sábado, 3 de novembro de 2018

A VERGONHA DA ELEIÇÃO DE BOLSONARO

Nem lembro mais o que escrevi no outro post, mas lembro que prometi terminá-lo, então lá vamos nós.
Por que perdemos? Acho que a esquerda em geral não sabe jogar o jogo deles, por termos ética. Não conseguimos descer ao nível deles. E não me venham com essa de que "os dois lados usaram fake news". Usaram uma ova. Enquanto o PT dizia que Bolso poderia acabar com o 13o (baseado não numa mentira, mas no plano neoliberal de Paulo Guedes, na declaração do vice de Bolso, e na insistência dos bolsobots em defender esse plano, dizendo que era melhor ganhar o salário em 12 vezes que em 13), na véspera do 2o turno os reaças estavam espalhando coisas como Haddad estuprou uma menina de 11 anos.
Enquanto o PT dizia que Bolso poderia acabar com o Bolsa Família (baseado nas dezenas de declarações que Bolso fez ao longo da sua vida contra o programa, tachando-o como "bolsa esmola" e "coisa de vagabundo"), a usina de mentiras da direita inventava a "mamadeira de piroca" (jurando que crianças na creche bebiam dessa mamadeira "pra se acostumar"). 
Enquanto o PT dizia que Bolso iria aumentar o imposto pros mais pobres (baseado na afirmação de Guedes de cobrar 20% de todo mundo, rico ou pobre), a direita prometia que o PT fecharia todas as igrejas e seu guru Olavão associava Haddad à pedofilia e incesto (e, quando Haddad pediu que a Justiça proibisse essa calúnia absurda, um juiz determinou que era só liberdade de expressão). 
É mais uma notícia falsa cair no conto de que os dois lados usaram fake news. Tão falsa como aquela narrativa de que foi uma eleição entre dois extremos, quando só existia um (a extrema direita). Tão falsa como aquela velha de "o feminismo é o oposto do machismo", como se um não fosse uma luta legítima e necessária contra opressões que dilaceram o mundo. 
Só até o dia 25 de outubro, um levantamento mostrou que, dos 123 boatos que as agências de checagem se ocuparam de desmentir, 104 eram contra Haddad, e só 19 contra Bolso. A reportagem da Folha provou o esquema do Caixa 2 usado para efetuar disparos de mensagens contra o PT no WhatsApp. Qualquer pessoa que usa Twitter pode ver o verdadeiro exército de robôs de Bolso, usados para lançar e manter trending topics e para xingar qualquer um que ousasse escrever qualquer coisa contra o candidato. No semana anterior ao 2o turno, um estudo da FGV mostrou que cinco em cada sete tuítes favoráveis a Bolso eram gerados por máquinas, não por pessoas (o que é proibido pela legislação eleitoral). 
Mais recentemente, uma pesquisa revelou que 90% dos eleitores de Bolso acreditaram nas mentiras que sua campanha divulgou sobre o adversário. Por exemplo: 85% dos seus eleitores foram expostos à notícia falsa do kit gay, e só 10% não acreditaram nela (algo que nunca existiu, mas que é apontado como o mais danoso à reputação de Haddad). 75% acreditaram que Haddad era pedófilo e pró-incesto, 74% acreditaram que as urnas eletrônicas são fraudadas (quem deveria acreditar nisso é a esquerda, já que no primeiro turno um monte de reaça aventureiro que nem aparecia nas pesquisas para senador e governador se elegeu ou passou pro 2o turno). 
Considerem que para a maior parte do eleitorado de Bolso a grande ferramenta que eles usam para se informar é o WhatsApp, e vocês começam a mensurar o tamanho do estrago. Pra mim, não há dúvida alguma que as fake news foram determinantes nestas eleições. Mas ainda restam perguntas: quem as financia? Só empresas nacionais ou internacionais também? Fica por isso mesmo? Alguém será responsabilizado? Como ganhar deles?
O fundador da Avaaz declarou: "Não podemos deixar que a criptografia do WhatsApp seja uma "terra de ninguém" para atividades criminosas. No mínimo, o WhatsApp deveria ter como padrão uma 'proteção contra a desinformação', dando aos usuários a opção de protegerem suas democracias e a si mesmos das fake news. 
Eu já disse e repito: nossas eleições servirão como "estudo de caso" em todo o mundo sobre como manipular os votantes através de inúmeras mentiras.
A esquerda é tão burrinha e honesta que nem pra explorar um tema rentável para as teorias das conspirações como a facada (ou fake-a-da) de Bolso ela serviu. Imagina esse assunto nas mãos deles. 
E, óbvio, eu me incluo ao dizer que somos burrinhos e honestos. Eu lembro quando, pouco antes do nosso belo movimento #EleNao no dia 29/9, eu alertava para que nenhuma ativista fizesse performances polêmicas que pudessem ser usadas pela campanha de Bolso. Nem me passou pela cabeça que, independente do que fizéssemos, a narrativa seria contada por eles na base da pura mentira. Imagens de outras manifestações e de outros países foram utilizadas para difamar a nossa história. 
E lógico que as fake news não acabaram. Os robôs não foram embora. Ainda temos que aprender a lidar com as mentiras. Pelo menos agora sabemos que esta foi e será a principal tática de Bolso, não? Não podemos cair nesse jogo. A cada retirada dos direitos da população, o fascista e seus bolsobots de estimação lançarão uma cortina de fumaça. Bolso dará alguma declaração bárbara ou declarará guerra contra a Venezuela (depois ele desmentirá), e todos nós seremos cobrados a falar unicamente nisso, enquanto a Petrobrás tá sendo doada pros gringos, por exemplo. 
Sobre o passado
Se Lula pudesse ter sido candidato, ele se elegeria, provavelmente no primeiro turno. Pelo menos é o que todas as pesquisas apontaram durante meses. Claro que não dá pra saber ao certo. Afinal, as fake news que funcionaram tão incrivelmente bem contra Haddad poderiam também funcionar contra Lula. De toda forma, a mídia internacional viu a notícia de que o principal responsável por Lula não poder sair candidato ser recompensado com um super ministério como algo digno de republiqueta das bananas. 
O PT errou ao insistir em manter Lula candidato até meados de setembro? Também é difícil dizer. Eu fui uma das mais impacientes com essa história, queria que Haddad fosse lançado logo. Mas havia a chance que ele não deslanchasse. (Agora eu acho que o PT erra demais ao manter o "Lula Livre" como uma de suas principais bandeiras). 
Sobre Ciro Gomes, eu não aguento mais ler análises furadas de que o PT criou Bolso, que o PT elegeu o monstro. Isso é culpar a vítima, pô! Lula convidou Ciro para ser seu vice e Ciro não aceitou. Se tivesse aceitado, teria estado no lugar de Haddad. Teria mais chances que ele? Não sei. Mas por que pensar que o anti-petismo não pesaria também contra Ciro se estivesse numa chapa composta com o PT?
Ah, mas o PT tinha que ter se sacrificado e feito aliança com Ciro, apontando um nome pra vice-presidência! Aí sim, com a esquerda unida, Ciro teria sido eleito, talvez até no primeiro turno. Gente, quanta besteira! Se isso tivesse acontecido, Bolso teria sido eleito no primeiro turno! 
Ciro foi um covarde de marca maior (no mesmo nível de Bolso ao fugir dos debates) quando foi pra Europa, logo após o fim do primeiro turno. Comparem com outro nome do mesmo partido que ele, o PDT. Brizola por muito pouco não foi ao 2o turno contra Collor em 1989 (Brizola teve 16,51% dos votos válidos, contra 17,18% de Lula e 30,47% de Collor). Aí o que fez Brizola? Foi tirar férias em Paris? Ficou de mal com o PT? Ficou revoltado com o Brasil? Torceu pelo "quanto pior melhor", já pensando nas eleições seguintes? Nada disso. Brizola rapidamente se uniu a Lula e fez campanha pro PT. Esteve em todos os palanques (tipo o maravilhoso Boulos agora).
A atitude de Ciro é indefensável. Ele deixou pra voltar ao Brasil na sexta à noite, quase véspera do segundo turno. Todo mundo esperava que pelo menos então ele fizesse um pronunciamento pró-Haddad, e aí ele se isentou. Disse que não queria se posicionar e não deu explicações. Não me lembro de um pronunciamento tão lamentável. Não que teria feito muita diferença àquela altura (quiçá nem antes, considerando que Bolso teve 44% dos votos no primeiro turno). Mas foi covarde.
Espero que, assim como a covardia, ou melhor, falta de bom senso (já que ela apoiou Aécio) de 2014 foi uma pá de cal na carreira política de Marina, esses últimos acontecimentos tenham sepultado a carreira de Ciro. Pra piorar, ele ainda chamou de "bosta" um senhor de 88 anos importantíssimo pra história da democracia no Brasil, Leonardo Boff, por criticar sua decisão. Ciro é um babaca mesmo. E nunca foi de esquerda.
E quem sai como o grande nome da esquerda nacional depois dessas eleições? Ele mesmo, Fernando Haddad. Que continua sendo um excelente candidato. Aliás, que bela chapa, Haddad e Manu. Manu cresceu também, pois ficou conhecida nacionalmente (mas o machismo por ela ser mulher e o fato de ela pertencer a um partido comunista a limitam. Como desviar da misoginia das fake news numa eleição num país tão machista? Eu não tenho ideia).
Sobre o futuro
Dos 58 milhões de otários eleitores (não sou política, não concorro a cargo nenhum, posso chamar eleitor alienado e/ou fascista do que ele é; aliás, considerando o que ele é, "otário" é eufemismo) que votaram no Bolso, quantos são de extrema-direita raiz? Uns 20 milhões? São esses que chamam um idiota medíocre de "mito". Esse é o nicho dele. É gente que se identifica com ele por causa das declarações hediondas sobre minorias, gente que tá louca pra andar armada e fuzilar LGBTs, mulheres, negros, feministas. Gente que acha que o maior problema do Brasil é o comunismo (onde? quando? como?), que o maior problema das escolas é a "ideologia de gênero" e o kit gay. Ou seja, gente que acredita em fantasmas. 
Esses daí não vão se arrepender de Bolso tão cedo. Sabem que tiveram a chance única de um fascista chegar ao poder, e não vão querer largar o osso. Supor que o Brasil vai se lascar não é torcida minha ou da esquerda, é ser realista. Não tem como dar certo combater violência com mais violência. Não tem como funcionar isso de "ou emprego sem direitos ou muitos direitos sem emprego". Não precisa ser muito inteligente pra vislumbrar que, no campo econômico, o governo Bolso será continuidade do governo Temer. Então vem aí a reforma da previdência, que na prática vai querer dizer "Adeus, aposentadoria". Já já virão menos direitos trabalhistas ainda, num país em que o trabalho informal (leia-se: adeus carteira assinada, 13o, férias, hora extra) já chegou a 43%
Os 20 milhões de extrema direita vão aplaudir tudo isso, mesmo que esses retrocessos os afetem diretamente. Afinal, o mais importante foi ter tirado o PT do poder (eu acho que eles sabem que o PT não está mais no poder desde maio de 2016). Mas e os outros 38 milhões que votaram em Bolso por acreditarem em fake news, por não gostarem do PT, por quererem Lula mas não Haddad, por quererem "mudança"? E os 30 milhões que não foram votar? Minha aposta é que esses vão se arrepender logo. Mas a ponto de protestar nas ruas? Como começar um diálogo com essas pessoas? (certamente não é chamando-as de "otárias", eu sei, mas no momento continuo brava). 
Pros 20 milhões de reaças que se consideram a maioria absoluta da população (mas não são), pode qualquer coisa, desde que o governo prenda feministas, incrimine professores, espanque "vagabundos grevistas" nas manifestações, e que grupos não-tão-oficiais possam perseguir minorias sem serem importunados por esses detalhes como a lei, ora, a lei. Se a situação ficar ruim demais, o que esses pessoal fará? Tentará se mudar pra outro país. 
Da revista britânica The Ecomunist,
digo, The Economist
Portugal já tá cheio de coxinha, desses que reclamam do "inchaço do Estado" no Brasil mas apreciam muito os serviços públicos dos países de primeiro mundo (que são primeiro mundo justamente por causa desses serviços públicos que coxinhas querem negar ao Brasil). 
No momento, o mais certo é: temos uma oposição ferrenha a Bolso. Contem com a resistência. Não vamos desistir.

56 comentários:

Anônimo disse...

"Bolso teve quase 58 milhões de votos. Haddad teve 47 milhões. A soma de brancos, nulos e abstenções foi de 42,5 milhões. Em outras palavras, quase 90 milhões de pessoas não votaram em Bolso."

Olha o pensamento dessa mulher!
Se for assim mais de 100 milhões não votaram no Haddad.

Anônimo disse...

Essa senhora não vive no Brasil. Senhora, se você não fosse professora e estivesse na mesma situação de 14 milhões de desempregados, você com certeza não faria um post desses. Sessenta milhões de mortes ao ano, 14 milhões de desempregados, altos impostos, aumento da criminalidade, aumento da corrupção, pouquíssimos empreendedores, diminuição do QI dos jovens (emburrecimento da população). Tudo isso e você ainda defende um governo daqueles? Tome vergonha na cara! Quer sacrificar o futuro do Brasil por causa de uma ideologia sua velhota?

donadio disse...

"Esses daí não vão se arrepender de Bolso tão cedo. Sabem que tiveram a chance única de um fascista chegar ao poder, e não vão querer largar o osso."

Será que não tem uma Noite das Facas Longas no futuro desse pessoal?

Anônimo disse...

Lola, viu que o filho do Capetão Bolsonazi quer esterelizar pretos e pobres? https://blogdacidadania.com.br/2018/01/filho-de-bolsonaro-propoe-esterilizacao-forcada-de-mulheres-pobres/

O Capetão Bolsonazi só venceu por causa dos jagunços, milicias, tiozões do zapzap, empresários que querem pagar menos impostos e não querem contratar minorias e etc

Eu disse...

É comovente a defesa da clt. Só tem um problema insignificante, dao tantos "direitos' ao trabalhador mas o emprego não. Isso é o de menos, o que importa são os "direitos"...
Com certeza vou me arrepender de não ter meu salário roubado com trocentos direitos ( q eu n uso, como desconto em clube sei lá das quantas) e de poder fazer o que eu bem entender com a minha grana. Vou me arrepender de encontrar emprego fácil, um sofrimento só!
O que eu adoro mesmo é o "direito" do fgts, como todo direito, n tenho a opção de decidir se quero ou n esse benefício. Parte da minha grana é tomada de mim, o governo caridoso guarda e eu n posso pegar meu próprio dinheiro quando me der na telha.
Só quando o governo deixar ou se cumprir suas exigências ridículas. Como não amar!?

No mínimo, o governo deve pensar que o povo é extremamente imbecil, que não vão conseguir administrar a própria grana.

Mas já sei qual vai ser o argumento o do "empresario malvadao". O empresário é o malvadao,n o governo .

Anônimo disse...

É mesmo, a esquerda é muito ética e inocente mesmo, gastaram bilhões e bilhões com copa e olimpíadas, fizeram farra na Petrobrás, deram grana a rodo pra tudo que é país e o povo esperando vaga por atendimento público de madrugada e debaixo de chuva.

Anônimo disse...


Ciro fez certo em não aceitar ser um poste do Lula. Ele vai ser a 3º via nas próximas eleições, a do voto racional que vai crescer após o desgaste dessa briga infantil de direita e esquerda. Aliás estou esperando até agora a 3º guerra mundial do Trump. E na penúltima eleição o PT abusou de fake news (não no mesmo nível do Bolso) para ferrar a Marina. Não tem santo na política (claro que o Bolso foi muito pior, mas não torna o PT santo). Lembro quando Lula foi eleito, a direitada morrendo de medo do demônio barbudo. O cenário é o mesmo, antes o medo era do comunismo, agora do fascismo. Eu quero mais é que o Bolso faça um bom governo porque tem famílias que PRECISAM disso, e não dá para aguentar mais 4 anos de crise e desemprego. Bora trabalhar povo, respeitar a democracia, fazer oposição construtiva, e mostrar que sabemos perder, e sabemos mais ainda virar o jogo.

REGIANE disse...

60 milhões de mortes ao ano? Se o Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes (IBGE) com sorte os brasileiros serão extintos em menos de 5 anos!!!Uhuuuuu

Anônimo disse...

Pobre esquerda.

Perseguida, injustiçada, oprimida e cheia de ética.

Çei.

Anônimo disse...

...74% acreditaram que as urnas eletrônicas são fraudadas... (sic)

Pensando bem acho uma grande besteira esse negocio de voto no papel, principalmente agora com Bolsonaro eleito.

Vamos continuar com somente voto eletrotônico, mas somente depois de contratar uma empresa idônea para reescrever o código fonte.

donadio disse...

"Mas já sei qual vai ser o argumento o do "empresario malvadao". O empresário é o malvadao,n o governo./"

Quem sabe a categoria de "malvadão" é irrelevante para uma análise da realidade?

Você acha que todos os proprietários de escravos eram malvadões? Pois eu não acho. Provavelmente a grande maioria deles era de pessoas decentes, tementes a Deus e respeitadoras da lei. Só que isso não transforma a escravidão em uma instituição razoável ou mesmo suportável.

É a mesma coisa agora. Tenho certeza de que a grande maioria dos empresários são pessoas de bem, que jamais fariam mal a uma mosca se pudessem evitar. Infelizmente, a forma como a nossa sociedade está organizada, e a posição que eles ocupam nessa sociedade, os impede de evitar fazer o mal. Eles têm de impor disciplina nas empresas, e têm de explorar as pessoas para obter lucro. Se não o fizerem, são derrotados na competição, e deixam de ser empresários.

Agora, se você está mesmo pensando que a extinção do FGTS significa que esse dinheiro virá para o seu bolso, tire o cavalinho da chuva. Ela irá para o bolso dos patrões, ou - como no caso do que parece ser a proposta de extinção da contribuição do INSS - para o governo mesmo, na forma de algum novo imposto que não esteja vinculado a uma finalidade determinada. Ou seja, em vez de ser um dinheiro que você só pode usar quando o governo deixar, será um dinheiro que o governo pode usar quando e onde quiser, sem se importar com o que você quer ou deixa de querer.

Rafael disse...

Eu li isso mesmo? Uma ativista de esquerda dizendo que devemos esquecer o Lula Livre? Haddad perdeu pq é um sem voto,contemporiza com os golpistas e não possui apelo popular,isso tudo em um contexto de golpe de estado em eleições provavelmente compradas.

Anônimo disse...

Esse homem é um completo asno, burro, é o retrato do brasileiro médio.
não sabe o básico de nenhum tipo de conhecimento, só fala coisas do senso comum pra agradar as tias conservadoras de igreja com medo de um kit gay que nunca existiu e pais de família que pregam a moral e os bons costumes (mas no calar da noite estão procurando travestis pra dar o rabo)
Óbvio que a venezuela de direita vem.

Anônimo disse...

Bata na boca antes de falar do Ciro Gomes.
Ciro, ao contrário da corja do PT, nunca se envolveu em corrupcao e não tem corrupto de estimacao.

Ciro é a esperanca da esquerda pra 2022 e não quis se sujar em 2018 apoiando o PT.
O PT criou sim Bolsonaro, e me deixa irritada saber que a blogueira continua insistindo na tese de que o PT é vítima de um complô.

Ciro vai liderar a esquerda na oposicão ao governo Bolsonaro e vai ser eleito em 2022.
Como Cid Gomes já disse, "O lula tá preso babaca".

Anônimo disse...

"Não vai ter impeachment"
"Não vai ter Trump"
"Lula não vai ser preso"
"Não vai ter reforma trabalhista"
"Bolsonaro não se elege numa eleicao em dois turnos"
"Fascistas não passarão"

Agora tem o "vai ter resistencia". Dá pra acreditar baseado no retrospecto?

Unknown disse...

Lola, pra você que esta dizendo que o Brasil vai se lascar com Bolsonaro, na sua opinião os EUA estão se lascando com o Trump?

Anônimo disse...

Dê uma chance pro cara. Pode ser que ele surpreenda e faça um governo decente.

Anônimo disse...

Bolsonaro vencer a eleição não é o principal problema. Isso faz parte do processo democrático.

O principal problema é a esquerda dividida e mais preocupada com interesses internos dos partidos e projetos de poder do que projetos para o Brasil.

Desse jeito, Bolsonaro vai se reeleger em 2022.

Anônimo disse...

O que eu não aguento é ver a defesa cega do pt. Todas as corrupções n tiveram nada a ver com a derrota, é tudo culpa de fake news. Como alguém pode crer numa asneira dessa?! O país praticamente falido tb n é motivo suficiente pra tanto ódio contra o partido...
E sejamos honestos, em campanha politica tem sujeira para todos os lados. Criaram fake news contra o bozo sim!

Um ex é a esquerda falando que o vice dele torturou aquele cara, sendo que na época tinha 16 anos e ainda estava na escola.
Fizeram um terror alegando que haveria praticamente um massacre contra minorias, quem votou no bozo n caiu nessa, mas muitos da esquerda estão realmente aterrorizados.

Basta pesquisar a vida do bozo, ele fala merda desde sempre, mas nunca atacou ninguém de fato. Sempre achei irreal e exagero, achar que ele daria carta branca para atacar qualquer um. A esquerda fingiu que só houve ataques de bolsonaristas, e ignorou os ataques dos petistas( que teve até morte).

Aquela propaganda da tv que só serve para ambos os lados se atacarem. E os debates da tv são a mesma merda.

No primeiro turno votei na marina, e no segundo votei no Haddad, com o maior desgosto do mundo. Porque não tenho a intenção de votar no pt nunca mais, se eu puder evitar.

Anônimo disse...

Lola vc ficará quatro anos falando do mesmo assunto?

Anônimo disse...

O que fizeram em termos de fake news e uso de bots, perfis fake, falsos são um passeio no parque em um domingo ensolarado perto do que está por vir em inteligência artificial , tem uma matéria interessante no El País que um especialista na área de tecnologia da informação atenta para o infoapocalipse. Quanto ao coiso? Segue o show de horrores, cada policial que matar quem pode ter fuzil ou arma de fogo, mesmo sem confirmar será morto e quanto mais os policiais matarem serão premiados e não haverá investigação, ainda comparam este genocida eleito presidente com o Trump, a figura é o Rodrigo Duterte da América Latina, pois o mesmo faz isso nas Filipinas e recebe elogios do Trump.

Anônimo disse...

Post surreal. Deixando claro que não votei no bozo, mas não sou cega.

O pt perdeu devido a fake news, as cagadas do partido nada tiveram a ver.

Só existiu fake news contra o Haddad.

Só eleitores do bozo foram violentos.

Eu entendo o medo contra o bozo, mas não entendo n terem medo do pt. O partido se preocupa tanto com os brasileiros, com os pobres, que roubaram bilhões. Fudendo a vida de todos, principalmente dos pobres.

Anônimo disse...

Lola, não dá para negar a realidade: Haddad perdeu porque a maioria não o escolheu. Não adianta criar desculpas para não confrontar o óbvio.

O PT vinha vem de curva descendente desde 2006. A cada eleição, os votos para o PT vinham caindo. A tendência era não se eleger esse ano.

E Mano Brown mostrou o que ninguém quis enxergar: O PT caiu por se afastar da população. Haddad era um bom candidato e acredito que se elegeria se fosse de outro partido. Mas foi prejudicado por uma forte resistência ao PT, o que é natural devido ao desgaste depois de tanto tempo no poder.

Agora é o momento de mudar de estratégia.

titia disse...

Pior (ou melhor, dependendo do ponto de vista) é ver esses imbecis fechando os olhos pra tudo que o nazipalhaço quer fazer de errado, inclusive diminuir os impostos dos ricos e aumentar os dos pobres. Quando o arrombamento geral que o pseudo governo desse idiota e sua corja de putinhas de gringo atingir o rabo deles... Bom, um povo que é estúpido o suficiente pra acreditar em 'golpe comunista' depois que o Plano Cohen foi disponibilizado a dois cliques no Google merece é se foder mesmo. Vou afundar junto com os idiotas, mas vou apontar o dedo na cara deles e dizer "eu avisei".

10:48 antes nós infelizmente acreditávamos que as pessoas desse país teriam o mínimo de decência e bom senso. Hoje nós sabemos que são todos uns merdas, não vai mais ter diálogo paz e amor não, filhote, agora é voadora na cara, chute no saco e soco no rim. E se vierem com "Ain, vocês esquerdopatas estão sendo malvados com a gente!" vai levar é um FODA-SE no meio do rabo. Com areia de praia, que é pra doer mais.

titia disse...

Mascu Truth: https://epoca.globo.com/mundo/noticia/2018/06/desemprego-baixo-nos-eua-esconde-aumento-do-numero-de-trabalhadores-que-vivem-em-condicoes-precarias.html

https://www.nytimes.com/interactive/2018/09/12/business/the-next-recession-financial-crisis.html

https://www.independent.co.uk/news/world/americas/flu-outbreak-aussie-flu-japanese-flu-america-cdc-100-dying-a-week-a8169896.html

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/01/epidemia-de-gripe-mata-mais-de-800-pessoas-nos-estados-unidos.html

Sim, os EUA estão se lascando com o Trump. Vocês iludidos só acham que não porque ainda engolem essa propaganda ridícula enrola-trouxa que os EUA são o paraíso na Terra. PAREM de se guiar por filmes e propaganda e vão atrás de jornais, noticiários, fontes de informação DE VERDADE pra saber como andam as coisas, pelo amor de Deus! Se o povo desse país se informasse de verdade ao invés de engolir propaganda como se fosse o pau do mito deles essa farsa de eleição não teria acontecido.

Jane Doe disse...

A única coisa para a qual os EUA servem é pra mau exemplo.

titia disse...

12:43 todo partido rouba, é inevitável. Mas só o PT deu autonomia e liberdade pros órgãos competentes investigarem esses crimes, todos os outros deram seus "jeitinhos" pra esconder. Geraldo Brindeiro é chamado de "engavetador-geral da república" por encobrir os esquemas e crimes do governo FHC. As maracutaias do PSDB renderam um livro "A Privataria Tucana", do jornalista brasileiro Amaury Ribeiro Júnior. Os tucanos realizaram, entre 1993 e 2003, movimentos de milhões de dólares, lavagem de dinheiro através de offshores - empresas de fachada que operam em Paraísos Fiscais - no Caribe. O balanço econômico brasileiro no segundo governo de FHC foi um piores, chegando a ficar em negativo em alguns momentos. Collor, todo mundo sabe o desastre que foi, e a corrupção da ditadura militar já foi provada: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/04/01/conheca-dez-historias-de-corrupcao-durante-a-ditadura-militar.htm.

https://uploads.disquscdn.com/images/366a2d066dae174cb8860092359a407773ff8e37d21bef66e76f80d8b49f6d8c.jpg

Ou seja, o PT NÃO é o pior nem o mais corrupto partido a governar. Pelo contrário, foi o que menos ferrou o brasil por causa de corrupção. Mas foi o único que aceitou ser investigado e punido, portanto, fácil demais d pintar como o mais corrupto pra esse povo estúpido, cego e infantilóide incapaz de se informar sozinho que nós temos. O PT decepcionou ao roubar? Claro. Mas NENHUM partido vai deixar de roubar, isso é uma ilusão infantil, pra conter a corrupção só com O POVO ficando atento, fiscalizando e cobrando o governo. Mas brasileiro não cresce, dá nisso.

Vera disse...

Pra mim, a vergonha é o povo cego por seu partido/candidato de estimação. Ignoram todas as cagadas que seu time preferido faz e ataca o oponente, como se fossem muito diferentes.
Aí vemos gente fingindo que as merdas que o bolsonaro diz não são nada demais e nem os processos contra ele.
E vemos gente defendendo o PT, como se toda a sujeira do partido fosse coisa boba. E geral fingindo que todos os ataques e violência só vieram do outro candidato. Todos são santos... Provavelmente se o bolsonaro tivesse perdido, também usariam essa de que a culpa é da fake news.
Por isso sou a isentona, que muita gente detesta. Me recuso a votar enquanto não tiver um candidato/partido minimamente decente. Pelo visto vou morrer sem votar em ninguém.

titia disse...

E sim, temos que parar de defender e insistir no PT. O partido fez a maior merda se aliando a quem não devia, fazendo concessões aos ratos (perdoem-me, ratos), deixando os criminosos saírem limpos e se apegando ao seu projeto de poder, recusando-se a enxergar a rejeição ao partido e deu nisso aí. Acabou. Chega. Não dá mais pra insistir em ser a liderança geral. É hora do PT baixar a crista e sair de cena, deixar a liderança da esquerda pra quem não sofre de rejeição se necessário, voltar a ficar na sombra e a governar PRO POVO. Só assim ainda vai ter futuro.

Anônimo disse...

É terrível usar esse argumento do "mas os outros também roubaram. Não ajuda em nada pra mim. Fica parecendo aquele personagem do Chico Anisio que tinha o bordão "Eu sou, mas quem não é."

Anônimo disse...

Anônimo disse...
"Não vai ter impeachment"
"Não vai ter Trump"
"Lula não vai ser preso"
"Não vai ter reforma trabalhista"
"Bolsonaro não se elege numa eleicao em dois turnos"
"Fascistas não passarão"

Agora tem o "vai ter resistencia". Dá pra acreditar baseado no retrospecto?

4 DE NOVEMBRO DE 2018 10:48


"Agora é Aécio!"
"Somos milhões de Cunhas!"
"Viva o Japonês da Federal!"
"Deixem o Temer trabalhar!"
"Moro nunca se meteria com política!"

Agora tem o "Mito!". Dá para acreditar que fazem a menor ideia do que estão dizendo?

Anônimo disse...

O desemprego nos EUA baixou para 3,7 %
Indice histórico. Os EUA estão se lascado onde?

titia disse...

16:59 primeiro, que caralhos você fumou antes de comenta?, e segundo: ao contrário de que sua mãe lhe disse, sua opinião não é fundamental pra nada; portanto, escolha ficar calado ao invés de passar vergonha falando merda sem sentido na internet.

17:28 se era isso que essas pessoas queriam, votaram no pior candidato possível - mas ainda, que elas SABIAM que era o pior possível. Que nunca apresentou propostas, que nunca falou do plano de governo, que fugiu dos debates, que desde o princípio da sua pseudo carreira política nunca fez porra nenhuma pelo povo.

Pare de se iludir você. Ciro Gomes tinha propostas excelentes, Marina Silva apresentou programas, até Alckmin e Amoedo fizeram planos de governo e ninguém fugiu do debate. Se o que as pessoas queriam era segurança, emprego e boas condições, teriam votado em Ciro. Quem votou nesse merdinha fascista o fez motivado por fake news, ódio, infantilismo e babaquice. Eleitor do Bozo não é coitadinho, é alienado lixo humano mesmo. Aceita que dói menos.

17:52 na parte que você ignorou do texto, ou seja, aquela em que o desemprego diminuiu porque precarizaram ao extremo a situação do trabalhador - que é a mesma proposta do economista do Bozonazi. Mas continue com a cabeça enfiada na bunda até a hora que seu mico tirá-la a força pra enfiar a trolha gigante que será o desgoverno dele adentro. Só não venha chorar pro meu lado depois, porque eu só vou enfiar meu pé pelo seu rabo acima pra doer ainda mais...

titia disse...

Pessoal, um texto que eu achei no facebook, sem referência à autora, mas acho que vale a pena acrescentar:

"Resistência, vamos parar de criticar as ações do Bolsonaro. Estamos fazendo o serviço de "limpeza" para ele sair de boa. Está usando a mesma estratégia da campanha: lança a notícia, faz um discurso e lá vamos nós criticar. Aí ele faz o contradiscurso descaracterizando quem é oposição a ele.
Explico: indicou um corrupto para um ministério? Temos que silenciar. É PRECISO QUE O FATO SE CONCRETIZE! Aí, podemos criticar (em 2019!!!). Criticar agora é fazer a limpeza da sujeira dele: se ele indicou, FOI PORQUE PROMETEU. Que ele CUMPRA A PROMESSA com o(s) indicado(s). Se criticamos, ele tem justificativa para não cumprir porque, junto com os eleitores arrependidos, criamos um movimento na internet que serve de parâmetro e justificativa para ele. QUEM TEM QUE CRITICAR EM 2018 AGORA É QUEM VOTOU NELE. Agora é a hora de deixar ele PERDER O APOIO de quem votou nele. Nosso trabalho de resistência até dezembro de 2018 deve se CENTRAR nas VOTAÇÕES no Congresso. Está lançando cortina de fumaça com a indicação de ministros e fusão de ministérios para tentar passar o Escola Sem Partido, a Reforma da Previdência... Pensem na estratégia dele durante a campanha. Antecipem as ações dele. São organizadas e estratégicas. Precisamos ser também para que ele não governe por meio de mentiras/fakes e faça mais estragos.
Quanto ao #EleNão: quem pariu Mateus que o embale.

Anônimo disse...

Não vale nem a pena comentar a cegueira SELETIVA que o eleitor do coiso tem, azar deles.


Agora as minorias já estão se dando as mãos e se organizando para a defesa própria.



Anônimo disse...

Meu Deus, a coisa tá tão feia nos EUA q o povo continua querendo fugir pra lá 😂😂😂😂😂😂😂

Anônimo disse...

Voces perderam a eleição como cansou de mostrar aqui por fazerem pouco da capacidade intelectual do eleitor.

Unknown disse...

"Todas as corrupções n tiveram nada a ver com a derrota, é tudo culpa de fake news. Como alguém pode crer numa asneira dessa?! O país praticamente falido tb n é motivo suficiente pra tanto ódio contra o partido...
E sejamos honestos, em campanha politica tem sujeira para todos os lados. Criaram fake news contra o bozo sim!"

Eu também acho que os petistas insistem em não enxergar a corrupção do PT. Por outro lado, os bolsonarista só falam na corrupção do PT como se não houvesse corrupção de outros partidos ou antes do PT chegar ao poder. A narrativa do PT como encarnação do mal absoluto colou mesmo.
Houve fake News de ambos os lados, mas nada se compara ao que os bolsonaristas fizeram. Eu mesma não recebi NENHUMA fake News contra Bolsonaro, mas recebi contra o PT todos os dias.


"Fizeram um terror alegando que haveria praticamente um massacre contra minorias, quem votou no bozo n caiu nessa, mas muitos da esquerda estão realmente aterrorizados."

Eu não vi ninguém fazendo "um terror" de que haveria um "massacre contra minorias", não do tipo juntar negros, gays e feministas, colocar todo mundo em um galpão e tacar fogo ou fuzilar. Se você imaginou algo desse tipo é porque sua imaginação é muito fértil. No entanto houve agressões físicas, verbais e até mesmo assassinatos de pessoas pertencentes a minorias. A escória racista, homofóbica e misógina se sente autorizada a praticar esses crimes valendo-se do discurso do seu "mito". E o mito finge que não vê. Um aluno da Mackenzie, bolsominios, fez vídeo com uma arma dizendo que vai matar a "pretaida". Poderá ser preso por racismo.

"Basta pesquisar a vida do bozo, ele fala merda desde sempre, mas nunca atacou ninguém de fato. Sempre achei irreal e exagero, achar que ele daria carta branca para atacar qualquer um."

Ele não precisa dar carta Branca. Como seria isso? Ele ordenar que a escória abra fogo contra negros, gays e ativistas? Se você pensou isto a sua imaginação é mesmo muito fértil. A escória toma o discurso dele como carta Branca para agredir aqueles que odeiam. Além disso, racismo, homofobia e misoginia não se traduz unicamente em agressões físicas.

Anônimo disse...

Não. Vocês venceram a eleição porque levaram muito a sério a capacidade que certos eleitores tem de acreditar em todas as vistas que lêem, mesmo que elas sejam as mentiras mais grotescas. Ou seja você venceram porque perceberam que a burrice do eleitor era o seu maior trunfo.

Anônimo disse...

Isso continuem chamando os outros de burros, brigando contra os outros partidos de esquerda e se achando a última bolacha do pacote, a esquerda vai ganhar muitas eleições assim, só que não!

Anônimo disse...

Imagino você bem encolhida em casa falando que vai bater e o escambau. Na rua pia fino, como de costume....

Anônimo disse...

Uma pessoa, sem muito estudo, interpelou-me:

Seu Marcelo, o Bolsonaro ganhou e agora?
Agora o quê Dona Lucia?
Recebi um zap dizendo que vai matar os pobres, negros e as bichas....

Fiquei calando e logo conclui: Ela é eleitora do Haddad.

Anônimo disse...

Você pode até não gostar do Ciro, ou está desapontada com ele, mas falar que ele "nunca foi de esquerda" é uma tremenda contradição com outras postagens: Veja só:

Sua fala ontem teve quase duas horas e meia, e você pode vê-la na íntegra aqui (começa após o 11o minuto). Eu passei a madrugada toda transcrevendo os momentos mais interessantes pra você. E concordo com boa parte do que ele diz.

http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2016/08/a-analise-politica-afiada-de-ciro-gomes.html

A aliança com Ciro Gomes e Guilherme Boulos em torno da candidatura de Lula não aconteceu, como já era esperado. Dois candidatos combativos, Ciro e Boulos apresentam em seus respectivos Programas de governo propostas à esquerda. Ciro propõe maior presença do Estado na economia, tocando em questões progressistas no campo social.

http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2018/08/eleicoes-2018-chance-da-esquerda-voltar.html

No entanto, outros nomes da esquerda já apresentam pré-candidatura, preocupando o lulopetismo. Mas o que de fato significam os nomes de Manuela d’Ávila (PCdoB), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos na disputa de 2018?

http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2018/01/desafios-para-esquerda-em-2018-derrotar.html

Andreza disse...

12:47 - "Haddad era um bom candidato e acredito que se elegeria se fosse de outro partido."
SIM. Vi várias pessoas falando que apertaram o 13 de nariz torcido. Eu não. Votei com gosto mesmo. Esse homem era meu sonho de presidente (ele e o Boulos *w*).

Infelizmente o partido pesou muito na imagem dele. Toda vez que eu via alguém criticando/atacando o Haddad (incluindo seus próprios adversários nos debates do 1º turno), era sempre falando sobre coisas que outros membros do PT fizeram, NUNCA dele (até porque não tinham nada propriamente negativo pra dizer mesmo). Claro, isso quando não era fake news.

E na boa, eu tenho mais """""consideração""""" em quem votou no Coiso pra ter arma do que por quem diz que o fez porque quer mudança e um Brasil melhor. O primeiro, pelo menos, está admitindo o seu desejo pela violência (o que é uma justificativa de merda, mas enfim), já o segundo é de uma ingenuidade de dar dó. Só mostra que o eleitorado é tão ignorante quanto seu candidato. Ainda não consigo acreditar que o povo considerou um ex-militar histérico (que a única coisa que fez foi aprovar um projeto a cada dez anos) mais preparado e competente do que um professor universitário (ex-ministro da educação, com várias formações e que ganhou prêmio internacional por sua gestão na prefeitura de São Paulo).
Como disse Emicida no comício no Largo da Batata: "Eu ia falar pra vocês compararem os dois currículos, mas o outro lado nem tem currículo, né?"

Anônimo disse...

O Bilionário rombo do FIES vem à tona, mais um descalabro da era PT

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu rombo estimado em R$ 20 bilhões no Financiamento Estudantil (FIES) entre 2009 e 2015, cifra que coloca em xeque um dos principais programas do Ministério da Educação.

‘Não posso deixar de destacar minha indignação com o descalabro na gestão do FIES’, disse a relatora do processo no TCU, ministra Ana Arraes, durante a sessão de análise do parecer. Em votação unânime, os ministros do tribunal determinaram a intimação de oito autoridades dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff para depoimentos sobre o perdulário escândalo na Educação.

Entre os intimados estão os ex-ministros da pasta Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e José Henrique Paim, além do ex-titular do Planejamento, Nelson Barbosa, e da ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior. Todos estão instados a apresentar justificativas para o ‘descalabro bilionário’. No entanto, ao final do processo, podem ser punidos apenas com multas de até R$ 54 mil e inabilitação para o exercício de cargos em comissão e funções de confiança no serviço público.

Cumpre informar: hoje, um dos principais problemas com inadimplência nas agências da Caixa Econômica Federal vem dos desregrados e flexíveis contratos firmados através do FIES na última década. Por ter punição branda — quase nula — e diante da crise econômica que está devastando o país, a expressiva maioria dos estudantes, formados graças ao subsídio dos cofres públicos dos pagadores de impostos, não paga sequer a primeira parcela da dívida. Há agências da Caixa onde o FIES representa 90% da inadimplência.

Outro detalhe que merece destaque é a constatação da auditoria do TCU apresentada no relatório final: ‘É certo que o FIES passou a ser visto não apenas como oportunidade de acesso ao Ensino Superior, mas também como chance de realização de negócios’.

Aliás, uma das maiores beneficiadas com a flexibilização e má gestão no FIES foi a principal empresa do setor privado de ensino no Brasil, que tem entre seus sócios-proprietários um dos ex-titulares do Ministério do Turismo da Era PT, o mesmo que ‘empresta’ os famigerados jatinhos utilizados por Lula da Silva.

A manobra fiscal detectada pelo TCU indica que os governos Lula e Dilma, apenas com os contratos firmados até 2015, também ocultaram um passivo de R$ 55 bilhões com as universidades privadas que deve ser pago pelo Tesouro Nacional até 2020.

(Jornal da Cidade Online)
11 de março de 2018

Onde tem pt tem roubo.
https://republicadecuritiba.net/2018/03/11/o-bilionario-rombo-do-fies-vem-a-tona-mais-um-descalabro-da-era-pt/

Repasse sem dó, mostraremos ao povo a desgraça que é a ideologia politica da esquerda satânica e o crime politico organizado!!!

Anônimo disse...

Nota 2,5 pra sua fanfic, mascu 21:05. Conheço bastante gente que não tem muito estudo e votaram tanto no Bozo quanto em Haddad. Não vi nenhuma pensar que Bozo ia mandar matar ninguém. Menos mascu, menos.

Rafael disse...

A esquerda identitaria ama um slogan.

titia disse...

22:31 e 06:57 não adianta tentarem mentir pra vocês mesmos. Bozonazi vai fazer um péssimo governo, vai ferrar com vocês dois, com o país inteiro e ficar falando abobrinha sobre o PT não vai mudar isso.

Anônimo disse...

Isso, continue com essa prepotência. Assim a gente ganha todas as eleições daqui pra frente.

Anônimo disse...

" Acho que a esquerda em geral não sabe jogar o jogo deles, por termos ética".

A não ser que a palavra "ética" tenha significados que eu desconheço, tal atributo não pode ser conferido à esquerda brasileira, em especial ao PT.

Lola, por favor. O PT não perdeu por ter ética demais.
Entenda, se ele perdeu para bolsonaro - que é um dos piores candidatos a presidência que já tive o desprazer de ver - talvez as pessoas realmente tenham motivo para não votar no PT.

A economia vai mal e não foi culpa do temer. A violência urbana só aumentou. Essas são as duas maiores preocupações do brasileiro comum hoje: emprego e segurança públíca.

São preocupações bem diferentes das que a esquerda se ocupou nos últimos anos (não digo que não tem importancia tbm, mas não tem tanta importancia para os milhões de eleitores). Essas pessoas não acham pertinente a discussão sobre a existência de um banheiro sem gênero.

Não foi por excesso de ética, acredite.

Alícia

Manoela disse...

O fato de Bolsonaro ser despreparado, ignorante e preconceituoso com diversas minorias não exclui o fato do PT ter se tornado tudo aquilo que antes eles criticavam nos outros.

O PT não colocou o Bolsonaro no poder. Mas a falta de autocritica do partido associado a outros fatores ajudaram nesse processo. A começar por um partido dos trabalhadores ter como vice o PMDB. E tenho toda certeza que estariam juntinhos até hoje se não fosse o vice golpista. Não lembro de ninguém questionar essa parceria na época.

Anônimo disse...

Por que criticam tanto a reforma da previdência? N veem a merda que está acontecendo? Pessoas vivem mais, menos pessoas nascendo. Quem vai pagar a aposentadoria? As contas n bstem e a rombo só aumenta. Rombo de bilhões!
Qual seria a solução?

Anônimo disse...

Concordo com várias partes do texto. Votei no Ciro mas não acho certo ficar culpando ninguém pq ele perdeu. Se não ganhou foi pq não teve votos suficientes, ponto. Apesar de ser óbvio que não era o melhor momento pra uma candidatura do PT, ninguém pode exigir que um partido se retire do pleito, todos têm seu direito de concorrer; e todos querem uma fatia do poder, é pura hipocrisia qualquer lado negar isso.

Mas não consigo engolir essa história de que o Ciro mereça uma "pá de cal" na sua candidatura só pq se afastou no segundo turno, e igualmente o caso da Marina. Vc pode não concordar com a posição dos dois, mas isso é muito pouco pra acabar com a carreira de um candidato. Se for seguir esse raciocínio, então vamos jogar uma pá de cal na carreira do Haddad que foi beijar a mão do Renan Calheiros.

Pra mim esse é um dos problema que criou o Bolso, é esse tipo de postura do partido e dos que o apoiam. Já está começando até a criar um anti petismo em mim. Pq o mínimo erro em outros candidatos ou alguma discordância fazem um carnaval, mas deixam passar erros graves que o partido comete.

Foi o caso da crítica do Ciro ao Boff, errou nas palavras, desnecessária a grosseria. Mas falou uma verdade, onde estava o Boff na hora de falar no mensalão, no petrolao...mas ficam perdendo tempo de ficar culpando os outros por coisas pequenas.

Vamos parar de ter políticos ou partidos de estimação. Por mim pode falar mal de todos, desde que seja com argumentos sólidos, e q fale de todos sem exceção, sem ficar passando pano pro lado que apoia.

Anônimo disse...

20:20

Não recebi fake news pq mal uso whatsapp. Mas afirmar que essa historia de que pagaram milhões para espalhar fake news tb poderia ser considerado fake, já que n mostraram prova alguma.
Do jeito que falaram sobre as agressões de alguns eleitores do bozo pareceu isso mesmo. Fingiram que não tinha petista fazendo a mesma merda e falavam como se todos os eleitores do bozo fossem violentos.
Tem vários videos anti bozo na net, todos fazendo um drama, "milhares morrerão...", "lutamos por nossa vida...". Só dá pra concluir que achavam mesmo que ele fosse legalizar o abuso e assassinato de minorias.

donadio disse...

"Por que criticam tanto a reforma da previdência? N veem a merda que está acontecendo? Pessoas vivem mais, menos pessoas nascendo. Quem vai pagar a aposentadoria? As contas n bstem e a rombo só aumenta. Rombo de bilhões!
Qual seria a solução?
"

Olha, as pessoas vivem mais por que a produtividade do sistema aumenta. Se ainda tivéssemos a tecnologia de 1920, a expectativa de vida das pessoas não teria aumentado tanto.

Logo, se "as contas não batem", o problema não pode ser o aumento da expectativa de vida.

Um primeiro passo para a solução é a redução das jornadas de trabalho. Com uma jornada de 8 horas por dia, não tem trabalho pra todo mundo. Sem trabalho pra todo mundo, é claro que a conta não bate, por que nem todo mundo que poderia estar contribuindo para a previdência está empregado, e portanto nem todo mundo está descontando para o INSS - e, em vez de contribuir, pesa no sistema, seja via seguro desemprego, seja via adoecimento causado pela queda na renda e pela desmoralização.

Vamos pensar nisso?

Anônimo disse...

Hahahaha puta que pariu!