aronovich disse...

Ah, Titia querida, todo mundo deve ser doador de órgãos! E não adianta a gente falar "Bem feito" pra quem votou no Bolsossauro, porque todos nós estamos sendo afetados. Eu digo "Eu avisei", mas não tenho como comemorar o desastre.

Anônimo disse...

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/cuba-cancela-marcha-lgbt-em-havana-e-da-aviso-a-quem-ousar-contrariar/

titia disse...

Lola, eu admiro muito a sua bondade, sério mesmo, não é todo mundo que consegue ver toda essa merda acontecendo e ainda se importar com as pessoas. Feliz ou infelizmente, pra mim já deu, sinto muito. Não tenho mais empatia irrestrita a oferecer, e pra mim é mais importante não ser a responsável por salvar a vida de alguém que só inferniza e destrói. Se eu pudesse escolher pra quem meus órgãos iriam talvez eu mudasse de ideia... mas minha consciência não ficaria em paz se eu fosse a responsável por prolongar o tempo que alguém igual ou pior que o Mijair teria pra desgraçar inúmeras vidas.

21:46 para com esse tesão por Cuba, você mora no Brasil, seu babaca! Preste atenção no que está acontecendo AQUI e deixe os outros países se resolverem!

Jaime Guimarães disse...

Na minha casa tem liquidificador (dois) e um skate. Nunca imaginei que eu teria um arsenal de armas perigosíssimas em casa. :p

Cão do Mato disse...

Quer dizer que a Titia não é doadora de órgãos porque o seu órgão doado corre o risco de ir para um bolsominion?? Não é possível! Me recuso a acreditar!É muita insanidade até para uma pessoa como a Titia...

Anônimo disse...

Titia é uma mulher seca e ressentida. Como se 100% dos brasileiros tivessem ido de bozo.

Titia, fazendo isso, vc só está correndo um risco de 50% em não ajudar algum paciente progressista. Pense nisso.

titia disse...

Nossa, mascu do mato e das 14:08, suas ofensas tãããão maduras à minha pessoa com certeza já me fizeram mudar de ideia... inclusive porque provavlemnte os dois tem carteira profissional e só não doam o cérebro porque não podem...

Alan Alriga disse...

Não somente armas de fogo mas também as de "chumbinho" que muitos as tratam feito brinquedos inofensivos, e não somente essas mas também deixo uma crítica contra alguns canais do YouTube, que ensinam a fazer Railguns e Gauss Guns com força letal ao ponto de trincar vidros blindados capazes de aguentar tiros de fuzil calibre 5.56mm Nato, e que podem ser construídos de forma artesanal principalmente no caso da Railgun.