segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

AINDA SORRINDO DE ORELHA A ORELHA

Uma jornalista do Metrópoles, de Brasília, pediu uma entrevista sobre a condenação a 41 anos de prisão do mascu Marcelo. Eu respondi por email, mas não sei se publicaram. Então publico aqui. 

Pergunta: Como as ações de Marcelo Valle mudaram a sua vida?
Resposta da Lola: Eu não deixei de fazer nada do que fazia antes, não mudei nada da minha rotina. O principal foi que esses ataques e ameaças gastaram muito do meu tempo. Precisei acompanhar a vida miserável de vários rapazes frustrados sem nada a agregar para a sociedade. Foram muitos ataques, pelo menos desde 2011. Sem querer, virei especialista em mascus (abreviação que dei para "masculinistas", que não são nada além de misóginos, racistas, homofóbicos, em grande parte neonazistas). 
Um dos muitos quadrinhos
de ódio publicados no chan
Quando, no início de 2014, Marcelo me enviou o link para o chan (fórum anônimo) criado por ele, eu fiquei na dúvida se queria mesmo ver aquele conteúdo com tanto ódio. Ele me mandou o link para que eu pudesse ler as ameaças e planos mirabolantes que ele e sua quadrilha fariam diariamente contra mim, minha família, e outras pessoas. Eu pensei: quero ter todo dia essa exposição ao ódio, mesmo sabendo que a maior parte das ameaças não vai se concretizar? Ou é melhor deixar pra lá, não pensar nisso, e correr o risco de ser pega de surpresa? Optei pela primeira alternativa. Infelizmente, ignorar o ódio não fará com que ele desapareça.
Como se sentiu após a condenação dele?
Muito feliz, sorrindo de orelha a orelha. Na realidade, fiquei muito feliz mesmo no dia 10 de maio deste ano, quando Marcelo foi preso pela Operação Bravata, após cinco anos ininterruptos de impunidade. Minha vida melhorou bastante após a sua prisão, já que uma pessoa que tem como missão me destruir finalmente foi excluída. O que veio depois, os habeas corpus negados, as justificativas nas negativas (reconhecendo a perseguição que sofri e minha importância na investigação e prisão de Marcelo), e agora a condenação, foram bônus. 
Prisão de Marcelo em 2012
Quando Marcelo foi preso, a PF disse que os crimes dele, somados, já chegavam a 39 anos. Agora ele foi condenado a 41 anos. Lógico que ele vai recorrer. Vamos ver quantos anos ele ficará preso, que é o que importa. Espero que sejam muitos, e muito mais que o tempo que ele ficou preso na sua segunda condenação, em 2012 (ele foi condenado a 6,7 anos, e só ficou na cadeia 1,2 meses; na sua primeira condenação, por racismo, em 2009, ele alegou insanidade mental e não chegou a ser preso). Ele não está apto para conviver em sociedade. Quando sair da prisão, voltará a fazer o mesmo que faz há tantos anos -- ameaçar, atacar, difamar, caluniar, tentar incriminar pessoas que ele não gosta, e tentar convencer homens frustrados como ele a matar essas pessoas.
A condenação de Valle coloca um ponto final nos "mascus"?
"Campanha" mascu
contra a condenação
de seu líder
Não, infelizmente não. A quadrilha que ele comanda ainda está solta. Em 15 de junho, um mês depois de sua prisão, um rapaz chamado André, codinome Kyo, que era comparsa de Marcelo no mínimo desde 2011, e que inclusive foi moderador do seu chan durante anos, disse no fórum que não aguentava mais sua vida e que iria se matar. Ouviu em troca o típico "leve a escória junto", ou seja, antes de se matar, mate "gente que não presta" (que para mascus são mulheres em geral, feministas em particular, gays, lésbicas, negros, esquerdistas). E foi o que André fez: na mesma noite, saiu às ruas da pequena cidade onde vivia, Penápolis, no interior de SP, assediou duas mulheres que nunca tinha visto antes, e atirou na nuca de uma delas, covardemente, pelas costas. Em seguida, ele se suicidou. Ela ficou vinte dias internada na UTI e morreu. 
Para mascus, Marcelo é apenas um
troll preso por "crime de opinião"
Algumas semanas depois, o chan migrou para a Deep Web, ou seja, não está mais acessível. Mas a quadrilha continua fazendo planos e enviando emails com ameaças de morte e de atentados terroristas a várias mulheres. Muitos outros mascus ainda precisam ser presos. Fora isso, a ideologia misógina que mascus defendem deve ser constantemente combatida. Já se sabe que a misoginia é a porta de entrada para ódios ainda mais pesados na internet. É como se recrutam homens para virar terroristas, por exemplo -- através do convite inicial de que "aqui você estará livre para odiar mulheres".
Como a sociedade pode se proteger de tipos como Marcelo?
Marcelo, preso, e
Emerson, foragido na
Espanha: voltaram a
ser grandes amigos em
janeiro de 2016
(brigaram no final
daquele ano)
A sociedade precisa saber que ameaças fazem parte da rotina de ativistas, e se revoltar contra isso. Não é aceitável que mulheres, feministas ou não, sejam frequentemente ameaçadas de estupro. Não é possível que a sociedade considere aceitável feministas e suas famílias serem ameaçadas de morte e estupro por defenderem direitos das mulheres. Na internet, muita gente ainda acha que, quando protestamos contra ataques, estamos nos "vitimizando". Muita gente acha que ligamos ao sermos chamadas de barangas, mal-amadas, gordas etc. Se fosse só isso... Há uma diferença enorme entre insultos e ameaças. É fundamental que as corporações que dominam a internet (como Google, Facebook, Twitter etc) façam das redes sociais um espaço seguro para mulheres e demais grupos historicamente oprimidos. Para tanto, precisam agir com rapidez para banir páginas de ódio e também sites que criam e divulgam fake news. Além do mais, no que diz respeito aos usuários, vale sempre a regra de jamais divulgar sites de ódio, apenas denunciá-los, sem ajudar a espalhar seu conteúdo. E também: não basta combater o ódio. Temos também que espalhar páginas de luta e resistência. E creio que, no dia a dia, o humor pode ser uma ferramenta eficaz para ridicularizar a ideologia de ódio dos mascus.
Você acha que a polícia demorou a entrar no caso? Por quê?
Creio que sim. É difícil dizer, pois a polícia não costuma se comunicar com a sociedade, não fala sobre o andamento das investigações, na maior parte das vezes sequer fala se está havendo investigações. Senti muito o silêncio da polícia em 2011, quando as denúncias contra o site de ódio de Marcelo chegaram a 70 mil na Safernet, e entre maio de 2013 e maio de 2018, período em que Marcelo voltou a fazer o que fazia antes de ser preso. Eu passei vários anos mandando prints e emails para a Polícia Federal, para finalmente receber um email da divisão de direitos humanos dizendo que iriam investigar, e um outro email, poucos meses depois, de um superintendente dizendo que houve um erro e que a PF não iria investigar, já que, segundo ele, a PF só investiga casos em que o Brasil é signatário internacional, como racismo e pornografia infantil. 
O que sei é que foi difícil saber onde denunciar. De janeiro de 2012 a abril de 2017, registrei onze boletins de ocorrência. A maior parte foi aberta na delegacia civil. Alguns foram na delegacia da mulher. Finalmente, após cinco anos, o inquérito foi aberto da Delegacia da Mulher. E, depois, foi mandado para a Polícia Federal, pois a DEAM não tem estrutura para lidar com crimes cibernéticos. Com a Lei Lola, sancionada em abril deste ano, a PF tem a obrigação de investigar misoginia na internet. Já é um grande avanço. Mas ainda precisamos nos reunir com a PF para saber como denunciar, em que casos, através de que canal.
Teme que no governo Bolsonaro páginas como essa se repliquem?
Sim. Um fator decisivo nas eleições de outubro foi o uso de disparo de fake news no Whatsapp. As corporações não souberam evitar essa prática criminosa. Bolsonaro foi eleito, em grande parte, graças a essa ferramenta. Pelo jeito, o STF não fará nada. Continuaremos tendo milhões de robôs determinando o que estará nos Trending Topics do Twitter, por exemplo. Se não houver qualquer punição, por que eles irão parar? É óbvio que eles usarão esta prática que deu tão certo em outras eleições também, e é óbvio que o problema não começou agora nas eleições. Trata-se de um plano muito bem sucedido da extrema-direita no mundo todo. Nós, ativistas de direitos humanos, combatemos o ódio. E essas páginas todas nos combatem. 
Num governo de extrema-direita como o de Bolsonaro, páginas que atacam ativistas serão muito úteis. Afinal, Bolsonaro disse no seu pronunciamento depois de vencer o primeiro turno que acabaria com o ativismo no Brasil. Ainda não sabemos o que ele quis dizer, mas, a julgar pelo ódio do seu exército, podemos ter uma ideia. Marcelo era um desses bolsominions, um entre muitos. Não estou dizendo que os 57 milhões de eleitores de Bolsonaro são lunáticos como Marcelo que querem literalmente matar mulheres, gays e negros. Mas estou dizendo que todos os mascus apoiam Bolsonaro, e faz tempo, desde 2011. Por que será? O que no seu discurso atraiu homens que vivem do ódio?

22 comentários:

Anônimo disse...

Estranho que ele não foi condenado pelo STF, aliás nem teve recurso julgado portanto está em situação muito melhor que o ex Lula, mais o povo que grita "Lula Livre" e diz que a prisão fele é ilegal porque ainda não foi transitada comemora. Ou seja, prisão ilegal é prisão de quem eu não gosto! Independente de culpa, acho que esse mala tem que tá preso mesmo, eu acho que lugar de bandido é na cadeia, seja esse Marcelo, o Aécio ou Lula!

Anônimo disse...

Lei Lola em ação , fazendo com que mascus psicopatas que façam apologia a tortura, estupro e assassinato de mulheres, gays e trans vão pra cadeia ainda mais rápido

O mundo muda e vai pra frente , mesmo que sempre vá existir uma gentalha maligna e de ma-fe.

titia disse...

Marmelo foi preso e o resto da quadrilha tá se cagando de medo de serem os próximos. E, independente do que falem na internet, continuarão sendo fracassados intelectual e emocionalmente, que precisam pagar para pdoer transar e não conseguem que uma mulher lhes dedique cinco minutos de atenção sem oferecer algum tipo de compensação financeira em troca.

Vão continuar sendo lixo. Nada vai mudar isso. E eles sabem disso. Motivo pelo qual ficam fazendo birrinha na internet. Mas sabem que vão continuar sendo lixo.

"Estranho que ele (nazipalhaço) não foi condenado pelo STF, aliás nem teve recurso julgado portanto está em situação muito melhor que o ex Lula"

Claro que não foi condenado. Ele votou a favor do STF e seus ministros roubarem os cofres públicos à vontade enquanto o povo passa fome e morre por falta de médico no hospital, enquanto Lula e Dilma nunca aprovaram esse saque generalizado ao povo - Dilma, aliás, sofreu golpe justamente depois de vetar o aumento pros parasitas de toga. Mas os bozós já sabem disso e não se importam. O que querem é ter suas inexistentes masculinidades reafirmadas por um sujeito que bota merda pela boca a granel mas cuja masculinidade é tão inexistente quanto a deles.

Claro que não adiantou de nada. A masculinidade dos bozós continua tão inexistente quanto a do Boçalnazi e da sua família de enrustidos que não sabem se querem dar mais pro Lula ou pro Trump.

Sonado Alaikor disse...

Após estes anos todos que acompanho o blog, fico mais que feliz em ver ele preso. Há gente que infelizmente não tem condições de viver em sociedade, gente que representa uma ameaça, e este é um desses casos.

Infelizmente ainda haverá muita luta, com nossos atuais gestores essa luta talvez fique mais difícil ainda com todas e todos tendo de ter muita força de vontade para continuar tendo sobriedade nessa estrada das lutas sociais.

Espero que sua luta e essa vitória contudo sirva de inspiração para que a luta siga viva em meio a tempestade vindoura ^^

Anônimo disse...

Titia o comentário de 10:47 não foi sobre o Bolsonaro, foi sobre prisão antes de sentença transitado em julgado. A Lola e muitos dos que estão comemorando a prisão desse Marcelo, que eu nem conheço e não tô nem aí pra ele, não acham a prisão dele inconstitucional mesmo ele ainda poder recorrer, mas quando se trata do Lula, que já teve a condenação confirmada e vários recursos negados, eles dizem que é inconstitucional só porque defendem ele.

Em Direiro Penal não tem 2 pesos e 2 medidas, ou é legal prender enquanto cabe recurso ou é ilegal - e isso pro Lula, Marcelo, Temer, ladrão de galinha etc.

Anônimo disse...

Essa última tirinha está querendo dizer que nós, Integralistas, estamos no mesmo nível de estupradores, ku klux klan e neonazistas? Isso é calúnia e das brabas, isso pode dar processo, e você por compartilhar esse tipo de coisa, entraria no balaio, Lola. Apague antes que se arrependa.

Diaba disse...

Que eu saiba Lula não ameaçou a vida de ninguém e teve oportunidade de fugir e não o fez.
O Marcelo representa risco de fuga e também risco à vida de várias pessoas.

Marcelo ainda pode recorrer, mas com base em quê se ele além de culpado é reincidente?

Enquanto isso faço macumba pra ele se manter preso.

titia disse...

15:05 integralismo é apenas o apelido brasileiro do fascismo. Veja aqui sobre o importador dessa ideologia maldita, Plínio Salgado:

"(...) Nas eleições de 1930 apoia o candidato da situação Julio Prestes. Não termina seu mandato de deputado, viaja para o Oriente médio e à Europa. Na Itália conhece Mussolini e se impressiona com o ideal fascista.

É também a partir de 1932 que Plínio inicia a sequencia de ações que darão resultado na criação da Ação Integralista Brasileira. Plínio idealiza um movimento partidário, com posicionamento político de extrema-direita e inspiração fascista. Sob o lema de “Deus, Pátria e Família” Plínio Salgado Lança em o Manifesto da AIB em outubro de 1932."

Fonte: https://www.infoescola.com/biografias/plinio-salgado/

Vocês e os fascistas SÃO a mesma merda. E, surpreendendo um total de 0 pessoas, constatamos que o tal "cidadão de bem" não é novidade e não presta desde que algum idiota cercou um pedaço de terra e disse "isso é meu e pronto".

titia disse...

14:53 é mesmo? Então por que Fernandinho Beira-Mar foi preso e Aécio Neves não? Por que Onyx Lorenzetti não está em cana? Por que seu mico, que confessou o crime de sonegação com a própria boca, não está enrolado na justiça? Fofo, esqueça: ninguém aqui, ao contrário de você, vive com a cabeça enfiada no cu pra não admitir que fez bosta.

Anônimo disse...

Sou a favor do Marcelo cumprir integralmente seu tempo em regime fechado, bem como quase todo criminoso. Progressão de pena só para casos de crimes leves e réus primários.

titia disse...

Ora, 17:15, aprecio muito a sua disposição de admitir que é um bosta fascista na cara e na coragem, ao contrário dos que saíram do armário e continuam dizendo que não são fascistas - afinal, bosta não deixa de ser bosta só porque não está na privada.

Anônimo disse...

Não vale a pena deixar essa caixa de comentários aberta , muito sem noção que não acrescenta nada fica por aqui , eles são uns losers sem vida própria mesmo.
O melhor dessa história do Marcelo é saber que ele é só o primeiro de uma longa lista de criminosos que serão presos.
Comemoramos essa boa notícia

Anônimo disse...

Toda sociedade ganha com a prisão desses psicopatas eles são seres inúteis, só desejam fazer o mal a gays, trans , mulheres etc

Comemorando por aqui

Anônimo disse...

O que são integralistas?

A semelhança entre o Lula e o Marcelo é que ambos representam perigo enquanto soltos, por isso estão presos apesar de no caso do Lula caber recurso em 3º instância, onde caso o STJ discorde do TRF-4 e enxergue “vícios” e ilegalidades na sentença, Lula poderia ter a pena diminuída ou mesmo anulada.

Anônimo disse...

Para mim o Lula é corrupto (opinião, achismo, considerando que ele fazia parte do "sistema" no mais alto escalão, como Bolsonaro está agora), mas o julgamento dele foi claramente manipulado.

Creio que para justificar suas próprias consciências, os envolvidos no julgamento alegaram para si mesmos estarem recorrendo à meios não ortodoxos por um bem maior (na cabeça deles, para o bem do Brasil), como se o fim justificasse os meios. O medo deles, convictos (não temos provas, mas convicção) de que o Lula é corrupto, era de que se seguissem os trâmites ortodoxos da justiça, ele escaparia da punição através da sua eleição para presidente, e de posse do poder, fosse mais rigoroso no aparelhamento do Estado (o medo da tal ditadura petista).

Anônimo disse...

Gente, para se se iludir, o processo do Lula não foi irregular e ele não foi preso sem provas! Misturaram uma fala do Janot explicando o que são provas cpn outro procurador pra inventar essa Fake News de que ele "não tinha provas, tinha convicção". A própria ONU reconheceu a prisão de Lula como legal, embora tivesse sugerido que ele mantenha os Direitos Políticos e pudesse se candidatar, mesmo preso.

Duvidam? Se informem melhor:

Www1.folha.uol.com.br%2Fpoder%2F2018%2F05%2Fconselho-de-direitos-humanos-da-onu-rejeita-pedido-de-liminar-de-lula.shtml

titia disse...

07:24 integralistas são os fascistas brasileiros. Nada mais, nada menos.

Esses eleitores do Boçalnazi só sabem falar de Lula, incrível. Nenhum outro governo desse país nos últimos 50 anos começou o mandato fazendo cagadas homéricas logo na primeira semana de posse, nem mesmo o famigerado Collor, e os minions envergonhados só sabem falar do Lula. Mas claro, né, vão defender o mico deles como se eles mesmos já admitiram que o nazipalhaço é um merda e vai foder o país inteiro?

Anônimo disse...

"Mas estou dizendo que todos os mascus apoiam Bolsonaro, e faz tempo, desde 2011." Discordo em partes, pois o Marcelo tinha vários perfis fake no Orkut entre eles um denominado Ministro Cláudio e o mesmo era membro e comentarista ativo tanto em comunidades abertas ou grupos fechados como nos blogs ou páginas de conteúdo violento ou misógino, isso desde 2004,2005, pois o avanço tecnológico e a facilidade de acesso aos mesmos, fora que muitos são profissionais ou tem bons conhecimentos na área da tecnologia da informação, deu espaço e voz para pessoas tóxicas, doentias, psicóticas como o Marcelo. Quanto apoio ao Bolsonero? Isso não é de hoje e faz tempo, pois vários blogs, páginas de conteúdo misógino, racista e violento tem em seus administradores ou membros admiradores dele e dos bolsoneros filhos, mas o grande problema é achar que esta turma ficou receosa devido ao massacre do Realengo, infelizmente não, pois ficaram apenas mais precavidos, atentos e em silêncio para haver uma estratégia certeira e saírem como ilesos. As comunidades abertas e a invasão desses tipos geralmente agressivos, ofensivos, verborragicos, virulentos foram bem instruídos pelo cambalacheiro metido a filósofo e conseguiram arrebanhar alguns vulneráveis, fracos ou doentes mentais nestas comunidades do Orkut, porém com temática diversa como música, jogos, esportes, etc, eram grupos abertos para o público em geral. Os blogs do Silvio Koerich, Doutrinador e comunidades fechadas no Orkut os administradores e seus membros eram admiradores fanáticos do Bolsonero e do Cambalacheiro fora o Nessahan Alita.

Anônimo disse...

É um absurdo pensar que esse cara estava há mais de 13 anos publicando e apoiando conteúdo violento e misógino na internet, depois passou a ameaçar pessoas,incentivar estupros e todo tipo de violência contra a mulher e só foi condenado há tão pouco tempo. E reparem que pelo que sei as investigações só foram pra frente depois da GLOBO ter gravado ele é o mesmo ter postado conteúdo racista e feito ameaças ao repórter. E a PF só foi investiga-lo depois que ele ameaçou o reitor de uma universidade.
Ou seja, apesar de tantos anos de ameaças a mulheres ele só foi efetivamente investigado e depois preso após ameaçar dois homens e o patrimônio público, quando configurou terrorismo doméstico.

Anônimo disse...

Vc precisa ler e conhecer as leis antes de escrever besteiras...
Pesquise as possibilidades prisão preventiva antes da decisão do STF - que foi tomada para atingir Lula.
Ai vc verá que prisão preventiva segunda instância já era prevista para alguns casos, como o do mascu em questão, mas não para o caso do Lula.

MVR disse...

"Um fator decisivo nas eleições de outubro foi o uso de disparo de fake news no Whatsapp. As corporações não souberam evitar essa prática criminosa. Bolsonaro foi eleito, em grande parte, graças a essa ferramenta"

Até o momento não existe qualquer evidência de que empresas compraram disparos de zap ilegalmente.

A "Foice" de SP fez uma matéria tendenciosa, onde não apresentou prova nenhuma - até hoje não mostrou um único contrato.

Acho leviano jogar a culpa em um espantalho, inclusive é uma injustiça com quem dialogou e fez campanha sem receber nada em troca, apenas por acreditarem que Bolsonaro seria o melhor para governar o país após 16 anos de governos de esquerda.

Anônimo disse...

Confesso que estou mt pouco informado sobre o caso. Mas irei me informar para (se puder) dar uma opinião minimamente coerente.