terça-feira, 9 de abril de 2019

80 TIROS NUM CIDADÃO NEGRO

Evaldo dos Santos Rosa tinha 51 anos, era músico e segurança. Passeava com a família no domingo, em Guadalupe, no Rio. Ia para um chá de bebê, quando seu carro (onde iam a esposa, o padrasto dela, o filho de 7 anos e a afilhada de 13) foi alvejado por 80 balas vindas do exército que ocupa o Rio desde 2017. A esposa e as crianças conseguiram sair do carro. O padrasto foi ferido. Evaldo foi morto.
Evaldo era negro. Isso explica porque militares atiraram num carro de família sem perguntar. Ele foi automaticamente visto como criminoso. E não só visto. Uma nota do exército divulgada depois dizia que dois assaltantes haviam atirado contra a patrulha e, como resultado, "um dos assaltantes foi a óbito no local e outro foi ferido". O exército decidiu chamar Evaldo e o padrasto de assaltantes! Desde quando um carro com crianças é uma quadrilha?
Dez dos doze militares que participaram da operação foram afastados e presos. Seguiu-se um silêncio sepulcral do governo fascista. Enquanto o Twitter levava a tag #VidasNegrasImportam ao topo, nenhuma palavra do presidente tuiteiro ou do sinistro da Justiça, o que motivou outra tag, #CadeOMoro? A autoridade que se pronunciou primeiro foi o governador do Rio, que disse que não lhe cabia tecer críticas à ação do exército.
Foi uma execução. Mataram um pai de família em frente de seu filho, de sua esposa. Não era este governo que se diz defensor da família? Como atira num carro de família?
Este caso é mais um exemplo do racismo institucional que reina no Brasil e que, como este governo, não será combatido. Muito pelo contrário, pelo jeito. 
E uma charge do Matheus Ribs que emociona. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Quando o governador falou "dar tiro na cabecinha" e montes aqui no rj aplaudiram eu falei : logo logo vão metralhar outro carro com família dentro, esse não é o primeiro caso aqui no rj. Não deu outra, Wilson e seu partido imundo querem acabar com o rj, com o Brasil, com os negros, gays, trans , mulheres, pobres em geral. E depois vão fazer uma viagenzinha pra Disney e ficar deslumbradinhos xingando o país e aplaudindo os americanos. E os bozoantas aplaudindo tudo. Tá duro de aturar esse desgoverno

titia disse...

Aí os bolsominions aplaudem isso e vem chorar que nem a própria família quer nada com eles... quem apoiou, quem calou, e mais do que tudo, quem aplaudiu e quem fez merecem a morte, e na minha opinião furibunda ainda deveria ser uma morte pública e totalmente humilhante. Lixos.

Anônimo disse...

Quem pagou por toda essa munição? O Queiroz e o Lessa?


Ultrajante.

Militares: presumam-se todos criminosos (até prova em contrário).

Anônimo disse...

A própria blogueira reconhece que o racismo é institucional, vem de séculos atrás e ainda afirma: "Não era este governo que se diz defensor da família? Como atira num carro de família?" me desculpe mas isso não é por causa do presidente Bolsonaro, é provável que se o Haddad tivesse sido eleito aconteceria do mesmo jeito, então usar a morte desse pai de família pra fazer politicagem é desrespeitar ele e a família.

Anônimo disse...

" Wilson e seu partido imundo querem acabar com o rj, com o Brasil, com os negros, gays, trans , mulheres, pobres em geral." Caramba! Como a pessoa pode ter uma visão tão limitada de mundo dessa forma? Tsk tsk tsk!

Anônimo disse...

É, a visão de mundo da turma do PSL (Partido de Sicários e Laranjas) é extremamente limitada e destrutiva. Tanto é que todos eles SicaLaran sobre esse caso. Ou, como Moro, disseram que “acontece”.

Wilson anunciou e confirmou que snipers matam pessoas por esporte, com anuência do governo estadual. Miram na cabecinha de qualquer que porte um guarda-chuvas, uma furadeira ou um liquidificador, e, fogo!!! (Mas não mexem com quem tenha 117 fuzis e sua vizinhança.)

Não tinha acabado a intervenção federal? Por que membros do exército estão atirando contra o povo nas ruas? Por que colocaram o caso na justiça militar, contra todas as leis nacionais?

Bolsomínions: bucha de miliquianos.

Anônimo disse...

Bozoantas imundos e seus ministros retardados -cujo guru é um demente que nem terminou o primeiro grau- chamam a todos seu adversários de comunistas e ainda acham que os militares estão certos e 80 tiros ainda foi pouco.

Gentalha asquerosa envergonhando o país a nível MUNDIAL

Anônimo disse...

Esse tipo de coisa já exista nos governos passados, e o exército encobria e ninguém era responsabilizado. Que "ditadura" estranha. https://veja.abril.com.br/blog/radar/ministro-da-defesa-sera-cobrado-pelos-80-tiros-disparados-no-rio/

Anônimo disse...

¿¿¿Alguém está sendo responsabilizado???

Anônimo disse...

Pois é, essa estranha ditadura militar ameaçou dar novo golpe de Estado se a prisão em segunda instância fosse votada e Lula tivesse alguma chance de ser solto ou se candidatar; ameaçaram não aceitar o resultado das eleições se o Bozo não fosse içado aonde não devia; e agora renovaram a ameaça, com os fuzis apontados para o STF.

Enquanto isso, cadê o Queiroz, aquele que traz um dinheirinho para todos nós? Cadê os mandantes do assassinato de Marielle e Anderson? Cadê a punição ao Bozo pela campanha ilegal com dinheiro sujo e mentiras?

E os crentes da mamadeira de pipoca continuam por aí, falando asneiras… se bem que, tendo como “guru” o desastrósofo, e por “mito” um miliciano mitomaníaco (traficante de armas, segundo colegas de farda), não se pode esperar nenhuma sinapse na notocorda de tais seres…

Anônimo disse...

Além do ministro da defesa, como mostrado no link acima, 9 dos 11 soldados estão presos.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/04/10/presos-por-acao-que-fuzilou-carro-com-80-tiros-no-rio-sao-ouvidos-na-justica-militar.ghtml

Anônimo disse...

1) Será que o Dudu quer tirar o ministro da guerra e colocar mais uma tchutchuca olavete? (O Bibi foi encrencar com milicianos que mandam em hospital público: …acabou defenestrado pelo Carlixo!)

2) O essencial é que os assassinos têm que ser julgados pela justiça comum, pelo tribunal do júri popular. Contrabandear o caso para a justiça militar é fraude!

3) Bozo, Moro, Witzel e quejandos demonstraram total insensibilidade a qualquer sofrimento humano (mais uma vez − nenhuma surpresa).

4) Nessa hora, ninguém fala que “bandido bom é bandido morto”, ninguém defende “pena de morte” aos Lessas, Queirozes, Bozos, Witzels, Dr.Bundões, Hangs, ou bozominions em geral…

Anônimo disse...

Esperar o que do Duterte brasileiro e sua turba fanática e raivosa? Tem uma matéria muito interessante sobre o reconhecimento facial implantado pela IBM nas Filipinas e com algumas falhas, embora a ordem é matar mesmo que não ofereça resistência, aqui acontece o mesmo, semana aconteceu, mas agora com respaldo, estrutura vindos do Estado e Federação. O silêncio do Bolsomijo, do CojeMoro são um consentimento para a manutenção deste tipo de atrocidade, pois eliminar seres indesejáveis faz parte da sociedade perfeita almejada por Steve Bannon, Alex Jones e ambos são admirados pelo embuste demente que se acha presidente, os três patetas filhos e o "orientador " o cambalacheiro metido a filósofo, porém estão sendo bem usados até o momento.

Felipe Roberto Martins disse...

Lola, nem sei o que dizer! 80 tiros na sociedade, em nós...

Anônimo disse...

Fulano escreveu: “Além do ministro da defesa, como mostrado no link acima, 9 dos 11 soldados estão presos.”

Prenderam o milico da guerra? Nada, só chamaram-no para um chazinho com deputados do PSL.

O exército primeiro declarou que uma exitosa operação (???) culminou com a morte de um perigoso assaltante e com outros membros da quadrilha feridos. Quem foi responsabilizado pela tentativa de encobrir o crime?

E ainda apareceu um meliante no “instragão” para ameaçar de morte um jornalista que noticiou o crime. Um eleitor do Bozo, por incrível coincidência, né?

Se fossem sérios, já teriam mandado o caso para a justiça comum. Prisãozinha da justiça miliciana pra inglês ver não faz sentido − não era só atirar nas cabecinhas desses pistoleiros, Witzel? Cadê seus snipers? Não era só metralhar de helicóptero os condomínios de luxo dos Queirozes e Lessas?

Ou, como diz o Conje leitor de biografias: “shit happens!” ???

80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80 80

Ainda tem gente (?) defendendo a covardia do Bozo nesse caso? Cúmplices!!!

Anônimo disse...

Esses milicos de baixa patente tinham toda essa autonomia para gastar munição a esmo contra nossos patrícios? Tem MUITA coisa mal contada aí!

Anônimo disse...

Relembrando outro caso recente, em que milicos executaram 11 pessoas em uma comunidade do Rio, vários com tiros pelas costas. Teoricamente, estariam protegendo a população da guerra entre duas facções criminosas: CV e TCP; mas mataram apenas supostos membros do CV. (Por mera coincidência, o TCP é de ex-milicos, e ficou com o controle do local.)

piaui.folha.uol.com.br/brutalidade-que-os-laudos-nao-contam

Anônimo disse...

O problema é que não pago impostos pra que a polícia fique agindo igual a um grupo de extermínio, a população tem que ver que obviamente uma hora isso ia dar merda, apoiar ideias de execução sumária dá nisso

Alan Alriga disse...

Se não me engano tiros de advertência só podem ser dados em regiões de selva, e em cidades somente pela força aérea quando a cidade está sendo considerada espaço aéreo restrito, fora isso tiros de advertência em cidades são proibidos exceto em caso de guerra.

Os soldados contavam com um APC que não sei se portava uma arma pesada, mas independente se o APC era munido de arma pesada ou não, os soldados contavam com cobertura blindada para proteção logo eles podiam fazer uma abordagem sem efetuar disparos.