sexta-feira, 26 de outubro de 2018

SORORIDADE À ESTUDANTE DA UNIFOR ESTUPRADA POR BOLSONARISTAS

Hoje de manhã eu cheguei na UFC para uma reunião e logo de cara ouvi uma notícia terrível: ontem à noite uma aluna da Unifor (a maior faculdade privada de Fortaleza, considerada a melhor particular do Nordeste) foi estuprada por um grupo de eleitores de Bolso. Falava-se em "estupro corretivo".
Repúdio ao racismo
Essa aluna do curso de Psicologia é negra e ativista. Ela vinha sendo ameaçada e denunciou. No dia 11 de outubro, também na Unifor, uma aluna negra (provavelmente a mesma, mas não tenho certeza) ouviu ao entrar no campus de um grupo de homens: "Você não merece estar aqui", "Esse lugar não é para gente como você", e "Sua negra! Não quero conviver com pessoas do seu tipo aqui na universidade". A aluna fez BO
Há poucos dias, a aluna que foi estuprada foi agredida fisicamente dentro do campus por estar com um adesivo do Haddad. Sei porque outra aluna da Unifor me contou. Por coincidência, antes de eu ir pra universidade hoje, essa moça havia me mandado um email me convidando para participar de um debate sobre aborto. 
Sobre o estupro, a Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará cobrou "apuração célere", afirmou que o crime ocorreu "aparentemente por motivações políticas", e disse em nota: "É lamentável e repugnante o nível que se chega nessas eleições. É preocupante o empoderamento de grupos que repercutem o discurso de ódio". 
Na reunião na UFC, o clima era de revolta com a interferência de ontem a mais de vinte universidades e institutos federais. O mais grave foi na Faculdade de Direito da UFF. O diretor da faculdade foi ameaçado de prisão por uma juíza se não tirasse uma faixa na entrada do prédio que dizia apenas "Direito Antifascista", sem citar qualquer candidato. A juíza entendeu que aquela faixa atacava a honra de Bolsonaro. Ou seja, a carapuça serviu.
Outro caso que foi citado na nossa reunião foi o de policiais militares que invadiram ontem à tarde a Universidade Estadual do Pará, campus Igarapé-Açu, porque o professor de Ciências Sociais de um minicurso falou em fake news. Uma aluna se sentiu ofendida, ligou para seu pai, policial, que foi ao campus dar ordem de prisão ao professor. Foi só depois que ele se recusou a ir à delegacia sem a presença do seu sindicato e de um advogado que os PMs deixaram pra lá. 
E, lógico, na reunião na UFC houve muita indignação com o caso de estupro na Unifor. 
Professorxs falaram do medo e desânimo dos nossos alunos, principalmente os LGBT. Um professor mencionou que alguns alunos gays falavam até em suicídio coletivo. Marcamos uma outra reunião na terça para vermos como podemos ajudar esses alunos, com a participação sempre presente do Departamento de Psicologia. 
E não são apenas nossos alunos que vem sendo ameaçados e atacados. Nossos professores também. Na tarde de 9 de outubro, o professor Júlio Araújo foi abordado no estacionamento do CH1 por quatro homens que vestiam camisetas do Bolso. Eles gritaram para ele palavras como "bicha", "viado", "macaco", "todo negro tem que morrer". Um deles lhe disse: “Quero só ver como ficarão os professores viados e negros dessa porcaria de universidade! Deixe meu presidente assumir, sua bicha preta”. Outro tentou cuspir no professor. Ele fez BO e houve um ato de repúdio na UFC contra o fascismo.
Carro de eleitor típico de Bolso
É assustador. Ultimamente todo mundo parece ter uma história de horror pra contar. Uma história de ameaça ou ataque de algum eleitor de Bolso, ao ponto de ficarmos com medo ao nos depararmos com algum deles. Depois da reunião, conversei com várias pessoas. Elas me contaram que foram perseguidas por bolsonaristas por estarem com adesivos de Haddad em seu carros (ou no capacete da moto). Os caras seguem os carros com adesivos do PT por quarteirões, emparelham o carro ou moto, xingam, e fazem sinal de arminha, como se estivessem atirando. 
Mais informações sobre o caso
Que bom que as armas de fogo de verdade ainda não foram liberadas!
E lembrando: isso que Bolso ainda não foi eleito (e, se depender de nós e da nossa virada, não será). E isso que eu e as pessoas com quem falei vivemos em Fortaleza. Aqui pelo menos 70% da população vai votar no Haddad (espero!). Não podemos deixar o fascismo vencer. Vamos preservar a nossa democracia!
Hoje perto do meio dia a Unifor realizou um lindo ato contra o fascismo e em defesa da aluna que foi estrupada
Reproduzo aqui um breve post que uma moça escreveu no FB:
Uma estudante negra é hostilizada na universidade onde estuda. Quando candidato tal ganhar, ela não vai mais poder estudar lá, brada o agressor. Ninguém é punido.
Uma das ameaças
que aluna recebeu
Sofre ameaças de estupro por meio de redes sociais. E então o pior acontece: é retirada de dentro do ônibus que tomava para voltar pra casa sob ameaça de uma arma branca.
A levam pra um carro e cumprem a macabra promessa. Odeiam mulheres livres, odeiam negras, odeiam feministas. Mais cedo enquanto eu panfletava com um grupo de amigos um homem que estava pra entrar em seu carro falou bem alto em nossa direção que "petista tem que ser fuzilado".
Semana passada, indo da praça do Ferreira pra Gentilândia de bicicleta com um adesivo do Haddad no peito, um homem gritou pra mim "é Bolsonaro, sua puta".
As ameaças estão virando agressões. A tendência é piorar. Quando alguém fala que "nenhum dos dois presta" eu me tremo inteira. 
Houve um outro estupro na UFPR
Porque ainda que esteja muito desencantada com a democracia representativa, eu sei que um desses projetos significa extermínio material e/ou simbólico de quem quer que se oponha a ele. 
O outro não.
A mensagem de um pai hoje ao ver o meu tuíte sobre o estupro na Unifor me fez lembrar este vídeo. #EleNao

29 comentários:

Anônimo disse...

A situação está gravissima, Lola. Aqui em Goiânia 80% do eleitorado é dele e por isso temos medo de declarar nosso voto no Haddad. O carro do meu esposo foi sacudido por minions porque ele não deixou que adesivassem o nosso carro com a foto do Bozonazi. Sou professora em escol pública e quase todo mundo lá vota nele. Só sei de mais 2 colegas que não votam, mas elas se omitiram por medo, enquanto isso sou humilhada pelas demais por ter declarado o meu #ELENÃO. Sinceramente temo pela minha segurança, da minha família e dos demais opositores do Bozo.

Andreza disse...

É muito deprimente ver a quantidade de pessoas que se sentiram legitimadas a vomitar seu ódio com a candidatura desse ser. Tenho uma amiga que adora pagar de isentona, e insiste em dizer que existe ódio dos dois lados. Como? A esquerda está ameaçando os eleitores dele? A esquerda está matando os eleitores dele? A esquerda está estuprando as eleitoras dele? A esquerda está agredindo brutalmente os eleitores dele aos gritos de "Haddad presidente"? Divergências existem em ambos os lados, e sempre existirão, mas o discurso e a prática de ódio é característico da extrema-direita mesmo. Cada dia que passa eu fico com a minha consciência mais tranquila, pois sei que estou do lado certo da história.
Aliás Lola, não sei se você chegou a ver a recente declaração da Mônica Iozzi, mas acho que vale a pena comentar aqui. Ela disse que o CQC mostrava tanto o Bolsonaro para que as pessoas vissem o quão incompetente e terrível ele era, e jamais imaginaram que muitas pessoas se identificariam com o discurso dele. Chegou até a dizer que se sente arrependida (assistindo o vídeo em que ela deu a declaração, eu tive a impressão de que ela queria usar a palavra "culpada") de ter o entrevistado e dado espaço a ele tantas vezes. Me senti mal por ela, mas ao mesmo tempo, em um mundo em que Marcelo Tas e Luciana Gimenez fazem a egípcia, achei também muito digno e corajoso da parte dela assumir essa parcela de responsabilidade.

Anônimo disse...

Caso o coiso ganhe as eleições e infelizmente é uma realidade, pois acho difícil reverter o quadro é caso Haddad tivesse se declarado candidato a presidência desde 2014, pois é preciso se adiantar e conquistar as pessoas, apresentar propostas palpáveis com a personalidade, perspectivas dele a situação seria muito diferente da atual. Comparam o coiso com o Trump, mas o mesmo vai fazer do Brasil uma imensa Filipinas, agirá como Rodrigo Duterte, será um tirano autoritário e sanguinário. Seus seguidores são verdadeiros capangas , assassinos de aluguel. Basta ler matérias a respeito do presidente das Filipinas que qualquer semelhança não é mera coincidência. É lamentável ler comentários de pessoas que preferem um tirano, um ditador por tempo indeterminado.

Anônimo disse...

Eu não acho digno nem corajoso. Ela está sendo apenas uma tola pensando que dando espaço para ele alterou as estruturas do mundo. Eleitores de Bolsonaro o encontrariam de qualquer forma sem a 'ajuda' de Mônica Iozzi. A impressão é sua mesmo. Já a identificação é dos eleitores do Coiso.

Anônimo disse...

Eu sou uma das pessoas que não concorda com a maioria das coisas que Bolsonaro pensa e nunca me imaginei votando em alguém com seu perfil. Mas vou votar nele por um simples motivo: Votar no candidato do PT é aceitar toda a corrupção que o partido praticou e dar carta branca que siga pelo mesmo caminho.

Eu nunca aceitei o famoso "rouba mas faz". O PT sempre assumiu a bandeira da ética na política e seus eleitores confiaram que uma vez que assumisse o poder, iria fazer política de um modo diferente. Não só não o fez, como aprofundou o que há de pior na modo de fazer política. Não adianta agora pedir voto como se nada tivesse acontecido, ainda mais que não tiveram a coragem de assumir os erros do passado e assumir um compromisso público de nunca mais os repetir.

Apenas torço que Bolsonaro seja domesticado pela realidade e pelas instituições democráticas do nosso país (Judiciário e imprensa livre) que o PT tanto critica.

Andreza disse...

Anônimo das 10:12

Será mesmo? Quem era Bolsonaro antes do CQC e Superpop? Você por exemplo, ficou sabendo da existência dele por onde?
E não, não é impressão só minha. Já vi várias pessoas comentando isso. A popularidade dele se ascendeu porque programas como esse deram palanque pra ele, porque as "polêmicas" dele davam audiência.

Omar Talih disse...

A liberdade e a democracia são duas pequenas e frágeis joias que conquistamos com muito esforço e luta. Vejo muitos que a receberam de herança daqueles que deram seu sangue para consegui-las, a beira de um precipício jogando as em águas desconhecidas e profundas, dizendo que podem a qualquer momento pegá-las de volta. As águas que parecem límpidas e cristalinas está infestada com todo tipo de monstros que estavam escondidos e já mostram sua cara. A última vez que o povo jogou estas joias, demorou 20 anos para recupera-las. Estamos próximos de um grande desastre. Aqueles que pactuam com o crime estarão com as mãos sujas de sangue das pessoas que já foram assassinadas, violentadas, agredidas nos quatro cantos do país.

Anônimo disse...

Ops.. Bolsonaro não só crítica o judiciário como também já falou em fechar o STF e o congresso. O que mais Bolsonaro faz é criticar a imprensa livre. Só a imprensa que fala a favor dele está certa. Folha, Veja, El País, Época e blogueiros independentes é tudo mídia comunista. Você vai votar em bolso porque concorda com todas as barbaridades que ele fala e como ele também tem vontade de dar umas surras nos homossexuais e matar ativistas de movimentos sociais. Se você puder fazer isso em uma ditadura, tá ok. Democracia nunca foi valor importante para os bolsominions. Corrupto o seu candidato já é. Veja o caso JBS onde ele aceitou uma propininha. Afinal uma propininha de 200 mil só pra começar não faz mal prum militar. No escândalo com a ex teve o aumento do patrimônio o qual não foi declarado. Ah conta outra vai. Se fosse corrupção o problema você não votaria no bolso que já se mostrou corrupto. Ele defendeu a corrupção do PP falando 'mas que partido não recebe propina' Se fosse a propina do PT o bolso daria um xilique violento. Mas a propina do partido dele é normal. Acho que o bolso critica a corrupção do PT porque foi deixado fora da farra do dinheiro. Bolso gosta tanto de grana que roubou até as jóias da ex. Imagina quando ele tiver mais acesso a grana do país como presidente. Ele vai fazer a maior lambança. Vou no Haddad mesmo.

Anônimo disse...

É o fim.

Anônimo disse...

E o bosta do Ciro dizendo que não vai tomar lado na eleição, em um momento desses. Como se não bastasse o estrago que o irmão dele fez. Esses oportunistas do caralho já estão é pensando na próxima eleição e por isso não querem se associar ao Haddad, e que se foda o país. Não deixem que o que ele está fazendo seja esquecido.

Anônimo disse...

Nossa, a anon 13:04 me conhece tão bem a ponto de saber que eu quero espancar gays, matar ativistas e sabe lá o que mais. Sabe por que Haddad vai perder? Por causa de gente igual a vc que acha que qualquer um que pensar um pouco diferente de vc é fascista, homofóbico, assassino etc.

Por favor, guarde seu discurso para o dia que Bolsonaro estiver liderando o maior esquema de corrupção já descoberto na história mundial. Até lá, vou votar nele por falta de opção.

Anônimo disse...

Antes do Bolsonaro ser candidato, quem eram os estupradores, assassinos e ....?

Anônimo disse...

Lola, aqui na minha cidade todo mundo embarcou na "onda". Só conheço uma pessoa que vota nada Haddad. Nós vamos ser soterrados, não sei mais o que fazer.

Anônimo disse...

Amém!

Anônimo disse...

Ué, eu pensava que o Haddad ia perder por causa da corrupção e eu não vou calar o meu discurso. Estou apontando sua desonestidade em falar da corrupção do PT quando nas eleições que elegeram Lula um dos maiores motivos citados pelos eleitores foi a crença de que Lula acabaria com a corrupçao. A corrupçao já existia antes do PT está no poder. O PT não criou a corrupção e nem tem o maior número de condenados da lava-jato .O PP, partido de longa data de Bolsonaro tem mais condenados de corrupção do que o PT e Bolsonaro relativizou a propininha recebida por ele e seu partido. Bolsonaro já mostrou que é ganancioso e ladrão. Então eu vou votar no ladrão que já conheço e não em um ladrão que provavelmente vai esmagar qualquer tentativa de investigação sobre os seus aliados. O ladrão em quem vou votar já está sendo punido. O novo ladrão eu duvido que será.

Anônimo disse...

Você tem alguma doença mental?

Anônimo disse...

Eu sou O anon 13:04, não A anon 13:04. Desculpe se excedi e ofendi. Sei que nem todos que votam no Bozo são homofóbicos, facistas, assassinos. Mas o Bozo não é exemplo de honestidade.

Anônimo disse...

Estranhamente foi nesse partido aparentemente repressor que o grande esquema pôde ser descoberto investigado a fundo e punido. Vc falou bem. Foi descoberto. Porque esquemas piores existem que ficarão embaixo do tapete pra sempre. A direita é boa em proteger seus esquemas de corrupção.

Anônimo disse...

Tbm sou de Goiânia, tbm sou professora. Está um inferno viver e trabalhar aqui. Não sei mais o que faço, tenho medo de perder o meu emprego. Tenho medo de sofrer uma violência. Quando saio nas ruas só vejo as caminhonetes gigantescas com a face do coiso. Parece um pesadelo. Nojo desse país,nojo desse estado.

Anônimo disse...

««« Apenas torço que Bolsonaro seja domesticado pela realidade e pelas instituições democráticas do nosso país (Judiciário e imprensa livre) que o PT tanto critica. »»»

Acrode!!! Ele não tem obedecido nenhuma lei ou autoridade.

Escute Alberto Goldman: não vale a pena pagar para ver.

Anônimo disse...

Vai votar no Bolsonaro contra a corrupção? No Bolsonaro que pratica nepotismo? Que admite ter recebido propina? Que tem um patrimônio incompatível com a renda? Que recebeu auxílio moradia sem ter direito? Que usa caixa 2? Esse é o seu voto contra corrupção? Conta outra... Essa não cola. Bolsonaro é corrupto, só não fez ainda mais porque era de um partido nanico e insignificante. A maior frustração dele é não ter sido convidado para os grandes esquemas, pq era café pequeno. Mas aproveitou cada oportunidade de corrupção que teve. Mamou nas tetas do Estado com unhas e dentes. E colocou todos os filhos p mamar. Então, please, me poupe desse papinho furado de "sou contra corrupção". Isso não convense ninguém. Vai votar no Bolsonaro pq gosta dele. Tenha coragem de admitir.

avasconsil disse...

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/10/discurso-vazio-contra-corrupcao-pode-servir-para-piora-la.shtml

avasconsil disse...

https://youtu.be/MiSffqHHV9Q (Boaventura de Sousa Santos).

Unknown disse...

Antes eles não tinham cara certa, caro Anônimo. Agora são os eleitores do Bolsonaro. Já sabemos de onde vem.

Felipe Roberto Martins disse...

A Tia Má que acompanho disse algo bem interessante - nestes últimos dias - as eleições de 2018 mostraram quem é quem (foi algo nesse sentido que a Tia falou)...

Não tem desculpa, quem vota no Bol... é porque é parecido sim!

Sobre o caso do post, podemos ligar à banalização do mal que acontece no país - principalmente - em relação à mulher/ feminicídio e outras tristes situações.

#13 eu acredito e senão der eu serei a Resistência!!!
Abraços.

Anônimo disse...

Eu resido em uma cidade do oeste catarinense e é igual ou pior. Independente do resultado das eleições resistência será necessária e urgente.

Anônimo disse...

Sim, isso mesmo. Vc vota no Bolsonaro porque se enxerga nele, vc é sim racista, homofóbico, como ele, vc não gosta de ver negros, pobres, mulheres com direitos, está com raivinha de ver homens brancos e ricos perderem privilégios. Aposto que é daqueles que morre de odiozinho ao ver mulheres gordas de biquíni, negros nas universidades, mulheres denunciando assedios e exigindo punição, odeia mulheres dando opiniões e ocupando posições de destaque em vez de se contentar em cuidar de casa e parindo filhos ou se preocupando em enfeitar o mundo. Vem com esse Papinho de contra a corrupção. Não foi o pt que inventou a corrupção no Brasil e sabe muito bem que Bolsonaro não vai acabar com a corrupção. Isso é Papinho pra boi dormir.

Anônimo disse...

Bosta do Ciro? E quando a Gleisi falou que "Ciro nem com reza brava?", aí tudo bem? Pois eu vi a maioria dos petistas fazendo pouco caso dele e agora ficam chorando por algo que nem faria diferença e vcs sabem disso.
Sendo que quase todo mundo se uniu pra apoiar o Haddad: o pessoal que votou no Ciro, no Boulos, até Marina. Eu mesma fui Ciro e depois Haddad, e tô vendo por todo lado agora esse chororô com o Ciro. Depois do que fizeram com ele, ele não era obrigado a subir em palanque!
O PT se deu ao luxo de insistir na campanha do Lula que estava preso, um absurdo! Pra depois fazer essa palhaçada de lançar o Haddad em cima da hora, e agora culpam os outros por não agir exatamente como vcs querem?????
Acordem!!! É essa postura que está causando tanta insatisfação no povo com o partido e vai acabar queimando TODA a esquerda. Não vai sobrar espaço nem pra quem é de centro mais.
Enquanto isso a direita tá lá trabalhando duro pra desqualificar todo mundo que pensa diferente, e vcs se achando o centro do universo, vai todo mundo quebrar a cara.
Vai lá ver o discurso do Mano Brown e tenta entender alguma coisa. Tô começando a achar que o Brasil realmente merece o Bolsonaro. Parabéns aos envolvidos!

Tian disse...

Lola, alguma notícia dos suspeitos dessa violência sexual/agressão contra a estudante da Unifor? A denuncia já completou duas semanas e não saiu nada na mídia local.