terça-feira, 12 de março de 2019

VIVA ZÉ DE ABREU, PRESIDENTE DO BRASIL

Eu gosto muito do Zé de Abreu. Sempre gostei. Ele é bonachão, bem-humorado, festivo, e sempre faz questão de me retuitar.
Não sei quanto tempo faz que o sigo no Twitter, ou vice-versa. Mas lembro que ele ficou do meu lado em 2014, no caso do Prof. Pinto (que está me processando em 300 mil reais). Lembro que, no escândalo do assédio sexual de José Mayer, Zé de Abreu foi um dos primeiros a se pronunciar, ficando do lado da vítima, apesar de ser amigão do Mayer. Lembro que, quando Fidel Castro morreu, trocamos DMs combinando sobre ir ao enterro em Cuba (não fomos. As passagens aéreas estavam caras demais, até para um ator global como ele). 
No final de fevereiro, Zé tomou a divertida iniciativa de se autoproclamar presidente do Brasil. Foi uma paródia ao venezuelano Juan Guaidó, que, também sem eleição, decidiu que seria presidente da Venezuela (apoiado pelo maior império da história da humanidade). 
Assim que Zé virou presidente, a primeira pessoa que ele nomeou ministra (para assuntos de mulheres) fui eu. Fiquei lisonjeada, mas recusei. Afinal, eu não quero nem ser chefa do meu departamento na universidade. Porém, quando vi que Zé tinha chamado a deputada Maria do Rosário para ser sua vice e estava compondo um ministério dos sonhos, voltei atrás e aceitei (é só brincadeira mesmo!). 
Uns dias depois, fui fazer parte de uma banca e dar uma palestra em Quixadá, sertão central cearense. E, lá, um professor me cumprimentou dizendo "Parabéns, ministra". Foi aí que eu vi que a provocação do Zé realmente pegou. Fiz um teste no Google Images e constatei que, ao escrever "presidente do Brasil", aparecem mais fotos do Zé que do Coiso. 
E por falar no presidente da parcela menos inteligente da população, Bolso está possesso. Já disse que iria processar o Zé. 
Colocou seu exército de bolsobots para lançar hashtags atacando o ator diversas vezes. Como de costume, espalha fake news contra ele. Ontem acionou o ex-ator pornô e hoje deputado Alexandre Frota para entrar com representação criminal contra Zé por "crimes cometidos no aeroporto" (?). Zé foi muito bem recebido, ovacionado e carregado nos ombros ao chegar ao Galeão (RJ), na última sexta (lembra alguém?).
Só que, recentemente, tenho visto várias pessoas de esquerda reclamando do Zé. Para elas, a brincadeira já foi longe demais, elas não gostaram que políticos de verdade (Lula, por exemplo) apoiaram o presidente autoproclamado, pedem uma oposição séria. Algumas se deram ao trabalho de garimpar tuítes comprometedores de Zé ao longo dos anos para mostrar que ele é apenas mais um homem branco e hétero. 
É verdade que Zé pisou na bola uns dias atrás, quando escreveu que sua "primeira-dama será Marielle in memoriam". Muita gente não gostou, e com razão, já que Marielle, como feminista, tinha potencial para ser ela mesma presidenta (primeira-dama nem cargo é). E também, como lésbica, por que ela iria querer se casar com um homem cis?
Zé reconheceu o erro e pediu desculpas. E Monica, a viúva de Marielle, o perdoou na sexta, no aeroporto.
Agora no domingo eu fiz um pedido a quem me lê: que a esquerda pare de brigar entre si e prestasse atenção no verdadeiro inimigo, que obviamente não é o Zé. 
Não estou dizendo que Zé não pode ser criticado. Mas é que vi algumas reações mais radicais. Por outro lado, não é justo pintar quem é de esquerda e não se sente representadx por Zé como ignorante, sem senso de humor, ou de estar dividindo a esquerda. Vamos aprender a discordar, gente! Todos nós de esquerda podemos discordar sem nos transformarmos em inimigos mortais, ou não?
Em geral meu apelo foi visto como sensato (bom, a verdade é que não acompanhei muito a repercussão, porque trabalhei feito uma condenada nos dois últimos dias). 
No domingo uma leitora me enviou o texto da psicanalista Rita Almeida explicando a função terapêutica de Zé de Abreu e do humor para a loucura que vivemos atualmente no Brasil. Reproduzo aqui o que escreveu Rita.
Que estratégia político-terapêutica para um governo deliroide?
Não acho prudente, nem ético, usar a psicanálise para diagnosticar ou analisar pessoas fora do meu consultório, mas é totalmente possível ou aceitável utilizá-la para analisar conjunturas político-sociais. Mas, nem é preciso entender de psicologia para perceber que o Bolsonarismo tem um componente deliroide bastante forte. As tão faladas “Fake News” exemplificam muito bem o que eu chamo aqui de deliroide: verdades construídas a partir de fragmentos ou de indícios de realidade e tornadas verdades universais. 
Eu trabalho no campo da saúde mental há mais de 20 anos, e se tem uma coisa que aprendi com esse trabalho é que o delírio não pode ser desmontado por uma simples confrontação com a realidade ou com racionalidade. Se o sujeito, em franco delírio, chega até você afirmando que tem um chip instalado na cabeça e através do qual se comunica com extraterrestres, não há absolutamente nada que se diga que mudará sua perspectiva de realidade.
Nem que eu lhe mostre uma ressonância magnética do próprio crânio, ou que seja possível abrir sua cabeça para mostrar que não há nada lá, ele não se demoverá de sua verdade. Isso pelo simples fato de que aceitar desmontar tal delírio, seria desmontar a si próprio, já que, naquele momento, por uma fragilidade simbólica, o sujeito encontra-se totalmente assentado sobre aquela verdade. Se ela cair, ele cai junto. Freud dizia que os psicóticos amam o próprio delírio como a si mesmos. Resumindo, é isso. 
Semana passada li um artigo do Javier Salas no El País sobre o terraplanismo intitulado: “Você não pode convencer um terraplanista e isso deveria te preocupar”. Os terraplanistas, afirma Salas, simplesmente acreditam que a Terra é plana, e qualquer dado que possa prová-los do contrário é simplesmente ignorado ou considerado manipulação de conspiradores. Obviamente que não é possível dizer que todos os terraplanistas são psicóticos ou doentes mentais, mas certamente, podemos falar de um empobrecimento ou fragilidade simbólicas, o que favorece o discurso que chamei de deliroide, ainda que ele não seja rigorosamente delirante. 
Voltamos ao Bolsonarismo, fortemente fundamentado num discurso deliroide, reforçado pela sua reprodução maciça nas redes sociais, especialmente no whatsapp. Se o clã Bolsonaro está se aproveitando do discurso deliroide ou se acredita mesmo nele, eu não saberia dizer. O fato é que ele tem sabido utilizá-lo muito bem, desde a campanha eleitoral, e também tem sido bastante competente em agregar a si personagens igualmente deliroides (nem é necessário citá-los um a um). Diante disso, não há debate político possível. Não há racionalidade que possa confrontar os argumentos do Bolsoplanismo. Então, o que fazer? Que estratégias utilizaremos?
O que posso dizer a partir do que estudei e pratiquei todos esses anos é que, se não é possível desmontar um delírio, é possível desconstruí-lo pouco a pouco, parte por parte. Fazer pequenos furos, abalar algumas verdades, duvidar, perguntar, são algumas das estratégias que utilizamos para ir minando a certeza do sujeito delirante, fazendo-o enxergar outras possibilidades. E é muito importante que ele encontre outras possibilidades, caso contrário, voltará para sua certeza delirante, que ao menos lhe assegura um lugar. 
Comecei a escrever este texto, com a intensão de defender a estratégia do ator José de Abreu, ao criar seu personagem presidente. Obviamente que ele não partiu de nada disso que eu falei para se autodeclarar presidente, mas acredito que tenha pensado algo do tipo: “diante de tanto absurdo, o remédio só pode ser mais absurdo”, e suponho que ele tenha razão. Não há argumento racional que possa arredar o Bolsoplanismo do seu lugar. O debate, o noticiário, a justiça ou a ciência (números, estudos e estatísticas), não fazem o menor efeito. Portanto, é necessário provocar outros afetos nessas pessoas, afetos que possam ir descontruindo suas certezas. Obviamente que não estou me referindo ao clã Bolsonaro e sua trupe maluca, e haverá também um núcleo duro que irá defender o Bolsoplanismo até a morte, mas é possível reduzir bastante o contingente de militantes deliroides, até que fiquem relativamente inofensivos.
Voltando ao teatro do absurdo estrelado por José de Abreu –- e é perfeito que isso esteja sendo feito por um ator -- acredito que ele esteja colocando em prática uma coisa que fazemos nos nossos serviços de saúde mental e que funciona muito. 
Como usamos muitas práticas coletivas (grupos, oficinas e outras) os pacientes começam a ter que lidar com os delírios uns dos outros e, desse modo, começam a enxergar o seu próprio delírio. Ao duvidarem do delírio do outro, passam a duvidar do seu também. Ao rirem do delírio do outro, começam a rir do seu também. Ao se envergonharem do delírio do outro, começam a se envergonhar do seu também. E todos esses afetos, se não derrubam completamente os delírios, os deixam menos rígidos, emburrecedores e limitadores.
Tenho considerado que a performance de José de Abreu, já abraçada por vários outros políticos aliados, pode funcionar como uma grande oficina terapêutica a céu aberto. E ela tem ficado ainda melhor por contar com a participação do próprio Bolsonaro, que se dispõe a sair de sua posição de Presidente diplomado, para “bater boca” com um presidente fake. Apenas esse fato já nos dá a medida do tamanho do surreal que nos (des)governa, e do quanto a oficina do presidente fake está funcionando. Sugiro que ela não pare, e se amplie.
Por hora, o que podemos fazer para desbancar o Bolsonarismo e seu mito deliroide é isso mesmo: miná-lo. Para tal, precisaremos despertar o maior número de pessoas possível. Acho uma excelente estratégia fazer isso por meio do humor e do teatro do absurdo. O Brasil precisa enxergar sua própria loucura. 
Contra um fake Presidente, nada melhor que um fake concorrente.
José de Abreu pra presidente do Brasil.
E já me ofereço para o Ministério do Alienista.

23 comentários:

Anônimo disse...

Juan Guaido não se nomeou presidente do nada, ele era presidente do Congresso ee segundo a Constituição Venezuelana ele que assume no caso de vacância do cargo. Como a eleição do Maduro foi claramente fraudada, teve 2.000 votos a mais que eleitores, ele simplesmente cumpriu a lei.

E não foi só os EUA que reconheceram ele, mais de 50 países, além da OEA e muitas outras organizações.

Está ns hora da esquerda admitir que Maduro não é um bom aliado e nem eleito democraticamente.

Anônimo disse...

Lola, sou sua seguidora fiel e adoro seu conteúdo! Tenho orgulho de ter uma mulher assim no meu país. Só queria te dar uma dica: não fica retuitando o Renato Rovai, não... sou ex-aluna dele e o cara é um belo d'um machista 90% do tempo...

Marina disse...

14:13, é mta ingenuidade acreditar que o apoio dos EUA ou da Europa ao Guaidó é por conta de fraudes do Maduro. Aliás, diverso organismos internacionais reconheceram que na eleição lá não teve fraude - https://jornalggn.com.br/america-latina/nao-houve-qualquer-fraude-ou-ilegitimidade-na-eleicao-constituinte-na-venezuela-diz-jurista/

Mas enfim, esse não é o foco. Com fraude ou sem fraude, não cabe à um país estrangeiro querer impor um resultado que lhe agrade. No caso, Guaidó agrada aos EUA e à Europa.
Os EUA fizeram isso com o Iraque, fizeram isso com a Síria, fizeram isso no Panamá. Para de ser ingênuo e achar q eles estão preocupados com o bem estar dos venezuelanos. Eles querem é petróleo barato. E se o Brasil parar de ser capacho do Trump, não dá 2 meses pra eles inventarem um motivo pra invadir aqui tbm.
O Brasil, como maior país da América do Sul, deveria ter pulso firme e impedir que os EUA iniciem uma guerra em nosso continente.

Anônimo disse...

E o Ciro atacando a esquerda? Ele disse que Gleisi é chefe de quadrilha.

Anônimo disse...

Pow mas e o Adélio Bispo? Vai ter post?

Rafael disse...

Claramente fraudada?Como a de Bush? Como a de Bolsonaro pelo Judiciário brasileiro?Se foi fraudada os venezuelanos que se virem com isso.

Rafael disse...

Existe uma parte da esquerda que está irritada com a falta de mobilização,com a falta De energia das oposições então essa brincadeira do Ze parece ser á única reação da oposição a esse governo semente.

donadio disse...

"pedem uma oposição séria"

Eu também gostaria de uma oposição séria.

Mas não sei se dá.

Como fazer uma oposição séria a um governo que não é sério?

donadio disse...

"Juan Guaido não se nomeou presidente do nada, ele era presidente do Congresso e segundo a Constituição Venezuelana ele que assume no caso de vacância do cargo. Como a eleição do Maduro foi claramente fraudada, teve 2.000 votos a mais que eleitores, ele simplesmente cumpriu a lei."

Ah, mas a Constituição Venezuelana também diz que ele assume para convocar novas eleições no prazo de 30 dias. Os trinta dias já passaram, ele não convocou as novas eleições, então ele está descumprindo a Constituição.

Ou seja, ele é tão presidente - ou menos - do que o José de Abreu.

Anônimo disse...

Guaidó é Venezuelano e está "se virando": cumprindo o que diz a Constituição, assumindo no lugar de um Presidente, ocupando um cargo vago.

WNC disse...

Lola eu queria que você assistisse e comentasse sobre essa polêmica desse documentário sobre os supostos abusos sexuais cometidos pelo Michael Jackson, eu assisti e fiquei devastado, eu frequento fóruns de cinema e tal e o pessoal tá dividido... mas o que me deixa chocado é a noção clichê que as pessoas AINDA tem de abuso sexual, mesmo em ambientes "progressistas"... sempre estabelecendo umas regrinhas tipo "olha como o Michael sorri com as crianças, ele não pode ser um abusador" ou "porque eles não apareceram antes?", "porque eles não falaram quando tinham 12 anos?", "o Michael foi inocentado", ou "porque eles não choram no documentário?" (na verdade eles choram e tremem, mas em pontos-chave), etc...

Acho que conviver com isso começou até a me fazer mal

PS: Eu sempre "amei" o Michael Jackson, eu até vi o documentário dele no cinema (até hoje o único documentário que eu vi no cinema),,, mas eu amo o artista, eu amo a figura que a indústria criou dele... eu não o conheço... e eu não consigo não dar o benefício da dúvida pros rapazes, eu não consigo não acreditar no relato deles.. de fato hoje eu sinto que nós fomos muito ignorantes e negligentes com o caso, pressionando e assediando as crianças que apareciam pra relatar esses abusos.. hoje eles são todos reclusos, não se pronunciam mais... e eu era ignorante também porque achei que havia só um acusador, mas são oito

Rothion disse...

Horrível que basta a Lola abrir os comentários que surgem os channers nojentos pra fazer ameaça. Vocês não tem mais o que fazer não?

-

E Zé de Abreu lindissimo e poderoso! <3

Anônimo disse...

Ninguém provou fraude na eleição de Bush e o PT tirou a candidatura do Lula e colocou a de Haddad no lugar, concordando com o pleito, então nada disso conta.

Já a de Maduro, organizações internacionais isentas denunciam a fraude:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44192653

https://dw.com/pt-br/seções-vazias-e-denúncias-de-fraude-marcam-eleições-na-venezuela/a-43864165

E Donadio, ele vai cumprir a lei e convocar novas eleições qdo conseguir assumir posse, o Maduro que está impedindo ele.

Anônimo disse...

a) Lola sou sua admiradora quero ver uma palestra sua adoro seus textos.

b) Amo Jose de Abreu estou adorando as escolhas dele Maria do Rosario vice Eduardo Suplicy ministro e etc esta brincadeira e um refresco a nossa realidade pois hje somos governados por um moleque de 12 anos birrento que nao sai das redes sociais

donadio disse...

"E Donadio, ele vai cumprir a lei e convocar novas eleições qdo conseguir assumir posse, o Maduro que está impedindo ele."

Óbvio: ele não é o presidente, o presidente é o Maduro.

Eu também não gosto do rei da Arábia Saudita, mas ele é o rei, não alguém que acha que é o rei porque interpreta incorretamente algum artigo da constituição saudita (se é que eles têm uma constituição). Eu também não gosto do Kim, mas ele é o presidente da Coréia do Norte, e até o Trump sabe disso.

Aliás, já que estamos nesse business de salvar os outros, que tal começarmos a planejar a invasão da Coréia do Norte ou da Arábia Saudita? Parece que a coisa lá também não anda muito boa.

Anônimo disse...

Donadio, ninguém está invadindo a Venezuela, apenas apoiando quem deveria ser o presidente de Direito.

E o povo Venezuelano está com ele, ao contrário dos pífios protestos contra o Temer, os protestos anti Maduro chegam a parar o país e só acabam porque esse usurpador manda o exército neles, isso é a democracia que vc apoia?

https://glo.bo/2VPyTZG

Marina disse...

Meooo deooooss, 08:38!!Abre o olho meu filho!
Várias perguntas aqui:
- Vc selecionou algumas organizações internacionais q disseram que houve fraude. Existem diversas outras que disseram q não houve. Agora, vc usou a palavrinha 'isenta', né. Quem decide quais organizações são isentas ou não?Os mesmos dirigentes que decidiram q a eleição foi fraudada, então o Maduro não é presidente legítimo?
- Da onde vc tirou q o povo Venezuelano está com o Guaidó?Pelo q eu vejo há MTA divisão na Venezuela, o país está pegando fogo, inclusive com protestos imensos pró-Maduro tbm.
- O Maduro não permanece no poder ~apenas pq o exército permanece o apoiando. O governo da Venezuela, desde do Chávez, é intensamente apoiado no povo. O Maduro se afastou um pouco disso, mas tem mta gente lá q ainda o apóia.
A questão aqui é mto mais complexa. E mano, vc tah sendo manipulado.

Recomendo fortemente pra qualquer um que quiser começar a entender essa bagaça toda. E tbm refletir bastante sobre colonialismo e sobre como AINDA somos tds colônias aqui:
https://youtu.be/wGqlBPH0oB0 - parte 1 de uma série q tá explicando a atual situação do país (parte 2 ainda não saiu)
https://youtu.be/MTui69j4XvQ - documentário sensacional que mostra uma pouco da história do governo do Chávez (A revolução não será televisionada)

Anônimo disse...

Marina "minha filha", pra você a BBC e a Reuters não são fontes isentas? Devemos confiar mesmo é em vídeo do youtube ou blogs de pessoas de esquerda; depois o manipulado sou eu.

E não foi só os EUA e União Européia que apoiaram Maduro, vários outros países como Argentina,Peru, Equador etc. Sério mesmo que você acredita que todos eles estão preocupados com os EUA conseguir Petróleo da Venezuala, mesmo a importação deles tenha diminuído drasticamente?

Fontes: http://www.terranacombustiveis.com.br/noticias/clipping/producao-de-petroleo-nos-eua-ja-supera-importacao

https://exame.abril.com.br/economia/eua-vao-exportar-mais-do-que-importar-petroleo-ja-no-ano-que-vem-diz-eia/

Gente boa é o governo Chinês, que se diz comunista mas se aproveita do Capitalismo quando lhe convém e não respeita Direitos Humanos e nem tratados internacionais; ou o Ex espoão da KGB, Militar e Lutador Profissional da Rússia, Pútin, que estão do lado do Maduro. Com certeza eles não querem se aproveitar do povo venezuelano e só estão defendendo o interesse deles! SQN!

Marina disse...

11:28, querido, BBC e Reuters são agências de notícias. Vc leu as matérias q vc mesmo postou?Tá parecendo q não.
Mas vc tah certo, bonzinho mesmo é superpotência militar que larga bomba atômica só pela alegria de vê o cogumelinho formando.

Só pra deixar claro, eu não defendo o Putin, muito menos a China..Daonde vc tirou isso, aliás?
A questão aqui é colonialismo, meu querido. C vc quiser dá uma pesquisada do google aí sobre Capitalismo dependente.
Ah, e outra dica, vídeos de youtube de pessoas de esquerda sempre, ou quase sempre, vem com milhares de referências embaixo. É só ter boa vontade de ler.
Ah sim e o segundo vídeo q eu postei não é um canal do youtube, é um documentário, como eu escrevi. Tô achando qvc não leu sequer meu comentário msm...Enfim, pior cego é aquele que não que ver, não é assim o ditado?

titia disse...

"Como a eleição do Maduro foi claramente fraudada" - diz o sujeito que subiu #soucaixadoisdobolsonaro, aplaudindo e apoiando CRIME ELEITORAL EXPLÍCITO.

"ninguém está invadindo a Venezuela, apenas apoiando quem deveria ser o presidente de Direito" - com base em quê? Maduro foi democraticamente eleito, sem fraude até onde a oposição leite com pera pode provar, de acordo com as leis do país e a vontade do povo (que, quando se trata de defender o nazipalhacinho de estimação dos bozós, deve ser soberana). E sem fraude eleitoral ou caixa 2, como todo mundo já sabe que aconteceu aqui (configurando CRIME ELEITORAL na letra da lei). O único motivo pra Maduro não ter direito de assumir seria, então, a birra estadounidense em não querer pagar um preço justo pelo petróleo.

E antes que venham com "mimimi xisto, mimimi fracking, mimimi EUA compram do Canadá! (que cobra em dólar)", apenas liguem os dois neurônios aí e pensem que os americanos consomem 24,5 barris de petróleo POR CABEÇA a cada ano. Um barril de petróleo tem em média 159 litros. E transformar xisto em petroleo refinado e depois em combustível é um processo caro, muito caro. O que vocês acham que um megaempresário mimado e com a síndrome de se achar dono de mundo da qual os estadounidenses sofrem vai preferir? Pagar preço justo ou molhar as mãos de alguns políticos pra causarem guerras (o que inclusive movimenta uns milhões pra indústria bélica, favorecendo outros megaempresários cuzões) e roubar petróleo já pronto na mão grande?

Vê, se tivéssemos deixado a seleção natural fazer o trabalho dela ao invés de abrir os braços da sociedade para os idiotas com a desculpa de sermos "racionais" e "espiritualmente elevados", o país não estaria essa merda que está agora e eu não precisaria ler esses relinchos.

Anônimo disse...

titia " diz o sujeito que subiu #soucaixadoisdobolsonaro, aplaudindo e apoiando CRIME ELEITORAL EXPLÍCITO."

Eu nem votei em Bolsonaro e muito menos aplaudi Caixa 2 seja dele ou do PT, sou oposição a Bolsonazi mas não sou bitolado e como disse no primeiro comentário, a esquerda só tem a ganhar se afastando desse sujeito.

"com base em quê? Maduro foi democraticamente eleito, sem fraude até onde a oposição leite com pera pode provar, de acordo com as leis do país e a vontade do povo"

Você tem que pesquisar mais, primeiro 'oposição leite com pera' é a brasileira que fica fingindo que tem um presidente e fazendo mimimi na internet, enquanto eles enfrentam o exército nas ruas, e depois a fraude foi provada sim veja só:

"O governo anunciou a participação de pelo menos um milhão a mais de votantes no pleito de domingo (30).
(...)
A oposição já questionava o número de eleitores apresentado pelo goveno. O Conselho Nacional Eleitoral afirmou que 8 milhões de venezuelanos foram às urnas (ou 41,53% dos eleitores venezuelanos), mas a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática dizia que o número não tinha passado de 2,5 milhões (12,4% dos eleitores)."

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/empresa-responsavel-por-sistema-eleitoral-na-venezuela-diz-que-participacao-na-votacao-foi-manipulada.ghtml

Que eleição democrática e sem fraude é essa que os números não batem? Além disso, é amplamente sabido que houve a compra de votos, com o chamado "ponto vermelho", veja que coisa escandalosa:

"Agências internacionais e membros da oposição apontaram irregularidades nos chamados "pontos vermelhos", barracas instaladas pelo partido de Maduro, com objetivo de checar quem votou por meio do "carnê da pátria". O cartão é usado para ter acesso aos programas sociais do governo."

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/maduro-e-reeleito-presidente-da-venezuela-diz-conselho-eleitoral.ghtml

E para aqueles que acham que a população está dividida, saibam 75% não apoiam o governo Maduro, ele se mantém graças ao clientelismo das forças armadas.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/gestao-de-maduro-e-reprovada-por-75-dos-venezuelanos-diz-pesquisa.ghtml

Anônimo disse...

José tem razão, ele é melhor como presidente do que o bozo. Mas qualquer um é melhor do que o bozo, aquele retardado incompetente, lixo entreguista, vergonha da nação.

Vejam o nível dos comentários dos filhos desse endemoniado pela internet, só falam sandices. Triste

Unknown disse...

Oi Lola, amo o seu blog demaaaaais, apenas um adendo que eu acho de extrema relevância.
Houve um equivoco quanto a orientação sexual de Marielle, ela era uma mulher LGBT+ porém era assumidamente bissexual, ocorre muito o apagamento da bissexualidade tanto na sociedade que é heteronormativa, quanto na própria comunidade LGBT+, então seria interessante corrigir esse errinho, nós bissexuais merecemos mais visibilidade no meio rsrs.
De resto adorei a matéria, ótimo trabalho! Tudo de bom pra vc viu!!!