segunda-feira, 29 de abril de 2019

BONECAS DE PANO SE ENGAJAM NA LUTA FEMINISTA

Kátia Chaves é uma artesã e feminista que mora em Belo Horizonte. Ela faz lindas bonecas de pano com temas feministas e as vende. Vive disso!
É só clicar para
ampliar a imagem
Quando ela me pediu pra ajudar a divulgar o seu trabalho, perguntei se ela poderia sortear uma boneca entre minhas leitoras e leitores. Ela topou! Então fica assim: deixe seu comentário no post, que vamos usar o Random para sortear um número até depois de amanhã. E aí a Kátia irá mandar uma de suas bonecas mais populares, a "Lute como uma garota", pro endereço que a a pessoa me passará por email. Portanto, quem quiser participar do sorteio deve deixar não apenas um comentário com algum tipo de nome, como também ficar atentx ao resultado. 
E recomendo muito que vcs comprem e divulguem as bonecas do Lacinho de Fita. Aqui o guest post da Kátia, explicando sua motivação. 

Sou artesã há mais de 10 anos, mas só iniciei meu pequeno ateliê profissionalmente em 2013. Comecei a fazer bonecas de pano depois que conheci as bonecas estilo Tilda, que são de origem norueguesa e tem como característica principal serem longilíneas e terem, no rosto, apenas dois pontinhos no lugar dos olhos. Iniciei fazendo a boneca Frida Kahlo, de quem sou grande admiradora.
O que me inspirou a fazer as bonecas de pano com temas progressistas foi o triste momento que vivemos na política brasileira e também, o positivo crescimento do movimento feminista no nosso país.
Depois do golpe contra Dilma, da morte de Marielle Franco, da prisão de Lula e das eleições forjadas de Bolsonaro, fiquei muito angustiada e não estava mais conseguindo apenas assistir passivamente as coisas acontecerem. Queria militar de alguma forma, me expressar politicamente, mas como não exerço atividade profissional que me permita dialogar com o público, tive a ideia de fazer as bonequinhas de esquerda e também as bonecas feministas, usando calças jeans e pequenas camisetas com estampas engajadas nas nossas lutas, na esperança que essas importantes mensagens tenham um alcance maior do que a minha voz. 
O retorno deste projeto, das bonecas progressistas, está sendo muito positivo. Foi uma novidade e as pessoas se encantam e compram para si mesmas, para presentear, para decorar suas casas ou seus escritórios, para ajudar na educação das crianças de forma lúdica. Eu gosto da ideia da boneca de pano, porque acredito que ser feminista não deve excluir a magia da infância. As meninas que estão sendo criadas no feminismo podem sim brincar de boneca e aprenderem. A bonequinha com camiseta “Lute como uma garota” está fazendo sucesso com as mulheres! 
Menino também brinca de boneca, por isso estou trabalhando em bonecos de pano para eles. Infelizmente, grande parte da nossa sociedade pensa de forma binária homem-mulher. O preconceito contra meninos que brincam com bonecas é enorme. Então, se forem bonecos, quem sabe, poderei atingir homens e meninos com as mensagens que queremos passar do feminismo e das ideias progressistas. Sonho um dia poder viver em uma sociedade em que as crianças possam brincar livremente com bonecas ou bonecos, independente do gênero que se identificam. 
Lola, acho que talvez tenha faltado para nós da esquerda (e ainda nos falta) formas mais simples de militância para atingirmos mais pessoas. Percebi na boneca de pano esse potencial.
Enfim, a boneca de pano além de nos encantar, também pode contar uma história. Afinal, temos que lutar, mas sem perder a ternura, não é mesmo?
SORTEIO no dia 1o de maio! 
Coloquei todos os nomes, pela ordem, e seus respectivos números. Não considerei quem não deixou algum tipo de nome (por exemplo, aparece só "unknown/desconhecido"). Quem comentou mais de uma vez, só considerei a primeira. Foram 51 nomes, que podem ser vistos aqui. Fui ao Random.org, coloquei os números de 1 a 51, e ele gerou o número 26. Assim, a vencedora do sorteio é a @shinyafrodite! Por favor, mande um email pra mim (lolaescreva@gmail.com) o quanto antes com seu endereço completo, que eu passo pra Kátia e ela manda a boneca pra sua casa. E, pra quem não teve a sorte da ShinyAfrodite, as lindas bonecas da Lacinho de Fita (ateliê da Kátia) continuam à venda!

117 comentários:

Gisele disse...

E quem precisa ser criança ou menina para querer brincar de boneca!
Trabalho inspirador!!!

Vivis disse...

Adorei a ideia! Quero a bonequinha!

Temi disse...

Eu quero participar do sorteio! :)
As bonecas são maravilhosas, uma mais linda que a outra! A artesã é muito talentosa!

Milena F. disse...

Tildas são encantadoras.❤️

RôBiembengutt disse...

Adorei. Quero ser sorteada para presentear minha pequena feminista, minja filha.

Flora Valls disse...

Lindas as bonecas! Gostaria de ganhar uma #torcendo

Flora Valls

Tatiana Manso disse...

Amei a ideia e a delicadeza. Ficarei feliz se ganhar, mas também gostaria do contato para encomendar outras.

Monica disse...

Amei!!! Parabéns pelo trabalho!

Matheus L. disse...

Que incrivel, em meio a dias tão nebulosos esses pequenos detalhes nos dão forças para continuar, caso ganhe doarei a minha mãe <3

Mila disse...

Absolutamente encantada!

Lola Aronovich disse...

Tatiana, o contato está no post, mas repito aqui:

Site: www.lacinhodefita.com
♥ Instagram: @lacinhodefita.atelie
♥ Facebook: facebook.com/lacinhodefitaatelie

Unknown disse...

Parabéns!

Karolina Calado disse...

Lindo trabalho. Adorei!

cianaly disse...

Quero a boneca! Lindeza!

Gilda Trinta disse...

Que lindas, Lola. Amei as bonequinhas e as mensagens que carregam. Parabéns a artesã. Se possível, disponibilize o endereço em BH onde se compra as bonecas pois em breve farei uma visita a cidade e adoraria tê-las. Bjsss

julbs disse...

amei a ideia d inserir frases feministas nas bonecas, genial
Quero!

Ana Consolaro disse...

Adorei. As bonecas são lindas e a causa é nobre.

Anônimo disse...

Quero muito a boneca! Será bastante legal para nós todas! Contato: isabeleacrs@hotmail.com

*Fê* disse...

Conterrânea guerreira!!!
A arte sempre vai transformar as emocoes!!
Seguimos na luta ✊🏾

Aline De medeiros disse...

Quero muito

Denise disse...

Que lindas as bonecas! Eu quero muito participar do sorteio, meu filho ama bonecas e ia amar uma dessas! Seria legal mesmo se tivessem bonecas do genero masculino, meu filho tem duas bonecas que sao um casal de gemeos e acho legal ter representatividade tambem nos brinquedos (temos bonecas dos 2 generos, de pele clara e de pele escura, de idades variadas, e meu filho curte todas elas indiscriminadamente).

Ruy Fialho disse...

Adorei a idéia. Principalmente pelo fato das bonecas serem também militantes de esquerda.

Mario Arkus disse...

Muito boa idéia! Parabéns! Quero participar do sorteio, pra dar de presente para minha amiga Vânia, professora de Mariana.
Abraços e obrigado!

Gueibs ManoMona disse...

Vou ganhar que nem a chiquinha. Quero entrar no sorteio.

DiLuaa disse...

Quero também!

Dandara Salles disse...

ADOOOREI AS BONECAS, AS BLUSINHAS TUUDO..
O fato de ser uma forma de militância é ainda mais inspirador.
Paraabéns, e quero a bonecaaa. s2

Unknown disse...

Amei cada detalhe e a inspiração de cada boneca. Artesanato é algo explendor... principalmente os motivos pelo qual sao criados ❤❤❤

Lu da Silva disse...

Que lindeza de boneca! Amaria ganhar uma dessas no sorteio. Lu da Silva.

Cris Alhadeff disse...

que fofura!

Luciane de Castro Souza disse...

Que ideia incrível!!!!!!!!!!! São lindas, delicadas e únicas. Gostaria muito de ganhar e já estou divulgando para as minhas amigas comprarem e concorrerem também.

@shinyafrodite disse...

Instagram @shinyafrodite
Tem que comentar no comentário da foto porque eu n tenho o aplicativo e não consigo ler pm

Luise Mior disse...

Lindas as bonecas. Exemplo de inspiração!Espero que o fato de eu comentar hoje não me tire da competição. Abraços queridas e obrigada ;)

Dacruz Neto disse...

Parabéns, Katia! que iniciativa bacana, sou de Natal/RN, ficaria feliz em ganhar essa pequena/grande obra de arte! resistir é preciso!!!

menina solitária disse...

Que ideia linda, as bonecas são fofas e lindas. Profeto inspirador.
Abilene

Cristiane B Santos disse...

Lindas, parabéns pela iniciativa e pelo exemplo :)
Cristiane B Santos

Anônimo disse...

Que lindas e inspiradoras!! Clara ficaria muito feliz se ganhasse! Parabéns pelo trabalho Kátia, e que forma delicada de trazer à tona assuntos tão difíceis, mas importante e urgentes, com nossas filhas. Fabi

Mohana disse...

Que coisa mais linda! Quero muito ganhar!

Bruna Gonçalves disse...

Lindo trabalho! Amei a arte e a militância :)

Anônimo disse...

Lindas, lindas, quero a de Lula livre

Anônimo disse...

Quero também

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Keppler disse...

Lindas. Quero uma.

Felipe Roberto Martins disse...

Parabéns pelo Trabalho. Linda!!!

Kátia Chaves disse...

Verdade Gisele! Bonecas encantam adultos e crianças! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Obrigada Temi! Boa sorte no sorteio!😉

Kátia Chaves disse...

Oi Tatiana! As bonecas estão à venda no meu site: www.lacinhodefita.com
Será um prazer receber seu pedido! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Obrigada Mônica! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Que legal seu comentário Matheus! Concordo plenamente! O lúdico alivia um pouco esse tenebroso momento que estamos passando! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Mila, absolutamente grata pelo elogio! 😉 Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Obrigada!

Kátia Chaves disse...

Oi Karoline, que bom que gostou! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Boa sorte no sorteio Cianaly! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Oi Gilda! Obrigada pelo elogio! Entre em contato no e-mail contato@lacinhodefita.com que conversamos. Faça o contato comigo com antecedência à sua vinda à BH pois algumas bonecas são feitas por encomenda, certo? Abraços!

Kátia Chaves disse...

Olá Julbs! Obrigada! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Grata pelo elogio! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Boa sorte no sorteio Isabele!

Kátia Chaves disse...

Que bacana sua mensagem Conterrânea! 😉 Boa sorte no sorteio! Luta sempre!

Kátia Chaves disse...

Boa sorte Aline! 😉

Kátia Chaves disse...

Oi Denise! Me siga no instagram que em breve postarei fotos dos bonecos! @lacinhodefita.atelie Abraços e boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Olá Ruy! Fico feliz pelo comentário! Militância sempre! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Obrigada Mario! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Que bom que gostou das bonecas! As blusinhas são graciosas mesmo.😁 Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Obrigada, muito legal seu comentário! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Boa sorte, Lu!😘

Kátia Chaves disse...

Obrigada! Boa sorte no sorteio, Cris!

Kátia Chaves disse...

Luciane, obrigada! Fico feliz por ter gostado das bonequinhas! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Obrigada Luise! Boa sorte! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Olá Dacruz! Muito obrigada pelo elogio! Boa sorte no sorteio! Abração!

Kátia Chaves disse...

Oi Abilene! Que bacana seu comentário! Obrigada! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Oi Cristiane! Grata por seu comentário! Boa sorte no sorteio! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Oi Fabi! Muito obrigada pelo carinhoso comentário! O lúdico ensina assuntos complexos com ternura! Abraços e boa sorte!

Kátia Chaves disse...

Mohana, boa sorte no sorteio! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Oi Bruna, que bom que gostou! Obrigada pelo comentário! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Que legal ter gostado das bonecas Sandra! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Obrigada Felipe! Boa sorte no sorteio! Abraços!

ibi disse...

Parabéns Kátia pelas bonecas e Lola pela iniciativa da divulgação.

Caso ganhe a boneca, essa primeira irá para a Pietra, minha sobrinha de 7 anos.

Assim que melhorar da estafa, vou encomendar para presentear a pessoas amigas (para seus filhos meninos).

Nayra disse...

Mds que lindoooooooo, acho que quero encomendar uma pra dá de presente...Onde eu encontro?

Feminista Resistindo disse...

Que ideia maravilhosa!!!! Representatividade sempre! Luta e Resistir é todo dia e nada como a Arte para nos incentivar, nos inspirar e nos motivar! Lutem como uma Lola! Lutem como uma Kátia! Lutem como uma Garota!

Unknown disse...

Muito bacana o trabalho! Adorei as bonecas! Onde ela vende? Entrega pela internet?

Tatipava disse...

que lindas!!!
Trabalho precioso e importante.
Já estou divulgando!

Martha disse...

Adorei a ideia!

Márcia Helena disse...

Parabéns, tomara eu ganhe 😂, são lindas, mas vou compartilhar seu trabalho aqui em CobtaCon🌷🌷

Unknown disse...

Que trabalho lindo e inspirador.Vou divulgar

Bea disse...

Ai eu amei demais
Trabalho mais lindo 🖤🖤🖤

Beatriz Delduque disse...

Que trabalho mais lindo!! Amei demais <3

Beatriz Delduque disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tatiana Manso disse...

Ola, Kátia!
Já entrei no site, são tão lindas que,se pudesse,queria uma de cada. Estou na dúvida sobre qual escolher. Já, já entro em contato.

Tatiana Manso disse...

Oi, Lola.
Obrigada, não reparei no link.

Amanda Alves disse...

Que fofura! Também quero participar

Amanda Alves

Hulda disse...

O trabalho é maravilhoso, fiquei encantada.

Elaine Rocha disse...

Lindas bonecas. Representatividade é tudo!

Philip Surniche disse...

Queroooo!!!

Unknown disse...

Que beleza Kátia.
Sabia que ,com seu talento vc iria brilhar .
Parabéns, conheço seu trabalho e sempre valorizei suas criações.
Adoro a minha linda Frida .
Sucesso menina.

Mayara Albuquerque disse...

Que trabalho mais lindo. Quero participar do sorteio!!!

Carla Marilda disse...

Inspiração. Quero uma! 😊

Carla Marilda disse...

Muito lindas.

LucyCrazy disse...

Amo bonecas de pano, e essa iniciativa é maravilhosa!

Roberta disse...

Quero mutcho!

Kátia Chaves disse...

Obrigada Maria José! Você sempre foi uma grande incentivadora do meu trabalho. Um beijo grande!

Kátia Chaves disse...

Obrigada Elaine! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Obrigada! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Boa sorte no sorteio, Amanda! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Que legal ter gostado, Beatriz! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Boa sorte no sorteio, Bea! Legal você ter gostado!

Kátia Chaves disse...

Oi Márcia! Muito obrigada por divulgar! Boa sorte no sorteio! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Oi, Tati! Obrigada pelo elogio! Boa sorte no sorteio!

Kátia Chaves disse...

Olá! Que bom ter gostado do meu trabalho! Obrigada! Vendo as bonecas pela internet, no site www.lacinhodefita.com

Kátia Chaves disse...

Oi Ibi, obrigada pelo elogio! Também acho incrível o incentivo de Lola às mulheres, em todos os sentidos. Boa sorte no sorteio! Quando puder adquirir as bonecas ou bonecos, será um prazer atender você! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Oi, boa noite! Obrigada pelo elogio! As bonecas estão à venda no meu site www.lacinhodefita.com
Abraços!

Kátia Chaves disse...

Boa sorte no sorteio Carla! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Boa sorte no sorteio Vivis!

Kátia Chaves disse...

Oi Flora! Obrigada pelo elogio! Boa sorte no sorteio!!

Kátia Chaves disse...

Concordo plenamente Milena! Abraços!

Kátia Chaves disse...

Oi Rô! Boa sorte! Abraços!

Gilda Trinta disse...

Ok. Obrigada. 😘

Lola Aronovich disse...

Sorteio da boneca! Coloco aqui a numeração e os nomes na ordem. Os que não tem nome ou aparecem como "unknown" ou anônimo, eu não considerei. Os que comentaram mais de uma vez, eu só contei a primeira vez. Comentários da Kátia (e um meu) não entraram. Então ficaram esses nomes com seus respectivos números. Agora vou pegar um número na Random.

1- Gisele
2- Vivis
3- Temi
4- Milena F
5- RôBiemberguttt
6- Flora Valls
7- Tatiana Manso
8- Monica
9- Matheus L
10- Mila
11- Karolina Calado
12- Cianaly
13- Gilda Trinta
14- Julbs
15- Isabeleacrs@hotmail.com
16- Fê
17- Aline de Medeiros
18- Denise
19- Ruy Fialho
20- Mario Arkus
21- Mano Gueibis Mona
22- DiLuaa
23- Lu da Silva
24- Cris Alhadeff
25- Luciane de Castro Souza
26- @shinyafrodite
27- Luise Mior
28- Dacruz Neto
29- Menina Solitária (Abilene)
30- Cristiane B. Santos
31- Fabi (mãe da Clara)
32- Mohana
33- Bruna Gonçalvez
34- Joyce Torres
35- Sandra Keppler
36- Felipe Roberto Martins
37- Ibi (tia da Pietra)
38- Feminista Resistindo
39- Tatipava
40- Martha
41- Marcia Helena
42- Bea
43- Beatriz Delduque
44- Amanda Alves
45- Hulda
46-Elaine Rocha
47- Philip Surniche
48- Mayara Albuquerque
49- Carla Marilda
50- LucyCrazy
51- Roberta

Mais uma mulher disse...

Lindo trabalho, inspirador. Parabéns. Uma pena que não comentei antes.😘