quinta-feira, 25 de outubro de 2018

POR QUE NÃO VOTAR EM BOLSONARO

Já faz mais de um mês que uma leitora desesperada me perguntou como convencer a sua mãe a não votar no Bolsonaro. 
Eu demorei pra responder, mas hoje encontrei um tempo e escrevi. Demorei horas não pra buscar argumentos (esses vieram em questão de minutos), mas para desenvolver cada ideia e colocar os links e imagens referentes a eles. 
Este não é um guia de estratégias para convencer alguém a virar o voto. 
Há vários guias por aí, como este da Niva e um outro da PUC-RS que publiquei aqui. É só uma lista aleatória e bastante pessoal de motivos para ele não, ele jamais. Aqui há muito mais coisa. Ou talvez um Bolso em 5 minutos já seja convincente. Ou esta palestra que ele deu na UFF em 2011 (na mesma Faculdade de Direito que pendurou uma faixa "Direito Antifascista" e uma juíza mandou tirar). Ou este belo clipe sobre a Primavera Fascista.
Tenho certeza de que esqueci um monte de razões, mas você pode inclui-las nos comentários. Então: Bolso...
- Esteve durante 28 anos no Congresso e conseguiu aprovar apenas três projetos. Nenhum deles ligado à segurança pública, que é sua principal pauta. O terceiro projeto que aprovou foi uma ementa de 2015 que exige a impressão de votos nas urnas eletrônicas, o que custaria aos cofres públicos R$ 2,5 bilhões nos próximos dez anos. O projeto foi barrado pelo TSE e bolsominions choram até hoje. 
- Todos os ministros de Temer estão com Bolso. As negociações de Bolso neste mesmo momento que estou escrevendo este post são com políticos que estão no governo atual. Bolso não representa qualquer ruptura a este governo altamente impopular. Pelo contrário. Veja que ele, como deputado federal, aprovou todas as medidas propostas por este governo. Aliás, nenhum partido foi mais fiel a Temer do que o PSL, atual partido de Bolso. 
- Defende bandidos. Em 1999, Bolsonaro foi o único deputado que votou contra a cassação do deputado Talvane Albuquerque.  
Talvane era suplente da deputada federal Ceci Cunha, de Alagoas, e mandou matá-la. O assassino de aluguel "Chapéu de Couro" invadiu a casa de Ceci em Maceió e matou Ceci, seu marido, seu cunhado e a mãe dele. Única sobrevivente da chacina, a irmã de Ceci se safou porque se escondeu embaixo da cama. Em seu discurso, Bolso disse que não poderia votar pela cassação de Talvane, "porque amanhã qualquer um de nós pode estar no lugar dele". Ele também desconsiderou o encontro de Talvane com o matador de aluguel: "Quem aqui nunca teve contato ou conversou com um marginal?" Em 2012, Talvane foi finalmente condenado a 103 anos de prisão. 
Em entrevista na mesma época da cassação de Talvane, Bolso ainda acusou Ceci Cunha de corrupção. Ela não pode se defender, porque foi assassinada a mando do suplente que Bolso defendeu.
- Sempre defendeu e apoiou a tortura. Com requintes de crueldade. Por exemplo, em 2014 a Câmara dos Deputados inaugurou uma estátua em homenagem a Rubens Paiva (deputado federal que foi cassado pela ditadura militar em 1964 e foi torturado e morto em 1971; pai do escritor Marcelo Rubens Paiva). Bolso saiu do seu gabinete e foi em direção à família de Rubens Paiva, que estava lá para comemorar a homenagem. Gritou: "Rubens Paiva teve o que mereceu, comunista desgraçado, vagabundo!" E cuspiu na estátua
Em 2009, ele afixou um cartaz no seu gabinete dizendo que "quem procura osso é cachorro". É uma luta antiga de parentes de vítimas da ditadura querer encontrar os desaparecidos assassinados pelos militares. Bolso colocou o cartaz para provocar os familiares da guerrilha do Araguaia, indiretamente chamando-os de cachorro.
- Não será respeitado no exterior. Toda a mídia internacional, sem exceção (até a reaça Fox News!) está olhando pro Brasil e perguntando: "What the fuck?" O mundo inteiro avisando que eleger Bolso seria péssimo pro país, pra América Latina (que sempre é influenciada pelo maior país da região e pode passar a eleger populistas de extrema direita também), e pro planeta (por causa da Amazônia, que Bolso quer devastar). O próprio Papa implorando pras pessoas não optarem por quem defende tortura e pena de morte. 
A Alemanha já vem avisando que, se Bolso for vitorioso, talvez tenha que cortar relações comerciais com o Brasil. Outros países da União Europeia também estão nervosos. Hoje foi a China, maior parceira comercial do Brasil atualmente, que revelou sua preocupação. Quiçá porque todas as declarações de Bolso tratam a China não como parceira, mas como inimiga. 
- Quer armar a população. 
É sua principal bandeira, e tá cheio de gente (quase todos homens) que votam nele exatamente por isso. Por algum motivo estranho, tem quem ache que colocar um monte de armas nas mãos da população vai diminuir a criminalidade, e não aumentá-la. Eu acompanhei um fórum neonazi durante anos, e vi todos os dias seus participantes planejarem os atentatos que cometeriam se tivessem armas de fogo. Não é bonito. Poderíamos virar os EUA, com seu massacre semanal em escolas. 
Mas, pra piorar a situação, Bolso quer também que crianças tenham acesso a armas. Ele defendeu isso num vídeo, quando se orgulhava de ter ensinado seus filhos a atirarem quando eles tinham cinco anos de idade. Ao ser informado de que tal ação seria contra o Estatuto da Criança e do Adolescente, Bolso mandou jogar o ECA na latrina.
- Não é um mistério. Nada do que fizer será surpresa. Apesar de Bolso fugir dos debates e silenciar quem está próximo a ele para que não tenha que expor suas propostas (ou falta de), ele já vem falando há décadas. Sabemos o que ele pensa a respeito de mulheres, negros, gays, pobres, nordestinos. Ele tem uma ficha corrida infindável de declarações hediondas. 
- Nunca se arrependeu de nada que disse. Foi até divertido ver o apoio do empresário Roberto Justus a ele hoje. Ele disse que Bolso deve ter se arrependido de algumas coisas que disse no passado, mas isso não é verdade. Tudo que Bolso faz é negar que tenha dito aquilo, ou alegar que foi mal interpretado. Isso não é arrependimento. E de qual "passado" Justus estava falando? Do último domingo, em que Bolso prometeu prisão ou exílio aos adversários?
Logo depois do primeiro turno, Bolso fez uma live (democratas costumam dar coletivas à imprensa) dizendo que iria acabar com o ativismo no Brasil. Não deu detalhes, mas eu sou ativista. Sou feminista. Só tenho um bloguinho, não faço parte de coletivos, mas eu me senti bastante ameaçada. O que ele vai fazer contra mim? Ou isso é só uma deixa para que seus seguidores possam acabar conosco, usando aqueles seus meios tão conhecidos? 
- Em seu plano de governo, não há nada para melhorar a vida das pessoas que mais precisam (mulheres, negros, pobres). Pelo contrário. Em entrevista na semana passada, ele disse que pretende acabar com o "coitadismo das mulheres, negros, gays, nordestinos". Um candidato que declara algo assim deixa claro que não só não tem proposta alguma para resolver problemas, mas que não vê problema algum na situação histórica de opressão das minorias.
- É corrupto sim. Foi filiado durante mais de 20 anos ao PP, partido de Maluf, e também o partido que mais tem políticos investigados pela Lava Jato. Em 2014, Bolso recebeu R$ 200 mil da JBS, depositou na conta do partido, que depositou de volta à conta dele. Questionado, Bolso admitiu a propina: "Qual partido não recebe?" 
Bolso contratou uma funcionária-fantasma, a Wal, uma vendedora da açaí que mora em Angra dos Reis. Durante quinze anos! 
Foi uma reportagem da Folha em janeiro que descobriu a maracutaia, mas foi preciso que Guilherme Boulos (Psol) questionasse Bolso num debate em agosto para que ela finalmente fosse despedida. O problema logicamente não é com a Wal, mas com quem contratava a Wal com o nosso dinheiro para dar água aos cachorros do candidato.
- É o candidato da mentira. Seu nome está tão ligado às fake news que um senador chileno apresentou um projeto de lei para punir e cassar o mandato de quem espalhar mentiras, e nomeou o projeto Lei Bolsonaro. Vergonha internacional. 
O Caixa 2 de Bolso para pagar os disparos de mensagens contra o PT no WhatsApp também é crime. Um crime de corrupção, aliás, muito mais sério que as "pedaladas fiscais" que foram usadas para tirar Dilma do cargo. Você notou como, depois que o Whats removeu milhares de perfis ilegais no Whats (a mesma coisa no Facebook), os números das pesquisas começaram a mudar? Talvez seja tarde demais. Pode ter certeza que esta eleição brasileira será objeto de estudo em vários lugares do mundo. Uma eleição decidida por fake news made in USA!
- Tem os piores apoiadores. A Ku Klux Klan, uma organização declaradamente racista, disse que "ele soa como nós". Por que eles diriam isso? Quais são as mórbidas semelhanças? O mercado também o apoia. Isso nunca é um bom sinal, pois o mercado não tem os mesmos interesses que você. Bolso é o candidato dos ricos. Se você é ricx, tudo bem votar nele. Se não é, pense de novo. Ricos não precisam usar o SUS ou estudar em escola pública. Mas você e sua família precisam.
- É uma ameaça à democracia. De verdade. Não é teoria da conspiração, como fazem os reaças, jurando que o Brasil vai virar uma Venezuela se Bolso não ganhar (quer dizer, o PT teve 13 anos para instaurar uma ditadura comunista aqui, e não o fez. Ou alguma liberdade sua foi tirada nesses anos todos?). No caso de Bolso (e seus filhos), ele tem um longo histórico de declarações a favor da ditadura militar e contra a democracia. 
Como elucidou um professor de Harvard que estuda ditaduras, todos os ditadores deram declarações autoritárias antes de virarem ditadores. Portanto, não se pode ignorar o que Bolso diz. Na nossa retomada democrática (desde 1989), o Brasil nunca esteve tão ameaçado quanto agora. 
- Não respeita decisões judiciais. Só um exemplo rápido. A fake news mais eficiente contra Haddad é aquela sobre o kit gay (algo que nunca existiu, mas que Bolso explora politicamente desde 2011). Bolso e sua usina de mentiras joga tão sujo que chegaram a viralizar a "mamadeira com bico de pênis" (dizendo que essa mamadeira era dada às crianças nas creches durante o governo em que Haddad foi ministro da educação para que elas se acostumassem). Depois de meses dessa propaganda de baixíssimo nível, o Tribunal Superior Eleitoral finalmente proibiu que Bolso falasse de kit gay em sua campanha. Mas Bolso desconsiderou a decisão da Justiça e ontem voltou a associar no seu horário de TV Haddad ao kit gay.
- Quer que o Brasil volte 50 anos. Eu, pessoalmente, nunca tinha visto um candidato prometer voltar no tempo. Geralmente o pessoal quer avançar, progredir, superar. Um cara que diz algo assim não tem a menor ideia de como era o Brasil de meio século atrás. O Brasil, felizmente, está muito melhor que estava há meio século. Está muito melhor que estava antes de 2003, que foi quando Lula foi eleito. Não é uma questão de opinião. Há inúmeros dados comprovando isso.
- Sempre mostrou seu desprezo pelas mulheres. Um dos comerciais mais populares do primeiro turno foi da campanha de Alckmin colocando atores para dizer o que Bolso já gritou com mulheres. Bolso certamente tem um histórico e tanto de misoginia. 
Ele chamou sua colega parlamentar Maria do Rosário de "vagabunda" e disse que não iria estuprá-la, porque ela não merecia, por ser muito feia. Ele não disse isso apenas uma vez, mas três, a primeira em 2003, a segunda em 2014, em plena Câmara, e a terceira numa entrevista para o jornal Zero Hora. E já foi condenado três vezes por isso. Também gritou com uma repórter. E isso é que o ele faz em frente às câmeras. Imagina quando elas estão desligadas!
Ele também justificou mulheres ganharem menos que homens porque engravidam, disse que sua filha nasceu de uma fraquejada, assumiu numa entrevista que "já deu sopapo em mulher", confirmou ter agredido uma funcionária em 1998, idolatra torturador cujo método mais conhecido era enfiar ratos nas vaginas de suas vítimas. E seus dois divórcios não foram dos mais pacíficos. Ele até roubou o cofre da ex-mulher! 
É contra a lei do feminicídio, votou a favor da redução da licença-maternidade, e a favor que grávidas e lactantes trabalhem em locais insalubres, e defende a esterilização de mulheres pobres ("Fujimori está fazendo isso muito bem lá no país", disse Bolso sobre o presidente ditatorial do Peru, acusado de ter esterilizado mais de 300 mil mulheres pobres sem o consentimento delas). 
Além disso, é um dos 13 autores de um projeto que nega às vítimas de estupro (inclusive crianças) o direito de serem atendidas no SUS (o principal ponto é que Bolso e os demais deputados são contra a pílula do dia seguinte). 
Seu maior argumento que ele não odeia as mulheres? Sua defesa da castração química para estupradores, o que não resolve coisa alguma! 
- Foge dos debates. Será a primeira eleição desde as eleições de 1989 (quando o Brasil voltou a ser um país democrático) que não haverá um único debate no segundo turno. Pense: por que Bolso foge dos debates? O que ele está escondendo? O que ele não quer que você saiba?
- É a favor do excludente de ilicitude. É a exceção em que cidadãos (entre eles policiais) podem cometer um crime proibido no Código Penal, como roubar, estuprar ou matar. O que isso quer dizer na prática é que se um policial matar alguém, ele não será punido. Ano passado, numa palestra, Bolso disse: "O policial agiu, trabalhou, houve algo de errado? Responde, mas não tem punição. [...] Alguns falam: 'Você quer dar autorização para o policial matar?' Quero sim". Ou seja, ele quer dar para a polícia que mais mata no mundo uma 007, licença para matar. Policias poderão cometer qualquer crime contra qualquer pessoa sem que haja investigação, muito menos punição. 
- Não há uma única qualidade nesse homem. Serião: o que ele é bom? Ele é ignorante, tosco, grosso, preconceituoso, péssimo orador, um ser humano desprezível. Ele tem orgulho, por exemplo, de votar contra o PEC das domésticas
- É um censor. Tentou tirar a reportagem da Folha sobre o Caixa 2 dele para financiar fake news. Tentou barrar Haddad de mencionar o Caixa 2. É o candidato com mais ações de censura de conteúdo na internet. Ele também acionou a Justiça para silenciar a UNE (União Nacional dos Estudantes). Na terça, ele disse que só daria entrevista à rádio Guaíba, do RS, se falasse apenas com o apresentador, não com os outros jornalistas. Um deles pediu demissão ao vivo. No mesmo dia, Bolso declarou que o PT queria controlar a mídia, só respondendo perguntas específicas. Ele acusa os outros do que faz! 
- Seu plano econômico é a continuidade do governo Temer. Se você acha que as medidas tomadas por Temer foram catastróficas pro Brasil (e quase todo mundo acha), então não tem como votar em Bolso. 
O que ele propõe -- ou melhor, o que seu "Posto Ipiranga" Paulo Guedes propõe, pois Bolso trava ao ouvir a palavra "economia" -- só vai agravar a crise. Guedes é um liberal, um Chicago boy, ligado ao Instituto Millenium, um verdadeiro defensor do Estado Mínimo. Estado Mínimo quer dizer corte ou fim de receitas para a saúde, educação, segurança. É a retirada de direitos do trabalhador. 
Essa retirada Bolso já aprovou diversas vezes, ora votando nas "medidas impopulares" de Temer, ora afirmando nas entrevistas que o trabalhador terá que decidir entre menos direitos e emprego, ou todos os direitos e desemprego. Mês passado, Guedes propôs uma alíquota única de 20% de imposto de renda. Isso significa que quem ganha quase um salário mínimo de mil reais teria que pagar 200 de imposto. A proposta pegou mal, e ele mudou a versão de que apenas congelaria a tarifa máxima do imposto para 20% (atualmente é 27,5%). Também pegou mal (afinal, muita gente acha que os mais ricos deveriam pagar mais impostos que os mais pobres. Não precisa ser comunista pra achar isso, sabe?). Bolso o mandou ficar quieto. Quanto menos o povo saber de seus planos, melhor.
Já o vice de Bolso, general Mourão, já declarou repetidas vezes que é contra o pagamento do 13o salário e do adicional de férias. Diante da repercussão negativa, Bolso o criticou e o mandou calar a boca. Mas, sei lá, quando seu principal ministro e seu vice tem ideias assim, convém prestar atenção.
E é bom abrir os olhos também para quem condenou o Bolsa Família durante toda a sua vida, dizendo que é coisa de vagabundo desocupado, e bem no período eleitoral promete um 13o salário pros vagabundos beneficiários do programa.  
- Diz que quer unir o Brasil, ao mesmo tempo que, em comício no último domingo, promete "varrer os vermelhos do país". Em outro comício, no Acre, falou em fuzilar petralhas. É um hipócrita.
- Veja quem são seus eleitores. Não estou dizendo que todos os eleitores de Bolso são violentos, mas digo sim, com todas as letras, que os ataques políticos que vem ocorrendo no país são cometidos por eleitores dele. 
Já há 133 casos, três mortes. Conheço bem muitos de seus eleitores porque eles me atacam há anos. São homens que odeiam mulheres, principalmente feministas; são racistas, homofóbicos, e mentem disparado. Não têm escrúpulos. 
Pergunte a você mesmx por que pessoas do estirpe de Guilherme de Pádua (assassino da filha de Glória Perez), Dr. Bumbum, aquele outro que jogou a esposa pela janela -- todos eles e tantos outros crápulas apoiam Bolso. Veja se você realmente quer estar ao lado desses "cidadãos de bem". 
- Nenhum ódio que você pode ter ao PT justifica votar no Bolsonaro. Antes de mais nada, analise se os seus argumentos para odiar o PT são racionais ou baseados em fake news (dica: exclua palavras como Cuba, Venezuela, kit gay). Mas, se você concluir que mesmo assim você odeia o PT, você ainda não deve votar em Bolso.
Eu detesto o PSDB. Mas eu taparia o nariz e votaria no Alckmin se a disputa no segundo turno fosse entre ele e Bolso. Porque ao menos o PSDB nunca ameaçou a democracia. Eu votaria em qualquer um menos no Bolso. 
Alguém fez uma comparação no Twitter, e eu amplio: imagine um cara que ficou 28 anos sentado na sala de embarque do aeroporto, só tomando refrigerante, observando o movimento, e de vez em quando xingando mulheres, gays e negros que passavam na sua frente. De repente esse cara decide que está habilitado para pilotar um avião. Você embarcaria nesse avião com ele? 
Se embarcasse, não é ele que merece ser chamado de "mito". É você. 

41 comentários:

Anônimo disse...

Bom, ele é casado com uma mulher bonita. Alguma qualidade ela viu nele.

Unknown disse...

Eu poderia muito bem rebater cada um desses argumentos mentirosos, patéticos e desesperados - acima de tudo desesperados. Sim, porque essas pesquisas compradas não enganam ninguém. Mas eu vou simplesmente lembrar de uma frase que eu li em algum lugar: se você quiser irritar um conservador, minta pra ele. Se quiser irritar um esquerdista, diga-lhe a verdade. Pessoas como você me dão NOJO, Lola. NOJO. E olha que eu já te admirei, pela sua coragem em continuar com o seu ativismo apesar das ameaças que recebia. Mas hoje em dia, honestamente, pensar em você me dá ânsia de vômito. Você (assim como toda a sua turminha do "amor") prefere jogar o seu país na lama, elegendo um homem com 30 e poucos processos nas costas, fantoche de um preso por corrupção, de um partido que defende uma ideologia que assassina pessoas inocentes até hoje, do que descer das suas tabancas ideológicas.
Eu li seu blog pela primeira vez com 14 anos. Admirava sua coragem. Me identificava com muitos dos seus pensamentos sobre feminismo... Mas hoje, minha querida... Você e sua turminha vermelha são o câncer desse país.

Ana Carolina disse...

Lola, não sei o quanto você tá acompanhando a eleição pra governador em São Paulo mas deve ter visto algo sobre a campanha que o João Dória vem fazendo. O adversário dele, Márcio França, nem é do PT e mesmo assim ele está atacando com toda a força apoiado naquele discurso fanático sobre derrotar comunistas e esquerdistas, praticamente se autodeclarando o salvador da população contra essa "grande ameaça". E tem MUITA gente batendo palma pra esse discursinho e declarando voto nele (não só por isso mas também porque ele oportunamente declarou apoio ao Bolsonaro, enquanto o França se declarou neutro).

Algumas horas atrás, no último debate na Globo, em muitos momentos ele foi agressivo e chegou a dizer "Esses petistas, esses esquerdistas, eu não quero essa gente em São Paulo". Com o tom ameaçador de quem diz que vai governar apenas para quem ele considerar digno.

Lola... se eu escrever um texto assim como o seu, "Por que não votar em Dória", sem nenhum tipo de ofensa pessoal, apenas usando informações verídicas retiradas dos jornais, você publica? Sei que provavelmente as pessoas que leem o seu blog já não vão votar nele, mas eu queria tanto fazer algo pra tentar impedir que esse homem seja eleito :(

Marina disse...

Sensacional o texto Lola!Como q pode alguém votar nesse cara??Realmente não consigo entender!!
Mas só uma ressalva, vc escreveu "Se você é ricx, tudo bem votar nele". Entendo o q vc quis dizer, se é ricx, vai sofrer menos e etc. Mas mano, td bem nada, a não ser q vc seja ricx e não se importe uma vírgula com as pessoas a sua volta.
A frase deveria ser 'Se vc é rico (homem), heterossexual, branco, "evangélico" (entendedores entenderão as aspas), não se importa com nenhuma mulher da sua família e é desprovido de qualquer empatia e humanidade, tudo bem votar nele'.

Anônimo disse...

O Temer é casado com uma mulher bonita 40 anos mais jovem. Que qualidade ela viu nele? A atual esposa de Bolsonaro era funcionária dele. Certamente é um casamento tradicional em que ela viu um provedor financeiro e pai para seus filhos. Para ela é um ótimo negócio. Isso não torna Bolsonaro uma boa pessoa. Eva Brown era louca por Hitler e ele não era bom. Fidel Castro despertou muitas paixões e não era bom.

Gregor disse...

Ainda dá tempo! #13

Unknown disse...

Me dá ânsia de vômito quem fala mal de didaturas à esquerda (com razão), mas vota em quem defende ditaduras a direta e tortura, mesmo quando tinha outras opções de voto. Tenho nojo. Nojo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Já era Lola, até o Mano Brown já admitiu.

Unknown disse...

Certamente a corrupção importa por isso votar em Haddad é um ato masoquista. Além do plano de governo dele ser muito ruim. No entanto, falar contra o regime assassino comunista e depois votar em quem defende outros regimes assassinos e antidemocráticos é só hipocrisia. Sinto nojo dessa atitude sim. É fácil entender porque o Brasil passou por uma ditadura e agora vive esta crise. O problema é o brasileiro. Os conservadores gostam tanto de ouvir a verdade que aceitaram a versão de que Moa do Catendê não foi assassinado por uma briga política quando várias testemunha informaram exatamente isso. E ainda acham que todos os relatos de agressão são feitos por petistas disfarçados de bolsonaristas. Percebe-se o quanto os conservadores gostam de ouvir qualquer verdade negativa sobre o seu "mito". Alguma semelhança com o lulismo?

Lara disse...

Lola, concordo com você que ele não, ele nunca, não vejo motivo pra votar nesse homem.

Mas, o voto impresso é uma coisa muito importante, que permite a auditoria do resultado e previne falhas, você confiaria fazer pagamentos em um caixa eletrônico que não gerasse comprovante? Eu não! E ele não ficaria com o eleitor, ele apenas veria se o resultado é correspondente à sua escolha e confirmaria, o voto caria em uma urna física e poderia ser usado apenas para caso de recontagem e auditoria externa.


Isso não é fake news, nem preocupação da direita ou da esquerda, é um fato sério.

Informações: https://urnaeletronica.info/faq/

E um artigo interessante sobre o tema, em português e inglês:

Execução de código arbitrário na urna eletrônica brasileira

https://www.researchgate.net/publication/326261911?channel=doi&linkId=5b47574b0f7e9b4637cf14cb&showFulltext=true

The Return of Software Vulnerabilities in the Brazilian Voting Machine

https://www.researchgate.net/publication/323470546?channel=doi&linkId=5a9761de0f7e9ba42974d0c9&showFulltext=true

Marina disse...

01:10, cara, vc tah mto delirante. Qual ideologia q o PT defende que "assassina pessoas inocentes até hoje"?Sério, de verdade, me explica, queria mto entender.
Mas peço q me explique MESMO, não apenas diga coisas vagas como ideologia de "esquerdista", de "comunista". Exatamente O QUE o PT defendeu/defende que assassina pessoas inocentes?
Ah, se a resposta for relacionada com questões geopolíticas (ou seja, 'Venezuela' ou 'Cuba'), te retorno com 'Arábia Saudita', 'Vietnã', 'Turcomenistão', 'Uganda' etc etc..aliás - https://pt.wikipedia.org/wiki/Apoio_dos_Estados_Unidos_a_regimes_autorit%C3%A1rios.

Anônimo disse...

Bolsonaro se justifica no caso da morte de Ceci dando a entender que havia entre os deputados um consenso de que a cassação de Tavane era injusta. O que é uma grande mentira pois esta foi secreta e mais de 400 deputados votaram a favor da cassação do acusado. Ao contrário de Bolsonaro que preferiu se colocar no lugar de Tavane os deputados se colocaram no lugar de Cessi, covardemente assassinada por Chapéu de Couro.A vítima do assassinato poderia ter sido qualquer um dos deputados, mas monstros como Bolsonaro parecem ter una tara irresistível misturada com compaixão por monstros parecidos com ele. É mais grave conversar com criminosos de colarinho branco do que com um pistoleiro assassino. Parece que aquela história de que bandido bom é bandido morto é bastante seletiva para o deputado fedorento candidato a presidência. É um ato esperado de quem já falou em fuzilar opositores políticos e agora fala em acabar com todos os ativismos. Como ele pretende acabar com todos os ativismos? Será que é fuzilando todas as feministas e gays e negros?

ANON 01:10, você não vai rebater nenhum desses argumentos porque vc como todo acéfalo bolsominion é incapaz, INCAPAZ de criticar seu ídolo quando ele diz que vai fazer coisas que claramente violam os principios democráticos. Falar em fuzilamento de opositores políticos e de acabar com ativismos é inequivocamente antidemocrático. MAS UM
IMUNDO, UM NOJENTO COMO VOCÊ JAMAIS CRITICARÁ SEU ÍDOLO. PORQUE VOCÊ É UM MONTE DE DEJETO, CHEIO DE ÓDIO, DESEJANDO VINGANÇA E ANSIANDO QUE O SEU ÍDOLO FEDORENTO FAÇA EXATAMENTE ISSO.

ANON 01:10, VOCÊ FEDE E ESTÁ PODRE.

Há um ditado que fala que quando uma pessoa olha por muito tempo para um abismo o abismo olha de vota para ela. Pessoas como você anon 01:10, se tornam tudo aquilo que dizem abominar. Você se tornou um imundo. Se tornou um monte de merda.

Anônimo disse...

Texto fraquíssimo e acusações inócuas. O desespero petista é grande. Não é o medo de perseguição, mas de ter que parar de viver às custas do Estado ou corrupção e ter que trabalhar.

Anônimo disse...

Bem li todo o texto e todos os links.

Achei sensacional.

Excelente trabalho, muito obrigado.

Mas vou votar no Bolsonaro mesmo.

Unknown disse...

Gosto dos artigos da BBC porque mostram fatos sem fazer muito julgamento. Há um resumo de como a Venezuela chegou ao que é hoje no artigo sob o título "Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise da sua história". Saiu outro artigo recentemente dizendo porque o mercado prefere Bolsonaro. Que eu saiba o Brasil não tem no petróleo sua grande fonte de recursos como a Venezuela, mas umas poucas semelhanças no modelo petista e também no bolsonarista com Chavez é só coincidência.
Os brasileiros optaram por votar em um candidato com um programa de governo nocivo e em outro candidato autoritário do qual ninguém tem certeza de como será seu governo ainda.
Bolso vai vencer as eleições e tudo que se pode fazer é esperar que na melhor das hipóteses ele seja um poste, um boneco, um fantoche de Paulo Guedes (eu sou de esquerda, mas parece que Paulo Guedes sabe o que fazer. Parece. E nem é certeza que consiga fazer.) e que não nomeie um terço de ministros militares ou civis autoritários como ele mesmo (como Chávez fez no passado com a Venezuela e a quem Bolso certa vez elogiou). Não haverá golpe militar porque as forças armadas não são favoráveis a isso hoje. Mas Bolsonaro é autoritário e não sei se prováveis ministros militares seriam diferentes. Se ele for um péssimo presidente nem dá nem pra fazer impeachment porque fucaria Mourão no lugar dele. Belo cenário.

Anônimo disse...

Eu vou votar no Haddad mesmo. De nada.

Obrigado, Lola. Já convenci alguns a mudar para Haddad. Só acho que deveríamos ter começado o vira-votos mais cedo.

Anônimo disse...

Um dos pontos é desmitificar a liberação de armas por que cumprido o que foi votado no referendum, pouco muda, as armas ainda serão .38, as munições restritas entre outras diferenças. A maioria dos países as regiões mais armadas são as rurais, são as de menor escolaridade e baixo porcentagem de homicídios comparados ao resto do país.

Trás riscos por que a cultura atual leva a utilizar armamentos errados em porte velado, canso de ver canais americanos ou até compras policiais erradas. E é muito estranho vc ir em palestras que tocam no assunto e a pessoa ter seguranças ou seja a pessoa anda armada, irá para condomínio que a segurança também é armada.

Temos os preços de uma arma legal que não sairá menos de R$3.000,00 ainda terá a taxa do psicotécnico e curso...junta isso é um investimento de no mínimo 5.000,00; cumprindo os critérios da lei como estava, claro que fica difícil discutir uma emenda que não existe.

Contra crianças as armas tem travas e ainda pode se exigir para ser transportada para ir ao treino que sempre esteja com um coldre com Retenção Nível 3, pode ser a minha interpretação, mas o porte velado ainda será proibido, o uso é estritamente residencial.

Liberado do modo pensado no referedum, como pouco muda, seremos libertados dessa discussão para finalmente pensar em como acabar com o número de homicídios que passa pelo fim da guerra as drogas.

O Brasil precisa de leis menos restritivas, tanto no porte de arma, aborto, eutanásia, drogas etc, e discussões menos apaixonadas e racionais de impacto na vida das pessoas que será próximo a zero qualquer dessas medidas.


Anônimo disse...

Eu vim aqui hoje só pra dizer pra vocês, especialmente Lola e Marina, que decidi votar no Haddad no domingo.

Decidi engolir - e gosto tem sido amargo - todos os motivos que estavam me fazendo repudiar a mera ideia de votar no PT. Eles continuam totalmente reais pra mim. Eu odeio o que o PT fez ao país e odeio o que ele ainda pode e quer fazer. Eu estou confiando totalmente na remota esperança que tenho do Haddad ter pulso firme e fazer um governo dele. Haddad sendo Haddad.

Não que isso seja um consolo também: eu detesto o viés populista de algumas medidas da esquerda, eu sou liberal economicamente e nos costumes.

E apesar da crise econômica que vivemos e de eu acreditar que a única solução para ela é irmos de vez para uma sociedade menos burocrática, coloquei algumas coisas na balança e realmente, não merecemos bolsonaro como presidente.

Ele é horrível. Eu nunca soube dessa história do suplente da deputada ceci. Falta humanidade a bolsonaro, além de todo o resto, claro.

Nem vou me alongar muito. Enfim, é isso. Vou votar 13. não estou feliz com isso.

Alícia

Anônimo disse...

Ah eu acho que metade da população ta de acordo com as ideias nojentas desse cara.E sendo tão covardes como ele não assumem seus preconceitos.
E depois que ele cagar oBrasil ainda vão dizer que aculpa foi do PT.

Anônimo disse...

Sinceramente, alguém acredita mesmo numa vitória do Haddad no domingo?

Rafael disse...

Gente que tem o pensamento baseado em teorias da conspiração não merece crédito.Por isso ELE NÃO

Anônimo disse...

Conheço uma pessoa, uma pessoa de dentes bem feios, que vive do Estado e de corrupção há quase 30 anos. E ninguém reclama. Chamam de "Mito".

Ezco Musaos disse...

"Sinceramente, alguém acredita mesmo numa vitória do Haddad no domingo?"

---> Eu sinceramente não acredito, não mesmo. Mas tenho esperança que a diferença que dará vitória ao abominável não será tão larga, que não alcançará 60%, o que mostrará que esse verme não tem todo o apoio popular que imagina.

Anônimo disse...

Bolsonaro vai acabar com esse e com outros blogs

Anônimo disse...

Cara,vc tá reclamando de boca cheia, o bolso, assim como Hitler, irá tirar o Brasil dessa crise imensurável.

O Brasil vai invadir Sim a Venezuela, recebemos tanques poderosos dos EUA. Vamos invadir o Chile , Colômbia, e assim vai, vamos nos tornar uma potência mundial, tudo isso com o aval dos EUA.

Chega de coitadismo desses governos fracos.

avasconsil disse...

Vai tramitar no TSE a ação sobre as fake news. Essa ação atinge a chapa Bolsoasno e o Traste 2. Um ministro do TSE já disse que intervir nas eleições agora não seria conveniente. Mais tarde, porém, a depender de como as coisas fiquem, a chapa vai ser cassada.

Unknown disse...

Primeiro, meu anjo, eu sou mulher. Bolsonaro não é meu ídolo e eu sou perfeitamente capaz de criticá-lo. E quem diz que vai fazer coisas "claramente antidemocráticas" é o Haddad, quando coloca em seu plano de governo "regulamentação das mídias", também conhecida pelo nome menos sofisticado de CENSURA. Agora, você me chama de imundo, diz que eu desejo vingança (contra quem eu desejaria vingança, meu Deus?), me chama de "monte de merda"... e EU é que estou cheia de ódio? Bem típico dessa galerinha do "ódio do bem".

Anônimo disse...

Que "argumento" é esse? Ser casado com mulher bonita prova caráter? Em todo caso, prefiro a esposa do Haddad. Com quem ele está casado há 30 anos.

Ezco Musaos disse...

"Bolsonaro vai acabar com esse e com outros blogs"

---> Ué, mas ele não defende a mídia livre? A liberdade de expressão não é um dos lemas bolsonazistas? Não é o PT o grande vilão que quer acabar com a liberdade da mídia? (pergunta retórica).

Anônimo disse...

Bolsonaro deve governar com mão de ferro. Algumas medidas urgentes: manter sob rígido controle a imprensa anti governo.

Revogar estatuto do desarmamento.

Acabar com 13 salário.

Instituir idade mínima de 75 anos para aposentadoria.

Fim audiência de custódia.

Redução maioridade penal.

Extinção de toda e qualquer política de cotas.

Fim do seguro desemprego.

Classificar como terroristas movimentos como mtst e afins, tratando-os como tal.

Liberar a Polícia para tratar baderneiros com o máximo rigor inclusive para obtenção de provas.

Fechar a fronteira com a Venezuela. Já temos mtos problemas aqui.

Expulsar sumariamente quem está ilegal.

Já seria um bom começo.

Anônimo disse...

Algumas dezenas de motivos para votar em Haddad e Manu #13:

https://www.revistaforum.com.br/60-motivos-para-nao-votar-em-bolsonaro/

Uma parte:

1. Haddad recuperou mais de R$ 600 milhões de desvios dos cofres municipais com a Controladoria Geral do Município, que ele criou para prevenir e combater a corrupção. Também criou o Contas Públicas do Portal da Transparência, que rendeu a São Paulo o prêmio de terceira capital mais transparente no índice da ONG Contas Abertas.
2. Haddad reduziu as mortes no trânsito em 20,6% e os acidentes com vítimas em 38,5% ao diminuir a velocidade máxima. Foi a maior queda desde 1998, e R$ 6,2 milhões foram economizados em despesas hospitalares e 60 leitos liberados por dia. Com as ciclovias, houve 34% de redução de mortes de ciclistas, e, com as faixas exclusivas para ônibus, economia de 4h semanais nos trajetos dos usuários. São Paulo passou de 7ª para 58ª (de 2013 para 2015) no ranking mundial de congestionamentos. Isso é qualidade de vida.
3. Haddad governou em período de recessão, com dívidas herdadas da gestão anterior, mas renegociou a dívida da cidade de R$ 74 bi para R$ 27,5 bi – e ainda investiu duas vezes mais na cidade do que a média dos últimos 14 anos.
4. Haddad fez a maior obra viária na cidade em 20 anos, investiu 3 vezes mais em drenagem em comparação com as 2 últimas gestões, e duplicou a área destinada à moradia social, transformando mais de 2,3 milhões de m² sem uso em moradias sociais e atividades para a cidade. Aplicou também o IPTU progressivo pela primeira vez, conforme prevê a lei.
5. Haddad aumentou as consultas médicas em 1.8 milhão e reduziu o tempo de espera de 33 para 19 dias, além de construir e reformar diversas unidades de saúde (36 UBS, 34 Rede Hora Certa, 16 Consultórios na Rua, 3 UPAs 24h e + de 450 AMAs, CAPs e CEOs).
6. Haddad fez uma expansão recorde de 94 mil novas vagas na educação infantil com 419 novas creches, abriu mais 9.462 vagas em cursos de graduação e pós-graduação gratuita, contratou mais de 16 mil professores com um dos maiores salários do país, e acabou com a aprovação automática nas escolas.
7. Com o De Braços Abertos – que deu moradia, trabalho, alimentação e capacitação para moradores da Cracolândia –, 88% reduziram o consumo diário, 84% tiveram tratamento de saúde, 72% tiveram emprego, 55% recuperaram o contato com a família e 84% passaram a possuir documento de identificação.
8. A gestão de Haddad ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o MobiPrize, o Sustainable Transportation Award, o Prêmio Rainha Letizia de Acessibilidade Universal de Municípios Latinoamericanos, o Prêmio Melhores Práticas Inovadoras da Nova Agenda Urbana da ONU Habitat, o Prêmio Hora do Planeta e o Mayors Challenge Award – no qual foi eleito o “melhor prefeito do mundo).

Anônimo disse...

««« Conheço uma pessoa, uma pessoa de dentes bem feios, que vive do Estado e de corrupção há quase 30 anos. E ninguém reclama. Chamam de "Mito". »»»

é...

Anônimo disse...

Então você é mulher querida? Desculpas por ter errado o seu sexo. Mas é que vc não engana ninguém aqui, mascu. Eu tenho ódio só por quem merece ser odiado. E o seu ídolo merece. E digo mais uma vez que você é um imundo, nojento, desonesto, incapaz de criticar o seu idolo. Você fede e está podre. Mas o seu ódio é ódio do bem e a ditadura do seu idolo é democracia. Regulação de mídias é censura e é grave, sua anta? Eu duvido, duvido que o Haddad vá fazer isso. Que tal o fuzilar pessoas, acabar como movimentos sociais, elogiar a ditadura, elogiar a tortura, fazer caixa 2 para eleição, ter filho falando em fechar STF e congresso e o próprio candidato falar isso também? Qual parte de que seu ídolo adora uma ditadura vc nao entendeu? Parece que o seu ídolo pretende acabar com movimentos sociais provavelmente fuzilando negros, gays e feministas. O nome que se dá a isso é ditadura. Ditadura é o que você quer, seu nojento. Uma pessoa como vc capaz de apoiar um monstro que diz que tem que matar uns trinta mil e bater em gay na rua só tem ódio e anseio de vingança. Anseio de vingança, na sua cabeça, contra um suposto mal encarnado chamado PT. Você é nojento, imundo, desonesto e sonso.Vc é um monte de merda

Anônimo disse...

Comentários como este por você citado mostra como será a "liberdade de imprensa " no Brasil, igual ou pior nas Filipinas. O sujeito que mencionou sobre o fim deste e outros blogs, páginas com conteúdo a contradizer , questionar ou discorda do coiso será perseguido, ameaçado.acuado até haver bloqueio, mas nem que vire um jornal eu assinaria e solicitaria via correspondência. O talzinho é um provável valentão dos teclados que tem medo de escuro e não sai sozinho de casa ou é aspirante a capanga do coiso.

Anônimo disse...

Bolsonaro só fez uma única coisa certa na vida: o projeto da impressão dos votos. Essa desculpa dos custos não faz sentido, porque o TSE não para de comprar equipamentos desnecessários por preços absurdos; como esses de identificação biométrica. (Essa história de biometria surgiu porque o TSE queria entregar os dados de todas as pessoas para a multinacional Experian, mais conhecida como Serasa. Mas o plano vazou, e tiveram que cancelar o repasse dos dados biométricos.) Além do mais, as própria máquina de votar já contém uma impressora, que poderia ser adaptada. O importante é que não haja contato físico de ninguém com os voto impresso − ele é para conferência pelas eleitoras (e para auditoria ou recontagem, se for preciso).

De qualquer maneira, parece-me que Bolsonaro só fez esse projeto por oportunismo, para gerar confusão no período eleitoral.

Eventualmente, teremos que pautar o voto impresso, porque com o voto puramente eletrônico é impossível ter simultaneamente confiabilidade (auditoria, recontagem) e sigilo do voto.

Anônimo disse...

VIRA, VIRA, VIRA!

https://www.brasil247.com/pt/247/poder/373394/Vox-247-Haddad-empata-tem-50-e-disputa-ser%C3%A1-voto-a-voto.htm

Anônimo disse...

[Lola, acho que você confundiu um comentário irônico que fiz com um autêntico bolsominion. Por favor releia.]

Felipe Roberto Martins disse...

Oi Lola!

Tenho esperança e voto 13.

Se não der, serei a Resistência.

Muito obrigado pelo seu blog tem me ajudado a pensar mais, ser mais humano e mais cidadão.

Mohana disse...

Parabéns, Alícia. Mudar de ideia demonstra maturidade, prova que vc realmente estava aberta ao diálogo. E se não servir p mais nada, vc pelo menos terá sua consciência limpa. Saberá que não participou do crime. Mas realmente é amargo que as únicas opções sejam essas. Mas para mim sempre foi claro, em um dos lados existe (pelo menos!) humanidade e possibilidade de diálogo. Do outro lado não.

Anônimo disse...

Hahahahah Alícia