quinta-feira, 21 de março de 2019

ALGUMAS GRANDES MULHERES DA CIÊNCIA

Como ainda estamos em março, mês do Dia Internacional da Mulher, é sempre bom relembrar ou conhecer grandes mulheres que o patriarcado fez questão de esconder, discriminar, desvalorizar, enterrar. 
Foi meu querido (e antigo) leitor Koppe que encontrou esses desenhos e os traduziu.
Ele sentiu falta de Lise Meitner, que deixou de ganhar o Nobel por puro machismo (e que se recusou a fazer parte do Projeto Manhattan, pois não queria colaborar na criação de nenhuma bomba atômica). 
E onde está Marie Curie, que foi não apenas a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, como também a única pessoa na história a ganhar o Nobel em duas áreas distintas? E as maravilhosas cientistas negras?
Eu gosto de publicar grandes feitos de mulheres porque sempre tem uns homens cretinos que insistem que foram eles que criaram tudo. Primeiro que isso simplesmente não é verdade; segundo que desconsiderar o contexto histórico (mulheres só começaram a poder estudar recentemente) é uma baita desonestidade intelectual (termo que eles adoram usar).
É aquela tal coisa de que nós, mulheres, somos "ingratas com o patriarcado". De acordo com essa lógica, os homens criaram tudo pra gente, e é assim que a gente retribui? Querendo os mesmos direitos?! Onde já se viu?
Pros carinhas que juram que foram homens que criaram tudo, eu sempre respondo, na lata: "E você, hominho? Criou o quê?"

27 comentários:

Anônimo disse...

Qual vai ser a desculpa do povo contra a Lavajato agora? O Paulo Preto é do PSDB foi condenado e o Temer tá preso tbm.

Anônimo disse...

E tem as mulheres artistas cujos maridos/ amantes/ casos roubavam descaradamente a autoria das obras, como a Margaret Keane.

Sempre tem esses mau caráter rondando mulheres de valor

Anônimo disse...

Orgulho desta aqui também, todo o mundo revendo a liberação das armas e aqui os loucos querendo liberar:

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, tem dado um show de humanidade e sido elogiada por sua conduta após os ataques a mesquitas na última sexta-feira (15), que deixaram 50 mortos. Ardern condenou o ataque lembrando palavras ditas no julgamento do nazista Adolf Eichman, em 1961. “Visões extremistas que não têm espaço na Nova Zelândia e, na verdade, não têm lugar no mundo”. Após o massacre, ela fez um pronunciamento em cadeia nacional informando que vai mudar a as leis com o intuito de limitar o acesso às armas de fogo no país. “Agora é a hora de mudar”, disse.

Rafaela L. Falaschi disse...

Oi Lola, muito legal seu post! Você já conhece o nosso projeto www.mulheresnaciencia.com.br ?

Anônimo disse...

Os machos espumam de raiva ao ler um texto desse.
Parabéns a nós mulheres, que lutamos todos os dias para termos igualdade e respeito, a uma um lugar dominado por machos tóxicos

Anônimo disse...

https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/03/5628115-video--pm-agride-violentamente-dona-de-lanchonete-em-jacarepagua.html#foto=4

Lola mais um caso inexplicável de ódio!! O cara acha que pelo simples falto de ser policial, e pela dona do estabelecimento ser mulher ele pode fazer o que quiser!! Esse mundo precisa de amor...

Cão do Mato disse...

"Qual vai ser a desculpa do povo contra a Lavajato agora? O Paulo Preto é do PSDB foi condenado e o Temer tá preso tbm."
KKKKKKKKKK
Paulo Preto?? Quero ver é prender o Aécio, o Serra, o Alckmin, o Jucá...

Anônimo disse...

O Bozo inspirou esses sem noção, eles tão achando que agora vão deixar pra lá os crimes deles. Mas está acontecendo o contrário, a mídia e a sociedade rejeitam esses anormais

Anônimo disse...

Este site é excelente para que quer saber mais sobre as mulheres e sua contribuição histórica:

https://asminanahistoria.wordpress.com/sobre-nos/

Alan Alriga disse...

Excelente post Lola.

Que tal um post sobre as heroínas da Segunda Guerra Mundial

Anônimo disse...

Alan Ariga vc é uma vergonha para a humanidade! Se mata logo seu bosta!

Anônimo disse...

Meus amigos que amam as mulheres, vamos tentar mesmo melhorar e mudar este mundo machista que não é bom pra ninguém, nem pros próprios homens.
O mundo está em constante evolução e mudança, vamos acompanhar esse movimento. Parabéns pra quem sabe evoluir!

Masculinista disse...

Agora os direitistas estão dizendo que o Temer é "petista" porque era vice da Dilma KKKKKK. Não adianta dizer aos idiotas que o Temer TRAIU a Dilma e o PMDB se aliou ao PSDB. Foi o PSDB quem blindou o Temer pra ele não ser investigado, não o PT. Foram os direitistas que foram para a rua com seus patos amarelos gritar "fora Dilma" enquanto defendiam que o temer fosse presidente. Agora que o Temer foi preso, eles ignoram toda a história e afirmam que o Temer era ptista e a culpa dele ter sido presidente é dos esquerdistas. Não tem jeito de conversar com essas idiotas eleitores do Bolsonaro, eles só sabem repetir as mesmas bobagens sem sentido.

Anônimo disse...

21:20, vc usa seu cérebro só no Natal ou no ano novo também? Vc economiza ele nos 363 dias do ano restantes?

Anônimo disse...

Tem as mulheres brasileiras , vejam nesse link uma pequena lista com alguns destaques:

https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/20-mulheres-brasileiras-que-fizeram-historia/

Anônimo disse...

21:20, é só isso que você sabe dizer? Pela sua inteligência e poder de argumentação já vi que você é direitista eleitor do Bolsonaro.

Anônimo disse...

Vcs tem inveja do Alan, são um bando de desocupados, não fazem nada em pró da humanidade. Vocês são escórias, só fazem peso na terra.

Anônimo disse...

Foram mesmo, pq vcs podoram nossos direitos, e mesmo inventando tanta coisa, não passam de sacos de bosta.
Menos os caras desconstruidos.
de resto, vcs sao sacos de merda q não evoluem, logo não precisaremos de vcs nem para procriar, avanço científico.

mh disse...

Podia estar na lista a ENFERMEIRA (não sei o nome e nem foi tão falada assim) do serviço público de saúde que descobriu a relação entre a microcefalia e a epidemia de zika.
Alguém lembra o nome dela? Merece homenagem!

Alan Alriga disse...

É inveja mesmo pelo fato de eu ser de direita militarista conservador e não ser um retardado feito eles.
Aposto que esses lixos não sabem o que é receber um TE AMO de uma mulher além da própria mãe, aposto que não sabem o que é ter amigas que ficam felizes com a sua presença, aposto que não sabem o que é levar uma esguichada na cara ou escutar um "sou toda tua" de uma mulher.
Vocês só sabem bater punheta assistindo porno, morrendo de inveja do ator bombado que está transando com uma mulher, enquanto vocês usam os seus dedos nojentos no pinto atrofiado de vocês.

Marina disse...

08:22, não é não. Acho q vc tah se confundindo com tanto ódio dentro do seu coraçãozinho..

Anônimo disse...

Bozo tirou os lixos do armário,eles vem comutar as inutilidades deles pelos sites,blogs,etc
Ate parece que alguém NORMAL liga pro que esses lunáticos falam

Alan Alriga disse...

Mimimimi mimimimi mimimimi sou um virjão que vem em páginas feministas xingar todo mundo porque tenho um "trauma" de infância bua bua bua

Alan Alriga disse...

Pelo visto você não freqüenta grupos militares sérios; bem eu frequento vários e pode ter certeza nenhum Homem lá pensa dessa forma e detalhe 99% dos membros são de direita e nacionalistas, e as mulheres que freqüentam esses grupos chegam a odiar o feminismo, ou seja grupos 100% sem apoiadores do feminismo e mesmo assim eles não pensam como você.

Everaldo Goes disse...

Mulheres e homens são idênticos. A diferença física é apenas uma forma que a natureza (ou Deus, como queira) utilizou para possibilitar a reprodução.
Elas são tão ou mais capazes. Basta oferecer condições.


https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Valentina_Tereshkova

Anônimo disse...

Bom, os exemplos só mostram pessoas dos países imperialistas, Marie Curie mudou até e nome e foi viver na França, já que as mulheres eram privadas. Será que existem mulheres fora dos países ricos como na Índia, China, Congo ou mesmo no Brasil?

O fato de não terem mulheres antes do século XX é fácil: As mulheres eram simplesmente excluídas da vida social e do conhecimento, sendo que no Ocidente civilizado algumas conseguiram burlar o sistema, pois o que diferencia uma iemenita de uma alemã ou japonesa não é porque tem etnias diferentes, ou meramente porque uma saudita é muçulmana e sim porque as mulheres dos países ricos passaram a ter acesso a tecnologia e nem é preciso ser 'alta ciência'. Saber conduzir um automóvel, ser alfabetizada ou ter uma máquina de lavar em casa já foi um grande avanço.

Denise disse...

Eu adoro essas listas de mulheres que mudaram o mundo! E adoro que agora tem vários livros sobre isso também, inclusive pra crianças. Virou meu livro preferido pra dar de presente, ontem mesmo dei de presente pra uma menina q fez 1 ano o livro da Marie Curie da coleção “Little People, Big Dreams”, que é todo em folha dura e frases simples, especialmente pra crianças pequenas.

Lá em casa temos vários livros sobre mulheres notáveis, e uma das vezes que li com meu filho de 4 anos ele perguntou: “Mas por que só tem mulheres nesse livro?” E eu respondi que são as mulheres que precisam ser conhecidas e valorizadas, porque os homens já o são cotidianamente desde que o mundo é mundo. Aula de patriarcado pra criança, a gente vê por aqui. haha