domingo, 3 de março de 2019

DICAS DE UM GANHADOR (E PARTICIPANTE ETERNO) DO BOLÃO DO OSCAR

O Oscar foi domingo passado (alguém ainda se lembra?).
Todo ano eu convido o vencedor do bolão do Oscar pra tripudiar dos outros participantes e explicar como ganhou. Como este ano quem venceu foi o Claudemir, e ele é muito fino pra tripudiar de alguém, publico aqui o seu relato tão carinhoso:

Eu amo tradições e participar do seu bolão é um ritual anual que eu adoro. Lembro até hoje quando descobri que você organizava o bolão e tive que insistir para o meu pai pagar a minha participação. Eu tinha uns 14/15 anos na época e a memória mais remota que tenho é apostar na Abigail Breslin para melhor atriz coadjuvante por Pequena Miss Sunshine e logo depois perceber que ela teria zero chances de ganhar. 
Como você mesma diz, é muito melhor assistir ao Oscar participando do bolão e melhor ainda quando você está indo bem nas apostas. Desde a primeira vez, decidi que a partir daquele momento sempre assistiria à cerimônia competindo no seu bolão. 
Em 2008 tive meu momento de glória ganhando pela primeira vez, porém não recebi dinheiro nenhum já que naquela ocasião o bolão foi exclusivamente gratuito. [Nota da Lolinha: É que eu estava morando em Detroit e não quis fazer bolão pago naquele ano. Acho que o Júlio César ainda não se encarregava de organizar tudo]. 
Não vou negar, uma vez que se ganha o bolão você quer ganhar sempre! Nos últimos dez anos sempre tenho ficado em segundo ou terceiro lugar no ranking final e muitas vezes em primeiro lugar durante a primeira metade da cerimônia, mas depois outra pessoa sempre acabava levando. 
Cá estou eu finalmente ganhando e conseguindo pagar todos os meus boletos com o bolão. Como diria algum coach motivacional, "não é sobre ganhar, é sobre não desistir". Infelizmente esse ano a vida adulta não me permitiu assistir a festa até o final, acompanhei somente a primeira hora. Uma pena, pois a disputa no bolão foi bem acirrada. Fiz as minhas apostas com base em algumas intuições, por exemplo, efeitos visuais, que foi uma categoria decisiva, nos últimos anos foi para filmes fora do circuito dos blockbusters. 
Algumas apostas eram certas como "Shallow" para melhor canção e o Mahershala Ali para melhor ator coadjuvante. Fiquei em dúvida sobre Green Book para filme, mas julguei que Roma não levaria, pois já teria debaixo do braço a estatueta por filme estrangeiro e Green Book me pareceu uma escolha segura que a Academia poderia fazer. Estava fortemente torcendo para que a Glenn Close levasse, mas não foi dessa vez. Acredita que ainda não assisti Infiltrado na Klan!? Dos filmes que vi os meus favoritos são Roma e A Favorita
Claudemir e amigas posando comigo
na UFSC em 2013
Fiquei muito feliz em ter ganhado o bolão! Lembro até hoje quando descobri a sua coluna no A Notícia (depois de anos da minha família assinado o jornal!) e ir atrás de todos os jornais que minha mãe guardava para encontrar todos os seus textos. Até que um dia eu escrevi um e-mail para você pedindo que me enviasse todas as crônicas via e-mail. E você respondeu falando que não era necessário, pois estava tudo em um site. Passei o fim de semana devorando todo o material online. E sem sombra de dúvidas o auge foi conhecer você pessoalmente em 2013! Espero que em breve possamos nos encontrar novamente.

7 comentários:

carolina disse...

Que fofo!

Milla Viecelli disse...

Deisi! Música!

Anônimo disse...

Que maximo

Ibi disse...


Parabéns, Claudemir!
Que "bom" que não assistiu a Infiltrado na Klan, rsss. Corria o risco de tê-lo apontado como melhor filme dentre os oscarizados (porque, na minha opinião, é) e não ter ganho o bolão... É que não era questão de ser o melhor filme, mas acertar o que a academia/indústria premia, né?

Sem brincadeira, Spike Lee foi genial: um tema pesado e delicado tratado com humor!!! E outra prova de que a realidade pode ser mais imaginativa do que a ficção.

Vice também é muito bom! (Pantera Negra ótimo, mas esse todo mundo acho que já assistiu, não precisa muito incentivar, creio...)

Obrigada Lola pelo incentivo para ver filmes. O pessoal mais novinho está perdendo esse hábito.

Grata também a uma comentarista da Lola que indicou o gofilmes.me . Tomando cuidado com os vírus (e com a ressalva ideológica quanto à pirataria, para quem acha que pirata não são os grandes estúdios e donos da distribuição), é uma boa pedida para acesso grátis a filmes recentes.

joana alboy disse...

E uma segunda feira qualquer é descobri essa maravilhosa atividade desenvolvida por uma pessoa que nunca vi é que só sigo no Twitter .senti me arrebatada parabéns Lola vou achar seu blog é ler seu trabalho

Rafael disse...

Claudemir? Claudemito!

Tinúviel disse...

Gente, desculpa a ignorância cinematográfica, mas como assim Abigail Breslin atriz coadjuvante em Pequena Miss Sunshine? Quem era @ protagonista, então?