segunda-feira, 15 de abril de 2019

LIBERDADE DE EXPRESSÃO SÓ PARA HUMORISTAS? E OS PROFESSORES?

Hoje pela manhã surgiu a informação que a professora Camila Marques, do Instituto Federal de Goiás, havia sido presa em sala de aula pela polícia, acusada por professores bolsonaristas de doutrinar alunos.
Não foi bem assim, mas quase. A polícia recebeu uma denúncia de que poderia haver um massacre no campus de Águas Lindas, e foi até lá. Segundo a professora, como a escola  fica na periferia e concentra alunos de baixa renda, a polícia costuma tratá-los com truculência. Ela decidiu filmar a ação, e a polícia não gostou. 
Os policiais pediram para que ela os acompanhasse à delegacia, como testemunha. Porém, no caminho, tiraram o celular das mãos de Camila e a algemaram. Outros três alunos menores de idade também foram conduzidos. 
Camila relatou o que aconteceu aqui e aqui, com mais detalhes. Como ela diz, sobre os grupos conservadores: "Eles estão se organizando para nos atacar, e nós vamos nos organizar e vamos nos manter firmes".
Clique para ampliar e
ler a nota do Andes
De fato é preciso tomar muito cuidado com a polícia entrando em instituições públicas já que, nas mãos deste governo, que quer criminalizar professores, ela se torna um instrumento muito eficaz de repressão. E, quando professores começarem a ser presos por manifestarem suas opiniões, através de projetos fascistas como o Escola Sem Partido, será que o pessoal vai defender o nosso direito à liberdade de expressão? Ou isso só vale pros humoristas? 

9 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, a direita tem esse discurso cheio de má-fé , deveres pros outros e direitos só pra eles. acham que são os donos da verdade, censura e violência pra quem não compactua com as ideias retrógradas e atrasadas deles. Bozo é o arauto que eles esperavam, retrocesso e cinismo pra dar evender

Anônimo disse...

Esse governo é de um cinismo e mau caratismo e seus apoiadores idem, por isso a perseguição aos professores e a defesa escrota do presidente ao lixo humano que é danilo. Tempos sombrios no Brasil

titia disse...

A polícia desse país é uma merda. Morro de pena do 1% de exceções (e quem votou no nazipalhaço não é exceção) que tem que de algum jeito navegar essa fossa cheia de bosta ética, humana, moral e profissionalmente incapaz.

Anônimo disse...

Conforme a matéria da jornalista Eliane Brum no El Pais são cem dias de um governo de perversos, mas é quem votou no Bolsomijo é o que? Igual ou pior , salvo algumas exceções, durante a "campanha " foi mencionado a perseguição e extinção a todo ativismo e "ideologias " , então a caça começou antes do Bolsomijo ser "eleito" . O problema também é terem subestimado o poder de persuasão de um mentecapto como o cambalacheiro metido a filósofo, num país sério esse sujeito seria ignorado, desprezado , mas em um país como o Brasil com um povo manipulado, alienado e facilmente feito de otário explicitamente é para ter cuidado com uma
mente como a dele, fora o cabresto fundamentalista religiosista imposto nessa terra desde o "descobrimento " pelo Cabral. O ocorrido com a professora era esperado, pois ela não está acomodada e sim segue em frente e diz não ao projeto de doutrinação do atual desgoverno, geralmente quem quer impor de forma truculenta transfere a responsabilidade para quem diz não. Quem "formar " robôs para serem feitos de capachos escravos para o deus mercado nas escolas sem questionamentos. A matéria da Eliane Brum no El Pais vale a pena ser lida como o vídeo que saiu sobre o Steve Bannon no Deustche Welle.

Anônimo disse...

Vejam o mundo em que vivemos. Vejam essa inversão horrenda de valores. Professores estão sendo colocados no lugar de inimigos, doutrinadores, conspiradores. Estão tentando DE FATO censurá-los e até prende-los caso falem uma opinião contrária ao que a direita quer e ninguém os defende. Mas defendem Gentili, dizendo cinicamente que estão defendendo a "liberdade de expressão", quando estão apenas defendendo a grosseria, a barbárie e a estupidez. Afinal a grosseria, a barbárie e a estupidez é contra as mulheres e os seus inimigos, não é mesmo seus lixos de extrema direita? Enfiem a hipocrisia de vocês nos olhos de seus cus. Vocês que defendem ditadura ou que votaram em quem defende ditadura não tem moral pra falar em "liberdade de expressão".

Anônimo disse...

Por falar em humor e liberdade, vejamo o artigo de Eliane Brum

“Cem dias sob o domínio dos perversos”








Não há lei que nos obrigue a obedecer a um Governo de perversos. (Eliane Brum)





Anônimo disse...

A matéria menciona isso também, não baixar a guarda. O propósito deste desgoverno é manter as pessoas em casa e acomodadas, então é sair, se reunir, promover eventos culturais por mais simples, mesmo um café literário em escolas , centros comunitários, na praça, pois pessoas reunidas em unidas são uma afronta.

Anônimo disse...

"De fato é preciso tomar muito cuidado com a polícia"
"tomar muito cuidado com a polícia"
"cuidado com a polícia"

Isso vindo de alguém que elogiou a polícia quando recebeu escolta VIP...

Anônimo disse...

Anon 15:56: Existem policiais honestəs (seriam cerca de 33% da polícia, ao que consta; 67% teriam envolvimento com o crime).