quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

EMAILS QUE ME DEIXAM CONTENTE

Recebi muitos emails com parabenizações por conta da condenação do Marcelo, entre eles o do Dax:

Tuíte quando estava em
Buenos Aires
Oi Professora, tudo bem?
Me chamo Dax, tenho 31 anos, sou branco, hétero, nascido e criado em Curitiba.
Aqui no Sul, infelizmente, é muito comum ouvir histórias e movimentos misóginos. Talvez o mais famoso seja o movimento separatista “o Sul é meu país”. Chega a ser ridículo.
Mesmo assim, eu nunca havia me deparado com um depoimento tão forte, real e corajoso como seu relato. Não conhecia a história. Cheguei a derramar algumas lágrimas, uma mistura de tristeza e indignação. Fiquei chocado com a história do suicídio e “leve a escória junto”. Como assim?
Aproveito o abraço da Tereza em
Fortaleza para abraçar tds vcs!
Queria emanar boas energias e dizer que você é uma inspiração. Não a conhecia mas vou acompanhar seus textos e ideias daqui pra frente.
Saiba que aqui no sul, a região mais racista e misógina do Brasil, tem um cara branco que, a partir de hoje, em nome das Eloás, Lucianas e Nayaras, você pode ter como porta-voz e multiplicador das ideias contra esse tipo de crime e ódio.
O que eu posso fazer pra ajudar?
Com a maior reverência, desejo-lhe força e paz! 
E destaco este da Mônica:

Lola, 
Me chamo Mônica, sou atriz, educadora, mãe, ativista feminista. Acabo de ler uma.matéria sobre vc e a condenação do agressor Marcelo, no The Intercept.
Essa.matéria chegou até mim através de um grupo de WhatsApp intitulado "Contra o machismo nas artes" que inclui mulheres na maioria artistas, entre outras trabalhadoras, que se reúnem para ouvir e acolher relatos de violências sofridas, expor nomes de abusadores e realizar boicote a projetos destes (não convidá-los para outros projetos, por exemplo), e compartilhar de referências e espaços diversas ferramentas de estudo. Nosso desejo é realizar ações como performance, assembleias, e outras rodas de mulheres onde possam ser escutadas e defendidas. 
Estou voltando agora de um ensaio-reunião com a Coletiva Elas, em SP. Nosso tema de projeto é a dominação masculina, e as formas já conhecidas e outras recém-inventadas pelo sistema patriarcal para (tentarem) continuar a nos subjugar. 
No nosso ensaio, lendo um texto de Andréa Dworkin, falamos sobre Eloá, a ideologia presente no mito Aquiles (glorificado pelo terror realizado), o assassino de Realengo, a questão do armamento e cultura da violência no documentário Tiros em Columbine, episódios de abuso e inversão de narrativas nas eleições, em João de Deus, etc. 
Estou nesse momento escrevendo na estação Luz. (Já passou tempo entre a leitura da matéria e eu abrir o celular para te responder). 
Outro abraço apertado: este, em
Quixadá
Sinto uma necessidade gigante de te saudar. De te abraçar (mesmo que virtualmente) De dizer: MUITO OBRIGADA, PARCEIRA! Que bom que vc existe. Que bom que vc não perdeu a sanidade! Que bom que seu marido é íntegro! Que maravilhoso que NEM.TODAS as narrativas de agressão terminam com a coroação do macho agressor..
Eu estou sem palavras, emocionada, lúcida, e com mais energia do que nunca para continuarmos os necessários enfrentamentos. 
Eu só escrevi imediatamente para vc saiba que aqui, em São Paulo, vc tem uma mana que te admira, te apóia. Incondicionalmente. Em todos os segundos. 
Gratidão, gratidão, gratidão. Por ser quem és, e por permitir que mais pessoas se fortaleçam ouvindo-te. 
Eu nem evangélica sou, mas lembro aqui uma frase atribuída a Jesus na bíblia. "Quem quiser salvar a própria vida- perde-la-á". 
Vc não teve dedos com sua própria pele. Vc não se protegeu acima de tudo, e pensou no seu bem estar individual apenas, na sua sobrevivência. (Seria legítimo ter se escondido), mas vc foi além. Vc não se limitou a uma ilusão neoliberal de "pensar só em si". 
Vc foi adiante, por Nós Todas. 
Como não amar incondicionalmente alguém que nunca vi por este gesto inteiramente ético? 
Um futuro melhor existe porque vc existe. 
Sim, sei q "nem todas" as denúncias prendem o agressor, e nem todos os resultados judiciais são favoráveis à mulher agredida, violentada, morta. (Nem mesmo as mortas, que pagaram com o preço da vida!, Nem mesmo elas e seu corpo mutilado são uma "garantia para" a acusação do agressor. O.J.Simpson, e etceteras). 
Vc foi por todas, e este gesto, eu com 40 anos agora, JAMAIS vou esquecer. 
Muito obrigada por vc existir.
Vida longa a ti e aos teus! 
Seja Muitíssimo e sempre protegida e fortalecida tua família! 
Axé! 

14 comentários:

Anônimo disse...

O melhor dessa história do Marcelo é saber que ele é só o primeiro de uma longa lista de criminosos que serão presos.
Comemoramos essa boa notícia

Marina disse...

Realmente Lola, vc merece todo o agradecimento e admiração do mundo!!
Muito obrigada novamente pelo seu blog e por todos os ensinamentos!Você é fodaaaa!

Anônimo disse...

O que há de se comemorar com esta condenação? Já disse várias vezes que um cara desses aí é um simplesmente um psicopata e iguais a ele há milhares, e o que é pior, provavelmente outros iguais a ele não se intimidarão por verem sua condenação e irão desenvolver outras táticas para espalharem mais ódio. Como você freia um portador de transtorno mental? Acham que eles ficaram com medo?

Anônimo disse...

Ninguém solta a mão de ninguém! Ninguém solta a mão de ninguém!

Muito bom, Lola.

Anônimo disse...

O problema está em misturar conceitos na definição do que é machista e psicopata. Sei que muitas vão dizer que o machismo por si poderia ser definido como psicopatia, mas não é. Entendo que o machismo é construindo por uma imposição de valores deturpados, mas que se pode modificar com o tempo. Em relação a transtorno de personalidade é mais complexo.

titia disse...

Também mando um abraço pra tu, Lola, e muita admiração e respeito! Mulher, você fez de mim uma pessoa melhor, mais corajosa, mmenos preconceituosa, mais atenta, menos gado. Você abriu os meus olhos para as verdades graves da vida, me ensinou a empatia ao mesmo tempo em que me ensinou a ter força pra não deixar que o mundo me atropele. Você me tirou do conformismo cego e me deu armas pra lutar por mim mesma e por outras. Obrigada, Lola!

Anônimo disse...

É sempre bom saber que várias pessoas apóiam a Lola e manifestam esse apoio.

Pode estar certa Lola de que muitas pessoas , bem mais do que as que comentam, acompanham seu blog e estão sempre torcendo por vc

Anônimo disse...

Nós somos todos brasileiros, gente.
Vamos todos nos unir para fazer um país melhor para todos.

Anônimo disse...

Lola, parabéns! Essa vitória é merecida e a lei levar o teu nome é o desfecho lógico disso tudo. Teu blog muda vidas, sacode certezas, nos faz pensar. Obrigada, obrigada, obrigada!!!

Ana disse...

Fiquei muito emocionada, especialmente com a carta da Mônica. Acho que ela retratou bem o significado dessa luta, que é sua e é nossa, e dessa condenação -- e como é possível a gente amar e ter carinho por uma pessoa que a gente nem conhece pessoalmente (sinto esse afeto também). Muito obrigada, Lola. Realmente, você faz uma diferença enorme no mundo! Muito do que sou, e do que quero me tornar ainda, devo a você, cujo blog acompanho há uns 9 anos. Beijos!

Anônimo disse...

Amo quando a Lola volta e apaga esses posts inúteis desses zeros à esquerda sem vida própria que ficam vomitando as idiotices deles aqui.

Felipe Roberto Martins disse...

Adoro o Blog! Continue!

Anônimo disse...

Vc realmente mudou e muda a vida de muita gente pra melhor! Obrigada por tudo, Lola, vc é o máximo <3

Anônimo disse...

Não sei se ficaram com medo, mas que foi um duro golpe no ego, ah isso foi!